Gênesis 1

 

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

 

Sendo o fundamento de toda religião estabelecido em nossa relação com Deus como nosso Criador, era adequado que o livro de revelações divinas destinado a ser o guia, o suporte e a regra da religião no mundo começasse como se inicia, com um relato claro e completo da criação do mundo, em resposta à primeira pergunta de uma boa consciência:

"Onde está Deus, meu Criador?"  (Jó 35:  10)

A respeito disso, os filósofos pagãos erraram miseravelmente e tornaram-se vãos em suas imaginações; alguns afirmando a eternidade e auto-existência do mundo, outros atribuindo-o a um concurso fortuito de átomos: assim, "o mundo pela sabedoria não conheceu a Deus", mas realizou um grande esforço para perdê-lo.

A sagrada Escritura projetada pela religião revelada para manter e melhorar a religião natural, reparar suas decadências e suprir seus defeitos, desde a queda, para reviver os preceitos da lei da natureza, estabelece em primeiro lugar, este princípio da luz sem nuvens da natureza; que este mundo foi, no início dos tempos criado por um Ser de infinita sabedoria e poder, que era ele mesmo antes de todos os tempos e de todos os mundos.

 

A entrada na palavra de Deus dá esta luz, Sl 119: 130.

O primeiro versículo da Bíblia nos dá um conhecimento mais seguro e melhor, mais satisfatório e útil da origem do universo do que todos os volumes dos filósofos.

A fé viva de cristãos humildes entende este assunto melhor do que a fantasia elevada dos maiores espirituosos.  Heb 11:  3

 

Temos três coisas neste capítulo:

I. Uma ideia geral que nos foi dada da obra da criação. (ver 1, 2)

II. Um relato particular dos vários dias de trabalho, registrado como em um diário, distintamente e em ordem.

A criação da luz no primeiro dia  (ver 3-5); do firmamento no segundo dia (ver 6-8); do mar, da terra e de seus frutos, o terceiro dia (ver 9-13); das luzes do céu no quarto dia  (ver 14-19); dos peixes e aves no quinto dia (ver 20-23); das bestas  (ver 24, 25); do homem  (ver 26-28); e de comida para ambos no sexto dia. (ver 29, 30)

 

III. A revisão e aprovação de todo o trabalho. (ver 31)

A Criação (4004 aC)

“1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.

2 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.”

 

Nestes versículos temos a obra da criação em seu epítome e em seu embrião.

I. Em seu epítome, v. 1, onde encontramos para nosso conforto o primeiro artigo de nosso credo, que Deus, o Pai Todo-Poderoso é o Criador do céu, da terra e, como tal acreditamos nEle.

1. Observe, neste versículo, quatro coisas: 

(1.) O efeito produzido - o céu e a terra, isto é, o mundo incluindo toda a estrutura e móveis do universo, o mundo e todas as coisas nele. ( Atos 17:  24)

O mundo é uma grande casa, consistindo de andares superiores e inferiores, a estrutura majestosa e magnífica, uniforme e conveniente, e cada cômodo bem e sabiamente mobiliado. É a parte visível da criação, que Moisés aqui pretende explicar; portanto ele não menciona a criação de anjos.

Mas, como a terra não tem apenas sua superfície adornada com grama e flores, mas também suas entranhas enriquecidas com metais e pedras preciosas (que compartilham mais de sua natureza sólida e mais valiosas, embora a criação deles não seja mencionada aqui), então os céus não são apenas embelezados aos nossos olhos com lâmpadas gloriosas que adornam seu exterior, de cuja criação lemos aqui, mas estão repletos de seres gloriosos fora de nossa vista, mais celestiais  superando-os mais em valor e excelência do que o ouro, ou as safiras superam os lírios do campo.

 

No mundo visível é fácil observar,

[1] Grande variedade, vários tipos de seres que diferem enormemente em sua natureza e constituição uns dos outros. Senhor, quão múltiplas são as tuas obras,e tudo de bom!

[2.] Grande beleza. O céu azul e a terra verdejante encantam o olhar do espectador curioso, muito mais os ornamentos de ambos.

Quão transcendente então, deve ser a beleza do Criador!

[3.] Grande exatidão e precisão. Para aqueles que com a ajuda de microscópios olham de perto as obras da natureza, elas parecem muito mais finas do que qualquer uma das obras de arte.

[4.] Grande poder. Não é um amontoado de matéria morta e inativa, mas há virtude, mais ou menos, em cada criatura: a própria terra tem um poder magnético.

[5] Grande ordem, uma dependência mútua de seres, uma harmonia exata de movimentos e uma admirável cadeia e conexão de causas.

[6.] Grande mistério. Existem fenômenos na natureza que não podem ser resolvidos, segredos que não podem ser sondados nem explicados. Mas, pelo que vemos do céu e da terra podemos facilmente inferir o poder eterno e a Divindade do grande Criador, como podemos nos fornecer matéria abundante para seus louvores.

E, que nossa e posição como homens, nos lembrem de nosso dever como cristãos, que é sempre manter o céu sob nossos olhos e a terra sob nossos pés.

 

(2.) O autor e causa desta grande obra - DEUS. A palavra hebraica é Elohim, que indica, 

[1] O poder de Deus, o Criador.

El significa o Deus forte; e que menos do que força onipotente poderia trazer todas as coisas do nada?

[2] A pluralidade de pessoas na Divindade, Pai, Filho e Espírito Santo. Este nome plural de Deus, em hebraico, que fala dele como muitos, embora seja um, foi para os gentios talvez um cheiro de morte para morte, endurecendo-os em sua idolatria; mas é para nós um cheiro de vida para vida, confirmando nossa fé na doutrina da Trindade, que, embora obscuramente sugerida no Antigo Testamento, é claramente revelada no Novo.

O Filho de Deus, a eterna Palavra e Sabedoria do Pai estava com Ele, quando fez o mundo (Prov 8: 30); não, muitas vezes nos é dito que o mundo foi feito por ele, e nada feito sem ele. João 1: 3, 10; Ef 3: 9; Col 1: 16; Heb 1: 2

Oh, que pensamentos elevados devem formar em nossas mentes aquele grande Deus a quem nos aproximamos na adoração religiosa, e aquele grande Mediador em cujo nome nos aproximamos!

(3.) A maneira pela qual esta obra foi realizada: Deus a criou, isto é, fez do nada. Não havia nenhuma matéria pre-existente a partir da qual o mundo foi produzido. Os peixes e as aves foram de fato produzidos das águas, e os animais e o homem da terra; mas aquela terra e aquelas águas foram feitas do nada.

Pelo poder ordinário da natureza é impossível que qualquer coisa seja feita do nada; nenhum artífice pode trabalhar, a menos que tenha algo em que trabalhar, mas pelo poder onipotente de Deus não só é possível que algo seja feito do nada (o Deus da natureza não está sujeito às leis da natureza), mas na criação é impossível que seja de outra forma, pois nada é mais prejudicial à honra da Mente Eterna do que a suposição da matéria eterna.

Assim, a excelência do poder é de Deus e toda a glória é para Ele.

 

(4.) Quando esta obra foi produzida: No início, isto é, no início dos tempos, quando aquele relógio foi acionado pela primeira vez, o tempo começou com a produção daqueles seres que são medidos pelo tempo.

Antes do início dos tempos não havia, senão aquele Ser Infinito que habita a eternidade. Se perguntarmos por que Deus criou o mundo tão cedo, devemos apenas escurecer o conselho com palavras sem conhecimento; pois como poderia haver mais cedo ou mais tarde na eternidade?

Ele o fez no início dos tempos de acordo com seus conselhos eternos, antes de todos os tempos. Os rabinos judeus dizem que houve sete coisas que Deus criou antes do mundo, com as quais eles apenas querem expressar a excelência dessas coisas:

- A lei, o arrependimento, o paraíso, o inferno, o trono da glória, a casa do santuário, e o nome do Messias. Mas, para nós basta dizer:

No princípio era o Verbo. (João 1: 1)

 

2. Vamos aprender, portanto;

(1) que o ateísmo é uma loucura, e os ateus são os maiores tolos da natureza, pois eles veem que existe um mundo que não poderia ser feito por si mesmo, no entanto, eles não reconhecerão que existe um Deus que o criou.

