Gênesis 26

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

Neste capítulo temos,

I. Isaque na adversidade, por causa de uma fome na terra, que,

1. O obriga a mudar de alojamento, ver 1. Mas,

2. Deus o visita com orientação e conforto, vers. 2-5.

3. Ele nega tolamente a sua esposa, estando em perigo e é repreendido por isso por Abimeleque, ver 6-11.

II. Isaque em prosperidade, pela bênção de Deus sobre ele, ver 12-14. E,

1. Os filisteus tinham inveja dele, ver 14-17.

2. Ele continuou diligente em seus negócios, ver 18-23.

3. Deus apareceu a ele e o encorajou, e ele reconheceu Deus com devoção, ver 24, 25.

4. Os filisteus, por fim, cortejaram-no e fizeram uma aliança com ele, ver 26-33.

5. O casamento desagradável de seu filho Esaú foi uma liga ao conforto de sua prosperidade, ver 34, 35.

Remoção de Isaque para Gerar (1804 aC)

1 Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus.

2 Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser;

3 habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai.

4 Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra;

5 porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.

Aqui,

I. Deus provou Isaque por sua providência. Isaque foi treinado numa dependência crente da concessão divina da terra de Canaã a ele e a seus herdeiros; contudo agora há fome na terra. O que ele pensará da promessa quando na terra prometida não encontrar pão para ele? Vale a pena aceitar tal concessão, nessas condições e depois de tanto tempo? Sim, Isaque ainda se apegará à aliança; e quanto menos valiosa Canaã em si parece ser, melhor ele é ensinado a valorizá-la,

1. Como um sinal da bondade eterna de Deus para com ele; e,

2. Como um tipo de bem-aventurança eterna do céu. Observe que o valor intrínseco das promessas de Deus não pode ser diminuído aos olhos de um crente por quaisquer providências cruzadas.

II. Ele o dirigiu sob este julgamento por sua palavra. Isaque se vê em dificuldades devido à escassez de provisões. Em algum lugar ele deveria ir em busca de suprimentos; ao que parece, ele partiu para o Egito, para onde seu pai passou pelo mesmo estreito, mas ele leva Gerar em seu caminho, cheio de pensamentos, sem dúvida, sobre qual caminho ele deveria seguir melhor, até que Deus graciosamente lhe apareceu, e o determinou, abundantemente para sua satisfação.

1. Deus ordenou-lhe que ficasse onde estava e não descesse ao Egito: Permanecer nesta terra, v. 2, 3. Houve uma fome nos dias de Jacó, e Deus ordenou-lhe que descesse ao Egito (cap. 46. 3, 4), uma fome nos dias de Isaque, e Deus ordenou-lhe que não descesse, uma fome nos dias de Abraão, e Deus o deixou. à sua liberdade, não o direcionando para nenhum dos dois lados. Esta variedade no procedimento divino (considerando que o Egito sempre foi um lugar de provação e exercício para o povo de Deus) baseia-se em certa medida nos diferentes caracteres desses três patriarcas. Abraão era um homem de realizações muito elevadas e de íntima comunhão com Deus; e para ele todos os lugares e condições eram iguais. Isaque era um homem muito bom, mas não talhado para dificuldades; portanto ele está proibido de ir ao Egito. Jacó estava habituado às dificuldades, forte e paciente; e, portanto, ele deve descer ao Egito, para que a prova de sua fé seja para louvor, honra e glória. Assim, Deus proporciona as provações de seu povo à sua força.

2. Ele prometeu estar com ele e abençoá-lo. Assim como podemos ir a qualquer lugar com conforto quando a bênção de Deus vai conosco, podemos ficar em qualquer lugar contentes se essa bênção repousar sobre nós.

3. Ele renovou com ele a aliança, que tantas vezes havia sido feita com Abraão, repetindo e ratificando as promessas da terra de Canaã, um assunto numeroso, e do Messias. Observe que aqueles que devem viver pela fé precisam frequentemente revisar e repetir para si mesmos as promessas pelas quais devem viver, especialmente quando são chamados a qualquer caso de sofrimento ou abnegação.

