João 12

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

Foi um testemunho melancólico que tivemos no final do capítulo anterior da desonra feita a nosso Senhor Jesus Cristo, quando os escribas e fariseus o proclamaram um traidor de sua igreja e colocaram sobre ele todas as marcas de ignomínia que podiam: mas a história deste capítulo equilibra isso, dando-nos um testemunho da honra prestada ao Redentor, apesar de toda a censura lançada sobre ele. Assim, um foi colocado contra o outro. Vejamos que honras foram acumuladas sobre a cabeça do Senhor Jesus, mesmo nas profundezas de sua humilhação.

I. Maria o honrou, ungindo seus pés na ceia em Betânia, ver 1-11.

II. As pessoas comuns o honraram, com suas aclamações de alegria, quando ele cavalgou em triunfo em Jerusalém, ver 12-19.

III. Os gregos o honraram, perguntando por ele com um desejo ardente de vê-lo, ver 20-26.

IV. Deus, o Pai, o honrou, por uma voz do céu, dando testemunho dele, ver 27-36.

V. Ele foi honrado pelos profetas do Antigo Testamento, que predisseram a infidelidade daqueles que ouviram o testemunho dele, ver 37-41.

VI. Ele recebeu honra de alguns dos principais governantes, cujas consciências testemunharam por ele, embora não tivessem coragem de confessá-lo, vers. 42, 43.

VII. Ele reivindicou honra para si mesmo, afirmando sua missão divina e o testemunho que fez de sua missão no mundo, ver 44-50.

Maria Unge os Pés de Cristo; Hipocrisia de Judas; Indignação dos Sumos Sacerdotes.

1 Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos.

2 Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa.

3 Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo.

4 Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse:

5 Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres?

6 Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava.

7 Jesus, entretanto, disse: Deixa-a! Que ela guarde isto para o dia em que me embalsamarem;

8 porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.

9 Soube numerosa multidão dos judeus que Jesus estava ali, e lá foram não só por causa dele, mas também para verem Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos.

10 Mas os principais sacerdotes resolveram matar também Lázaro;

11 porque muitos dos judeus, por causa dele, voltavam crendo em Jesus.”

Nestes versos temos,

I. A amável visita que nosso Senhor Jesus fez a seus amigos em Betânia, v. 1. Ele saiu do país, seis dias antes da páscoa, e se estabeleceu em Betânia, uma cidade que, de acordo com o cálculo de nossa metrópole, ficava tão perto de Jerusalém que estava dentro das listas de mortalidade. Ele se hospedou aqui com seu amigo Lázaro, a quem ele ressuscitou recentemente dos mortos. Sua vinda para Betânia agora pode ser considerada,

1. Como prefácio da páscoa que ele pretendia celebrar, à qual se faz referência ao atribuir a data de sua vinda: Seis dias antes da páscoa. Homens devotos reservaram um tempo antes, para se preparar para aquela solenidade, e assim nosso Senhor Jesus cumpriu toda a justiça. Assim, ele nos deu um exemplo de autossequestro solene, antes das solenidades da páscoa do evangelho; ouçamos a voz que clama: Preparai o caminho do Senhor.

2. Como uma exposição voluntária de si mesmo à fúria de seus inimigos; agora que sua hora estava próxima, ele chegou ao alcance deles e se ofereceu livremente a eles, embora tivesse mostrado a eles com que facilidade poderia escapar de todas as suas armadilhas. Observe,

(1.) Nosso Senhor Jesus foi voluntário em seus sofrimentos; sua vida não foi forçada a partir dele, mas resignada: Eis que venho. Como a força de seus perseguidores não poderia dominá-lo, a sutileza deles não poderia surpreendê-lo, mas ele morreu porque o faria.

(2.) Como há um momento em que podemos mudar para nossa própria preservação, também há um momento em que somos chamados a arriscar nossas vidas na causa de Deus, como Paulo, quando ele foi preso no Espírito em Jerusalém.

3. Como exemplo de sua bondade para com seus amigos em Betânia, a quem ele amava e de quem logo seria levado. Esta foi uma visita de despedida; veio despedir-se deles e deixar-lhes palavras de conforto para o dia da prova que se aproximava. Observe que, embora Cristo se afaste de seu povo por um tempo, ele lhes dará indícios de que partirá com amor, e não com raiva. Betânia é aqui descrita como a cidade onde Lázaro estava, a quem ele ressuscitou dos mortos. O milagre realizado aqui colocou uma nova honra no local e o tornou notável. Cristo veio aqui para observar que melhoria foi feita desse milagre; pois onde Cristo faz maravilhas e mostra sinais de favores, ele cuida deles, para ver se a intenção deles é respondida. Onde ele semeou abundantemente, ele observa se brota novamente.

