O Halloween e a Reforma Protestante

A festividade do Halloween está intimamente ligada a celebração do Samhain, que è o término do verão e o início do inverno. Acredita-se que o Samhain também marca o início do ano celta. Os celtas foram um conjunto de povos que existiu de 600 a.C. a 600 d.C. e que surgiu a partir da evolução cultural de populações que habitavam na Europa Central. Com o tempo, esses povos espalharam-se por todo o continente europeu e chegaram até a região da Ásia Menor, na atual Turquia.

A ascenção do cristianismo não foi o suficiente para fazer cessar as práticas do Samhain que já estavam presentes na cultura dos celtas e outros povos há muito tempo.

É quando então surge a ideia que se concretiza no séc 8°. O Papa Gregório III move a data do "dia de todos os santos" (festividade em que os católicos romanos celebravam a memória de seus mártires), do dia 13 de Maio para o 1 de Novembro. Ou seja, o Samhain acabaria sendo "cristianizado", unificando as duas festividades.

Enquanto os católicos romanos celebravam a memória de seus mortos, os pagãos "recém convertidos" manteriam a celebração de seus mortos também, criando assim um sincretísmo religioso.

É justamente daí que a festa pagã do Samhain continua sendo celebrada, porém, com a alteração do nome, pois a "véspera do dia de todos os santos" dos católicos romanos entre os povos de língua inglesa era traduzida como "All Hallow's Eve" ou "Halloween".

E foi em 1517 que Martinho Lutero escolhe justamente o dia 31 de Outubro, sabendo que era o "All Hallow's Eve" e que no dia seguinte as igrejas estariam lotadas por conta da festividade do "dia de todos os santos", para fixar suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, pois na época as portas das Igrejas funcionavam como uma espécie de mural de recados para o povo e assim se deu início a Reforma Protestante!

Duas das teses mais emblemáticas de Lutero:

Tese 43: Deve-se ensinar aos cristãos que, dando ao pobre ou emprestando ao necessitado, procedem melhor do que os que compram indulgências.

Tese 82: Por que o papa não esvazia o purgatório por causa do santíssimo amor, o que seria a causa mais justa, em vez de por dinheiro para a construção da basílica, que é uma causa tão insignificante?

#halloween #reformaprotestante #igreja

Mateus Paz VDM
Enviado por Mateus Paz VDM em 31/10/2023
Reeditado em 20/01/2024
Código do texto: T7921490
Classificação de conteúdo: seguro