Gênesis 28

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

Temos aqui,

I. Jacó se despedindo de seus pais, para ir para Padã-Arã; a incumbência que seu pai lhe deu (ver 1, 2), a bênção com que o despediu (ver 3, 4), sua obediência às ordens dadas a ele (ver 5, 10) e a influência que isso teve sobre Esaú, ver. 6-9.

II. O encontro de Jacó com Deus, e sua comunhão com ele por sinal. E aí,

1. Sua visão da escada, ver 11, 12.

2. As graciosas promessas que Deus lhe fez, ver 13-15.

3. A impressão que isso causou nele, ver 16-19.

4. O voto que ele fez a Deus, nesta ocasião, ver 20, etc.

Jacó foi dispensado com uma bênção (1760 aC)

1 Isaque chamou a Jacó e, dando-lhe a sua bênção, lhe ordenou, dizendo: Não tomarás esposa dentre as filhas de Canaã.

2 Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma lá por esposa uma das filhas de Labão, irmão de tua mãe.

3 Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça fecundo, e te multiplique para que venhas a ser uma multidão de povos;

4 e te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que possuas a terra de tuas peregrinações, concedida por Deus a Abraão.

5 Assim, despediu Isaque a Jacó, que se foi a Padã-Arã, à casa de Labão, filho de Betuel, o arameu, irmão de Rebeca, mãe de Jacó e de Esaú.

Assim que Jacó obteve a bênção, foi imediatamente forçado a fugir de seu país; e, como se não bastasse ser um estrangeiro e peregrino ali, ele deveria ir para ser ainda mais, e não melhor do que um exilado, em outro país. Ora Jacó fugiu para a Síria, Os 12. 12. Ele foi abençoado com bastante trigo e vinho, mas foi embora pobre, foi abençoado com o governo e, ainda assim, saiu para o serviço, um serviço árduo. Isto foi:

 1. Talvez para corrigi-lo por lidar fraudulentamente com seu pai. A bênção será confirmada para ele, e ainda assim ele sofrerá pelo caminho indireto que tomou para obtê-la. Embora exista uma mistura de pecado em nossos deveres, devemos esperar uma mistura de problemas em nosso conforto. Contudo,

2. Foi para nos ensinar que aqueles que herdam a bênção devem esperar perseguição; aqueles que têm paz em Cristo terão tribulações no mundo, João 16. 33. Tendo sido informados disso antes, não devemos achar estranho e, tendo a certeza de uma recompensa no futuro, não devemos pensar muito. Podemos observar, da mesma forma, que as providências de Deus muitas vezes parecem contradizer suas promessas e ir contra elas; e, no entanto, quando o mistério de Deus terminar, veremos que tudo foi para melhor e que as providências cruzadas apenas tornaram as promessas e o cumprimento delas ainda mais ilustres. Agora Jacó está aqui dispensado por seu pai,

I. Com uma acusação solene: Ele o abençoou e o encarregou. Observe que aqueles que possuem a bênção devem manter o encargo anexado a ela, e não pensar em separar o que Deus uniu. A acusação é como aquela em 2 Coríntios 6.14: Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; e todos os que herdam as promessas da remissão de pecados e o dom do Espírito Santo, devem cumprir este encargo, que segue essas promessas: Salvai-vos desta geração perversa, Atos 2 38-40. Aqueles que têm direito a favores peculiares devem ser um povo peculiar. Se Jacó for herdeiro da promessa, ele não deverá se casar com uma das filhas de Canaã; aqueles que professam religião não devem se casar com aqueles que não são religiosos.

II. Com uma bênção solene. 3, 4. Ele já o havia abençoado involuntariamente; agora ele faz isso intencionalmente, para maior encorajamento de Jacó naquela condição melancólica para a qual ele estava agora se mudando. Esta bênção é mais expressa e completa que a anterior; é uma implicação da bênção de Abraão, aquela bênção que foi derramada sobre a cabeça de Abraão como o óleo da unção, de onde escorreu para sua semente escolhida, como as orlas de suas vestes. É uma bênção do evangelho, a bênção dos privilégios da igreja, que é a bênção de Abraão, que é sobre os gentios através da fé, Gal 3. 14. É uma bênção do Deus Todo-Poderoso, nome pelo qual Deus apareceu aos patriarcas, Êxodo 6.3. São realmente abençoados aqueles a quem o Deus Todo-Poderoso abençoa; pois ele ordena e efetua a bênção. Duas grandes promessas com as quais Abraão foi abençoado, e Isaque aqui impõe ambas a Jacó.

