Gênesis 5

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

Este capítulo é a única história autêntica existente da primeira era do mundo desde a criação até o dilúvio, contendo (de acordo com a veracidade do texto hebraico) 1.656 anos, como pode ser facilmente calculado pelas idades dos patriarcas, antes que eles geraram aquele filho por meio de quem a linhagem descendeu até Noé. Esta é uma daquelas que o apóstolo chama de "genealogias sem fim" (1 Tm 14), pois Cristo, que foi o fim da lei do Antigo Testamento, foi também o fim das genealogias do Antigo Testamento; para ele eles olharam, e nele elas se centraram. A genealogia aqui registrada é inserida brevemente no pedigree de nosso Salvador (Lucas 3:36-38), e é de grande utilidade para mostrar que Cristo era a "semente da mulher" que foi prometida. Temos aqui um relato,

I. A respeito de Adão.

II. Sete, ver 6-8.

III. Enos, ver 9-11.

IV. Cainã, ver 12-14.

V. Maalaleel, ver 15-17.

VI. Jarede, ver 18-20.

VII. Enoque, ver 21-24.

VIII. Matusalém, ver 25-27.

IX. Lameque e seu filho Noé, ver 28-32.

Todas as escrituras, sendo dadas pela inspiração de Deus, são proveitosas, embora nem todas igualmente proveitosas.

Genealogias (3852 aC)

1 Este é o livro da genealogia de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez;

2 homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados.

3 Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete.

4 Depois que gerou a Sete, viveu Adão oitocentos anos; e teve filhos e filhas.

5 Os dias todos da vida de Adão foram novecentos e trinta anos; e morreu.

As primeiras palavras do capítulo são o título ou argumento de todo o capítulo: é o livro das gerações de Adão; é a lista ou catálogo da posteridade de Adão, não de todos, mas apenas da santa semente que era a sua substância (Isa 6. 13), e de quem, no que diz respeito à carne, Cristo veio (Rom 9. 5), os nomes, idades e mortes daqueles que foram os sucessores do primeiro Adão sob a custódia da promessa e os ancestrais do segundo Adão. A genealogia começa com o próprio Adão. Aqui está,

I. Sua criação, v. 1, 2, onde temos um breve relato do que antes foi amplamente relatado sobre a criação do homem. Isso é o que precisamos ouvir com frequência e nos familiarizar cuidadosamente. Observe aqui,

1. Que Deus criou o homem.O homem não é seu próprio criador, portanto ele não deve ser seu próprio mestre; mas o Autor de seu ser deve ser o diretor de seus movimentos e o centro deles.

2. Que houve um dia em que Deus criou o homem. Ele não era da eternidade, mas de ontem; ele não era o primogênito, mas o mais novo da criação.

3. Que Deus o fez à sua semelhança, justo e santo e, portanto, sem dúvida, feliz. A natureza do homem se assemelhava mais à natureza divina do que a de qualquer uma das criaturas deste mundo inferior.

4. Que Deus os criou homem e mulher (v. 2), para seu conforto mútuo, bem como para a preservação e aumento de sua espécie. Adão e Eva foram ambos feitos imediatamente pela mão de Deus, ambos feitos à semelhança de Deus; e, portanto, entre os sexos não existe aquela grande distância e desigualdade que alguns imaginam.

5. Que Deus os abençoou. É comum os pais abençoarem seus filhos; então Deus, o Pai comum, abençoou o seu. Mas os pais terrenos só podem pedir uma bênção; é prerrogativa de Deus comandá-lo. Refere-se principalmente à bênção de aumento, não excluindo outras bênçãos.

6. Que ele chamou o nome deles de Adão. Adão significa terra, terra vermelha. Agora,

(1.) Deus lhe deu este nome. Adão nomeou o resto das criaturas, mas não deve escolher seu próprio nome, para não assumir algum título glorioso e pomposo. Mas Deus deu a ele um nome que seria um memorando contínuo para ele da pequenez de sua origem e o obrigaria a olhar para a rocha de onde foi escavado e o buraco da cova de onde foi cavado, Isa 51. 1. Aqueles que estão tão próximos do pó têm poucos motivos para se orgulhar.

(2.) Ele deu esse nome tanto ao homem quanto à mulher. Sendo primeiro um por natureza e depois um por casamento, era adequado que ambos tivessem o mesmo nome, como símbolo de sua união. A mulher é da terra tão terrena quanto o homem.

