Gênesis 33

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

Lemos, no capítulo anterior, como Jacó tinha poder com Deus e prevaleceu; aqui encontramos o poder que ele também tinha com os homens e como seu irmão Esaú foi apaziguado e, de repente, reconciliado com ele; pois assim está escrito em Pv 16.7: “Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, ele faz com que até os seus inimigos tenham paz com ele”. Aqui está,

I. Um encontro muito amigável entre Jacó e Esaú, ver 1-4.

II. A conferência deles na reunião, na qual eles competem entre si em expressões civis e gentis. O discurso deles é:

1. Sobre a família de Jacó, ver 5-7.

2. Sobre o presente que ele enviou, ver 8-11.

3. Sobre o progresso de sua jornada, ver 12-15.

III. O assentamento de Jacó em Canaã, sua casa, terreno e altar, ver 16-20.

Entrevista de Jacó com Esaú (1739 aC)

1 Levantando Jacó os olhos, viu que Esaú se aproximava, e com ele quatrocentos homens. Então, passou os filhos a Lia, a Raquel e às duas servas.

2 Pôs as servas e seus filhos à frente, Lia e seus filhos atrás deles e Raquel e José por últimos.

3 E ele mesmo, adiantando-se, prostrou-se à terra sete vezes, até aproximar-se de seu irmão.

4 Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram.

Aqui,

I. Jacó descobriu a abordagem de Esaú.

1. Alguns pensam que levantar os olhos denota alegria e confiança, em oposição a um semblante abatido; tendo, pela oração, entregado seu caso a Deus, ele seguiu seu caminho, e seu semblante não estava mais triste, 1 Sam 1. 18. Observe que aqueles que lançaram seus cuidados sobre Deus podem olhar diante deles com satisfação e serenidade mental, esperando alegremente o resultado, seja ele qual for; aconteça o que acontecer, nada pode dar errado para aquele cujo coração está firme, confiando em Deus. Jacó sobe em sua torre de vigia para ver que resposta Deus dará às suas orações, Hab 2. 1.

II. Ele colocou sua família na melhor ordem possível para recebê-lo, quer ele viesse como amigo ou como inimigo, consultando a decência deles se ele viesse como amigo e a segurança deles se ele viesse como inimigo.. Observe que figura diferente esses dois irmãos formavam. Esaú é acompanhado por uma guarda de 400 homens e parece grande; Jacó é seguido por um grupo pesado de mulheres e crianças que estão sob seus cuidados, e ele parece terno e solícito pela segurança deles; e ainda assim Jacó tinha o direito de primogenitura e deveria ter o domínio, e era em todos os sentidos o melhor homem. Observe que não é menosprezo que homens grandes e bons prestem assistência pessoal às suas famílias e aos seus assuntos familiares. Jacó, à frente de sua família, deu um exemplo melhor do que Esaú, à frente de seu regimento.

III. No encontro, as expressões de gentileza foram trocadas da melhor maneira possível entre eles.

1. Jacó curvou-se diante de Esaú. Embora ele temesse Esaú como um inimigo, ainda assim ele prestou homenagem a ele como um irmão mais velho, sabendo e lembrando talvez que quando Abel foi preferido na aceitação de Deus antes de seu irmão mais velho Caim, ainda assim Deus comprometeu-se com ele a Caim que ele não deveria estar em falta no dever e respeito devido por um irmão mais novo. A ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás, cap. 4. 7. Observe,

(1.) A maneira de recuperar a paz onde ela foi quebrada é cumprir nosso dever e prestar nossos respeitos, em todas as ocasiões, como se ela nunca tivesse sido quebrada. É a lembrança e a repetição de assuntos que separa os amigos e perpetua a separação.

(2.) Uma postura humilde e submissa é um grande caminho para afastar a ira. Muitos se preservam humilhando-se: a bala voa sobre quem se abaixa.