Sem dúvida, eles não têm desculpa, mas o deus deste mundo cegou suas mentes.

(2.) Que Deus é o Senhor soberano de todos, por um direito incontestável. Se Ele é o Criador, sem dúvida é o dono e possuidor do céu e da terra.

(3.) Que, com Deus todas as coisas são possíveis, portanto felizes são as pessoas que o têm como seu Deus, cuja ajuda e esperança estão em seu nome. (Salmos 121: 2, 124: 8)

(4.) Que o Deus a quem servimos é digno de, e ainda assim é exaltado muito acima, toda bênção e louvor. (Ne 9: 5, 6)

Se Ele fez o mundo, Ele não precisa de nossos serviços, nem pode ser beneficiado por eles (Atos 17: 24, 25), e ainda assim Ele os requer com justiça e merece nosso louvor. (Ap 4:11)

Se tudo é dEle, tudo deve ser para Ele.

 

II. Aqui está a obra da criação em seu embrião, v. 2, onde temos um relato da primeira matéria e do primeiro motor.

1. Um caos foi o primeiro assunto.

Aqui é chamado de terra (embora a terra, devidamente tomada, não tenha sido feita até o terceiro dia, v. 10), porque se parecia mais com o que mais tarde foi chamado de terra, mera terra destituída de seus ornamentos; uma terra tão pesada e difícil de manejar. Massa era isso; também é chamado de profundo, tanto por sua vastidão quanto porque as águas que depois se separaram da terra, agora se misturaram a ela.

Esta imensa massa de matéria foi a partir da qual todos os corpos, mesmo o firmamento e os próprios céus visíveis, foram posteriormente produzidos pelo poder da Palavra Eterna.

O Criador poderia ter aperfeiçoado sua obra a princípio, mas por esse processo gradual Ele mostraria qual é normalmente, o método de sua providência e graça.

 

Observe a descrição desse caos.

(1) Não havia nada nele desejável para ser visto, pois era sem forma e vazio - Tohu e Bohu, confusão e vazio; então essas palavras são traduzidas, Isaías 34: 11.

Era informe, inútil, era sem habitantes, sem ornamentos, a sombra ou rascunho das coisas futuras, e não a imagem das coisas, Hb 10: 1.

A terra está quase reduzida à mesma condição novamente pelo pecado do homem, sob o qual a criação geme.

Veja Jeremias 4: 23; eu vi a terra, e eis que ela era sem forma e vazia.

Para aqueles que têm o coração no céu, este mundo inferior em comparação com o superior, ainda parece nada mais que confusão e vazio.

Não há verdadeira beleza a ser vista, nenhuma plenitude satisfatória a ser desfrutada nesta terra, mas somente em Deus.

 

(2.) Se houvesse alguma coisa desejável para ser vista, ainda assim não havia luz para vê-la; para a escuridão, escuridão densa,estava sobre a face do abismo. Deus não criou esta escuridão (como é dito que Ele criou a escuridão da aflição, Isaías 45: 7), pois era apenas a falta de luz que ainda não poderia ser considerada desejada até que algo fosse feito que pudesse ser visto por isto; nem é preciso reclamar muito da falta dela, quando não havia nada para ser visto, exceto confusão e vazio.

Se a obra da graça na alma é uma nova criação, esse caos representa o estado de uma alma não regenerada e sem graça: há desordem, confusão e toda má obra; está vazio de todo bem, pois está sem Deus; é escuro, é a própria escuridão.

Esta é a nossa condição por natureza, até que a graça onipotente efetue uma mudança abençoada.

 

2. O Espírito de Deus foi o primeiro motor: Ele se moveu sobre a face das águas. Quando consideramos a terra sem forma e vazia, penso que é como um vale cheio de ossos mortos e secos.

Estes podem viver?

Essa massa confusa de matéria pode ser transformada em um mundo belo?

Sim, se um espírito de vida de Deus entrar nele. Ezequiel 37: 9

Agora há esperança quanto a isso, pois o Espírito de Deus começa a trabalhar e, se Ele trabalhar, quem ou o que impedirá?

Diz-se que Deus faz o mundo pelo seu Espírito, Salmo 33: 6; Jó 26: 13; e pelo mesmo trabalhador poderoso a nova criação é efetuada.

Ele se moveu sobre a face do abismo, como Elias se estendeu sobre a criança morta - como a galinha ajunta seus pintinhos sob suas asas e paira sobre eles, para aquecê-los e acariciá-los, Mateus 23: 37 - como a águia desperta seu ninho e esvoaça sobre seus filhotes (é a mesma palavra que é usada aqui). Deut 32: 11

 

Aprenda, portanto, que Deus não é apenas o autor de todos os seres, mas a fonte da vida e a fonte do movimento. A matéria morta estaria morta para sempre se Ele não a acelerasse - isso torna crível para nós, que Deus ressuscitou os mortos.

Aquele poder que tirou um mundo como este da confusão, vazio e escuridão no início dos tempos, pode no final dos tempos tirar nossos corpos vis da sepultura, embora seja uma terra de trevas como escuridão, e sem qualquer ordem (Jó 10: 22), pode torná-los corpos gloriosos.

 

A Criação

“3 Disse Deus: Haja luz; e houve luz.

4 E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.

5 Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.”

Temos aqui um relato adicional do trabalho do primeiro dia, no qual observamos:

1. Que o primeiro de todos os seres visíveis que Deus criou foi a luz; não para que por ela, Ele mesmo veja a obra (pois as trevas e a luz são iguais para Ele), mas para que por ela possamos ver suas obras e sua glória nelas, e possamos realizar nossas obras enquanto é dia.

As obras de Satanás e seus servos são obras das trevas, mas quem pratica a verdade e faz o bem vem para a luz, e a cobiça para que as suas obras sejam manifestas.

João 3: 21

A luz é a grande beleza e bênção do universo. Como o primogênito, Ele, de todos os seres visíveis é o que mais se parece com seu grande Pai em pureza e poder, brilho e beneficência; tem grande afinidade com o espírito e está próximo a ele; embora por ela vejamos outras coisas e tenhamos certeza do que é, ainda assim não conhecemos sua natureza, nem podemos descrever o que é, ou de que maneira a luz é dividida. Jó 38: 19, 24

Pela visão dela sejamos conduzidos e auxiliados na contemplação crente daquele que é luz; luz infinita e eterna (1 João 1: 5), e o Pai das luzes (Tg 1: 17) que habita em luz inacessível. (1 Tm 6: 16)

Na nova criação, a primeira coisa operada na alma é a luz: o bendito Espírito cativa a vontade e os afetos iluminando o entendimento, assim entrando no coração pela porta como o bom pastor de quem são as ovelhas, enquanto o pecado e Satanás como ladrões e assaltantes sobe por algum outro caminho.

Aqueles que pelo pecado eram trevas, pela graça tornam-se luz no mundo.

 

2. Que a luz foi feita pela palavra do poder de Deus.

Ele disse: Haja luz; ele desejou e designou, e foi feito imediatamente: houve luz, uma cópia que respondeu exatamente à ideia original na Mente Eterna.

Ó poder da palavra de Deus! Ele falou, e foi feito realmente, efetivamente para perpetuidade, não apenas em exibição e para servir a um turno presente, pois Ele ordenou, e permaneceu firme: com Ele era dictum factum - uma palavra e um mundo.

