Romanos 11

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

O apóstolo, tendo reconciliado aquela grande verdade da rejeição dos judeus com a promessa feita aos pais, está, neste capítulo, trabalhando ainda mais para apaziguar a dureza dela e reconciliá-la com a bondade divina em geral. Pode-se dizer: "Deus então rejeitou seu povo?" O apóstolo, portanto, se propõe, neste capítulo, a responder a esta objeção, e de duas maneiras:

I. Ele mostra amplamente o que é a misericórdia que está misturada com esta ira, ver 1-32.

II. Ele infere daí a infinita sabedoria e soberania de Deus, com cuja adoração ele conclui este capítulo e assunto, ver 33-36.

O Estado dos Judeus; O Estado dos Gentios; Os Gentios Advertidos; A Futura Conversão dos Judeus. (58 DC.)

1 Pergunto, pois: terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum! Porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.

2 Deus não rejeitou o seu povo, a quem de antemão conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias, como insta perante Deus contra Israel, dizendo:

3 Senhor, mataram os teus profetas, arrasaram os teus altares, e só eu fiquei, e procuram tirar-me a vida.

4 Que lhe disse, porém, a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal.

5 Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça.

6 E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça.

7 Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou; e os mais foram endurecidos,

8 como está escrito: Deus lhes deu espírito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje.

9 E diz Davi: Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha, em tropeço e punição;

10 escureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas.

11 Pergunto, pois: porventura, tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua transgressão, veio a salvação aos gentios, para pô-los em ciúmes.

12 Ora, se a transgressão deles redundou em riqueza para o mundo, e o seu abatimento, em riqueza para os gentios, quanto mais a sua plenitude!

13 Dirijo-me a vós outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério,

14 para ver se, de algum modo, posso incitar à emulação os do meu povo e salvar alguns deles.

15 Porque, se o fato de terem sido eles rejeitados trouxe reconciliação ao mundo, que será o seu restabelecimento, senão vida dentre os mortos?

16 E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.

17 Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira,

18 não te glories contra os ramos; porém, se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz, a ti.

19 Dirás, pois: Alguns ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.

20 Bem! Pela sua incredulidade, foram quebrados; tu, porém, mediante a fé, estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme.

21 Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, também não te poupará.

22 Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte, também tu serás cortado.

23 Eles também, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo.

24 Pois, se foste cortado da que, por natureza, era oliveira brava e, contra a natureza, enxertado em boa oliveira, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira aqueles que são ramos naturais!

25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não sejais presumidos em vós mesmos): que veio endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios.

26 E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades.

27 Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados.

28 Quanto ao evangelho, são eles inimigos por vossa causa; quanto, porém, à eleição, amados por causa dos patriarcas;

29 porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis.

30 Porque assim como vós também, outrora, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia, à vista da desobediência deles,

31 assim também estes, agora, foram desobedientes, para que, igualmente, eles alcancem misericórdia, à vista da que vos foi concedida.

32 Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos.

O apóstolo propõe aqui uma objeção plausível, que pode ser apresentada contra a conduta divina ao rejeitar a nação judaica (v. 1): “Rejeitou Deus o seu povo? Para ruína, e isso de modo eterno? A extensão da sentença é tão grande a ponto de ser sem reservas, ou a continuação dela tão longa que não pode ser revogada? Ele não terá mais um povo peculiar para si? Em oposição a isso, ele mostra que havia muita bondade e misericórdia expressadas junto com essa aparente severidade, e insiste particularmente em três coisas:

1. Que, embora alguns dos judeus tenham sido rejeitados, nem todos o foram.

2. Que, embora o corpo dos judeus tenha sido rejeitado, ainda assim os gentios foram acolhidos. E,

3. Que, embora os judeus tenham sido rejeitados no momento, ainda assim, no devido tempo de Deus, eles deveriam ser levados novamente para sua igreja.

I. Os judeus, é verdade, foram muitos deles rejeitados, mas não todos. A suposição disso ele introduz com um Deus me livre. Ele de forma alguma suportará tais sugestões. Deus fez uma distinção entre alguns deles e outros.

1. Houve um remanescente escolhido de judeus crentes, que obteve justiça e vida pela fé em Jesus Cristo. Diz-se que estes são aqueles que ele conheceu (v. 2), isto é, tinha pensamentos de amor, antes que o mundo existisse; para quem ele assim previu que ele predestinou nele está a base da diferença. Eles são chamados de eleição (v. 7), isto é, os eleitos, os escolhidos de Deus, a quem ele chama de eleição, porque o que primeiro os distinguiu dos dignificados acima dos outros foi o amor eletivo de Deus. Os crentes são a eleição, todos aqueles e somente aqueles a quem Deus escolheu. Agora,

(1.) Ele mostra que ele próprio era um deles: Pois eu também sou israelita; como se ele tivesse dito: “Se eu dissesse que todos os judeus são rejeitados, eu deveria cortar minhas próprias reivindicações e me ver abandonado”. Paulo era um vaso escolhido (At 9.15), e ainda assim era da semente de Abraão, e particularmente da tribo de Benjamim, a menor e mais jovem de todas as tribos de Israel.

(2.) Ele sugere que, assim como no tempo de Elias, também agora, esse remanescente escolhido era realmente maior e maior do que se poderia pensar que fosse, o que sugere também que não é algo novo nem incomum que a graça e o favor de Deus para com Israel sejam limitado e confinado a um remanescente desse povo; pois assim foi no tempo de Elias. A Escritura diz isso de Elias, en Elia – na história de Elias, o grande reformador do Antigo Testamento. Observe,

[1.] Seu erro em relação a Israel; como se a apostasia deles nos dias de Acabe fosse tão geral que ele próprio fosse o único servo fiel que Deus tinha no mundo. Ele se refere a 1 Reis 19:14, onde (é dito aqui) ele faz intercessão a Deus contra Israel. Um estranho tipo de intercessão: entynchanei to Theo kata tou Israel – Ele lida com Deus contra Israel; então pode ser lido; então entynchano é traduzido, Atos 25. 24. Os judeus enetychon moi – lidaram comigo. Na oração lidamos com Deus, comungamos com ele, conversamos com ele: é dito de Elias (Tg 5.17) que ele orava orando. É provável que então oremos orando, fazendo desse dever um negócio, quando oramos como aqueles que estão lidando com Deus no dever. Agora Elias, nesta oração, falou como se houvesse alguém fiel em Israel, exceto ele mesmo. Veja a que ponto a profissão de religião pode às vezes ser levada, e até que ponto sua face pode ser eclipsada, para que os homens mais sábios e observadores possam abandoná-la. Assim foi no tempo de Elias. O que faz o espetáculo de uma nação são os poderes e a multidão. Os poderes de Israel eram então poderes perseguidores: Eles mataram os teus profetas, e derrubaram os teus altares, e procuram a minha vida. A multidão de Israel era então idólatra: fiquei só. Assim, aqueles poucos que foram fiéis a Deus não apenas se perderam na multidão de idólatras, mas também foram esmagados e encurralados pela fúria dos perseguidores. Quando o ímpio se levanta, o homem fica escondido, Pv 28.12. Cavou os teus altares; não apenas os negligenciou e os deixou fora de reparo, mas os desenterrou. Quando os altares foram erguidos para Baal, não é de admirar que os altares de Deus tenham sido derrubados; eles não puderam suportar aquele testemunho permanente contra sua idolatria. Esta foi a sua intercessão contra Israel;como se ele tivesse dito: "Senhor, não é este um povo maduro para a ruína, digno de ser rejeitado? O que mais você pode fazer pelo seu grande nome?" É uma coisa muito triste para qualquer pessoa ou povo ter as orações do povo de Deus contra si, especialmente dos profetas de Deus, pois Deus defende, e mais cedo ou mais tarde reconhecerá visivelmente, a causa do seu povo que ora.