1. A promessa dos herdeiros: Deus te faça frutificar e te multiplique.

(1.) Através de seus lombos deveria descender de Abraão aquele povo que deveria ser numeroso como as estrelas do céu e a areia do mar, e que deveria aumentar mais do que o resto das nações, de modo a ser uma assembleia de pessoas, conforme a margem indica. E nunca houve tanta multidão de pessoas tão frequentemente reunidas em uma assembleia como as tribos de Israel estavam no deserto, e depois.

(2.) Através de seus lombos deveria descender de Abraão aquela pessoa em quem todas as famílias da terra deveriam ser abençoadas, e para quem deveria ser a reunião do povo. Jacó tinha nele uma multidão de pessoas, de fato, pois todas as coisas no céu e na terra estão unidas em Cristo (Ef 1. 10), todas centradas nele, aquele grão de trigo, que caindo no chão, produziu muito fruto, João 12. 24.

2. A promessa de uma herança para aqueles herdeiros: Para que vocês possam herdar a terra de suas peregrinações. Canaã foi por este meio vinculada à semente de Jacó, excluindo a semente de Esaú. Isaque estava agora enviando Jacó para um país distante, para se estabelecer lá por algum tempo; e, para que isso não pareça deserdá-lo, ele aqui confirma o acordo sobre ele, para que possa ter certeza de que a descontinuação de sua posse não deveria ser uma revogação de seu direito. Observe, aqui é dito a Ele que ele deveria herdar a terra onde peregrinou. Aqueles que são peregrinos agora serão herdeiros para sempre: e, mesmo agora, aqueles que mais herdam a terra (embora não herdem a maior parte dela) são os que mais se parecem com estranhos nela. Aqueles que desfrutam melhor das coisas presentes que lhes são mais livres. Esta promessa parece tão elevada quanto o céu, do qual Canaã era um tipo. Este era o melhor país que Jacó, com os outros patriarcas, tinha em mente, quando se confessou estrangeiro e peregrino na terra, Hb 11.13.

Jacó, tendo se despedido de seu pai, foi embora apressadamente, para que seu irmão não encontrasse uma oportunidade de lhe causar algum mal, e foi embora para Padã-Arã. Quão diferente foi ele levar uma esposa de lá para a casa de seu pai! Isaque mandou servos e camelos buscarem os seus; Jacó deve ir sozinho, ir sozinho e a pé, para buscar o seu: ele também deve sair assustado da casa de seu pai, sem saber quando poderá retornar. Observe que se Deus, em sua providência, nos incapacita, devemos estar contentes, embora não possamos manter o estado e a grandeza de nossos ancestrais. Deveríamos ter mais cuidado em manter sua piedade do que em manter sua dignidade, e em ser tão bons quanto eles eram do que em ser tão grandes. Rebeca é aqui chamada de mãe de Jacó e Esaú. Jacó é nomeado primeiro, não apenas porque sempre foi o querido de sua mãe, mas porque agora era herdeiro de seu pai, e Esaú foi, nesse sentido, posto de lado. Observe que chegará o tempo em que a piedade terá precedência, seja ela qual for agora.

6 Vendo, pois, Esaú que Isaque abençoara a Jacó e o enviara a Padã-Arã, para tomar de lá esposa para si; e vendo que, ao abençoá-lo, lhe ordenara, dizendo: Não tomarás mulher dentre as filhas de Canaã;

7 e vendo, ainda, que Jacó, obedecendo a seu pai e a sua mãe, fora a Padã-Arã;

8 sabedor também de que Isaque, seu pai, não via com bons olhos as filhas de Canaã,

9 foi Esaú à casa de Ismael e, além das mulheres que já possuía, tomou por mulher a Maalate, filha de Ismael, filho de Abraão, e irmã de Nebaiote.

