Gênesis 7

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

Neste capítulo temos a realização do que foi predito no capítulo anterior, tanto no que diz respeito à destruição do velho mundo quanto à salvação de Noé; pois podemos ter certeza de que nenhuma palavra de Deus cairá no chão. Lá deixamos Noé ocupado com sua arca, e cheio de cuidados para terminá-la a tempo, enquanto o resto de seus vizinhos riam dele por causa de suas dores. Agora, aqui vemos qual foi o fim disso, o fim de seu cuidado e de seu descuido. E este famoso período do velho mundo nos dá uma ideia do estado das coisas quando o mundo que agora existe será destruído pelo fogo, como foi pela água. Veja 2 Pe 3. 6, 7. Temos, neste capítulo,

I. o gracioso chamado de Deus a Noé para entrar na arca (ver 1), e trazer as criaturas que deveriam ser preservadas vivas junto com ele (vers. 2, 3), em consideração ao dilúvio próximo, vers. 4.

II. A obediência de Noé a esta visão celestial, ver 5. Quando ele tinha seiscentos anos, ele entrou com sua família na arca (versículos 6, 7) e trouxe as criaturas com ele (versículos 8, 9), cujo relato é repetido (versículos 13-16), ao qual se acrescenta o terno cuidado de Deus em encerrá-lo.

III. A vinda do dilúvio ameaçado (ver 10); as causas disso (ver 11, 12): a prevalência disso, ver 17-20.

IV. As terríveis desolações que foram feitas por ele na morte de toda criatura viva sobre a terra, exceto aqueles que estavam na arca, ver 21-23.

V. A continuação dele em pleno mar, antes de começar a vazar, cento e cinquenta dias, ver 24.

Noé Convidado a Entrar na Arca (2349 AC)

1 Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração.

2 De todo animal limpo levarás contigo sete pares: o macho e sua fêmea; mas dos animais imundos, um par: o macho e sua fêmea.

3 Também das aves dos céus, sete pares: macho e fêmea; para se conservar a semente sobre a face da terra.

4 Porque, daqui a sete dias, farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites; e da superfície da terra exterminarei todos os seres que fiz.

Aqui está,

I. Um gracioso convite a Noé e sua família para um lugar seguro, agora que o dilúvio estava chegando, v. 1.

1. O chamado em si é muito gentil, como o de um pai terno para seus filhos, para entrar em casa, quando ele vê a noite ou uma tempestade chegando: Venha você e toda a sua casa, aquela pequena família que você tem, para a arca.

Observe:

(1) Noé não entrou na arca até que Deus o ordenasse; embora soubesse que foi projetada para seu local de refúgio, ele esperou por um comando renovado e o recebeu. É muito confortável seguir os apelos da Providência e ver Deus ir à nossa frente em cada passo que damos.

(2.) Deus não o manda entrar na arca, mas vema ele, implicando que Deus iria com ele, o conduziria, o acompanharia e, no devido tempo, o tiraria com segurança. Observe que, onde quer que estejamos, é muito desejável ter a presença de Deus conosco, pois isso é tudo para o conforto de todas as condições. Foi isso que fez da arca de Noé, que era uma prisão, ser para ele não apenas um refúgio, mas um palácio.

(3.) Noé se esforçou muito para construir a arca, e agora ele próprio foi preservado vivo nela. Observe que o que fazemos em obediência ao mandamento de Deus e com fé, nós mesmos certamente teremos o conforto de, primeiro ou último.

(4.) Não apenas ele, mas também sua casa, sua esposa e filhos, são chamados com ele na arca. Observe que é bom pertencer à família de um homem piedoso; é seguro e confortável habitar sob tal sombra. Um dos filhos de Noé era Cam, que depois provou ser um homem mau, mas foi salvo na arca, o que sugere:

[1] Que os filhos perversos geralmente se saem melhor por causa de seus pais piedosos.

[2] Que existe uma mistura de mal com bem nas melhores sociedades da terra, e não devemos achar isso estranho. Na família de Noé havia um Cam, e na família de Cristo havia um Judas. Não há pureza perfeita deste lado do céu.

(5.) Este chamado a Noé foi um tipo do chamado que o evangelho dá aos pobres pecadores. Cristo é uma arca já preparada, somente em quem podemos estar seguros quando a morte e o julgamento vierem. Agora, o fardo da música é: "Venha, venha"; a palavra diz: "Venha;" os ministros dizem: "Venha;" o Espírito diz: "Venha, entre na arca".