[2.] A retificação deste erro pela resposta de Deus (v. 4): Eu reservei. Observe, primeiro, que as coisas muitas vezes são muito melhores na igreja de Deus do que os homens bons e sábios pensam. Eles estão prontos para concluir dificilmente e desistir de tudo, quando não for assim.

Em segundo lugar, em tempos de apostasia geral, geralmente há um remanescente que mantém a sua integridade – alguns, embora apenas alguns; nem todos vão para um lado.

Terceiro, que quando há um remanescente que mantém a sua integridade em tempos de apostasia geral, é Deus quem reserva para si esse remanescente. Se ele os tivesse deixado sozinhos, eles teriam descido o rio com os demais. É a sua graça gratuita e onipotente que faz a diferença entre eles e os outros. - Sete mil: um número competente para prestar testemunho contra a idolatria de Israel, e ainda assim, comparado com os muitos milhares de Israel, um número muito pequeno, um de uma cidade e dois de uma tribo, como as colheitas de uvas da vindima. O rebanho de Cristo é apenas um pequeno rebanho; e ainda assim, quando finalmente todos se reunirem, serão uma grande e inumerável multidão, Apocalipse 7.9. Agora, a descrição deste remanescente é que eles não dobraram os joelhos diante da imagem de Baal, que era então o pecado reinante de Israel. Na corte, na cidade e no país, Baal tinha a ascendência; e a maioria das pessoas, mais ou menos, prestou respeito a Baal. A melhor evidência de integridade é a liberdade das atuais corrupções predominantes nos tempos e lugares em que vivemos, para nadar contra a corrente quando ela é forte. Aqueles que Deus reconhecerá como suas testemunhas fiéis que são ousados​​em dar testemunho da verdade presente, 2 Pedro 1. 12. Isto é digno de agradecimento, não se curvar a Baal quando todos se curvam. A singularidade sóbria é comumente o emblema da verdadeira sinceridade.

[3.] A aplicação deste exemplo ao caso em questão: Mesmo assim neste momento. Os métodos de dispensação de Deus para com a sua igreja são como costumavam ser. Como tem sido, assim é. No tempo de Elias havia um remanescente, e existe agora. Se então sob o Antigo Testamento sobrou um remanescente, quando as manifestações da graça eram menos claras e os derramamentos do Espírito menos abundantes, muito mais agora sob o evangelho, quando a graça de Deus, que traz a salvação, parece mais ilustre. Um remanescente,alguns entre muitos, um remanescente de judeus crentes, quando o resto estava obstinado em sua incredulidade. Isto é chamado de remanescente de acordo com a eleição da graça; eles são aqueles que foram escolhidos desde a eternidade nos conselhos do amor divino para serem vasos de graça e glória. A quem ele predestinou aqueles que ele chamou. Se a diferença entre eles e os outros for feita puramente pela graça de Deus, como certamente é (eu os reservei, diz ele, para mim mesmo), então deve ser necessariamente de acordo com a eleição; pois temos certeza de que tudo o que Deus faz, ele o faz de acordo com o conselho de sua própria vontade. Agora, com respeito a este remanescente, podemos observar:

Primeiro, de onde ele surge, da livre graça de Deus (v. 6), aquela graça que exclui as obras. A eleição eterna, na qual se funda primeiro a diferença entre uns e outros, é puramente de graça, graça gratuita; não por obras realizadas ou previstas; se assim fosse, não seria graça. Gratia non est ullo modo gratia, si non sit omni modo gratuito – Não é graça, propriamente dita, se não for perfeitamente gratuita. A eleição é puramente de acordo com o beneplácito de sua vontade, Ef 1.5. O coração de Paulo estava tão cheio da gratuidade da graça de Deus que, no meio de seu discurso, ele se desviou, por assim dizer, para fazer esta observação: Se for pela graça, então não é pelas obras. E alguns observam que a própria fé, que em matéria de justificação se opõe às obras, está aqui incluída nelas; pois a fé tem uma aptidão peculiar para receber a graça gratuita de Deus para nossa justificação, mas não para receber essa graça para nossa eleição.

Em segundo lugar, o que obtém: aquilo que Israel, isto é, o corpo daquele povo, buscou in van (v. 7): Israel não obteve aquilo que busca, isto é, justificação e aceitação por Deus (ver cap. 9. 31), mas a eleição conseguiu. Neles a promessa de Deus se cumpre, e a antiga bondade de Deus para com aquele povo é lembrada. Ele chama o remanescente dos crentes, não os eleitos, mas eleitos, para mostrar que o único fundamento de todas as suas esperanças e felicidade está estabelecido na eleição. Eles eram as pessoas que Deus tinha em mente nos conselhos de seu amor; eles são a eleição; eles são a escolha de Deus. Tal foi o favor de Deus para com o remanescente escolhido. Mas,

2. Os demais ficaram cegos. Alguns são escolhidos e chamados, e o chamado se torna eficaz. Mas outros são deixados a perecer na sua incredulidade; não, eles são agravados por aquilo que deveria tê-los tornado melhores. O evangelho, que para aqueles que criam era o aroma de vida para vida, para os incrédulos era o cheiro de morte para morte. O mesmo sol amolece a cera e endurece a argila. O bom e velho Simeão previu que o menino Jesus estava preparado para a queda, bem como para a elevação, de muitos em Israel, Lucas 2. 34. Foram cegados; eporothesan - eles estavam endurecidos; então alguns. Eles foram queimados e tornados musculosos e insensíveis. Eles não podiam ver a luz nem sentir o toque da graça do evangelho. A cegueira e a dureza expressam a mesma insensatez e estupidez de espírito. Eles fecharam os olhos e não quiseram ver; este foi o pecado deles: e então Deus, em uma forma de julgamento justo, cegou seus olhos, para que não pudessem ver; este foi o castigo deles. Esta parecia uma doutrina dura: para qualificá-la, portanto, ele atesta duas testemunhas do Antigo Testamento, que falam de tal coisa.