II. O tipo de entretenimento que seus amigos lhe deram: Fizeram-lhe uma ceia (v. 2), uma grande ceia, um banquete. É questionado se isso foi o mesmo com o que está registrado, Mat 24. 6, etc., na casa de Simão. A maioria dos comentaristas pensa que sim; pois a substância da história e muitas das circunstâncias concordam; mas isso vem depois do que foi dito dois dias antes da páscoa, enquanto isso foi feito seis dias antes; nem é provável que Marta sirva em qualquer casa que não seja a dela; e, portanto, inclino-me com o Dr. Lightfoot a considerá-los diferentes: em Mateus, no terceiro dia da semana da páscoa, mas este é o sétimo dia da semana anterior, sendo o sábado judaico, na noite anterior, ele cavalgou em triunfo em Jerusalém; o da casa de Simão; e essa de Lázaro. Sendo esses dois os entretenimentos mais públicos e solenes dados a ele em Betânia, Maria provavelmente os agraciou com esse símbolo de seu respeito; e o que ela deixou de unguento na primeira vez, quando gastou apenas meio quilo (v. 3), ela usou na segunda vez, quando derramou tudo, Marcos 14. 3. Vejamos o testemunho desse entretenimento.

1. Fizeram-lhe uma ceia; pois para eles, normalmente, a ceia era a melhor refeição. Isso eles fizeram em sinal de respeito e gratidão, pois um banquete é feito para a amizade; e que eles possam ter uma oportunidade de conversa livre e agradável com ele, pois um banquete é feito para a comunhão. Talvez seja em alusão a este e outros entretenimentos dados a Cristo nos dias de sua carne que ele promete, para aqueles que abrirem a porta de seus corações para ele, que ele ceará com eles, Apo 3. 20.

2. Marta serviu; ela mesma serviu à mesa, em sinal de seu grande respeito pelo Mestre. Embora fosse uma pessoa de alguma qualidade, ela não considerava inferior a ela servir, quando Cristo estava sentado à mesa; nem devemos pensar que é uma desonra ou menosprezo para nós nos rebaixarmos a qualquer serviço pelo qual Cristo possa ser honrado. Anteriormente, Cristo havia reprovado Marta por ser incomodada com muito serviço. Mas ela não deixou de servir, como alguns, que, quando são repreendidos por um extremo, correm mal-humorados para outro; não, ela ainda servia; não como então à distância, mas ao ouvir as graciosas palavras de Cristo, reconhecendo felizes aqueles que, como a rainha de Sabá disse sobre os servos de Salomão, permaneceram continuamente diante dele, para ouvir sua sabedoria; melhor ser um garçom na mesa de Cristo do que um convidado na mesa de um príncipe.

3. Lázaro era um dos que se sentavam à mesa. Provou a verdade de sua ressurreição, como aconteceu com a de Cristo, que havia aqueles que comeram e beberam com ele, Atos 10. 41. Lázaro não se retirou para um deserto após sua ressurreição, como se, quando ele tivesse feito uma visita ao outro mundo, ele devesse para sempre ser um eremita neste; não, ele conversava familiarmente com as pessoas, como os outros faziam. Ele sentou-se à mesa, como um monumento do milagre que Cristo havia realizado. Aqueles a quem Cristo ressuscitou para uma vida espiritual são obrigados a sentar-se com ele. Veja Ef 2. 5, 6.

III. O respeito particular que Maria mostrou a ele, acima de todos os outros, ao ungir seus pés com unguento doce, v. 3. Ela tinha uma libra de unguento de nardo, muito caro, que provavelmente ela tinha para seu próprio uso; mas a morte e ressurreição de seu irmão a haviam afastado do uso de todas essas coisas, e com isso ela ungiu os pés de Jesus e, como mais um sinal de sua reverência por ele e negligência de si mesma, ela os enxugou com o cabelo dela, e isso foi notado por todos os presentes, pois a casa estava cheia do cheiro do unguento. Veja Pv 27. 16.