2. Esaú abraçou Jacó (v. 4): Correu ao seu encontro, não por paixão, mas por amor; e, como alguém que se reconciliou sinceramente com ele, recebeu-o com todos os carinhos imagináveis, abraçou-o, caiu em seu pescoço e beijou-o. Alguns pensam que quando Esaú saiu ao encontro de Jacó não foi sem nenhum desígnio ruim, mas que ele trouxe seus 400 homens apenas para fins de Estado, para que pudesse prestar maior respeito ao seu irmão que retornava. É certo que Jacó entendeu o relato de seus mensageiros de outra forma, cap. 32. 5, 6. Jacó era um homem de prudência e coragem, e não podemos supor que ele admitisse um medo infundado a tal ponto que fez isso, nem que o Espírito de Deus o incitasse a fazer uma oração como a que ele fez pela libertação de um perigo meramente imaginário: e, se não houvesse alguma mudança maravilhosa operada no espírito de Esaú neste momento, não vejo como se poderia dizer que a luta contra Jacó obteve tal poder com os homens a ponto de denomina-lo um príncipe. Observe:

(1.) Deus tem os corações de todos os homens em suas mãos, e pode transformá-los quando e como quiser, por meio de um poder secreto, silencioso, mas irresistível. Ele pode, de repente, converter inimigos em amigos, como fez com dois Saulos, um pela graça restritiva (1 Sm 26.21,25), o outro pela graça renovadora, Atos 9.21,22.

(2.) Não é em vão confiar em Deus e invocá-lo no dia da angústia; aqueles que o fazem muitas vezes acham o problema muito melhor do que esperavam.

3. Ambos choraram. Jacó chorou de alegria ao ser tão gentilmente recebido por seu irmão, a quem temia; e Esaú talvez tenha chorado de tristeza e vergonha, ao pensar no mau desígnio que concebeu contra seu irmão, que se viu estranha e inexplicavelmente impedido de executar.

5 Daí, levantando os olhos, viu as mulheres e os meninos e disse: Quem são estes contigo? Respondeu-lhe Jacó: Os filhos com que Deus agraciou a teu servo.

6 Então, se aproximaram as servas, elas e seus filhos, e se prostraram.

7 Chegaram também Lia e seus filhos e se prostraram; por último chegaram José e Raquel e se prostraram.

8 Perguntou Esaú: Qual é o teu propósito com todos esses bandos que encontrei? Respondeu Jacó: Para lograr mercê na presença de meu Senhor.

9 Então, disse Esaú: Eu tenho muitos bens, meu irmão; guarda o que tens.

10 Mas Jacó insistiu: Não recuses; se logrei mercê diante de ti, peço-te que aceites o meu presente, porquanto vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus; e te agradaste de mim.

11 Peço-te, pois, recebe o meu presente, que eu te trouxe; porque Deus tem sido generoso para comigo, e tenho fartura. E instou com ele, até que o aceitou.

12 Disse Esaú: Partamos e caminhemos; eu seguirei junto de ti.

13 Porém Jacó lhe disse: Meu Senhor sabe que estes meninos são tenros, e tenho comigo ovelhas e vacas de leite; se forçadas a caminhar demais um só dia, morrerão todos os rebanhos.

14 Passe meu Senhor adiante de seu servo; eu seguirei guiando-as pouco a pouco, no passo do gado que me vai à frente e no passo dos meninos, até chegar a meu Senhor, em Seir.

15 Respondeu Esaú: Então, permite que eu deixe contigo da gente que está comigo. Disse Jacó: Para quê? Basta que eu alcance mercê aos olhos de meu Senhor.

Temos aqui o discurso entre os dois irmãos no seu encontro, que é muito livre e amigável, sem a menor sugestão da velha briga. Foi a melhor maneira de não dizer nada sobre isso. Eles conversam,

I. Sobre a comitiva de Jacó. Onze ou doze pequeninos, o mais velho deles com menos de quatorze anos, seguiram Jacó de perto: Quem são estes? diz Esaú. Jacó lhe enviou um relato do aumento de sua propriedade (cap. 32. 5), mas não fez menção a seus filhos; talvez porque ele não os exporia à sua raiva se o encontrasse como inimigo, ou o agradaria com a visão inesperada se o encontrasse como amigo: Esaú, portanto, teve motivos para perguntar: Quem são aqueles que estão contigo? A essa pergunta comum Jacó retorna uma resposta séria, tal como se tornou seu caráter: Eles são os filhos que Deus graciosamente deu ao teu servo. Foi uma resposta suficiente à pergunta, e adequada o suficiente para ser dada ao profano Esaú, se ele apenas tivesse dito: “Eles são meus filhos”; mas então Jacó não teria falado como ele mesmo, como um homem cujos olhos estavam sempre voltados para o Senhor. Observe que nos cabe não apenas praticar ações comuns, mas falar delas, de maneira piedosa, 3 João 6. Jacó fala de seus filhos:

1. Como presentes de Deus; eles são uma herança do Senhor, Sl 128 3; 112. 9; 107. 41.

2. Como presentes escolhidos; ele os deu graciosamente. Embora fossem muitos, e agora muito cuidados, e ainda escassos, ele os considera grandes bênçãos. Suas esposas e filhos, então, sobem em ordem e pagam seu dever para com Esaú, como ele havia feito antes deles (v. 6, 7); pois cabe à família mostrar respeito por aqueles a quem o dono da família demonstra respeito.

II. Sobre o presente que ele lhe enviou.

1. Esaú recusou modestamente porque tinha o suficiente e não precisava. Observe que aqueles que desejam ser considerados homens de honra não parecerão mercenários em sua amizade: qualquer que fosse a influência que o presente de Jacó tivesse sobre Esaú para pacificá-lo, ele não queria que pensasse que tinha alguma e, portanto, ele a recusou. A razão dele é que eu tenho o suficiente, tenho muito (assim se diz), tanto que ele não estava disposto a aceitar nada que fosse do irmão. Observe:

(1.) Muitos que carecem de bênçãos espirituais e estão fora d aliança, ainda assim possuem grande parte da riqueza deste mundo. Esaú tinha o que lhe foi prometido: a riqueza da terra e o sustento através da sua espada.

(2.) É bom para aqueles que têm muito saber que têm o suficiente, embora não tenham tanto quanto alguns outros. Até Esaú pode dizer: já tenho o suficiente.

(3.) Aqueles que estão satisfeitos com o que têm devem demonstrá-lo, não cobiçando o que os outros têm. Esaú ordena que Jacó guarde para si o que tinha, supondo que ele precisasse mais disso. Esaú, por sua vez, não precisa disso, nem para supri-lo, pois era rico, nem para pacificá-lo, pois estava reconciliado: devemos tomar cuidado para que em nenhum momento nossa cobiça se imponha à cortesia de outros, e mesquinhamente tomar vantagem de sua generosidade.

2. Jacó afetuosamente o exorta a aceitá-la e prevalece. 10, 11. Jacó a enviou por medo (cap. 32.20), mas, passado o medo, ele agora insiste em aceitá-la por amor, para mostrar que desejava a amizade de seu irmão, e não apenas temia sua ira; ele insiste em duas coisas:

(1.) A satisfação que teve em favor de seu irmão, da qual se considerou obrigado a fazer este grato reconhecimento. É um elogio muito elevado que ele lhe faz: eu vi a tua face, como se tivesse visto a face de Deus, isto é, “Eu te vi reconciliado comigo e em paz comigo, como desejo. ver Deus reconciliado." Ou o significado é que Jacó viu o favor de Deus para ele em Esaú: foi um sinal de bem para ele que Deus aceitou suas orações. Observe que os confortos da criatura são realmente confortos para nós quando são concedidos como respostas à oração e são sinais de nossa aceitação por Deus. Novamente, é motivo de grande alegria para aqueles que têm uma disposição pacífica e afetuosa recuperar a amizade das relações com as quais estiveram em desacordo.

(2.) A competência que ele tinha com os bens deste mundo: Deus tratou comigo graciosamente. Observe que se o que temos neste mundo aumenta sob nossas mãos, devemos tomar conhecimento disso com gratidão, para a glória de Deus, e reconhecer que nisso ele nos tratou graciosamente, melhor do que merecemos. É ele quem dá poder para obter riqueza, Dt 8. 18. Ele acrescenta: “E eu tenho o suficiente; tenho tudo”, assim é a palavra. O suficiente de Esaú foi muito, mas o suficiente de Jacó foi tudo. Observe que um homem piedoso, embora tenha pouco no mundo, pode verdadeiramente dizer: “Eu tenho tudo”,

[1.] Porque ele tem o Deus de todos, e tem tudo nele; tudo é seu se você for de Cristo, 1 Cor 3. 22.