(1.) Isaías, que falou de tal julgamento em sua época, cap. 29. 10; 6. 9. O espírito de sono, isto é, uma indisposição para atender ao seu dever ou interesse. Estão sob o poder de uma despreocupação predominante, como pessoas que dormem; não são afetadas por nada que seja dito ou feito. Eles estavam decididos a continuar como estavam e não se mexeriam. As seguintes palavras explicam o que se entende por espírito de sono: Olhos, para que não vejam, e ouvidos, para que não ouçam. Eles tinham as faculdades, mas nas coisas que pertenciam à sua paz não tinham o uso dessas faculdades; ficaram bastante apaixonados, viram Cristo, mas não acreditaram nele; eles ouviram a sua palavra, mas não a receberam; e assim tanto a audição quanto a visão foram em vão. Era tudo como se eles não tivessem visto nem ouvido. De todos os julgamentos, os julgamentos espirituais são os mais dolorosos e os mais temidos, embora façam menos barulho. - Até hoje. Desde que Isaías profetizou, esse trabalho de endurecimento tem sido feito; alguns deles eram cegos e insensatos. Ou melhor, desde a primeira pregação do evangelho: embora tenham tido as evidências mais convincentes que poderiam ser da sua veracidade, a pregação mais poderosa, as ofertas mais justas, os chamados mais claros do próprio Cristo e de seus apóstolos, mas até hoje eles estão cegos. Ainda é verdade em relação a multidões deles, até os dias de hoje em que vivemos; eles estão endurecidos e cegos, a obstinação e a incredulidade passam por sucessão de geração em geração, de acordo com sua própria e terrível imprecação, que acarretou a maldição: Seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos.

(2.) Davi (v. 9, 10), citado do Sl 69.22, 23, onde Davi, tendo predito no Espírito os sofrimentos de Cristo por parte do seu próprio povo, os judeus, particularmente o de lhe darem vinagre para beber; sua mesa se tornou uma armadilha, que o apóstolo aqui aplica à atual cegueira dos judeus e à ofensa que eles tomaram no evangelho, o que aumentou sua dureza. Isto nos ensina como compreender outras orações de Davi contra seus inimigos; elas devem ser consideradas proféticas dos julgamentos de Deus sobre os inimigos públicos e obstinados de Cristo e de seu reino. Sua oração para que assim fosse foi uma profecia de que assim seria, e não a expressão privada de seus próprios ressentimentos irados. Da mesma forma, pretendia justificar a Deus e limpar sua justiça em tais julgamentos. Ele fala aqui:

[1.] Da ruína de seus confortos: Faça da sua mesa uma armadilha, isto é, como explica o salmista: Deixe que aquilo que deveria ser para o seu bem-estar seja uma armadilha para eles. A maldição de Deus transformará a carne em veneno. Há uma ameaça como essa em Mal 2. 2, amaldiçoarei suas bênçãos. A mesa deles é uma armadilha, isto é, uma ocasião de pecado e uma ocasião de miséria. A própria comida que deveria alimentá-los os sufocará.

[2.] Da ruína de seus poderes e faculdades (v. 10), seus olhos escureceram, suas costas se curvaram, de modo que não conseguem encontrar o caminho certo, nem, se pudessem, seriam capazes de andar nele. Os judeus, após a rejeição nacional de Cristo e de seu evangelho, apaixonaram-se por sua política, de modo que seus próprios conselhos se voltaram contra eles e aceleraram sua ruína pelos romanos. Eles pareciam um povo projetado para a escravidão e o desprezo, de costas curvadas, para ser montado e pisoteado por todas as nações ao seu redor. Ou pode ser entendido espiritualmente; suas costas estão curvadas na carnalidade e na mentalidade mundana. Curvæ in terris animæ – Eles se preocupam com as coisas terrenas. Esta é uma descrição exata do estado e do temperamento do restante atual daquele povo, do qual, se os relatos que temos deles forem verdadeiros, não existe um povo mais mundano, obstinado, cego, egoísta, mal-humorado, no mundo. Eles estão manifestamente até hoje sob o poder desta maldição. As maldições divinas funcionarão por muito tempo. É um sinal de que nossos olhos estão escurecidos se estivermos curvados na mentalidade mundana.

II. Outra coisa que qualificava esta doutrina da rejeição dos judeus era que embora eles tivessem sido rejeitados e sem igreja, os gentios foram acolhidos (v. 11-14), o que ele aplica a título de cautela aos gentios (v. 17).

1. A rejeição dos judeus abriu espaço para a recepção dos gentios. As saídas dos judeus eram uma festa para os pobres gentios (v. 11): "Será que tropeçaram e caíram? Deus não teve outro fim em abandoná-los e rejeitá-los senão a sua destruição?" Ele se assusta com isso, rejeitando o pensamento com aversão, como geralmente faz quando é sugerido qualquer coisa que pareça refletir sobre a sabedoria, ou justiça, ou bondade de Deus: Deus me livre! Não, através da queda deles a salvação chegou aos gentios. Não, a não ser que a salvação pudesse ter chegado aos gentios se eles tivessem permanecido; senão pela designação divina foi ordenado que o evangelho fosse pregado aos gentios após a recusa dos judeus. Assim, na parábola (Mateus 22:8,9), Aqueles que foram primeiro convidados não eram dignos – Ide, pois, pelos caminhos, Lucas 14:21. E assim foi na história (Atos 13. 46): Era necessário que primeiro vos fosse falada a palavra de Deus; mas, vendo que você colocou isso longe de você, eis que nos voltamos para os gentios; então Atos 18. 6. Deus terá uma igreja no mundo, terá o casamento mobiliado com convidados; e, se um não vier, outro virá, ou por que foi feita a oferta? Os judeus recusaram, e assim a proposta chegou aos gentios. Veja como a Sabedoria Infinita traz luz das trevas, o bem do mal, o alimento do que come e a doçura do forte. Com o mesmo propósito ele diz (v. 12): A queda deles foi a riqueza do mundo, isto é, apressou o evangelho tanto quanto antes no mundo gentio. O evangelho é a maior riqueza do lugar onde está; é melhor do que milhares de ouro e prata. Ou, a riqueza dos gentios era a multidão de convertidos entre eles. Os verdadeiros crentes são jóias de Deus. Com o mesmo significado (v. 15): A rejeição deles é a reconciliação do mundo. O descontentamento de Deus para com eles abriu caminho para o seu favor para com os gentios. Deus estava em Cristo reconciliando o mundo, 2 Cor 5. 19. E, portanto, ele aproveitou a incredulidade dos judeus para rejeitá-los e rejeitá-los abertamente, embora eles tivessem sido seus favoritos peculiares, para mostrar que, ao dispensar seus favores, ele agora não agiria mais de maneira tão peculiar e restrita, mas que em cada nação aquele que temia a Deus e praticava a justiça deveria ser aceito por ele, Atos 10.34, 35.

