Gênesis 2

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

Este capítulo é um apêndice da história da criação, explicando e ampliando mais particularmente aquela parte da história que se relaciona diretamente com o homem, o favorito deste mundo inferior. Nela temos:

I. A instituição e santificação do sábado, que foi feita para o homem, para promover sua santidade e conforto (versículos 1-3).

II. Um relato mais particular da criação do homem, como centro e resumo de toda a obra (versículos 1-7).

III. Uma descrição do jardim do Éden e a colocação do homem nele sob as obrigações de uma lei e aliança (versículos 8-17).

IV. A criação da mulher, seu casamento com o homem e a instituição da ordenança do casamento (versículo 18, etc.).

A Criação

1 Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército.

2 E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.

3 E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.”

Temos aqui,

I. O estabelecimento do reino da natureza, no descanso de Deus da obra da criação, v. 1, 2. Aqui observe:

1. As criaturas feitas tanto no céu quanto na terra são as hostes ou exércitos deles, o que denota que são numerosos, mas organizados, disciplinados e sob comando. Quão grande é a soma deles! E, no entanto, cada um sabe e mantém seu lugar. Deus os usa como seus exércitos para a defesa de seu povo e a destruição de seus inimigos; porque ele é o Senhor dos exércitos, de todos estes exércitos, Dan 4. 35.

2. Os céus e a terra são pedaços acabados, assim como todas as criaturas neles. Tão perfeita é a obra de Deus que nada pode ser acrescentado ou tirado dela, Eclesiastes 3. 14. Deus que começou a construir mostrou-se bem capaz de terminar. 3. Após o fim dos primeiros seis dias, Deus cessou todas as obras da criação. Ele terminou seu trabalho de tal forma que, embora, em sua providência, ele tenha trabalhado até agora (João 5:17), preservando e governando todas as criaturas e, particularmente, formando o espírito do homem dentro dele, mas ele não criou nenhuma nova espécie de criatura.. Em milagres, ele controlou e anulou a natureza, mas nunca mudou seu curso estabelecido, nem revogou ou acrescentou a nenhum de seus estabelecimentos.

4. O Deus eterno, embora infinitamente feliz no gozo de si mesmo, ainda teve satisfação no trabalho de suas próprias mãos. Ele não descansou, como alguém cansado, mas como alguém satisfeito com os exemplos de sua própria bondade e as manifestações de sua própria glória.

II. O início do reino da graça, na santificação do dia de sábado, v. 3. Ele descansou naquele dia e teve complacência em suas criaturas, e então o santificou, e nos designou, naquele dia, para descansar e ter complacência no Criador; e seu descanso é, no quarto mandamento, uma razão para o nosso, após seis dias de trabalho. Observe,

1. A observância solene de um dia em sete, como um dia de santo descanso e santo trabalho, para a honra de Deus, é o dever indispensável de todos aqueles a quem Deus revelou seus santos sábados.

2. O caminho da santificação do sábado é o bom e velho caminho, Jer 6:16. Os sábados são tão antigos quanto o mundo; e não vejo razão para duvidar de que o sábado, sendo agora instituído na inocência, foi observado religiosamente pelo povo de Deus durante a era patriarcal.

3. O sábado do Senhor é verdadeiramente honroso, e temos motivos para honrá-lo - honrá-lo por causa de sua antiguidade, seu grande Autor, a santificação do primeiro sábado pelo próprio Deus santo e por nossos primeiros pais em inocência, em obediência a ele.

4. O dia de sábado é um dia abençoado, pois Deus o abençoou, e o que ele abençoa é realmente abençoado. Deus colocou uma honra sobre isso, nos designou, naquele dia, para abençoá-lo, e prometeu, naquele dia, nos encontrar e nos abençoar.

5. O dia de sábado é um dia santo, porque Deus o santificou. Ele o separou e distinguiu do resto dos dias da semana, e ele o consagrou e separou para si mesmo e seu próprio serviço e honra. Embora seja comumente dado como certo que o sábado cristão que observamos, contando desde a criação, não é o sétimo, mas o primeiro dia da semana, ainda sendo um sétimo dia, e nós nele, celebrando o descanso de Deus Filho, e o término da obra de nossa redenção, podemos e devemos agir com fé sobre esta instituição original do dia de sábado e comemorar a obra da criação, para a honra do grande Criador, que é, portanto, digno de receber, em naquele dia, bênção, honra e louvor de todas as assembleias religiosas.

A Criação

4 Esta é a gênese dos céus e da terra quando foram criados, quando o SENHOR Deus os criou.

5 Não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois ainda nenhuma erva do campo havia brotado; porque o SENHOR Deus não fizera chover sobre a terra, e também não havia homem para lavrar o solo.

6 Mas uma neblina subia da terra e regava toda a superfície do solo.

7 Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.”

Nestes versículos,

I. Aqui está um nome dado ao Criador com o qual ainda não nos encontramos, e este é Jeová - o SENHOR, em letras maiúsculas, que são constantemente usadas em nossa tradução para o inglês para insinuar que no original é Jeová. O tempo todo, no primeiro capítulo, ele foi chamado de Elohim - um Deus de poder; mas agora Jeová Elohim - um Deus de poder e perfeição, um Deus finalizador. Como o encontramos conhecido por seu nome Jeová quando ele apareceu para cumprir o que havia prometido (Êxodo 6 3), agora o conhecemos por esse nome, quando ele aperfeiçoou o que havia começado. Jeová é aquele grande e incomunicável nome de Deus que denota que ele é de si mesmo e dá o ser a todas as coisas; apropriadamente, portanto, ele é chamado por esse nome agora que o céu e a terra estão acabados.