2. A razão deste convite é um testemunho muito honroso da integridade de Noé: Porque te tenho visto justo diante de mim nesta geração. Observe,

(1.) Aqueles que são realmente justos são justos diante de Deus, que não têm apenas a forma de piedade pela qual aparecem justos diante dos homens, que pode ser facilmente imposta, mas o poder pelo qual eles se aprovam para Deus, que sonda o coração e não pode ser enganado quanto ao caráter dos homens.

(2.) Deus percebe e se agrada daqueles que são justos diante dele: Eu te vi. Em um mundo de pessoas perversas, Deus pôde ver um justo Noé; aquele único grão de trigo não poderia ser perdido, não, nem em um monte de palha tão grande. O Senhor conhece aqueles que são dele.

(3.) Deus, que é uma testemunha, em breve será uma testemunha da integridade de seu povo; aquele que o vir o proclamará diante dos anjos e dos homens, para sua honra imortal. Aqueles que obtêm misericórdia para serem justos obterão testemunho de que são justos.

(4.) Deus se agrada, de maneira especial, com aqueles que são bons em tempos e lugares ruins. Noé era, portanto, ilustrativamente justo, porque o era naquela geração perversa e adúltera.

(5.) Aqueles que se mantêm puros em tempos de iniquidade comum, Deus os manterá seguros em tempos de calamidade comum; aqueles que não participam com os outros em seus pecados não participarão com eles em suas pragas; os que são melhores do que os outros são, ainda nesta vida, mais seguros do que os outros, e é melhor com eles.

II. Aqui estão as ordens necessárias a respeito das criaturas brutas que deveriam ser preservadas vivas com Noé na arca, v. 2, 3. Eles não eram capazes de receber o aviso e as instruções por si mesmos, como o homem, que aqui é ensinado mais do que os animais da terra e se torna mais sábio do que as aves do céu- que ele é dotado do poder de previsão; portanto, o homem é encarregado de cuidar deles: estando sob seu domínio, eles devem estar sob sua proteção; e, embora ele não pudesse proteger todos os indivíduos, ele deve preservar cuidadosamente todas as espécies, para que nenhuma tribo, não, nem a menos considerável, possa perecer completamente da criação. Observe nisto:

1. O cuidado de Deus pelo homem, para seu conforto e benefício. Não achamos que Noé fosse solícito consigo mesmo sobre esse assunto; mas Deus consulta nossa felicidade mais do que nós mesmos. Embora Deus visse que o velho mundo era muito provocador e previsse que o novo seria um pouco melhor, ele preservaria as criaturas brutas para uso do homem. Deus cuida dos bois? 1 Cor 9. 9. Ou não foi pelo bem do homem que esse cuidado foi tomado?

2. Mesmo os animais impuros, que eram menos valiosos e lucrativos, foram preservados vivos na arca; pois as ternas misericórdias de Deus estão sobre todas as suas obras, e não apenas sobre aquelas que são de maior eminência e utilidade.

3. No entanto, mais dos limpos foram preservados do que dos impuros.

(1.) Porque os limpos eram mais para o serviço do homem; e, portanto, em favor dele, mais deles foram preservados e ainda são propagados. Graças a Deus, não há rebanhos de leões como há de bois, nem rebanhos de tigres como há de ovelhas.

(2.) Porque os limpos eram para sacrifício a Deus; e, portanto, em homenagem a ele, mais deles foram preservados, três casais para procriação e o sétimo estranho para sacrifício, cap. 8. 20. Deus nos dá seis por um nas coisas terrenas, como na distribuição dos dias da semana, para que nas coisas espirituais sejamos todos para ele. O que é dedicado à honra de Deus e usado em seu serviço é particularmente abençoado e aumentado.

III. Aqui está o aviso dado da agora iminente aproximação do dilúvio: Ainda sete dias, e farei chover, v. 4. 1. "Ainda se passarão sete dias antes que eu o faça." Depois que os cento e vinte anos expiraram, Deus concede a eles um indulto de sete dias a mais, tanto para mostrar como ele é lento para se enfurecer e que o trabalho punitivo é seu trabalho estranho, como também para dar-lhes mais espaço para arrependimento: mas tudo em vão; esses sete dias foram insignificantes, depois de todo o resto; eles continuaram seguros carnalmente e sensuais até o dia em que veio o dilúvio.

