Romanos 10

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

A dissolução do peculiar estado-igreja dos judeus, e a rejeição desse sistema político pela revogação de sua lei cerimonial, a desocupação de todas as suas instituições, a abolição de seu sacerdócio, o incêndio de seu templo e a tomada longe de seu lugar e nação, e em seu lugar a substituição e construção de uma igreja-estado católica entre as nações gentias, embora para nós, agora que essas coisas já foram feitas e concluídas há muito tempo, elas possam não parecer de grande importância, ainda assim para aqueles que viviam quando o faziam, que sabiam quão elevada a posição dos judeus no favor de Deus, e quão deplorável a condição do mundo gentio tinha sido por muitas eras, parecia muito grande e maravilhoso, e um mistério difícil de ser compreendido.. O apóstolo, neste capítulo, como no anterior e no seguinte, está explicando e provando isso; mas com diversas digressões muito úteis, que interrompem um pouco o fio do seu discurso. A duas grandes verdades eu reduziria este capítulo:

I. Que há uma grande diferença entre a justiça da lei, com a qual os judeus incrédulos estavam casados, e a justiça da fé oferecida no evangelho, ver 1-11.

II. Que não há diferença entre judeus e gentios; mas, no que diz respeito à justificação e aceitação por Deus, o evangelho coloca ambos no mesmo nível, do versículo 12 até o fim.

O Discurso de Justiça de Paulo; O Método da Salvação. (AD58.)

1 Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência:

2 tenho grande tristeza e incessante dor no coração;

3 porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne.

4 São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas;

5 deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!

6 E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são, de fato, israelitas;

7 nem por serem descendentes de Abraão são todos seus filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.

8 Isto é, estes filhos de Deus não são propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os filhos da promessa.

9 Porque a palavra da promessa é esta: Por esse tempo, virei, e Sara terá um filho.

10 E não ela somente, mas também Rebeca, ao conceber de um só, Isaque, nosso pai.

11 E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama),

O objetivo do apóstolo nesta parte do capítulo é mostrar a vasta diferença entre a justiça da lei e a justiça da fé, e a grande preeminência da justiça da fé acima da justiça da lei; para que ele pudesse induzir e persuadir os judeus a acreditar em Cristo, agravar a loucura e o pecado daqueles que recusaram e justificar  a Deus na rejeição de tais recusadores.

I. Paulo aqui professa sua boa afeição pelos judeus, com a razão disso (v. 1.2), onde lhes dá um bom desejo e um bom testemunho.

1. Um bom desejo (v. 1), um desejo de que eles possam ser salvos – salvos da ruína e destruição temporal que estava sobre eles – salvos da ira vindoura, a ira eterna, que pairava sobre suas cabeças. Está implícito neste desejo que eles possam ser convencidos e convertidos; ele não podia orar com fé para que eles pudessem ser salvos em sua incredulidade. Embora Paulo pregasse contra eles, ele orou por eles. Nisto ele foi misericordioso, como Deus é, que não deseja que ninguém pereça (2 Pe 3.9), não deseja a morte dos pecadores. É nosso dever desejar verdadeira e sinceramente a nossa própria salvação. Este, diz ele, era o desejo e a oração de seu coração, o que sugere:

(1.) A força e sinceridade de seu desejo. Era o desejo do seu coração; não foi um elogio formal, como muitos votos de felicidades acontecem desde os dentes, mas um desejo real. Isso foi antes de ser sua oração. A alma da oração é o desejo do coração. Desejos frios apenas imploram negações; devemos até expirar nossas almas em cada oração.

(2.) A oferta deste desejo a Deus. Não era apenas o desejo do seu coração, mas também a sua oração. Pode haver desejos no coração, mas nenhuma oração, a menos que esses desejos sejam apresentados a Deus. Desejar e querer, se isso for tudo, não é orar.

2. Um bom testemunho, como razão do seu bom desejo (v. 2): Presto-lhes testemunho de que têm zelo por Deus. Os judeus incrédulos eram os inimigos mais ferrenhos que Paulo tinha no mundo, e ainda assim Paulo lhes dá um caráter tão bom quanto a verdade poderia suportar. Deveríamos dizer o melhor que pudermos até mesmo dos nossos piores inimigos; isso é abençoar aqueles que nos amaldiçoam. A caridade nos ensina a ter a melhor opinião sobre as pessoas e a dar a melhor construção às palavras e ações que elas suportarão. Devemos prestar atenção ao que é louvável mesmo nas pessoas más. Eles têm zelo por Deus. Sua oposição ao evangelho vem de um princípio de respeito à lei, que eles sabem ter vindo de Deus. Existe algo como um zelo cego e equivocado: tal foi o dos judeus, que, quando odiaram o povo e os ministros de Cristo, e os expulsaram, disseram: Seja glorificado o Senhor (Is 66.5); não, eles os mataram e pensaram que prestavam um bom serviço a Deus, João 16. 2.

