O que exige Deus no sexto mandamento?

Quando olho para o sexto mandamento, penso primeiramente nos crimes que atentam contra a vida do nosso semelhante, isto é, nos assassinatos. De fato, este mandamento condena o crime de homicídio. Porém, este mandamento fala muito mais do que sobre homicídios. O sexto mandamento também condena todos aqueles crimes que ferem a integridade física das pessoas. Por exemplo: o abuso na disciplina dos filhos, a tortura, o terrorismo, o aborto, a eutanásia, a exposição do nosso próximo ao perigo.

Além desses crimes que atacam diretamente o corpo do ser humano, o sexto mandamento também condena a raiz do homicídio, que é: a inveja, o ódio, a vingança. Ao fazer isso, o sexto mandamento demonstra que ele está em consonância com os princípios morais dos mandamentos da Lei de Deus. O próprio Senhor Jesus Cristo nos mostrou o que estava por detrás do mandamento “não matarás”. Jesus disse assim: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal”. (Mt 5.21).

Nesse texto, o Senhor Jesus Cristo colocou o crime de homicídio em pé de igualdade com o sentimento de ira e com a ofensa verbal contra o nosso irmão. Portanto, não basta apenas não tirar a vida de alguém. O simples ato de agredir, odiar, ou de ofender alguém com as nossas palavras, já é uma quebra do sexto mandamento da Lei de Deus.

Entretanto, nós não devemos olhar para o sexto mandamento apenas como uma lei que visa proteger somente a vida dos outros. O princípio do mandamento “não matarás” é a preservação da vida humana, ou seja, também a ver conosco. Nós não temos o direito, por exemplo, de atentarmos contra a nossa própria vida. Também não devemos nos expor ao perigo, praticando esportes sem as devidas proteções ou sem o devido preparo. Negligenciar os cuidados com a nossa saúde também é uma quebra do sexto mandamento.

O sexto mandamento nos convoca a não somente respeitarmos a vida dos outros, mas também a respeitarmos a nossa própria vida. Uma vida que é valiosa para nós, para nossos amados e para o nosso Deus. Tomemos cuidado com tudo aquilo que fazemos neste mundo.

Então a conclusão do que exige Deus no sexto mandamento é: que não devemos desonrar, odiar, injuriar, nem matar o nosso próximo por pensamentos, palavras, ou gestos e muito menos por ações, por nós mesmo ou através de outros e não devemos ter desejo de vingança. Além disso, não devemos nos fazer mal nem nos expormos levianamente ao perigo.

_______________________________________________________

#Deus #lei #direito #mandamento #morte #vida