4. Recomendou-lhe o bom exemplo de obediência de seu pai, como aquele que preservara o vínculo da aliança em sua família (v. 5): “Abraão obedeceu à minha voz; clara para ti." A obediência de Abraão é aqui celebrada, para sua honra; pois com isso ele obteve um bom testemunho tanto diante de Deus quanto dos homens. Uma grande variedade de palavras é aqui usada para expressar a vontade divina, à qual Abraão foi obediente (minha voz, meu encargo, meus mandamentos, meus estatutos e minhas leis), o que pode sugerir que a obediência de Abraão era universal; ele obedeceu às leis originais da natureza, às leis reveladas do culto divino, particularmente a da circuncisão, e a todos os preceitos extraordinários que Deus lhe deu, como o de deixar seu país, e aquele (ao qual alguns pensam ser mais especialmente referido) da oferta de seu filho, da qual o próprio Isaque teve motivos suficientes para lembrar. Observe que somente aqueles que seguirem os passos de sua obediência terão o benefício e o conforto da aliança de Deus com seus pais piedosos.

A negação de Isaque sobre sua esposa (1840 aC)

6 Isaque, pois, ficou em Gerar.

7 Perguntando-lhe os homens daquele lugar a respeito de sua mulher, disse: É minha irmã; pois temia dizer: É minha mulher; para que, dizia ele consigo, os homens do lugar não me matem por amor de Rebeca, porque era formosa de aparência.

8 Ora, tendo Isaque permanecido ali por muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhando da janela, viu que Isaque acariciava a Rebeca, sua mulher.

9 Então, Abimeleque chamou a Isaque e lhe disse: É evidente que ela é tua esposa; como, pois, disseste: É minha irmã? Respondeu-lhe Isaque: Porque eu dizia: para que eu não morra por causa dela.

10 Disse Abimeleque: Que é isso que nos fizeste? Facilmente algum do povo teria abusado de tua mulher, e tu, atraído sobre nós grave delito.

11 E deu esta ordem a todo o povo: Qualquer que tocar a este homem ou à sua mulher certamente morrerá.

Isaque já havia deixado de lado todos os pensamentos de ir para o Egito e, em obediência à visão celestial, instala seu cajado em Gerar, o país onde nasceu (v. 6), mas lá ele entra em tentação, a mesmo tentação pela qual seu bom pai foi repetidamente surpreendido e superado, ou seja, negar sua esposa e revelar que ela era sua irmã. Observe,

I. Como ele pecou. Como sua esposa era bonita, ele imaginou que os filisteus encontrariam uma maneira ou outra de tirá-la, para que alguns deles pudessem se casar com ela; e, portanto, ela deve se passar por irmã dele. É inexplicável que esses grandes e bons homens sejam culpados de tão estranha dissimulação, pela qual expuseram tanto a sua própria reputação como a de suas esposas. Mas vemos: 1. Que homens muito bons às vezes são culpados de grandes falhas e loucuras. Que aqueles que estão de pé, portanto, tomem cuidado para não cair, e aqueles que caíram não se desesperem em serem ajudados novamente.

2. Que existe em nós uma aptidão para imitar até mesmo as fraquezas e enfermidades daqueles por quem temos valor. Precisamos, portanto, manter o pé, para que, embora pretendamos seguir os passos de homens bons, às vezes sigamos seus passos.

II. Como ele foi detectado e a trapaça descoberta pelo próprio rei. Abimeleque (não o mesmo que era nos dias de Abraão, cap. 20, pois isso foi quase 100 anos depois disso, mas este era o nome comum dos reis filisteus, como César dos imperadores romanos) viu Isaque mais familiarizado e agradável com Rebeca. do que sabia que estaria com a irmã (v. 8): viu-o brincando com ela, ou rindo; é a mesma palavra que deu nome a Isaque. Ele estava regozijando-se com a esposa de sua juventude, Provérbios 5:18. Torna-se que aqueles que estão nessa relação sejam agradáveis uns com os outros, como aqueles que estão satisfeitos uns com os outros. Em nenhum lugar um homem pode permitir-se mais ser inocentemente feliz do que com sua própria esposa e filhos. Abimeleque o acusou de fraude (v. 9), mostrou-lhe quão frívola era sua desculpa e quais poderiam ter sido as más consequências dela (v. 10), e então, para convencê-lo de quão infundado e injusto era seu ciúme deles, colocou ele e sua família sob sua proteção particular, proibindo que qualquer dano fosse feito a ele ou a sua esposa sob pena de morte. Note: 1. Uma língua mentirosa dura apenas um momento. A verdade é filha do tempo; e, com o tempo, isso desaparecerá.