2. "Será, senão sete dias." Enquanto Noé lhes falava do julgamento à distância, eles foram tentados a adiar o arrependimento, porque a visão ainda estava por vir; mas agora ele é ordenado a dizer-lhes que está às portas, que eles têm apenas mais uma semana para se arrependerem, um sábado a mais para melhorar, para ver se isso agora, finalmente, os despertará para considerar as coisas que pertencem à sua paz, que de outra forma logo ficarão escondidas de seus olhos. Mas é comum para aqueles que foram descuidados com suas almas durante os anos de sua saúde, quando eles olharam para a morte à distância, para serem tão descuidados durante os dias, os sete dias, de sua doença, quando eles viram aproximando-se, seus corações sendo endurecidos pelo engano do pecado.

O Dilúvio (2349 aC)

5 E tudo fez Noé, segundo o SENHOR lhe ordenara.

6 Tinha Noé seiscentos anos de idade, quando as águas do dilúvio inundaram a terra.

7 Por causa das águas do dilúvio, entrou Noé na arca, ele com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.

8 Dos animais limpos, e dos animais imundos, e das aves, e de todo réptil sobre a terra,

9 entraram para Noé, na arca, de dois em dois, macho e fêmea, como Deus lhe ordenara.

10 E aconteceu que, depois de sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.

Aqui está a pronta obediência de Noé aos mandamentos que Deus lhe deu. Observe,

1. Ele entrou na arca, ao saber que o dilúvio viria depois de sete dias, embora provavelmente ainda não aparecesse nenhum sinal visível de sua aproximação, nenhuma nuvem surgindo que o ameaçasse, nada feito em relação a ele, mas tudo continuou sereno e claro; pois, assim como ele preparou a arca pela fé no aviso dado de que o dilúvio viria, ele entrou nela pela fé neste aviso de que viria rapidamente, embora não visse que as segundas causas ainda haviam começado a funcionar. A cada passo que dava, ele andava pela fé, e não pelo bom senso. Durante esses sete dias, é provável que ele estivesse acomodando a si mesmo e sua família na arca e distribuindo as criaturas em seus vários compartimentos. Essa foi a conclusão daquele sermão visível que ele vinha pregando há muito tempo a seus vizinhos descuidados e que, alguém poderia pensar, poderia tê-los despertado; mas, não obtendo o fim desejado, deixou o sangue deles sobre suas próprias cabeças.

2. Ele levou toda a sua família junto com ele, sua esposa, para ser sua companheira e conforto (embora pareça que, depois disso, ele não teve filhos com ela), seus filhos e as esposas de seus filhos, que por eles não apenas sua família, mas o mundo da humanidade, pôde ser edificado. Observe, embora os homens fossem reduzidos a um número tão pequeno, e seria muito desejável que o mundo fosse repovoado rapidamente, mas os filhos de Noé deveriam ter cada um deles apenas uma esposa, o que fortalece o argumento contra ter muitas esposas; pois desde o início deste novo mundo não foi assim: como, no início, Deus fez, agora ele manteve viva, senão uma mulher para um homem. VerMateus 19. 4, 8.

3. As criaturas brutas prontamente entraram com ele. A mesma mão que a princípio os trouxe a Adão para serem nomeados agora os trouxe a Noé para serem preservados. O boi agora conhecia seu dono, e o jumento, o berço de seu protetor, ou melhor, até as criaturas mais selvagens se reuniam nele; mas o homem se tornou mais bruto do que os próprios brutos, e não sabia, não considerava isso, Isaías 1. 3.

11 No ano seiscentos da vida de Noé, aos dezessete dias do segundo mês, nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram,

12 e houve copiosa chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites.

Aqui está,

I. A data deste grande evento; isso é cuidadosamente registrado, para maior certeza da história.

1. Foi no 600º ano da vida de Noé, que, por cálculo, parece ser 1656 anos desde a criação. Os anos do velho mundo são contados, não pelos reinados dos gigantes, mas pelas vidas dos patriarcas; os santos são mais importantes para Deus do que os príncipes. Os justos serão tidos em memória eterna. Noé era agora um homem muito velho, mesmo com a idade dos homens naquela época. Observe:

(1.) Quanto mais vivemos neste mundo, mais vemos as misérias e calamidades dele; é, portanto, mencionado como o privilégio daqueles que morrem jovens que seus olhos não verão o mal que está por vir, 2 Reis 22. 20.