II. Ele aqui mostra o erro fatal do qual os judeus incrédulos eram culpados, que foi a sua ruína. O zelo deles não estava de acordo com o conhecimento. É verdade que Deus lhes deu aquela lei pela qual eles eram tão zelosos; mas eles deveriam saber que, com o aparecimento do Messias prometido, foi posto fim a isso. Ele introduziu uma nova religião e forma de culto, à qual a primeira deve dar lugar. Ele provou ser o Filho de Deus, deu a evidência mais convincente que poderia haver de que ele era o Messias; e ainda assim eles não sabiam e não o reconheceriam, mas fecharam os olhos contra a luz clara, de modo que seu zelo pela lei ficou cego. Isto ele mostra ainda mais, v. 3, onde podemos observar,

1. A natureza da sua incredulidade. Eles não se submeteram à justiça de Deus, isto é, não cederam aos termos do evangelho, nem aceitaram a proposta de justificação pela fé em Cristo, que é feita no evangelho. A incredulidade é uma não submissão à justiça de Deus, destacando-se da proclamação evangélica da indenização. Não enviei. Na verdadeira fé, é necessária muita submissão; portanto, a primeira lição que Cristo ensina é negar a nós mesmos. É uma grande condescendência para um coração orgulhoso contentar-se em estar em dívida com a graça gratuita; relutamos em processar sub forma pauperis – como indigentes.

2. As causas de sua incredulidade, e estas são duas:

(1.) Ignorância da justiça de Deus. Eles não entenderam, não acreditaram e não consideraram a estrita justiça de Deus, ao odiar e punir o pecado, e exigir satisfação, não consideraram a necessidade que temos de uma justiça para comparecer diante dele; se tivessem feito isso, nunca teriam se colocado contra a oferta do evangelho, nem esperado justificação por suas próprias obras, como se pudessem satisfazer a justiça de Deus. Ou ignorando o caminho de justificação de Deus, que ele agora designou e revelou por Jesus Cristo. Eles não sabiam disso, porque não queriam; eles fecham os olhos contra as descobertas e amam a escuridão.

(2.) Uma presunção orgulhosa de sua própria justiça: Procurando estabelecer a sua própria justiça - uma justiça de sua própria invenção e de sua própria execução, pelo mérito de suas obras e pela observância da lei cerimonial. Eles pensavam que não precisavam ficar em dívida com o mérito de Cristo e, portanto, dependiam de seu próprio desempenho como suficiente para constituir uma justiça pela qual comparecer diante de Deus. Eles não poderiam, com Paulo, negar a dependência disso (Fp 3.9), não tendo minha própria justiça. Veja um exemplo desse orgulho no fariseu, Lucas 18. 10, 11. Compare com o versículo 14.

III. Ele aqui mostra a loucura desse erro, e que coisa irracional era para eles buscarem justificação pelas obras da lei, agora que Cristo havia vindo e trazido uma justiça eterna; considerando,

1. A subserviência da lei ao evangelho (v. 4): Cristo é o fim da lei para a justiça. O objetivo da lei era levar as pessoas a Cristo. A lei moral servia apenas para examinar a ferida, a lei cerimonial para revelar o remédio; mas Cristo é o fim de ambos. Veja 2 Cor 3. 7 e compare Gl 3. 23, 24. O uso da lei era direcionar as pessoas para a justiça de Cristo.

(1.) Cristo é o fim da lei cerimonial; ele é o período disso, porque ele é a perfeição disso. Quando a substância chega, a sombra desaparece. Os sacrifícios, ofertas e purificações designados no Antigo Testamento prefiguravam Cristo e apontavam para ele; e sua incapacidade de tirar o pecado descobriu a necessidade de um sacrifício que, uma vez oferecido, deveria tirar o pecado.

