Gênesis 31

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

Jacó era um homem muito honesto e bom, um homem de grande devoção e integridade, mas teve mais problemas e aborrecimentos do que qualquer um dos patriarcas. Saiu assustado da casa do pai, foi angustiado para a casa do tio, situação muito difícil que encontrou lá, e agora está voltando rodeado de medos. Aqui está,

I. Sua resolução de retornar, ver 1-16.

II. Sua partida clandestina, ver 17-21.

III. A perseguição de Labão com desagrado, ver 22-25.

IV. As palavras quentes que passaram entre eles, ver 26-42.

V. Finalmente seu acordo amigável, ver 43, etc.).

A partida de Jacó (1739 aC)

1 Então, ouvia Jacó os comentários dos filhos de Labão, que diziam: Jacó se apossou de tudo o que era de nosso pai; e do que era de nosso pai juntou ele toda esta riqueza.

2 Jacó, por sua vez, reparou que o rosto de Labão não lhe era favorável, como anteriormente.

3 E disse o SENHOR a Jacó: Torna à terra de teus pais e à tua parentela; e eu serei contigo.

4 Então, Jacó mandou vir Raquel e Lia ao campo, para junto do seu rebanho,

5 e lhes disse: Vejo que o rosto de vosso pai não me é favorável como anteriormente; porém o Deus de meu pai tem estado comigo.

6 Vós mesmas sabeis que com todo empenho tenho servido a vosso pai;

7 mas vosso pai me tem enganado e por dez vezes me mudou o salário; porém Deus não lhe permitiu que me fizesse mal nenhum.

8 Se ele dizia: Os salpicados serão o teu salário, então, todos os rebanhos davam salpicados; e se dizia: Os listados serão o teu salário, então, os rebanhos todos davam listados.

9 Assim, Deus tomou o gado de vosso pai e mo deu a mim.

10 Pois, chegado o tempo em que o rebanho concebia, levantei os olhos e vi em sonhos que os machos que cobriam as ovelhas eram listados, salpicados e malhados.

11 E o Anjo de Deus me disse em sonho: Jacó! Eu respondi: Eis-me aqui!

12 Ele continuou: Levanta agora os olhos e vê que todos os machos que cobrem o rebanho são listados, salpicados e malhados, porque vejo tudo o que Labão te está fazendo.

13 Eu sou o Deus de Betel, onde ungiste uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai desta terra e volta para a terra de tua parentela.

14 Então, responderam Raquel e Lia e lhe disseram: Há ainda para nós parte ou herança na casa de nosso pai?

15 Não nos considera ele como estrangeiras? Pois nos vendeu e consumiu tudo o que nos era devido.

16 Porque toda a riqueza que Deus tirou de nosso pai é nossa e de nossos filhos; agora, pois, faze tudo o que Deus te disse.

Jacó está aqui tomando a resolução imediata de abandonar o serviço de seu tio, pegar o que ele tinha e voltar para Canaã. Esta resolução ele tomou por justa provocação, por orientação divina e com o conselho e consentimento de suas esposas.

I. Mediante justa provocação; pois Labão e seus filhos ficaram muito zangados e mal-humorados com ele, de modo que ele não podia permanecer entre eles com segurança ou satisfação.

1. Os filhos de Labão mostraram a sua má vontade no que disseram. Parece que eles disseram isso aos ouvidos de Jacó, com o objetivo de irritá-lo. O último capítulo começou com a inveja de Raquel por Lia; isso começa com os filhos de Labão invejando Jacó. Observe:

(1.) Quão grandemente eles magnificam a prosperidade de Jacó: Ele obteve toda esta glória. E qual era essa glória pela qual tanto alarido? Era um bando de ovelhas marrons e cabras malhadas (e talvez as belas cores as fizessem parecer mais gloriosas), e alguns camelos e burros, e coisas assim como comércio; e isso foi toda essa glória. Observe que as riquezas são coisas gloriosas aos olhos das pessoas carnais, enquanto para todos aqueles que estão familiarizados com as coisas celestiais elas não têm glória em comparação com a glória que é excelente.

A supervalorização das riquezas mundanas pelos homens é aquele erro fundamental que é a raiz da cobiça, da inveja e de todos os males.

(2.) Quão vilmente eles refletem sobre a fidelidade de Jacó, como se o que ele tinha não tivesse obtido honestamente: Jacó tirou tudo o que era de nosso pai. Nem todos, certamente. O que aconteceu com aquele gado que foi entregue à custódia dos filhos de Labão e enviado para três dias de viagem? Cap. 30. 35, 36. Eles significam tudo o que foi confiado a ele; mas, falando de maneira invejosa, eles se expressam dessa maneira geralmente. Observe,

[1.] Aqueles que são tão cuidadosos em manter uma boa consciência nem sempre podem ter certeza de um bom nome.

[2.] Esta é uma das vaidades e aborrecimentos que acompanham a prosperidade exterior, que faz com que o homem seja invejado por seus vizinhos (Ec 4.4), e quem pode resistir à inveja? Pv 27. 4. A quem o Céu abençoa, o inferno amaldiçoa, e todos os seus filhos na terra.

