A Exposição de Cristo do

Sexto Mandamento 

“21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e quem matar estará sujeito a julgamento.

22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo."  Mateus 5: 21, 22

 

Afirmações gerais e injúrias gerais raramente carregam qualquer convicção na mente; elas devem ser apoiadas por uma indução de particularidades, antes que possam produzir qualquer efeito material.

Afirmações sem provas serão tomadas por calúnia, mas quando apoiadas por fatos, elas derrubarão toda a oposição.

As afirmações de nosso abençoado Senhor, de fato não precisavam de confirmação, porque "Ele sabia o que havia no homem", e porque seus milagres eram um atestado suficiente de sua palavra.

No entanto, até mesmo Ele condescendeu em fortalecer suas acusações apelando aos fatos. Ele deu a entender, que os escribas e fariseus fizeram e ensinaram muitas coisas contrárias à sua vontade revelada; e declarou que, a menos que tenhamos uma justiça melhor que a deles, não podemos entrar no reino dos céus. Para evidenciar a verdade de sua acusação e declaração fundamentada nela, ele mostra que eles haviam pervertido grosseiramente o sexto mandamento e, por conta disso, ele passa a explicar.   

 

Afirmações gerais e injúrias gerais raramente carregam qualquer convicção na mente; elas devem ser apoiadas por uma indução de particularidades, antes que possam produzir qualquer efeito material.

Afirmações sem provas serão tomadas por calúnia, mas quando apoiadas por fatos, elas derrubarão toda a oposição.

As afirmações de nosso abençoado Senhor, de fato não precisavam de confirmação, porque "Ele sabia o que havia no homem", e porque seus milagres eram um atestado suficiente de sua palavra.

No entanto, até mesmo Ele condescendeu em fortalecer suas acusações apelando aos fatos. Ele deu a entender, que os escribas e fariseus fizeram e ensinaram muitas coisas contrárias à sua vontade revelada; e declarou que, a menos que tenhamos uma justiça melhor que a deles, não podemos entrar no reino dos céus. Para evidenciar a verdade de sua acusação e declaração fundamentada nela, ele mostra que eles haviam pervertido grosseiramente o sexto mandamento e, por conta disso, ele passa a explicar.

 

Consideremos,

I. Sua exposição deste mandamento.

O mandamento "Não matarás" foi um dos proclamados no Monte Sinai, e escrito pelo dedo do próprio Deus em tábuas de pedra. Posteriormente, foi dada uma ordem para que o crime de homicídio fosse invariavelmente punido com a morte do infrator.

Esses dois foram reunidos pelos fariseus, como se fossem um, e o mesmo mandamento:

"Não matarás; e quem matar estará sujeito a julgamento".

O efeito dessa união foi que, primeiro, a importância do mandamento foi assim limitada ao assassinato real; e, a seguir, a sanção com que era aplicada limitava-se a um castigo infligido pelo magistrado civil, portanto todas as outras violações do mandamento foram negligenciadas, como nenhuma ofensa.

 

Para corrigir esses erros, nosso Senhor fez sua exposição do mandamento.

1. Ele explicou sua importância.

Pensava-se que se estendia apenas ao assassinato real, mas ele declarou que proibia toda raiva sem causa no coração, e toda expressão externa dela com os lábios.

Ao determinar a pecaminosidade da raiva, duas coisas devem ser consideradas, a saber, o objeto e a ocasião de nossa raiva.

O único objeto legítimo dela é o pecado. O próprio pecador deve ser considerado com amor e piedade; e somente seu pecado deve mover nossa raiva.

Assim foi com nosso abençoado Senhor, quando Ele exerceu raiva;

"Ele olhou em volta para os fariseus com raiva, lamentando a dureza de seus corações."

 

A ocasião também deve ser justa, nossa raiva não deve ser sem causa, ou desproporcional à ofensa, ou de longa duração. Onde nossa raiva não falha em nenhum desses aspectos, observamos o verdadeiro meio;

"Estamos irados, e não pecamos", mas onde qualquer uma dessas barreiras é derrubada, aí a raiva se torna uma violação do sexto mandamento.

