AMOR EROS.

Eros é o nome do cupido na mitologia grega, que, com suas flechas, causava uma atração física entre os humanos.

Eros é o amor entre um homem e uma mulher.

É um amor romântico de relação intima entre homem e mulher.

Esse amor é Condicionado as exigências.

Esse amor se baseia no que vai receber de volta.

É o tipo de amor exigente, ele está sempre em busca da retribuição.

Ele sofre por ciúmes, por discussões, desentendimentos, choros.

Por exemplo:

12 de junho dia dos namorados.

Nesse dia os casais costumam trocar presentes e fazem declarações de amor, juras de amor, não só os casais de noivos e namorados até mesmo casais que se casaram a muito tempo,

Aproveitam essa ocasião para renovar as juras de amor eterno.

Isso é errado? Não, claro que não, na verdade é bem saudável.

E normalmente quando fazemos essas declarações, essas juras de amor eterno, não estamos mentindo.

Realmente esse é o nosso desejo.

Mas nem sempre acontece do jeito que planejamos, porque esse tipo de amor, é amor baseado em sentimentos, desejos, sensualidade, erotismo.

Mas as adversidades tais como desemprego, doenças, desejos consumados, falta de desejo, podem trazer problemas muitos sérios para esse tipo de amor.

Portanto esse é um tipo de amor que não é perfeito.

Ele está alicerçado sobre duas pessoas sujeitas a erros, mentiras, enganos, ou as adversidades que fogem dos nossos controles.

A base desse amor é o sentimento, de desejo, de paixão de erotismo, da sensualidade.

Quantas e quantas pessoas conhecemos que um dia fizeram juras de amor entre si, e hoje estão separados.

Muitos já constituíram novas famílias, já estão fazendo as juras eternas para o novo amor.

Porque isso acontece?

Porque o amor Eros não sustenta casamento.

Mas então o que fazer, não casar?

Não é isso.

Gênesis 2:18,24

18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.

Gênesis 2:24

Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.

O Senhor Deus nesse momento, está instituindo o casamento.

Será que o Senhor ao instituir o casamento não sabia que um dia viria os problemas?

Que as adversidades chegariam em consequência do pecado?

Será que o Senhor não sabia que a vida a dois, com pessoas de gostos diferentes, pensamentos diferentes, com personalidades diferentes, com ações diferentes traria algum tipo de consequência?

Sabia, claro que sabia.

O senhor tem controle sobre todas as coisas, e mesmo quando parece estar tudo perdido, o Senhor ainda assim tem o controle.

Ok, mas como sustentar um casamento então?

Salomão nos mostra como.

Salomão com a sua sabedoria e de forma magistral nos ensina como solucionar esse problema.

Eclesiastes 4:9-12

09 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.

10 Porque se caírem, um levanta o companheiro; aí, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.

11 Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?

12 Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade

Isso significa dizer que Salomão em sua sabedoria, faz uma análise em relação a vida humana.

E nessa análise, ele chega à conclusão que não é bom viver isolado.

Além da solidão ser um problema para quem vive no isolamento, ela traz consigo algumas desvantagens;

Pois quem procura viver só, torna a sua vida mais difícil em todos os sentidos.

E ele deixa isso bem claro nesses versículos.

Melhor é serem dois do que um, porque tem melhor paga do seu trabalho.

Porquanto, se um cair, o outro levanta;

Mas aí do que estiver só; caindo, não tem quem o levante.

E, se alguém quiser lutar contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se arrebenta com facilidade.

É interessante observarmos que Salomão começa falando sobre a importância de serem dois.

Mas termina dizendo que o cordão de três dobras não se quebra facilmente.

Esta união de dois nos remete ao casamento de um homem com uma mulher,

Que por sua vez formam as duas dobras,

E o reforço que soma a terceira dobra é o Senhor Jesus.

Um casamento para ser feliz, próspero e vitalício, precisa ter Deus no centro como a terceira dobra desta união.

Infelizmente, ao longo dos anos, muitos casamentos são desfeitos, simplesmente porque não colocaram Deus no centro, desprezaram a terceira dobra.

Por outras vezes ate colocaram o Senhor no centro, mas com o passar do tempo, o deixaram de lado, no esquecimento, as suas decisões eram suas, já não consultavam o Senhor.

E a terceira dobra já não existia.

Mas é justamente essa terceira dobra que nos capacita para que as duas dobras não se arrebentem.

É essa terceira dobra chamada Jesus, que nos mostra a base para que não se rompa as duas dobras.

É essa terceira dobra chamada Jesus

Que nos ensina que as bases para esse relacionamento ser feliz, ser eterno, tem que ser pautada no respeito, no carinho, na fidelidade, na cumplicidade e principalmente em praticar os ensinamentos do Senhor.

Pois só assim o amor Eros, o amor de um casal, consegue suportar as adversidades do dia a dia.

Só tendo o Senhor Jesus como a terceira dobra nos capacita a suportar os defeitos um do outro.

Só a terceira dobra,

Só o Senhor Jesus, nos capacita a amar o outro mesmo quando a sensualidade, e o desejo se vai

Só a terceira dobra nos capacita a amar o outro apesar das suas imperfeições.

Meu amado, minha amada, convide essa terceira dobra e deixe-a ser ELO dessa união

Pois assim, nem as suas imperfeições nem ninguém será capaz de separar aquilo que o Senhor uniu.

Portanto meu irmão, minha irmã, apesar de todas as imperfeições do amor Eros, ele pode se aperfeiçoar quando o Senhor Jesus faz parte dessa união.

Essas imperfeições se aperfeiçoam quando o amor de Deus se faz presente.

Portanto meu amado irmão, minha amada irmã, se você está vivendo dias ruins em seus casamentos, se acha que não tem mais jeito.

Convide o Senhor Jesus a fazer parte dessa união, e peça para que Ele restaure esse casamento.

Mas esse não é o único tipo de amor que existe.

 

Autor: Um Eterno Sonhador.

 

Um Eterno Sonhador
Enviado por Um Eterno Sonhador em 04/10/2023
Reeditado em 04/10/2023
Código do texto: T7900967
Classificação de conteúdo: seguro