Romanos 5

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

O apóstolo, tendo defendido seu argumento e provado plenamente a justificação pela fé, neste capítulo prossegue na explicação, ilustração e aplicação dessa verdade.

I. Ele mostra os frutos da justificação, ver 1-5.

II. Ele mostra a fonte e o fundamento da justificação na morte de Jesus Cristo, sobre a qual ele discursa amplamente no restante do capítulo.

Justificação e seus efeitos. (AD58.)

1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;

2 por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.

3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança;

4 e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.

5 Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

Os preciosos benefícios e privilégios que fluem da justificação são tais que devem estimular todos nós a sermos diligentes para nos certificarmos de que somos justificados, e então recebermos o conforto que ela nos proporciona, e cumprirmos o dever que ela exige de nós mesmos. Os frutos desta árvore da vida são extremamente preciosos.

I. Temos paz com Deus. É o pecado que gera a disputa entre nós e Deus, cria não apenas uma estranheza, mas uma inimizade; o santo e justo Deus não pode estar em paz com honra com um pecador enquanto ele continua sob a culpa do pecado. A justificação tira a culpa e abre caminho para a paz. E tais são a benignidade e boa vontade de Deus para com o homem que, imediatamente após a remoção desse obstáculo, a paz é feita. Pela fé nos apegamos ao braço de Deus e à sua força, e assim estamos em paz, Is 27. 4, 5. Há mais nesta paz do que apenas a cessação da inimizade; há amizade e bondade amorosa, pois Deus é o pior inimigo ou o melhor amigo. Abraão, sendo justificado pela fé, foi chamado amigo de Deus (Tiago 2:23), o que era sua honra, mas não sua honra peculiar: Cristo chamou seus discípulos de amigos, João 15:13-15. E certamente um homem não precisa de mais nada para fazê-lo feliz do que ter Deus como amigo! Mas isto é através de nosso Senhor Jesus Cristo - através dele como o grande pacificador, o Mediador entre Deus e o homem, aquele abençoado homem dos dias que colocou a mão sobre nós dois. Adão, na inocência, teve paz com Deus imediatamente; não era necessário tal mediador. Mas para o homem pecador e culpado é uma coisa muito terrível pensar em Deus fora de Cristo; pois ele é a nossa paz, Ef 2.14, não apenas o criador, mas também o responsável e mantenedor da nossa paz, Colossenses 1.20.

II. Temos acesso pela fé a esta graça na qual estamos firmes. Este é mais um privilégio, não só a paz, mas a graça, isto é, este favor. Observe, 1. O estado feliz dos santos. É um estado de graça, a bondade amorosa de Deus para conosco e nossa conformidade com Deus; aquele que tem o amor de Deus e a semelhança de Deus está em estado de graça. Agora, a esta graça temos acesso ao prosagógeno – uma introdução, que implica que não nascemos neste estado; somos por natureza filhos da ira, e a mente carnal é inimizade contra Deus; mas somos levados a isso. Não poderíamos ter entrado nisso por nós mesmos, nem ter superado as dificuldades do caminho, mas temos uma produção, uma liderança pela mão - somos levados a isso como pessoas cegas, ou coxos, ou fracas são conduzidas, - são apresentados como infratores perdoados - são apresentados por algum favorito na corte para beijar a mão do rei, enquanto estranhos, que terão audiência, são conduzidos. Prosagogen eschekamen  Tivemos acesso. Ele fala daqueles que já foram levados de um estado de natureza para um estado de graça. Paulo, na sua conversão, teve esse acesso; então ele se aproximou. Barnabé o apresentou aos apóstolos (Atos 9:27), e houve outros que o levaram pela mão a Damasco (v. 8), mas foi Cristo quem o introduziu e o conduziu pela mão a esta graça. Por quem temos acesso pela fé. Por Cristo como autor e agente principal, pela fé como meio desse acesso. Não por Cristo em consideração a qualquer mérito ou merecimento nosso, mas em consideração à nossa dependência crente dele e à nossa resignação a ele.

2. Sua posição feliz neste estado: em que estamos. Não apenas onde estamos, mas onde estamos, uma postura que denota nossa libertação da culpa; permanecemos no julgamento (Sl 1.5), não lançados como criminosos condenados, mas com nossa dignidade e honra garantidas, e não jogados no chão, como abjetos. A frase denota também nosso progresso; enquanto estamos de pé, vamos. Não devemos deitar-nos, como se já tivéssemos alcançado, mas permanecer como aqueles que estão avançando, permanecer como servos atendendo a Cristo, nosso mestre. A frase denota, ainda, nossa perseverança: permanecemos firmes e seguros, sustentados pelo poder de Deus; permanecemos como os soldados, que mantêm sua posição, não derrubados pelo poder do inimigo. Denota não apenas nossa admissão, mas também nossa confirmação no favor de Deus. Não é na corte do céu como nas cortes terrenas, onde os lugares altos são lugares escorregadios: mas temos uma humilde confiança nisso, a saber, que aquele que começou a boa obra a completará, Filipenses 1.6.