2. A aplicação que o apóstolo faz desta doutrina a respeito da substituição dos gentios no lugar dos judeus.

(1.) Como parente dos judeus, aqui está uma palavra de entusiasmo e exortação para eles, para incitá-los a receber e abraçar a oferta do evangelho. Este Deus pretendia, em seu favor aos gentios, provocar ciúmes nos judeus (v. 11), e Paulo se esforça para aplicá-lo adequadamente (v. 14): Se de alguma forma eu pudesse provocar à emulação aqueles que são da minha carne. "Devem os gentios desprezados fugir com todos os confortos e privilégios do evangelho, e não devemos nos arrepender de nossa recusa, e agora finalmente participar? Não devemos acreditar e obedecer, e ser perdoados e salvos, como bem como os gentios?" Veja um exemplo de tal emulação em Esaú, Gen 28. 6-9. Há uma emulação louvável nos assuntos das nossas almas: por que não deveríamos ser tão santos e felizes como qualquer um dos nossos vizinhos? Nesta emulação não há necessidade de suspeita, de enfraquecimento ou de contra-ataque; pois a igreja tem espaço suficiente, e a nova aliança tem graça e conforto suficientes para todos nós. As bênçãos não são diminuídas pelas multidões de participantes. - E podem salvar alguns deles. Veja qual era o negócio de Paulo, salvar almas; e ainda assim o máximo que ele promete a si mesmo é apenas salvar alguns. Embora ele fosse um pregador tão poderoso, falasse e escrevesse com tanta evidência e demonstração do Espírito, ainda assim, dos muitos com quem tratou, ele só conseguiu salvar alguns. Os ministros devem considerar que as suas dores foram bem concedidas, se puderem ser fundamentais para salvar alguns.

(2.) Como apóstolo dos gentios, aqui está uma palavra de cautela para eles: " Eu falo a vocês, gentios. Vocês, romanos crentes, vocês ouvem que riquezas da salvação chegaram a vocês pela queda dos judeus, mas tomem cuidado para que você não faça nada para perdê-lo." Paulo aproveita isso, como outras ocasiões, para aplicar seu discurso aos gentios, porque ele era o apóstolo dos gentios, designado para o serviço de sua fé, para plantar e regar igrejas nas nações gentias. Este foi o propósito de sua missão extraordinária, Atos 22. 21, enviar-te-ei aos gentios de longe; compare Atos 9. 15. Foi igualmente a intenção da sua ordenação, Gal 2. 9. Compare Atos 13. 2. Deveria ser nosso grande e especial cuidado fazer o bem àqueles que estão sob nossa responsabilidade: devemos nos preocupar particularmente com aquilo que é nosso próprio trabalho. Foi um exemplo do grande amor de Deus pelos pobres gentios que ele designou Paulo, que em dons e graças superou todos os apóstolos, para ser o apóstolo dos gentios. O mundo gentio era uma província mais ampla; e o trabalho a ser feito nele exigia um trabalhador muito capaz, hábil, zeloso e corajoso: tal era Paulo. Deus chama para um trabalho especial aqueles que ele vê ou torna aptos para isso. Eu magnifico meu ofício. Houve aqueles que difamaram isso, e ele por causa disso. Foi porque ele era o apóstolo dos gentios que os judeus foram tão ultrajantes contra ele (Atos 22:21, 22), e ainda assim ele nunca pensou no pior, embora isso o colocasse como alvo de toda a raiva e malícia judaicas. É um sinal de verdadeiro amor a Jesus Cristo considerar aquele serviço e trabalho para ele verdadeiramente honrosos, que o mundo considera com desprezo, como mesquinho e desprezível. O ofício do ministério é um ofício a ser ampliado. Os ministros são embaixadores de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus, e por causa do seu trabalho devem ser altamente estimados em amor. - Meu cargo; dez mou diaconiano – meu ministério, meu serviço, não meu senhorio e domínio. Não era a dignidade e o poder, mas o dever e o trabalho de um apóstolo, pelos quais Paulo estava tão apaixonado. Agora, ele exorta os gentios a duas coisas, com referência aos judeus rejeitados:

[1.] Apesar disso, ter respeito pelos judeus e desejar sua conversão. Isto é insinuado na perspectiva que ele lhes dá da vantagem que adviria à igreja pela sua conversão (v. 12, 15). Seria como a vida dentre os mortos; e, portanto, eles não devem insultar e triunfar sobre aqueles pobres judeus, mas sim ter pena deles, desejar seu bem-estar e ansiar por recebê-los novamente.

[2.] Para cuidarem de si mesmos, para que não tropeçassem e caíssem, como fizeram os judeus. Aqui observe,

Primeiro, o privilégio que os gentios tiveram ao serem admitidos na igreja. Foram enxertados (v. 17), como um ramo de oliveira brava numa oliveira boa, o que é contrário ao modo e ao costume do lavrador, que enxerta a azeitona boa na azeitona má; mas aqueles que Deus enxerta na igreja ele considera selvagens e estéreis, e que não servem para nada. Os homens enxertam para consertar a árvore; mas Deus enxerta para consertar o galho.

1. A igreja de Deus é uma oliveira, florescente e frutífera como uma oliveira (Sl 52. 8; Os 14. 6), o fruto útil para a honra de Deus e do homem, Juízes 9. 9.

2. Aqueles que estão fora da igreja são como oliveiras bravas, não apenas inúteis, mas o que produzem é azedo e desagradável: Selvagens por natureza, v. 24. Este era o estado dos gentios pobres, que não tinham privilégios eclesiásticos e a respeito da verdadeira santificação; e é o estado natural de cada um de nós ser selvagem por natureza.

3. A conversão é o enxerto de ramos bravos na oliveira boa. Devemos ser separados da velha linhagem e unidos com uma nova raiz.

4. Os que são enxertados na boa oliveira participam da raiz e da seiva da oliveira. É aplicável a uma união salvadora com Cristo; todos os que são enxertados em Cristo por uma fé viva participam dele como os ramos da raiz - recebem de sua plenitude. Mas aqui se fala de uma adesão visível à igreja, da qual os judeus eram como ramos quebrados; e assim os gentios foram enxertados, autois – entre aqueles que continuaram, ou no lugar daqueles que foram interrompidos. Os gentios, sendo enxertados na igreja, participam dos mesmos privilégios que os judeus, a raiz e a seiva. A oliveira é a igreja visível (assim chamada Jer 11.16); a raiz desta árvore era Abraão, não a raiz da comunicação, então Cristo é apenas a raiz, mas a raiz da administração, sendo ele o primeiro com quem a aliança foi feita tão solenemente. Agora os gentios crentes participam desta raiz: ele também é filho de Abraão (Lucas 19. 9), a bênção de Abraão vem sobre os gentios (Gl 3. 14), a mesma seiva da oliveira, a mesma em substância, especial proteção, oráculos vivos, meios de salvação, ministério permanente, ordenanças instituídas; e, entre o resto, a adesão visível à igreja de sua semente infantil, que fazia parte da seiva da oliveira que os judeus tinham, e não pode ser imaginada como sendo negada aos gentios.

Em segundo lugar, uma advertência para não abusar destes privilégios.