O mundo de Deus (isto é, sua vontade e o bom prazer dela) é rápido e poderoso. Cristo é a Palavra, a Palavra eterna essencial, e por Ele a luz foi produzida, pois nele estava a luz. Ele é a verdadeira luz, a luz do mundo, João 1: 5, 9

A luz divina que brilha nas almas santificadas é operada pelo poder de Deus, o poder de sua palavra e do Espírito de sabedoria e revelação, abrindo o entendimento, espalhando as névoas da ignorância e do erro, e dando o conhecimento da glória de Deus na face de Cristo, como no princípio Deus ordenou que a luz brilhasse nas trevas. 2 Coríntios 4: 6

As trevas estariam perpetuamente sobre a face do homem caído, se o Filho de Deus não tivesse vindo e nos dado entendimento. 1 João 5: 20

 

3. Que a luz que Deus quis, quando foi produzida, Ele aprovou - Deus viu que a luz era boa.

Era exatamente como Ele o projetou, e era adequado para atender ao fim para o qual Ele o projetou. Foi útil e lucrativo; o mundo, que agora é um palácio teria sido uma masmorra sem Ele. Foi amável e agradável.

Verdadeiramente a luz é doce (Eclesiastes 11: 7); alegra o coração. (Pv 15: 30)

O que Deus ordena, Ele aprovará, aceitará graciosamente. Ele ficará satisfeito com o trabalho de suas próprias mãos.

É realmente bom o que é assim aos olhos de Deus, pois Ele não vê como o homem vê. Se a luz é boa, quão bom é aquele que é a fonte da luz, de quem a recebemos e a quem devemos todos os elogios por ela, e todos os serviços que prestamos por ela!

 

4. Que Deus separou a luz das trevas, de modo que os separou para que nunca pudessem ser unidos ou reconciliados; pois que comunhão tem a luz com as trevas? 2 Co 6: 14

No entanto, Ele dividia o tempo entre eles; o dia para a luz e a noite para a escuridão, em uma sucessão constante e regular um do outro. Embora a escuridão tenha sido agora espalhada pela luz, ela não foi condenada a um banimento perpétuo, mas se reveza com a luz e tem seu lugar porque tem seu uso, pois como a luz da manhã favorece os negócios do dia, as sombras da tarde favorecem o repouso da noite e fecham as cortinas sobre nós, para que possamos dormir melhor.

Ver Jó 7: 2

Deus dividiu assim o tempo entre a luz e as trevas, porque nos lembraria diariamente que este é um mundo de misturas e mudanças.

No céu há luz perfeita e perpétua, e nenhuma escuridão; no inferno, escuridão total e nenhum brilho de luz. Nesse mundo, entre esses dois existe um grande abismo fixo, mas neste mundo eles são trocados e passamos diariamente de um para outro, para que possamos aprender a esperar as mesmas vicissitudes na providência de Deus, paz e angústia, alegria e tristeza, e podemos colocar um contra o outro.

O outro, acomodando-nos a ambos como fazemos com a luz e as trevas, dando as boas-vindas a ambos, e fazendo o melhor de ambos.

 

5. Que Deus os separou uns dos outros por nomes distintos:

Ele chamou a luz de dia e as trevas de noite. Ele lhes deu nomes, como o Senhor de ambos, porque dele é o dia, e também  a noite, Sl 74: 16.

Ele é o Senhor do tempo, e assim será, até que o dia e a noite cheguem ao fim, e a corrente do tempo seja engolida pelo oceano da eternidade.

Vamos reconhecer Deus na constante sucessão do dia e da noite, e consagrar ambos à sua honra, trabalhando para ele todos os dias, descansando nele todas as noites, e meditando em sua lei dia e noite.

 

6. Que este foi o primeiro dia de trabalho, e foi um bom dia de trabalho. A tarde e a manhã foram o primeiro dia.

A escuridão da tarde estava antes da luz da manhã, para que pudesse servir como contraste, para realçá-la e fazê-la brilhar ainda mais. Este não foi apenas o primeiro dia do mundo, mas o primeiro dia da semana.

Eu o observo em homenagem a esse dia, porque o novo mundo começou no primeiro dia da semana também, na ressurreição de Cristo, como a luz do mundo, de manhã cedo. Nele a aurora do alto visitou o mundo; e felizes somos nós, felizes para sempre, se aquela estrela da alva surgir em nossos corações.

 

 

A Criação

“6 E disse Deus: Haja firmamento no meio das águas e separação entre águas e águas.

7 Fez, pois, Deus o firmamento e separação entre as águas debaixo do firmamento e as águas sobre o firmamento. E assim se fez.

8 E chamou Deus ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o segundo dia.”

 

 

Temos aqui um relato do trabalho do segundo dia, a criação do firmamento, no qual observamos:

1. O mandamento de Deus a respeito: Haja um firmamento, uma expansão, então a palavra hebraica significa, como um lençol estendido, ou uma cortina estendida. Isso inclui tudo o que é visível acima da terra, entre ela e o terceiro céu: o ar, suas regiões superior, média e inferior - o globo celeste e todas as esferas e esferas de luz acima: atinge a altura do lugar onde as estrelas estão fixadas, pois é chamado aqui de firmamento do céu (v. 14, 15), e tão baixo quanto o lugar onde os pássaros voam, pois também é chamado de firmamento do céu. v. 20

Quando Deus fez a luz, ele designou o ar para ser o receptáculo e veículo de seus raios e ser um meio de comunicação entre o mundo invisível e o visível; pois, embora entre o céu e a terra haja uma distância inconcebível, ainda não há um abismo intransponível, como entre o céu e o inferno.

Este firmamento não é uma parede divisória, mas um meio de comunicação.

Veja Jó 26: 7;  37: 18;  Sl 104: 3; Amós 9:  6

 

2. A criação dele.

Para que não pareça que Deus apenas ordenou que fosse feito, e outra pessoa o fez, Ele acrescenta:

Deus fez o firmamento. O que Deus requer de nós, Ele mesmo opera em nós, ou não é feito. Aquele que comanda fé, santidade e amor, os cria pelo poder de sua graça, acompanhando sua palavra, para que ele possa receber todo o louvor.

Senhor, dê o que você ordena, e depois comande o que quiser. Diz-se que o firmamento é obra dos dedos de Deus. Sl 8: 3

Embora a vastidão de sua extensão declare que é o trabalho de seu braço estendido, a admirável finura de sua constituição mostra, que é uma curiosa obra de arte, o trabalho de seus dedos.

 

3. O uso e design dele - para dividir as águas das águas, isto é, distinguir entre as águas que estão envoltas nas nuvens e as que cobrem o mar, as águas no ar e as que estão na terra.

Veja a diferença entre esses dois cuidadosamente observados, Dt 11:10, 11, onde Canaã é por esse motivo, preferido ao Egito; que o Egito foi umedecido e frutífero com as águas que estão sob o firmamento, mas Canaã com águas de cima, de o firmamento, sim, o orvalho do céu que não tarda para os filhos dos homens. Mq 5: 7

 

Deus tem no firmamento de seu poder, câmaras, depósitos, de onde Ele rega a terra, Sl 104: 13; 65: 9, 10

Ele também tem tesouros, ou depósitos de neve e granizo, que reservou para o dia da batalha e da guerra, Jó 38: 22, 23

Oh, que grande Deus é aquele que assim providenciou o conforto de todos os que o servem e a confusão de todos os que o odeiam! É bom tê-lo nosso amigo e ruim tê-lo nosso inimigo.

 

4. O nome disso, Ele chamou o firmamento de céu.

É o céu visível, a calçada da cidade santa; acima do firmamento diz-se que Deus tem seu trono (Ezequiel 1: 26), pois Ele o preparou nos céus; portanto os céus são ditos para governar. Dn 4: 26

Deus não está nas alturas do céu? Jó 22: 12

Sim, Ele é e devemos ser levados pela contemplação dos céus que estão em nossos olhos a considerar nosso Pai que está nos céus.

A altura dos céus deve nos lembrar da supremacia de Deus e da distância infinita que existe entre nós e Ele; o brilho dos céus e sua pureza devem nos lembrar de sua glória, majestade e perfeita santidade; a vastidão dos céus, a abrangência da terra e a influência que exercem sobre ela devem nos lembrar de sua imensidão e providência universal.

 

A Criação

“9 Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez.

10 À porção seca chamou Deus Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu Deus que isso era bom.

