Gênesis 29

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

Este capítulo nos dá um relato das providências de Deus em relação a Jacó, de acordo com as promessas feitas a ele no capítulo anterior.

I. Como ele foi levado em segurança ao final de sua jornada e direcionado a seus parentes ali, que lhe deram as boas-vindas, vers. 1-14.

II. Como ele foi confortavelmente eliminado no casamento, ver 15-30.

III. Como sua família foi construída com o nascimento de quatro filhos, vers. 31-35. Os assuntos dos príncipes e das nações poderosas que então existiam não estão registrados no livro de Deus, mas são deixados para serem enterrados no esquecimento; embora essas pequenas preocupações domésticas do santo Jacó sejam particularmente registradas com suas circunstâncias minuciosas, para que possam ficar em lembrança eterna. Pois “a memória dos justos é abençoada”.

A chegada de Jacó a Padã-Arã (1760 aC)

1 Pôs-se Jacó a caminho e se foi à terra do povo do Oriente.

2 Olhou, e eis um poço no campo e três rebanhos de ovelhas deitados junto dele; porque daquele poço davam de beber aos rebanhos; e havia grande pedra que tapava a boca do poço.

3 Ajuntavam-se ali todos os rebanhos, os pastores removiam a pedra da boca do poço, davam de beber às ovelhas e tornavam a colocá-la no seu devido lugar.

4 Perguntou-lhes Jacó: Meus irmãos, donde sois? Responderam: Somos de Harã.

5 Perguntou-lhes: Conheceis a Labão, filho de Naor? Responderam: Conhecemos.

6 Ele está bom? Perguntou ainda Jacó. Responderam: Está bom. Raquel, sua filha, vem vindo aí com as ovelhas.

7 Então, lhes disse: É ainda pleno dia, não é tempo de se recolherem os rebanhos; dai de beber às ovelhas e ide apascentá-las.

8 Não o podemos, responderam eles, enquanto não se ajuntarem todos os rebanhos, e seja removida a pedra da boca do poço, e lhes demos de beber.

Todas as etapas da marcha de Israel para Canaã são claramente notadas, mas nenhum diário específico é mantido sobre a expedição de Jacó além de Betel; não, ele não teve mais noites felizes como as que teve em Betel, nem tais visões do Todo-Poderoso. Isso foi planejado para um banquete; ele não deve esperar que seja o seu pão diário. Mas,

1. Aqui nos é dito quão alegremente ele prosseguiu em sua jornada após a doce comunhão que teve com Deus em Betel: Então Jacó levantou os pés; então a margem diz isso. Então ele prosseguiu com alegria e entusiasmo, não sobrecarregado com seus cuidados, nem abalado com seus medos, tendo a certeza da presença graciosa de Deus com ele. Observe que depois das visões que tivemos de Deus e dos votos que lhe fizemos em ordenanças solenes, devemos seguir o caminho dos seus mandamentos com o coração dilatado, Hb 12.1.

2. Quão feliz ele chegou ao fim de sua jornada. A Providência o levou ao mesmo campo onde os rebanhos de seu tio seriam cuidados, e lá ele se encontrou com Raquel, que seria sua esposa. Observe,

(1.) A Providência divina deve ser reconhecida em todas as pequenas circunstâncias que contribuem para tornar uma viagem, ou outro empreendimento, confortável e bem-sucedido. Se, quando estivermos perdidos, nos encontrarmos oportunamente com aqueles que podem nos dirigir - se nos depararmos com um desastre, e houver aqueles que nos ajudarão - não devemos dizer que foi por acaso, nem que a sorte está aí e nos favoreceu, mas que foi pela Providência, e que Deus nos favoreceu nisso. Nossos caminhos são caminhos agradáveis, se continuamente reconhecermos Deus neles.

(2.) Aqueles que têm rebanhos devem olhar bem para eles e ser diligentes em conhecer o seu estado, Pv 27.23. O que é dito aqui sobre o cuidado constante dos pastores em relação às suas ovelhas (v. 2, 3, 7, 8) pode servir para ilustrar a terna preocupação que nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas, tem pelo seu rebanho, a igreja; pois ele é o bom pastor, que conhece as suas ovelhas e é conhecido por elas, João 10. 14. A pedra na boca do poço, tão frequentemente mencionada aqui, servia para garantir a propriedade deles (pois a água era escassa, não havia usus communis aquarum - para uso de todos), ou era para salvar o poço de receber danos do calor do sol, ou de qualquer mão rancorosa, ou para evitar que os cordeiros do rebanho se afoguem nela.