1. "Não seja orgulhoso (v. 18): Não se vanglorie contra os ramos. Portanto, não pise nos judeus como um povo réprobo, nem insulte aqueles que estão rompidos, muito menos aqueles que continuam." A graça é dada não para nos deixar orgulhosos, mas para nos tornar agradecidos. A lei da fé exclui toda vanglória, seja de nós mesmos ou contra os outros. "Não diga (v. 19): Eles foram quebrados para que eu pudesse ser enxertado; isto é, não pense que você mereceu mais nas mãos de Deus do que eles, ou que você se destacou em seu favor." “Mas lembra-te, tu não trazes a raiz, mas a raiz a ti. Embora estejas enxertado, ainda és apenas um ramo nascido da raiz; ou melhor, um ramo enxertado, introduzido na boa oliveira contrariamente à natureza (v. 24), não nascido livre, mas por um ato de graça emancipado e naturalizado. Abraão, a raiz da igreja judaica, não está em dívida com você; mas você está muito agradecido a ele, como o administrador da aliança e o pai de muitas nações. Portanto, se você se gloriar, saiba (esta palavra deve ser fornecida para esclarecer o sentido) que você não traz a raiz, mas a raiz a você."

2. "Não esteja seguro (v. 20): Não seja arrogante, mas teme. Não fique muito confiante em sua própria força e posição. Um temor santo é um excelente preservativo contra a altivez: feliz é o homem que sempre teme assim. Não precisamos temer, mas Deus será fiel à sua palavra; todo o perigo é não sermos falsos com os nossos. Temamos, portanto, Hebreus 4. 1. A igreja de Roma orgulha-se agora de uma patente de preservação perpétua; mas o apóstolo aqui, em sua epístola àquela igreja quando ela estava em sua infância e integridade, faz uma advertência expressa contra essa ostentação e todas as reivindicações desse tipo. - Medo de quê? "Por que temer que você cometa um confisco como eles fizeram, para que não perca os privilégios que agora desfruta, como eles perderam os deles." Os males que atingem os outros deveriam servir de advertência para nós. Vá (diz Deus a Jerusalém Jeremias 7:12) e veja o que eu fiz paraSiló; então agora, que todas as igrejas de Deus vão e vejam o que ele fez a Jerusalém, e o que aconteceu no dia de sua visitação, para que possamos ouvir e temer, e tomar cuidado com o pecado de Jerusalém. A patente que as igrejas têm de seus privilégios não é por prazo determinado, nem é atribuída a elas e a seus herdeiros; mas funciona enquanto eles se portarem bem, e não mais. Considere:

(1.) "Como eles foram rompidos. Não foi imerecidamente, por um ato de soberania e prerrogativa absoluta, mas por causa da incredulidade." Cair em tal estado de infidelidade que pode ser sua ruína. A incredulidade deles não apenas provocou que Deus os isolasse, mas eles também se extinguiram; não foi apenas a causa meritória, mas a causa formal de sua separação. "Agora, você está sujeito à mesma enfermidade e corrupção pela qual eles caíram." Observe ainda: Eles eram ramos naturais (v. 21), não apenas interessados ​​na aliança de Abraão, mas descendendo dos lombos de Abraão, e assim nascidos no local, e daí tinham uma espécie de direito de inquilino: ainda assim, quando afundaram na incredulidade, Deus não os poupou. A prescrição, o uso prolongado, a fidelidade dos seus antepassados ​​não os garantiriam. Foi em vão alegar, embora eles insistissem muito nisso, que eles eram a semente de Abraão, Mateus 3:9; João 8. 33. É verdade que foram eles os lavradores a quem a vinha foi inicialmente cedida; mas, quando a perderam, foi-lhes tirada com justiça, Mateus 21.41,43. Isto é chamado aqui de severidade, v. 22. Deus colocou a justiça na linha e o julgamento no prumo, e tratou com eles de acordo com seus pecados. Severidade é uma palavra que soa dura; e não me lembro de que seja em qualquer outro lugar das Escrituras atribuído a Deus; e é aqui aplicado à retirada da igreja dos judeus. Deus é muito severo com aqueles que professaram a profissão mais próxima dele, se eles se rebelarem contra ele, Amós 3. 2. Paciência e privilégios abusados geram a maior ira. De todos os julgamentos, os julgamentos espirituais são os mais dolorosos; pois destes ele está falando aqui.

(2.) "Como você está, você que está enxertado." Ele fala às igrejas gentias em geral, embora talvez reflita tacitamente sobre alguma pessoa em particular, que poderia ter expressado tal orgulho e triunfo na rejeição dos judeus. "Considere então,"

[1.] "Por que meios você permanece: Pela fé,que é uma graça dependente e busca força no céu. Você não se sustenta em nenhuma força própria, na qual possa ter confiança: você não é mais do que a graça gratuita de Deus faz de você, e sua graça é sua, que ele dá ou retém a seu bel-prazer. O que os arruinou foi a incredulidade, e pela fé você permanece firme; portanto, você não tem um apoio mais rápido do que eles, nem está sobre um alicerce mais firme do que eles." na dependência e conformidade com a graça gratuita de Deus, cuja falta foi que arruinou os judeus - se você tiver o cuidado de manter seu interesse no favor divino, sendo continuamente cuidadoso em agradar a Deus e com medo de ofendê-lo." A soma do nosso dever, a condição da nossa felicidade, é manter-nos no amor de Deus. Temer ao Senhor e à sua bondade. Os 3. 5.

III. Outra coisa que qualifica esta doutrina da rejeição dos judeus é que, embora no momento eles sejam rejeitados, a rejeição não é final; mas, quando chegar a plenitude dos tempos, eles serão acolhidos novamente. Eles não são rejeitados para sempre, mas a misericórdia é lembrada em meio à ira. Observemos,

1. Como esta conversão dos judeus é descrita aqui.

(1.) Diz-se que é a sua plenitude (v. 12), isto é, a adição deles à igreja, o preenchimento novamente daquele lugar que ficou vago pela sua rejeição. Isto seria o enriquecimento do mundo (isto é, da igreja no mundo) com muita luz, força e beleza.

(2.) É chamado de recebê-los. A conversão de uma alma é o recebimento dessa alma, portanto a conversão de uma nação. Serão recebidos na graça, na igreja, no amor de Cristo, cujos braços estão estendidos para receber todos aqueles que vierem a ele. E isto será como a vida dentre os mortos – tão estranho e surpreendente, mas ao mesmo tempo tão bem-vindo e aceitável. A conversão dos judeus trará grande alegria à igreja. Veja Lucas 15. 32, Ele estava morto e está vivo; e, portanto, era justo que nos alegrássemos e nos regozijássemos.

(3.) É chamado de enxerto deles novamente (v. 23), na igreja da qual foram separados. Aquilo que é enxertado recebe da raiz seiva e virtude; o mesmo acontece com uma alma que está verdadeiramente enxertada na igreja, recebendo vida, força e graça de Cristo, a raiz vivificante. Serão enxertados na sua própria oliveira (v. 24); isto é, na igreja da qual eles haviam sido anteriormente os membros mais eminentes e conspícuos, para recuperar os privilégios de membros visíveis da igreja que eles desfrutaram por tanto tempo, mas que agora pecaram e foram perdidos por sua incredulidade.

(4.) É chamada de salvação de todo o Israel, v. 26. A verdadeira conversão pode muito bem ser chamada de salvação; é a salvação iniciada. Veja Atos 2. 47. Acrescentá-los à igreja é salvá-los: tous sozomenous, no presente, são salvos. Quando o trabalho de conversão continua, o trabalho de salvação continua.