II. Nota adicional sobre a produção de plantas e ervas, porque foram feitas e designadas para serem comida para o homem, v. 5, 6. Observe aqui:

1. A terra não produziu seus frutos por si mesma, por qualquer virtude inata própria, mas puramente pelo poder onipotente de Deus, que formou todas as plantas e todas as ervas antes de crescerem na terra. Assim, a graça na alma, aquela planta de renome, não cresce por si mesma no solo da natureza, mas é obra das próprias mãos de Deus.

2. A chuva também é um dom de Deus; não veio até que o Senhor Deus fez chover. Se a chuva é desejada, é Deus quem a retém; se a chuva cai abundantemente em sua estação, é Deus quem a envia; se vier de maneira distinta, é Deus quem faz chover sobre uma cidade e não sobre outra, Amós 4. 7.

3. Embora Deus, normalmente, trabalhe por meios, ainda assim ele não está preso a eles, mas quando lhe apraz, pode fazer seu próprio trabalho sem eles. Assim como as plantas foram produzidas antes que o sol fosse feito, elas foram produzidas antes que houvesse chuva para regar a terra ou o homem para cultivá-la. Portanto, embora não devamos tentar a Deus negligenciando os meios, devemos confiar em Deus na falta de meios. 4. De uma forma ou de outra Deus cuidará de regar as plantas que são de sua própria plantação. Embora ainda não houvesse chuva, Deus fez uma névoa equivalente a uma chuva e com ela regou toda a face da terra. Assim, ele escolheu cumprir seu propósito pelos meios mais fracos, para que a excelência do poder fosse de Deus. A graça divina desce como uma névoa, ou orvalho silencioso, e rega a igreja sem barulho, Deut 32. 2.

III. Um relato mais particular da criação do homem, v. 7. O homem é um pequeno mundo, composto de céu e terra, alma e corpo. Agora, aqui temos um relato da origem de ambos e da união de ambos: vamos considerá-lo seriamente e dizer, para o louvor de nosso Criador: De um modo assombroso e maravilhoso fomos feitos, Sl 139. 14. Eliú, na era patriarcal, refere-se a esta história quando diz (Jó 33. 6), Eu também fui formado do barro, e (v. 4), O sopro do Todo-Poderoso me deu vida, e (cap. 32 8), Há um espírito no homem. Observe então,

1. A origem média e, no entanto, a curiosa estrutura do corpo do homem.

(1.) O assunto era desprezível. Ele foi feito do pó da terra, coisa muito improvável de se fazer um homem; mas o mesmo poder infinito que fez o mundo do nada fez do homem, sua obra-prima, quase do nada. Ele foi feito do pó, do pó pequeno, como o que está sobre a superfície da terra. Provavelmente, não pó seco, mas pó umedecido com a névoa que subiu, v. 6. Ele não era feito de pó de ouro, pó de pérola ou pó de diamante, mas pó comum, pó da terra. Por isso é dito que ele é da terra, choikos - empoeirado, 1 Coríntios 15. 47. E nós também somos da terra, pois somos sua descendência e do mesmo molde. Há uma afinidade tão próxima entre a terra e nossos pais terrenos que o ventre de nossa mãe, do qual nascemos, é chamado de terra (Sl 139. 15), e a terra, na qual devemos ser sepultados, é chamada de nossa mãe. útero, Jó 1. 21. Nosso fundamento está na terra, Jó 4. 19. Nosso tecido é terreno, e sua modelagem é como a de um vaso de barro, Jó 10. 9. Nosso alimento é da terra, Jó 28. 5. Nossa familiaridade é com a terra, Jó 17. 14. Nossos pais estão na terra, e nossa própria tendência final é para ela; e do que temos então para nos orgulhar?

(2.) No entanto, o Criador era grande, e o faz bem. O Senhor Deus, a grande fonte do ser e do poder, formou o homem. Das outras criaturas, diz-se que foram criadas e feitas; mas do homem que ele foi formado, o que denota um processo gradual no trabalho com grande precisão e exatidão. Para expressar a criação dessa nova coisa, ele usa uma nova palavra, uma palavra (alguns pensam) emprestada do oleiro formando seu vaso na roda; porque nós somos o barro, e Deus o oleiro, Is 64. 8. O corpo do homem é curiosamente trabalhado, Sl 139. 15, 16. Materiam superabat opus - A mão-de-obra excedeu os materiais. Vamos apresentar nossos corpos a Deus como sacrifícios vivos (Rm 12. 1), como templos vivos (1 Cor 6. 19), e então esses corpos vis logo serão renovados como o corpo glorioso de Cristo, Fp 3. 21.

2. A alta origem e a admirável utilidade da alma do homem.

(1.) Ele surge do sopro do céu e é produzido por ele. Não foi feito da terra, como o corpo; é uma pena, então, que ela se apegue à terra e se preocupe com as coisas terrenas. Veio imediatamente de Deus; ele deu para ser colocado no corpo (Eclesiastes 12. 7), como depois ele deu as tábuas de pedra de sua própria escrita para serem colocadas na arca, e o urim de sua própria moldura para ser colocado no peitoral. Portanto, Deus não é apenas o primeiro, mas o Pai dos espíritos. Deixe a alma que Deus soprou em nós respirar depois dele; e que seja para ele, visto que é dele. Em suas mãos entreguemos nossos espíritos, pois de suas mãos os tivemos.

(2.) Ele se aloja em uma casa de barro e é a vida e o sustento dela. É por ela que o homem é uma alma vivente, isto é, um homem vivente; pois a alma é o homem. O corpo seria uma carcaça sem valor, inútil e repugnante, se a alma não o animasse. A Deus que nos deu essas almas, devemos brevemente prestar contas delas, como as empregamos, as usamos, as proporcionamos e as descartamos; e se for descoberto que os perdemos, mesmo que fosse para ganhar o mundo, seremos destruídos para sempre. Pv 15. 32. Quando nosso Senhor Jesus ungiu os olhos do cego com barro, talvez ele tenha sugerido que foi ele quem primeiro formou o homem do barro; e quando ele soprou em seus discípulos, dizendo: Recebam o Espírito Santo, ele deu a entender que foi ele quem primeiro soprou nas narinas do homem o fôlego da vida. Aquele que fez a alma é o único capaz de recriá-la.