11 E disse: Produza a terra relva, ervas que deem semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez.

12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.

13 Houve tarde e manhã, o terceiro dia.”

 

O trabalho do terceiro dia é relatado nesses versículos - a formação do mar e da terra seca e a frutificação da terra.

Até então, o poder do Criador havia sido exercido e empregado na parte superior da palavra visível; a luz do céu foi acesa e o firmamento do céu fixo, mas agora ele desce a este mundo inferior, a terra, que foi projetada para os filhos dos homens, projetada tanto para sua habitação quanto para sua manutenção; e aqui temos um relato do ajuste para ambos, da construção de suas casas e da distribuição de suas mesas. Observe,

I. Como a terra foi preparada para ser uma habitação para o homem, reunindo as águas e fazendo aparecer a terra seca. Assim, em vez da confusão que havia (v. 2) quando a terra e a água foram misturadas em uma grande massa, eis que agora há ordem, por uma separação que tornou ambas úteis.

Deus disse: Assim seja, e assim foi. Dito e feito.

 

1. As águas que cobriram a terra foram ordenadas a se retirar e se reunir em um só lugar, ou seja, aquelas cavidades que foram ajustadas e designadas para sua recepção e descanso.

As águas, assim limpas, assim reunidas e assim alojadas, em seu devido lugar, ele chamou de mares. Embora sejam muitos, em regiões distantes, e banhando várias praias, ainda assim, acima do solo ou sob o solo, eles se comunicam entre si e, portanto, são um, e o receptáculo comum de águas, para onde correm todos os rios. Ecl 1: 7

Águas e mares, muitas vezes nas Escrituras significam problemas e aflições.

Sl 42: 7; 69: 2, 14, 15

O próprio povo de Deus não está isento disso neste mundo, mas é seu consolo que sejam apenas águas sob o céu (não há nenhuma no céu), e que estejam todos no lugar que Deus lhes designou, e dentro dos limites que estabeleceu para eles.

Como as águas foram reunidas a princípio, e como elas ainda estão ligadas e limitadas pelo mesmo Todo-Poderoso que as confinou primeiro são descritos com elegância, Sl 104: 6-9, e mencionados como motivo de louvor.

Aqueles que descem ao mar em navios devem reconhecer diariamente a sabedoria, o poder e a bondade do Criador, em tornar as grandes águas úteis ao homem para negócios e comércio, e aqueles que permanecem em casa devem reconhecer-se em dívida com aquele que mantém o mar com grades e portas em seu lugar decretado, e retém suas ondas orgulhosas. Jó 38:  10, 11

 

2. A terra seca foi feita para aparecer e emergir das águas, e foi chamada de terra e dada aos filhos dos homens.

A terra, ao que parece, já existia antes; mas não adiantou, porque estava debaixo d'água. Assim, muitos dons de Deus são recebidos em vão, porque estão enterrados; faça-os aparecer, e eles se tornam úteis.

Nós, que até hoje desfrutamos do benefício da terra seca (embora, desde então, tenha sido uma vez inundada e seca novamente), devemos nos reconhecer inquilinos e dependentes daquele Deus cujas mãos formaram a terra seca, Sl 95: 5; Jonas 1: 9.

 

II. Como a terra foi provida para a manutenção e sustento do homem, v. 11, 12.

A presente provisão foi feita agora, pelos produtos imediatos da terra emergente que, em obediência ao mandamento de Deus, assim que foi feita tornou-se frutífera e produziu grama para o gado e erva para o serviço do homem.

Da mesma forma, foram feitas provisões para o futuro, pela perpetuação dos vários tipos de vegetais, que são numerosos, variados e todos curiosos, e cada um tendo sua semente em si segundo sua espécie, que durante a continuação do homem sobre o terra, o alimento pode ser retirado da terra para seu uso e benefício.

Senhor, o que é o homem para que seja assim visitado e considerado - que tal cuidado deve ser tomado, e tal provisão deve ser feita, para o sustento e preservação daquelas vidas culpadas e desagradáveis ​​que foram mil vezes perdidas! Observe aqui:

1. Que não apenas a terra é do Senhor, mas toda a sua plenitude, e ele é o proprietário legítimo e o soberano administrador, não apenas dela, mas de todos os seus móveis.

A terra estava vazia (v. 2), mas agora, por uma palavra, ela se tornou cheia das riquezas de Deus, e ainda são dele - seu milho e seu vinho, sua lã e seu linho. Os 2:9 Embora o uso deles nos seja permitido, a propriedade ainda permanece com ele, e para seu serviço e honra eles devem ser usados.

 

2. Essa providência comum é uma criação contínua e nela nosso Pai trabalha até agora. A terra ainda permanece sob a eficácia deste comando, para produzir grama, ervas e seus produtos anuais; e embora, estando de acordo com o curso comum da natureza, esses não sejam milagres permanentes, ainda assim são exemplos permanentes do poder incansável e da bondade inesgotável do grande Criador e Mestre do mundo.

 

3. Embora Deus, normalmente, faça uso do arbítrio das causas secundárias, de acordo com sua natureza, ainda assim ele não precisa delas nem está ligado a elas; pois, embora os preciosos frutos da terra sejam geralmente produzidos pelas influências do sol e da lua (Dt 33. 14), mas aqui encontramos a terra produzindo uma grande abundância de frutas, provavelmente frutas maduras, antes que o sol e a lua fossem feitos.

 

4. Que é bom prover as coisas necessárias antes que tenhamos ocasião de usá-las: antes que os animais e o homem fossem feitos, aqui havia grama e ervas preparadas para eles. Deus assim tratou sabiamente e graciosamente com o homem; que o homem não seja tolo e imprudente para si mesmo.

 

5. Que Deus deve ter a glória de todos os benefícios que recebemos dos produtos da terra, seja para alimentação ou para fins físicos. É ele quem ouve os céus quando eles ouvem a terra. Os 2: 21, 22

E se tivermos, pela graça, interesse naquele que é a fonte, quando as correntes secarem e a figueira não florescer, podemos nos regozijar nele.

 

A Criação

“14 Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.

15 E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para alumiar a terra. E assim se fez.

16 Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas.

17 E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra,

18 para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.

19 Houve tarde e manhã, o quarto dia.”

 

Esta é a história do trabalho do quarto dia, a criação do sol, da lua e das estrelas, que são aqui explicadas, não como são em si mesmas e em sua própria natureza, para satisfazer os curiosos, mas como são em relação para esta terra, para a qual eles servem como luzes; e isso é suficiente para nos fornecer motivos de louvor e ação de graças.

O santo Jó menciona isso como um exemplo do glorioso poder de Deus, que pelo Espírito ele adornou os céus (Jó 26: 13); e aqui temos um relato daquela guarnição que não é apenas a beleza do mundo superior, mas também a bênção deste mundo inferior; pois, embora o céu seja alto, ainda assim tem respeito por esta terra e, portanto, deve ter respeito por ela.

 

Da criação das luzes do céu temos um relato,

I. Em geral, v. 14, 15, onde temos

1. A ordem dada a respeito deles: Haja luminares no firmamento do céu.

Deus havia dito: Haja luz (v. 3) e houve luz, mas isso era por assim dizer, um caos de luz, disperso e confuso: agora foi coletado e modelado e transformado em vários luminares, tornando-se assim mais glorioso e mais útil.

Deus é o Deus da ordem e não da confusão; e, como Ele é luz, Ele é o Pai e o formador das luzes.

Essas luzes deveriam estar no firmamento do céu, aquela vasta extensão que envolve a terra e é visível para todos; para ninguém, depois de acender uma candeia, a põe debaixo do alqueire, mas no castiçal (Lucas 8: 16), e um majestoso castiçal de ouro é o firmamento do céu, de onde essas velas iluminam todos os que estão na casa.

O próprio firmamento é mencionado como tendo um brilho próprio (Dn 12: 3), mas isso não foi suficiente para iluminar a terra, e talvez por esse motivo não se diga expressamente sobre o trabalho do segundo dia, no qual o firmamento foi feito, que foi bom, porque até que fosse adornado com essas luzes no quarto dia, não se tornara útil para o homem.