2. O próprio Labão falou pouco, mas seu semblante não era voltado para Jacó como costumava ser; e Jacó não pôde deixar de notar isso. 2, 5. Ele era, na melhor das hipóteses, um grosseiro, mas agora era mais grosseiro do que antes. Observe que a inveja é um pecado que muitas vezes aparece no semblante; portanto, lemos sobre mau olhado, Pv 23.6. Olhares amargos podem contribuir muito para a ruína da paz e do amor em uma família, e para deixar inquietos aqueles cujo conforto deveríamos ser ternos. O semblante irado de Labão fez com que ele perdesse a maior bênção que sua família já teve, e com justiça.

II. Por direção divina e sob o comboio de uma promessa: O Senhor disse a Jacó: Volta, e eu serei contigo. Embora Jacó tivesse sido muito maltratado aqui, ele não abandonaria seu lugar até que Deus o ordenasse. Ele veio para lá por ordem do Céu e lá ficaria até receber ordem de voltar. Observe que é nosso dever nos estabelecermos, e será nosso conforto ver-nos, sob a orientação de Deus, tanto ao sair quanto ao entrar. A direção que ele recebeu do Céu está mais plenamente revelada no relato que ele dá conta disso às suas esposas (v. 10-13), onde lhes conta um sonho que teve sobre o gado e o maravilhoso aumento daqueles da sua cor; e como o anjo de Deus, naquele sonho (pois suponho que o sonho mencionado no v. 10 e no v. 11 sejam o mesmo), notou o funcionamento de sua imaginação durante o sono e o instruiu, de modo que não foi por acaso, ou por sua própria política, que obteve essa grande vantagem; mas,

1. Pela providência de Deus, que percebeu as dificuldades que Labão havia colocado sobre ele, e tomou este caminho para recompensá-lo: " Pois eu vi tudo o que Labão te faz, e aqui estou de olho para isso." Observe que há mais equidade nas distribuições da providência divina do que imaginamos, e por elas os feridos são realmente recompensados, embora talvez insensivelmente. Nem foi apenas pela justiça da providência que Jacó foi assim enriquecido, mas,

2. No cumprimento da promessa sugerida no que é dito no v. 13, eu sou o Deus de Betel. Este foi o lugar onde a aliança foi realizada e renovado com ele. Observe que a prosperidade e o sucesso mundanos são duplamente agradáveis ​​e confortáveis ​​quando os vemos fluindo, não da providência comum, mas do amor da aliança, para realizar a misericórdia prometida - quando os recebemos de Deus como o Deus de Betel, daquelas promessas da vida que agora pertence à piedade. Jacó, mesmo quando tinha essa perspectiva esperançosa de enriquecer com Labão, deveria pensar em retornar. Quando o mundo começar a sorrir para nós, devemos lembrar que não é a nossa casa. Agora levanta-te (v. 13) e volta,

(1.) Para tuas devoções em Canaã, cujas solenidades talvez tenham sido muito interrompidas enquanto ele estava com Labão. Os tempos desta servidão para os quais Deus havia ignorado; mas agora: "Volte ao lugar onde ungiu a coluna e fez o voto. Agora que você começou a enriquecer, é hora de pensar em um altar e em sacrifícios novamente."

(2.) Para o teu conforto em Canaã: Volte para a terra da sua parentela.Ele estava aqui entre seus parentes próximos; mas apenas esses ele deve considerar como seus parentes no melhor sentido, os parentes com quem ele deve viver e morrer, a quem pertencia a aliança. Observe que os herdeiros de Canaã nunca devem se considerar em casa até chegarem lá, por mais que pareçam criar raízes aqui.

III. Com o conhecimento e consentimento de suas esposas. Observe,

1. Ele mandou chamar Raquel e Lia para ir ao campo (v. 4), para que ele pudesse conversar com elas mais em particular, ou porque uma não iria ao aposento da outra e ele conversaria de bom grado com elas, ou porque ele tinha trabalho a fazer no campo do qual não queria sair. Observe que os maridos que amam suas esposas comunicarão a elas seus propósitos e intenções. Onde houver afeto mútuo, haverá confiança mútua. E a prudência da esposa deve motivar o coração do marido a confiar nela, Pv 31.11. Jacó disse às suas esposas:

(1.) Quão fielmente ele serviu ao pai delas. Observe que se os outros não cumprirem o seu dever para conosco, ainda assim teremos o conforto de ter cumprido o nosso para com eles.

(2.) Quão infiel seu pai o tratou v. Ele nunca cumpriria qualquer acordo que fizesse com ele, mas, depois do primeiro ano, ainda vendo a Providência favorecer Jacó com a cor combinada, a cada semestre dos cinco restantes ele a trocava por alguma outra cor, o que tornava dez vezes; como se ele pensasse não apenas enganar Jacó, mas também a Providência divina, que manifestamente sorria para ele. Observe que aqueles que lidam honestamente nem sempre são tratados honestamente.