2. Um pecado costuma ser a porta de entrada para muitos e, portanto, o início do pecado deve ser evitado.

3. Os pecados dos professantes os envergonham diante daqueles que estão de fora.

4. Deus pode fazer com que aqueles que estão indignados contra seu povo, embora possa haver alguma causa para isso, saibam que será por sua conta e risco se lhes causarem algum dano. Veja Sal 105. 14, 15.

A remoção de Isaque para Berseba (1804 aC)

12 Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava.

13 Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo;

14 possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja.

15 E, por isso, lhe entulharam todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, nos dias de Abraão, enchendo-os de terra.

16 Disse Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque já és muito mais poderoso do que nós.

17 Então, Isaque saiu dali e se acampou no vale de Gerar, onde habitou.

18 E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai (porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão), e lhes deu os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto.

19 Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente.

20 Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o poço de Eseque, porque contenderam com ele.

21 Então, cavaram outro poço e também por causa desse contenderam. Por isso, recebeu o nome de Sitna.

22 Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o SENHOR, e prosperaremos na terra.

23 Dali subiu para Berseba.

24 Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo.

25 Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do SENHOR, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço.

Aqui temos,

I. Os sinais da boa vontade de Deus para com Isaque. Ele o abençoou e o fez prosperar, e fez com que tudo o que ele tinha prosperasse sob suas mãos.

1. Seu trigo se multiplicou estranhamente. Ele não tinha terra própria, mas tomou terras dos filisteus e as semeou; e (observe-se o encorajamento dos arrendatários pobres, que ocupam terras alheias e são honestos e trabalhadores) Deus o abençoou com um grande aumento. Ele colheu cem vezes mais; e parece haver uma ênfase na época: foi naquele mesmo ano que houve fome na terra; enquanto outros quase não colheram, ele colheu abundantemente. Veja Isaías 65. 13: Meus servos comerão, mas vocês terão fome, Salmos 37. 19: Nos dias de fome eles se fartarão.

2. Seu gado também aumentou, v. 14. E então,

3. Ele tinha um grande número de servos, que empregava e mantinha. Observe que à medida que os bens aumentam, aumentam aqueles que os comem, Ecl 5. 11.

II. Os sinais da má vontade dos filisteus para com ele. Eles o invejaram, v. 14. É um exemplo:

1. Da vaidade do mundo, que quanto mais os homens têm dele, mais são invejados e expostos à censura e à injúria. Quem pode resistir à inveja? Pv 27. 4. Veja Ecl 4. 4.

2. Da corrupção da natureza; pois esse é realmente um mau princípio que faz os homens lamentarem o bem dos outros, como se precisasse estar doente para mim porque está bem para o meu próximo.

(1.) Eles já haviam demonstrado sua má vontade para com a família dele, tapando os poços que seu pai havia cavado. Isso foi feito com maldade. Como não tinham rebanhos próprios para levar a esses poços, não os deixavam para uso de outros; uma coisa tão absurda é maldade. E isso foi feito de maneira pérfida, contrariamente ao pacto de amizade que haviam feito com Abraão, cap. 21. 31, 32. Nenhum vínculo manterá a má natureza.

(2.) Eles o expulsaram de seu país, v. 16, 17. O rei de Gerar começou a olhar para ele com inveja. A casa de Isaque era como uma corte, e suas riquezas e séquito eclipsavam os de Abimeleque; e, portanto, ele deve ir mais longe. Eles estavam cansados de sua vizinhança, porque viram que o Senhor o abençoava; ao passo que, por essa razão, eles deveriam ter cortejado sua permanência, para que também pudessem ser abençoados por sua causa. Isaque não insiste na barganha que fez com eles pelas terras que possuía, nem em ocupá-las e melhorá-las, nem se oferece para competir com eles pela força, embora tenha se tornado muito grande, mas parte dali muito pacificamente. da cidade real, e talvez para uma parte do país menos frutífera. Observe que devemos negar a nós mesmos tanto nossos direitos quanto nossas conveniências, em vez de brigar: um homem sábio e bom preferirá retirar-se para a obscuridade, como Isaque aqui em um vale, do que sentar-se alto para ser alvo de inveja e mal-estar.