O Jardim do Éden

8 E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado.

9 Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

10 E saía um rio do Éden para regar o jardim e dali se dividia, repartindo-se em quatro braços.

11 O primeiro chama-se Pisom; é o que rodeia a terra de Havilá, onde há ouro.

12 O ouro dessa terra é bom; também se encontram lá o bdélio e a pedra de ônix.

13 O segundo rio chama-se Giom; é o que circunda a terra de Cuxe.

14 O nome do terceiro rio é Tigre; é o que corre pelo oriente da Assíria. E o quarto é o Eufrates.

15 Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.”

O homem consistindo de corpo e alma, um corpo feito da terra e uma alma racional imortal, o sopro do céu, temos, nesses versículos, a provisão feita para a felicidade de ambos; aquele que o fez teve o cuidado de fazê-lo feliz, se ele pudesse ter se mantido assim e conhecido quando estava bem. Aquela parte do homem pela qual ele está ligado ao mundo dos sentidos ficou feliz; pois ele foi colocado no paraíso de Deus: aquela parte pela qual ele é aliado ao mundo dos espíritos foi bem provida; pois ele foi levado em aliança com Deus. Senhor, o que é o homem para ser tão digno - homem que é um verme! Aqui temos,

I. Uma descrição do jardim do Éden, que se destinava à mansão e domínio deste grande senhor, o palácio deste príncipe. O escritor inspirado, nesta história, escrevendo primeiro para os judeus e calculando suas narrativas para o estado infantil da igreja, descreve as coisas por suas aparências externas sensíveis e nos deixa, por novas descobertas da luz divina, para sermos levados a a compreensão dos mistérios expressos sob eles. As coisas espirituais eram carne forte, que ainda não podiam suportar; mas ele escreve para eles como carnais, 1 Coríntios 3. 1. Portanto, ele não insiste tanto na felicidade da mente de Adão quanto na de seu estado exterior. A história mosaica, bem como a lei mosaica, tem mais os padrões das coisas celestiais do que as próprias coisas celestiais, Heb 9. 23. Observe,

1. O local designado para a residência de Adão era um jardim; não uma casa de marfim nem um palácio revestido de ouro, mas um jardim mobiliado e adornado pela natureza, não pela arte. Que pouca razão os homens têm para se orgulhar de edifícios imponentes e magníficos, quando era a felicidade do homem na inocência que ele não precisava de nenhum! Assim como as roupas vieram com o pecado, as casas também. O céu era o telhado da casa de Adão, e nunca houve telhado tão curiosamente pintado e pintado. A terra era o seu chão, e nunca houve chão tão ricamente marchetado. A sombra das árvores era seu retiro; sob eles estavam suas salas de jantar, seus aposentos, e nunca houve quartos tão finamente pendurados quanto estes: os de Salomão, em toda a sua glória, não estavam vestidos como eles. Quanto melhor nos acomodarmos às coisas simples, e quanto menos nos entregamos a essas delícias artificiais que foram inventadas para gratificar o orgulho e o luxo dos homens, mais nos aproximamos de um estado de inocência. A natureza se contenta com pouco e com o que é mais natural, a graça com menos, mas a luxúria com nada.

2. A invenção e a mobília deste jardim foram obra imediata da sabedoria e do poder de Deus. O Senhor Deus plantou este jardim, isto é, ele o plantou - no terceiro dia, quando os frutos da terra foram feitos. Podemos supor ter sido o lugar mais perfeito para o prazer e o deleite que o sol já viu, quando o próprio Deus todo-suficiente o projetou para ser a felicidade presente de sua amada criatura, o homem, na inocência, e um tipo e um exemplo. figura da felicidade do remanescente escolhido na glória. Nenhum deleite pode ser agradável ou satisfatório para uma alma, exceto aqueles que o próprio Deus providenciou e designou para ela; nenhum verdadeiro paraíso, mas da plantação de Deus. A luz de nossos próprios fogos e as faíscas de nossos próprios gravetos logo nos deixarão no escuro, Isaías 50. 11. A terra inteira era agora um paraíso em comparação com o que é desde a queda e desde o dilúvio; os melhores jardins do mundo são um deserto em comparação com o que toda a face do solo era antes de ser amaldiçoado pelo bem do homem: mas isso não era suficiente; Deus plantou um jardim para Adão. Os escolhidos de Deus terão favores distintivos mostrados a eles.

3. A situação deste jardim era extremamente doce. Foi no Éden, que significa deleite e prazer. O local é aqui particularmente indicado por marcas e limites suficientes, suponho, quando Moisés escreveu, para especificar o local para aqueles que conheciam aquele país; mas agora, ao que parece, os curiosos não podem se satisfazer com isso. Que seja nosso cuidado garantir um lugar no paraíso celestial, e então não precisamos nos confundir com uma busca pelo lugar do paraíso terrestre. É certo que, onde quer que fosse, tinha todas as conveniências desejáveis ​​e (o que nunca nenhuma casa ou jardim na terra tinha) sem nenhum inconveniente. Belo para a situação, a alegria e a glória de toda a terra, era este jardim: sem dúvida era a terra em sua mais alta perfeição.