III. Nos regozijamos na esperança da glória de Deus. Além da felicidade que temos em mãos, há uma felicidade na esperança, a glória de Deus, a glória que Deus colocará sobre os santos no céu, glória que consistirá na visão e fruição de Deus.

1. Aqueles, e somente aqueles, que têm acesso pela fé à graça de Deus agora podem esperar pela glória de Deus no futuro. Não há boa esperança de glória senão aquela que se baseia na graça; a graça é a glória iniciada, o fervoroso e seguro da glória. Ele dará graça e glória, Sl 84. 11.

2. Aqueles que esperam na glória de Deus no futuro têm o suficiente para se alegrar agora. É dever daqueles que esperam pelo céu regozijar-se nessa esperança.

4. Também nos gloriamos nas tribulações; não apenas apesar de nossas tribulações (estas não impedem nosso regozijo na esperança da glória de Deus), mas mesmo em nossas tribulações, pois elas trabalham para nós o peso da glória, 2 Coríntios 4:17. Observe que felicidade crescente é a felicidade dos santos: não só isso. Alguém poderia pensar que tanta paz, tanta graça, tanta glória e tanta alegria na esperança disso seriam mais do que as pobres criaturas indignas como nós poderiam pretender; e, no entanto, não é apenas assim: há mais exemplos de nossa felicidade - também nos gloriamos nas tribulações, especialmente nas tribulações por causa da justiça, o que parecia a maior objeção contra a felicidade dos santos, embora na verdade a felicidade deles não consistisse apenas nisso, mas surja dessas tribulações. Eles se alegraram por terem sido considerados dignos de sofrer, Atos 5. 41. Sendo este o ponto mais difícil, ele se propõe a mostrar os fundamentos e as razões disso. Como podemos nos gloriar nas tribulações? Ora, porque as tribulações, por uma cadeia de causas, favorecem grandemente a esperança, o que ele mostra no método de sua influência.

1. A tribulação opera a paciência, não por si só, mas a poderosa graça de Deus operando durante e com a tribulação. Prova, e ao provar melhora, a paciência, à medida que as peças e os dons aumentam com o exercício. Não é a causa eficiente, mas cede a ocasião, como o aço é endurecido pelo fogo. Veja como Deus tira carne do que come e doçura do forte. Aquilo que trabalha a paciência é motivo de alegria; pois a paciência nos faz mais bem do que as tribulações podem nos prejudicar. A tribulação por si só produz impaciência; mas, como é santificado para os santos, produz paciência.

2. Experiência de paciência. Faz uma experiência de Deus e das canções que ele dá à noite; os pacientes sofredores têm a maior experiência das consolações divinas, que abundam como abundam as aflições. Funciona uma experiência de nós mesmos. É através da tribulação que fazemos uma experiência com a nossa própria sinceridade e, portanto, tais tribulações são chamadas de provações. Funciona, dokimen - uma aprovação, pois é aprovado quem passou no teste. Assim, a tribulação de Jó produziu paciência, e essa paciência produziu uma aprovação, de que ele ainda mantém firme sua integridade, Jó 2. 3.

3. Experimente esperança. Aquele que, sendo assim provado, sai como ouro, será assim encorajado a ter esperança. Este experimento, ou aprovação, não é tanto a base, mas a evidência de nossa esperança, e um amigo especial dela. A experiência de Deus é um apoio à nossa esperança; aquele que libertou faz e quer. A experiência de nós mesmos ajuda a evidenciar nossa sinceridade.

4. Esta esperança não envergonha; isto é, é uma esperança que não nos enganará. Nada confunde mais do que a decepção. A vergonha e a confusão eternas serão causadas pela perdição da expectativa dos ímpios, mas a esperança dos justos será alegria, Pv 10.28. Veja Sal 22. 5; 71. 1. Ou, não se envergonha de nossos sofrimentos. Embora sejamos considerados como a escória de todas as coisas e pisoteados como lama nas ruas, ainda assim, tendo esperanças de glória, não nos envergonhamos desses sofrimentos. É por uma boa causa, por um bom Mestre e com boa esperança; e, portanto, não temos vergonha. Nunca nos sentiremos menosprezados por sofrimentos que provavelmente terminarão tão bem. Porque o amor de Deus é derramado no exterior. Esta esperança não nos decepcionará, porque está selada com o Espírito Santo como Espírito de amor. É obra graciosa do Espírito abençoado espalhar o amor de Deus nos corações de todos os santos. O amor de Deus, isto é, o sentido do amor de Deus por nós, atraindo amor de nós para ele novamente. Ou, Os grandes efeitos de seu amor:

(1.) Graça especial; e,

(2.) A rajada ou sensação agradável disso. É derramado no exterior, como doce unguento, perfumando a alma, como a chuva que a rega e a torna fecunda. A base de todo o nosso conforto e santidade, e perseverança em ambos, é estabelecida no derramamento do amor de Deus em nossos corações; é isso que nos constrange, 2 Cor 5.14. Assim somos atraídos e mantidos pelos laços do amor. O sentimento do amor de Deus por nós não nos fará envergonhar-nos, nem da nossa esperança nele, nem dos nossos sofrimentos por ele.

O Primeiro e o Segundo Adão; A influência da graça. (58 DC.)

6 Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios.

7 Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer.

8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;

11 e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.

12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.

13 Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei.

14 Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir.

15 Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos.

16 O dom, entretanto, não é como no caso em que somente um pecou; porque o julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação; mas a graça transcorre de muitas ofensas, para a justificação.

17 Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.

18 Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida.

19 Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.

20 Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça,

21 a fim de que, como o pecado reinou pela morte, assim também reinasse a graça pela justiça para a vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.

O apóstolo aqui descreve a fonte e o fundamento da justificação, lançados na morte do Senhor Jesus. Os riachos são muito doces, mas, se você os levar até a nascente, descobrirá que é a morte de Cristo por nós; é na preciosa corrente do sangue de Cristo que todos esses privilégios fluem para nós: e, portanto, ele amplia este exemplo do amor de Deus que é derramado no exterior. Ele observa três coisas para a explicação e ilustração desta doutrina:

1. As pessoas pelas quais ele morreu, v. 6-8.

2. Os preciosos frutos da sua morte, v. 9-11.

3. O paralelo que ele traça entre a comunicação do pecado e da morte pelo primeiro Adão e da justiça e da vida pelo segundo Adão, v. 12, até o fim.

I. O caráter que tínhamos quando Cristo morreu por nós.

1. Estávamos sem forças (v. 6), numa situação triste; e, o que é pior, totalmente incapazes de sair dessa condição - perdidos e sem nenhum caminho visível aberto para nossa recuperação - nossa condição é deplorável e de certa forma desesperadora; e, portanto, diz-se aqui que nossa salvação virá no devido tempo. O tempo de Deus para ajudar e salvar é quando aqueles que devem ser salvos estão sem forças, para que seu próprio poder e graça possam ser ainda mais magnificados, Dt 32.36. É a maneira de Deus ajudar em um levantamento terra,

2. Ele morreu pelos ímpios; não apenas criaturas indefesas e, portanto, passíveis de perecer, mas criaturas culpadas e pecadoras e, portanto, merecedoras de perecer; não apenas mesquinho e inútil, mas vil e desagradável, indigno de tal favor do Deus santo. Sendo ímpios, eles precisavam de alguém que morresse por eles, que satisfizesse a culpa e trouxesse a justiça. Ele ilustra isso (v. 7, 8) como um exemplo incomparável de amor; aqui os pensamentos e caminhos de Deus estavam acima dos nossos. Compare João 15. 13, 14. Maior amor não tem homem algum.

(1.) Dificilmente alguém morreria por um homem justo, isto é, um homem inocente, alguém que está injustamente condenado; todo mundo terá pena de tal pessoa, mas poucos darão tal valor à sua vida a ponto de arriscar, ou muito menos depositar, a sua própria em seu lugar.

(2.) Pode ser, talvez alguém possa ser persuadido a morrer por um homem bom, isto é, um homem útil, que é mais do que apenas um homem justo. Muitos que são bons em si mesmos, ainda assim fazem pouco bem aos outros; mas aqueles que são úteis geralmente tornam-se bem amados e encontram alguns que, em caso de necessidade, se aventurariam a comprometer vida por vida, seriam sua fiança, corpo por corpo. Paulo era, neste sentido, um homem muito bom, muito útil, e encontrou alguns que por sua vida deram o próprio pescoço, cap. 16. 4. E, no entanto, observe como ele qualifica isso: apenas alguns fariam isso, e é um ato ousado, se o fizerem, deve ser alguma alma corajosa e ousada; e, afinal, é apenas uma aventura.

