Gênesis 45

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

É uma pena que este capítulo e o anterior sejam separados e lidos em partes. Ali tivemos a intercessão de Judá por Benjamim, com a qual, podemos supor, o resto de seus irmãos manifestaram sua concordância; José deixou-o continuar sem interrupção, ouviu tudo o que ele tinha a dizer e então respondeu tudo em uma palavra: “Eu sou José”. Agora ele encontrou seus irmãos humilhados por seus pecados, atentos a si mesmo (pois Judá o havia mencionado duas vezes em seu discurso), respeitosos com seu pai e muito ternos com seu irmão Benjamim; agora eles estavam maduros para o conforto que ele lhes designou, dando-se a conhecer a eles, cuja história temos neste capítulo. Foi para os irmãos de José um brilho claro depois da chuva, ou melhor, foi para eles como a vida dentre os mortos. Aqui está:

I. A revelação de José sobre si mesmo para seus irmãos e seu discurso com eles naquela ocasião, ver 1-15.

II. As ordens que Faraó deu para levar Jacó e sua família ao Egito, e o envio de seus irmãos por José, respectivamente, de volta a seu pai com essas ordens, ver 16-24.

III. As boas novas disto foram trazidas a Jacó, ver 25, etc.

José se revela para seus irmãos (1707 aC)

1 Então, José, não se podendo conter diante de todos os que estavam com ele, bradou: Fazei sair a todos da minha presença! E ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos.

2 E levantou a voz em choro, de maneira que os egípcios o ouviam e também a casa de Faraó.

3 E disse a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque ficaram atemorizados perante ele.

4 Disse José a seus irmãos: Agora, chegai-vos a mim. E chegaram-se. Então, disse: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.

5 Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.

6 Porque já houve dois anos de fome na terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem colheita.

7 Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra e para vos preservar a vida por um grande livramento.

8 Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e Senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito.

9 Apressai-vos, subi a meu pai e dizei-lhe: Assim manda dizer teu filho José: Deus me pôs por Senhor em toda terra do Egito; desce a mim, não te demores.

10 Habitarás na terra de Gósen e estarás perto de mim, tu, teus filhos, os filhos de teus filhos, os teus rebanhos, o teu gado e tudo quanto tens.

11 Aí te sustentarei, porque ainda haverá cinco anos de fome; para que não te empobreças, tu e tua casa e tudo o que tens.

12 Eis que vedes por vós mesmos, e meu irmão Benjamim vê também, que sou eu mesmo quem vos fala.

13 Anunciai a meu pai toda a minha glória no Egito e tudo o que tendes visto; apressai-vos e fazei descer meu pai para aqui.

14 E, lançando-se ao pescoço de Benjamim, seu irmão, chorou; e, abraçado com ele, chorou também Benjamim.

15 José beijou a todos os seus irmãos e chorou sobre eles; depois, seus irmãos falaram com ele.

Judá e seus irmãos aguardavam uma resposta e não puderam deixar de ficar surpresos ao descobrir, em vez da seriedade de um juiz, o afeto natural de um pai ou irmão.

I. José ordenou que todos os seus assistentes se retirassem. As conversas privadas de amigos são as mais gratuitas. Quando José revestia-se de amor, ele adiava o estado, e não era adequado que seus servos fossem testemunhas disso. Assim, Cristo manifesta graciosamente a si mesmo e sua benevolência para com seu povo, fora da vista e dos ouvidos do mundo.

II. As lágrimas foram o prefácio ou introdução ao seu discurso. Ele havia represado esse riacho por um longo tempo, e com muito barulho: mas agora ele inchou tanto que ele não conseguia mais contê-lo, mas ele chorou em voz alta, de modo que aqueles a quem ele havia proibido de vê-lo não pudessem deixar de ouvi-lo. Estas foram lágrimas de ternura e forte afeto, e com elas ele abandonou aquela austeridade com que até então se comportava para com seus irmãos; pois ele não aguentava mais. Isto representa a compaixão divina para com os penitentes que retornam, tanto quanto a do pai do pródigo, Lucas 15.20; Os 14. 8, 9.