4. As árvores com as quais este jardim foi plantado.

(1.) Tinha todas as melhores e mais seletas árvores em comum com o resto do terreno. Era lindo e adornado com todas as árvores que, por sua altura ou largura, sua forma ou cor, sua folha ou flor, eram agradáveis ​​à vista e encantavam os olhos; foi reabastecido e enriquecido com todas as árvores que produziam frutos agradáveis ​​ao paladar e úteis ao corpo, e tão bons para o alimento. Deus, como um Pai terno, consultou não apenas o lucro de Adão, mas seu prazer; pois existe um prazer consistente com a inocência, ou melhor, existe um prazer verdadeiro e transcendente na inocência. Deus se deleita com a prosperidade de seus servos e os teria com facilidade; é devido a si mesmos se eles estão inquietos. Quando a Providência nos coloca em um Éden de fartura e prazer, devemos servir com alegria de coração, na abundância dos bens que ele nos dá. Mas,

(2.) Tinha duas árvores extraordinárias peculiares a si mesma; na terra não havia como eles.

[1] Havia a árvore da vida no meio do jardim, que não era tanto um memorando para ele da fonte e autor de sua vida, nem talvez um meio natural de preservar ou prolongar a vida; mas destinava-se principalmente a ser um sinal e selo para Adão, assegurando-lhe a continuação da vida e felicidade, até a imortalidade e bem-aventurança eterna, através da graça e favor de seu Criador, sob a condição de sua perseverança neste estado de inocência. e obediência. Disso ele pode comer e viver. Cristo é agora para nós a árvore da vida (Ap 2. 7; 22. 2), e o pão da vida, João 6. 48, 53.

[2] Havia a árvore do conhecimento do bem e do mal, assim chamada, não porque tivesse qualquer virtude nela para gerar ou aumentar o conhecimento útil (certamente não teria sido proibida), mas, primeiro, porque havia foi uma revelação expressa e positiva da vontade de Deus a respeito desta árvore, para que por ela ele pudesse conhecer o bem e o mal moral. O que é bom? É bom não comer desta árvore. O que é o mal? É mau comer desta árvore. A distinção entre todos os outros bens e males morais foi escrita no coração do homem pela natureza; mas isso, que resultou de uma lei positiva, foi escrito nesta árvore. Em segundo lugar,Porque, no caso, provou dar a Adão um conhecimento experimental do bem pela perda dele e do mal pelo sentido dele. Como o pacto da graça tem nele, não apenas creia e seja salvo, mas também, não creia e seja condenado (Marcos 16:16), então o pacto da inocência tinha nele, não apenas “Faça isso e viva”, que foi selado e confirmado pela árvore da vida, mas, "Falhe e morra", o que Adão foi assegurado por esta outra árvore: "Toque nela por sua conta e risco"; de modo que, nessas duas árvores, Deus colocou diante dele o bem e o mal, a bênção e a maldição, Deut 30. 19. Essas duas árvores eram como dois sacramentos.

5. Os rios com os quais este jardim foi regado, v. 10-14. Esses quatro rios (ou um rio ramificado em quatro córregos) contribuíram muito tanto para o prazer quanto para a fertilidade desse jardim. Diz-se que a terra de Sodoma é bem regada em todos os lugares, como o jardim do Senhor, cap. 13. 10. Observe, aquilo que Deus planta, ele cuidará de manter regado. As árvores da justiça são colocadas junto aos rios, Sl 1. 3. No paraíso celeste existe um rio que os supera infinitamente; porque é o rio da água da vida, não saindo do Éden, como este, mas procedendo do trono de Deus e do Cordeiro (Ap 22. 1), rio que alegra a cidade do nosso Deus, Sl 46. 4. Hidekel e Eufrates são rios da Babilônia, sobre os quais lemos em outro lugar. Junto a estes, os judeus cativos sentaram-se e choraram, quando se lembraram de Sião (Sl 137. 1); mas me parece que eles tinham muito mais motivos para chorar (e nós também) com a lembrança do Éden. O paraíso de Adão era a prisão deles; tal trabalho miserável foi feito pelo pecado. Da terra de Havilá é dito (v. 12), O ouro daquela terra é bom, e há bdélio e pedra de ônix:certamente isso é mencionado que a riqueza da qual a terra de Havilá se vangloriava pode ser uma folha para o que era a glória da terra do Éden. Havilá tinha ouro, especiarias e pedras preciosas; mas o Éden tinha o que era infinitamente melhor, a árvore da vida e a comunhão com Deus. Assim podemos dizer dos africanos e indianos: "Eles têm o ouro, mas nós temos o evangelho. O ouro da terra deles é bom, mas as riquezas da nossa são infinitamente melhores."

II. A colocação do homem neste paraíso de delícias, v. 15, onde observa,

1. Como Deus o colocou em posse dela: O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden; assim v. 8, 15. Observe aqui,

(1.) O homem foi feitodo paraíso; pois, depois que Deus o formou, ele o colocou no jardim: ele era feito de barro comum, não do pó do paraíso. Ele viveu fora do Éden antes de viver nele, para que pudesse ver que todos os confortos de seu estado paradisíaco eram devidos à livre graça de Deus. Ele não podia reivindicar o direito de inquilino do jardim, pois não havia nascido no local, nem tinha nada além do que recebeu; toda vanglória foi excluída para sempre.

(2.) O mesmo Deus que foi o autor de seu ser foi o autor de sua bem-aventurança; a mesma mão que fez dele uma alma vivente plantou a árvore da vida para ele e o assentou junto a ela. Só aquele que nos criou é capaz de nos fazer felizes; aquele que é o primeiro de nossos corpos e o Pai de nossos espíritos, ele, e ninguém além dele, pode efetivamente prover a felicidade de ambos.

(3.) Acrescenta muito ao conforto de qualquer condição se tivermos visto claramente Deus indo adiante de nós e nos colocando nela. Se não forçarmos a providência, mas a seguirmos e recebermos as dicas de direção que ela nos deu, podemos esperar encontrar um paraíso onde, de outra forma, não poderíamos esperar. Ver Sl 47. 4.

