A VERDADE

Porque o vocábulo VERDADE

provém do termo grego

ALETHEIA ?

Os sofismas desvirtuam a palavra verdade ,e ouve-se alguns que entendem não haver uma única verdade; bem, sob certo ângulo é verdade. O fogo queima, a água molha, as coisas caem etc. Uma coisa é certa; um homem de mentira não pode conhecer a verdade. Se não temos um embasamento suficiente para identificar a verdade ,que pelo menos tenhamos a sensibilidade de perceber uma mentira, um engodo, um ardil, um blefe.

Atentemos para o conceito original do vocábulo grego LETHE ( O rio da morte ou do esquecimento). "ALETHEIA" contém este (A) de negação, portanto significa a negação do esquecimento, a preservação das lembranças, das memórias.

Por isso está escrito: ... e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Não há prisão para a alma que conheceu efetivamente a verdade. " Se o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres'

Vejamos: nós seres humanos adquirimos consciência a partir dos sete anos, a criança é inocente e lentamente vai desenvolvendo a

consciência que é esta interação entre as mentes material, biológica e a mente imaterial a alma. Alguém pode ser ou estar ciente, tem conhecimento de muitas coisas, mas não tem um nível de consciência , de compartilhamento entre o seu HD e a "nuvem." A Nefesh também traduzida do hebraico como A alma. Por isto também está escrito: O SENHOR não leva em conta os tempos da ignorância, como também aquilo que está no subconsciente.

Feliz aquele cuja consciência não o acusa e aquele que não perdeu a esperança. Eclesiastes14.

Em Mateus 29v14

Disse Jesus: Deixai vir a mim as crianças porque delas é o reino dos céus.

Evidentemente neste período de inocência , não há culpa , a alma está submetida ao espirito e somente após o despertar da consciência, ela irá cedendo às concupiscências carnais, os prazeres da vida , e deixando se subjugar ,se tornará prisioneira. Visto que os pecados serão cometidos na carne mas contabilizados na alma.

Gilberto Martins

O navegante
Enviado por O navegante em 25/10/2023
Reeditado em 21/04/2024
Código do texto: T7916315
Classificação de conteúdo: seguro