 

2. O uso que eles deveriam ter para esta terra.

(1.) Devem ser para a distinção de tempos, de dia e noite, verão e inverno, que são trocados pelo movimento do sol, cujo nascer faz o dia, seu pôr-do-sol a noite, sua aproximação ao nosso verão tropical, seu recesso para o outro inverno: e assim, debaixo do sol, há uma estação para todo propósito. Eclesiastes 3: 1

 

(2.) Eles devem ser para a direção das ações.

Eles são para sinais da mudança do tempo, para que o lavrador possa ordenar seus negócios com discrição, prevendo pela face do céu, quando as segundas causas começaram a funcionar, seja bom ou ruim. Mt 16: 2, 3

Eles também iluminam a terra, para que possamos andar (João 11: 9) e trabalhar (João 9: 4), conforme exige o dever de cada dia.

As luzes do céu não brilham para si mesmas, nem para o mundo dos espíritos acima que não precisam delas, mas eles brilham para nós, para nosso prazer e vantagem.

 

Senhor, o que é o homem, para que ele seja assim considerado! Sl 8: 3, 4

Quão ingratos e indesculpáveis ​​somos se, quando Deus estabeleceu essas luzes para trabalharmos, dormimos, brincamos ou desperdiçamos o tempo dos negócios e negligenciamos o grande trabalho para o qual fomos enviados ao mundo!

As luzes do céu são feitas para nos servir, e elas o fazem fielmente, e brilham a seu tempo sem falta, mas nós fomos colocados como luzes neste mundo para servir a Deus; e nós da mesma maneira respondemos ao fim de nossa criação?

Não, nós não, nossa luz não brilha diante de Deus como suas luzes brilham diante de nós. Mateus 5: 14

Nós queimamos as velas de nosso Mestre, mas não nos importamos com o trabalho de nosso Mestre.

 

II. Em particular, v. 16-18.

1. Observe que as luzes do céu são o sol, a lua e as estrelas; e tudo isso é obra das mãos de Deus.

(1.) O sol é a maior luz de todas, mais de um milhão de vezes maior que a terra, e a mais gloriosa e útil de todas as lâmpadas do céu, um nobre exemplo da sabedoria, poder e bondade do Criador, e uma bênção inestimável para as criaturas deste mundo inferior.

Aprendamos com o Sl 19: 1-6 como dar a Deus a glória devida ao seu nome, como o Criador do sol.

 

(2.) A lua é uma luz menor e, no entanto, é considerada aqui uma das maiores luzes, porque embora, em relação à sua magnitude e luz emprestada, seja inferior a muitas das estrelas, ainda assim, em virtude de seu ofício, como governante da noite, e em relação à sua utilidade para a terra, é mais excelente do que eles.

Aqueles são os mais valiosos que são mais úteis; e esses são os maiores luminares, não os que têm os melhores dons, mas os que humilde e fielmente fazem o maior bem com eles. Quem quiser ser grande entre vós, seja vosso ministro. (Mt 20: 26)

 

(3.) Ele também fez as estrelas,que são mencionados aqui como aparecem aos olhos vulgares, sem distinção entre os planetas e as estrelas fixas, ou contabilizando seu número, natureza, local, magnitude, movimentos ou influências, pois as Escrituras foram escritas não para satisfazer nossa curiosidade e nos tornar astrônomos, mas para nos conduzir a Deus e nos tornar santos.

Agora, diz-se que essas luzes governam (v. 16, 18); não que eles tenham um domínio supremo, como Deus tem, mas são vice-governadores, governantes sob ele.

Aqui, diz-se que a menos luminosa, a lua, rege a noite; mas no Salmo 136: 9, as estrelas são mencionadas como participantes desse governo.

A lua e as estrelas para governar à noite. Nada mais significa do que dar luz. Jer 31

 

35. A melhor e mais honrosa maneira de governar é dando luz e fazendo o bem: aqueles que impõem respeito vivem uma vida útil e assim brilham como luzes.

2. Aprenda com tudo isso,

(1.) O pecado e a tolice daquela antiga idolatria, a adoração do sol, da lua e das estrelas, que, alguns pensam, surgiu, ou pelo menos o rosto, de algumas tradições quebradas no era patriarcal sobre o governo e domínio das luzes do céu. Mas, o relato aqui dado deles mostra claramente que são criaturas de Deus e servos do homem, portanto é uma grande afronta a Deus e uma grande reprovação a nós mesmos fazer deles divindades, e dar-lhes honras divinas. Veja Dt 4: 19

 

(2.) O dever e a sabedoria de adorar diariamente aquele Deus que fez todas essas coisas e as fez para ser o que são para nós. As revoluções do dia e da noite obrigam-nos a oferecer o solene sacrifício de oração e louvor todas as manhãs e tardes.

 

A Criação

“20 Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus.

21 Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.

22 E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves.

23 Houve tarde e manhã, o quinto dia.”

 

Cada dia, até agora, produziu seres muito nobres e excelentes, que nunca poderemos admirar o suficiente, mas não lemos sobre a criação de nenhuma criatura viva até o quinto dia, do qual esses versículos nos dão conta.

A obra da criação não apenas procedeu gradualmente de uma coisa para outra, mas também se elevou e avançou gradualmente daquilo que era menos excelente para o que era mais excelente, ensinando-nos a buscar a perfeição e a nos esforçar para que nossas últimas obras sejam nossas melhores obras.

Foi no quinto dia que os peixes e as aves foram criados, e ambos saíram das águas. Embora haja um tipo de carne de peixes e outro de pássaros, eles foram feitos juntos, e ambos fora das águas; pois o poder da primeira causa pode produzir efeitos muito diferentes das mesmas causas secundárias.

 

Observe,

1. A criação dos peixes e aves, a princípio,v. 20, 21. Deus ordenou que fossem produzidos. Ele disse: Produzam as águas abundantemente; não como se as águas tivessem algum poder produtivo próprio, mas: "Que sejam criados, os peixes nas águas e as aves fora deles".

Este comando ele mesmo executou: Deus criou grandes baleias,etc. Insetos, que talvez sejam tão variados e numerosos quanto qualquer espécie de animal, e sua estrutura tão curiosa fizeram parte do trabalho deste dia, alguns deles aliados aos peixes e outros às aves.

 

O Sr. Boyle (eu me lembro) diz que admira a sabedoria e o poder do Criador, tanto em uma formiga quanto em um elefante. Observe-se aqui, os vários tipos de peixes e aves, cada um segundo sua espécie, e o grande número de ambos que foram produzidos, pois as águas produziram abundantemente; e menção particular se feita de grandes baleias, o maior dos peixes, cujo volume e força, excedendo a de qualquer outro animal, são provas notáveis ​​do poder e grandeza do Criador.

 

A observação expressa aqui feita da baleia, acima de tudo o resto, parece suficiente para determinar a que animal se refere o Leviatã. Jó 4:1

A curiosa formação dos corpos dos animais, seus diferentes tamanhos, formas e naturezas, com os admiráveis ​​poderes da vida sensível de que são dotados, quando devidamente considerados, servem, não apenas para silenciar e envergonhar as objeções de ateus e infiéis, mas para elevar altos pensamentos e altos louvores a Deus em almas piedosas e devotas, Sl 104: 25, etc.

 

2. A bênção deles, a fim de sua continuidade.

A vida é uma coisa desperdiçada. Sua força não é a força das pedras. É uma vela que se apagará se não for apagada primeiro, portanto o sábio Criador não apenas fez os indivíduos, mas providenciou a propagação dos vários tipos.

Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, v. 22.