2. Em que se baseia e que razão temos para procurá-lo.

(1.) Por causa da santidade das primícias e da raiz. Alguns por primícias entendem aqueles dos judeus que já foram convertidos à fé de Cristo e recebidos na igreja, que eram como primícias dedicadas a Deus, como penhores de uma colheita mais abundante e santificada. Um bom começo promete um bom final. Por que não podemos supor que outros possam ser trabalhados para a salvação, assim como aqueles que já foram introduzidos? Outros, pelas primícias, entendem o mesmo com a raiz, a saber, os patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó, de quem descendem os judeus, e com quem, como os primeiros administradores, a aliança foi depositada: e assim eles foram a raiz dos judeus, não apenas como povo, mas como igreja. Agora, se eles fossem santos, o que não significa tanto santidade inerente quanto federal - se eles estivessem na igreja e na aliança - então temos motivos para concluir que Deus tem bondade para com a massa - o corpo daquela pessoas; e para os ramos - os membros específicos deles. Os judeus são, em certo sentido, uma nação santa (Êx 19.6), sendo descendentes de pais santos. Agora não se pode imaginar que tal nação santa deva ser total e finalmente rejeitada. Isto prova que a semente dos crentes, como tais, está dentro do âmbito da igreja visível e dentro do limite da aliança, até que, por sua incredulidade, se expulsem; pois, se a raiz é santa, os ramos também o são. Embora as qualificações reais não sejam propagadas, os privilégios relativos o são. Embora um homem sábio não gere um homem sábio, um homem livre gera um homem livre. Embora a graça não corra no sangue, os privilégios externos sim (até serem perdidos), mesmo por mil gerações. Veja como responderão outro dia aqueles que cortaram o vínculo, expulsando a semente dos fiéis da igreja, e assim não permitindo que a bênção de Abraão viesse sobre os gentios. Os ramos judaicos são considerados santos, porque assim era a raiz. Isto é expresso mais claramente (v. 28): Eles são amados por causa dos pais. Neste amor aos pais foi lançado o primeiro fundamento de sua igreja-estado (Dt 4.37): Porque ele amava os pais, por isso escolheu a semente deles depois deles. E o mesmo amor reavivaria seus privilégios, pois ainda é lembrada a antiga bondade amorosa; eles são amados por causa dos pais. É o método usual da graça de Deus. A bondade para com os filhos por causa do pai é, portanto, chamada de bondade de Deus, 2 Sm 9.3,7. Embora, no que diz respeito ao evangelho (ou seja, na presente dispensação dele), eles sejam inimigos dele por sua causa,isto é, por causa dos gentios, contra os quais eles têm tanta antipatia; contudo, quando chegar o tempo de Deus, isso desaparecerá e o amor de Deus por seus pais será lembrado. Veja uma promessa que aponta para isso, Levítico 26. 42. A iniquidade dos pais é visitada apenas até a terceira e quarta geração; mas há misericórdia guardada para milhares. Muitos se saem melhor por causa de seus ancestrais piedosos. É por esse motivo que a igreja é chamada de oliveira própria. Há muito que era peculiar a eles, o que nos encoraja a esperar que possa haver espaço para eles novamente, em nome de velhos conhecidos. Aquilo que foi pode ser novamente. Embora determinadas pessoas e gerações desapareçam na incredulidade, tendo havido uma membresia nacional da igreja, embora no momento suspensa, podemos esperar que ela seja reavivada.

(2.) Por causa do poder de Deus (v. 23): Deus é capaz de enxertá-los novamente. A conversão das almas é uma obra de poder onipotente; e quando eles parecem mais endurecidos, cegos e obstinados, nosso conforto é que Deus é capaz de operar uma mudança, capaz de enxertar aqueles que há muito foram expulsos e murchados. Quando a casa é mantida pelo homem forte armado, com toda a sua força, ainda assim Deus é mais forte do que ele e é capaz de despojá-lo. A condição para sua restauração é a fé: se eles ainda não permanecerem na incredulidade. Para que nada possa ser feito senão remover aquela incredulidade que é o grande obstáculo; e Deus é capaz de tirar isso, embora nada menos que um poder todo-poderoso o faça, o mesmo poder que ressuscitou Cristo dentre os mortos, Ef 1.19,29. Caso contrário, esses ossos secos poderão viver?

(3.) Por causa da graça de Deus manifestada aos gentios. Aqueles que experimentaram a graça de Deus, prevenindo e distinguindo a graça, podem daí receber encorajamento para ter uma boa esperança em relação aos outros. Este é o seu argumento (v. 24): “Se foste enxertado numa boa oliveira, que era selvagem por natureza, muito mais o serão aqueles que eram os ramos naturais, e podem, portanto, ser presumidos um pouco mais próximos da aceitação divina”. Esta é uma sugestão muito apropriada para conter a insolência daqueles cristãos gentios que olhavam com desdém e triunfo para a condição dos judeus rejeitados e os pisoteavam; como se ele tivesse dito: "A condição deles, por pior que seja, não é tão ruim quanto a sua antes da sua conversão; e, portanto, por que não pode ser tão boa quanto a sua?" Este é o seu argumento (v. 30, 31): Como vocês não fizeram no passado, etc. É bom que aqueles que encontraram misericórdia com Deus pensem frequentemente no que eram no passado e como obtiveram essa misericórdia. Isto ajudaria a suavizar as nossas censuras contra aqueles que ainda continuam na incredulidade e a acelerar as nossas orações por eles. Ele argumenta ainda mais a partir da ocasião do chamado dos gentios, isto é, da incredulidade dos judeus; daí surgiu: "Você obteve misericórdia através da incredulidade deles; muito mais eles obterão misericórdia através da sua misericórdia. Se o apagamento da vela deles fosse o acendimento da sua, por aquele poder de Deus que tira o bem do mal, muito mais a luz contínua de sua vela, quando chegar o tempo de Deus, será um meio de acender a deles novamente." Para que através da tua misericórdia eles possam obter misericórdia, isto é, que eles possam estar em dívida com você, como você esteve com eles." Ele toma como certo que os crentes gentios fariam o máximo esforço para trabalhar em favor dos judeus - que, quando Deus tivesse persuadido Jafé, Jafé estaria trabalhando para persuadir Sem. A verdadeira graça odeia monopólios. Aqueles que encontraram misericórdia devem esforçar-se para que, através da sua misericórdia, outros também possam obter misericórdia.

(4.) Por causa das promessas e profecias do Antigo Testamento, que apontam para isso. Ele cita um versículo muito notável, v. 26, de Is 59.20,21. Onde podemos observar, [1.] A vinda de Cristo prometida: Sairá de Sião o libertador. Jesus Cristo é o grande libertador, do que coloca a humanidade num estado de miséria e perigo. Em Isaías é dito que o Redentor virá a Sião. Lá ele é chamado de Redentor; aqui o libertador; ele livra como forma de redenção, por um preço. Diz-se que lá ele veio para Sião, porque quando o profeta profetizou, ele ainda estava para vir ao mundo, e Sião foi seu primeiro quartel-general. Porque lá ele veio, lá ele fixou residência: mas, quando o apóstolo escreveu isso, ele tinha vindo, ele estava em Sião; e ele está falando dos frutos de sua aparição, que sairão de Sião; daí, como de uma fonte, brotaram aquelas correntes de água viva que no evangelho eterno regaram as nações. De Sião saiu a lei, Is 2.3. Compare Lucas 24. 47.