II. O nascimento de seu filho Sete, v. 3. Ele nasceu aos cento e trinta anos da vida de Adão; e provavelmente o assassinato de Abel não demorou muito. Muitos outros filhos e filhas nasceram de Adão, além de Caim e Abel, antes disso; mas nenhum aviso é dado a eles, porque uma menção honrosa deve ser feita de seu nome apenas em cujos lombos estavam Cristo e a igreja. Mas o que é mais observável aqui em relação a Sete é que Adão o gerou à sua própria semelhança, conforme sua imagem. Adão foi feito à imagem de Deus; mas, quando ele caiu e se corrompeu, gerou um filho à sua própria imagem, pecaminoso e impuro, frágil, mortal e miserável, como ele; não apenas um homem como ele, consistindo de corpo e alma, mas um pecador como ele, culpado e desagradável, degenerado e corrupto. Mesmo o homem segundo o coração de Deus se reconhece concebido e nascido em pecado, Sl 51. 5. Esta era a própria semelhança de Adão, o inverso daquela semelhança divina na qual Adão foi feito; mas, tendo-a perdido ele mesmo, ele não pôde transmiti-la à sua semente. Observe que a graça não corre no sangue, mas a corrupção sim. Um pecador gera um pecador, mas um santo não gera um santo.

III. Sua idade e morte. Ele viveu, ao todo, novecentos e trinta anos, e então morreu, de acordo com a sentença que lhe foi dada: Ao pó voltarás. Embora ele não tenha morrido no dia em que comeu o fruto proibido, naquele mesmo dia ele se tornou mortal. Então ele começou a morrer; toda a sua vida depois disso foi apenas um alívio, uma vida perdida e condenada; não, foi uma vida de morte perdida: ele não era apenas como um criminoso condenado, mas como alguém já crucificado, que morre lentamente e aos poucos.

6 Sete viveu cento e cinco anos e gerou a Enos.

7 Depois que gerou a Enos, viveu Sete oitocentos e sete anos; e teve filhos e filhas.

8 Todos os dias de Sete foram novecentos e doze anos; e morreu.

9 Enos viveu noventa anos e gerou a Cainã.

10 Depois que gerou a Cainã, viveu Enos oitocentos e quinze anos; e teve filhos e filhas.

11 Todos os dias de Enos foram novecentos e cinco anos; e morreu.

12 Cainã viveu setenta anos e gerou a Maalalel.

13 Depois que gerou a Maalalel, viveu Cainã oitocentos e quarenta anos; e teve filhos e filhas.

14 Todos os dias de Cainã foram novecentos e dez anos; e morreu.

15 Maalalel viveu sessenta e cinco anos e gerou a Jarede.

16 Depois que gerou a Jarede, viveu Maalalel oitocentos e trinta anos; e teve filhos e filhas.

17 Todos os dias de Maalalel foram oitocentos e noventa e cinco anos; e morreu.

18 Jarede viveu cento e sessenta e dois anos e gerou a Enoque.

19 Depois que gerou a Enoque, viveu Jarede oitocentos anos; e teve filhos e filhas.

20 Todos os dias de Jarede foram novecentos e sessenta e dois anos; e morreu.

Temos aqui tudo o que o Espírito Santo julgou adequado deixar registrado a respeito de cinco dos patriarcas antes do dilúvio, Sete, Enos, Cainã, Maalalel e Jarede. Não há nada observável a respeito de nenhum deles em particular, embora tenhamos motivos para pensar que eles eram homens de eminência, tanto pela prudência quanto pela piedade, em sua época; mas, em geral,

I. Observe quão ampla e expressamente suas gerações são registradas. Este assunto, alguém poderia pensar, poderia ter sido entregue em menos palavras; mas é certo que não há uma palavra ociosa nos livros de Deus, o que quer que haja nos homens. É, portanto, claramente estabelecido,

1. Para torná-lo fácil e inteligível para a menor capacidade. Quando somos informados de quantos anos eles tinham quando geraram tal filho, e quantos anos viveram depois disso, muito pouca habilidade em aritmética permitirá a um homem dizer quanto tempo eles viveram ao todo; no entanto, o Espírito Santo estabelece a soma total, por causa daqueles que não têm nem mesmo tanta habilidade como esta.