Deus abençoará suas próprias obras e não as abandonará; e o que Ele fizer será para sempre. Eclesiastes 3: 14

O poder da providência de Deus preserva todas as coisas, pois a princípio seu poder criador as produziu. A fecundidade é o efeito da bênção de Deus e deve ser atribuída a ela; a multiplicação dos peixes e aves, de ano para ano, ainda é fruto dessa bênção. Bem, vamos dar a Deus a glória da continuação dessas criaturas até hoje para o benefício do homem. Veja Jó 12: 7, 9

É uma pena que a pesca e a caça, recreações inocentes em si mesmas sejam abusadas para desviar alguém de Deus e de seus deveres, embora possam ser melhoradas para nos levar à contemplação da sabedoria, poder e bondade dAquele que fez todas essas coisas, e nos obrigar a admirá-lo, como os peixes e as aves fazem de nós.

 

A Criação

“24 Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez.

25 E fez Deus os animais selváticos, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie, e todos os répteis da terra, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.”

 

Temos aqui a primeira parte do trabalho do sexto dia. O mar estava, no dia anterior, repleto de peixes e o ar de aves; e neste dia foram feitos os animais da terra, o gado e os répteis que pertencem à terra. Aqui, como antes,

1. O Senhor deu a palavra; disse ele: Produza a terra,não como se a terra tivesse uma virtude prolífica a ponto de produzir esses animais, ou como se Deus renunciasse a seu poder de criação, mas;

"Que essas criaturas agora venham a existir na terra, e fora dela, em seus respectivos tipos, em conformidade com as ideias deles nos conselhos divinos sobre sua criação".

 

2. Ele também fez a obra; ele os fez de acordo com sua espécie, não apenas de diversas formas, mas de diversas naturezas, maneiras, comida e modas - alguns para serem domesticados em casa, outros para serem selvagens nos campos - alguns vivendo de grama e ervas, outros sobre a carne - alguns inofensivos e outros vorazes - alguns ousados ​​e outros tímidos - alguns para o serviço do homem, e não seu sustento, como o cavalo - outros para seu sustento, e não seu serviço, como as ovelhas - outros para ambos, como o boi - e alguns para nenhum dos dois, como os animais selvagens.

 

A Criação

“26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.”

 

Temos aqui a segunda parte do trabalho do sexto dia, a criação do homem, da qual estamos preocupados de maneira especial em observar, para que possamos conhecer a nós mesmos. Observe,

I. Esse homem foi feito o último de todas as criaturas, para que não se suspeitasse que ele havia sido de alguma forma, um ajudante de Deus na criação do mundo: essa pergunta deve ser para sempre humilhante e mortificante para ele; "onde eras tu, ou alguém da tua espécie, quando lancei os fundamentos da terra? Jó 38: 4

No entanto, foi uma honra e um favor para ele ter sido feito o último; uma honra, pois o método da criação era avançar do que era menos perfeito para o que era mais perfeito; e um favor, pois não era adequado que fosse alojado no palácio projetado para ele, até que estivesse completamente equipado e mobiliado para sua recepção.

O homem, assim que foi feito teve toda a criação visível diante dele, tanto para contemplar quanto para se consolar.

O homem foi feito no mesmo dia que os animais, porque seu corpo foi feito da mesma terra que o deles; e, enquanto ele está no corpo, ele habita a mesma terra com eles. Deus nos livre de satisfazer o corpo e seus desejos, e nos tornarmos como os animais que perecem!

 

II. A criação desse homem foi um sinal mais imediato e um ato de sabedoria e poder divinos do que a das outras criaturas.

A narrativa é introduzida com algo de solenidade e uma distinção manifesta do resto. Até então, havia sido dito: "Haja luz" e "Haja um firmamento" e "Que a terra ou as águas produzam" tal coisa; mas agora a palavra de comando é transformada em uma palavra de consulta:

"Façamos o homem, para o qual o restante das criaturas foi feito: este é um trabalho que devemos tomar em nossas próprias mãos".

No primeiro ele fala como alguém que tem autoridade, neste como alguém que tem afeição; porque as suas delícias estavam com os filhos dos homens, Provérbios 8:31. Deveria parecer que esse era o trabalho que ele desejava; como se ele tivesse dito: "Tendo finalmente resolvido as preliminares, vamos agora nos dedicar ao negócio. Façamos o homem".

O homem deveria ser uma criatura diferente de tudo o que havia sido feito até então. Carne e espírito, céu e terra devem ser colocados juntos nele, e ele deve ser aliado de ambos os mundos, portanto o próprio Deus não apenas se compromete a criá-lo, mas tem o prazer de se expressar como se tivesse convocado um conselho para considerar sua criação: Façamos o homem.

As três pessoas da Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, consultam e concordam sobre isso, porque o homem quando foi feito, deveria ser dedicado e devotado ao Pai, Filho e Espírito Santo.

Nesse grande nome somos, com razão, batizados, pois a esse grande nome devemos nosso ser.

Que governe o homem que disse: Façamos o homem.

 

III. Aquele homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, duas palavras para expressar a mesma coisa e tornar uma a outra mais expressiva; imagem e semelhança denotam a imagem mais parecida, a semelhança mais próxima de qualquer uma das criaturas visíveis.

O homem não foi feito à semelhança de nenhuma criatura que veio antes dele, mas à semelhança de seu Criador; ainda assim, entre Deus e o homem existe uma distância infinita.

Somente Cristo é o expresso imagem da pessoa de Deus, como o Filho de seu Pai, tendo a mesma natureza. É apenas um pouco da honra de Deus que é colocada sobre o homem, que é a imagem de Deus apenas como a sombra no espelho, ou a impressão do rei na moeda.

 

A imagem de Deus sobre o homem consiste nestas três coisas:

1. Em sua natureza e constituição, não as de seu corpo (pois Deus não tem corpo), mas as de sua alma. Esta honra, de fato, Deus colocou sobre o corpo do homem, que o Verbo se fez carne, o Filho de Deus foi vestido com um corpo como o nosso e em breve vestirá o nosso com uma glória como a dEle.

E, podemos dizer com segurança que, aquele por quem Deus fez os mundos, não apenas o grande mundo, mas o homem, o pequeno mundo; formou o corpo humano. A princípio, de acordo com a plataforma que projetou para si mesmo, na plenitude dos tempos.

Mas, é a alma, a grande alma do homem que carrega especialmente a imagem de Deus. A alma é um espírito, um espírito imortal inteligente, um espírito ativo e influente, aqui semelhante a Deus, o Pai dos Espíritos e a alma do mundo.

O espírito do homem é a vela do Senhor. A alma do homem considerada em suas três nobres faculdades - entendimento, vontade e poder ativo, é talvez o espelho mais claro e brilhante da natureza, onde se pode ver Deus.

 

2. Em seu lugar e autoridade: Façamos o homem à nossa imagem, e que ele tenha domínio.

Como ele tem o governo das criaturas inferiores, ele é, por assim dizer, o representante de Deus, ou vice-rei, na terra; eles não são capazes de temer e servir a Deus, portanto Deus os designou para temer e servir ao homem.

No entanto, seu governo de si mesmo pela liberdade de sua vontade tem mais da imagem de Deus do que seu governo das criaturas.

 

3. Em sua pureza e retidão. A imagem de Deus sobre o homem consiste em conhecimento, justiça e verdadeira santidade. Ef 4: 24; Cl 3: 10

Ele era reto, Ecl 7: 29

Ele tinha uma conformidade habitual de todos os seus poderes naturais com toda a vontade de Deus. Seu entendimento via as coisas divinas clara e verdadeiramente, e não havia erros nem enganos em seu conhecimento.

Sua vontade cumpriu pronta e universalmente a vontade de Deus, sem relutância ou resistência. Suas afeições eram todas regulares,   Ele não tinha apetites ou paixões desordenadas.

Seus pensamentos foram facilmente trazidos e fixados nos melhores assuntos, e não havia vaidade nem ingovernabilidade neles. Todos os poderes inferiores estavam sujeitos aos ditames e direções do superior, sem nenhum motim ou rebelião.

Tão santos, tão felizes foram nossos primeiros pais, por terem a imagem de Deus sobre eles! Esta honra, a princípio colocada sobre o homem, é uma boa razão pela qual não devemos falar mal uns dos outros (Tg 3: 9), nem fazer mal um ao outro (Gn 9: 6); é uma boa razão pela qual não devemos nos rebaixar ao serviço do pecado, porque devemos nos dedicar ao serviço de Deus.