III. Ele muito abruptamente (como alguém inquieto até que tudo fosse revelado) diz-lhes quem ele era: Eu sou José. Eles o conheciam apenas por seu nome egípcio, Zaphnath-paaneah, sendo seu nome hebraico perdido e esquecido no Egito; mas agora ele os ensina a chamá-lo assim: eu sou José; não, para que não suspeitem que se trata de outro com o mesmo nome, ele se explica (v. 4): Eu sou José, seu irmão. Isso os humilharia ainda mais pelo pecado de vendê-lo e os encorajaria a esperar um tratamento gentil. Assim, quando Cristo convenceu Paulo, ele disse: Eu sou Jesus; e quando ele queria consolar seus discípulos, ele disse: Sou eu, não tenham medo. Esta palavra, a princípio, surpreendeu os irmãos de José; eles recuaram com medo, ou pelo menos ficaram parados, surpresos; mas José chamou-os gentil e familiarmente: Aproximem-se, peço-vos. Assim, quando Cristo se manifesta ao seu povo, encoraja-o a aproximar-se dele com um coração verdadeiro. Talvez, estando prestes a falar sobre sua venda, ele não falasse em voz alta, para que os egípcios não ouvissem, e isso tornaria os hebreus ainda mais uma abominação para eles; portanto, ele queria que eles se aproximassem, para poder sussurrar a eles, o que, agora que a onda de sua paixão havia passado um pouco, ele foi capaz de fazer, embora a princípio não pudesse deixar de gritar.

4. Ele se esforça para amenizar a tristeza deles pelos ferimentos que lhe causaram, mostrando-lhes que tudo o que eles planejaram para Deus significava que era para o bem e que resultou em muito bem (v. 5): Não fiquem entristecidos, nem zangados consigo mesmos. Os pecadores devem sofrer e ficar zangados consigo mesmos por causa dos seus pecados; sim, embora Deus, por seu poder, tire o bem deles, pois nenhum agradecimento é devido ao pecador por isso: mas os verdadeiros penitentes deveriam ser grandemente afetados quando veem Deus tirando assim o bem do mal, e alimento do comedor. Embora não devamos, com essa consideração, atenuar nossos próprios pecados e, assim, eliminar o limite de nosso arrependimento, ainda assim pode ser bom atenuar os pecados dos outros e, assim, eliminar o limite de nossos ressentimentos irados. Assim José faz aqui; seus irmãos não precisavam temer que ele se vingasse deles de um dano que a providência de Deus havia feito para tirar vantagem tanto dele quanto de sua família. Agora ele lhes diz quanto tempo a fome provavelmente durará: cinco anos; contudo (v. 6) que capacidade ele tinha de ser gentil com seus parentes e amigos, que é a maior satisfação que a riqueza e o poder podem dar a um homem bom. Veja que cor favorável ele dá ao dano que lhe causaram: Deus me enviou adiante de vocês. v. 5, 7. Observe:

1. O Israel de Deus é o cuidado particular da providência de Deus. José considerou que seu avanço não se destinava tanto a salvar um reino inteiro de egípcios, mas a preservar uma pequena família de israelitas: pois a porção do Senhor é o seu povo; aconteça o que acontecer com os outros, eles serão protegidos.

2. A Providência parece um grande caminho a seguir e tem um longo alcance. Mesmo muito antes dos anos de abundância, a Providência estava se preparando para o abastecimento da casa de Jacó nos anos de fome. O salmista louva a Deus por isso (Sl 105. 17): Ele enviou um homem diante deles, sim, José. Deus vê sua obra do início ao fim, mas nós não, Ecl 3. 11. Quão admiráveis ​​são os projetos da providência! Quão remotas são suas tendências! Quantas rodas existem dentro das rodas, e ainda assim todas dirigidas pelos olhos nas rodas e pelo espírito da criatura viva! Não julguemos nada antes do tempo.

3. Deus muitas vezes trabalha pelo contrário. A inveja e a discórdia dos irmãos ameaçam a ruína das famílias, mas, neste caso, constituem a ocasião para preservar a família de Jacó. José nunca poderia ter sido o pastor e a pedra de Israel se seus irmãos não tivessem atirado flexas nele e o odiassem; mesmo aqueles que perversamente venderam José ao Egito, mas colheram o benefício do bom Deus que trouxe disso; como aqueles que mataram Cristo, muitos deles foram salvos por sua morte.