(2.) Cristo é o fim da lei moral porque fez o que a lei não podia fazer (cap. 8.3) e garantiu o grande fim dela. O objetivo da lei era levar os homens à obediência perfeita e, assim, obter justificação. Isto agora se tornou impossível, devido ao poder do pecado e à corrupção da natureza; mas Cristo é o fim da lei. A lei não é destruída, nem a intenção do legislador frustrada, mas, sendo a plena satisfação dada pela morte de Cristo pela nossa violação da lei, o fim é alcançado e somos colocados em outro caminho de justificação. Cristo é, portanto, o fim da lei para a justiça, isto é, para a justificação; mas é apenas para todo aquele que crê. Ao crermos, isto é, ao consentirmos humildemente com os termos do evangelho, ficamos interessados ​​na satisfação de Cristo e, assim, somos justificados através da redenção que há em Jesus.

2. A excelência do evangelho acima da lei. Isso ele prova mostrando a constituição diferente desses dois.

(1.) Qual é a justiça que vem da lei? Isto ele mostra. O teor disso é: Faça e viva. Embora nos direcione para uma justiça melhor e mais eficaz em Cristo, ainda assim, em si mesma, considerada como uma lei abstraída de seu respeito a Cristo e ao evangelho (pois foi assim que os judeus incrédulos a abraçaram e retiveram), ela não possui nada como uma justiça suficiente. para justificar um homem, senão o da perfeita obediência. Para isso ele cita aquela Escritura (Lv 18.5): Portanto, guardareis os meus estatutos e os meus juízos, os quais, se o homem os cumprir, viverá por eles. A isto ele se refere da mesma forma: Gl 3.12: O homem que as pratica viverá por elas. Viver, isto é, ser feliz, não apenas na terra de Canaã, mas no céu, do qual Canaã era um tipo e uma figura. A ação suposta deve ser perfeita e sem pecado, sem a menor violação. A lei que foi dada no Monte Sinai, embora não fosse um puro pacto de obras (pois quem então poderia ser salvo sob essa dispensação?), ainda assim, poderia ser mais eficaz para levar as pessoas a Cristo e fazer o pacto de graça bem-vinda, tinha uma mistura muito grande do rigor e do terror da aliança das obras. Agora, não foi extrema loucura da parte dos judeus aderirem tão de perto a este caminho de justificação e salvação, que era em si tão difícil, e pela corrupção da natureza agora se tornou impossível, quando havia um caminho novo e vivo aberto?

(2.) O que é aquela justiça que vem da fé, v. 6, etc. Isso ele descreve nas palavras de Moisés, em Deuteronômio, na segunda lei (assim Deuteronômio significa), onde houve uma revelação muito mais clara de Cristo e o evangelho do que havia na primeira entrega da lei: ele cita Deuteronômio 30.11-14 e mostra,

[1.] Que não é nada difícil. O caminho da justificação e da salvação não tem profundidades ou nós que possam nos desencorajar, nem dificuldades insuperáveis; mas, como foi predito, é uma estrada, Is 35. 8. Não somos obrigados a escalar para isso - não está no céu; não devemos mergulhar para alcançá-lo – não está nas profundezas. Primeiro, não precisamos ir ao céu para examinar os registros ali existentes ou investigar os segredos do conselho divino. É verdade que Cristo está no céu; mas podemos ser justificados e salvos sem ir até lá, buscá-lo ou enviar-lhe um mensageiro especial.

Em segundo lugar, não precisamos ir às profundezas, para tirar Cristo da sepultura, ou do estado dos mortos: às profundezas, para trazer Cristo dentre os mortos. Isto mostra claramente que a descida de Cristo às profundezas, ou ao hades, não foi mais do que sua entrada no estado de morto, em alusão a Jonas. É verdade que Cristo estava na sepultura, e é igualmente verdade que ele está agora no céu; mas não precisamos nos confundir com dificuldades imaginárias, nem devemos criar para nós mesmos ideias tão grosseiras e carnais dessas coisas, como se o método de salvação fosse impraticável e o propósito da revelação fosse apenas para nos divertir. Não, a salvação não está tão distante de nós.

