ESPIRITUALIDADE CRISTÃ: UMA QUESTÃO DE CARÁTER

 

Muitas pessoas confundem espiritualidade cristã com dons espirituais, pensando que quanto mais dons possuem, mais espirituais são. Porém, a Bíblia nos ensina que os dons são dados por Deus para a edificação da igreja, e não para a exaltação pessoal (1 Coríntios 12:7). Além disso, os dons não garantem a maturidade cristã, pois a igreja de Corinto tinha todos os dons, mas era carnal e cheia de problemas (1 Coríntios 3:1-3).

 

A verdadeira espiritualidade cristã é ter a consciência de que a comunhão com o Espírito Santo não pode ser quebrada ou apagada por um pecado ou desejo carnal. O verdadeiro cristão é aquele que nasceu de novo, fez a escolha contínua de se submeter ao Espirito Santo e entregar o controle de sua vida à Deus1. Ser espiritual é se tornar cada vez mais parecido com Jesus Cristo, que é o nosso exemplo de ser humano e a nossa meta a alcançar (Romanos 8:29).

 

A espiritualidade cristã se manifesta pelo caráter, e não pelos dons. O caráter é o conjunto de qualidades morais que definem uma pessoa. O caráter cristão é formado pelos frutos do Espírito Santo, que são amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22-23). Esses frutos demonstram o grau de intimidade que temos com Deus e o nível de transformação que Ele opera em nós. Quanto mais frutos produzimos, mais espirituais somos.

 

Portanto, não se deixe enganar por aparências ou falsas manifestações de espiritualidade. Busque desenvolver o seu caráter cristão através da oração, da leitura da Palavra de Deus e da obediência ao Espírito Santo. Lembre-se que Deus vê o coração e não a aparência (1 Samuel 16:7). E você, como está o seu coração?

 

Dc William Santos

 

Deixe seu comentário e compartilhe este texto com seus amigos. Se quiser receber mais conteúdos edificantes sobre a Bíblia e a vida cristã, siga o meu canal no telegram: https://t.me/estudosbiblicosedificantes