4. Deus deve ter toda a glória das preservações oportunas de seu povo, de qualquer forma que sejam efetuadas. Não foram vocês que me enviaram para cá, mas Deus. Assim como, por um lado, eles não devem se preocupar com isso, porque terminou tão bem, por outro lado, eles não devem se orgulhar disso, porque foi obra de Deus, e não deles. Eles pretendiam, ao vendê-lo ao Egito, derrotar seus sonhos, mas Deus planejou realizá-los. Is 10.7: Contudo, ele não quis dizer isso.

V. Ele promete cuidar de seu pai e de toda a família durante o resto dos anos de fome.

1. Ele deseja que seu pai fique rapidamente satisfeito com as novas de sua vida e dignidade. Seus irmãos deveriam apressar-se para Canaã e informar a Jacó que seu filho José era senhor de todo o Egito; (v. 9): eles devem contar-lhe toda a sua glória ali. Ele sabia que seria um óleo refrescante para sua cabeça grisalha e um consolo soberano para seu espírito. Se alguma coisa pudesse torná-lo jovem novamente, seria isso. Ele deseja que eles se entreguem e levem consigo ao pai toda a satisfação possível da verdade destas notícias surpreendentes: Os teus olhos veem que é a minha boca. Se eles se recuperassem, poderiam lembrar-se de algo de suas feições, fala, etc., e ficar satisfeitos.

2. Ele está muito empenhado em que seu pai e toda a sua família venham até ele ao Egito: Desce a mim, não demores. Ele distribui sua habitação em Gósen, aquela parte do Egito que ficava em direção a Canaã, para que eles pudessem se lembrar do país de onde deveriam sair (v. 10). Ele promete prover para ele: Eu te alimentarei. Observe que é dever dos filhos, se a necessidade dos pais a qualquer momento o exigir, apoiá-los e supri-los com o máximo de sua capacidade; e Corbãs nunca os desculpará, Marcos 7. 11. Isto é mostrar piedade em casa, 1 Tim 5. 4. Nosso Senhor Jesus sendo, como José, exaltado às mais altas honras e poderes do mundo superior, é sua vontade que todos os que são dele estejam com ele onde ele estiver, João 17. 24. Este é o seu mandamento: que estejamos com ele agora em fé e esperança, e em uma conversa celestial; e esta é a sua promessa: que estaremos para sempre com ele.

VI. Carinhos foram trocados entre ele e seus irmãos. Ele começou com o mais novo, seu irmão Benjamim, que tinha apenas um ano de idade quando José foi separado de seus irmãos; eles choraram um no pescoço do outro (v. 14), talvez por pensar em sua mãe Raquel, que morreu durante as dores de parto de Benjamim. Raquel, em seu marido Jacó, vinha chorando ultimamente por seus filhos, porque, em sua apreensão, eles não estavam - José se foi e Benjamin se foi; e agora eles estavam chorando por ela, porque ela não existia. Depois de ter abraçado Benjamim, ele, da mesma maneira, acariciou a todos (v. 15); e então seus irmãos conversaram com ele livremente e familiarmente sobre todos os assuntos da casa de seu pai. Após os sinais da verdadeira reconciliação, seguem-se os exemplos de uma doce comunhão.

A bondade do Faraó para com José (1707 aC)

16 Fez-se ouvir na casa de Faraó esta notícia: São vindos os irmãos de José; e isto foi agradável a Faraó e a seus oficiais.

17 Disse Faraó a José: Dize a teus irmãos: Fazei isto: carregai os vossos animais e parti; tornai à terra de Canaã,

18 tomai a vosso pai e a vossas famílias e vinde para mim; dar-vos-ei o melhor da terra do Egito, e comereis a fartura da terra.

19 Ordena-lhes também: Fazei isto: levai da terra do Egito carros para vossos filhinhos e para vossas mulheres, trazei vosso pai e vinde.

20 Não vos preocupeis com coisa alguma dos vossos haveres, porque o melhor de toda a terra do Egito será vosso.

21 E os filhos de Israel fizeram assim. José lhes deu carros, conforme o mandado de Faraó; também lhes deu provisão para o caminho.

22 A cada um de todos eles deu vestes festivais, mas a Benjamim deu trezentas moedas de prata e cinco vestes festivais.

23 Também enviou a seu pai dez jumentos carregados do melhor do Egito, e dez jumentos carregados de cereais e pão, e provisão para o seu pai, para o caminho.