[2.] Porque ele tem o conforto de todos. Eu tenho tudo, e tenho abundância, Fp 4. 18. Quem tem muito terá mais; mas quem pensa que tem tudo tem certeza de que tem o suficiente. Ele tem tudo em perspectiva; ele terá tudo em breve, quando vier para o céu: com base neste princípio Jacó insistiu com Esaú, e ele pegou seu presente. Observe que é excelente quando a religião dos homens os torna generosos, de coração livre e de mãos abertas, desprezando fazer algo que é mesquinho e sorrateiro.

III. Sobre o progresso de sua jornada.

1. Esaú se oferece para ser seu guia e companheiro, em sinal de reconciliação sincera. Nunca descobrimos que Jacó e Esaú fossem tão sociáveis ​​um com o outro e tão afetuosos como eram agora. Observe que quanto a Deus, sua obra é perfeita. Ele fez de Esaú não apenas um inimigo, mas um amigo. Esse osso que estava quebrado, estando bem colocado, ficou mais forte do que nunca. Esaú gostou da companhia de Jacó, corteja-o até o Monte Seir: nunca nos desesperemos de ninguém, nem desconfiemos de Deus em cujas mãos estão todos os corações. Contudo, Jacó viu motivo para recusar modestamente esta oferta (v. 13, 14), na qual mostra uma terna preocupação por sua própria família e rebanhos, como um bom pastor e um bom pai. Ele deve considerar as crianças e os rebanhos com filhotes, e não liderar um, nem conduzir o outro, rápido demais. Esta prudência e ternura de Jacó devem ser imitadas por aqueles que cuidam dos jovens nas coisas de Deus. Eles não devem ser sobrecarregados, a princípio, por tarefas pesadas nos serviços religiosos, mas sim conduzidos, na medida do possível, para que o seu trabalho lhes seja facilitado tanto quanto possível. Cristo, o bom Pastor, faz isso, Is 40. 11. Agora Jacó não desejará que Esaú diminua o ritmo, nem force sua família a acelerar o seu, nem os deixe, para fazer companhia a seu irmão, como muitos teriam feito, que amam qualquer sociedade mais do que sua própria casa; mas ele deseja que Esaú marche antes e promete segui-lo sem pressa, enquanto ele puder avançar. Observe que não é razoável vincular outros à nossa taxa; podemos finalmente chegar com conforto ao fim da mesma jornada, embora não viajemos juntos, seja no mesmo caminho ou no mesmo ritmo. Pode haver aqueles com quem não podemos concordar e, ainda assim, com os quais não precisamos discordar. Jacó lhe dá a entender que era seu objetivo atual ir até ele ao Monte Seir; e podemos presumir que ele o fez, depois de ter resolvido sua família e preocupações em outro lugar, embora essa visita não esteja registrada. Observe que quando tivermos recuperado felizmente a paz com nossos amigos, devemos ter o cuidado de cultivá-la e não ser atrasados ​​com eles nas civilidades.

2. Esaú oferece alguns de seus homens para serem sua guarda e comboio. Ele viu Jacó, mas mal atendido, sem servos, exceto seus lavradores e pastores, sem pajens ou lacaios; e, portanto, pensando que ele estava tão desejoso quanto ele (se pudesse pagar) de assumir uma posição sobre ele e ter uma ótima aparência, ele precisaria emprestar-lhe parte de sua comitiva, para atendê-lo, para que ele pudesse parecer como o irmão de Esaú; mas Jacó humildemente recusa sua oferta, desejando apenas não levar a mal o fato de não tê-la aceitado: O que precisa disso?

(1.) Jacó é humilde e não precisa disso para o estado; ele deseja não fazer uma exibição justa na carne, sobrecarregando-se com uma comitiva desnecessária. Observe que é a vaidade da pompa e da grandeza que eles sejam acompanhados de muitas coisas, das quais se pode dizer: O que precisa disso?