1. Sem dúvida, ela pretendia que isso fosse um sinal de seu amor a Cristo, que havia dado sinais reais de seu amor a ela e sua família; e assim ela estuda o que deve renderizar. Agora, por meio disso, seu amor por Cristo parece ter sido:

(1.) Um amor generoso; longe de poupar as despesas necessárias em seu serviço, ela é tão engenhosa para criar uma ocasião de despesa na religião quanto a maioria para evitá-la. Se ela tivesse alguma coisa mais valiosa do que outra, isso deveria ser trazido para a honra de Cristo. Observe que aqueles que amam a Cristo verdadeiramente o amam muito mais do que este mundo a ponto de estarem dispostos a oferecer o melhor que têm para ele.

(2.) Um amor condescendente; ela não apenas concedeu seu unguento  a Cristo, mas com suas próprias mãos derramou sobre ele, o que ela poderia ter ordenado que um de seus servos fizesse; não, ela não ungiu, como de costume, a cabeça dele com ele, mas os pés dele. O verdadeiro amor, como não poupa cobranças, por isso não poupa dores, em honrar a Cristo. Considerando o que Cristo fez e sofreu por nós, somos muito ingratos se pensamos que algum serviço é muito difícil de fazer, ou muito humilde para se rebaixar, pelo qual ele pode realmente ser glorificado.

(3.) Um amor crente; havia fé operando por esse amor, fé em Jesus como o Messias, o Cristo, o Ungido, que, sendo sacerdote e rei, foi ungido como Arão e Davi. Observe que o Ungido de Deus deve ser nosso Ungido. Deus derramou sobre ele o óleo da alegria acima de seus companheiros? Derramemos sobre ele o unguento de nossos melhores afetos acima de todos os concorrentes. Ao consentir em Cristo como nosso rei, devemos cumprir os desígnios de Deus, nomeando-o nosso cabeça a quem ele designou, Os 1. 11.

2. O enchimento da casa com o agradável odor do unguento pode nos indicar:

(1.) Que aqueles que acolhem a Cristo em seus corações e casas trazem um doce odor para eles; A presença de Cristo traz consigo unguento e perfume que alegram o coração.

(2.) Honras feitas a Cristo são confortos para todos os seus amigos e seguidores; eles são para Deus e para os homens bons uma oferenda de um aroma adocicado.

IV. A antipatia de Judas pelo elogio de Maria, ou símbolo de seu respeito a Cristo, v. 4, 5, onde observamos,

1. A pessoa que se importava com isso era Judas, um de seus discípulos; não um de sua natureza, mas apenas um de seu número. É possível que o pior dos homens espreite sob o disfarce da melhor profissão; e há muitos que fingem estar em relação a Cristo que realmente não têm bondade para com ele. Judas foi um apóstolo, um pregador do evangelho e, no entanto, alguém que desencorajou e controlou esse exemplo de piedoso afeto e devoção. Observe que é triste ver a vida religiosa e o santo zelo e desaprovados por aqueles que são obrigados por seu ofício a ajudá-los e incentivá-los. Mas era ele quem deveria trair a Cristo. Observe que a frieza do amor a Cristo e um desprezo secreto pela piedade séria, quando aparecem em professantes de religião, são tristes presságios de uma apostasia final. Os hipócritas, por menos instâncias de mundanismo, descobrem-se prontos para o cumprimento de tentações maiores.

2. A pretensão com a qual ele cobriu sua antipatia (v. 5): "Por que não foi este unguento, uma vez que foi projetado para um uso piedoso, vendido por trezentos denários", "e dado aos pobres?"

(1.) Aqui está uma iniquidade imunda enfeitada com uma pretensão ilusória e plausível, pois Satanás se transforma em um anjo de luz.

(2.) Aqui está a sabedoria mundana censurando o zelo piedoso, como culpado de imprudência e má administração. Aqueles que se valorizam por sua política secular e subestimam os outros por sua devoção séria, têm mais neles do espírito de Judas do que se pensava.

(3.) Aqui está a caridade para com os pobres transformada em disfarce para opor um pedaço de piedade a Cristo, e secretamente feita um manto para a cobiça. Muitos se escusam de fazer caridade sob o pretexto de fazer caridade: ao passo que, se as nuvens estiverem cheias de chuva, elas se esvaziarão. Judas perguntou: Por que não foi dado aos pobres? Ao que é fácil responder, porque foi melhor concedido ao Senhor Jesus. Observe que não devemos concluir que aqueles que não prestam um serviço aceitável não o fazem à nossa maneira e exatamente como gostaríamos; como se tudo devesse ser considerado imprudente e impróprio, o que não tira suas medidas de nós e de nossos sentimentos. Homens orgulhosos acham que todos os que não se aconselham com eles são desaconselháveis.