24 E despediu os seus irmãos. Ao partirem, disse-lhes: Não contendais pelo caminho.

Aqui está:

1. A bondade de Faraó para com José e para com seus parentes por causa dele: ele deu as boas-vindas a seus irmãos (v. 16), embora fosse um tempo de escassez, e eles provavelmente seriam um encargo para ele. Não, porque agradou ao Faraó, agradou também aos seus servos, pelo menos eles fingiram estar satisfeitos porque o Faraó estava. Ele contratou José para mandar trazer seu pai ao Egito e prometeu fornecer-lhes todas as conveniências, tanto para sua mudança para lá quanto para seu estabelecimento lá. Se o bem de toda a terra do Egito (já que não era melhor abastecida do que qualquer outra terra, graças a José, sob Deus) lhe bastasse, ele era bem-vindo a tudo, era tudo seu, até a gordura da terra (v. 18), para que não precisem cuidar de suas coisas. O que eles tinham em Canaã ele considerou apenas coisas, em comparação com o que ele tinha para eles no Egito; e, portanto, se eles forem obrigados a deixar algo disso para trás, não fiquem descontentes; o Egito lhes proporcionaria o suficiente para compensar as perdas decorrentes da sua remoção. Assim, aqueles para quem Cristo pretende participar de sua glória celestial não devem considerar as coisas deste mundo: os melhores de seus prazeres; são apenas coisas, senão madeira; não podemos ter certeza disso enquanto estivermos aqui, muito menos podemos carregá-lo conosco; não sejamos, portanto, solícitos com isso, nem coloquemos nossos olhos ou corações nisso. Há coisas melhores reservadas para nós naquela terra abençoada para onde nosso José foi preparar um lugar.

II. A bondade de José para com seu pai e irmãos. Faraó foi respeitoso com José, em gratidão, porque ele havia sido um instrumento de muito bem para ele e seu reino, não apenas preservando-o da calamidade comum, mas ajudando a torná-lo considerável entre as nações; pois todos os seus vizinhos diriam: "Certamente os egípcios são um povo sábio e compreensivo, que está tão bem abastecido em tempos de escassez". Por esta razão, Faraó nunca pensou demais em nada que pudesse fazer por José. Observe que há uma gratidão devida até mesmo aos inferiores; e quando alguém nos mostra bondade, devemos estudar para retribuir isso, não apenas a eles, mas a seus parentes. E José também era respeitoso com seu pai e seus irmãos de dever, porque eles eram seus parentes próximos, embora seus irmãos fossem seus inimigos e seu pai fosse um estranho há muito tempo.

1. Ele os forneceu para a necessidade. Deu-lhes carruagens e provisões para o caminho, tanto para a ida como para a vinda; pois nunca descobrimos que Jacó era muito rico e, nessa época, quando a fome prevalecia, podemos supor que ele era bastante pobre.

2. Ele os forneceu para ornamento e deleite. A seus irmãos ele deu dois ternos para cada peça de roupa boa, a Benjamim cinco ternos, e ainda dinheiro no bolso. Ao seu pai ele enviou um belo presente com variedades do Egito. Observe que aqueles que são ricos devem ser generosos e planejar coisas liberais; para que serve a abundância, senão para fazer o bem com ela?

3. Ele os dispensou com uma cautela oportuna: Cuidado para não cair no caminho. Ele sabia que eles eram propensos demais a brigar; e o que havia acontecido recentemente, que reavivou a lembrança do que haviam feito anteriormente contra seu irmão, poderia dar-lhes ocasião para brigar. José os observou discutindo sobre isso, cap. 42. 22. Para alguém, eles diriam: "Foi você quem primeiro o repreendeu com seus sonhos"; para outro: "Foi você quem disse: Vamos matá-lo"; para outro: "Foi você quem o despiu de seu casaco fino"; para outro: "Foi você quem o jogou na cova", etc. Agora, José, tendo perdoado a todos, impõe-lhes esta obrigação de não repreender uns aos outros. Este encargo que nosso Senhor Jesus nos deu, é que amemos uns aos outros, que vivamos em paz, que aconteça o que acontecer, ou quaisquer ocorrências anteriores que sejam lembradas, não caiamos. Pois,

(1.) Somos irmãos, temos todos um Pai.