(2.) Às vezes, Deus exercita seus antigos servos com provas extraordinárias de paciência obediente. O mais antigo dos soldados de Cristo não deve prometer a si mesmo uma dispensa de sua guerra até que a morte os liberte. Ainda assim, eles devem cingir seus arreios e não se gabar como se os tivessem adiado. Como o ano do dilúvio é registrado, então,

2. É dito que foi no segundo mês, no dia dezessete do mês, que se calcula ser o início de novembro; de modo que Noé teve uma colheita pouco antes, da qual abastecer sua arca.

II. A segunda causa que concorreu para esse dilúvio. Observe,

1. No mesmo dia em que Noé foi fixado na arca, começou a inundação. Observe:

(1.) Os julgamentos desoladores não chegam até que Deus tenha providenciado a segurança de seu próprio povo; ver cap. 19. 22, nada posso fazer até que tu chegues lá: e descobrimos (Ap 7. 3) que os ventos são retidos até que os servos de Deus sejam selados.

(2.) Quando homens bons são removidos, os julgamentos não estão longe; pois eles são levados para longe do mal por vir, Is 57. 1. Quando eles são chamados às câmaras, escondidos na sepultura, escondidos no céu, então Deus está saindo de seu lugar para punir, Isa 26. 20, 21.

2. Veja o que foi feito naquele dia, naquele dia fatal para o mundo dos ímpios.

(1.) As fontes do grande abismo foram abertas. Talvez não fosse necessária uma nova criação de águas; o que já foi feito para ser, no curso comum da providência, bênçãos para a terra, agora, por um ato extraordinário de poder divino, foi arruinado. Deus colocou o abismo em depósitos (Sl 33. 7), e agora ele quebrou esses depósitos. Assim como nossos corpos têm em si mesmos aqueles humores que, quando Deus quer, tornam-se sementes e fontes de doenças mortais, a terra tinha em si aquelas águas que, por ordem de Deus, brotaram e a inundaram. Deus havia, na criação, colocado grades e portas para as águas do mar, para que não possa voltar a cobrir a terra (Sl 104. 9; Jó 38. 9-11); e agora ele apenas removeu aqueles antigos marcos, montes e cercas, e as águas do mar voltaram a cobrir a terra, como haviam feito no início, cap. 1. 9. Observe que todas as criaturas estão prontas para lutar contra o homem pecador, e qualquer uma delas pode ser o instrumento de sua ruína, se Deus apenas remover as restrições pelas quais elas são mantidas durante o dia da paciência de Deus.

(2.) As janelas do céu foram abertas e as águas que estavam acima do firmamento foram derramadas sobre o mundo; aqueles tesouros que Deus reservou para o tempo de angústia, o dia da batalha e da guerra, Jó 38. 22, 23. A chuva, que normalmente desce em gotas, depois caiu em riachos, ou bicas, como as chamam na Índia, onde muitas vezes se sabe que as nuvens estouram, como eles expressam lá, quando a chuva cai de maneira muito mais violenta, torrenciais do que já vimos no maior chuveiro. Lemos (Jó 26:8) que Deus prende as águas em suas espessas nuvens, e a nuvem não se rasga debaixo delas; mas agora o vínculo foi solto, a nuvem foi rasgada e tais chuvas caíram como nunca antes nem depois, em tal abundância e continuidade: a nuvem espessa não estava, como normalmente é, cansada de regas (Jó 37. 11), ou seja, logo gasta e esgotada; mas ainda assim as nuvens retornaram após a chuva, e o poder divino trouxe novos recrutas. Choveu, sem interrupção ou redução, quarenta dias e quarenta noites (v. 12), e isso sobre toda a terra de uma vez, não, como às vezes, sobre uma cidade e não sobre outra. Deus fez o mundo em seis dias, mas levou quarenta dias para destruí-lo; pois ele é lento para se enfurecer: mas, embora a destruição tenha ocorrido lenta e gradualmente, ela ocorreu com eficácia.

3. Agora aprenda com isso,

(1.) Que todas as criaturas estão à disposição de Deus, e que ele faz o uso que lhe agrada, seja para correção, ou para sua terra, ou para misericórdia, como Eliú fala da chuva, Jó 37. 12, 13.