[2.] Mas é muito claro e fácil: a palavra está perto de ti. Quando falamos em olhar para Cristo, e recebê-Lo, e alimentar-nos de Cristo, não é Cristo no céu, nem Cristo nas profundezas, que queremos dizer; mas Cristo na promessa, Cristo exibido para nós e oferecido na palavra. Cristo está perto de ti, porque a palavra está perto de ti: perto de ti, na verdade: está na tua boca e no teu coração; não há dificuldade em compreender, acreditar e possuí-lo. A obra que você deve fazer está dentro de você: o reino de Deus está dentro de você, Lucas 17. 21. Daí você deve buscar suas evidências, não nos registros do céu. É, isto é, está prometido que estará na tua boca (Is 59.21) e no teu coração, Jer 31.33. Tudo o que é feito por nós já foi feito em nossas mãos. Cristo desceu do céu; não precisamos ir buscá-lo. Ele veio das profundezas; não precisamos ficar perplexos sobre como trazê-lo à tona. Não há nada a ser feito agora, a não ser uma obra em nós; este deve ser o nosso cuidado, olhar para o coração e para a boca. Aqueles que estavam sob a lei deveriam fazer tudo sozinhos, fazer isso e viver; mas o evangelho revela a maior parte da obra já realizada, e o que resta interrompido na justiça, na salvação oferecida em termos muito claros e fáceis, trazida à nossa porta, por assim dizer, na palavra que está perto de nós. Está em nossa boca – nós o lemos diariamente; está em nosso coração – estamos, ou deveríamos estar, pensando nisso diariamente. Até a palavra da fé; o evangelho e a promessa dele, chamado de palavra de fé porque é o objeto de fé sobre o qual está familiarizado, a palavra em que acreditamos; - porque é o preceito da fé, ordenando-o e tornando-o a grande condição da justificação; - e porque é o meio comum pelo qual a fé é realizada e transmitida. Agora, o que é esta palavra de fé? Temos o teor disso, v. 9, 10, a soma do evangelho, que é bastante claro e fácil. Observe,

Primeiro, o que nos foi prometido: Serás salvo. É a salvação que o evangelho exibe e oferece - salvo da culpa e da ira, com a salvação da alma, uma salvação eterna, da qual Cristo é o autor, um Salvador totalmente.

Em segundo lugar, em que termos.

a. Duas coisas são exigidas como condições para a salvação:

(a.) Confessar o Senhor Jesus - professar abertamente relação com ele e dependência dele, como nosso príncipe e Salvador, possuir o Cristianismo em face de todas as seduções e sustos deste mundo, estando ao lado dele em todos os climas. Nosso Senhor Jesus dá grande ênfase a essa confissão dele diante dos homens; veja Mateus 10. 32, 33. É o produto de muitas graças, evidencia muita abnegação, amor a Cristo, desprezo pelo mundo, uma coragem e resolução poderosas. Foi uma coisa muito grande, especialmente quando a profissão de Cristo ou do Cristianismo arriscava propriedades, honra, promoção, liberdade, vida e tudo o que é caro neste mundo, o que acontecia nos tempos primitivos.

(b.) Crer de coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos. A profissão de fé com a boca, se não houver poder no coração, é apenas uma zombaria; a raiz disso deve ser colocada em um assentimento sincero à revelação do evangelho a respeito de Cristo, especialmente no que diz respeito à sua ressurreição, que é o artigo fundamental da fé cristã, pois assim ele foi declarado Filho de Deus com poder, e foi dada plena evidência de que Deus aceitou sua satisfação.

b. Isto é ainda ilustrado (v. 10), e a ordem é invertida, porque primeiro deve haver fé no coração antes que possa haver uma confissão aceitável com a boca.

(a.) No que diz respeito à fé: É com o coração que o homem crê, o que implica mais do que um assentimento do entendimento, e envolve o consentimento da vontade, um consentimento interior, sincero e forte. Não é acreditar (não deve ser considerado assim) se não for com o coração. Isto é para a justiça. Existe a justiça da justificação e a justiça da santificação. A fé é para ambos; é a condição da nossa justificação (cap. 5.1), e é a raiz e a fonte da nossa santificação; nele é iniciado; por ele é continuado, Atos 15. 9.

(b.) No que diz respeito à profissão: É com a boca que a confissão é feita - confissão a Deus em oração e louvor (cap. 15. 6), confissão aos homens reconhecendo os caminhos de Deus antes dos outros, especialmente quando somos chamados a isso. num dia de perseguição. É apropriado que Deus seja honrado com a boca, pois ele fez a boca do homem (Êx 4.11), e em tal momento prometeu dar ao seu povo fiel uma boca e sabedoria, Lucas 21.15. Faz parte da honra de Cristo que toda língua confesse, Fp 2.11. E diz-se que isto é para a salvação, porque é o cumprimento da condição dessa promessa, Mateus 10.32. A justificação pela fé estabelece o fundamento do nosso direito à salvação; mas pela confissão construímos sobre esse fundamento e chegamos finalmente à plena posse daquilo a que tínhamos direito. De modo que temos aqui um breve resumo dos termos da salvação, e eles são bastante razoáveis; em suma, que devemos devotar, dedicar e renunciar a Deus, nossas almas e nossos corpos - nossas almas crendo com o coração, e nossos corpos confessando com a boca. Faça isso e você viverá. Para isso (v. 11) ele cita Isaías 28.16: Todo aquele que nele crer não será envergonhado; ou kataischynthesetai. Aquilo é um.