2. Como Deus lhe designou negócios e empregos. Ele o colocou lá, não como Leviatã nas águas, para brincar nelas, mas para cultivar o jardim e mantê-lo. O próprio paraíso não era um lugar de isenção do trabalho. Observe, aqui, (1.) Nenhum de nós foi enviado ao mundo para ficar ocioso. Aquele que nos fez essas almas e corpos nos deu algo com que trabalhar; e aquele que nos deu esta terra para nossa habitação fez de nós algo para trabalhar. Se uma alta extração, ou uma grande propriedade, ou um grande domínio, ou perfeita inocência, ou um gênio para pura contemplação, ou uma pequena família, pudesse dar a um homem um mandado de facilidade, Adão não teria sido colocado para trabalhar; mas aquele que nos deu existência nos deu negócios, para servir a ele e à nossa geração, e para realizar nossa salvação: se não nos importamos com nossos negócios, somos indignos de nosso ser e manutenção.

(2.) Os empregos seculares serão muito compatíveis com um estado de inocência e uma vida de comunhão com Deus. Os filhos e herdeiros do céu, enquanto estão aqui neste mundo, têm algo a fazer sobre esta terra, que deve ter sua parte de seu tempo e pensamentos; e, se o fizerem com os olhos voltados para Deus, estarão servindo a ele tão verdadeiramente quanto quando estão de joelhos.

(3.) A vocação do lavrador é uma vocação antiga e honrosa; era necessário mesmo no paraíso. O jardim do Éden, embora não precisasse ser capinado (pois espinhos e cardos ainda não eram um incômodo), ainda assim deveria ser cultivado e guardado. A natureza, mesmo em seu estado primitivo, deixava espaço para os aperfeiçoamentos da arte e da indústria. Era um chamado digno de um estado de inocência, fazendo provisões para a vida, não para a luxúria, e dando ao homem a oportunidade de admirar o Criador e reconhecer sua providência: enquanto suas mãos estavam sobre suas árvores, seu coração poderia estar com seu Deus.

(4.) Há um verdadeiro prazer no trabalho para o qual Deus nos chama e nos emprega. O trabalho de Adão estava tão longe de ser um alívio que era um acréscimo aos prazeres do paraíso; ele não poderia ser feliz se estivesse ocioso: ainda é uma lei, Quem não quer trabalhar não tem direito de comer, 2 Tessalonicenses 3. 10; Pv 27. 23.

III. A ordem que Deus deu ao homem na inocência, e a aliança que ele então o levou. Até aqui vimos Deus como o poderoso Criador do homem e seu generoso Benfeitor; agora ele aparece como seu governante e legislador. Deus o colocou no jardim do Éden, não para viver lá como ele desejava, mas para estar sob governo. Como não podemos ficar ociosos neste mundo e não fazer nada, também não podemos ser obstinados e fazer o que quisermos. Quando Deus deu ao homem um domínio sobre as criaturas, ele o deixou saber que ele ainda estava sob o governo de seu Criador.

A Árvore do Conhecimento Proibida

16 E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,

17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”

Observe aqui,

I. A autoridade de Deus sobre o homem, como uma criatura que tem razão e livre arbítrio. O Senhor Deus ordenou ao homem, que agora era uma pessoa pública, o pai e representante de toda a humanidade, que recebesse a lei, como recentemente recebera uma natureza, para si e para todos os seus. Deus ordenou a todas as criaturas, de acordo com sua capacidade; o curso estabelecido da natureza é uma lei, Sl 148. 6; 104. 9. As criaturas brutas têm seus respectivos instintos; mas o homem foi feito capaz de realizar um serviço razoável e, portanto, recebeu não apenas o comando de um Criador, mas o comando de um Príncipe e Mestre. Embora Adão fosse um homem muito grande, um homem muito bom e um homem muito feliz, o Senhor Deus lhe ordenou; e o comando não depreciava sua grandeza, nem reprovava sua bondade, nem diminuía sua felicidade. Vamos reconhecer o direito de Deus de nos governar e nossas próprias obrigações de sermos governados por ele; e nunca permitir qualquer vontade própria em contradição ou competição com a santa vontade de Deus.

II. O ato particular dessa autoridade, ao prescrever a ele o que ele deve fazer e em que termos ele deve permanecer com seu Criador. Aqui está,

1. Uma confirmação de sua presente felicidade para ele, naquela concessão, De toda árvore no jardim tu podes comer livremente. Isso não era apenas uma concessão de liberdade para ele, ao tomar os deliciosos frutos do paraíso, como uma recompensa por seu cuidado e esforço em vesti-lo e mantê-lo (1 Coríntios 9:7, 10), mas era, além disso, uma garantia de vida para ele, vida imortal, mediante sua obediência. Para a árvore da vida sendo colocada no meio do jardim (v. 9), como o coração e a alma dele, sem dúvida Deus estava de olho nisso especialmente nesta concessão; e, portanto, quando, após sua revolta, esta concessão é revogada, nenhum aviso é dado a qualquer árvore do jardim como proibida para ele, exceto a árvore da vida (cap. 3. 22), do qual se diz que ele poderia ter comido e vivido para sempre, ou seja, nunca morreu, nem nunca perdeu sua felicidade. "Continue santo como você é, em conformidade com a vontade de seu Criador, e você continuará feliz como você é no gozo do favor de seu Criador, seja neste paraíso ou em outro melhor." Assim, sob a condição de perfeita obediência pessoal e perpétua, Adão tinha certeza do paraíso para si mesmo e seus herdeiros para sempre.