(3.) Mas Cristo morreu pelos pecadores (v. 8), nem justos nem bons; não apenas os que eram inúteis, mas os que eram culpados e desagradáveis; não apenas aqueles que não teriam perdas caso perecessem, mas aqueles cuja destruição redundaria grandemente na glória da justiça de Deus, sendo malfeitores e criminosos que deveriam morrer. Alguns pensam que ele alude a uma distinção comum que os judeus tinham de seu povo em ndyqym - justo, hsdym-misericordioso (compare Is 17 1) e rssym - perverso. Agora, aqui Deus elogiou seu amor, não apenas provou ou evidenciou seu amor (ele poderia ter feito isso por um preço mais barato), mas o magnificou e o tornou ilustre. Esta circunstância engrandeceu e avançou grandemente o seu amor, não apenas deixando-o fora de discussão, mas tornando-o objeto da maior admiração: "Agora minhas criaturas verão que eu as amo, darei a elas um exemplo disso como será sem paralelo."Elogia seu amor, como os comerciantes elogiam seus produtos quando os vendem. Este elogio de seu amor foi para que seu amor fosse derramado em nossos corações pelo Espírito Santo. Ele demonstra seu amor da maneira mais vencedora, comovente e cativante que se possa imaginar. Embora ainda que éramos pecadores, o que implica que não deveríamos ser sempre pecadores, deveria ocorrer uma mudança; pois ele morreu para nos salvar, não em nossos pecados, mas dos nossos pecados; mas ainda éramos pecadores quando ele morreu por nós.

(4.) Não, o que é mais, éramos inimigos (v. 10), não apenas malfeitores, mas traidores e rebeldes, em armas contra o governo; o pior tipo de malfeitor e de todos os malfeitores o mais desagradável. A mente carnal não é apenas inimiga de Deus, mas a própria inimizade, cap. 8. 7; Col 1. 21. Esta inimizade é uma inimizade mútua, Deus detesta o pecador, e o pecador detesta a Deus, Zc 11.8. E que por pessoas como essas Cristo tenha morrido é um mistério tão grande, um paradoxo tão grande, um exemplo de amor tão sem precedentes, que pode muito bem ser nossa tarefa, por toda a eternidade, adorá-lo e maravilhar-nos com ele. Esta é realmente uma recomendação de amor. Com justiça, aquele que nos amou assim poderia tornar uma das leis de seu reino que deveríamos amar nossos inimigos.

II. Os preciosos frutos de sua morte.

1. A justificação e a reconciliação são o primeiro e principal fruto da morte de Cristo: Somos justificados pelo seu sangue (v. 9), reconciliados pela sua morte, v. 10. O pecado é perdoado, o pecador é aceito como justo, a disputa é resolvida, a inimizade é eliminada, o fim da iniquidade é dado e uma justiça eterna é trazida. Isto é feito, isto é, Cristo fez tudo o que era necessário de sua parte para seja feito em ordem e, imediatamente após acreditarmos, somos realmente colocados em um estado de justificação e reconciliação. Justificado pelo seu sangue. Nossa justificação é atribuída ao sangue de Cristo porque sem sangue não há remissão Hb 9. 22. O sangue é a vida, e isso deve ser eliminado para fazer expiação. Em todos os sacrifícios propiciatórios, a aspersão do sangue era a essência do sacrifício. Foi o sangue que fez expiação pela alma, Levítico 17. 11.

2. Daí resulta a salvação da ira: salvo da ira (v. 9), salvo pela sua vida, v. 10. Quando aquilo que impede a nossa salvação é removido, a salvação deve necessariamente seguir-se. Não, o argumento é muito forte; se Deus nos justificou e nos reconciliou quando éramos inimigos, e se encarregou tanto de fazê-lo, muito mais ele nos salvará quando formos justificados e reconciliados. Aquele que fez o maior, que é dos inimigos para nos tornar amigos, certamente o fará menos, que é quando somos amigos para nos usar de forma amigável e para sermos gentis conosco. E, portanto, o apóstolo, uma e outra vez, fala disso muito mais. Aquele que cavou tão fundo para lançar o alicerce, sem dúvida construirá sobre esse alicerce. Seremos salvos da ira, do inferno e da condenação. É a ira de Deus que é o fogo do inferno; a ira vindoura, assim é chamada, 1 Tessalonicenses 1. 10. A justificação final e a absolvição dos crentes no grande dia, juntamente com a preparação deles para isso, são a salvação da ira aqui mencionada; é o aperfeiçoamento da obra da graça. - Reconciliado pela sua morte, salvo pela sua vida. Sua vida aqui mencionada não deve ser entendida como sua vida na carne, mas como sua vida no céu, aquela vida que se seguiu após sua morte. Compare o cap. 14. 9. Ele estava morto e está vivo, Apocalipse 11.8. Somos reconciliados por Cristo humilhado, somos salvos por Cristo exaltado. O Jesus moribundo lançou o alicerce, satisfazendo o pecado e matando a inimizade, tornando-nos assim salváveis; assim a parede divisória é quebrada, a expiação é feita e o conquistador é revertido; mas é o Jesus vivo que aperfeiçoa a obra: vive para fazer intercessão, Hb 7. 25. É Cristo, em sua exaltação, que por sua palavra e Espírito efetivamente nos chama, muda e nos reconcilia com Deus, é nosso Advogado junto ao Pai, e assim completa e consuma nossa salvação. Compare o cap. 4. 25 e 8. 34. Cristo morrendo foi o testador, que nos legou o legado; mas Cristo vivo é o executor, quem paga. Agora a discussão é muito forte. Aquele que se encarrega de comprar a nossa salvação não recusará o trabalho de aplicá-la.

