Jesus não nasceu

Jesus não nasceu numa estrebaria ou numa gruta ou entre os animais por maldade dos hospedeiros que não o quiseram acolher.

Muitos foram a Belém em resposta ao decreto do imperador. Decreto que mandava cada um alistar-se em sua cidade natal, dos seus afazeres cotidianos... por esse motivo, muitos já haviam chegado à cidade e quando José e Maria chegaram “não havia lugar para eles” (Lc 2,7), pois outros chegaram antes.

Todo esse alvoroço havia sido provocado pelo decreto do imperador, obrigando as pessoas a se deslocarem.

Portanto Jesus não foi colocado na manjedoura por ter sido rejeitado pelos hospedeiros. Ele nasceu pobre entre os pobres por que já nasceu vítima do sistema que não se preocupa com as pessoas e as trata como mercadoria a ser contabilizada...

No Natal dos nossos dias, em vez de pensar que Jesus foi rejeitado por maldade dos trabalhadores hoteleiros, vamos nos conscientizar a respeito disto: da mesma forma que nós, ele foi vítima do sistema. Do nascimento à morte de cruz, Jesus que nasceu e viveu entre os pobres, foi vítima daqueles que concentram as rendas e geram a pobreza!

Mas, ele não é Filho de Deus? E sendo Filho de Deus por que se sujeitou a essa humilhação?

Sim, é o Filho do Deus Todo Poderoso e é o Todo Poderoso Filho do Deus. Porém o que nos ensinaria se, encarnado no Natal, entre nós tivesse vivido e se comportado apenas como Deus?

Sim, ele é o Filho do Deus Todo Poderoso e é o Todo Poderoso Filho do Deus e veio a nós com uma missão: ensinar como sermos humanos; mostrar o caminho que leva ao Pai. E quis fazer isso não de forma milagrosa, mas com os recursos humanos, pois somos nós, seres humanos que temos que percorrer o caminho para Deus.

Por esse motivo foi que, no Natal, pelo poder de Deus encarnou-se e se fez um ser humano. Viveu como ser humano. Sofreu como ser humano… e com isso mostrou a força de que é dotado o ser humano: uma força divina, que leva para Deus.

E foi como ser humano que sofreu, foi traído, condenado e executado na cruz, tudo para mostrar o caminho que leva à vida. Por isso, para mostrar o caminho, ressuscitou. Deus não o abandonou; Deus não abandona os que lhe são fiéis. São os infiéis que se afastam de Deus.

Por isso Jesus, o Filho do Deus Todo Poderoso, o Todo Poderoso Filho de Deus, encarnou-se e nasceu no Natal; viveu como um de nós e morreu como um de nós. Fez-se um de nós para nos ensinar a ser um de Deus. Toda sua vida foi para nos mostrar que é possível vencer o sistema, que não é de Deus, pois gera exclusão e morte.

Então que tenhamos um FELIZ NATAL para celebrarmos uma FELIZ PÁSCOA e que nossa Páscoa seja o coroamento do Natal!