2. Uma prova de sua obediência, sob pena de perda de toda a sua felicidade: "Mas da outra árvore que ficava muito perto da árvore da vida (pois se diz que ambas estão no meio do jardim), e que foi chamada a árvore do conhecimento, no dia em que dela comeres, certamente morrerás;" como se ele tivesse dito: "Saiba, Adão, que agora você está em seu bom comportamento, você foi colocado no paraíso após julgamento; seja observador, seja obediente e você será feito para sempre; caso contrário, você será tão miserável quanto agora é feliz. Aqui,

(1.) Adão é ameaçado de morte em caso de desobediência: Morrerás, denotando uma sentença certa e terrível, pois, na parte anterior desta aliança, comerás, denota uma concessão gratuita e total. Observe

[1] Até mesmo Adão, em inocência, ficou impressionado com uma ameaça; o medo é uma das alças da alma, pela qual ela é apanhada e mantida. Se ele precisava dessa cobertura, muito mais nós agora.

[2] A pena ameaçada é a morte: morrerás,isto é, “Você será excluído da árvore da vida, e todo o bem que é significado por ela, toda a felicidade que você tem, seja em posse ou perspectiva; e você ficará sujeito à morte e a todas as misérias que precedem e assista."

[3] Isso foi ameaçado como consequência imediata do pecado: no dia em que comeres, morrerás, isto é, "tu te tornarás mortal e capaz de morrer; a concessão da imortalidade será revogada e essa defesa será retirada." de ti. Tu te tornarás odioso até a morte, como um malfeitor condenado que está morto na lei" (somente, porque Adão deveria ser a raiz da humanidade, ele foi perdoado); "não, os arautos e precursores da morte imediatamente se apoderarão de ti, e tua vida, doravante, será uma vida moribunda: e isto,é uma regra estabelecida, a alma que pecar, essa morrerá. "

(2.) Adão é julgado por uma lei positiva, para não comer do fruto da árvore do conhecimento. Agora, era muito apropriado testar sua obediência por um comando como este,

[1] Porque a razão disso é obtida puramente da vontade do legislador. Adão tinha em sua natureza uma aversão ao que era mau em si mesmo e, portanto, ele é provado em algo que era mau apenas porque era proibido; e, sendo uma coisa pequena, era mais adequado provar sua obediência.

[2] Porque a restrição disso é imposta aos desejos da carne e da mente, que, na natureza corrupta do homem, são as duas grandes fontes do pecado. Essa proibição controlou tanto seu apetite por prazeres sensíveis quanto suas ambições de conhecimento curioso, para que seu corpo pudesse ser governado por sua alma e sua alma por seu Deus.

Tão fácil, tão feliz, era o homem em estado de inocência, tendo tudo o que o coração poderia desejar para torná-lo assim. Quão bom foi Deus para ele! Com quantos favores ele o carregou! Quão fáceis eram as leis que ele lhe deu! Quão amável foi a aliança que ele fez com ele! No entanto, o homem, estando em honra, não entendeu seu próprio interesse, mas logo se tornou como os animais que perecem.

Domínio de Adão

18 Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.

19 Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.

20 Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.”

Aqui temos:

I. Um exemplo do cuidado do Criador para com o homem e sua preocupação paternal por seu conforto, v. 18. Embora Deus o tivesse deixado saber que ele era um súdito, dando-lhe uma ordem (v. 16, 17), aqui ele o deixa saber também, para seu encorajamento em sua obediência, que ele era um amigo e um favorito., e alguém cuja satisfação ele era sensível. Observe,

1. Como Deus se compadeceu graciosamente de sua solidão: Não é bom que o homem, este homem, esteja só. Embora houvesse um mundo superior de anjos e um mundo inferior de brutos, e ele entre eles, não havendo nenhum da mesma natureza e categoria de seres com ele, nenhum com quem ele pudesse conversar familiarmente, ele pode ser verdadeiramente dito ser sozinho. Ora, aquele que o criou conhecia melhor a ele e o que era bom para ele do que ele mesmo, e disse: "Não é bom que ele continue assim sozinho".

(1.) Não é para seu conforto; pois o homem é uma criatura sociável. É um prazer para ele trocar conhecimento e afeto com os de sua espécie, informar e ser informado, amar e ser amado. O que Deus aqui diz do primeiro homem Salomão diz de todos os homens (Eclesiastes 4. 9, etc.), que dois são melhores que um, e ai daquele que está sozinho. Se houvesse apenas um homem no mundo, que homem melancólico ele deveria ser! A solidão perfeita transformaria um paraíso em um deserto e um palácio em uma masmorra. Aqueles, portanto, são tolos que são egoístas e seriam colocados sozinhos na terra.

(2.) Não é para o aumento e continuação de sua espécie. Deus poderia ter feito um mundo de homens a princípio, para encher a terra, como ele encheu o céu com um mundo de anjos: mas o lugar teria sido estreito demais para o número designado de homens viverem juntos ao mesmo tempo; portanto, Deus achou por bem compensar esse número por uma sucessão de gerações, que, como Deus havia formado o homem, deve ser de dois, e os machos e as fêmeas; um será sempre um.

2. Como Deus graciosamente resolveu fornecer sociedade para ele. O resultado desse raciocínio a respeito dele foi esta gentil resolução: farei uma ajuda para ele; uma ajuda como ele (assim alguns o leem), alguém da mesma natureza e da mesma categoria de seres; uma ajuda perto dele (assim como outros), uma para coabitar com ele e estar sempre à mão; uma ajuda diante dele (assim como outros), uma que ele deveria olhar com prazer e deleite. Observe, portanto,

(1) Em nosso melhor estado neste mundo, precisamos da ajuda uns dos outros; porque somos membros uns dos outros, e o olho não pode dizer à mão: Não preciso de ti, 1 Cor 12. 21. Devemos, portanto, ficar felizes em receber ajuda de outros e ajudar os outros, conforme a ocasião.

(2.) Somente Deus conhece perfeitamente nossos desejos e é perfeitamente capaz de suprir todos eles, Filipenses 4:19. Somente nele está nossa ajuda, e dele são todos os nossos ajudantes.

(3.) Uma esposa adequada é uma ajudadora e vem do Senhor. A relação provavelmente será confortável quando a conveniência dirige e determina a escolha, e a ajuda mútua é o cuidado e o esforço constantes, 1 Coríntios 7. 33, 34.