3. Tudo isto produz, como privilégio adicional, a nossa alegria em Deus. Deus está agora tão longe de ser um terror para nós que ele é a nossa alegria e a nossa esperança no dia do mal, Jer 17.17. Somos reconciliados e salvos da ira. A iniquidade, bendito seja Deus, não será nossa ruína. E não só isso, há ainda mais nisso, um fluxo constante de favores; não apenas vamos para o céu, mas vamos para o céu triunfantemente; não apenas entrar no porto, mas entrar a todo vapor: nos alegramos em Deus, não apenas salvos de sua ira, mas nos consolando em seu amor, e isso através de Jesus Cristo, que é o Alfa e o Ômega, o pedra fundamental e a pedra angular de todos os nossos confortos e esperanças - não apenas a nossa salvação, mas a nossa força e o nosso cântico; e tudo isso (que ele repete como uma corda que ele adorava tocar) em virtude da expiação, pois por ele nós, cristãos, nós crentes, recebemos agora, agora nos tempos do evangelho, ou agora nesta vida, a expiação, que foi tipificada pelos sacrifícios sob a lei e é um penhor de nossa felicidade no céu. Os verdadeiros crentes recebem a expiação por meio de Jesus Cristo. Receber a expiação é a nossa verdadeira reconciliação com Deus na justificação, fundamentada na satisfação de Cristo. Receber a expiação é:

(1.) Dar nosso consentimento à expiação, aprovando e concordando com os métodos que a Sabedoria Infinita adotou para salvar um mundo culpado pelo sangue de um Jesus crucificado, estando disposto e feliz em ser salvo da maneira e nos termos do evangelho.

(2.) Para receber o conforto da expiação, que é a fonte e o fundamento da nossa alegria em Deus. Agora nos regozijamos em Deus, agora realmente recebemos a expiação, kauchomenoi - gloriando-nos nela. Deus recebeu a expiação (Mt 3.17; 17.5; 28.2): se apenas a recebermos, a obra estará concluída.

III. O paralelo que o apóstolo faz entre a comunicação do pecado e da morte pelo primeiro Adão e da justiça e da vida pelo segundo Adão (v. 12, até o fim), que não apenas ilustra a verdade da qual ele está discursando, mas tende muito para elogiar o amor de Deus e confortar os corações dos verdadeiros crentes, ao mostrar uma correspondência entre a nossa queda e a nossa recuperação, e não apenas um poder semelhante, mas um poder muito maior no segundo Adão para nos fazer felizes, do que havia no primeiro para nos deixar infelizes. Agora, para a abertura disto, observe,

1. Uma verdade geral estabelecida como fundamento de seu discurso - que Adão era um tipo de Cristo (v. 14): Quem é a figura daquele que estava por vir. Cristo é, portanto, chamado o último Adão, 1 Cor 15. 45. Compare o v. 22. Nisto Adão era um tipo de Cristo, que nas transações da aliança que ocorreram entre Deus e ele, e nos eventos consequentes dessas transações, Adão era uma pessoa pública. Deus tratou com Adão e Adão agiu como tal, como pai e fator comum, raiz e representante de e para toda a sua posteridade; de modo que o que ele fez naquela posição, como agente para nós, podemos dizer que fizemos nele, e o que foi feito a ele pode ser dito que foi feito a nós nele. Assim, Jesus Cristo, o Mediador, agiu como uma pessoa pública, o cabeça de todos os eleitos, tratou Deus por eles, como seu pai, fator, raiz e representante - morreu por eles, ressuscitou por eles, entrou além do véu para eles, fez tudo por eles. Quando Adão falhou, nós falhamos com ele; quando Cristo atuou, ele atuou por nós. Assim era Adão typos tou mellontos – a figura daquele que estava por vir, para reparar a brecha que Adão havia feito.