[ a.] Ele não terá vergonha de possuir aquele Cristo em quem ele confia; quem crê de coração não terá vergonha de confessar com a boca. É a vergonha pecaminosa que faz as pessoas negarem a Cristo, Marcos 8. 38. Aquele que crê não se apressará (assim diz o profeta) - não se apressará em fugir dos sofrimentos que encontra no caminho de seu dever, não se envergonhará de uma religião desprezada.

[ b.] Ele não se envergonhará de sua esperança em Cristo; ele não ficará desapontado com seu fim. É nosso dever não devemos, é nosso privilégio não nos envergonharmos de nossa fé em Cristo. Ele nunca terá motivos para se arrepender de sua confiança em depositar tal confiança no Senhor Jesus.

Importância da Pregação do Evangelho; Perversidade de Israel. (58 DC.)

12 Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.

13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?

15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!

16 Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação?

17 E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.

18 Mas pergunto: Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.

19 Pergunto mais: Porventura, não terá chegado isso ao conhecimento de Israel? Moisés já dizia: Eu vos porei em ciúmes com um povo que não é nação, com gente insensata eu vos provocarei à ira.

20 E Isaías a mais se atreve e diz: Fui achado pelos que não me procuravam, revelei-me aos que não perguntavam por mim.

21 Quanto a Israel, porém, diz: Todo o dia estendi as mãos a um povo rebelde e contradizente.

As primeiras palavras expressam o desígnio do apóstolo através destes versículos, de que não há diferença entre judeus e gentios, mas eles estão no mesmo nível em termos de aceitação por Deus. Em Jesus Cristo não há gregos nem judeus, Colossenses 3. 11. Deus não salva nem rejeita ninguém porque são judeus, nem porque são gregos, mas aceita ambos igualmente nos termos do evangelho: não há diferença. Para provar isso, ele apresenta dois argumentos: -

I. Que Deus é o mesmo para todos: O mesmo Senhor de todos é rico para com todos. Não existe um Deus para os judeus que seja mais gentil, e outro para os gentios que seja menos gentil; mas ele é o mesmo para todos, um pai comum para toda a humanidade. Quando ele proclamou seu nome, O Senhor, o Senhor Deus, gracioso e misericordioso, ele significou não apenas o que ele era para os judeus, mas o que ele é e será para todas as suas criaturas que o buscam: não apenas bom, mas rico, abundante em bondade: ele tem com que suprir todos eles, e ele é livre e pronto para dar a eles; ele é capaz e disposto: não apenas rico, mas rico para nós, liberal e generoso em dispensar seus favores a todos que o invocam. Algo deve ser feito por nós, para que possamos colher esta recompensa; e é o mínimo possível, devemos invocá-lo. Ele será questionado sobre isso (Ez 36.37), e certamente aquilo que não vale a pena pedir não vale a pena ter. Não temos nada a fazer senão prolongar a oração, conforme houver ocasião.

II. Que a promessa é a mesma para todos (v. 13): Qualquer que chamar - tanto a um como a outro, sem exceção. Esta extensão, esta extensão indiferenciada, da promessa tanto aos judeus como aos gentios, ele acha que não deveria ser surpreendente, pois foi predita pelo profeta Joel 2. 32. Invocar o nome do Senhor é aqui colocado para todas as religiões práticas. O que é a vida de um cristão senão uma vida de oração? Implica um sentimento de nossa dependência dele, uma dedicação total de nós mesmos a ele e uma expectativa crente de tudo o que temos dele. Aquele que assim o invoca será salvo. É apenas pedir e ter; o que teríamos mais? Para a ilustração adicional disso, ele observa,

1. Quão necessário era que o evangelho fosse pregado aos gentios, v. 14, 15. Foi por isso que os judeus ficaram tão irados com Paulo, que ele era o apóstolo dos gentios e pregou o evangelho a eles. Agora ele mostra quão necessário era colocá-los ao alcance da promessa mencionada, um interesse que eles não deveriam invejar a nenhum de seus semelhantes.

