O PÃO DA VIDA

"DECLAROU-LHES, POIS, JESUS: EU SOU O PÃO DA VIDA; O QUE VEM A MIM JAMAIS TERÁ FOME; E O QUE CRÊ EM MIM JAMAIS TERÁ SEDE"

(Jo. 6:35)

-------------------------------------------------------------------

Aqui se torna finalmente claro; o pão da vida invade o mundo, outorgando a vida eterna. Não é uma dádiva como nos tempos passados, nem um maná milagroso, mas o próprio JESUS, lugar e fundamento da doação da vida que DEUS faz ao homem. Com a imagem do "pão" está salientado, de modo figurativo, o caráter da dádiva. Nesse sentido, a vida eterna simbolizada por este pão é a própria vida, é a dádiva radical e não um direito legal do homem. Além do mais podemos dizer que este dom, o revelador em pessoa, é ao mesmo tempo a doação, a comunicação que DEUS faz de si mesmo ao homem. Não se trata da pretensão absoluta e exclusiva da revelação de JESUS, mas sim e precisamente do seu caráter de co-participação. Em JESUS, DEUS está totalmente à disposição do homem, de tal modo que ele compartilha da vida de DEUS, da sua salvação e do seu amor. E isso num grau tal que DEUS quer estar à disposição do homem como quem quer se doar e quer compartilhar sem restrição alguma. De outro modo à metáfora do pão não teria sentido algum. Por outro lado, observamos que aqui temos os primeiros dos grandes "EU SOU" proferido por JESUS, neste quarto evangelho. "EU SOU O PÃO DO CÉU(Vs. 32), O PÃO DE DEUS(Vs.33), O PÃO DA VIDA(Vs.35),O PÃO VIVO(vs. 51).

Tudo isso deve ser destacado em seus diversos aspectos, quais sejam:

1) A mensagem de CRISTO é proveniente do céu e é transmitida por autoridade celestial, porquanto ele vive em união com o Pai. Vejam: UNIÃO "ENTÃO, LHES FALOU JESUS: EM VERDADE, EM VERDADE VOS DIGO QUE O FILHO NADA PODE FAZER DE SI MESMO, SENÃO SOMENTE AQUILO QUE VIR FAZER O PAI, PORQUE TUDO O QUE ESTE FIZER, O FILHO TAMBÉM SEMELHANTAMENTE O FAZ". (João, 5:19)

AUTORIDADE "E O PAI A NINGUÉM JULGA, MAS AO FILHO CONFIOU TODO JULGAMENTO" (Jo. 5:22)

2 - O caráter distintivo da pessoa de CRISTO, que é o Filho de DEUS, o único capaz de dar a vida eterna. Fica subentendido, por extensão, o caráter distintivo do cristianismo .

3 - Tudo quanto CRISTO é em si mesmo, a sua Filiação especial e suas qualidades especiais como doador da vida. É CRISTO quem dá e sustenta a vida eterna, e nenhum desejo insatisfeito pode frustrar permanentemente ao cristão.

4- A exclusividade de sua doação, porque ele é o Filho único, sendo o único que pode fazer tais reivindicações. Por conseguinte, essa vida reside exclusivamente NEle.

O pai tem vida em si mesmo, porquanto não depende de outrem para a sua existência. Assim sendo, o Pai possui vida independente. É o mesmo que a vida necessária, por tratar-se da forma de vida que não pode cessar de existir. Essa forma de vida o Pai deu ao Filho, quando de sua encarnação; e o Filho de DEUS, por sua vez, a dá a todos os homens que dele se aproximam. Aqui, portanto, é declara a participação, por meio dos que crêem em CRISTO, na vida eterna, que é divina, necessária, independente.

"DE NOVO, LHES FALAVA JESUS, DIZENDO: EU SOU A LUZ DO MUNDO; QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ NAS TREVAS, PELO CONTRÁRIO, TERÁ A LUZ DA VIDA"

(Jo. 8:12).

"O QUE VEM A MIM JAMAIS TERÁ FOME... O QUE CRÊ EM MIM JAMAIS TERÁ SEDE.."

Com essas palavras é frisada a necessidade de fé, conversão e regeneração. O pão natural (Maná) não satisfazia necessidade alguma, a menos que fosse apropriado, recolhido e ingerido. É mister que o indivíduo seja impelido pela fome para comer, e pela sede, para beber. Aquele que não sente fome ou sede espiritual, não se interessa por satisfazer essas condições. Isso, naturalmente, serve de símbolo da necessidade e dos anelos da alma. E esses anelos são ao mesmo tempo naturais para alma razão pela qual as Escrituras dizem que os homens crêem em CRISTO, e são inspirados e produzidos por DEUS, na alma, através da ação do Espírito Santo motivo por que as Escrituras ensinam que os homens são dados ao Filho, pelo Pai, ou são atraídos ao filho mediante as operações do Pai. ""E A VONTADE DE QUEM ME ENVIOU É ESTA:QUE NENHUM EU PERCA DE TODOS OS QUE ME DEU: PELO CONTRÁRIO, EU O RESSUSCITAREM NO ÚLTIMO DIA". (Jo, 6:39)

A fome e a sede são símbolos aptos para os anseios espirituais, pois essas são experiências comuns a todos os seres humanos. O homem reconhece, instintivamente, o que significam essas condições. Os aldeões Galileu estavam bem familiarizados com tais condições e costumavam passar longas horas de trabalho árduo, a fim de satisfazerem a essas necessidades básicas. O Senhor JESUS, pois, salientou o fato de que é necessário que os homens sintam fome e sede dos valores espirituais, e, mais especialmente ainda, que devem querer diligentemente a vida eterna. A fé figura aqui, uma vez mais, como o agente da conversão. Pois a conversão consiste na fé e no arrependimento; e isso é o começo da regeneração, bem como a fonte originária de tudo que é a vida eterna. A propósito, examinai:

a) SOBRE A FÉ- "ORA, A FÉ É A CERTEZA DE COISAS QUE SE ESPERAM, A CONVICÇÃO DE FATOS QUE SE NÃO VÊEM" (Hb. 11.1)

b) SOBRE A CONVESÃO - "A ISTO, RESPONDEU JESUS: EM VERDADE, EM VERDADE TE DIGO QUE, SE ALGUÉM NÃO NASCER DE NOVO, NÃO PODE VER O REINO DE DEUS". (Jo.3:3)

c) SOBRE O ARREPENDIMENTO - "ARREPENDEI-VOS, PORQUE ESTÁ PRÓXIMO O REINO DOS CÉUS". (Mat. 3:2)

F) SOBRE A REGENERAÇÃO. (Jo.3.3) - Vide acima - Item c.

G) SOBRE A VIDA ETERNA - "PARA QUE TODO O QUE NELE CRÊ TENHA A VIDA ETERNA" - (Jo. 3:15)

FONTES

Bíblia Sagrada

Livro - N.T. Interpretado.

Wilson de Oliveira Carvalho

Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência,poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.

(William Shakespeare)

,

Wil
Enviado por Wil em 16/12/2007
Código do texto: T781081