2. Uma explicação mais particular do paralelo, na qual observe,

(1.) Como Adão, como pessoa pública, comunicou o pecado e a morte a toda a sua posteridade (v. 12): Por um homem o pecado entrou. Vemos o mundo sob um dilúvio de pecado e morte, cheio de iniquidades e cheio de calamidades. Agora, vale a pena perguntar qual é a fonte que a alimenta, e você descobrirá que é a corrupção geral da natureza; e em que lacuna entrou, e você descobrirá que foi o primeiro pecado de Adão. Foi por um homem, e ele o primeiro homem (pois se alguém tivesse existido antes dele, teria sido livre), aquele homem de quem, como da raiz, todos nós brotamos.

[1.] Por ele o pecado entrou. Quando Deus declarou que tudo era muito bom (Gn 1.31), não havia pecado no mundo; foi quando Adão comeu o fruto proibido que o pecado entrou. O pecado já havia entrado no mundo dos anjos, quando muitos deles se revoltaram contra sua lealdade e abandonaram seu primeiro estado; mas nunca entrou no mundo da humanidade até que Adão pecou. Então entrou como inimigo, para matar e destruir, como ladrão, para roubar e saquear; e foi uma entrada sombria. Então entrou a culpa do pecado de Adão imputado à posteridade, e uma corrupção e depravação geral da natureza. Eph ho – por isso (assim lemos), antes em quem, todos pecaram. O pecado entrou no mundo por Adão, pois nele todos pecamos. Como em 1 Cor 15.22, em Adão todos morrem; então aqui, nele todos pecaram; pois é de acordo com a lei de todas as nações que os atos de uma pessoa pública sejam considerados seus, a quem ela representa; e pode-se dizer que o que um corpo inteiro faz, pode-se dizer que todos os membros do mesmo corpo fazem. Agora Adão agiu assim como uma pessoa pública, pela ordenação e nomeação soberana de Deus, e ainda assim fundada em uma necessidade natural; pois Deus, como autor da natureza, fez desta a lei da natureza, que o homem deveria gerar à sua própria semelhança, e assim as outras criaturas. Em Adão, portanto, como num receptáculo comum, toda a natureza do homem foi reposta, dele para fluir em um canal para sua posteridade; pois toda a humanidade é feita de um só sangue (Atos 17-26), de modo que, conforme esta natureza se comprova através de sua posição ou queda, antes que ele a tire de suas mãos, ela é propagada a partir dele. Adão, portanto, pecando e caindo, a natureza tornou-se culpada e corrupta, e é assim derivada. Assim, nele todos pecaram.

[2.] Morte pelo pecado, pois a morte é o salário do pecado. O pecado, quando terminado, gera a morte. Quando o pecado veio, é claro que a morte veio com ele. A morte é aqui colocada para toda aquela miséria que é o devido merecimento do pecado, da morte temporal, espiritual e eterna. Se Adão não tivesse pecado, ele não teria morrido; a ameaça era,no dia em que comeres, certamente morrerás, Gênesis 2. 17.

[3.] Então a morte passou, isto é, uma sentença de morte foi proferida, como para um criminoso, dielthen – passada para todos os homens, como uma doença infecciosa passa por uma cidade, para que ninguém escape dela. É o destino universal, sem exceção: a morte passa para todos. Existem calamidades comuns incidentes na vida humana que provam isso abundantemente. A morte reinou. Ele fala da morte como um príncipe poderoso e de sua monarquia como a monarquia mais absoluta, universal e duradoura. Ninguém está isento do seu cetro; é uma monarquia que sobreviverá a todos os outros governos, autoridades e poderes terrenos, pois é o último inimigo, 1 Cor 15.26. Aqueles filhos de Belial que não estarão sujeitos a nenhuma outra regra não podem evitar estar sujeitos a esta. Agora podemos agradecer a Adão por tudo isso; dele descem o pecado e a morte. Bem, podemos dizer, como aquele bom homem, observando a mudança que um ataque de doença causou em seu semblante, ó Adão! O que você fez?