(2.) Que Deus muitas vezes faz o que deveria ser para o nosso bem-estar se tornar uma armadilha, Salmos 69. 22. Aquilo que geralmente é um conforto e benefício para nós torna-se, quando Deus quer, um flagelo e uma praga para nós. Nada é mais necessário nem útil do que a água, tanto as fontes da terra quanto as chuvas do céu; e, no entanto, agora nada era mais doloroso, nada mais destrutivo: toda criatura é para nós o que Deus a faz.

(3.) Que é impossível escapar dos justos julgamentos de Deus quando eles vêm contra os pecadores com comissão; pois Deus pode armar o céu e a terra contra eles; veja Jó 20. 27. Deus pode cercar os homens com os mensageiros de sua ira, de modo que, se eles olharem para cima, será com horror e espanto, se eles olharem para a terra, eis que angústia e escuridão, Isaías 8. 21, 22. Quem então é capaz de permanecer diante de Deus, quando está irado?

(4.) Nesta destruição do velho mundo pela água, Deus deu uma amostra da destruição final do mundo que agora é pelo fogo. Encontramos o apóstolo colocando um deles contra o outro, 2 Pedro 3. 6, 7. Assim como existem águas sob a terra, O Etna, Vesúvio e outros vulcões proclamam ao mundo que também existem fogos subterrâneos; e muitas vezes o fogo cai do céu, muitas desolações são feitas por relâmpagos; de modo que, quando chegar o tempo predeterminado, entre esses dois fogos a terra e todas as obras nela serão queimadas, como o dilúvio foi trazido sobre o velho mundo das fontes do grande abismo e através das janelas do céu.

13 Nesse mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cam e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos;

14 eles, e todos os animais segundo as suas espécies, todo gado segundo as suas espécies, todos os répteis que rastejam sobre a terra segundo as suas espécies, todas as aves segundo as suas espécies, todos os pássaros e tudo o que tem asa.

15 De toda carne, em que havia fôlego de vida, entraram de dois em dois para Noé na arca;

16 eram macho e fêmea os que entraram de toda carne, como Deus lhe havia ordenado; e o SENHOR fechou a porta após ele.

Aqui se repete o que foi relatado antes da entrada de Noé na arca, com sua família e criaturas que foram marcadas para preservação. Agora,

I. É assim repetido para a honra de Noé, cuja fé e obediência aqui brilharam tão intensamente, pela qual ele obteve um bom testemunho, e que aqui apareceu como um grande favorito do Céu e uma grande bênção para esta terra.

II. Observe-se aqui as bestas entrando cada uma segundo sua espécie, de acordo com a frase usada na história da criação (cap. 1 21-25), para intimar que tantas espécies quanto foram criadas no início foram salvas agora, e nada mais; e que essa preservação era como uma nova criação: uma vida notavelmente protegida é, por assim dizer, uma nova vida.

III. Embora todas as inimizades e hostilidades entre as criaturas tenham cessado no momento, e as criaturas vorazes não eram apenas tão brandas e manejáveis ​​como o lobo e o cordeiro se deitavam juntos, mas tão estranhamente alteradas que o leão comia palha como um boi (Isa. 11. 6, 7), no entanto, quando esta ocasião terminou, a restrição foi retirada e eles ainda eram do mesmo tipo de sempre; pois a arca não alterou sua constituição. Os hipócritas na igreja, que se conformam externamente com as leis daquela arca, ainda podem permanecer inalterados, e então aparecerá, uma vez ou outra, de que tipo eles eram antes.

4. É acrescentado (e a circunstância merece nossa atenção): O Senhor o trancou, v. 16. Como Noé continuou sua obediência a Deus, Deus continuou seu cuidado com Noé: e aqui parecia ser um cuidado muito distinto; pois o fechamento desta porta criou uma parede divisória entre ele e todo o mundo além. Deus fechou a porta,

1. Para protegê-lo e mantê-lo seguro na arca. A porta deve ser bem fechada, para que as águas não quebrem e afundem a arca, e muito rápido, para que ninguém de fora a quebre. Assim, Deus criou Noé, como ele cria suas joias, Mal 3. 17.

2. Excluir todos os outros e mantê-los para sempre fora. Até então a porta da arca permanecia aberta, e se alguém, mesmo durante os últimos sete dias, tivesse se arrependido e acreditado, pelo que sei, eles poderiam ter sido bem-vindos na arca; mas agora a porta estava fechada e eles foram cortados de todas as esperanças de admissão: porque Deus fecha, e ninguém pode abrir.

