Um Natal Sinodal

Estamos no advento, este tempo que antecede o Natal. Um tempo de espera que nos prepara para este grande dia. No Natal celebramos a atitude de Jesus de descer do céu e caminhar entre nós. Uma chegada sinodal, Ele veio viver, caminhar conosco, viver a nossa vida, agir com misericórdia com cada um de nós e nos mostrar o caminho que nos leva ao Pai. Nos faz perceber que nosso Deus, não é um Deus ausente, que vive num céu muito distante. É um Deus apaixonado por cada um de nós, e que nunca se separa do homem que criou. O Nosso Deus sempre está presente, mesmo que ocasionalmente esquecemos d’Dele. Ele se encanta como nosso jeito de orar, mesmo que às vezes dormimos sem terminar. É lindo e carinhoso o jeito que nosso Pai nos ama sem nunca sermos deixados sozinhos por Ele.

Vivamos este Natal na Sinodalidade! Que nossas famílias encontrem reunidas vivenciando os valores cristãos, numa amizade social acolhedora que permeie a paz e a fraternidade, nunca esquecendo dos mais pobres, os pequeninos das manjedouras que por falta de moradia se encontram nas praças de nossas cidades. O Natal é a chegada do menino Deus que quer resgatar a alegria do “Ser Feliz” em cada coração humano. Não reclame das condições de sua casa, pois, ela ainda é melhor que qualquer manjedoura, entre animais e estábulo, ou o relento de um beco de rua.

Viver a Sinodalidade é um desafio, neste mundo competitivo, onde tantas vezes não permitimos que as pessoas possam se juntar para caminhar juntos e somar. Vemos isso, também na Igreja. Então, que neste natal escutemos as vozes dos despercebidos, dos fragilizados, dos famintos, não só pão, mas de nossas mãos entrelaçadas, para juntos encontrarmos Jesus, o menino Deus, nascido em Belém. Que este encontro favoreça o discernimento do caminho a ser percorrido em 2024 para que os sonhos de todos se realizem.

Feliz Natal e um ano cheio de bênçãos!

Alegrem-se, hoje nasceu o Salvador!

Ledesmar José Walger
Enviado por Ledesmar José Walger em 19/12/2023
Reeditado em 20/12/2023
Código do texto: T7957492
Classificação de conteúdo: seguro