(4.) A sociedade familiar, se for agradável, é uma reparação suficiente para o sofrimento da solidão. Aquele que tem um bom Deus, um bom coração e uma boa esposa para conversar, mas reclama que quer conversar, não teria sido fácil e contente no paraíso; pois o próprio Adão não tinha mais: ainda, mesmo antes de Eva ser criada, não achamos que ele reclamasse de estar sozinho, sabendo que não estava sozinho, pois o Pai estava com ele. Aqueles que estão mais satisfeitos em Deus e em seu favor estão no melhor caminho e na melhor condição para receber as coisas boas desta vida, e terão certeza delas, tanto quanto a Sabedoria Infinita vê bem.

II. Um exemplo da sujeição das criaturas ao homem, e seu domínio sobre elas (v. 19, 20): Todo animal do campo e toda ave do ar Deus trouxe a Adão, ou pelo ministério de anjos, ou por um especial instinto, direcionando-os a virem ao homem como seu mestre, ensinando o boi cedo a conhecer seu dono. Assim, Deus deu ao homem libré e domínio do justo estado que lhe havia concedido, e o colocou em posse de seu domínio sobre as criaturas. Deus os trouxe a ele, para que ele pudesse nomeá-los e assim pudesse dar,

1. Uma prova de seu conhecimento, como uma criatura dotada das faculdades da razão e da fala, e assim ensinou mais do que os animais da terra e fez mais sábio do que as aves do céu, Jó 35. 11. E,

2. Uma prova de seu poder. É um ato de autoridade impor nomes (Dn 1. 7) e de sujeição recebê-los. As criaturas inferiores agora, por assim dizer, homenageavam seu príncipe em sua posse e juravam fidelidade e fidelidade a ele. Se Adão tivesse continuado fiel a seu Deus, podemos supor que as próprias criaturas teriam conhecido e lembrado tão bem os nomes que Adão agora lhes deu que teriam atendido seu chamado, a qualquer momento, e respondido a seus nomes. Deus deu nomes ao dia e à noite, ao firmamento, à terra e ao mar; e chama as estrelas pelos seus nomes,para mostrar que ele é o Senhor supremo deles. Mas ele deu permissão a Adão para nomear os animais e aves, como seu senhor subordinado; pois, tendo-o feito à sua própria imagem, ele colocou um pouco de sua honra sobre ele.

III. Um exemplo da insuficiência das criaturas para ser uma felicidade para o homem: Mas (entre todas elas) para Adão não foi encontrada uma ajuda adequada para ele.Alguns fazem com que essas sejam as palavras do próprio Adão; observando todas as criaturas que vêm a ele por casais a serem nomeados, ele assim sugere seu desejo ao seu Criador: - "Senhor, todos eles têm ajuda para eles; mas o que devo fazer? Aqui nunca há um para mim." É antes o julgamento de Deus sobre a revisão. Ele os reuniu todos, para ver se havia um par adequado para Adão em qualquer uma das numerosas famílias das criaturas inferiores; mas não havia nenhum. Observe aqui,

1. A dignidade e excelência da natureza humana. Na terra não havia igual, nem igual entre todas as criaturas visíveis; todos foram examinados, mas não foi possível igualar entre todos eles.

2. A vaidade deste mundo e as coisas dele; coloque-os todos juntos, e eles não farão uma ajuda para o homem. Eles não se adequarão à natureza de sua alma, nem suprir suas necessidades, nem satisfazer seus justos desejos, nem correr em paralelo com sua duração infalível. Deus cria uma coisa nova para ser uma ajudadora para o homem - não tanto a mulher quanto a semente da mulher.

A Formação de Eva; Casamento Instituído

21 Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne.

22 E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe.

23 E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.

24 Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.

25 Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.”

Aqui temos,

I. A criação da mulher, para ser uma ajudadora para Adão. Isso foi feito no sexto dia, como também foi a colocação de Adão no paraíso, embora seja mencionado aqui após um relato do descanso do sétimo dia; mas o que foi dito em geral (cap. 1:27), que Deus fez o homem homem e mulher, está mais distintamente relacionado aqui. Observe,

1. Que Adão foi formado primeiro, depois Eva (1 Tim 2. 13), e ela foi feita do homem e para o homem (1 Coríntios 11. 8, 9), todos os quais são apresentados ali como razões para a humildade, modéstia, silêncio e submissão daquele sexo em geral, e particularmente a sujeição e reverência que as esposas devem a seus próprios maridos. No entanto, sendo o homem feito a última das criaturas, como a melhor e mais excelente de todas, Eva sendo feita depois de Adão e dele, coloca uma honra sobre esse sexo, como a glória do homem, 1 Coríntios 11. 7. Se o homem é a cabeça, ela é a coroa, uma coroa para o marido, a coroa da criação visível. O homem foi refinado em pó, mas a mulher foi refinada em pó duas vezes, mais distante da terra.

2. Que Adão dormiu enquanto sua esposa estava em formação, para que não sobrasse espaço para imaginar que ele havia dirigido o Espírito do Senhor, ou sido seu conselheiro, Isaías 40. 13. Ele havia percebido sua falta de uma ajuda adequada; mas, como Deus se comprometeu a fornecer-lhe um, ele não se preocupa com isso, mas se deita e dorme docemente, como alguém que lançou todos os seus cuidados sobre Deus, com uma alegre resignação de si mesmo e de todos os seus assuntos para a vontade e a sabedoria de seu Criador. Jeová-jireh, que o Senhor providencie quando e a quem quiser. Se descansarmos graciosamente em Deus, Deus graciosamente trabalhará por nós e fará tudo para o bem.