Esta passagem a respeito de Esaú surge no meio da história de Jacó:

1. Para mostrar a influência de um bom exemplo. Esaú, embora fosse o homem mais importante, agora começa a pensar que Jacó é o homem melhor, e desdenha não tomá-lo como modelo neste caso específico de se casar com uma filha de Abraão. Os filhos mais velhos devem dar aos mais novos um exemplo de tratabilidade e obediência; é ruim se não o fizerem: mas é um alívio se eles seguirem o exemplo deles, como Esaú aqui fez com Jacó. Ou,

 2. Para mostrar a loucura de um raciocínio tardio. Esaú fez bem, mas o fez quando já era tarde demais. Ele viu que as filhas de Canaã não agradavam a seu pai, e ele poderia ter percebido isso há muito tempo se tivesse consultado o julgamento de seu pai tanto quanto o seu paladar. E como ele resolveu o problema agora? Ora, na verdade, para piorar o mal.

(1.) Ele se casou com uma filha de Ismael, filho da escrava, que foi expulsa e não herdaria com Isaque e sua semente, juntando-se assim a uma família que Deus havia rejeitado e buscando fortalecer suas próprias pretensões com a ajuda de outro pretendente.

(2.) Ele tomou uma terceira esposa, enquanto, pelo que parece, suas outras duas não estavam mortas nem divorciadas.

(3.) Ele fez isso apenas para agradar seu pai, não para agradar a Deus. Agora que Jacó foi enviado para um país distante, Esaú estaria totalmente em casa, e ele esperava agradar seu pai a ponto de persuadi-lo a fazer um novo testamento e impor a promessa sobre ele, revogando o acordo feito recentemente sobre Jacó. E assim,

[1.] Ele foi sábio quando já era tarde demais, como Israel que se aventuraria quando o decreto foi emitido contra eles (Nm 14.40), e as virgens insensatas, Mateus 25.11.

[2.] Ele descansou em uma reforma parcial e pensou, ao agradar seus pais em uma coisa: expiar todos os seus outros abortos. Não é dito que quando ele viu quão obediente Jacó era e quão disposto a agradar seus pais, ele se arrependeu de seu desígnio malicioso contra ele: não, pareceu depois que ele persistiu nisso e manteve sua malícia. Observe que os corações carnais tendem a se considerar tão bons quanto deveriam ser, porque talvez, em algum caso específico, eles não sejam tão ruins quanto antes. Assim, Mica mantém seus ídolos, mas se considera feliz por ter um levita como seu sacerdote, Juízes 17. 13.

A visão de Jacó em Betel (1760 aC)

10 Partiu Jacó de Berseba e seguiu para Harã.

11 Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir.

12 E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.

13 Perto dele estava o SENHOR e lhe disse: Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendência.

14 A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra.

15 Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido.

Temos aqui Jacó em sua jornada para a Síria, em uma condição muito desolada, como alguém que foi enviado em busca de fortuna; mas descobrimos que, embora ele estivesse sozinho, ele não estava sozinho, pois o Pai estava com ele, João 16. 32. Se o que está registrado aqui aconteceu (como deveria parecer) na primeira noite, ele havia feito uma longa viagem de um dia de Berseba a Betel, acima de sessenta quilômetros. A Providência o levou a um lugar conveniente, provavelmente sombreado por árvores, para descansar naquela noite; e lá ele tinha,

I. Um alojamento duro (v. 11), as pedras como travesseiros e os céus como dossel e cortinas. Como era então o uso, talvez isso não fosse tão ruim quanto nos parece agora; mas deveríamos pensar:

1. Ele ficou deitado com muito frio, o chão frio como cama e, o que se poderia supor piorou a situação, uma pedra fria como travesseiro, e no ar frio.

2. Muito desconfortável. Se seus ossos estivessem doloridos durante a jornada do dia, o descanso noturno apenas os deixaria ainda mais doloridos.

3. Muito exposto. Ele esqueceu que estava fugindo para salvar sua vida; ou se seu irmão, em sua raiva, o perseguiu ou enviou um assassino atrás dele, aqui estava ele, pronto para ser sacrificado e destituído de abrigo e defesa. Não podemos pensar que foi por causa de sua pobreza que ele estava tão mal acomodado, mas,

(1.) Foi devido à clareza e simplicidade daqueles tempos, quando os homens não tomavam tanto dinheiro e consultavam tanto sua facilidade, como nestes últimos tempos de suavidade e efeminação.