(3.) Apesar de Deus o ter possuído. Ele o protegeu da má vontade de Labão: Deus permitiu que ele não me machucasse. Observe que aqueles que se mantêm perto de Deus serão mantidos em segurança por ele. Ele também lhe proveu abundantemente, apesar do desígnio de Labão de arruiná-lo: Deus tirou o gado de teu pai e deu-o a mim. Assim, o Deus justo pagou a Jacó pelo seu árduo serviço com a propriedade de Labão; como depois ele pagou à semente de Jacó por servirem aos egípcios, com seus despojos. Observe que Deus não é injusto ao se esquecer da obra e do trabalho de amor de seu povo, embora os homens o sejam, Hb 6.10. A Providência tem maneiras de tornar honestos, aqueles caso não o sejam em seu desígnio. Observe, ainda, que a riqueza do pecador está reservada para o justo, Pv 13.22.

(4.) Ele lhes contou sobre a ordem que Deus lhe havia dado, em um sonho, para retornar ao seu próprio país (v. 13), para que eles não suspeitassem que sua resolução surgisse da inconstância ou de qualquer descontentamento com seu país ou família, mas possam ver que isso procede de um princípio de obediência a seu Deus e dependência dele.

2. Suas esposas consentiram alegremente com sua resolução. Elas também apresentaram suas queixas, queixando-se de que seu pai não só tinha sido cruel, mas injusto com elas (v. 14-16), que as considerava como estranhas e não tinha afeição natural por elas; e, embora Jacó considerasse a riqueza que Deus havia transferido de Labão para ele como seu salário, elas a consideravam como suas porções; de modo que, nos dois sentidos, Deus obrigou Labão a pagar suas dívidas, tanto para com seu servo como para com suas filhas. Então parecia:

(1.) Eles estavam cansados ​​de seu próprio povo e da casa de seu pai, e poderiam facilmente esquecê-los. Observe que devemos fazer esse bom uso do uso cruel que encontramos no mundo, devemos nos acomodar mais livremente e estar dispostos a deixá-lo e desejosos de estar em casa.

(2.) Elas estavam dispostas a acompanhar o marido e colocar-se com ele sob a direção divina: Faça tudo o que Deus lhe disser. Observe que aquelas esposas que são ajudantes de seus maridos nunca serão seus obstáculos em fazer aquilo para o qual Deus as chama.

17 Então, se levantou Jacó e, fazendo montar seus filhos e suas mulheres em camelos,

18 levou todo o seu gado e todos os seus bens que chegou a possuir; o gado de sua propriedade que acumulara em Padã-Arã, para ir a Isaque, seu pai, à terra de Canaã.

19 Tendo ido Labão fazer a tosquia das ovelhas, Raquel furtou os ídolos do lar que pertenciam a seu pai.

20 E Jacó logrou a Labão, o arameu, não lhe dando a saber que fugia.

21 E fugiu com tudo o que lhe pertencia; levantou-se, passou o Eufrates e tomou o rumo da montanha de Gileade.

22 No terceiro dia, Labão foi avisado de que Jacó ia fugindo.

23 Tomando, pois, consigo a seus irmãos, saiu-lhe no encalço, por sete dias de jornada, e o alcançou na montanha de Gileade.

24 De noite, porém, veio Deus a Labão, o arameu, em sonhos, e lhe disse: Guarda-te, não fales a Jacó nem bem nem mal.

Aqui está,

I. A fuga de Jacó de Labão. Podemos supor que ele estava pensando nisso há muito tempo e pensando em respeito a isso; mas quando agora, finalmente, Deus lhe deu ordens positivas para ir, ele não demorou, nem foi desobediente à visão celestial. Ele aproveitou a primeira oportunidade que se apresentou, quando Labão estava tosquiando suas ovelhas (v. 19), aquela parte de seu rebanho que estava nas mãos de seus filhos, a três dias de viagem. Agora,

1. É certo que era lícito para Jacó deixar seu serviço repentinamente, sem avisar um quarto. Não foi apenas justificado pelas instruções específicas que Deus lhe deu, mas garantido pela lei fundamental da autopreservação, que nos orienta, quando estamos em perigo, a mudar para nossa própria segurança, na medida em que podemos fazê-lo sem prejudicar. nossas consciências.