Distinções semelhantes devem ser feitas respeitando as expressões externas de raiva.

"Raca" era um termo que indicava desprezo pela pessoa a quem era aplicado: significa, "Sujeito vazio e sem valor"

"Seu tolo", era uma expressão que implicava um grande grau de indignação e repulsa, "Seu vilão réprobo."

Tais expressões, portanto devem necessariamente ser consideradas como violações do mandamento, porque manifestam uma total falta de amor e piedade para com a pessoa a quem se dirigem.

Mas, nem toda palavra reprovadora é pecaminosa. Paulo disse:

"Ó gálatas insensatos", vocês são tão insensatos? 

Tendo começado no Espírito, agora são aperfeiçoados pela carne?"

 

Tiago faz uso de uma expressão semelhante;

"Queres saber, ó homem vaidoso, que a fé sem obras é morta?"

Nosso abençoado Senhor falou ocasionalmente com muito maior severidade; "Ó tolos e cegos;" "vocês hipócritas;" "vocês serpentes e geração de víboras."

Mas, nestas coisas Ele falou como profeta, tendo autoridade especial; e consequentemente, a menos que seja especialmente autorizado como ele, não temos liberdade nesses aspectos para seguir seu exemplo.

A regra para nós é clara; podemos, como os apóstolos, designar os caracteres dos homens por epítetos apropriados, mas nunca devemos usar qualquer expressão que implique ódio ou desprezo pela pessoa a quem é dirigida.

Se não aderirmos estritamente a esta regra, violamos o mandamento.

Assim, você vê a importância do mandamento.

Vamos considerar a seguir, a explicação de nosso Senhor sobre;

 

2. Suas sanções.

Observamos que os fariseus em seus comentários sobre esse mandamento, insistiram quase exclusivamente na punição temporal anexada à violação dele. Nosso Senhor mostrou a eles que os julgamentos principais seriam sentidos no mundo eterno; e não apenas o ato direto de assassinato, mas todos os outros males que ele representou como violações do mandamento, encontrariam o castigo merecido. Isso ele ilustrou com uma referência aos diferentes tipos de punição infligidos em seus tribunais de justiça.

Havia tribunais, estabelecidos em diferentes partes do país, compostos por vinte e três membros que tinham poder para julgar causas e infligir a pena capital aos culpados; as pessoas condenadas por eles, foram decapitadas.

Havia também um grande tribunal ou conselho, chamado Sinédrio, composto por setenta e dois membros, que tomavam conhecimento dos maiores crimes, e as pessoas condenadas por eles foram apedrejadas.

Mas, houve algumas ofensas pelas quais as pessoas foram condenadas a serem queimadas vivas, e estas, acredita-se, foram executadas no vale de Hinom.

Naquele vale, o povo anteriormente havia queimado seus filhos em sacrifício a Moloque, mas quando o povo se afastou dessa idolatria perversa, um método adotado para impedi-lo de voltar a ela era contaminar o local o máximo possível, e torná-lo detestável aos olhos do povo.

Para isso, toda sujeira da cidade foi levada para lá a fim de ser consumida; e os fogos foram mantidos lá com o propósito de consumi-la. É provável,

 

Agora está claro, que desses três tipos de morte, o último é de longe o mais terrível - o apedrejamento era uma morte mais prolongada do que a decapitação, e a queimadura era ainda pior do que o apedrejamento.

Um tipo semelhante de gradação haverá nas punições infligidas no mundo eterno. A morte, a morte eterna, será a porção de todos os que morrem em seus pecados, mas alguns terão um peso de miséria mais leve, e outros mais pesado para sustentar, na proporção de seus respectivos graus de culpa.

"Aqueles que estão zangados com seu irmão sem causa estarão em perigo de julgamento", isto é, daquele grau mais leve de miséria, que pode ser comparado à decapitação.