(2.) Jacó estava particularmente acostumado às dificuldades, como um homem comum que morava em tendas; e, planejando agora ir para o serviço, ele estava ainda mais disposto a habituar-se a eles; e, como provou, estava bem, cap. 31. 40.

(3.) Seu conforto na bênção divina e sua confiança na proteção divina o tornaram tranquilo, mesmo quando ele ficou assim exposto; estando certo de que seu Deus o fez habitar em segurança, ele poderia deitar-se e dormir sobre uma pedra.

II. Em seu alojamento difícil ele teve um sonho agradável. Qualquer israelita, de fato, estaria disposto a ocupar o travesseiro de Jacó, desde que pudesse realizar o sonho de Jacó. Então, e ali, ele ouviu as palavras de Deus e teve as visões do Todo-Poderoso. Foi a melhor noite de sono que ele já teve na vida. Observe que o momento de Deus visitar seu povo com seus confortos é quando eles estão mais desprovidos de outros confortos e de outros consoladores; quando as aflições no caminho do dever (como estas eram) abundarem, então as consolações serão ainda mais abundantes. Agora observe aqui,

1. A visão encorajadora que Jacó teve. Ele viu uma escada que ia da terra ao céu, os anjos subindo e descendo por ela, e o próprio Deus no topo dela. Agora, isso representa as duas coisas que são muito confortáveis ​​para as pessoas boas em todos os momentos e em todas as condições:

(1.) A providência de Deus, pela qual existe uma correspondência constante mantida entre o céu e a terra. Os conselhos do céu são executados na terra, e as ações e assuntos desta terra são todos conhecidos no céu, são executados na terra, e as ações e assuntos desta terra são todos conhecidos no céu e julgados lá. A Providência faz o seu trabalho gradualmente e por etapas. Os anjos são empregados como espíritos ministradores, para servir a todos os propósitos e desígnios da Providência, e a sabedoria de Deus está no extremo superior da escada, dirigindo todos os movimentos das causas secundárias para a glória da Primeira Causa. Os anjos são espíritos ativos, subindo e descendo continuamente; não descansam, nem de dia nem de noite, do serviço, de acordo com os cargos que lhes são atribuídos. Eles sobem para prestar contas do que fizeram e para receber ordens; e depois descem para executar as ordens que receberam. Assim, devemos sempre abundar na obra do Senhor, para que possamos fazê-la como os anjos fazem, Sl 103.20,21. Esta visão deu conforto oportuno a Jacó, deixando-o saber que ele tinha um bom guia e um bom guarda, ao sair e entrar - que, embora ele tenha sido obrigado a vagar pela casa de seu pai, ainda assim ele estava ao cuidado de uma gentil Providência e o encargo dos santos anjos. Isto é conforto suficiente, embora não devamos admitir a noção que alguns têm, de que os anjos tutelares de Canaã estavam ascendendo, tendo guardado Jacó fora de sua terra, e os anjos da Síria desceram para levá-lo sob sua custódia. Jacó era agora o tipo e representante de toda a igreja, cuja tutela é confiada aos anjos.

(2.) A mediação de Cristo. Ele é esta escada, o pé na terra em sua natureza humana, o topo no céu em sua natureza divina: ou o primeiro em sua humilhação, o último em sua exaltação. Todas as relações entre o céu e a terra, desde a queda, são feitas por esta escada. Cristo é o caminho; todos os favores de Deus vêm para nós, e todos os nossos serviços vão para ele, por Cristo. Se Deus habita conosco e nós com ele, é por Cristo. Não temos como chegar ao céu, a não ser por esta escada; se subirmos por qualquer outro caminho, seremos ladrões e salteadores. A esta visão nosso Salvador alude quando fala dos anjos de Deus subindo e descendo sobre o filho do homem (João 1:51); pois os bons ofícios que os anjos nos fazem, e os benefícios que recebemos por seu ministério, são todos devidos a Cristo, que reconciliou as coisas na terra e as coisas no céu (Col 1.20), e fez com que todas se encontrassem em si mesmo, Ef 1. 10.