2. Para mostrar o prazer que Deus sente nos nomes de seu povo. Encontramos a geração de Caim contada às pressas (cap. 4. 18), mas este relato da semente santaa é ampliado e apresentado em palavras extensamente, e não em figuras; somos informados de quanto tempo viveram aqueles que viveram no temor de Deus e quando morreram aqueles que morreram em seu favor; mas, quanto aos outros, não importa. A memória do justo é abençoada, mas o nome dos ímpios apodrecerá.

II. A vida deles é contada por dias (v. 8): Todos os dias de Sete, e assim do resto, o que indica a brevidade da vida do homem quando é mais longa, e a rápida revolução de nossos tempos na terra. Se eles contavam por dias, certamente devemos contar por horas, ou melhor, fazer disso nossa oração frequente (Sl 90. 12): Ensina-nos a contar nossos dias.

III. A respeito de cada um deles, exceto Enoque, é dito, e ele morreu. Está implícito na contagem dos anos de sua vida que sua vida, quando esses anos foram contados e terminados, chegou ao fim; e, no entanto, ainda é repetido, e ele morreu, para mostrar que a morte passou sobre todos os homens, sem exceção, e que é bom para nós observar e melhorar as mortes de outras pessoas para nossa própria edificação. Tal pessoa era um homem forte e saudável, mas morreu; tal pessoa era um homem grande e rico, mas morreu; tal pessoa era um político sábio, mas morreu; tal pessoa era um homem muito bom, talvez um homem muito útil, mas morreu, etc.

4. O que é especialmente observável é que todos viveram muito tempo; nenhum deles morreu antes de ter visto a evolução de quase oitocentos anos, e alguns deles viveram muito mais, muito tempo para uma alma imortal aprisionada em uma casa de barro. A vida atual certamente não era para eles um fardo tão comum quanto é agora, caso contrário, eles estariam cansados ​​dela; nem a vida futura foi tão claramente revelada então como é agora sob o evangelho, caso contrário, eles teriam ficado impacientes para removê-la: vida longa para os patriarcas piedosos foi uma bênção e os tornou bênçãos.

1. Algumas causas naturais podem ser atribuídas à sua longa vida nessas primeiras idades do mundo. É muito provável que a terra fosse mais frutífera, que suas produções fossem mais fortalecedoras, que o ar fosse mais saudável, e que as influências dos corpos celestes eram mais benignas antes do dilúvio do que depois. Embora o homem tenha sido expulso do paraíso, a própria terra era então paradisíaca - um jardim em comparação com seu estado atual de deserto: e alguns pensam que seu grande conhecimento das criaturas e de sua utilidade tanto para comida quanto para remédios, juntamente com sua sobriedade e temperança contribuíram muito para isso; no entanto, não descobrimos que aqueles que eram imoderados, como muitos eram (contribuiu muito para isso; no entanto, não descobrimos que aqueles que eram imoderados, como muitos eram (contribuiu muito para isso; no entanto, não descobrimos que aqueles que eram imoderados, como muitos eram (Lucas 17. 27), tiveram vida tão curta quanto os homens imoderados geralmente têm agora.

2. Deve ser resolvido principalmente no poder e na providência de Deus. Ele prolongou suas vidas, tanto para o reabastecimento mais rápido da terra quanto para a preservação mais eficaz do conhecimento de Deus e da religião, então, quando não havia palavra escrita, mas a tradição era o canal de sua transmissão. Todos os patriarcas aqui, exceto Noé, nasceram antes da morte de Adão; para que dele pudessem receber um relato completo e satisfatório da criação, do paraíso, da queda, da promessa e daqueles preceitos divinos que diziam respeito ao culto religioso e à vida religiosa: e, se surgisse algum erro, eles poderiam recorrer a ele enquanto ele viveu, como um oráculo, para retificar isso, e depois de sua morte para Matusalém, e outros, que conversaram com ele:

Arrebatamento de Enoque (3017 aC)

21 Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém.

22 Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas.

23 Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos.

24 Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.