2. Foi sua prudência fugir de surpresa para Labão, para que, se Labão soubesse, ele não o teria atrapalhado ou saqueado.

3. Foi honestamente feito não levar consigo mais do que o seu próprio, o gado que ele havia adquirido. Ele aceitou o que a Providência lhe deu e ficou contente com isso, e não tomaria a reparação de seus danos em suas próprias mãos. No entanto, Raquel não era tão honesta quanto o marido; ela roubou as imagens de seu pai (v. 19) e as levou consigo. O hebraico os chama de terafins. Alguns pensam que eram apenas pequenas representações dos antepassados ​​da família, em estátuas ou quadros, pelos quais Raquel tinha um carinho especial e desejava ter consigo, agora que estava indo para outro país. Deveria antes parecer que eram imagens para uso religioso, penates, deuses domésticos, adorados ou consultados como oráculos; e estamos dispostos a esperar (com o bispo Patrick) que ela os tenha levado embora não por cobiça do rico metal de que eram feitos, muito menos para seu próprio uso, ou por qualquer medo supersticioso de que Labão, consultando seus terafins, pudesse saber para que lado eles haviam seguido (Jacó, sem dúvida, morava com suas esposas como um homem de conhecimento, e elas eram mais bem ensinadas do que isso), mas com o objetivo de convencer o pai dela da loucura de sua consideração por aqueles como deuses que não podiam se proteger, Is 46. 1, 2.

II. A perseguição de Labão a Jacó. No terceiro dia lhe foram trazidas notícias de que Jacó havia fugido; ele imediatamente levanta todo o clã, toma seus irmãos, isto é, as relações de sua família, que eram todas do seu interesse, e persegue Jacó (como Faraó e seus egípcios depois perseguiram a semente de Jacó), para trazê-lo de volta à escravidão novamente, ou com o propósito de despojá-lo do que ele tinha. Durante sete dias de jornada ele marchou em sua perseguição. v 23. Ele não teria se esforçado nem metade para visitar seus melhores amigos. Mas a verdade é que os homens maus farão mais para servir as suas paixões pecaminosas do que os homens bons para servir as suas afeições justas, e são mais veementes na sua raiva do que no seu amor. Bem, finalmente Labão o alcançou, e na noite anterior em que ele apareceu com ele, Deus interveio na briga, repreendeu Labão e protegeu Jacó, ordenando a Labão que não lhe falasse nem bem nem mal (v. 24), isto é, para não dizer nada contra sua continuação de sua jornada, pois ela procedeu do Senhor. O mesmo hebraísmo que temos, cap. 24. 50. Labão, durante sua marcha de sete dias, estava cheio de raiva contra Jacó, e agora estava cheio de esperanças de que sua luxúria fosse satisfeita com ele (Êx 15.9); mas Deus vem até ele e com uma palavra amarra suas mãos, embora ele não mude seu coração. Observe,

1. Em um sonho e no sono na cama, Deus tem maneiras de abrir os ouvidos dos homens e selar suas instruções, Jó 33. 15, 16. Assim, ele adverte os homens por meio de suas consciências, em sussurros secretos, que o homem sábio ouvirá e atenderá.

 2. A segurança dos homens bons deve-se em grande parte ao domínio que Deus tem sobre as consciências dos homens maus e ao acesso que ele tem a eles.

3. Deus às vezes aparece maravilhosamente para a libertação de seu povo quando ele está à beira da ruína. Os judeus foram salvos da conspiração de Hamã quando o decreto do rei foi executado, Est 9. 1.

A perseguição de Labão a Jacó (1739 aC)

25 Alcançou, pois, Labão a Jacó. Este havia armado a sua tenda naquela montanha; também Labão armou a sua com seus irmãos, na montanha de Gileade.

26 E disse Labão a Jacó: Que fizeste, que me lograste e levaste minhas filhas como cativas pela espada?

27 Por que fugiste ocultamente, e me lograste, e nada me fizeste saber, para que eu te despedisse com alegria, e com cânticos, e com tamboril, e com harpa?

28 E por que não me permitiste beijar meus filhos e minhas filhas? Nisso procedeste insensatamente.

29 Há poder em minhas mãos para vos fazer mal, mas o Deus de vosso pai me falou, ontem à noite, e disse: Guarda-te, não fales a Jacó nem bem nem mal.

30 E agora que partiste de vez, porque tens saudade da casa de teu pai, por que me furtaste os meus deuses?

31 Respondeu-lhe Jacó: Porque tive medo; pois calculei: não suceda que me tome à força as suas filhas.

32 Não viva aquele com quem achares os teus deuses; verifica diante de nossos irmãos o que te pertence e que está comigo e leva-o contigo. Pois Jacó não sabia que Raquel os havia furtado.

33 Labão, pois, entrou na tenda de Jacó, na de Lia e na das duas servas, porém não os achou. Tendo saído da tenda de Lia, entrou na de Raquel.

34 Ora, Raquel havia tomado os ídolos do lar, e os pusera na sela de um camelo, e estava assentada sobre eles; apalpou Labão toda a tenda e não os achou.

35 Então, disse ela a seu pai: Não te agastes, meu Senhor, por não poder eu levantar-me na tua presença; pois me acho com as regras das mulheres. Ele procurou, contudo não achou os ídolos do lar.