(3.) Interesses separados não devem nos afastar da ajuda conjunta e mútua; quando todos os pastores se reuniam com seus rebanhos, então, como vizinhos amorosos, na hora de dar de beber, eles davam de beber juntos aos seus rebanhos.

(4.) Cabe a nós falar civilizadamente e respeitosamente com estranhos. Embora Jacó não fosse um cortesão, mas um homem comum, morando em tendas e um estranho para elogiar, ele se dirige muito gentilmente às pessoas com quem se encontrava e as chama de seusirmãos. A lei da bondade na língua tem um poder de comando, Pv 31.26. Alguns pensam que ele os chama de irmãos porque eram da mesma profissão, pastores como ele. Embora agora estivesse em sua preferência, ele não tinha vergonha de sua ocupação.

(5.) Aqueles que demonstram respeito geralmente recebem respeito. Assim como Jacó foi civilizado com esses estranhos, ele os considerou civilizados com ele. Quando ele se comprometeu a ensiná-los a despachar seus negócios (v. 7), eles não lhe pediram que se intrometesse em seus próprios assuntos e os deixassem em paz; mas, embora ele fosse um estranho, eles lhe deram o motivo da demora (v. 8). Aqueles que são bons vizinhos e amigáveis ​​devem ter uso amigável e amável.

Humildade e indústria de Raquel (1760 aC)

9 Falava-lhes ainda, quando chegou Raquel com as ovelhas de seu pai; porque era pastora.

10 Tendo visto Jacó a Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, chegou-se, removeu a pedra da boca do poço e deu de beber ao rebanho de Labão, irmão de sua mãe.

11 Feito isso, Jacó beijou a Raquel e, erguendo a voz, chorou.

12 Então, contou Jacó a Raquel que ele era parente de seu pai, pois era filho de Rebeca; ela correu e o comunicou a seu pai.

13 Tendo Labão ouvido as novas de Jacó, filho de sua irmã, correu-lhe ao encontro, abraçou-o, beijou-o e o levou para casa. E contou Jacó a Labão os acontecimentos de sua viagem.

14 Disse-lhe Labão: De fato, és meu osso e minha carne. E Jacó, pelo espaço de um mês, permaneceu com ele.

Aqui vemos:

1. A humildade e a diligência de Raquel: Ela cuidava das ovelhas de seu pai (v. 9), isto é, cuidava delas, tendo sob seu comando servos que trabalhavam com ela. O nome de Raquel significa ovelha. Observe que o trabalho útil e honesto é aquele de que ninguém precisa se envergonhar, nem deve ser um obstáculo à preferência de ninguém.

2. A ternura e o carinho de Jacó. Quando ele entendeu que esta era sua parenta (provavelmente ele já tinha ouvido falar do nome dela antes), sabendo qual era sua missão naquele país, podemos supor que imediatamente lhe ocorreu que esta deveria ser sua esposa. Já apaixonado por seu rosto ingênuo e atraente (embora provavelmente estivesse queimado de sol, e ela estivesse com o vestido simples de uma pastora), ele é maravilhosamente intrometido e ansioso por servi-la (v. 10), e se dirige a ela. com lágrimas de alegria e beijos de amor. Ela corre com toda pressa para contar ao pai; pois ela de forma alguma aceitará o acolhimento de seu parente sem o conhecimento e aprovação de seu pai. Vers. 12. Esses respeitos mútuos, na primeira entrevista, foram bons presságios de que eram um casal feliz.

3. A Providência fez aquilo que parecia contingente e fortuito para dar rápida satisfação à mente de Jacó, assim que ele chegou ao lugar para onde estava indo. O servo de Abraão, quando realizou uma tarefa semelhante, encontrou o mesmo encorajamento. Assim Deus guia o seu povo com os olhos, Sl 32. 8. É uma presunção infundada que alguns dos escritores judeus têm, que Jacó, quando beijou Raquel, chorou porque foi atacado em sua jornada por Elifaz, o filho mais velho de Esaú, por ordem de seu pai, e roubado de todos seu dinheiro e joias, que sua mãe lhe dera quando o mandou embora. Era evidente que foi a sua paixão por Raquel e a surpresa deste feliz encontro que lhe arrancaram as lágrimas dos olhos.

4. Labão, embora nenhum dos homens mais bem-humorados lhe tenha dado as boas-vindas, ficou satisfeito com o relato que fez de si mesmo e com o motivo de sua vinda em circunstâncias tão precárias. Embora evitemos o extremo, por um lado, de sermos tolamente crédulos, devemos tomar cuidado para não cairmos no outro extremo, de sermos indelicadamente ciumentos e desconfiados. Labão o recebeu como seu parente: Tu és meu osso e minha carne. Observe que aqueles que são realmente de coração duro são indelicados com seus familiares e que se escondem de sua própria carne, Is 58. 7.

