A ARROGÂNCIA DO CONHECIMENTO TEOLÓGICO

 

Muitas pessoas se orgulham de ter um conhecimento teológico profundo e abrangente. Elas estudam as Escrituras, os dogmas, as doutrinas e as tradições de sua religião, e se sentem superiores aos que não têm o mesmo nível de instrução. Essas pessoas esquecem que o conhecimento teológico não é um fim em si mesmo, mas um meio para conhecer a Deus e se relacionar com Ele. O conhecimento teológico não garante a salvação, nem a santidade, nem o amor.

 

O conhecimento teológico deve ser aplicado na vida prática, e não apenas na teoria. De que adianta saber tudo sobre Deus, se não O obedecemos, se não O adoramos, se não O servimos? De que adianta conhecer todos os mandamentos, se não os cumprimos? De que adianta ter uma fé ortodoxa, se não temos uma vida ortoprática? O apóstolo Tiago nos alerta: “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem.” (Tiago 2:19)

 

O conhecimento teológico deve nos levar à humildade, e não à arrogância. Quanto mais conhecemos a Deus, mais reconhecemos a nossa pequenez, a nossa ignorância, a nossa dependência. Quanto mais estudamos a Sua Palavra, mais percebemos a Sua graça, a Sua misericórdia, o Seu amor. Quanto mais nos aproximamos dEle, mais sentimos a necessidade de nos arrependermos, de nos purificarmos, de nos consagrarmos. O apóstolo Paulo nos ensina: “Se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.” (1 Coríntios 8:2)

 

Que Deus nos livre do sentimento de superioridade no conhecimento teológico. Que Ele nos ajude a usar esse conhecimento para a Sua glória e para o bem do próximo. Que Ele nos ensine a sermos humildes e gratos por tudo o que Ele nos revelou. E que Ele nos faça crescer no amor, que é o maior dos dons. 🙏

 

Dc William Santos

 

Espero que você tenha gostado do texto. Se sim, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário. 😊