2. As palavras encorajadoras que Jacó ouviu. Deus agora o trouxe para o deserto e falou confortavelmente com ele, falou do topo da escada; pois todas as boas novas que recebemos do céu vêm através de Jesus Cristo.

(1.) As promessas anteriores feitas a seu pai foram repetidas e ratificadas a ele. Em geral, Deus lhe deu a entender que ele seria para ele o mesmo que havia sido para Abraão e Isaque. Aqueles que seguem os passos de seus pais piedosos estão interessados ​​em sua aliança e têm direito aos seus privilégios. Particularmente,

[1.] A terra de Canaã está estabelecida sobre ele, a terra em que você jaz; como se, por estar deitado tão contente no chão nu, ele tivesse levado libré e apoderado-se de toda a terra.

[2.] É-lhe prometido que sua posteridade se multiplicaria excessivamente como o pó da terra - que, embora ele parecesse agora ter sido arrancado como um galho seco, ainda assim ele se tornaria uma árvore florescente, que deveria lançar seus galhos. até o mar. Estas foram as bênçãos com as quais seu pai o abençoou (v. 3.4), e Deus aqui lhes disse Amém, para que ele pudesse ter forte consolação.

[3.] Acrescenta-se que o Messias deveria vir de seus lombos, em quem todas as famílias da terra deveriam ser abençoadas. Cristo é a grande bênção do mundo. Todos os que são abençoados, seja qual for a família de que pertençam, são abençoados nele, e ninguém de qualquer família está excluído da bem-aventurança nele, senão aqueles que se excluem.

(2.) Novas promessas lhe foram feitas, adaptadas à sua condição atual.

[1.] Jacó estava apreensivo com o perigo de seu irmão Esaú; mas Deus promete guardá-lo. Observe que estão seguros aqueles a quem Deus protege, de quem os persegue.

[2.] Ele tinha agora uma longa jornada pela frente, tinha que viajar sozinho, por uma estrada desconhecida, para um país desconhecido; mas eis que estou contigo, diz Deus. Observe que onde quer que estejamos, estaremos seguros, e poderemos ficar tranquilos, se tivermos a presença favorável de Deus conosco.

[3.] Ele não sabia, mas Deus previu quais dificuldades ele enfrentaria no serviço de seu tio e, portanto, prometeu preservá-lo em todos os lugares. Observe que Deus sabe como dar ao seu povo graças e confortos adaptados aos eventos que acontecem, bem como aos que acontecerão.

[4.] Ele agora estava exilado para um lugar muito distante, mas Deus lhe prometeu trazê-lo de volta a esta terra. Observe que aquele que preserva a saída do seu povo também cuidará da sua entrada, Sl 121.8.

[5.] Ele parecia ter sido abandonado por todos os seus amigos, mas Deus aqui lhe dá esta garantia: não te deixarei. Observe que quem Deus ama ele nunca abandona. Esta promessa é certa para toda a semente, Hb 13.5.

[6.] As providências pareciam contradizer as promessas; ele está, portanto, certo do desempenho delas em seu tempo: Tudo o que eu te falei será feito. Observe que dizer e fazer não são duas coisas para Deus, sejam lá o que forem para nós.

Voto de Jacó (1760 aC)

16 Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o SENHOR está neste lugar, e eu não o sabia.

17 E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus, a porta dos céus.

18 Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada, tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite.

19 E ao lugar, cidade que outrora se chamava Luz, deu o nome de Betel.

20 Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista,

21 de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus;

22 e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.

Deus manifestou-se e seu favor a Jacó quando ele estava dormindo e puramente passivo; pois o espírito, como o vento, sopra quando e onde quer, e a graça de Deus, como o orvalho, não espera pelos filhos dos homens, Miq 5. 7. Mas Jacó dedicou-se ao aprimoramento da visita que Deus lhe fizera quando estava acordado; e podemos muito bem pensar que ele acordou, como o profeta (Jeremias 31:26), e eis que seu sono lhe foi doce. Aqui está grande parte da devoção de Jacó nesta ocasião.

I. Ele expressou grande surpresa com os sinais que tinha da presença especial de Deus com ele naquele lugar: Certamente o Senhor está neste lugar e eu não sabia disso. Observe:

1. As manifestações de Deus ao seu povo trazem consigo suas próprias evidências. Deus pode dar demonstrações inegáveis ​​da sua presença, como dar satisfação abundante às almas dos fiéis de que Deus está com eles de uma verdade, satisfação não comunicável a outros, mas convincente a si mesmos.