3. A detecção e descoberta da hipocrisia de Judas aqui, v. 6. Aqui está a observação do evangelista sobre isso, pela direção daquele que sonda o coração: Isso ele disse, não porque se importasse com os pobres, como fingia, mas porque era ladrão e tinha a bolsa.

(1.) Não veio de um princípio de caridade: não que ele se importasse com os pobres. Ele não tinha compaixão por eles, nem se preocupava com eles: o que eram os pobres para ele além de poder servir a seus próprios fins sendo supervisor dos pobres? Assim, alguns lutam calorosamente pelo poder da igreja, como outros por sua pureza, quando talvez se possa dizer: Não que eles se importem com a igreja; é tudo um para eles se seu verdadeiro interesse afundar ou nadar, mas sob o pretexto disso eles estão avançando. Simeão e Levi fingiram zelo pela circuncisão, não que se importassem com o selo da aliança, não mais do que Jeú pelo Senhor dos Exércitos, quando disse: Venham ver meu zelo.

(2.) Veio de um princípio de cobiça. A verdade é que, sendo este unguento destinado ao seu Mestre, ele preferia tê-lo em dinheiro, para ser colocado no estoque comum que lhe foi confiado, e então ele sabia o que fazer com ele. Observe,

[1] Judas era o tesoureiro da casa de Cristo, de onde alguns pensam que ele foi chamado de Iscariotes, o carregador de bolsas.

Primeiro, veja em que estado Jesus e seus discípulos tinham que viver. Era pouco; não tinham fazendas nem mercadorias, nem celeiros nem armazéns, apenas uma bolsa; ou, como alguns pensam que a palavra significa, uma caixa ou cofre, onde guardavam apenas o suficiente para sua subsistência, dando o excedente, se houver, aos pobres; isso eles carregavam com eles, onde quer que fossem. Omnia mea mecum porto - carrego comigo todos os meus bens. Essa bolsa foi fornecida pelas contribuições de pessoas boas, e o Mestre e seus discípulos tinham tudo em comum; que isso diminua nossa estima pela riqueza mundana e nos amorteça com os detalhes do estado e da cerimônia, e nos reconcilie com um modo de vida humilde e desprezível, se esse for o nosso destino, que foi o destino de nosso Mestre; por nossa causa, ele se tornou pobre.

Em segundo lugar, veja quem era o mordomo do pouco que tinham; era Judas, ele era o portador da bolsa. Era seu ofício receber e pagar, e não descobrimos que ele desse qualquer conta sobre os mercados que fazia. Ele foi designado para este ofício, ou,

1. Porque ele era o menor e o mais baixo de todos os discípulos; não foi Pedro nem João que foi feito mordomo (embora fosse um lugar de confiança e lucro), mas Judas, o pior deles. Observe que os empregos seculares, como são uma digressão, são uma degradação para um ministro do evangelho; ver 1 Cor 6. 4. Os primeiros-ministros de estado no reino de Cristo recusaram-se a se preocupar com a receita, Atos 6. 2.

2. Porque ele desejava o lugar. Ele amava em seu coração mexer em dinheiro e, portanto, tinha a bolsa de dinheiro confiada a ele,

(1.) como uma gentileza, para agradá-lo e, assim, obrigá-lo a ser fiel ao seu Mestre. Os súditos às vezes são insatisfeitos com o governo porque são desapontados com sua preferência; mas Judas não tinha motivos para reclamar disso; a bolsa que ele escolheu e a bolsa que ele tinha. Ou,

(2.) Em julgamento sobre ele, para puni-lo por sua maldade secreta; isso foi colocado em suas mãos, o que seria uma armadilha para ele. Observe que fortes inclinações para pecar por dentro são muitas vezes justamente punidas com fortes tentações para pecar por fora. Temos poucos motivos para gostar da bolsa ou nos orgulhar dela, pois, na melhor das hipóteses, somos apenas administradores dela; e era Judas, um homem de mau caráter, nascido para ser enforcado (perdoem a expressão). A prosperidade dos tolos os destrói.