(1.) Eles não podem invocar aquele em quem não acreditaram. A menos que acreditem que ele é Deus, não o invocarão em oração; com que propósito eles deveriam? A graça da fé é absolutamente necessária ao dever da oração; não podemos orar corretamente, nem orar para aceitação, sem isso. Aquele que vem a Deus pela oração deve crer, Hb 11.6. Até que eles acreditassem no Deus verdadeiro, eles invocavam ídolos, ó Baal, ouça-nos.

(2.) Eles não podem acreditar naquele de quem não ouviram falar. De uma forma ou de outra, a revelação divina deve ser-nos dada a conhecer, antes que possamos recebê-la e concordar com ela; não nasce conosco. Ouvir está incluída a leitura, que é equivalente e pela qual muitos são levados a crer (João 20:31): Estas coisas foram escritas para que creiais. Mas apenas a audição é mencionada, como a forma mais comum e natural de receber informações.

(3.) Eles não podem ouvir sem um pregador; como deveriam? Alguém deve dizer-lhes em que devem acreditar. Pregadores e ouvintes são correlatos; é uma coisa abençoada quando eles se regozijam mutuamente - os ouvintes na habilidade e fidelidade do pregador, e o pregador na disposição e obediência dos ouvintes.

(4.) Eles não podem pregar a menos que sejam enviados, a menos que sejam comissionados e, em certa medida, qualificados para seu trabalho de pregação. Como um homem atuará como embaixador, a menos que tenha suas credenciais e instruções do príncipe que o envia? Isto prova que para o ministério regular deve haver uma missão e ordenação regulares. É prerrogativa de Deus enviar ministros; ele é o Senhor da seara e, portanto, devemos orar a ele para que envie trabalhadores, Mateus 9. 38. Somente Ele pode qualificar homens e incliná-los para o trabalho do ministério. Mas a competência dessa qualificação e a sinceridade dessa inclinação não devem ser deixadas ao julgamento de cada um por si: a natureza da coisa não admitirá isso de forma alguma; mas, para a preservação da devida ordem na igreja, isso deve ser encaminhado e submetido ao julgamento de um número competente daqueles que estão eles próprios nesse cargo e de sabedoria e experiência aprovadas nele, que, como em todos os outros chamados, são considerados os juízes mais capazes, e que têm o poder de separar aqueles que consideram tão qualificados e inclinados para esta obra do ministério, que por esta preservação da sucessão o nome de Cristo possa durar para sempre e seu trono como o dias do céu. E aqueles que são assim separados não apenas podem, mas devem pregar, como aqueles que são enviados.

2. Quão bem-vindo o evangelho deveria ser para aqueles a quem foi pregado, porque mostrou o caminho para a salvação, v. Para isso ele cita Is 52. 7. Temos uma passagem semelhante, Naum 1.15, que, se aponta para as boas novas da libertação de Israel da Babilônia no tipo, ainda olha além para o evangelho, as boas novas da nossa salvação por Jesus Cristo. Observe,

(1.) O que é o evangelho: É o evangelho da paz; é a palavra da reconciliação entre Deus e o homem. Paz na terra, Lucas 2. 14. Ou a paz é colocada em geral para todo bem; então é explicado aqui; são boas novas de coisas boas. As coisas do evangelho são realmente boas, as melhores coisas; as novas a respeito deles são as mais alegres, as melhores notícias que já vieram do céu à terra.

(2.) Qual é o trabalho dos ministros: Pregar este evangelho, trazer estas boas novas; evangelizar a paz (assim é o original), evangelizar coisas boas. Todo bom pregador é neste sentido um evangelista: não é apenas um mensageiro para levar a notícia, mas um embaixador para tratar; e os primeiros pregadores do evangelho foram anjos, Lucas 2:13, etc.

(3.) Quão aceitáveis ​​eles deveriam ser, portanto, para os filhos dos homens por causa de seu trabalho: Quão bonitos são os pés, isto é, quão bem-vindos eles são! Maria Madalena expressou o seu amor a Cristo beijando-lhe os pés e depois segurando-o pelos pés, Mateus 2.8 9. E, quando Cristo enviou seus discípulos, ele lavou-lhes os pés. Aqueles que pregam o evangelho da paz devem cuidar para que os seus pés (sua vida e conversação) sejam bonitos: a santidade da vida dos ministros é a beleza dos seus pés. Que bonito! Ou seja, aos olhos daqueles que os ouvem. Aqueles que acolhem a mensagem não podem deixar de amar os mensageiros. Veja 1 Tessalonicenses 5. 12, 13.