Temos aqui o arrazoamento, para não dizer a reunião, que ocorreu entre Labão e Jacó no seu encontro, naquela montanha que mais tarde foi chamada de Gileade. Aqui está,

I. A alta acusação que Labão exibiu contra ele. Ele o acusa,

1. Como um renegado que abandonou injustamente o seu serviço. Para representar Jacó como um criminoso, ele terá pensado que pretendia bondade para com suas filhas (v. 27, 28), que as teria dispensado com todas as marcas de amor e honra que pudessem existir, que as teria feito um assunto solene, teria beijado seus netos (e isso era tudo o que ele lhes teria dado) e, de acordo com o tolo costume do país, os teria mandado embora com alegria, e com canções, com tamboril, e com harpa: não como Rebeca foi mandada embora da mesma família, há mais de 120 anos, com orações e bênçãos (cap. 24. 60), mas com alegria, o que era um sinal de que a religião havia decaído muito na família e que haviam perdido a seriedade. No entanto, ele finge que eles teriam sido tratados com respeito na despedida. Observe que é comum que homens maus, quando ficam desapontados com seus projetos maliciosos, finjam que não planejaram nada além do que era gentil e justo. Quando não conseguem causar o mal que pretendiam, relutam que se pense que alguma vez o pretenderam. Quando não fazem o que deveriam ter feito, apresentam a desculpa de que o teriam feito. Os homens podem assim ser enganados, mas Deus não. Ele também sugere que Jacó teve algum desígnio ruim ao roubar assim (v. 26), que levou suas esposas como cativas. Observe que aqueles que têm más intenções são mais propensos a dar a pior interpretação ao que os outros fazem inocentemente. A insinuação e o agravamento das faltas são os artifícios de uma malícia intencional, e devem ser representados (embora nunca tão injustamente) como intenções maléficas contra quem o mal é pretendido. Sobre todo o assunto,

(1.) Ele se vangloria de seu próprio poder (v. 29): Está no poder da minha mão causar-lhe dano. Ele supõe que tinha ao seu lado tanto o direito (uma boa ação, como dizemos, contra Jacó) quanto a força, seja para vingar o erro ou para recuperar o certo. Observe que as pessoas más geralmente se valorizam muito pelo seu poder de causar danos, ao passo que o poder de fazer o bem é muito mais valioso. Aqueles que nada fazem para se tornarem amáveis ​​adoram ser considerados formidáveis. E ainda,

(2.) Ele se reconhece sob o controle e restrição do poder de Deus; e, embora isso resulte muito no crédito e no conforto de Jacó, ele não pode evitar dizer-lhe a advertência que Deus lhe deu na noite anterior em um sonho: Não fale com Jacó nem o bem nem o mal. Observe que, como Deus tem todos os instrumentos perversos presos em uma corrente, quando quiser, ele pode torná-los conscientes disso e forçá-los a reconhecê-los para seu louvor, como protetor dos bons, como Balaão fez. Ou podemos encarar isso como um exemplo de alguma consideração conscienciosa sentida por Labão pelas proibições expressas de Deus. Por pior que fosse, ele não ousou ferir alguém que considerava estar sob os cuidados especiais do Céu. Observe que muitos danos seriam evitados se os homens atendessem às advertências que suas próprias consciências lhes dão ao dormir na cama e considerassem a voz de Deus nelas.

2. Como ladrão. Em vez de admitir que lhe deu qualquer tipo de provocação para partir, ele está disposto a imputar isso a um gosto tolo pela casa de seu pai, o que o fez pensar que ele precisaria ir embora; mas então (diz ele) por que você roubou meus deuses? Homem tolo! Chamar de deuses aqueles que poderiam ser roubados! Poderia ele esperar proteção daqueles que não conseguiram resistir nem descobrir seus invasores? Felizes são aqueles que têm o Senhor como seu Deus, pois têm um Deus do qual não podem ser roubados. Os inimigos podem roubar os nossos bens, mas não o nosso Deus. Aqui Labão acusa Jacó de coisas que ele não sabia, a angústia comum da inocência oprimida.

II. O pedido de desculpas de Jacó por si mesmo. Aqueles que entregam sua causa a Deus, ainda assim não estão proibidos de defendê-la com mansidão e temor.

1. Quanto à acusação de roubar suas próprias esposas, ele se inocenta dando a verdadeira razão pela qual ele foi embora sem que Labão soubesse. v.31. Ele temia que Labão tirasse à força suas filhas e assim o obrigasse, pelo vínculo de sua afeição com suas esposas, a continuar em seu serviço. Observe que aqueles que são no mínimo injustos, pode-se suspeitar, também serão injustos no muito, Lucas 16. 10. Se Labão enganar Jacó em seu salário, é provável que ele não tenha consciência de roubar-lhe suas esposas e de separar aqueles que Deus uniu. O que não pode ser temido por homens que não têm princípios de honestidade?

2. Quanto à acusação de roubar os deuses de Labão, ele se declara inocente. v.32. Ele não apenas não os levou (ele não gostava muito deles), mas também não sabia que eles foram levados. No entanto, talvez ele tenha falado muito precipitadamente e sem consideração quando disse: “Quem os levou, não viva”; sobre isso ele poderia refletir com alguma amargura quando, não muito depois, Raquel, que os havia levado, morreu repentinamente em trabalho de parto. Por mais justos que pensemos ser, é melhor evitar as imprecações, para que não caiam mais pesadamente do que imaginamos.