Casamento de Jacó (1753 aC)

15 Depois, disse Labão a Jacó: Acaso, por seres meu parente, irás servir-me de graça? Dize-me, qual será o teu salário?

16 Ora, Labão tinha duas filhas: Lia, a mais velha, e Raquel, a mais moça.

17 Lia tinha os olhos baços, porém Raquel era formosa de porte e de semblante.

18 Jacó amava a Raquel e disse: Sete anos te servirei por tua filha mais moça, Raquel.

19 Respondeu Labão: Melhor é que eu ta dê, em vez de dá-la a outro homem; fica, pois, comigo.

20 Assim, por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.

21 Disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, pois já venceu o prazo, para que me case com ela.

22 Reuniu, pois, Labão todos os homens do lugar e deu um banquete.

23 À noite, conduziu a Lia, sua filha, e a entregou a Jacó. E coabitaram.

24 (Para serva de Lia, sua filha, deu Labão Zilpa, sua serva.)

25 Ao amanhecer, viu que era Lia. Por isso, disse Jacó a Labão: Que é isso que me fizeste? Não te servi eu por amor a Raquel? Por que, pois, me enganaste?

26 Respondeu Labão: Não se faz assim em nossa terra, dar-se a mais nova antes da primogênita.

27 Decorrida a semana desta, dar-te-emos também a outra, pelo trabalho de mais sete anos que ainda me servirás.

28 Concordou Jacó, e se passou a semana desta; então, Labão lhe deu por mulher Raquel, sua filha.

29 (Para serva de Raquel, sua filha, deu Labão a sua serva Bila.)

30 E coabitaram. Mas Jacó amava mais a Raquel do que a Lia; e continuou servindo a Labão por outros sete anos.

Aqui está:

I. O contrato feito entre Labão e Jacó, durante o mês que Jacó passou ali como hóspede. Parece que ele não estava ocioso, nem gastava seu tempo com esportes e passatempos; mas como um homem de negócios, embora não tivesse estoque próprio, ele se dedicou a servir seu tio, como havia começado (v. 10) quando dava de beber a seu rebanho. Observe que, onde quer que estejamos, é bom nos dedicarmos a algum negócio útil, que resultará em um bom resultado para nós mesmos ou para os outros. Labão, ao que parece, ficou tão impressionado com a engenhosidade e diligência de Jacó com seus rebanhos que desejou continuar com ele, e raciocina assim: “Porque tu és meu irmão, deverias, portanto, servir-me de graça?. Não, qual o motivo disso?" Se Jacó for tão respeitoso com seu tio a ponto de prestar-lhe seu serviço sem exigir qualquer consideração por isso, Labão não será tão injusto com seu sobrinho a ponto de tirar vantagem de sua necessidade ou de sua boa natureza. Observe que relações inferiores não devem ser impostas; se é dever deles servir-nos, é nosso dever recompensá-los. Agora Jacó teve uma boa oportunidade de revelar a Labão o carinho que sentia por sua filha Raquel; e, não tendo nenhum bem mundano em mãos para dotá-la, ele lhe promete sete anos de serviço, com a condição de que, ao final dos sete anos, ele a concederia a ele como esposa. Pelos cálculos, parece que Jacó tinha agora setenta e sete anos de idade quando se comprometeu como aprendiz por esposa, e como esposa ele criou ovelhas, Os 12.12. Sua posteridade é lembrada disso muito tempo depois, como um exemplo da mesquinharia de sua origem: provavelmente Raquel era jovem e dificilmente casada, quando Jacó chegou, o que o tornou ainda mais disposto a ficar com ela até que seus sete anos de serviço expirassen.

II. O desempenho honesto de Jacó em sua parte no trato. Ele serviu sete anos por Raquel. Se Raquel ainda continuasse a cuidar das ovelhas de seu pai (como ela fez, a conversa inocente e religiosa dele com ela, enquanto eles cuidavam dos rebanhos, não poderia deixar de aumentar seu conhecimento e afeição mútuos (o cântico de amor de Salomão é um canto pastoral); se ela deixasse isso de lado, o fato de ele ter dispensado-a desse cuidado seria muito gentil. Jacó cumpriu honestamente seus sete anos e não perdeu seu contrato, embora fosse velho; não, ele os serviu com alegria: pareceram-lhe apenas alguns dias, pelo amor que ele tinha por ela, como se fosse mais seu desejo conquistá-la do que tê-la. Observe que o amor torna os serviços longos e difíceis curtos e fáceis; portanto, lemos sobre o trabalho do amor, Hb 6.10. Se soubermos valorizar a felicidade do céu, os sofrimentos do tempo presente não serão nada para nós em comparação com ela. Uma era de trabalho durará apenas alguns dias para aqueles que amam a Deus e anseiam pelo aparecimento de Cristo.