III. Sua constância e continuidade em seus negócios ainda.

1. Ele manteve sua lavoura e continuou diligente para encontrar poços de água e prepará-los para seu uso, v. 18, etc. rebanhos, e ainda cuidava bem de seus rebanhos; quando os homens crescem, devem tomar cuidado para não se considerarem grandes e elevados demais para seus negócios. Embora tenha sido afastado das conveniências que tinha e não pudesse seguir sua agricultura com a mesma facilidade e vantagem de antes, ainda assim ele se propôs a tirar o melhor proveito do país em que havia entrado, o que é prudência de todo homem fazer.. Observe,

(1.) Ele abriu os poços que seu pai havia cavado (v. 18) e, por respeito a seu pai, chamou-os pelos mesmos nomes que lhes dera. Observe que em nossa busca pela verdade, aquela fonte de água viva, é bom fazer uso das descobertas de épocas anteriores, que foram obscurecidas pelas corrupções de tempos posteriores. Indaga pelo caminho antigo, pelos poços que nossos pais cavaram, que os adversários da verdade taparam: pergunta aos teus mais velhos, e eles te ensinarão.

(2.) Seus servos cavaram novos poços. Observe que embora devamos usar a luz de eras anteriores, não se segue, portanto, que devamos descansar nela e não fazer nenhum progresso. Devemos ainda estar construindo sobre os seus alicerces, correndo de um lado para outro, para que o conhecimento possa ser aumentado, Dan 12. 4.

(3.) Ao cavar seus poços ele encontrou muita oposição, v. 20, 21. Aqueles que abrem as fontes da verdade devem esperar a contradição. Os primeiros dois poços que cavaram foram chamados Eseque e Sitna, contenção e ódio. Veja aqui,

[1.] Qual é a natureza das coisas mundanas; são brincadeiras e ocasiões de conflito.

[2.] Qual é muitas vezes a sorte dos homens mais quietos e pacíficos deste mundo; aqueles que evitam o esforço, mas não conseguem evitar o conflito, Sl 120. 7. Nesse sentido, Jeremias era um homem de discórdia (Jer 15.10), e o próprio Cristo, embora fosse o príncipe da paz.

[3.] Que misericórdia é ter água em abundância, tê-la sem se esforçar para obtê-la. Quanto mais comum for essa misericórdia, mais motivos teremos para ser gratos por ela.

(4.) Por fim, ele mudou-se para um assentamento tranquilo, apegando-se ao seu princípio pacífico, preferindo fugir do que lutar, e não querendo habitar com aqueles que odiavam a paz, Sl 120. 6. Ele preferia a tranquilidade à vitória. Ele cavou um poço, e por isso não se esforçaram, v. 22. Observe que aqueles que seguem a paz, mais cedo ou mais tarde, encontrarão a paz; aqueles que estudam para ficar quietos raramente deixam de sê-lo. Quão diferente era Isaque de seu irmão Ismael, que, certo ou errado, usaria o que tinha contra todo o mundo! Cap. 16. 12. E de qual destes seríamos considerados seguidores? Este poço eles chamaram de Reobote, ampliações, espaço suficiente: nos dois poços anteriores podemos ver o que é a terra, aperto e conflito; os homens não podem prosperar, para a multidão de seus vizinhos. Isto nos mostra bem o que é o céu; é ampliação e paz, há espaço suficiente, pois há muitas mansões.