Mas, como caíste ó filho da alva! Como esta imagem de Deus sobre o homem está desfigurada! Quão pequenos são os seus restos, e quão grandes são as suas ruínas! O Senhor o renove em nossas almas por sua graça santificante!

 

4. Aquele homem foi feito homem e mulher, e abençoado com a bênção de frutificação e aumento.

Deus disse: "Façamos o homem", e imediatamente se segue:

Então, Deus criou o homem; ele realizou o que resolveu. Conosco dizer e fazer são duas coisas; mas eles não são assim com Deus. Ele o criou homem e mulher, Adão e Eva - primeiro Adão, da terra, e Eva de seu lado. cap. 2

Deveria parecer que do resto das criaturas, Deus fez muitos casais, mas do homem ele não fez um? (Ml 2:15)

Embora ele tivesse o resíduo do Espírito, de onde Cristo reúne um argumento contra o divórcio. Mt 19:4, 5

Nosso primeiro pai, Adam, estava confinado a uma esposa; e, se ele a tivesse repudiado não havia outra para ele se casar, o que indicava claramente que o vínculo do casamento não deveria ser dissolvido por prazer.

Os anjos não foram feitos macho e fêmea, pois não deveriam propagar sua espécie (Lucas 20: 34-36), mas o homem foi feito assim, para que a natureza pudesse ser propagada e a raça continuada.

 

Os fogos e as velas, as luminárias deste mundo inferior, porque se gastam e se apagam, têm o poder de iluminar mais, mas não é assim com as luzes do céu: estrelas não acendem estrelas.

Deus fez apenas um homem e uma mulher, para que todas as nações dos homens pudessem saber que são feitas de um sangue, descendentes de uma linhagem comum e, assim, serem induzidas a amar umas às outras.

Deus, tornando-os capazes de transmitir a natureza que receberam, disse-lhes: Frutificai, multiplicai-vos e enchei a terra.

Aqui ele deu a eles:

1. Uma grande herança - Reabastecer a terra; é isso que é concedido aos filhos dos homens. Eles foram feitos habitar sobre a face de toda a terra. Atos 17: 26

Este é o lugar em que Deus colocou o homem para ser o servo de sua providência no governo das criaturas inferiores e, por assim dizer, a inteligência deste orbe; ser o receptor da generosidade de Deus, da qual outras criaturas vivem, mas não sabem disso; ser igualmente o coletor de seus louvores neste mundo inferior, e pagá-los ao tesouro acima (Sl 145: 10); e, por último, ser um probationer para um estado melhor.

 

2. Uma família numerosa e duradoura para desfrutar desta herança, pronunciando uma bênção sobre eles, em virtude da qual sua posteridade deve se estender até os cantos mais distantes da terra, e continuar até o período máximo de tempo.

A fecundidade e o crescimento dependem da bênção de Deus:

Obede-Edom teve oito filhos, porque Deus o abençoou, 1 Crônicas 26: 5.

É devido a essa bênção, que Deus ordenou a princípio, que a raça humana ainda existe e que, quando uma geração passa, outra surge.

 

V. Que Deus deu ao homem, quando o fez, um domínio sobre as criaturas inferiores, sobre os peixes do mar e sobre as aves do céu.

Embora o homem não providencie nenhum dos dois, ele tem poder sobre ambos, muito mais sobre todos os seres vivos que se movem sobre a terra, que estão mais sob seus cuidados e ao seu alcance.

Deus planejou por meio deste, colocar uma honra sobre o homem para que ele se sentisse mais fortemente obrigado a trazer honra ao seu Criador.

Este domínio é muito diminuído e perdido pela queda; ainda assim, a providência de Deus continua tanto para os filhos dos homens quanto é necessário para a segurança e sustento de suas vidas.

A graça de Deus deu aos santos um título novo e melhor para a criatura, do que aquele que foi perdido pelo pecado, porque tudo é nosso se somos de Cristo. 1 Co 3: 22

 

A Criação

29 E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.

30 E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.”

 

Temos aqui, a terceira parte do trabalho do sexto dia, que não foi nenhuma nova criação, mas uma graciosa provisão de alimento para toda a carne, Sl 136: 25. Aquele que fez o homem e o animal, assim cuidou de preservar a ambos, Sl 36: 6. Aqui está,

I. Comida provida para o homem, v. 29.

Ervas e frutas devem ser sua carne, incluindo milho e todos os produtos da terra; estes foram permitidos a ele, mas (deveria parecer) não carne, até depois do dilúvio, cap 9: 3.

E, antes que a terra fosse inundada, muito mais antes de ser amaldiçoada por causa do homem, seus frutos, sem dúvida eram mais agradáveis ​​ao paladar e mais fortalecedores e nutritivos para o corpo do que medula e gordura, e toda a porção da carne do rei são agora.

 

Veja aqui,

1. Aquilo que deve nos tornar humildes.

Assim como fomos feitos da terra, somos mantidos fora dela. Uma vez, de fato os homens comeram a comida dos anjos, o pão do céu; mas eles morreram (João 6:49); era para eles apenas como alimento da terra.

Sl 104: 14

Há comida que dura para a vida eterna; o Senhor sempre nos dê isso.

 

2. Aquilo que deve nos deixar agradecidos.

O Senhor é para o corpo; dele recebemos todos os apoios e confortos desta vida, e a Ele devemos dar graças.

Ele nos dá todas as coisas ricamente para desfrutar, não apenas por necessidade, mas abundância, guloseimas e variedades para ornamento e deleite.

Quanto devemos! Quão cuidadosos devemos ser, enquanto vivemos da generosidade de Deus, para viver para a sua glória!

 

3. Aquilo que deve nos tornar temperados e contentes com nossa sorte.

Embora Adão tivesse domínio dado a ele sobre peixes e aves, Deus o confinou, em sua comida, a ervas e frutas; e ele nunca reclamou disso. Embora depois ele cobiçasse o fruto proibido, por causa da sabedoria e conhecimento que ele prometeu a si mesmo, nunca lemos que ele cobiçou a carne proibida. Sl 78: 18; veja Dn 1: 15

 

II. Comida provida para os animais, v. 30.

Deus cuida dos bois?Sim, certamente, ele fornece comida conveniente para eles, e não apenas para os bois, que foram usados ​​em seus sacrifícios e no serviço do homem, mas até mesmo os leões jovens e os corvos jovens são cuidados de sua providência; eles pedem e recebem sua comida de Deus.

Demos a Deus a glória de sua generosidade para com as criaturas inferiores, para que todos sejam alimentados, por assim dizer, em sua mesa, todos os dias.

Ele é um grande dono de casa, muito rico e generoso, que satisfaz o desejo de todos os seres vivos.

Que isso encoraje o povo de Deus a lançar seus cuidados sobre ele e a não ser solícito a respeito do que comerão e do que beberão.

Aquele que cuidou de Adão sem o seu cuidado, e ainda provê para todas as criaturas sem o cuidado deles, não permitirá que aqueles que confiam nele desejem qualquer coisa boa, Mateus 6: 26.

Aquele que alimenta seus pássaros não deixará seus bebês passarem fome.

 

A Criação

“31 Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.”

Temos aqui, a aprovação e conclusão de toda a obra da criação. Quanto a Deus, sua obra é perfeita; e se Ele começou, também terminará na providência e na graça, assim como aqui na criação. Observe,

I. A revisão que Deus fez de sua obra: Ele viu tudo o que havia feito. Então, Ele ainda faz; todas as obras de suas mãos estão sob seus olhos.

Aquele que fez tudo, vê tudo; Aquele que nos fez, nos vê. Sl 139: 1-16

 

A onisciência não pode ser separada da onipotência. Todas as suas obras são conhecidas por Deus, Atos 15: 18. Mas, esta foi a reflexão solene da Mente Eterna sobre as cópias de sua própria sabedoria, e os produtos de seu próprio poder.

