DEPRESSÃO E SUICÍDIO: UM ALERTA PARA OS JOVENS

A depressão é uma doença que afeta o humor, os pensamentos e o comportamento de uma pessoa. Ela pode causar tristeza profunda, desânimo, falta de interesse, culpa, baixa autoestima e até mesmo ideias de morte. A depressão é mais comum entre os jovens e adolescentes do que se imagina. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a depressão é uma das principais causas de doença e incapacidade entre os jovens de 10 a 19 anos. Além disso, o suicídio é a terceira principal causa de morte entre os adolescentes de 15 a 19 anos.

A depressão e o suicídio são problemas sérios que precisam de atenção e cuidado. Muitas vezes, os jovens que sofrem com essas questões não recebem o apoio adequado de seus familiares, amigos, professores ou profissionais de saúde. Eles podem se sentir sozinhos, incompreendidos e sem esperança. Por isso, é importante que os jovens saibam que há ajuda disponível e que eles não estão sozinhos. A Bíblia nos ensina que Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia (Salmo 46:1). Ele nos ama e nos conhece pelo nome (Isaías 43:1). Ele nos dá força e coragem para enfrentar as dificuldades da vida (Filipenses 4:13). Ele nos promete um futuro de paz e esperança (Jeremias 29:11).

Se você é um jovem ou adolescente que está passando por um momento difícil, não desista da sua vida. Busque ajuda profissional, converse com alguém de confiança, ore a Deus e peça a sua ajuda. Lembre-se de que você é valioso e tem um propósito. Deus tem um plano para você e quer te abençoar. Se você conhece alguém que está sofrendo com depressão ou pensando em suicídio, não ignore os sinais. Ofereça o seu apoio, escute com atenção, incentive a buscar ajuda e ore por essa pessoa. Você pode fazer a diferença na vida de alguém.

Espero que este texto tenha sido útil para você. Se você gostou, compartilhe com seus amigos e familiares. Se você quer receber mais conteúdos edificantes como este, participe do meu canal no Telegram: https://t.me/estudosbiblicosedificantes. Que Deus te abençoe! 🙏

https://www.paho.org/pt/topicos/saude-mental-dos-adolescentes

Dc William Santos