2. Às vezes nos encontramos com Deus onde nem pensávamos em nos encontrar com ele. Ele está onde não pensávamos que estivesse, é encontrado onde não pedimos por ele. Nenhum lugar exclui visitas divinas (cap. 16.13, aqui também); onde quer que estejamos, na cidade ou no deserto, em casa ou no campo, na loja ou na rua, podemos manter a nossa relação com o Céu, se não for nossa culpa.

II. Isso o deixou maravilhado (v. 17): Ele estava com medo; ele estava tão longe de ser orgulhoso e exaltado acima da medida, com a abundância das revelações (2 Cor 12.7), que teve medo. Observe que quanto mais vemos de Deus, mais motivos vemos para santo tremor e temor diante dele. Aqueles a quem Deus tem o prazer de se manifestar são assim rebaixados e mantidos muito abatidos aos seus próprios olhos, e veem motivos para temer até mesmo ao Senhor e à sua bondade, Oseias 3.5. Ele disse: Quão terrível é este lugar! isto é, "A aparição de Deus neste lugar nunca deve ser pensada, senão com santo temor e reverência. Terei respeito por este lugar e lembrarei dele por este sinal, enquanto eu viver:" não que ele pensava que o próprio lugar estava mais próximo das visões divinas do que outros lugares; mas o que ele viu ali naquele momento foi, por assim dizer, a casa de Deus, a residência da Majestade divina, e a porta do céu, isto é, o encontro geral dos habitantes do mundo superior, como as reuniões de uma cidade estava às suas portas; ou os anjos subindo e descendo eram como viajantes passando e voltando pelos portões de uma cidade. Note:

1. Deus está presente de uma maneira especial onde a sua graça é revelada e onde as suas alianças são publicadas e seladas, como antigamente pelo ministério dos anjos, e agora pelas ordenanças instituídas, Mateus 28. 20.

2. Onde Deus nos encontra com a sua presença especial, devemos encontrá-lo com a mais humilde reverência, lembrando-nos da sua justiça e santidade, e da nossa própria pequenez e vileza.

III. Ele teve o cuidado de preservar seu memorial de duas maneiras:

1. Ele ergueu a pedra como coluna (v. 18); não como se ele pensasse que as visões de sua cabeça eram de alguma forma devidas à pedra sobre a qual ela estava, mas assim ele marcaria o lugar ao qual ele voltou e ergueria um monumento duradouro do favor de Deus para ele, e porque ele não tinha agora é hora de construir um altar aqui, como Abraão fez nos lugares onde Deus lhe apareceu, cap. 12. 7. Ele, portanto, derramou óleo no topo desta pedra, que provavelmente foi a cerimônia então usada na dedicação de seus altares, como penhor de construir um altar quando ele deveria ter conveniências para isso, como depois ele fez, em gratidão a Deus por isso. visão, cap. 35. 7. Observe que concessões de misericórdia exigem retorno do dever, e a doce comunhão que temos com Deus deve ser sempre lembrada.

2. Ele deu um novo nome ao lugar. Chamava-se Luz, uma amendoeira; mas ele a chamará daqui em diante de Betel, a casa de Deus. Esta graciosa aparição de Deus a ele deu-lhe maior honra e tornou-a mais notável do que todas as amendoeiras que ali floresciam. Esta é aquela Betel onde, muito depois, diz-se, Deus encontrou Jacó, e ali (no que lhe disse) ele falou conosco, Os 12. 4. Com o passar do tempo, esta Betel, a casa de Deus, tornou-se Bete-Áven, uma casa de vaidade e iniquidade, quando Jeroboão instalou ali um de seus bezerros.