III. A trapaça básica que Labão colocou sobre ele quando ele estava fora de seu tempo: ele colocou Lia em seus braços em vez de Raquel. Este foi o pecado de Labão; ele prejudicou Jacó e Raquel, cujas afeições, sem dúvida, estavam comprometidas um com o outro, e, se (como alguns dizem) Lia não era melhor do que uma adúltera, não foi um pequeno erro para ela também. Mas foi a aflição de Jacó, uma umidade para a alegria da festa de casamento, quando pela manhã eis que era Lia. É fácil observar aqui como Jacó foi pago com sua própria moeda. Ele havia enganado seu próprio pai quando fingiu ser Esaú, e agora seu sogro o enganou. Nisto, por mais injusto que Labão fosse, o Senhor era justo; como Juízes 1. 7. Mesmo os justos, se derem um passo em falso, às vezes são recompensados ​​assim na terra. Muitos que não estão, como Jacó, desapontados com a pessoa, logo se encontram, para sua tristeza, desapontados com o caráter. A escolha dessa relação, portanto, de ambos os lados, deve ser feita com bons conselhos e consideração, para que, se houver uma decepção, ela não possa ser agravada por uma consciência de má gestão.

4. A desculpa e expiação que Labão deu pela trapaça.

1. A desculpa era frívola: Isto não deveria ser feito em nosso país. Temos motivos para pensar que não existia em seu país o costume que ele afirma; apenas ele brinca com Jacó e ri de seu erro. Observe que aqueles que podem agir mal e depois pensar em desligá-lo com uma piada, embora possam enganar a si mesmos e aos outros, descobrirão finalmente que Deus não é ridicularizado. Mas se houvesse tal costume, e ele tivesse resolvido observá-lo, ele deveria ter dito isso a Jacó quando se comprometeu a servi-lo para sua filha mais nova. Observe que, como diz o provérbio dos antigos: A maldade procede dos ímpios, 1 Sm 24.13. Aqueles que lidam com homens traiçoeiros devem esperar ser tratados de forma traiçoeira.

2. O fato de ele ter agravado o assunto apenas piorou a situação: Isto também te daremos. Assim, ele atraiu Jacó para o pecado, a armadilha e a inquietação de multiplicar esposas, o que permanece uma mancha em seu escudo, e assim será até o fim do mundo. O honesto Jacó não planejou isso, mas sim ter se mantido tão fiel a Raquel quanto seu pai havia feito com Rebeca. Aquele que viveu sem esposa até os oitenta e quatro anos de idade poderia então ter ficado muito satisfeito com uma; mas Labão, para dispor de suas duas filhas sem porções, e obter mais sete anos de serviço de Jacó, impõe-se assim a ele, e o leva a tal situação por sua fraude, que (a questão ainda não está resolvida, como foi posteriormente pela lei divina, Levítico 18.18, e mais plenamente desde então por nosso Salvador, Mateus 19.5) que ele teve algumas razões interessantes para se casar com as duas. Ele não podia recusar Raquel, pois a havia casado; menos ainda ele poderia recusar Lia, pois ele havia se casado com ela; e, portanto, Jacó deve ficar contente e receber dois talentos, 2 Reis 5. 23. Observe que um pecado geralmente é a entrada de outro. Aqueles que entram por uma porta da maldade raramente encontram a saída, a não ser por outra. A poligamia dos patriarcas era, em certa medida, desculpável para eles, porque, embora houvesse uma razão contra ela tão antiga quanto o casamento de Adão (Mal 2. 15), ainda não havia ordem expressa contra ela; havia neles um pecado de ignorância. Não foi o produto de qualquer luxúria pecaminosa, mas para a edificação da igreja, que foi o bem que dela a Providência tirou; mas de forma alguma justificará a mesma prática agora, quando a vontade de Deus foi claramente revelada, de que apenas um homem e uma mulher devem ser unidos, 1 Coríntios 7. 2. Ter muitas esposas combina muito bem com o espírito carnal e sensual da impostura maometana, que o permite; mas não aprendemos assim a Cristo. Lightfoot faz de Lia e Raquel figuras das duas igrejas, os judeus sob a lei e os gentios sob o evangelho: quanto mais jovem, mais bonita, e mais nos pensamentos de Cristo quando ele veio na forma de um servo; mas ele, como Lia, primeiro abraçou: ainda assim, a alegoria não se sustenta, de que os gentios, os mais jovens, eram mais frutíferos, Gal 4. 27.