[2] Sendo confiado com a bolsa, ele era um ladrão, isto é, ele tinha uma disposição para ladrões. O amor reinante pelo dinheiro é um roubo de coração, tanto quanto a raiva e a vingança são assassinatos de coração. Ou talvez ele tenha sido realmente culpado de desviar as lojas de seu mestre e converter para seu próprio uso o que foi dado ao estoque público. E alguns conjeturam que ele agora estava planejando encher os bolsos e depois fugir e deixar seu Mestre, tendo ouvido falar tanto de problemas que se aproximavam, com os quais ele não conseguia se reconciliar. Observe que aqueles a quem está comprometida a administração e disposição do dinheiro público precisam ser regidos por princípios firmes de justiça e honestidade, de modo que nenhuma mancha grude em suas mãos; pois, embora alguns brinquem de enganar o governo, ou a igreja, ou o país, se trapacear for roubar,e, sendo as comunidades mais importantes do que as pessoas particulares, se roubá-las for o pecado maior, a culpa do roubo e a porção de ladrões não serão consideradas motivo de piada. Judas, que havia traído sua confiança, logo depois traiu seu Mestre.

V. A justificação de Cristo para o que Maria fez (v. 7, 8): Deixe-a em paz. Por meio disso, ele insinuou sua aceitação de sua bondade (embora estivesse perfeitamente mortificado com todas as delícias dos sentidos, mas, como era um sinal de sua boa vontade, ele se mostrou muito satisfeito com isso), e seu cuidado para que ela não fosse molestada por ele: Perdoe-a, então pode ser lido; "desculpe-a desta vez, se for um erro é um erro do amor dela." Observe que Cristo não teria censurado nem desencorajado aqueles que sinceramente planejam agradá-lo, embora em seus esforços honestos não haja toda a discrição possível, Romanos 14. 3. Embora não façamos o que eles fazem, deixe-os em paz. Para a justificação de Maria,

1. Cristo coloca uma construção favorável sobre o que ela fez, da qual aqueles que o condenaram não estavam cientes: Até o dia do meu enterro ela guardou isso. Ou, ela reservou isso para o dia do meu embalsamamento; então Dr. Hammond. "Você não ressente o unguento usado para o embalsamamento de seus amigos mortos, nem diz que deveria ser vendido e dado aos pobres. Agora, esta unção foi assim pretendida, ou pelo menos pode ser assim interpretada; para o dia de meu enterro está próximo, e ela ungiu um corpo que já está morto." Observe,

(1.) Nosso Senhor Jesus pensou muito e frequentemente em sua própria morte e sepultamento; seria bom para nós também.

(2.) A providência frequentemente abre uma porta de oportunidade para bons cristãos, e o Espírito da graça abre tanto seus corações, que as expressões de seu zelo piedoso provam ser mais oportunas e mais bonitas do que qualquer previsão própria poderia torná-las

(3.) palavras e ações piedosas de pessoas boas, e não apenas tira o melhor proveito do que está errado, mas tira o máximo proveito do que é bom.

2. Ele dá uma resposta suficiente à objeção de Judas, v. 8.

(1.) É tão ordenado no reino da Providência que os pobres sempre temos conosco, alguns ou outros que são objetos próprios de caridade (Dt 15. 11); tal existirá enquanto houver neste estado caducado da humanidade tanta loucura e tanta aflição.

(2.) É tão ordenado no reino da graça que a igreja nem sempre deve ter a presença corporal de Jesus Cristo: "A mim vocês nem sempre têm, mas apenas por pouco tempo." Observe que precisamos de sabedoria, quando dois deveres entram em competição, para saber a qual dar preferência, o que deve ser determinado pelas circunstâncias. As oportunidades devem ser aproveitadas, e essas oportunidades primeiro e mais vigorosamente, que provavelmente terão a menor duração e que vemos mais rapidamente se afastando. O bom dever que pode ser feito a qualquer momento deve dar lugar ao que não pode ser feito, mas agora.

VI. O anúncio público que foi feito de nosso Senhor Jesus aqui nesta ceia em Betânia (v. 9): Muitas pessoas dos judeus sabiam que ele estava lá, pois ele era o assunto da cidade, e eles vieram reunir-se lá; ainda mais porque ele havia fugido recentemente e agora irrompeu como o sol por trás de uma nuvem escura.

1. Eles vieram para ver Jesus, cujo nome foi muito engrandecido e considerado pelo milagre recente que ele realizou ao ressuscitar Lázaro. Eles vieram, não para ouvi-lo, mas para satisfazer sua curiosidade com uma visão dele aqui em Betânia, temendo que ele não aparecesse publicamente, como costumava fazer, nesta páscoa. Eles vieram, não para prendê-lo ou denunciá-lo, embora o governo o tivesse processado como fora da lei, mas para vê-lo e mostrar-lhe respeito. Observe que há alguns em cujas afeições Cristo terá interesse, apesar de todas as tentativas de seus inimigos de deturpá-lo. Sabendo-se onde Cristo estava, multidões vieram a ele. Observe que onde está o rei, ali está a corte; onde Cristo está lá a reunião do povo estará, Lucas 17. 37.