Os relatos aqui se estendem por várias gerações sem nada notável, ou qualquer variação além dos nomes e números; mas por fim chega alguém que não deve ser ignorado, de quem deve ser dada atenção especial, e esse é Enoque, o sétimo depois de Adão: o resto, podemos supor, agiu virtuosamente, mas ele superou todos eles, e foi a estrela mais brilhante da era patriarcal. É pouco o que é registrado a respeito dele; mas esse pouco é suficiente para tornar seu nome grande, maior que o nome do outro Enoque, que tinha uma cidade chamada por seu nome. Aqui estão duas coisas a respeito dele:

I. Sua graciosa conduta neste mundo, da qual se fala duas vezes: Enoque andou com Deus depois que gerou a Matusalém (v. 22), e novamente, Enoque andou com Deus, v. 24. Observe,

1. A natureza de sua religião e o escopo e teor de sua conduta: ele andou com Deus, o que denota,

(1.) A verdadeira religião; o que é a piedade, senão andar com Deus? Os ímpios e os profanos estão sem Deus no mundo, andam contrariamente a ele; mas os piedosos andam com Deus, o que pressupõe a reconciliação com Deus, porque dois não podem andar juntos, se não estiverem de acordo (Amós 3. 3), e inclui todas as partes e instâncias de uma vida piedosa, justa e sóbria. Andar com Deus é colocar Deus sempre diante de nós e agir como aqueles que estão sempre sob seus olhos. É viver uma vida de comunhão com Deus tanto nas ordenanças quanto nas providências. É fazer da palavra de Deus nossa regra e de sua glória nosso fim em todas as nossas ações. É tornar nosso cuidado constante e nos esforçar em tudo para agradar a Deus e nada para ofendê-lo. É cumprir sua vontade, concordar com seus desígnios e trabalhar junto com ele. É ser seguidores dele como filhos queridos.

(2.) Religião eminente. Ele estava totalmente morto para este mundo, e não apenas andava atrás de Deus, como todos os homens bons fazem, mas ele andava com Deus, como se já estivesse no céu. Ele viveu acima da taxa, não apenas de outros homens, mas de outros santos: não apenas bom em tempos ruins, mas o melhor em tempos bons.

(3.) Atividade na promoção da religião entre outros. Executar o ofício do sacerdote é chamado de andar diante de Deus, 1 Sam 2. 30, 35, e ver Zc 3. 7. Enoque, ao que parece, era um sacerdote do Deus Altíssimo e, como Noé, de quem também se diz que andava com Deus, ele era um pregador da justiça e profetizou a segunda vinda de Cristo. Judas 14: “Eis que o Senhor vem com suas santas miríades.” Agora o Espírito Santo, em vez de dizer: Enoqueviveu, diz, Enoque andou com Deus; pois a vida de um homem bom é andar com Deus. Este foi,

[1] O negócio da vida de Enoque, seu constante cuidado e trabalho; enquanto outros viviam para si mesmos e para o mundo, ele vivia para Deus.

[2] Foi a alegria e o apoio de sua vida. A comunhão com Deus era para ele melhor do que a própria vida. Para mim, viver é Cristo, Filipenses 1 21.

2. A data de sua religião. Diz-se (v. 21) que ele viveu sessenta e cinco anos e gerou Matusalém; mas (v. 22) ele andou com Deus depois de gerar Matusalém, o que indica que ele não começou a ser eminente pela piedade até mais ou menos naquela época; a princípio ele andava, mas como os outros homens. Os grandes santos chegam gradualmente à sua eminência.

3. A continuidade de sua religião: ele andou com Deus trezentos anos, enquanto ele continuou neste mundo. O hipócrita não orará sempre; mas o verdadeiro santo que age a partir de um princípio e faz da religião sua escolha, perseverará até o fim e caminhará com Deus enquanto viver, como alguém que espera viver para sempre com ele, Sl 104. 33.

II. Sua gloriosa remoção para um mundo melhor. Como ele não viveu como os demais, também não morreu como os demais (v. 24): Ele não existia, porque Deus o levou; isto é, como está explicado (Hb 11. 5), Ele foi trasladado para não ver a morte, e não foi encontrado, porque Deus o havia trasladado. Observe,

1. Quando ele foi assim arrenatado.

(1.) Em que época de sua vida. Foi quando ele viveu apenas trezentos e sessenta e cinco anos (um ano de anos), que, conforme a idade dos homens, estava no meio de seus dias; pois não havia nenhum dos patriarcas antes do dilúvio que não mais do que dobrasse essa idade. Mas por que Deus o levou tão cedo? Certamente, porque o mundo, que agora havia se corrompido, não era digno dele, ou porque ele estava muito acima do mundo e tão cansado dele, a ponto de desejar uma rápida remoção dele, ou porque seu trabalho foi feito, e feito mais cedo por ele cuidar disso de perto. Observe que Deus geralmente leva aqueles que ele mais ama mais cedo, e o tempo que eles perdem na terra é ganho no céu, para sua vantagem indescritível.