III. A diligente busca que Labão fez de seus deuses (v. 33-35), em parte por ódio a Jacó, com quem ele teria a oportunidade de brigar, em parte por amor a seus ídolos, dos quais ele relutava em se separar. Não descobrimos que ele revistou os rebanhos de Jacó em busca de gado roubado; mas ele revistou seus móveis em busca de deuses roubados. Isso estava na mente de Mica: Você tirou meus deuses, e o que eu tenho mais? Juízes 18. 24. Será que os adoradores de falsos deuses estavam tão determinados a seus ídolos? Eles andaram assim em nome de seus deuses? E não seremos tão solícitos em nossas investigações sobre o Deus verdadeiro? Quando ele se afastou de nós com justiça, com que cuidado deveríamos perguntar: Onde está Deus, meu Criador? Oh, se eu soubesse onde poderia encontrá-lo! Jó 23. 3. Labão, depois de todas as suas buscas, não conseguiu encontrar seus deuses e ficou confuso em sua investigação com uma farsa; mas nosso Deus não apenas será encontrado entre aqueles que o buscam, mas eles o encontrarão como seu recompensador generoso.

36 Então, se irou Jacó e altercou com Labão; e lhe disse: Qual é a minha transgressão? Qual o meu pecado, que tão furiosamente me tens perseguido?

37 Havendo apalpado todos os meus utensílios, que achaste de todos os utensílios de tua casa? Põe-nos aqui diante de meus irmãos e de teus irmãos, para que julguem entre mim e ti.

38 Vinte anos eu estive contigo, as tuas ovelhas e as tuas cabras nunca perderam as crias, e não comi os carneiros de teu rebanho.

39 Nem te apresentei o que era despedaçado pelas feras; sofri o dano; da minha mão o requerias, tanto o furtado de dia como de noite.

40 De maneira que eu andava, de dia consumido pelo calor, de noite, pela geada; e o meu sono me fugia dos olhos.

41 Vinte anos permaneci em tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas e seis anos por teu rebanho; dez vezes me mudaste o salário.

42 Se não fora o Deus de meu pai, o Deus de Abraão e o Temor de Isaque, por certo me despedirias agora de mãos vazias. Deus me atendeu ao sofrimento e ao trabalho das minhas mãos e te repreendeu ontem à noite.

Veja nestes versículos,

I. O poder da provocação. O temperamento natural de Jacó era suave e calmo, e a graça o melhorou; ele era um homem tranquilo e simples; e, no entanto, a conduta irracional de Labão para com ele colocou-o num calor que o transportou para um calor que o transportou para alguma veemência. v.36,37. Sua repreensão a Labão, embora possa admitir alguma desculpa, não era justificável, nem foi escrita para nossa imitação. Palavras dolorosas despertam a raiva e geralmente só pioram o mal. É uma grande afronta para alguém que tem uma mente honesta ser acusado de desonestidade, e mesmo assim devemos aprender a suportar com paciência, entregando nossa causa a Deus.

II. O conforto de uma boa consciência. Esta foi a alegria de Jacó, que quando Labão o acusou, sua própria consciência o absolveu e testemunhou por ele que ele havia estado em todas as coisas disposto e cuidadoso para viver honestamente, Hebreus 13:18. Observe que aqueles que em qualquer emprego agiram fielmente, se não puderem obter o crédito dos homens, ainda assim terão o conforto disso em seu próprio peito.

III. O caráter de um bom servo e, principalmente, de um pastor fiel. Jacó havia aprovado tal pessoa. 38-40.

1. Ele teve muito cuidado para que, por descuido ou negligência, as ovelhas não abandonassem seus filhotes. Sua piedade também obteve uma bênção sobre os bens de seu mestre que estavam sob suas mãos. Observe que os servos não devem cuidar menos do que lhes é confiado aos seus senhores do que se tivessem direito a isso como se fosse seu.

2. Ele foi muito honesto e não comeu nada daquilo que não lhe era permitido. Ele se contentava com comida mesquinha e não desejava banquetear-se com os carneiros do rebanho. Observe que os servos não devem ser delicados em sua comida, nem cobiçar o que lhes é proibido, mas nesse e em outros casos, mostrar toda a boa fidelidade.

3. Ele era muito laborioso. Ele se manteve firme em seus negócios, em qualquer clima; e suportou o calor e o frio com uma paciência invencível. Observe que os homens de negócios que pretendem fazer algo com isso devem resolver suportar as dificuldades. Jacó é aqui um exemplo para os ministros; eles também são pastores, dos quais se exige que sejam fiéis à sua confiança e estejam dispostos a se esforçar.

4. O caráter de um mestre duro. Labão foi assim com Jacó. Esses são maus senhores,

1. Que exigem de seus servos o que é injusto, obrigando-os a reparar o que não foi danificado por qualquer falha deles. Foi o que Labão fez. Não, se houve negligência, ainda assim é injusto punir acima da proporção da falta. Isso pode ser um dano insignificante para o senhor, o que quase arruinaria um pobre servo.