Deus nos deu um exemplo de revisão de nossas obras. Tendo nos dado um poder de reflexão, ele espera que usemos esse poder, vejamos nosso caminho (Jer 2:23) e pensemos nisso. Sl 119:59

Quando terminamos o trabalho de um dia e estamos entrando no resto da noite, devemos comungar com nossos próprios corações sobre o que fizemos naquele dia; da mesma forma, quando terminamos o trabalho de uma semana e estamos entrando no descanso sabático, devemos nos preparar para encontrar nosso Deus; e quando estamos terminando o trabalho de nossa vida e entrando em nosso descanso na sepultura, esse é um momento para trazer à lembrança, para que possamos morrer arrependidos e, assim, nos despedirmos dele.

 

II. A complacência que Deus assumiu em sua obra.

Quando revisamos nossas obras, descobrimos, para nossa vergonha, que muitas delas foram muito ruins; mas, quando Deus revisou o dele, tudo foi muito bom.

Ele não declarou isso bom, até que o tivesse visto, para nos ensinar a não responder a um assunto antes de ouvi-lo.

A obra da criação foi uma obra muito boa. Tudo o que Deus fez foi bem feito, e não havia falha nem defeito nisso.

 

1. Foi bom.

Bom, pois tudo está de acordo com a mente do Criador, assim como ele gostaria que fosse; quando a transcrição foi comparada com o grande original, verificou-se que era exata, sem errata nela, nem um golpe fora do lugar.

Bom, pois responde ao fim de sua criação e é adequado ao propósito para o qual foi projetado.

Bom, pois é útil ao homem, a quem Deus designou senhor da criação visível.

Bom, porque é tudo para Deus. Glória! Existe aquilo em toda a criação visível que é uma demonstração do ser e das perfeições de Deus, que tende a gerar na alma do homem, uma consideração religiosa por ele e uma veneração por ele.

 

2. Foi muito bom. De cada dia de trabalho (menos o segundo) dizia-se que era bom, mas agora, é muito bom. Pois,

(1.) Agora o homem foi feito, que era o chefe dos caminhos de Deus, que foi designado para ser a imagem visível da glória do Criador e a boca da criação em seus louvores.

(2.) Agora tudo foi feito; todas as partes eram boas, mas todas juntas muito boas.

A glória e a bondade, a beleza e a harmonia das obras de Deus, tanto da providência e graça, quanto da criação, aparecerão melhor quando forem aperfeiçoadas.

Quando a pedra angular for trazida, nós choraremos, existe aquilo em toda a criação visível que é uma demonstração do ser e das perfeições de Deus, e que tende a gerar na alma do homem, uma consideração religiosa e uma veneração por ele.

 

2. Foi muito bom. De cada dia de trabalho (menos o segundo) dizia-se que era bom, mas agora, é muito bom. Pois,

(1.) Agora o homem foi feito, que era o chefe dos caminhos de Deus, que foi designado para ser a imagem visível da glória do Criador e a boca da criação em seus louvores.

(2.) Agora tudo foi feito; todas as partes eram boas, mas todas juntas muito boas. A glória e a bondade, a beleza e a harmonia das obras de Deus, tanto da providência e graça, quanto da criação, aparecerão melhor quando forem aperfeiçoadas.

Quando a pedra angular for trazida, nós choraremos, existe aquilo em toda a criação visível que é uma demonstração do ser e das perfeições de Deus, e que tende a gerar, na alma do homem, uma consideração religiosa por ele e uma veneração por ele.

2. Foi muito bom. De cada dia de trabalho (menos o segundo) dizia-se que era bom, mas agora, é muito bom. Pois,

(1.) Agora o homem foi feito, que era o chefe dos caminhos de Deus, que foi designado para ser a imagem visível da glória do Criador e a boca da criação em seus louvores.

(2.) Agora tudo foi feito; todas as partes eram boas, mas todas juntas muito boas. A glória e a bondade, a beleza e a harmonia das obras de Deus, tanto da providência e graça, quanto da criação, aparecerão melhor quando forem aperfeiçoadas. Quando a pedra angular for trazida, nós choraremos, na alma do homem, uma consideração religiosa por ele e uma veneração por ele.

 

2. Foi muito bom. De cada dia de trabalho (menos o segundo) dizia-se que era bom, mas agora, é muito bom. Pois,

(1.) Agora o homem foi feito, era o chefe dos caminhos de Deus que foi designado para ser a imagem visível da glória do Criador, e a boca da criação em seus louvores.

 

(2.) Agora tudo foi feito; todas as partes eram boas, mas todas juntas muito boas.

A glória e a bondade, a beleza e a harmonia das obras de Deus, tanto da providência e graça, quanto da criação, aparecerão melhor quando forem aperfeiçoadas.

Quando a pedra angular for trazida nós choraremos na alma do homem, uma consideração religiosa e uma veneração por ele.

 

2. Foi muito bom. De cada dia de trabalho (menos o segundo) dizia-se que era bom, mas agora, é muito bom. Pois,

(1.) Agora o homem foi feito, que era o chefe dos caminhos de Deus, que foi designado para ser a imagem visível da glória do Criador e a boca da criação em seus louvores.

(2.) Agora tudo foi feito; todas as partes eram boas, mas todas juntas muito boas.

A glória e a bondade, a beleza e a harmonia das obras de Deus, tanto da providência e graça, quanto da criação aparecerão melhor quando forem aperfeiçoadas.

Quando a pedra angular for trazida, nós choraremos. Agora foi feito o homem que era o chefe dos caminhos de Deus, que foi designado para ser a imagem visível da glória do Criador e a boca da criação em seus louvores.

 

(2.) Agora tudo foi feito; todas as partes eram boas, mas todas juntas muito boas.

A glória e a bondade, a beleza e a harmonia das obras de Deus, tanto da providência e graça, quanto da criação, aparecerão melhor quando forem aperfeiçoadas.

Quando a pedra angular for trazida, nós choraremos. Agora foi feito o homem, que era o chefe dos caminhos de Deus, que foi designado para ser a imagem visível da glória do Criador e a boca da criação em seus louvores.

 

(2.) Agora tudo foi feito; todas as partes eram boas, mas todas juntas muito boas.

A glória e a bondade, a beleza e a harmonia das obras de Deus, tanto da providência e graça, quanto da criação aparecerão melhor quando forem aperfeiçoadas.

Quando a pedra angular for trazida, nós choraremos; Graças, graças a ela.

Zc 4: 7

Portanto, não julguem nada antes do tempo.

 

III. A hora em que este trabalho foi concluído.

A tarde e a manhã foram o sexto dia; de modo que em seis dias Deus fez o mundo. Não devemos pensar senão que Deus poderia ter feito o mundo em um instante. Ele disse que, Haja luz, e houve luz, poderia ter dito:

"Haja um mundo", e haveria um mundo, em um momento, em um piscar de olhos, como na ressurreição. 1 Co 15: 52

Mas, ele fez isso em seis dias para que pudesse se mostrar um agente livre, fazendo seu próprio trabalho, tanto à sua maneira quanto em seu próprio tempo - para que sua sabedoria, poder e bondade pudessem aparecer para nós e ser meditado por nós, mais distintamente - e que ele possa nos dar um exemplo de trabalhar seis dias e descansar no sétimo; é portanto, a razão do quarto mandamento.

 

Tanto o sábado contribuiria para manter a religião no mundo, que Deus o observou no momento de sua criação. E agora, como Deus revisou sua obra, vamos revisar nossas meditações sobre ela, e as encontraremos muito fracas e defeituosas; e nossos louvores baixos e sem graça.

Despertemos, pois com tudo o que há em nós para adorar Aquele que fez o céu, a terra, o mar e as fontes das águas, de acordo com o teor do evangelho eterno, que é pregado a todas as nações. Ap 14: 6, 7

Todas as suas obras, em todos os lugares de seu domínio o abençoam; portanto Bendize o Senhor, ó minha alma!

 

 

 

 

 

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 25/01/2024
Reeditado em 04/02/2024
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