V. Há muito do nosso dever e privilégio do evangelho a ser visto na preservação de Noé na arca. O apóstolo o torna um tipo de nosso batismo, ou seja, nosso cristianismo, 1 Pe 3. 20, 21. Observe então:

1. É nosso grande dever, em obediência ao chamado do evangelho, por meio de uma fé viva em Cristo, entrar no caminho da salvação que Deus providenciou para os pobres pecadores. Quando Noé entrou na arca, ele deixou sua própria casa e terras; assim devemos abandonar nossa própria justiça e nossas posses mundanas, sempre que entrarem em competição com Cristo. Noé deve, por um tempo, submeter-se aos confinamentos e inconveniências da arca, a fim de sua preservação para um novo mundo; então aqueles que vêm a Cristo para serem salvos por ele devem negar a si mesmos, tanto em sofrimentos quanto em serviços.

2. Aqueles que entram na arca devem trazer tantos quantos puderem com eles, por boas instruções, por persuasões e por um bom exemplo. O que tu sabes, ó homem, como tu podes assim salvar tua esposa (1 Cor 7. 16), como Noé fez à dele? Há espaço suficiente em Cristo para todos os que chegam.

3. Aqueles que pela fé entram em Cristo, a Arca, pelo poder de Deus serão encerrados e guardados como em uma fortaleza pelo poder de Deus, 1 Pedro 1. 5. Deus colocou Adão no paraíso, mas não o trancou lá dentro, e assim ele foi lançado fora; mas quando ele colocou Noé na arca, ele o encerrou, e assim, quando ele traz uma alma a Cristo, ele garante sua salvação: não está em nossa própria guarda, mas nas mãos do Mediador.

4. A porta da misericórdia em breve será fechada contra aqueles que agora a menosprezam. Agora, bata e será aberta; mas chegará o tempo em que não acontecerá, Lucas 13. 25.

17 Durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra; cresceram as águas e levantaram a arca de sobre a terra.

18 Predominaram as águas e cresceram sobremodo na terra; a arca, porém, vogava sobre as águas.

19 Prevaleceram as águas excessivamente sobre a terra e cobriram todos os altos montes que havia debaixo do céu.

20 Quinze côvados acima deles prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos.

Aqui nos é dito,

I. Quanto tempo durou o dilúvio - quarenta dias, v. 17. O mundo profano, que não acreditava que isso viria, provavelmente quando veio se lisonjeou com a esperança de que logo diminuiria e nunca chegaria ao extremo; mas ainda assim aumentou, prevaleceu. Observe,

1. Quando Deus julgar, ele vencerá. Se ele começar, ele terminará; seu caminho é perfeito, tanto em julgamento quanto em misericórdia.

2. As aproximações graduais e os avanços dos julgamentos de Deus, que são designados para levar os pecadores ao arrependimento, são frequentemente abusados ​​para o endurecimento deles em sua presunção.

II. Até que ponto eles aumentaram: eles subiram tão alto que não apenas os países baixos e planos foram inundados, mas para garantir o trabalho, e que ninguém pudesse escapar, os topos das montanhas mais altas foram inundados - quinze côvados, ou seja, sete jardas e metade; de modo que em vão se esperava a salvação de colinas ou montanhas, Jr 3:23. Nenhuma das criaturas de Deus é tão elevada, que Seu poder não possa superá-las; e ele os fará saber que onde eles agem orgulhosamente, ele está acima deles. Talvez os topos das montanhas tenham sido lavados pela força das águas, o que ajudou muito no predomínio das águas acima deles; pois é dito (Jó 12 15), Ele envia as águas,e elas não apenas transbordam, mas reviram a terra. Assim, o refúgio das mentiras foi varrido, e as águas transbordaram do esconderijo daqueles pecadores (Is 28:17), e em vão eles fogem para eles em busca de segurança, Ap 6:16. Agora as montanhas se afastaram, e as colinas foram removidas, e nada ficou em lugar de um homem, senão o pacto de paz, Isaías 54. 10. Não há lugar na terra tão alto que coloque os homens fora do alcance dos julgamentos de Deus, Jr 49:16; Obadias 3, 4. A mão de Deus descobrirá todos os seus inimigos, Sl 21. 8. Observe como exatamente eles são medidos (quinze côvados), não pelo prumo de Noé, mas por seu conhecimento que pesa as águas por medida, Jó 28. 25.