3. Ele responde a uma objeção contra tudo isso, que pode ser tirada do pouco sucesso que o evangelho teve em muitos lugares (v. 16): Mas nem todos obedeceram ao evangelho. Nem todos os judeus têm, nem todos os gentios têm; longe disso, a maior parte de ambos permanece na incredulidade e na desobediência. Observe que o evangelho nos foi dado não apenas para ser conhecido e crido, mas para ser obedecido. Não é um sistema de noções, mas uma regra de prática. Este pequeno sucesso da palavra foi igualmente predito pelo profeta (Is 53.1): Quem acreditou na nossa pregação? Muito poucos acreditaram, poucos do que se poderia pensar que deveriam ter acreditado nele, considerando quão fiel é o relato e quão digno de toda aceitação - muito poucos entre os muitos que persistem na incredulidade. Não é algo estranho, mas é algo muito triste e desconfortável, para os ministros de Cristo trazerem o relato do evangelho e não serem acreditados nele. Sob tal consideração melancólica, é bom irmos a Deus e apresentar-lhe nossa queixa. Senhor, quem acreditou, etc. Em resposta a isso,

(1.) Ele mostra que a palavra pregada é o meio comum de operar a fé (v. 17): Então, ara – porém; embora muitos que ouvem não creiam, aqueles que creem ouviram primeiro. A fé vem pelo ouvir. É o resumo do que ele havia dito antes, v. 14. O começo, o progresso e a força da fé estão no ouvir. A palavra de Deus é, portanto, chamada palavra da fé: ela gera e alimenta a fé. Deus dá fé, mas é pela palavra como instrumento. Ouvir (aquele ouvir que opera a fé) é pela palavra de Deus. Não é ouvir as palavras sedutoras da sabedoria humana, mas ouvir a palavra de Deus, que será amigo da fé, e ouvi-la como a palavra de Deus. Veja 1 Tessalonicenses 2. 13.

(2.) Que aqueles que não acreditaram no relato do evangelho, mas, tendo-o ouvido, ficaram indesculpáveis, e podem agradecer a si mesmos pela sua própria ruína, v. 18, até o fim.

[1.] Os gentios ouviram (v. 18): Não ouviram? Sim, mais ou menos, eles ouviram o evangelho, ou pelo menos ouviram falar dele. A sua voz percorreu toda a terra; não apenas um som confuso, mas suas palavras (notas mais distintas e inteligíveis dessas coisas) foram até os confins do mundo. A comissão que os apóstolos receberam é a seguinte: Ide por todo o mundo - pregai a toda criatura - discipulai todas as nações; e eles, com incansável empenho e maravilhoso sucesso, buscaram essa comissão. Veja a extensão da província de Paulo, cap. 15. 19. A esta remota ilha da Grã-Bretanha, um dos cantos mais remotos do mundo, não apenas o som, mas também as palavras do evangelho chegaram poucos anos após a ascensão de Cristo. Foi para isso que o dom de línguas foi inicialmente derramado tão abundantemente sobre os apóstolos, Atos 2. Na expressão aqui ele alude claramente ao Salmo 19.4, que fala dos avisos que as obras visíveis de Deus na criação dão a todo o mundo do poder e da Divindade do Criador. Assim como no Antigo Testamento Deus providenciou a publicação da obra da criação pelo sol, pela lua e pelas estrelas, agora também a publicação da obra da redenção em todo o mundo pela pregação dos ministros do evangelho, que são, portanto, chamados de estrelas..

[2.] Os judeus também ouviram isso. Para isso ele recorre a duas passagens do Antigo Testamento, para mostrar quão indesculpáveis ​​eles também são. Israel não sabia que os gentios seriam chamados? Eles podem ter sabido disso por meio de Moisés e Isaías.