(2.) Jacó está sob a proteção divina e não precisa dela para segurança. Observe que aqueles que têm Deus como guarda estão suficientemente protegidos e estão sob um comboio de seus exércitos, como Jacó estava. Aqueles que não precisam ficar em dívida com um braço de carne que tem Deus como braço todas as manhãs. Jacó acrescenta: “Somente deixe-me encontrar graça aos olhos de meu senhor; tendo o teu favor, tenho tudo o que preciso, tudo o que desejo de ti”. Se Jacó valorizava assim a boa vontade de um irmão, temos muito mais motivos para considerar que temos o suficiente se tivermos a boa vontade de nosso Deus.

16 Assim, voltou Esaú aquele dia a Seir, pelo caminho por onde viera.

17 E Jacó partiu para Sucote, e edificou para si uma casa, e fez palhoças para o seu gado; por isso, o lugar se chamou Sucote.

18 Voltando de Padã-Arã, chegou Jacó são e salvo à cidade de Siquém, que está na terra de Canaã; e armou a sua tenda junto da cidade.

19 A parte do campo, onde armara a sua tenda, ele a comprou dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de dinheiro.

20 E levantou ali um altar e lhe chamou Deus, o Deus de Israel.

Aqui,

1. Jacó chega a Sucote. Tendo se separado amigavelmente de Esaú, que havia ido para seu próprio país (v. 16), ele chega a um lugar onde, ao que parece, descansou por algum tempo, montou barracas para seu gado e outras conveniências para seu gado. ele mesmo e sua família. O local foi posteriormente conhecido pelo nome de Sucote, uma cidade da tribo de Gade, do outro lado do Jordão (significa barracas), para que, quando sua posteridade posteriormente habitasse em casas de pedra, eles pudessem se lembrar de que os sírios estavam prontos para perecer. era o pai deles, que gostava de barracas (Dt 26.5); tal era a rocha de onde foram talhados.

2. Ele vem para Siquém; lemos para Salem, uma cidade de Siquém; os críticos geralmente tendem a lê-lo de forma apelativa: ele veio em segurança, ou em paz, para a cidade de Siquém. Depois de uma viagem perigosa, na qual encontrou muitas dificuldades, ele finalmente chegou em segurança a Canaã. Observe que as doenças e os perigos devem nos ensinar como valorizar a saúde e a segurança, e devem ajudar a ampliar nossos corações em gratidão, quando nossas saídas e entradas forem notavelmente preservadas. Aqui,

(1.) Ele compra um campo. Embora a terra de Canaã fosse sua por promessa, ainda não tendo chegado o momento de tomar posse, ele se contenta em pagar a sua, para evitar disputas com os atuais ocupantes. Observe que o domínio não se baseia na graça. Aqueles que têm o céu gratuitamente não devem esperar ter a terra assim.

(2.) Ele constrói um altar.

[1.] Em gratidão a Deus, pela boa mão de sua providência sobre ele. Ele não se contentou com reconhecimentos verbais do favor de Deus para com ele, mas fez reconhecimentos reais.

[2.] Para que ele pudesse manter a religião e a adoração a Deus em sua família. Observe que onde temos uma tenda Deus deve ter um altar, onde temos uma casa ele deve ter uma igreja nela. Ele dedicou este altar à honra de El-elohe-Israel – Deus, o Deus de Israel, à honra de Deus, em geral, o único Deus vivo e verdadeiro, o melhor dos seres e a primeira das causas; e para a honra do Deus de Israel, como um Deus em aliança com ele. Observe que em nossa adoração a Deus devemos ser guiados e governados pelas descobertas conjuntas tanto da religião natural quanto da revelada. Deus recentemente o chamou pelo nome de Israel, e agora ele chama Deus de Deus de Israel; embora ele seja denominado príncipe com Deus, Deus ainda será um príncipe com ele, seu Senhor e seu Deus. Observe que nossas honras então se tornam realmente honras para nós quando são consagradas à honra de Deus; O Deus de Israel é a glória de Israel.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 04/02/2024
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