2. Eles vieram ver Lázaro e Cristo juntos, o que foi uma visão muito convidativa. Alguns vieram para a confirmação de sua fé em Cristo, para ouvir a história talvez da própria boca de Lázaro. Outros vieram apenas para satisfazer sua curiosidade, para que pudessem dizer que viram um homem que havia sido morto e enterrado, e ainda viveu novamente; de modo que Lázaro serviu para um show, estes dias santos, para aqueles que, como os atenienses, gastavam seu tempo contando e ouvindo coisas novas. Talvez alguns tenham vindo fazer perguntas curiosas a Lázaro sobre o estado dos mortos, para saber quais as notícias do outro mundo; nós mesmos às vezes dissemos, pode ser, teríamos feito um grande caminho para um discurso de uma hora com Lázaro. Mas se alguém veio nessa missão, é provável que Lázaro tenha ficado em silêncio e não lhes tenha dado conta de sua viagem; pelo menos, a Escritura é silenciosa e não nos dá conta disso; e não devemos cobiçar ser sábios acima do que está escrito. Mas nosso Senhor Jesus estava presente, que era uma pessoa muito mais adequada para eles recorrerem do que Lázaro; pois, se não ouvirmos Moisés e os profetas, Cristo e os apóstolos, se não dermos ouvidos ao que eles nos dizem sobre outro mundo, nem devemos ser persuadidos, embora Lázaro tenha ressuscitado dos mortos. Temos uma palavra de profecia mais segura.

VII. A indignação dos principais sacerdotes com o crescente interesse de nosso Senhor Jesus e sua conspiração para esmagá-lo (v. 10, 11): Eles consultaram (ou decretaram) como poderiam matar Lázaro também, porque isso por causa dele (do que foi feito com ele, não de qualquer coisa que ele disse ou fez) muitos dos judeus foram e creram em Jesus. Aqui observe,

1. Quão vãs e malsucedidas foram suas tentativas contra Cristo até então. Eles fizeram tudo o que puderam para alienar o povo dele e exasperá-los contra ele, e ainda assim muitos dos judeus, seus vizinhos, suas criaturas, seus admiradores, ficaram tão impressionados com a evidência convincente dos milagres de Cristo que se afastaram do interesse e do partido dos sacerdotes, deixaram de obedecer à tirania deles e creram em Jesus; e foi por causa de Lázaro; sua ressurreição colocou vida em sua fé e os convenceu de que este Jesus era indubitavelmente o Messias, e tinha vida em si mesmo e poder para dar vida. Este milagre os confirmou na crença de seus outros milagres, que eles ouviram que ele realizou na Galileia: o que era impossível para aquele que poderia ressuscitar os mortos?

2. Quão absurda e irracional foi a votação deste dia - que Lázaro deve ser morto. Este é um exemplo da raiva mais brutal que poderia existir; eles eram como um touro selvagem em uma rede, cheio de fúria, e deitando-se sobre eles sem qualquer consideração. Era um sinal de que eles não temiam a Deus nem consideravam o homem. Pois,

(1.) Se eles tivessem temido a Deus, não teriam feito tal ato de desafio a ele. Deus quer que Lázaro viva por milagre, e eles querem que ele morra por malícia. Eles clamam: Fora com tal sujeito, não é adequado que ele viva, quando Deus o enviou recentemente de volta à terra, declarando que é altamente adequado que ele viva; o que era isso senão andar contrariamente a Deus? Eles matariam Lázaro e desafiariam o poder onipotente para ressuscitá-lo, como se pudessem lutar com Deus e tentar títulos com o Rei dos reis. Quem tem as chaves da morte e da sepultura, ele ou eles? Ó cega malícia! Christus qui suscitare potuit mortuum, non possit occisum. - Malícia cega, supor que Cristo, que poderia ressuscitar alguém que morreu de morte natural, não poderia ressuscitar alguém que foi morto! - Agostinho in loc. Lázaro é escolhido para ser o objeto de seu ódio especial, porque Deus o distinguiu pelos sinais de seu amor peculiar, como se eles tivessem feito uma liga ofensiva e defensiva com a morte e o inferno, e resolvido ser severo com todos os desertores. Alguém poderia pensar que eles deveriam ter consultado como poderiam ter se tornado amigos de Lázaro e sua família e, por sua mediação, reconciliados com esse Jesus a quem haviam perseguido; mas o deus deste mundo havia cegado suas mentes.