Aqueles que permitem que sua raiva "exploda em expressões de desprezo" e "diga a seu irmão, 'Raca', estará em perigo do conselho", e sofrerá uma punição mais pesada, responsável pelo apedrejamento.

E, se qualquer pessoa alimentar tal rancor em seu coração a ponto de "dizer a seu irmão: "seu tolo; ele estará em perigo de fogo do Inferno”, isto é, daquele mais pesado de todos os castigos, responsável por ser queimado vivo no vale de Hinom. O fogo do inferno sendo geralmente expresso no Novo Testamento, por uma palavra importante: “O fogo na terra de Hinom”.

Assim, nosso Senhor mostra o que deve ser considerado violação deste mandamento, e que toda violação dele receberá uma recompensa proporcional à sua enormidade.

 

Tendo visto sua exposição do mandamento, vamos considerar:

II. A instrução geral que nos transmite.

Com a exposição correta dos mandamentos, toda verdade do Evangelho está intimamente ligada.

 

Podemos aprender com isso especialmente;

1. A espiritualidade da lei.

A lei não é uma mera letra que não importa nada além do significado literal das palavras, mas se estende a todos os pensamentos e disposições do coração.

Ela proíbe todas as tendências para o pecado proibido, e ordena todas as virtudes que se opõem a ele.

Paulo fala disso como algo conhecido e reconhecido;

"Sabemos que a lei é espiritual."

Em seu estado não convertido, de fato, ele não sabia disso, pois tinha a mesma visão dos mandamentos que os outros fariseus tinham, e pensava que nunca os havia violado, pelo menos não para ser condenado por eles, mas quando Deus lhe mostrou o significado dessas palavras; "Não cobiçarás", ele viu que "o mandamento" era como Davi havia representado há muito tempo, "excessivamente amplo".

Ele viu, que não havia uma inclinação da mente ou uma afeição do coração que não estivesse sob seu conhecimento e controle; e, consequentemente, que ele o violou em dez mil instâncias.

 

Este é o relato que ele mesmo nos dá, de sua própria experiência:

"Eu estava vivo sem a lei uma vez, mas quando o mandamento veio, o pecado reviveu e eu morri", isto é;

"Antes de entender a lei pensei que a havia guardado e seria salvo por ela, mas quando vi sua espiritualidade e extensão, percebi que era um pecador condenado e nunca poderia ser justificado por minha obediência a ela".

 

É notável, que Deus tenha nos ensinado esta mesma lição do mandamento, diante de nós. Moisés era o homem mais manso sobre a terra; ainda assim, em uma ocasião ele transgrediu este mandamento, e falou imprudentemente com seus lábios:

"Rebeldes, devemos buscar água desta rocha para vocês?"

Então, em sua raiva, ele bateu na rocha duas vezes.

Agora, por esta única transgressão, Deus o excluiu da Canaã terrena.

 

E qual foi a importância desta dispensação?

A intenção era nos ensinar, que a lei é violada tanto por uma palavra ou temperamento raivoso, quanto pelo próprio assassinato; que uma única violação dela é suficiente para nos excluir da terra da promessa e que, embora seja de excelente utilidade para nos conduzir pelo deserto, nunca pode nos levar a Canaã.

Essa é a obra de Josué/Jesus, e somente de Josué.

Vamos então, aprender esta importante lição do mandamento diante de nós; e esteja convencido, de que não há justificação para nós pelas obras da lei.

 

2. O mal e o perigo do mau humor.

Em geral, considera-se uma desculpa suficiente para a paixão dizer que somos naturalmente rápidos e apressados; e, se um homem não retém sua raiva por muito tempo, essa precipitação de espírito não é considerada, nem por ele nem por outros, como uma grande mancha em seu caráter.

Mas, Deus não julga assim, quando nos diz que a raiva no coração nos expõe ao seu pesado desagrado, e que dizer ao nosso irmão 'Raca' nos coloca em perigo de fogo do Inferno.