2. Também são maus senhores aqueles que negam aos seus servos o que é justo. Foi o que Labão fez. Não era razoável para ele fazer com que Jacó servisse para suas filhas, quando ele tinha, em reversão, uma propriedade tão grande que lhe foi assegurada pela promessa do próprio Deus; como também era dar-lhe suas filhas sem porções, quando estava em suas mãos fazer o bem para elas. Assim, ele roubou os pobres porque era pobre, e também o fez alterando seus salários.

V. O cuidado da providência para a proteção da inocência ferida. Deus tomou conhecimento do mal feito a Jacó e retribuiu aquele a quem Labão teria mandado embora vazio, e repreendeu Labão, que de outra forma o teria engolido. Observe que Deus é o patrono dos oprimidos; e aqueles que são injustiçados e ainda assim não arruinados, abatidos e ainda assim não destruídos, devem reconhecê-lo em sua preservação e dar-lhe a glória disso. Observe,

1. Jacó fala de Deus como o Deus de seu pai, insinuando que ele se considerava indigno de ser assim considerado, mas era amado por causa do pai.

2. Ele o chama de Deus de Abraão e do temor de Isaque; pois Abraão estava morto e foi para aquele mundo onde o amor perfeito expulsa o medo; mas Isaque ainda estava vivo, santificando o Senhor em seu coração, como seu temor e seu tremor.

Aliança de Jacó com Labão (1739 aC)

43 Então, respondeu Labão a Jacó: As filhas são minhas filhas, os filhos são meus filhos, os rebanhos são meus rebanhos, e tudo o que vês é meu; que posso fazer hoje a estas minhas filhas ou aos filhos que elas deram à luz?

44 Vem, pois; e façamos aliança, eu e tu, que sirva de testemunho entre mim e ti.

45 Então, Jacó tomou uma pedra e a erigiu por coluna.

46 E disse a seus irmãos: Ajuntai pedras. E tomaram pedras e fizeram um montão, ao lado do qual comeram.

47 Chamou-lhe Labão Jegar-Saaduta; Jacó, porém, lhe chamou Galeede.

48 E disse Labão: Seja hoje este montão por testemunha entre mim e ti; por isso, se lhe chamou Galeede

49 e Mispa, pois disse: Vigie o SENHOR entre mim e ti e nos julgue quando estivermos separados um do outro.

50 Se maltratares as minhas filhas e tomares outras mulheres além delas, não estando ninguém conosco, atenta que Deus é testemunha entre mim e ti.

51 Disse mais Labão a Jacó: Eis aqui este montão e esta coluna que levantei entre mim e ti.

52 Seja o montão testemunha, e seja a coluna testemunha de que para mal não passarei o montão para lá, e tu não passarás o montão e a coluna para cá.

53 O Deus de Abraão e o Deus de Naor, o Deus do pai deles, julgue entre nós. E jurou Jacó pelo Temor de Isaque, seu pai.

54 E ofereceu Jacó um sacrifício na montanha e convidou seus irmãos para comerem pão; comeram pão e passaram a noite na montanha.

55 Tendo-se levantado Labão pela madrugada, beijou seus filhos e suas filhas e os abençoou; e, partindo, voltou para sua casa.

Temos aqui o comprometimento do assunto entre Labão e Jacó. Labão não teve nada a dizer em resposta ao protesto de Jacó: ele não pôde justificar-se nem condenar Jacó, mas foi condenado por sua própria consciência pelo mal que lhe havia cometido; e, portanto, não deseja mais ouvir sobre o assunto. Ele não está disposto a assumir uma culpa, nem a pedir perdão a Jacó e dar-lhe satisfação, como deveria ter feito. Mas,

I. Ele termina com uma profissão de bondade para com as esposas e filhos de Jacó (v. 43): Estas filhas são minhas filhas. Quando ele não consegue desculpar o que fez, ele, na verdade, reconhece o que deveria ter feito; ele deveria tê-los tratado como se fossem seus, mas os considerou como estranhos. Observe que é comum quem não tem afeto natural fingir muito quando ele vai servir uma vez. Ou talvez Labão tenha dito isso de uma forma vã e gloriosa, como alguém que adorava falar alto e usar grandes palavras de vaidade: "Tudo o que você vê é meu." Não era assim, era tudo de Jacó, e ele pagou caro por isso; ainda assim, Jacó deixou que ele dissesse, percebendo que ele estava ficando com um humor melhor. Observe que a propriedade está perto dos corações das pessoas do mundo. Eles adoram se gabar: “Isto é meu, e o outro é meu”, como Nabal, 1 Sm 25.11, meu pão e minha água.