(2.) Se eles tivessem considerado o homem, não teriam cometido tal ato de injustiça a Lázaro, um homem inocente, a cuja acusação não poderiam fingir imputar nenhum crime. Que bandos são fortes o suficiente para segurar aqueles que podem facilmente romper os laços mais sagrados da justiça comum e violar as máximas que a própria natureza ensina? Mas o apoio de sua própria tirania e superstição foi considerado suficiente, como na igreja de Roma, não apenas para justificar, mas para consagrar as maiores vilanias e torná-las meritórias.

Entrada de Cristo em Jerusalém

12 No dia seguinte, a numerosa multidão que viera à festa, tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém,

13 tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel!

14 E Jesus, tendo conseguido um jumentinho, montou-o, segundo está escrito:

15 Não temas, filha de Sião, eis que o teu Rei aí vem, montado em um filho de jumenta.

16 Seus discípulos a princípio não compreenderam isto; quando, porém, Jesus foi glorificado, então, eles se lembraram de que estas coisas estavam escritas a respeito dele e também de que isso lhe fizeram.

17 Dava, pois, testemunho disto a multidão que estivera com ele, quando chamara a Lázaro do túmulo e o levantara dentre os mortos.

18 Por causa disso, também, a multidão lhe saiu ao encontro, pois ouviu que ele fizera este sinal.

19 De sorte que os fariseus disseram entre si: Vede que nada aproveitais! Eis aí vai o mundo após ele.”

Esta história da cavalgada triunfal de Cristo a Jerusalém é registrada por todos os evangelistas, como digna de observação especial; e nela podemos observar,

I. O respeito que foi prestado ao nosso Senhor Jesus pelas pessoas comuns, v. 12, 13, onde nos é dito,

1. Quem eram aqueles que lhe prestaram este respeito: muita gente, ochlos polys - uma grande multidão daqueles que vieram para a festa; não os habitantes de Jerusalém, mas as pessoas do campo que vieram de partes remotas para adorar na festa; quanto mais perto do templo do Senhor, mais longe do Senhor do templo. Eles foram os que vieram para a festa.

(1.) Talvez eles tivessem sido ouvintes de Cristo no país e grandes admiradores dele lá e, portanto, estavam ansiosos para testemunhar seu respeito por ele em Jerusalém, onde sabiam que ele tinha muitos inimigos. Observe que aqueles que têm um verdadeiro valor e veneração por Cristo não terão vergonha nem medo de reconhecê-lo diante dos homens em qualquer instância em que possam honrá-lo.

(2.) Talvez eles fossem aqueles mais judeus devotos que vieram à festa algum tempo antes, para se purificar, que eram mais inclinados à religião do que seus vizinhos, e esses eram os que estavam tão ansiosos para honrar a Cristo. Observe que quanto mais consideração os homens têm por Deus e pela religião em geral, mais dispostos eles estarão para entreter a Cristo e sua religião, que não é destrutiva, mas aperfeiçoadora de todas as descobertas e instituições anteriores. Eles não eram os governantes, nem os grandes homens, que saíram ao encontro de Cristo, mas a comunidade; alguns os teriam chamado de multidão, ralé: mas Cristo escolheu as coisas fracas e tolas (1 Coríntios 1:27), e é honrado mais pela multidão do que pela magnificência de seus seguidores; pois ele valoriza os homens por suas almas, não por seus nomes e títulos de honra.

2. Em que ocasião eles fizeram isso: Eles ouviram que Jesus estava vindo para Jerusalém. Eles perguntaram por ele (cap. 11. 55, 56): Ele não subirá para a festa? E agora eles ouvem que ele está vindo; pois ninguém que busca a Cristo busca em vão. Agora, quando ouviram que ele estava chegando, eles se mexeram para dar-lhe uma recepção agradável. Observe que as novas da aproximação de Cristo e de seu reino devem nos despertar para considerar qual é o trabalho do dia, para que seja feito durante o dia. Israel deve se preparar para encontrar seu Deus (Amós 4. 12), e as virgens para encontrar o noivo.