Aumento da Família de Jacó (1749 AC)

31 Vendo o SENHOR que Lia era desprezada, fê-la fecunda; ao passo que Raquel era estéril.

32 Concebeu, pois, Lia e deu à luz um filho, a quem chamou Rúben, pois disse: O SENHOR atendeu à minha aflição. Por isso, agora me amará meu marido.

33 Concebeu outra vez, e deu à luz um filho, e disse: Soube o SENHOR que era preterida e me deu mais este; chamou-lhe, pois, Simeão.

34 Outra vez concebeu Lia, e deu à luz um filho, e disse: Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei à luz três filhos; por isso, lhe chamou Levi.

35 De novo concebeu e deu à luz um filho; então, disse: Esta vez louvarei o SENHOR. E por isso lhe chamou Judá; e cessou de dar à luz.

Temos aqui o nascimento de quatro filhos de Jacó, todos filhos de Lia. Observe, 1.

Que Lia, que era menos amada, foi abençoada com filhos, quando Raquel teve essa bênção negada. Veja como a Providência, ao dispensar seus dons, observa uma proporção, para manter o equilíbrio, colocando cruzes e confortos uns contra os outros, para que ninguém fique muito elevado ou muito deprimido. Raquel quer filhos, mas é abençoada com o amor do marido; Lia quer isso, mas ela é frutífera. Assim foi entre as duas esposas de Elcana (1 Sm 1.5); porque o Senhor é sábio e justo. Quando o Senhor viu que Lia era odiada, isto é, menos amada que Raquel, sentido em que é necessário que odiemos pai e mãe, em comparação com Cristo (Lucas 14. 26), então o Senhor concedeu-lhe um filho, que foi uma repreensão a Jacó, por fazer uma diferença tão grande entre aqueles com quem ele era igualmente parente, - um cheque para Raquel, que talvez tenha se insultado por causa de sua irmã por causa disso, - e um conforto para Lia, para que ela não se sentisse sobrecarregada com o desprezo colocado sobre ela: assim Deus dá honra abundante ao que faltou, 1 Cor 12. 24.

2. Os nomes que ela deu aos filhos expressavam seu respeito tanto por Deus quanto por seu marido.

(1.) Ela parece muito ambiciosa em relação ao amor de seu marido: ela considerou a falta dele sua aflição (v. 32); não o repreendendo como culpa dele, nem o repreendendo por isso, e assim se tornando desconfortável com ele, mas levando isso a sério como sua dor, que ainda assim ela tinha motivos para suportar com mais paciência porque ela mesma estava consentindo com a fraude pela qual ela se tornou sua esposa; e podemos muito bem suportar com paciência esse problema que trazemos sobre nós mesmos por nosso próprio pecado e loucura. Ela prometeu a si mesma que os filhos que lhe desse lhe dariam o interesse que ela desejava em seu afeto. Ela chamou seu primogênito de Rúben (veja um filho), com este pensamento agradável: Agora meu marido me amará; e seu terceiro filho, Levi (uniu -se), com esta expectativa: Agora meu marido se unirá a mim. O afeto mútuo é ao mesmo tempo o dever e o conforto dessa relação; e os companheiros de jugo devem estudar para recomendarem-se uns aos outros, 1 Cor 7.33,34.

(2.) Ela reconhece com gratidão a gentil providência de Deus: O Senhor olhou para a minha aflição. "O Senhor ouviu, isto é, percebeu que eu era odiada (porque nossas aflições, como estão diante dos olhos de Deus, têm um clamor em seus ouvidos),ele, portanto, me deu este filho. "Observe que tudo o que temos que contribui para nosso apoio e conforto sob nossas aflições ou para nossa libertação delas, Deus deve ser reconhecido nisso, especialmente sua piedade e terna misericórdia. Seu quarto filho ela chamou Judá (louvor), dizendo: Agora louvarei ao Senhor. E este foi aquele de quem, no que diz respeito à carne, Cristo veio. Observe:

[1.] Qualquer que seja o motivo de nossa alegria deve ser motivo de nossa ação de graças. Novos favores devem vivificar-nos para louvar a Deus pelos favores anteriores. Agora louvarei ao Senhor mais e melhor do que tenho feito.

[2.] Todos os nossos louvores devem centrar-se em Cristo, tanto como a questão deles quanto como o Mediador deles. Ele descendeu Daquele cujo nome é louvor, porque ele é o nosso louvor. Cristo está formado em meu coração? Agora louvarei ao Senhor.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 04/02/2024
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