Qualificações de um pregador

O pregador tem que ser um homem ou uma mulher que decidiu estar em níveis elevados de consciência. Isso exige uma renuncia de si mesmo. Em primeiro lugar, ele precisa com urgência ter um encontro consigo mesmo. Senão houver esse encontro, jamais realizará o seu encontro com Deus. Deve ter a experiência dos homens, no trabalho dedicação em aprender e praticar, antes de ensinar. Seus momentos de solitude devem ser altamente priorizados. Jesus era completo como homem no desenvolvimento de seus talentos. Carpinteiro artesão fazia barcos, uma oficina de carpintaria de alta qualidade. Seus instrumentos de oficio eram o martelo, a madeira, a plana e os pregos, ferramentas que seriam utilizadas em sua crucificação. No entanto, sempre foi bem resolvido, e não se deixou oprimir por nada, ao contrario, escolheu a profissão, cujos instrumentos seriam utilizados pelos algozes de sua execução. Assumiu muito cedo a ser pai, irmão e filho de sua família por ocasião do falecimento do seu pai José. Aos quinze anos era um homem menino experimentado nos trabalhos, e pode manter sua casa com o oficio que aprendeu. Ele nos deu exemplo. Falava fluente o hebraico, o aramaico e quiçá o latim. Como homem, aprendeu a obediência por aquilo que padeceu. O pregador do século XXI tem que viver o estilo de vida tipo Jesus. Sua característica maior deve ser o amor ao próximo e ao trabalho; ouvir, mais do que falar, ler e aprender a investigar temas decorrentes do contexto em que vive; suas habilidades naturais precisam ser desenvolvidas. Tem que estudar, se informar e a aprender a arte da solitude e contemplação para poder praticar o que aprendeu, antes de pregar. Precisa ser um ser solitário e estar possuído com o bom senso de não ser um ermitão. O pregador é um ser fronteiriço entre o céu e a terra, os verdadeiros pregadores não são compreendidos pela terra, pois, nem os acolheu ainda o céu. Entre o céu e a terra se ergue o braço de uma cruz. O pregador vive sem pátria certa, em perene exílio, oscilando entre a matéria e o espírito, ate que matéria volte à matéria e o espírito ao Espirito... Sintetizando dois mundos em Deus.