II. Ele propõe um pacto de amizade entre eles, com o qual Jacó concorda prontamente, sem insistir na submissão de Labão, muito menos em sua restituição. Observe que, quando acontecem brigas, devemos estar dispostos a ser amigos novamente em quaisquer condições: a paz e o amor são joias tão valiosas que dificilmente podemos comprá-las muito caro. Melhor sentar-se como perdedores do que entrar em conflito. Agora observe aqui,

1. A substância desta aliança. Jacó deixou tudo para Labão resolver o problema. O teor disso era:

(1.) Que Jacó fosse um bom marido para suas esposas, que não as afligisse, nem se casasse com outras esposas além delas (v. 50). Jacó nunca lhe deu qualquer motivo para suspeitar que ele seria outra coisa senão um marido gentil; no entanto, como se tivesse feito isso, ele estava disposto a assumir esse compromisso. Embora o próprio Labão as tenha afligido, ele amarrará Jacó para que não as aflija. Observe que aqueles que são ofensivos são geralmente mais ciumentos dos outros, e aqueles que não cumprem seus próprios deveres são mais peremptórios em exigir deveres dos outros.

(2.) Que ele nunca deveria ser um mau vizinho para Labão. Foi acordado que nenhum ato de hostilidade deveria ocorrer entre eles, que Jacó deveria perdoar e esquecer todos os erros que havia recebido e não se lembrar deles contra Labão ou sua família posteriormente. Observe que podemos nos ressentir de uma lesão da qual ainda não podemos nos vingar.

2. A cerimônia desta aliança. Foi feita e ratificada com grande solenidade, segundo os usos da época.

(1.) Uma coluna foi erguida (v. 45), e um monte de pedras erguidas (v. 46), para perpetuar a memória ou a coisa, sendo então a forma de registrar acordos por escrito não conhecida ou não utilizada.

(2.) Foi oferecido um sacrifício (v. 54), um sacrifício de ofertas pacíficas. Observe que nossa paz com Deus é aquela que traz verdadeiro conforto à nossa paz com nossos amigos. Se as partes contenderem, a reconciliação de ambos com ele facilitará a reconciliação entre eles.

(3.) Eles comeram pão juntos (v. 46), participando juntos da festa do sacrifício. Isso foi um sinal de uma reconciliação sincera. Os pactos de amizade eram antigamente ratificados pelas partes comendo e bebendo juntas. Foi da natureza de um banquete de amor.

(4.) Eles apelaram solenemente a Deus a respeito de sua sinceridade aqui,

[1.] Como testemunha (v. 49): O Senhor vigie entre mim e ti, isto é, "O Senhor toma conhecimento de tudo o que será feito. de ambos os lados, violando esta liga. Quando estivermos fora da vista um do outro, que isso seja uma restrição sobre nós, para que onde quer que estejamos, estejamos sob o olhar de Deus. Este apelo pode ser convertido em oração. Amigos distantes um do outro podem se consolar com isso: quando não conseguem se conhecer ou socorrer, Deus observa entre eles e está de olho em ambos.

[2.] Como Juiz. O Deus de Abraão (de quem descendeu Jacó), e o Deus de Naor (de quem descendeu Labão), o Deus de seu pai (o ancestral comum, de quem ambos descendem), julgam entre nós. A relação de Deus com eles é assim expressa para indicar que eles adoravam um e o mesmo Deus, consideração sobre a qual não deveria haver inimizade entre eles. Observe que aqueles que têm um Deus deveriam ter um só coração: aqueles que concordam na religião deveriam se esforçar para concordar em todas as outras coisas. Deus é Juiz entre as partes em conflito e julgará com justiça; quem faz o mal, corre risco.

(5.) Eles deram um novo nome ao lugar. v. 47, 48. Labão o chamou em siríaco, e Jacó em hebraico, de monte de testemunho; e (v. 49) chamava-se Mizpá, uma torre de vigia. Sendo a posteridade incluída na liga, tomou-se cuidado para que assim a memória dela fosse preservada. Esses nomes são aplicáveis ​​aos selos da aliança do evangelho, que são testemunhas para nós se formos fiéis, mas testemunhas contra nós se formos falsos. O nome que Jacó deu a esse monte (Galeed) ficou preso nele, não o nome que Labão lhe deu. Em todo esse encontro, Labão foi barulhento e cheio de palavras, fingindo dizer muito; Jacó ficou em silêncio e falou pouco. Quando Labão apelou a Deus sob vários títulos, Jacó apenas jurou pelo temor de seu pai Isaque, isto é, o Deus a quem seu pai Isaque temia, que nunca havia servido a outros deuses, como Abraão e Naor haviam feito. Duas palavras de Jacó foram mais memoráveis ​​do que todos os discursos e vãs repetições de Labão: porque as palavras dos sábios são ouvidas no silêncio, mais do que o clamor daquele que governa entre os tolos, Ec 9.17.

Por último, depois de toda essa discussão furiosa, eles se separam. Labão beijou afetuosamente seus filhos e filhas, abençoou-os e depois voltou em paz. Observe que Deus muitas vezes é melhor para nós do que nossos medos e estranhamente domina o espírito dos homens a nosso favor, além do que poderíamos esperar; pois não é em vão confiar nele.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 04/02/2024
Código do texto: T7991918
Classificação de conteúdo: seguro