REFLETIR. . . É PRECISO

 

 

Advento, tempo de preparação, de esperança, de comprometimento. Tempo de espera pela vinda do Menino-Deus, que se renova e se concretiza no Natal. Tempo de aplainar as veredas, assim como abrir os nossos corações.

 

O tempo urge, e a vigilância se faz necessária. Pois, a modernidade fez do Advento e do Natal, um tempo de consumismo tão forte, que o Senhor da história, Cristo, acaba envolvido e confundido com o falso brilho de tantas luzes coloridas. E a verdadeira luz acaba não encontrando acolhida.

 

Alegrai-vos! Cristo vem! A salvação está à porta! Vivemos e experenciamos a presença e manifestação de Cristo através da eucaristia. Acreditamos e confiamos na força do amor de Deus que nos sustenta e nos renova. No entanto, ainda somos perseguidos pela dúvida.

 

João Batista veio preparar as pessoas, assim como os caminhos do Senhor. Mas num determinado momento teve dúvidas, pelo menos é o que parece, quando ele pergunta: “És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?” Jesus apenas diz: “Veja o que está acontecendo: os cegos recuperam a visão, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!” (Mt 11, 2 a 11).

 

Jesus questiona a multidão: “O que foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. Então, o que foram ver? Um profeta?

 

Para Jesus, João Batista é mais que um profeta. Ele ainda acrescenta: “De todos os homens que já nasceram, nenhum é maior que João Batista. Mas, o menor no Reino dos Céus é maior que ele.”

 

É necessário fazermos uma reflexão sobre as palavras de Jesus sobre, “Um caniço agitado pelo vento; um homem com vestes finas e os que moravam nos palácios; ele é mais que um profeta; é o maior entre os que já nasceram; no Reino dos Céus o menor é maior que ele.”

 

Caniço agitado pelo vento (sistema opressor); Vestiam roupas finas e moravam nos palácios (compactuar com uma sociedade que privilegiava uns e a outros excluía); Ele é mais que um profeta (veio preparar os caminhos do Senhor, assim como preparar as pessoas para o encontro com o Reino de Deus,   inaugurado por Jesus); É o maior entre os que já nasceram ( lugar de destaque entre os profetas); O menor no Reino dos Céus é maior que ele (pode ser Jesus, que se pôs a serviço, entregando a vida para que o mundo novo pudesse acontecer. . . Também, os que foram excluídos pela sociedade). Podemos entender que mesmo diante de dúvidas, João Batista não se deixou corromper pelo sistema opressor, nem compactuou com a sociedade excludente. E nós, somos um caniço agitado pelo vento?

 

 

 

18/12/07.

Wilcaro Pastor
Enviado por Wilcaro Pastor em 20/12/2007
Código do texto: T785348
Classificação de conteúdo: seguro