[2.] O fim e o propósito desta vinda: Ele afastará a impiedade de Jacó. A missão de Cristo no mundo era afastar a impiedade, afastar a culpa pela aquisição da misericórdia perdoadora e afastar o poder pelo derramamento da graça renovadora, para salvar o seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21). separar entre nós e nossos pecados, para que a iniquidade não seja nossa ruína e para que não seja nosso governante. Principalmente para afastá-lo de Jacó, que é por isso que ele cita o texto, como prova da grande bondade que Deus pretendia para com a semente de Jacó. Que maior bondade ele poderia fazer a eles do que afastar deles a impiedade, tirar aquilo que se interpõe entre eles e toda a felicidade, tirar o pecado e então abrir caminho para todo o bem? Esta é a bênção que Cristo foi enviado para conceder ao mundo e, em primeiro lugar, oferecê-la aos judeus (Atos 3:26), para desviar as pessoas de suas iniquidades. Em Isaías lemos: O Redentor virá a Sião e àqueles que se afastarem da transgressão em Jacó, o que mostrou quem em Sião deveria participar e colher benefícios da libertação prometida, aqueles e somente aqueles que deixam seus pecados e voltam-se para Deus; para eles Cristo vem como Redentor, mas como vingador daqueles que persistem na impenitência. Veja Deuteronômio 30. 2, 3. Aqueles que se afastarem do pecado serão reconhecidos como os verdadeiros cidadãos de Sião (Ef 2.19), o correto Jacó, Sl 24.4, 6. Juntando essas duas leituras, aprendemos que ninguém tem interesse em Cristo, exceto aqueles que se desviam de seus pecados, e ninguém pode se desviar de seus pecados, a não ser pela força da graça de Cristo. - Pois esta é a minha aliança com eles - esta, para que o libertador venha até eles – isto, para que meu Espírito não se afaste deles, como se segue, Isaías 59:21. As graciosas intenções de Deus em relação a Israel foram transformadas em questão de uma aliança, à qual o Deus que não pode mentir não poderia deixar de ser verdadeiro e fiel. Eles eram os filhos da aliança, Atos 3. 25. O apóstolo acrescenta: Quando eu tirar os seus pecados, que alguns pensam que se refere a Isaías 27.9, ou apenas às palavras anteriores, para afastar a impiedade. O perdão dos pecados é estabelecido como o fundamento de todas as bênçãos da nova aliança (Hb 8.12): Pois serei misericordioso. Agora, de tudo isso, ele infere que certamente Deus tinha grande misericórdia reservada para aquele povo, algo que corresponde à extensão dessas ricas promessas: e ele prova sua inferência (v. 29) por esta verdade: Porque os dons e chamados de Deus são sem arrependimento. Às vezes, o arrependimento é considerado uma mudança de mente e, portanto, Deus nunca se arrepende, pois ele está decidido e quem pode desviá-lo? Às vezes, para uma mudança de caminho, e isso é aqui entendido, sugerindo a constância e imutabilidade daquele amor de Deus que se baseia na eleição. Esses dons e chamados são imutáveis; quem ele tanto ama, ele ama até o fim. Encontramos Deus se arrependendo de ter dado um ser ao homem (Gn 6.6, O Senhor se arrependeu de ter feito o homem), e se arrependendo de ter dado honra e poder ao homem (1 Sm 15.11, Arrependo-me de ter constituído Saul para ser rei); mas nunca encontramos Deus se arrependendo de ter dado graça a um homem ou de tê-lo chamado eficazmente; esses dons e chamados são sem arrependimento.

A Soberania Divina. (AD58.)

33 Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!

34 Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?

35 Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído?

36 Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!

Tendo o apóstolo insistido tanto, durante a maior parte deste capítulo, em reconciliar a rejeição dos judeus com a bondade divina, ele conclui aqui com o reconhecimento e a admiração da sabedoria e soberania divinas em tudo isso. Aqui o apóstolo adora com muito carinho e admiração,