III. O que aconteceu com a arca de Noé quando as águas assim cresceram: Ela foi elevada acima da terra (v. 17), e foi sobre a face das águas, v. 18. Quando todos os outros edifícios foram demolidos pelas águas e enterrados sob elas, somente a arca subsistiu. Observe,

1. As águas que quebraram tudo o mais levaram a arca. Aquilo que para os incrédulos é um cheiro de morte para morte é para os fiéis um cheiro de vida para vida.

2. Quanto mais as águas aumentavam, mais alto a arca era levantada em direção ao céu. Assim, as aflições santificadas são promoções espirituais; e como os problemas são abundantes, as consolações são muito mais abundantes.

21 Pereceu toda carne que se movia sobre a terra, tanto de aves como de animais domésticos e animais selváticos, e de todos os enxames de criaturas que povoam a terra, e todo homem.

22 Tudo o que tinha fôlego de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu.

23 Assim, foram exterminados todos os seres que havia sobre a face da terra; o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus foram extintos da terra; ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca.

24 E as águas durante cento e cinquenta dias predominaram sobre a terra.

Aqui está,

I. A destruição geral de toda a carne pelas águas do dilúvio. Venha e veja as desolações que Deus faz na terra (Sl 46. 8), e como ele faz montões sobre montões. Nunca a morte triunfou, desde sua primeira entrada até hoje, como então. Venha e veja a Morte em seu cavalo amarelo, e o inferno seguindo com ele, Ap 6. 7, 8.

1. Todo o gado, aves e répteis morreram, exceto os poucos que estavam na arca. Observe como isso é repetido: toda a carne morreu, v. 21. Tudo em cujas narinas estava o fôlego da vida, de tudo o que havia na terra seca, v. 22. Toda substância viva, v. 23. E por que isso? O homem apenas agiu perversamente, e justamente a mão de Deus está contra ele; mas essas ovelhas, o que elas fizeram? Eu respondo:

(1.) Temos certeza de que Deus não fez mal a eles. Ele é o Senhor soberano de toda a vida, pois é a única fonte e autor dela. Aquele que os fez como quis pode desfazê-los quando quis; e quem lhe dirá: Que fazes? Ele não pode fazer o que quiser com os seus, que foram criados para seu prazer?

(2.) Deus serviu admiravelmente aos propósitos de sua própria glória por sua destruição, bem como por sua criação. Aqui sua santidade e justiça foram grandemente ampliadas; por isso aparece que ele odeia o pecado e está altamente descontente com os pecadores, quando até mesmo as criaturas inferiores, porque são servos do homem e parte de sua posse, e porque foram abusadas para serem servos do pecado, são destruídas. com ele. Isso torna o julgamento mais notável, mais terrível e, consequentemente, mais expressivo da ira e vingança de Deus. A destruição das criaturas foi sua libertação da escravidão da corrupção, libertação pela qual toda a criação agora geme, Romanos 8 21, 22. Da mesma forma, foi um exemplo da sabedoria de Deus. Como as criaturas foram feitas para o homem quando ele foi feito, elas foram multiplicadas para ele quando ele foi multiplicado; e, portanto, agora que a humanidade foi reduzida a um número tão pequeno, era adequado que os animais fossem proporcionalmente reduzidos, caso contrário, eles teriam o domínio e teriam reabastecido a terra, e o restante da humanidade que restaria teria sido dominado por eles. Veja como Deus considerou isso em outro caso, Êx 23:29, para que os animais do campo não se multipliquem contra ti.

2. Todos os homens, mulheres e crianças que havia no mundo (exceto os que estavam na arca) morreram. Todo homem (v. 21 e v. 23), e talvez fossem tantos quanto agora sobre a face da terra, se não mais. Agora,

(1.) Podemos facilmente imaginar que terror e consternação se apoderaram deles quando se viram cercados. Nosso Salvador nos diz que até o dia em que veio o dilúvio, eles comiam e bebiam (Lucas 17:26, 27); eles se afogaram em segurança e sensualidade antes de se afogarem naquelas águas, clamando Paz, paz, para si mesmos, surdos e cegos a todos os avisos divinos. Nesta postura, a morte os surpreendeu, como 1 Sam 30. 16, 17. Mas em que espanto eles estavam então! Agora eles veem e sentem o que não acreditariam e temeriam, e estão convencidos de sua loucura quando é tarde demais; agora eles não encontram lugar para arrependimento, embora o busquem cuidadosamente com lágrimas.