Certamente, devemos ter considerado muito pouco os efeitos da raiva, se podemos pensar tão levemente na criminalidade ligada a ela.

 

Veja que propósitos assassinos surgiram no coração de Davi! E que atos infernais foram executados em consequência disso, pelos filhos enfurecidos de Jacó!

Ou vamos olhar mais de perto, e ver com que frequência termina em golpes, em duelos, e na morte.

Quem dirá que "os pés de um homem irado não são rápidos para derramar sangue?"

Se nada além das declarações do próprio Deus nos satisfará, prestemos atenção a elas:

"Aquele que odeia seu irmão é assassino; e você sabe que nenhum assassino tem a vida eterna habitando nele".

E, novamente:

"Se alguém entre vós parece ser religioso, e não refreia a sua língua, engana o seu próprio coração.”

Ouça então, você "traficante em raiva orgulhosa"; ouça o que o próprio Deus fala a seu respeito!

Pense que não é uma questão leve ficar com raiva de sua esposa, filhos e empregados, em todas as ocasiões, e ter um temperamento tão irritável, que a menor coisa do mundo é suficiente para deixá-lo irado.

Quaisquer que sejam as profissões que você possa fazer em relação à religião, Deus lhe diz "não se engane", pois "nenhum injuriador entrará em seu reino", e tal desgraça ele considera você para sua religião, que oferece a seu próprio povo "nem tanto quanto para comer com você".

 

Você dirá: "É apenas com as pessoas de classe baixa que estou zangado; com meus iguais sou bastante cortês".

O que então?

Um homem não é seu "irmão", assim como outro?

Vá e mate um homem pobre; e veja se as leis da terra farão alguma distinção, e se não fizerem, muito menos fará "Deus, com quem não há acepção de pessoas".

 

Se você ceder à raiva em seu coração e expressá-la com seus lábios, "o fogo do inferno" será sua porção, seja qual for sua própria posição, e se os objetos de sua raiva são pobres ou ricos.

Se você realmente for cristão, sua conduta habitual deve estar de acordo com esse preceito:

"Toda amargura, e ira, e raiva, e clamor, e maledicência sejam afastados de você, bem como toda malícia. Seja gentil uns aos outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, assim como Deus vos perdoou por amor de Cristo”.

 

3. A grandeza da salvação do Evangelho

Que alguém se julgue pela exposição de nosso Senhor a esse mandamento, e veja com que frequência ele esteve "em perigo do julgamento e do conselho; sim, e do próprio fogo do inferno".

No entanto, aqui está apenas um mandamento, e também considerado apenas de forma muito parcial.

Qual então, deve ser a quantidade de nossa culpa, quando provada por todos os mandamentos?

E, se essa é a culpa de cada indivíduo entre nós; qual deve ser a culpa do mundo inteiro?

No entanto, esta foi a culpa que foi colocada sobre o Senhor Jesus Cristo, e expiada por seu sacrifício expiatório!

Quão "poderoso, então deve ser aquele sobre quem tal ajuda foi colocada!" E, quão precioso deve ser aquele sangue que pode lavar tamanha carga de culpa!

 

Em geral, não consideramos isso como deveríamos; se o fizéssemos, não poderíamos deixar de nos maravilhar com o plano estupendo que o Pai traçou, o Filho executou, o Espírito revelou.

É a visão completa deste assunto, que anima as hostes celestiais a cantar:

"Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e bênção", portanto, "bênção, e honra, e glória, e poder sejam para Aquele que está assentado no trono, e para o Cordeiro, para todo o sempre”.

E, se também meditássemos mais sobre essas coisas, deveríamos acender o fogo com mais frequência e cantar com corações extasiados "o cântico de Moisés e do Cordeiro".

Charles Simeon
Enviado por Silvio Dutra Alves em 30/04/2023
Reeditado em 20/10/2023
Código do texto: T7776657
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