(2.) Somos seus irmãos e envergonhamos nossa relação com aquele que é a nossa paz, se discordarmos.

(3.) Somos culpados, verdadeiramente culpados,e, em vez de brigarmos uns com os outros, temos muitos motivos para brigar conosco mesmos.

(4.) Somos, ou esperamos ser, perdoados por Deus a quem todos ofendemos e, portanto, devemos estar prontos para perdoar uns aos outros.

(5.) Estamos no caminho, um caminho que passa pela terra do Egito, onde temos muitos olhos sobre nós, que buscam ocasião e vantagem contra nós, um caminho que leva a Canaã, onde esperamos estar para sempre em perfeita paz.

A História de José (1707 aC)

25 Então, subiram do Egito, e vieram à terra de Canaã, a Jacó, seu pai,

26 e lhe disseram: José ainda vive e é governador de toda a terra do Egito. Com isto, o coração lhe ficou como sem palpitar, porque não lhes deu crédito.

27 Porém, havendo-lhe eles contado todas as palavras que José lhes falara, e vendo Jacó, seu pai, os carros que José enviara para levá-lo, reviveu-se-lhe o espírito.

28 E disse Israel: Basta; ainda vive meu filho José; irei e o verei antes que eu morra.

Temos aqui as boas novas trazidas a Jacó. 1. A relação disso, a princípio, afundou seu ânimo. Quando, sem qualquer preâmbulo, seus filhos entraram, chorando: José ainda está vivo, cada esforço que deveria primeiro proclamar isso, talvez ele pensasse que eles zombavam dele, e a afronta o entristeceu; ou a simples menção do nome de José reavivou sua tristeza, de modo que seu coração desmaiou. Demorou um bom tempo até que ele voltasse a si. Ele estava tão preocupado e temeroso com o resto deles que, naquele momento, teria sido uma alegria suficiente para ele saber que Simeão foi libertado e que Benjamim havia voltado em segurança para casa (pois ele estava pronto para se desesperar em relação a ambos); mas ouvir que José está vivo é uma notícia boa demais para ser verdade; ele desmaia, pois não acredita. Observe que desmaiamos porque não acreditamos; O próprio Davi teria desmaiado se não tivesse acreditado, Sal 27. 13.

2. A confirmação disso, gradualmente, reavivou seu espírito. Jacó acreditou facilmente em seus filhos antes, quando eles lhe disseram: José está morto; mas ele mal consegue acreditar neles agora que lhe dizem: José está vivo. Os espíritos fracos e ternos são mais influenciados pelo medo do que pela esperança, e são mais propensos a receber impressões desanimadoras do que encorajadoras. Mas finalmente Jacó está convencido da veracidade da história, especialmente quando ele vê as carruagens que foram enviadas para carregá-lo (pois ver para crer), então seu espírito reviveu. A morte é como as carruagens que são enviadas para nos levar a Cristo: a simples visão delas se aproximando deveria nos reavivar. Agora Jacó é chamado de Israel (v. 28), pois começa a recuperar seu vigor habitual.

(1.) Agrada-lhe pensar que José está vivo. Ele não diz nada sobre a glória de José, da qual lhe contaram; bastava-lhe que José estivesse vivo. Observe que aqueles que se contentariam com menos graus de conforto estão mais bem preparados para maiores.

(2.) Agrada-lhe pensar em ir vê-lo. Embora ele fosse velho e a viagem fosse longa, ele iria ver José, porque os negócios de José não permitiam que ele fosse vê-lo. Observe que Ele diz: “Irei vê-lo”, e não: “Irei morar com ele”; Jacó estava velho e não esperava viver muito; "Mas irei vê-lo antes de morrer, e então deixarei que eu parta em paz; deixe meus olhos serem revigorados com esta visão antes que eles se fechem, e então será o suficiente, não preciso de mais nada para me fazer feliz neste mundo." Observe que é bom para todos nós tornar a morte familiar para nós e falar dela como algo próximo, para que possamos pensar quão pouco temos que fazer antes de morrer, para que possamos fazê-lo com todas as nossas forças e possamos desfrutar. nossos confortos como aqueles que devem morrer rapidamente e deixá-los.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 04/02/2024
Código do texto: T7991961
Classificação de conteúdo: seguro