2. Ele continuou firme em sua religião e manteve sua comunhão com Deus.

(1.) Deus apareceu-lhe graciosamente. Quando os filisteus o expulsaram, forçaram-no a mudar-se de um lugar para outro e molestaram-no continuamente, então Deus o visitou e lhe deu novas garantias de seu favor. Observe que quando os homens são considerados falsos e indelicados, podemos nos consolar com o fato de que Deus é fiel e gracioso; e sua hora de se mostrar assim é quando estamos mais decepcionados com nossas expectativas em relação aos homens. Quando Isaque chegou a Berseba (v. 23), é provável que o preocupasse pensar em sua condição instável, e que não lhe seria permitido permanecer muito tempo em um lugar; e, na multidão desses pensamentos dentro dele, naquela mesma noite em que chegou cansado e inquieto a Berseba, Deus trouxe-lhe conforto para deleitar sua alma. Provavelmente ele estava apreensivo porque os filisteus não o deixariam descansar ali: Não temas, diz-lhe Deus, estou contigo e te abençoarei. Podem partir com conforto aqueles que têm certeza da presença de Deus com eles onde quer que vão.

(2.) Ele não estava faltando em seu retorno ao dever para com Deus; pois ali ele construiu um altar e invocou o nome do Senhor. Observe,

[1.] Onde quer que formos, devemos levar nossa religião conosco. Provavelmente os altares de Isaque e seu culto religioso ofenderam os filisteus e os provocaram a serem ainda mais problemáticos para ele; ainda assim, ele manteve seu dever, qualquer que fosse a má vontade a que pudesse ser exposto por isso.

[2.] Os confortos e encorajamentos que Deus nos dá por meio de sua palavra devem estimular-nos e vivificar-nos para todo exercício de devoção pelo qual Deus possa ser honrado e nossa relação com o céu mantida.

Aliança de Isaque com Abimeleque (1760 aC)

26 De Gerar foram ter com ele Abimeleque e seu amigo Ausate e Ficol, comandante do seu exército.

27 Disse-lhes Isaque: Por que viestes a mim, pois me odiais e me expulsastes do vosso meio?

28 Eles responderam: Vimos claramente que o SENHOR é contigo; então, dissemos: Haja agora juramento entre nós e ti, e façamos aliança contigo.

29 Jura que nos não farás mal, como também não te havemos tocado, e como te fizemos somente o bem, e te deixamos ir em paz. Tu és agora o abençoado do SENHOR.

30 Então, Isaque lhes deu um banquete, e comeram e beberam.

31 Levantando-se de madrugada, juraram de parte a parte; Isaque os despediu, e eles se foram em paz.

32 Nesse mesmo dia, vieram os servos de Isaque e, dando-lhe notícia do poço que tinham cavado, lhe disseram: Achamos água.

33 Ao poço, chamou-lhe Seba; por isso, Berseba é o nome daquela cidade até ao dia de hoje.

Temos aqui as disputas que ocorreram entre Isaque e os filisteus, resultando em uma feliz paz e reconciliação.

I. Abimeleque faz uma visita amigável a Isaque, em sinal do respeito que tinha por ele. Observe que quando os caminhos de um homem agradam ao Senhor, ele faz com que até mesmo seus inimigos tenham paz com ele, Pv 16.7. Os corações dos reis estão em suas mãos, e quando ele quiser, ele pode transformá-los em favor de seu povo.

II. Isaque questiona prudente e cautelosamente a sua sinceridade nesta visita. Observe que, ao estabelecer amizades e correspondências, há necessidade da sabedoria da serpente, bem como da inocência da pomba; nem é qualquer transgressão da lei da mansidão e do amor para expressar claramente nossa forte percepção das injúrias recebidas e para ficarmos em guarda ao lidar com aqueles que agiram injustamente.

III. Abimeleque professa sua sinceridade neste discurso a Isaque, e corteja sinceramente sua amizade, v. 28, 29. Alguns sugerem que Abimeleque pressionou por essa aliança com ele porque temia que Isaque, enriquecendo, um dia ou outro, se vingasse deles pelos ferimentos que havia recebido. No entanto, ele professa fazê-lo com base em um princípio de amor.

1. Ele tira o melhor proveito do comportamento deles em relação a ele. Isaque reclamou que eles o odiavam e o mandaram embora. Não, disse Abimeleque, nós te mandamos embora em paz. Eles o afastaram da terra que ele possuía deles; mas eles permitiram que ele levasse consigo seu estoque e todos os seus pertences. Observe que a diminuição das lesões é necessária para a preservação da amizade; pois o agravamento delas exaspera e amplia as brechas. A crueldade feita conosco poderia ter sido pior.