Primeiro, um é tirado de Deuteronômio 32. 21, vou provocar ciúmes em você. Os judeus não apenas receberam a oferta, mas viram os gentios aceitá-la e se beneficiarem com essa aceitação, testemunhando sua irritação com o evento. Eles tiveram a recusa: Para você primeiro, Atos 3. 26. Em todos os lugares onde os apóstolos vieram, os judeus ainda recebiam a primeira oferta, e os gentios tinham apenas os seus restos. Se um não o fizesse, outro o faria. Agora, isso os colocou em ciúmes. Eles, como o irmão mais velho da parábola (Lucas 15), invejaram a recepção e o entretenimento dos gentios pródigos após seu arrependimento. Os gentios são aqui chamados de não povo e de nação tola, isto é, não o povo professo de Deus. Por mais que haja inteligência e sabedoria no mundo, aqueles que não são o povo de Deus são, e no final serão considerados, um povo tolo. Tal era o estado do mundo gentio, que ainda foi feito povo de Deus, e Cristo para eles a sabedoria de Deus. Que provocação foi para os judeus ver os gentios serem favorecidos, podemos ver, Atos 13:45; 17. 5, 13 e especialmente Atos 22. 22. Foi um exemplo da grande maldade dos judeus o fato de eles terem ficado tão enfurecidos; e isso em Deuteronômio é uma questão de ameaça. Deus muitas vezes faz do pecado das pessoas o seu castigo. Um homem não precisa de maior praga do que ser deixado à fúria impetuosa de suas próprias concupiscências.

Em segundo lugar, outro é tirado de Is 65. 1, 2, que é muito completo, e nele Isaías é muito ousado – realmente ousado, ao falar tão claramente da rejeição de seus próprios compatriotas. Aqueles que serão considerados fiéis precisam ser muito ousados. Aqueles que estão decididos a agradar a Deus não devem ter medo de desagradar a ninguém. Agora Isaías fala com ousadia e clareza,

a. Da graça e favor preventivos de Deus na recepção e entretenimento dos gentios (v. 20): Fui achado por aqueles que não me procuravam. O método prescrito é: Procure e encontre; esta é uma regra para nós, não uma regra para Deus, que muitas vezes é encontrado por aqueles que não buscam. Sua graça é sua, a graça distinta é sua, e ele a dispensa de uma forma soberana, dá ou retém quando lhe agrada - nos antecipa com as bênçãos, as riquezas e as bênçãos mais escolhidas, de sua bondade. Assim, ele se manifestou aos gentios, enviando a luz do evangelho entre eles, quando eles estavam tão longe de procurá-lo e perguntar por ele que estavam seguindo vaidades mentirosas e servindo a ídolos mudos. Não foi este o nosso caso particular? Deus não começou com amor e se manifestou a nós quando não perguntamos por ele? E não foi realmente aquele um momento de amor, que deve ser frequentemente lembrado com muita gratidão?

b. Da obstinação e perversidade de Israel, apesar das ofertas justas e dos convites afetuosos que receberam, v. Observe,

(a.) A grande bondade de Deus para com eles: o dia todo estendi minhas mãos.

[a.] Suas ofertas: Estendi minhas mãos, oferecendo-lhes vida e salvação com a maior sinceridade e seriedade possível, com todas as expressões possíveis de seriedade e importunação, mostrando-lhes a felicidade oferecida, apresentando-a diante deles com a maior evidência, raciocinando o caso com eles. Estender as mãos é o gesto daqueles que exigem audiência (Atos 26. 1), ou desejam aceitação, Provérbios 1. 24. Cristo foi crucificado com as mãos estendidas. Estendi minhas mãos como se oferecesse reconciliação - venhamos, apertemos as mãos e sejamos amigos; e nosso dever é dar-lhe a mão, 2 Crônicas 30. 8.

[b.] Sua paciência em fazer essas ofertas: O dia todo. A paciência de Deus para provocar os pecadores é admirável. Ele espera ser gentil. O tempo da paciência de Deus é aqui chamado de dia, leve como o dia e adequado para trabalho e negócios, mas limitado como um dia e uma noite no final. ele dura muito, mas nem sempre.

(b.) Sua grande maldade para com ele. Eles eram um povo desobediente e contraditório. Uma palavra no hebraico, em Isaías, é aqui bem explicada por duas; não apenas desobedecendo ao chamado, não cedendo a ele, mas contradizendo e brigando com ele, o que é muito pior. Muitos que não aceitarão uma boa proposta ainda reconhecerão que não têm nada a dizer contra ela: mas os judeus que não acreditaram não descansaram ali, mas contradisseram e blasfemaram. A paciência de Deus com eles foi um grande agravamento de sua desobediência e tornou-a ainda mais pecaminosa; à medida que sua desobediência aumentava a honra da paciência de Deus e a tornava ainda mais graciosa. É uma maravilha da misericórdia de Deus que a sua bondade não seja superada pela maldade do homem; e é uma maravilha da maldade do homem que sua maldade não seja superada pela bondade de Deus.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 07/02/2024
Código do texto: T7993914
Classificação de conteúdo: seguro