(2.) Que horas do mundo. Foi quando todos os patriarcas mencionados neste capítulo estavam vivos, exceto Adão, que morreu cinquenta e sete anos antes, e Noé, que nasceu sessenta e nove anos depois; aqueles dois tiveram confirmações sensatas para sua fé de outras maneiras, mas para todos os demais, que foram ou poderiam ter sido testemunhas da transladação de Enoque, foi um encorajamento sensato para sua fé e esperança em relação a um estado futuro.

2. Como sua remoção é expressa: Ele já não era, porque Deus o levou.

(1) Ele não estava mais neste mundo; não foi o período de sua existência, mas de sua presença aqui: ele não foi encontrado, assim o apóstolo explica a partir da LXX; não encontrado por seus amigos, que o procuravam como os filhos dos profetas buscavam Elias (2 Reis 2:17); não encontrado por seus inimigos, que, alguns pensam, estavam em busca dele, para matá-lo em sua fúria contra ele por sua eminente piedade. Parece por sua profecia que havia então muitos pecadores ímpios, que falavam palavras duras e provavelmente também faziam coisas duras contra o povo de Deus (Judas 15), mas Deus escondeu Enoque deles, não sob o céu, mas no céu.

(2.) Deus o levou em corpo e alma para si mesmo no paraíso celestial, pelo ministério dos anjos, como depois ele levou Elias. Ele foi transformado, como serão os santos que forem encontrados vivos na segunda vinda de Cristo. Sempre que um homem bom morre, Deus o leva, o leva daqui e o recebe para si mesmo. O apóstolo acrescenta a respeito de Enoque que, antes de seu arrebatamento, ele tinha este testemunho de que agradava a Deus,e este foi o bom relatório que ele obteve. Observe,

[1] Andar com Deus agrada a Deus.

[2] Não podemos andar com Deus para agradá-lo, senão pela fé.

[3] O próprio Deus colocará uma honra sobre aqueles que pela fé andam com ele para agradá-lo. Ele os reconhecerá agora e testemunhará por eles diante de anjos e homens no grande dia. Aqueles que não têm este testemunho antes da transladação, ainda o terão depois.

[4.] Aqueles cuja conduta no mundo é verdadeiramente santa acharão sua remoção dele verdadeiramente feliz. A transladação de Enoque não foi apenas uma evidência para a fé da realidade de um estado futuro e da possibilidade do corpo existir em glória nesse estado; mas foi um encorajamento para a esperança de todos os que andam com Deus de que eles estarão para sempre com ele: a piedade de sinal será coroada com honras de sinal.

25 Metusalém viveu cento e oitenta e sete anos e gerou a Lameque.

26 Depois que gerou a Lameque, viveu Metusalém setecentos e oitenta e dois anos; e teve filhos e filhas.

27 Todos os dias de Metusalém foram novecentos e sessenta e nove anos; e morreu.

A respeito de Matusalém, observe:

1. O significado de seu nome, que alguns pensam ser profético, sendo seu pai Enoque um profeta. Matusalém significa, ele morre, ou há um dardo, ou, um envio,ou seja, do dilúvio, que veio no mesmo ano em que Matusalém morreu. Se de fato seu nome foi assim pretendido e explicado, foi um aviso justo para um mundo descuidado, muito tempo antes do julgamento. No entanto, isso é observável, que o fígado mais longo que já carregou a morte em seu nome, para que ele pudesse ser lembrado de sua chegada segura, embora tenha vindo lentamente.