(2.) Podemos supor que eles tentaram todas as formas e meios possíveis para sua preservação, mas tudo em vão. Alguns escalam até o topo das árvores ou montanhas, e espalham seus terrores ali por algum tempo. Mas a inundação os atinge, finalmente, e eles são forçados a morrer com mais deliberação. É provável que alguns se apeguem à arca e agora esperem que essa seja a segurança deles, que há tanto tempo fazem de seu esporte. Talvez alguns cheguem ao topo da arca e esperem mudar por si mesmos lá; mas ou eles perecem por falta de comida ou, por um despacho mais rápido, uma gota de chuva os lava daquele convés. Outros diziam:Não comemos e bebemos na tua presença? Você não ensinou em nossas ruas? "Sim", Noé poderia dizer, "que eu tenho, muitas vezes, para pouco propósito. Eu chamei, mas você recusou; você desprezou todo o meu conselho (Provérbios 1:24, 25), e agora não está em meu poder ajudá-lo: Deus fechou a porta, e eu não posso abri-la”. Assim será no grande dia. Nem subir alto em uma profissão externa, nem reivindicar relação com pessoas boas, levará os homens ao céu, Mateus 7:22; 25. 8, 9. Aqueles que não são encontrados em Cristo, a Arca, certamente estão arruinados, desfeitos para sempre; a própria salvação não pode salvá-los. Ver Is 10 3.

(3.) Podemos supor que alguns dos que pereceram no dilúvio ajudaram Noé, ou foram empregados por ele na construção da arca, e ainda assim não foram tão sábios quanto pelo arrependimento para garantir um lugar nela. Assim, ministros iníquos, embora possam ter sido instrumentos para ajudar outros a irem para o céu, serão lançados no inferno.

Vamos agora fazer uma pausa e considerar este tremendo julgamento! Que nossos corações meditem o terror, o terror desta destruição. Vejamos e digamos: Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo; quem pode ficar diante dele quando ele está irado? Vejamos e digamos: É uma coisa má e amarga afastar-se de Deus. O pecado dos pecadores, sem arrependimento, será sua ruína, primeira ou última; se Deus for verdadeiro, será. Embora as mãos se unam, os ímpios não ficarão impunes. O Deus justo sabe como trazer um dilúvio sobre o mundo dos ímpios, 2 Pedro 2. 5. Elifaz apela para esta história como um aviso permanente para um mundo descuidado (Jó 22. 15, 16): Você observou o caminho antigo, que os homens perversos trilharam, que foram cortados fora do tempo e enviados para a eternidade, cujo fundamento foi transbordado pelo dilúvio?

II. A preservação especial de Noé e sua família: somente Noé ficou vivo, e os que estavam com ele na arca, v. 23. Observe,

1. Noé vive. Quando ao seu redor havia monumentos de justiça, milhares caindo à sua direita e dez mil à sua esquerda, ele era um monumento de misericórdia. Somente com seus olhos ele pôde contemplar e ver a recompensa dos ímpios, Sl 91. 7, 8. As cheias das grandes águas não se aproximaram dele, Sl 32. 6. Temos motivos para pensar que, enquanto a longanimidade de Deus esperava, Noé não apenas pregou, mas orou por aquele mundo perverso, e teria desviado a ira; mas suas orações retornam ao seu próprio seio e são respondidas apenas em seu próprio livramento, que é claramente mencionado em Ezequiel 14:14, Noé, Daniel e Jó, senão libertarão suas próprias almas.Uma marca de honra será colocada nos intercessores.

2. Ele apenas vive. Noé permanece vivo, e isso é tudo; ele é, de fato, enterrado vivo - enfiado em um local fechado, alarmado com os terrores da chuva que cai, a inundação crescente e os gritos e clamores de seus vizinhos que perecem, seu coração dominado por pensamentos melancólicos das desolações feitas. Mas ele se consola com isso, que está no caminho do dever e no caminho da libertação. E somos ensinados (Jeremias 45. 4, 5) que, quando julgamentos desoladores estão no exterior, não devemos buscar coisas grandes nem agradáveis ​​para nós mesmos, mas considerar um favor indescritível se tivermos nossas vidas entregues a nós como despojo.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 30/01/2024
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