Além disso, para esclarecer isto, ele mostra que o pecado não começou com a lei de Moisés, mas estava no mundo até, ou antes, dessa lei; portanto, aquela lei de Moisés não é a única regra de vida, pois havia uma regra, e essa regra foi transgredida, antes de a lei ser dada. Da mesma forma, sugere que não podemos ser justificados pela nossa obediência à lei de Moisés, assim como não fomos condenados por ela e pela nossa desobediência a ela. O pecado existia no mundo antes da lei; testemunhe o assassinato de Caim, a apostasia do velho mundo, a maldade de Sodoma. Sua inferência, portanto, é: Portanto, houve uma lei; pois o pecado não é imputado onde não há lei. O pecado original é uma falta de conformidade, e o pecado real é uma transgressão da lei de Deus: portanto, todos estavam sob alguma lei. Sua prova disso é que a morte reinou desde Adão até Moisés, v. 14. É certo que a morte não poderia ter reinado se o pecado não tivesse estabelecido o trono para ele. Isto prova que o pecado existia no mundo antes da lei, e o pecado original, pois a morte reinou sobre aqueles que não tinham cometido nenhum pecado real, que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, nunca pecaram em suas próprias pessoas como Adão fez - o que deve ser entendido como bebês, que nunca foram culpados de pecado real, e ainda assim morreram, porque o pecado de Adão foi imputado a eles. Este reinado de morte parece referir-se especialmente aos julgamentos violentos e extraordinários que ocorreram muito antes de Moisés, como o dilúvio e a destruição de Sodoma, que envolveu crianças. É uma grande prova do pecado original que crianças pequenas, que nunca foram culpadas de qualquer transgressão real, ainda estejam sujeitas a doenças e mortes terríveis, que de forma alguma poderiam ser reconciliadas com a justiça e retidão de Deus se elas não eram acusadas ​​de culpa.

(2.) Como, em correspondência a isso, Cristo, como pessoa pública, comunica justiça e vida a todos os verdadeiros crentes, que são sua semente espiritual. E nisto ele mostra não apenas onde a semelhança se mantém, mas, ex abundantemente, onde a comunicação da graça e do amor por Cristo vai além da comunicação da culpa e da ira por parte de Adão. Observe,

[1.] Onde a semelhança é válida. Isto é estabelecido de forma mais completa, v. 18, 19.

Primeiro, pela ofensa e desobediência de um, muitos foram feitos pecadores, e o julgamento veio sobre todos os homens para condenação. Observe aqui: 1. Que o pecado de Adão foi a desobediência, desobediência a uma ordem clara e expressa: e foi uma ordem de provação. O que ele fez foi, portanto, mau porque era proibido, e não de outra forma; mas isso abriu a porta para outros pecados, embora aparentemente pequenos.

2. Que a malignidade e o veneno do pecado são muito fortes e se espalham, caso contrário a culpa do pecado de Adão não teria chegado tão longe, nem teria sido um fluxo tão profundo e longo. Quem pensaria que deveria haver tanto mal no pecado?

3. Que pelo pecado de Adão muitos se tornaram pecadores: muitos, isto é, toda a sua posteridade; dizem ser muitos, em oposição àquele que ofendeu, Feito pecadores, katestathesan. Denota que nos tornamos assim por meio de um ato judicial: fomos lançados como pecadores pelo devido curso da lei.

4. Esse julgamento veio para condenar todos aqueles que pela desobediência de Adão foram feitos pecadores. Sendo condenados, estamos condenados. Toda a raça da humanidade está sob uma sentença, como um executor de uma família. Há um julgamento proferido e registrado contra nós na corte do céu; e, se o julgamento não for revertido, provavelmente afundaremos nele para a eternidade.

Em segundo lugar, da mesma maneira, pela justiça e obediência de um (e esse é Jesus Cristo, o segundo Adão), muitos são tornados justos, e assim o dom gratuito vem sobre todos. É observável como o apóstolo inculca esta verdade e a repete continuamente, como uma verdade de grandes consequências. Observe aqui:

1. A natureza da justiça de Cristo, como ela é introduzida; é por sua obediência. A desobediência do primeiro Adão nos arruinou, a obediência do segundo Adão nos salva - sua obediência à lei da mediação, que era que ele deveria cumprir toda a justiça e então fazer de sua alma uma oferta pelo pecado. Pela sua obediência a esta lei, ele operou uma justiça para nós, satisfez a justiça de Deus e, assim, abriu caminho para nós em seu favor.

2. O fruto disso.

(1.) Existe uma dádiva gratuita que chega a todos os homens, isto é, é feita e oferecida promiscuamente a todos. A salvação realizada é uma salvação comum; as propostas são gerais, o concurso é gratuito; quem quiser pode vir e tomar destas águas da vida. Este dom gratuito é para todos os crentes, mediante sua crença, para justificação de vida. Não é apenas uma justificação que liberta da morte, mas que dá direito à vida.

(2.) Muitos serão feitos justos - muitos comparados com um, ou tantos quantos pertencem à eleição da graça, que, embora sejam apenas alguns, pois estão espalhados por todo o mundo, ainda assim serão muitos quando eles vêm todos juntos. Katastathesontai - eles serão constituídos justos, como por cartas patentes. Agora, a antítese entre estes dois, a nossa ruína por Adão e a nossa recuperação por Cristo, é bastante óbvia.