2. Sua idade: ele viveu novecentos e sessenta e nove anos, o mais longo que lemos de que um homem já viveu na terra; e ainda assim ele morreu. O fígado mais longo deve finalmente morrer. Nem a juventude nem a idade se livrarão dessa guerra, pois esse é o fim de todos os homens: ninguém pode desafiar a vida por uma longa prescrição, nem fazer disso um apelo contra as prisões da morte. Supõe-se comumente que Matusalém morreu um pouco antes do dilúvio; os escritores judeus dizem, "sete dias antes", referindo-se ao cap. 7 10, e que ele foi tirado do mal por vir, que se baseia nessa presunção, geralmente aceita, de que todos os patriarcas mencionados neste capítulo eram homens bons e santos. Eu reluto em oferecer qualquer suposição em contrário; e, no entanto, não vejo que isso possa ser mais inferido de sua inscrição aqui entre os ancestrais de Cristo do que todos os reis de Judá cujos nomes estão registrados em sua genealogia, muitos dos quais, temos certeza, eram muito diferentes: e, se isso for questionado, pode-se sugerir como provável que o próprio Matusalém tenha se afogado com o resto do mundo; pois é certo que ele morreu naquele ano.

Relato de Noé (2448 aC)

28 Lameque viveu cento e oitenta e dois anos e gerou um filho;

29 pôs-lhe o nome de Noé, dizendo: Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o SENHOR amaldiçoou.

30 Depois que gerou a Noé, viveu Lameque quinhentos e noventa e cinco anos; e teve filhos e filhas.

31 Todos os dias de Lameque foram setecentos e setenta e sete anos; e morreu.

32 Era Noé da idade de quinhentos anos e gerou a Sem, Cam e Jafé.

Aqui temos a primeira menção de Noé, de quem leremos muito nos capítulos seguintes. Observe,

I. Seu nome, com a razão disso: Noé significa descanso; seus pais lhe deram esse nome, com a perspectiva de que ele fosse uma bênção mais do que comum para sua geração: Este mesmo nos consolará com relação ao nosso trabalho e labuta de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou. Aqui está,

1. A reclamação de Lameque sobre o estado calamitoso da vida humana. Pela entrada do pecado e a consequência da maldição do pecado, nossa condição tornou-se muito miserável: toda a nossa vida é gasta em trabalho e nosso tempo preenchido com labuta contínua. Deus tendo amaldiçoado a terra, é o máximo que alguns podem fazer, com o máximo cuidado e dores, para obter um sustento difícil dela. Ele fala como alguém fatigado com os negócios desta vida, e relutante que tantos pensamentos e minutos preciosos, que de outra forma poderiam ter sido muito mais bem empregados, sejam inevitavelmente gastos para o sustento do corpo.

2. Suas confortáveis ​​esperanças de algum alívio com o nascimento deste filho: Este mesmo nos confortará,o que denota não apenas o desejo e a expectativa que os pais geralmente têm em relação aos filhos (que, quando crescerem, serão um conforto para eles e ajudantes em seus negócios, embora muitas vezes provem o contrário), mas uma apreensão e perspectiva de algo mais. Muito provavelmente houve algumas profecias anteriores a ele, como uma pessoa que deveria ser maravilhosamente útil para sua geração, que eles entenderam a ponto de concluir que ele era a semente prometida, o Messias que deveria vir; e então sugere que um interesse da aliança em Cristo como nosso, e a expectativa crente de sua vinda, nos fornecem os melhores e mais seguros confortos, tanto em referência à ira e maldição de Deus que merecemos quanto às labutas e problemas do tempo presente, dos quais frequentemente nos queixamos. "Cristo é nosso? O céu é nosso? Isto mesmo deve nos confortar."

II. Seus filhos, Sem, Cam e Jafé. Estes Noé gerou (o mais velho deles) quando ele tinha 500 anos de idade. Deveria parecer que Jafé era o mais velho (cap. 10. 21), mas Sem é colocado em primeiro lugar porque a aliança foi imposta a ele, como aparece no cap. 9. 26, onde Deus é chamado o Senhor Deus de Sem. A ele, é provável, foi dado o direito de primogenitura, e dele, é certo, Cristo, a cabeça, e a igreja, o corpo, deveriam descender. Portanto, ele é chamado Sem, que significa um nome,porque em sua posteridade o nome de Deus sempre deve permanecer, até que saia de seus lombos Aquele cujo nome está acima de todo nome; de modo que, ao colocar Sem em primeiro lugar, Cristo foi, de fato, colocado em primeiro lugar, que em todas as coisas deve ter a preeminência.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 30/01/2024
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