2. Ele reconhece o sinal do favor de Deus para com ele e faz disso a base do desejo deles de estar aliado a ele: O Senhor é contigo, e tu és o bendito do Senhor. Como se ele tivesse dito: “Seja persuadido a ignorar os ferimentos que lhe foram oferecidos; pois Deus compensou abundantemente o dano que você recebeu”. Observe que aqueles a quem Deus abençoa e favorece têm motivos suficientes para perdoar aqueles que os odeiam, uma vez que o pior inimigo que eles têm não pode causar-lhes nenhum dano real. Ou: “Por esta razão desejamos a tua amizade, porque Deus é contigo”. Observe que é bom estar em aliança e comunhão com aqueles que estão em aliança e comunhão com Deus, 1 João 1.3. O presente discurso a ele foi o resultado de uma deliberação madura: Dissemos: Faça-se um juramento entre nós. Independentemente do que alguns dos seus súditos rabugentos e invejosos pudessem querer dizer de outra forma, ele e os seus primeiros-ministros de Estado, que agora trazia consigo, não pretendiam outra coisa senão uma amizade cordial. Talvez Abimeleque tenha recebido, por tradição, o aviso que Deus deu ao seu antecessor para não ferir Abraão (cap. 20.7), e isso o fez ficar com tanto respeito por Isaque, que parecia ser tanto o favorito do Céu quanto Abraão..

4. Isaque entretém ele e sua companhia, e estabelece uma liga de amizade com ele, v. 30, 31. Veja aqui quão generoso foi o homem bom:

1. Ao dar: Ele lhes deu um banquete e deu-lhes as boas-vindas.

(2.) Em perdoar. Ele não insistiu nas indelicadezas que lhe haviam feito, mas livremente firmou um pacto de amizade com eles e comprometeu-se a nunca lhes causar qualquer dano. Observe que a religião nos ensina a ser vizinhos e, tanto quanto estiver em nós, a viver pacificamente com todos os homens.

V. A Providência sorriu para o que Isaque fez; pois no mesmo dia em que ele fez esta aliança com Abimeleque, seus servos trouxeram-lhe a notícia de um poço de água que haviam encontrado, v. 32, 33. Ele não insistiu na restituição dos poços que os filisteus lhe haviam tirado injustamente, para que isso não rompesse o tratado, mas sentou-se em silêncio sob a injúria; e, para recompensá-lo por isso, imediatamente ele é enriquecido com um novo poço, que, por ser tão adequado ao acontecimento do dia, ele chamou por um nome antigo, Berseba, O poço do juramento.

O casamento tolo de Esaú (1760 aC)

34 Tendo Esaú quarenta anos de idade, tomou por esposa a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu.

35 Ambas se tornaram amargura de espírito para Isaque e para Rebeca.

Aqui está:

1. O casamento tolo de Esaú – tolo, pensam alguns, ao casar duas mulheres juntas, pelo que talvez ele seja chamado de fornicador (Hb 12.16), ou melhor, ao casar-se com cananeus, que eram estranhos à bênção de Abraão, e sujeito à maldição de Noé, pela qual é chamado de profano; pois assim ele deu a entender que não desejava a bênção nem temia a maldição de Deus.

2. A dor e os problemas que isso criou para seus ternos pais.

(1.) Lamentou que ele se casasse sem pedir, ou pelo menos sem seguir seu conselho e consentimento: vejam os passos que seguem aqueles filhos que desprezam ou contradizem seus pais ao se disporem.

(2.) Lamentou que ele se casasse com as filhas dos hititas, que não tinham religião entre eles; pois Isaque lembrou-se do cuidado de seu pai para com ele, de que nunca se casasse com uma cananeia.

(3.) Ao que parece, as esposas com quem ele se casou eram provocadoras em sua conduta para com Isaque e Rebeca; aqueles filhos têm poucos motivos para esperar a bênção de Deus quando fazem aquilo que é uma tristeza para seus bons pais.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 04/02/2024
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