REFLEXÃO SOBRE A QUARESMA

Adentramos no tempo litúrgico denominado QUARESMA, cuja palavra remete ao número 40 (quarenta), devido ao simbolismo bíblico dos 40 dias e noites em que Nosso Senhor Jesus Cristo passou sendo tentado no deserto (cf. Mt 4,1-2; Mc 1,12-13; Lc 4,1-2) e os 40 anos que o povo de Deus peregrinou no deserto para chegar à Terra Prometida (cf. Dt 8,2), dentre outras passagens bíblicas (cf. Ex 34,28; I Rs 19,8; Nm 13, 25; Ez 4, 6; 1Sm 17, 16 e Jn 3, 4).

Este tempo litúrgico inicia-se na Quarta – feira de cinzas e termina na Quinta Feira Santa, antes da Missa vespertina da instituição da Eucaristia e lava pés, perfazendo um grande retiro espiritual (40 dias excluídos os domingos) em preparação a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. “A Igreja se une, a cada ano, durante os quarenta dias da grande Quaresma, ao mistério de Jesus no deserto” (Cf. CIC §540).

A Igreja propõe nesse tempo a oração, o jejum (penitência) e a esmola (ato de caridade), como meios eficazes de preparação para a Páscoa, tanto a celebração da Páscoa do Senhor, no “hoje da liturgia” (CIC n. 1165), como a nossa páscoa pessoal que a cada dia se aproxima. “A teologia, a espiritualidade, os aspectos fundamentais como a misericórdia divina e a miséria pessoal, a oração, o jejum, a esmola, o sacramento da reconciliação e penitência, os exercícios de piedade são ingredientes indispensáveis para uma frutuosa preparação, em vista do maior acontecimento, que é a celebração da Páscoa” (cf. A Centralidade do Mistério Pascal nas celebrações litúrgicas, p.125) , pois como ensina São Paulo: Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé”. (I Cor 15,14).

Assim, aproveitemos esse tempo (kairós) favorável que o Senhor concede para busca-lo (cf. Is 55,6; Sl 144,18) nos preparando nessa caminhada de conversão.

"Fazei penitência, porque está próximo o Reino dos céus"» (Mt 4,17).

Santa Quaresma e Feliz Páscoa a todos!

In caritate Chrtisti,

Léo Martins.

REFERÊNCIAS.

Bíblia Sagrada - Ave Maria Edição de Estudos (2018)

Catecismo da Igreja Católica (CNBB, 5ª Ed. 2022)

GUEDES, João Alves. A Centralidade do Mistério Pascal nas celebrações litúrgicas.

Curitiba. Intersaberes, 2019. 261p.

Acesse nosso vídeo sobre a Quaresma: https://youtu.be/mDlE4gIdq9g?si=aih9Qee52nuJ7A8k

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 14/02/2024
Código do texto: T7998498
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.