3. Que Deus fez cair o sono sobre Adão,e fez disso um sono profundo, para que a abertura de seu lado não fosse um problema para ele; enquanto ele não conhecer o pecado, Deus cuidará para que ele não sinta dor. Quando Deus, por sua providência, faz isso ao seu povo que é doloroso para a carne e o sangue, ele não apenas consulta a felicidade deles na questão, mas por sua graça ele pode acalmar e compor seus espíritos para torná-los fáceis sob as mais agudas operações.

4. Que a mulher foi feita de uma costela do lado de Adão;não feito de sua cabeça para governá-lo, nem de seus pés para ser pisado por ele, mas de seu lado para ser igual a ele, debaixo de seu braço para ser protegido e perto de seu coração para ser amado. Adão perdeu uma costela, e sem qualquer diminuição de sua força ou beleza (pois, sem dúvida, a carne foi fechada sem cicatriz); mas, em vez disso, ele teve uma ajuda adequada para ele, que compensou abundantemente sua perda: o que Deus tira de seu povo, ele restaurará, de uma forma ou de outra, com vantagem. Nisso (como em muitas outras coisas) Adão era uma figura daquele que estava por vir; pois do lado de Cristo, o segundo Adão, sua esposa, a igreja foi formada, quando ele dormiu o sono, o sono profundo, da morte na cruz, a fim de que seu lado foi aberto, e saiu sangue e sangue água, sangue para comprar sua igreja e água para purificá-la para si mesmo. Ver Ef 5. 25, 26.

II. O casamento da mulher com Adão. O casamento é honroso, mas este certamente foi o casamento mais honroso que já existiu, no qual o próprio Deus teve o tempo todo uma mão imediata. Os casamentos (dizem eles) são feitos no céu: temos certeza de que foi assim, pois o homem, a mulher, o casamento, foram todos obra do próprio Deus; ele, por seu poder, fez os dois, e agora, por sua ordenança, os fez um. Este foi um casamento feito em perfeita inocência, e nunca houve casamento desde então,

1. Deus, como Pai, trouxe a mulher para o homem, como seu segundo eu, e uma ajudadora para ele. Quando ele a fez, ele não a deixou à sua disposição; não, ela era filha dele e não devia se casar sem o consentimento dele. É provável que se acomodem para seu conforto aqueles que, pela fé e oração, e uma humilde dependência da providência, se colocam sob uma conduta divina. Aquela esposa que é feita por Deus por uma graça especial, e trazida por Deus por uma providência especial, provavelmente provará ser uma ajudadora para um homem.

2. De Deus, como seu Pai, Adão a recebeu (v. 23): “Esta agora é osso dos meus ossos.Agora eu tenho o que eu queria, e que todas as criaturas não poderiam me fornecer, uma ajuda adequada para mim." ao concedê-los a nós. Provavelmente foi revelado a Adão em uma visão, quando ele estava dormindo, que esta adorável criatura, agora apresentada a ele, era um pedaço de si mesmo, e deveria ser sua companheira e a esposa de sua aliança. Por isso, alguns têm apresentado um argumento para provar que os santos glorificados no paraíso celestial se conhecerão. mulher chamada, Isha, um homem mulher,diferindo do homem apenas no sexo, não na natureza - feito do homem e unido ao homem.

III. A instituição da ordenança do casamento e o estabelecimento de sua lei, v. 24. O sábado e o casamento foram duas ordenanças instituídas na inocência, a primeira para a preservação da igreja, a segunda para a preservação do mundo da humanidade. Parece (por Mat 19. 4, 5) que foi o próprio Deus quem disse aqui: "Um homem deve deixar todas as suas relações, para se apegar à sua esposa;" mas se ele falou por Moisés, o escritor, ou por Adão (que falou, v. 23), é incerto. Deveria parecer que são as palavras de Adão, em nome de Deus, estabelecendo esta lei para toda a sua posteridade.

1. Veja aqui quão grande é a virtude de uma ordenança divina; seus laços são mais fortes até do que os da natureza. A quem podemos estar mais firmemente ligados do que aos pais que nos geraram e às mães que nos geraram? No entanto, o filho deve abandoná-los, para unir-se à sua esposa, e a filha esquecê-los, para unir-se ao marido, Sl 45. 10, 11.

2. Veja como é necessário que os filhos levem o consentimento de seus pais junto com eles em seu casamento, e quão injustos são para com seus pais, bem como inoportunos, que se casam sem ele; pois eles os roubam de seu direito a eles, e interesse neles, e os alienam para outro, de forma fraudulenta e não natural.

3. Veja que necessidade há tanto de prudência quanto de oração na escolha dessa relação, que é tão próxima e tão duradoura. Isso precisava ser bem feito, o que deve ser feito por toda a vida.

4. Veja quão firme é o vínculo do casamento, para não ser dividido e enfraquecido por ter muitas esposas (Mal 2. 15), nem ser quebrado ou cortado pelo divórcio, por qualquer causa, exceto fornicação ou deserção voluntária.

5. Veja quão preciosa deve ser a afeição entre marido e mulher, tal como existe em nossos próprios corpos,Ef 5. 28. Estes dois são uma só carne; deixe-os então ser uma alma.

4. Uma evidência da pureza e inocência daquele estado em que nossos primeiros pais foram criados, v. 25. Ambos estavam nus. Eles não precisavam de roupas para se defender contra o frio ou calor, pois nenhum deles poderia ser prejudicial a eles. Eles não precisavam de nenhum para ornamento. Salomão em toda a sua glória não se vestiu como um deles. Não, eles não precisavam de decência; eles estavam nus e não tinham motivos para se envergonhar. Eles não sabiam o que era vergonha, então o caldeu a lê. Corar agora é a cor da virtude, mas não era então a cor da inocência. Aqueles que não tinham pecado em sua consciência podem muito bem não ter vergonha em seus rostos, embora não tivessem roupas nas costas.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 26/01/2024
Reeditado em 03/02/2024
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