4. Ele fez um voto solene nesta ocasião. 20-22. Através dos votos religiosos damos glória a Deus, reconhecemos a nossa dependência dele e estabelecemos um vínculo com as nossas próprias almas para nos envolvermos e acelerarmos a nossa obediência a ele. Jacó estava agora com medo e angústia; e é oportuno fazer votos em tempos de dificuldade, ou quando estamos em busca de alguma misericórdia especial, Jon 1:16; Sal 66. 13, 14; 1 Sm 1.11; Números 21. 1-3. Jacó recebeu agora uma graciosa visita do céu. Deus renovou sua aliança com ele, e a aliança é mútua. Quando Deus ratifica suas promessas para nós, é apropriado que repitamos nossas promessas a ele. Agora, neste voto, observe:

1. A fé de Jacó. Deus havia dito (v. 15): Estou contigo e te guardarei. Jacó entende isso e infere: "Vendo que Deus estará comigo e me guardará, como ele disse, e (o que está implícito nessa promessa) proverá confortavelmente para mim - e visto que ele prometeu trazer me novamente para esta terra, isto é, para a casa de meu pai, a quem espero encontrar vivo quando eu retornar em paz" (ele era tão diferente de Esaú, que ansiava pelos dias de luto por seu pai), - " Eu dependo disso." Observe que as promessas de Deus devem ser o guia e a medida dos nossos desejos e expectativas.

2. A modéstia e grande moderação de Jacó em seus desejos. Ele se contentará alegremente com pão para comer e roupas para vestir; e, embora a promessa de Deus agora o tivesse tornado herdeiro de uma grande propriedade, ele não se importa com roupas macias e carne saborosa. O desejo de Agur é dele: Alimente-me com comida conveniente para mim; e veja 1 Tim 6. 8. A natureza se contenta com pouco e a graça com menos. Aqueles que mais têm, na verdade, não têm mais para si do que comida e roupas; do excedente, eles têm apenas a guarda ou a doação, não o prazer: se Deus nos dá mais, somos obrigados a ser gratos e a usá-lo para ele; se ele nos der apenas isso, estaremos fadados a ficar contentes e a desfrutá-lo alegremente nisso.

3. A piedade de Jacó e sua consideração por Deus, que aparecem aqui,

(1.) No que ele desejava, que Deus estivesse com ele e o guardasse. Observe que não precisamos desejar mais nada para nos tornarmos felizes, onde quer que estejamos, do que ter a presença de Deus conosco e estar sob sua proteção. É confortável, numa viagem, ter um guia de sob o desconhecido, um guarda sob condições perigosas, ser bem transportado, bem abastecido e ter boa companhia de qualquer forma; e aqueles que têm Deus com eles têm tudo isso da melhor maneira.

(2.) No que ele projetou. Sua resolução é:

[1.] Em geral, apegar-se ao Senhor, como seu Deus na aliança: Então o Senhor será meu Deus. Não como se ele fosse rejeitá-lo e abandoná-lo se ele quisesse alimento e roupas; não, embora ele nos mate, devemos nos apegar a ele; mas "então me regozijarei nele como meu Deus; então me empenharei mais fortemente em permanecer com ele". Observe que toda misericórdia que recebemos de Deus deve ser aproveitada como uma obrigação adicional para caminharmos intimamente com ele como nosso Deus.

[2.] Em particular, que ele realizaria alguns atos especiais de devoção, em sinal de sua gratidão. Primeiro, “Esta coluna permanecerá em posse aqui até que eu volte em paz, e então será a casa de Deus”, isto é, “um altar será erguido aqui para a honra de Deus”.

Em segundo lugar, “A casa de Deus não ficará sem mobília, nem o seu altar sem sacrifício: de tudo o que me deres, certamente te darei o dízimo, para ser gasto nos altares de Deus ou com os seus pobres”, ambos os quais são seus receptores no mundo. Provavelmente foi de acordo com algumas instruções gerais recebidas do céu que Abraão e Jacó ofereceram o décimo de suas aquisições a Deus. Note:

1. Deus deve ser honrado com nossas propriedades e deve receber delas o que lhe é devido. Quando recebemos mais do que a misericórdia comum de Deus, devemos estudar para dar alguns sinais de gratidão a ele. 2. A décima  parte é uma proporção muito adequada para ser dedicada a Deus e empregada para ele, embora, conforme as circunstâncias variem, possa ser mais ou menos, conforme Deus nos faz prosperar, 1 Coríntios 16. 2; 2 Cor 9. 7.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 04/02/2024
Código do texto: T7991908
Classificação de conteúdo: seguro