[2.] Onde a comunicação da graça e do amor por Cristo vai além da comunicação da culpa e da ira por parte de Adão; e isso ele mostra, v. 15-17. Foi concebido para a magnificação das riquezas do amor de Cristo e para o conforto e encorajamento dos crentes, que, considerando a ferida que o pecado de Adão causou, podem começar a desesperar por um remédio proporcional. Suas expressões são um pouco complicadas, mas ele parece pretender o seguinte:

Primeiro, se a culpa e a ira forem comunicadas, muito mais serão a graça e o amor; pois é agradável à ideia que temos da bondade divina supor que ele deveria estar mais pronto para salvar por uma justiça imputada do que condenar por uma culpa imputada: muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça. A bondade de Deus é, de todos os seus atributos, de maneira especial a sua glória, e é essa graça que é a raiz (seu favor para nós em Cristo), e o dom é pela graça. Sabemos que Deus está bastante inclinado a mostrar misericórdia; punir é seu estranho trabalho.

Em segundo lugar, se houve tanto poder e eficácia, como parece que houve, no pecado de um homem, que era da terra, terreno, para nos condenar, muito mais há poder e eficácia na justiça e graça de Cristo., que é o Senhor do céu, para nos justificar e salvar. O único homem que nos salva é Jesus Cristo. Certamente Adão não poderia propagar um veneno tão forte, mas Jesus Cristo poderia propagar um antídoto tão forte, e muito mais forte.

3. É apenas a culpa de uma única ofensa de Adão que nos é imputada: O julgamento foi ex henos eis katakrima, por uma, isto é, por uma ofensa, v. 16, 17, Margem. Mas de Jesus Cristo recebemos e derivamos uma abundância de graça e do dom da justiça. A corrente da graça e da justiça é mais profunda e mais ampla que a corrente da culpa; pois esta justiça não apenas tira a culpa daquela ofensa, mas de muitas outras ofensas, até mesmo de todas. Deus em Cristo perdoa todas as ofensas, Colossenses 2. 13.

4. Pelo pecado de Adão reinou a morte; mas pela justiça de Cristo não há apenas um período atribuído ao reinado da morte, mas os crentes são preferidos ao reinado da vida, v. 17. Na e pela justiça de Cristo, temos não apenas uma carta de perdão, mas uma patente de honra, não apenas somos libertados de nossas cadeias, mas, como José, avançamos para a segunda carruagem e somos feitos reis e sacerdotes para nosso Deus - não apenas perdoado, mas preferido. Veja isto observado, Ap 15. 6; 5. 9, 10. Por Cristo e sua justiça, temos direito e acesso a mais e maiores privilégios do que perdemos pela ofensa de Adão. O gesso é mais largo que a ferida e mais cicatriza do que a ferida mata.

4. Nos dois últimos versículos, o apóstolo parece antecipar uma objeção expressa em Gálatas 3.19: Para que então serve a lei? Resposta:

1. A lei entrou em vigor para que a ofensa pudesse ser abundante. Não para fazer com que o pecado abunde ainda mais em si mesmo, a não ser que o pecado seja ocasionado pelo mandamento, mas para descobrir sua abundante pecaminosidade. O espelho revela as manchas, mas não as causas. Quando o mandamento veio ao mundo, o pecado reviveu, assim como a entrada de uma luz mais clara em uma sala revela a poeira e a sujeira que estavam lá antes, mas não foram vistas. Era como procurar uma ferida, necessária à cura. A ofensa, to paraptoma – essa ofensa, o pecado de Adão, a extensão da culpa dele a nós, e o efeito da corrupção em nós, são a abundância daquela ofensa que apareceu com a entrada da lei.

2. Que a graça possa abundar muito mais - para que os terrores da lei possam tornar os confortos do evangelho muito mais doces. O pecado abundou entre os judeus; e, para aqueles que foram convertidos à fé de Cristo, a graça não abundou muito mais na remissão de tanta culpa e na subjugação de tanta corrupção? Quanto maior for a força do inimigo, maior será a honra do conquistador. Ele ilustra esta abundância de graça. Assim como o reinado de um tirano e opressor é um contraponto para desencadear o reinado seguinte de um príncipe justo e gentil e torná-lo ainda mais ilustre, o reino do pecado desencadeia o reinado da graça. O pecado reinou até a morte; foi um reinado cruel e sangrento. Mas a graça reina para a vida, a vida eterna, e esta através da justiça, justiça que nos é imputada para justificação, implantada em nós para santificação; e ambos por Jesus Cristo nosso Senhor, através do poder e eficácia de Cristo, o grande profeta, sacerdote e rei, de sua igreja.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 06/02/2024
Código do texto: T7993594
Classificação de conteúdo: seguro