I. O segredo dos conselhos divinos: Ó profundidade! Nestes procedimentos para com os judeus e gentios; ou, em geral, todo o mistério do evangelho, que não podemos compreender totalmente. - As riquezas da sabedoria e conhecimento de Deus, os exemplos abundantes de sua sabedoria e conhecimento em planejar e realizar a obra de nossa redenção por Cristo, uma profundidade que os anjos investigam, 1 Pe 1.12. Muito mais pode confundir qualquer compreensão humana ao dar conta dos métodos, das razões, dos desígnios e da bússola disso. Paulo estava tão bem familiarizado com os mistérios do reino de Deus como qualquer outro homem; e ainda assim ele se confessa perdido na contemplação e, desesperado para encontrar o fundo, senta-se humildemente à beira e adora a profundidade. Aqueles que mais sabem neste estado de imperfeição não podem deixar de ser mais sensíveis à sua própria fraqueza e miopia, e que depois de todas as suas pesquisas, e de todas as suas realizações nessas pesquisas, enquanto estiverem aqui, não poderão ordenar o seu discurso em razão de escuridão. O louvor é silencioso para ti, Sl 65. 1. A profundidade das riquezas. As riquezas dos homens de todos os tipos são superficiais, em breve você poderá ver o fundo; mas as riquezas de Deus são profundas (Sl 36.6): Os teus julgamentos são um grande abismo. Não há apenas profundidade nos conselhos divinos, mas também riqueza, o que denota abundância daquilo que é precioso e valioso, tão completas são as dimensões dos conselhos divinos; eles não têm apenas profundidade e altura, mas largura e comprimento (Ef 3.18), e esse conhecimento passageiro, v. 19. - Riquezas da sabedoria e do conhecimento de Deus. Ele vendo todas as coisas por uma visão clara, certa e infalível - todas as coisas que são, ou que já foram, ou que serão - que tudo está nu e aberto diante dele: aí está o seu conhecimento. Seu governo e ordenação de todas as coisas, dirigindo-as e dispondo-as para sua própria glória, e realizando seus próprios propósitos e conselhos em tudo; esta é a sua sabedoria. E a vasta extensão de ambos é tão profunda que está além da nossa compreensão, e em breve poderemos nos perder na contemplação deles. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim, Sal 139. 6. Compare v. 17, 18. - Quão inescrutáveis ​​são os seus julgamentos! Isto é, seus conselhos e propósitos: e seus caminhos, isto é, a execução desses conselhos e propósitos. Não sabemos o que ele projeta. Quando as rodas são colocadas em movimento e a Providência começa a trabalhar, ainda assim não sabemos o que ela tem em vista; já não é possível descobrir. Isto não apenas anula todas as nossas conclusões positivas sobre os conselhos divinos, mas também verifica todas as nossas curiosas investigações. As coisas secretas não nos pertencem, Dt 29. 29. O caminho de Deus está no mar, Sl 77. 19. Compare Jó 23. 8, 9; Sal 97. 2. O que ele faz não sabemos agora, João 13. 7. Não podemos dar uma razão para os procedimentos de Deus, nem descobrir Deus através da busca. Veja Jó 5. 9; 9. 10. Os julgamentos de sua boca e o caminho de nosso dever, bendito seja Deus, são claros e fáceis, é uma estrada; mas os julgamentos de suas mãos e os caminhos de sua providência são obscuros e misteriosos, e portanto não devemos nos intrometer, mas silenciosamente adorar e concordar. O apóstolo fala isso especialmente com referência àquela estranha virada, a rejeição dos judeus e o entretenimento dos gentios, com o propósito de acolher novamente os judeus no devido tempo; estes foram procedimentos estranhos, a escolha de alguns, a recusa de outros, e nenhum deles de acordo com as probabilidades da conjectura humana. Mesmo assim, Pai, porque parecia bom aos teus olhos estas coisas. Estes são métodos inexplicáveis, a respeito dos quais devemos dizer: Ó profundidade! - O passado foi descoberto, anexichniastoi - não pode ser rastreado. Deus não deixa marcas nem pegadas atrás de si, não faz um caminho que brilhe atrás dele; mas seus caminhos de providência são novos a cada manhã. Ele não segue o mesmo caminho com tanta frequência a ponto de rastreá-lo. Quão pouco se ouve falar dele! Jó 26. 14. Segue-se (v. 34): Pois quem conheceu a mente do Senhor? Existe alguma criatura feita de seu conselho de gabinete, ou colocada, como Cristo foi, no seio do Pai? Há alguém a quem ele transmitiu seus conselhos, ou que seja capaz, segundo suas providências, de saber o caminho que ele segue? Há uma distância e uma desproporção tão grandes entre Deus e o homem, entre o Criador e a criatura, que exclui para sempre a ideia de tal intimidade e familiaridade. O apóstolo faz o mesmo desafio (1 Cor 2.16): Pois quem conheceu a mente do Senhor? E ainda assim ele acrescenta: Mas temos a mente de Cristo, o que sugere que através de Cristo os verdadeiros crentes, que têm o seu Espírito, conhecem tanto da mente de Deus quanto é necessário para sua felicidade. Aquele que conheceu a mente do Senhor o declarou, João 1.18. E assim, embora não conheçamos a mente do Senhor, ainda assim, se tivermos a mente de Cristo, teremos o suficiente. O segredo do Senhor está com aqueles que o temem, Sl 25. 14. Esconderei de Abraão o que faço? Veja João 15. 15. Ou quem foi seu conselheiro? Ele não precisa de conselheiro, pois é infinitamente sábio; nem nenhuma criatura é capaz de ser sua conselheira; isso seria como acender uma vela ao sol. Isto parece referir-se àquela Escritura (Is 40.13, 14): Quem dirigiu o Espírito do Senhor, ou, sendo seu conselheiro, o ensinou? Com quem ele se aconselhou? etc. É a substância do desafio de Deus a Jó em relação à obra da criação (Jó 38.), e é aplicável a todos os métodos de sua providência. É absurdo que qualquer homem prescreva a Deus ou ensine-lhe como governar o mundo.

II. A soberania dos conselhos divinos. Em todas essas coisas Deus age como um agente livre, faz o que quer, porque quer, e não dá conta de nenhum de seus assuntos (Jó 23. 13; 33. 13), e ainda assim não há injustiça nele. Para esclarecer qual,

1. Ele desafia alguém a provar que Deus é seu devedor (v. 35): Quem lhe deu primeiro? Quem dentre todas as criaturas pode provar que Deus está em dívida com ele? Tudo o que fazemos por ele, ou dedicamos a ele, deve ser com esse reconhecimento, que é para sempre uma barreira para tais exigências (1 Crônicas 29:14): Do que é teu, nós te demos. Todos os deveres que podemos cumprir não são retribuições, mas sim restituições. Se alguém puder provar que Deus é seu devedor, o apóstolo aqui fica obrigado ao pagamento e proclama, em nome de Deus, que o pagamento está pronto: Ele será recompensado novamente. É certo que Deus não deixará ninguém perder por ele; mas ninguém ainda se atreveu a fazer uma exigência desse tipo ou a tentar prová-la. Isto é sugerido aqui:

(1.) Silenciar os clamores dos judeus. Quando Deus retirou deles os privilégios visíveis da igreja, ele apenas tomou os seus: e ele não pode fazer o que quiser com os seus - dar ou negar sua graça onde e quando quiser?

(2.) Para silenciar os insultos dos gentios. Quando Deus enviou o evangelho entre eles, e deu a tantos deles graça e sabedoria para aceitá-lo, não foi porque ele lhes devia tanto favor, ou porque eles pudessem contestá-lo como uma dívida, mas por sua própria vontade.

2. Ele resolve tudo na soberania de Deus (v. 36): Porque dele, e por meio dele, e para ele, são todas as coisas, isto é, Deus é tudo em todos. Todas as coisas no céu e na terra (especialmente aquelas que se relacionam com a nossa salvação, as coisas que pertencem à nossa paz) são dele por meio da criação, através dele por meio da influência providencial, para que possam ser para ele em sua tendência final e resultado. De Deus como a fonte de tudo, através de Cristo, Deus-homem, como o meio de transporte, para Deus como o fim último. Estes três incluem, em geral, todas as relações causais de Deus com suas criaturas: dele como a primeira causa eficiente, através dele como a causa diretora suprema, para ele como a causa final última; porque o Senhor fez tudo para si mesmo, Apocalipse 4:11. Se tudo é dele e através dele, há toda a razão no mundo para que tudo seja para ele e por ele. É uma circulação necessária; se os rios receberam suas águas do mar, eles as devolvem novamente ao mar, Ecl 1.7. Fazer tudo para a glória de Deus é fazer da necessidade uma virtude; pois no final tudo será para ele, quer queiramos ou não. E assim conclui com uma breve doxologia: A quem seja a glória para sempre, Amém. A agência universal de Deus como a causa primeira, o governante soberano e o fim último, deveria ser objeto de nossa adoração. Assim, todas as suas obras o elogiam objetivamente; mas seus santos o abençoam ativamente; eles entregam aquele louvor àquele para o qual todas as criaturas ministram matéria, Sal 145. 10. Paulo estava discursando amplamente sobre os conselhos de Deus a respeito do homem, examinando o assunto com grande precisão; mas, afinal, ele conclui com o reconhecimento da soberania divina, como aquilo em que todas essas coisas devem ser resolvidas em última análise, e somente no qual a mente pode descansar com segurança e doçura. Este é, se não o modo escolástico, mas o modo cristão de disputa. Quaisquer que sejam as premissas, deixemos que a glória de Deus seja a conclusão; especialmente quando falamos dos conselhos e ações divinas, é melhor transformarmos nossos argumentos em adorações terríveis e sérias. Os santos glorificados, que veem mais profundamente esses mistérios, nunca discutem, mas louvam até a eternidade.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 07/02/2024
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