3. De que forma expressaram seu respeito; eles não tinham as chaves da cidade para apresentar a ele, nem a espada para carregar diante dele, nenhuma música da cidade para cumprimentá-lo, mas o que eles tinham, eles lhe deram; e mesmo essa multidão desprezível era uma leve semelhança daquela gloriosa companhia que João viu diante do trono e diante do Cordeiro, Apo 7. 9, 10. Embora estes não estivessem diante do trono, estavam diante do Cordeiro, o Cordeiro pascal, que agora, de acordo com a cerimônia usual, quatro dias antes da festa, foi separado para ser sacrificado por nós. Lá é dito daquele coro celestial,

(1.) Que eles tinham palmas nas mãos, assim como esses ramos de palmeiras. A palmeira sempre foi um emblema de vitória e triunfo; Cícero chama aquele que ganhou muitos prêmios de plurimarum palmarum homo - um homem de muitas palmas. Cristo estava agora por sua morte para conquistar principados e potestades e, portanto, era adequado que ele tivesse a palma da mão do vencedor diante dele; embora ele estivesse apenas cingindo o arnês, ele poderia se gabar como se o tivesse adiado. Mas isto não foi tudo; o transporte de ramos de palmeira fazia parte da cerimônia da festa dos tabernáculos (Lv 23:40; Ne 8:15), e o uso dessa expressão de alegria nas boas-vindas dadas a nosso Senhor Jesus sugere que todas as festas apontadas para seu evangelho tiveram sua realização nele, e particularmente a festa dos tabernáculos, Zc 14. 16.

(2.) Que clamaram em alta voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus (Apo 7. 10); assim fizeram estes aqui, eles clamaram diante dele, como é usual nas boas-vindas populares, Hosana, bendito é o rei de Israel, que vem em nome do Senhor; e hosana significa salvação. É citado no Sal 118. 25, 26. Veja como essas pessoas comuns estavam familiarizadas com a Escritura e com que pertinência a aplicam ao Messias. Os elevados pensamentos de Cristo serão melhor expressos nas palavras das Escrituras. Agora, em suas aclamações,

[1] Eles reconhecem que nosso Senhor Jesus é o rei de Israel, que vem em nome do Senhor. Embora ele estivesse agora em pobreza e desgraça, ainda assim, ao contrário das noções que seus escribas lhes haviam dado sobre o Messias, eles o consideram um rei, o que indica tanto sua dignidade quanto sua honra, que devemos adorar; e seu domínio e poder, aos quais devemos nos submeter. Eles reconhecem que ele é, primeiro, um rei legítimo, vindo em nome do Senhor (Sl 2.6), enviado por Deus, não apenas como profeta, mas como rei.

Em segundo lugar, o rei prometido e há muito esperado, o príncipe Messias, pois ele é o rei de Israel. Segundo a luz que tinham, proclamaram-no rei de Israel nas ruas de Jerusalém; e, sendo eles próprios israelitas, eles o declararam como seu rei.

[2] Eles sinceramente desejam bem ao seu reino, que é o significado de hosana; que o rei de Israel prospere, como quando Salomão foi coroado, eles clamaram: Deus salve o rei Salomão, 1 Reis 1:39. Ao clamar hosana, eles oraram por três coisas:

Primeiro, que seu reino pudesse vir, na luz e conhecimento dele, e no poder e eficácia dele. Deus acelere o arado do evangelho.

Em segundo lugar, para que possa conquistar e ser vitorioso sobre toda a oposição, Ap 6. 2.

Em terceiro lugar, para que possa continuar. Hosana é, que o rei viva para sempre; ainda que seu reino seja perturbado, nunca seja destruído, Sl 72. 17.

[3] Eles lhe dão as boas-vindas a Jerusalém: "Bendito aquele que vem; Este bem-vindo é assim (Sl 24. 7-9): Levantem suas cabeças, ó portões. Assim, cada um de nós deve dar as boas-vindas a Cristo em nossos corações, isto é, devemos louvá-lo e nos agradarmos dele. Assim como devemos estar muito satisfeitos com o ser e os atributos de Deus e sua relação conosco, também devemos estar com a pessoa e os ofícios do Senhor Jesus e sua meditação entre nós e Deus. A fé diz: Bem-aventurado aquele que vem.

II. A postura em que Cristo se coloca para receber o respeito que lhe foi pago (v. 14): Quando ele encontrou, ou adquiriu, um jumentinho, sentou-se nele. Era apenas uma figura pobre que ele fazia, ele sozinho montado em um jumento e uma multidão de pessoas ao seu redor gritando Hosana.

1. Isso era muito mais importante do que ele costumava  receber; ele costumava viajar a pé, mas agora estava montado. Embora seus seguidores devam estar dispostos a aceitar coisas humildes e não se afetarem com nada que pareça grandioso, eles podem usar o serviço das criaturas inferiores, conforme Deus em sua providência dá posse particular daquelas coisas sobre as quais, por sua aliança com Noé e seus filhos, ele deu ao homem um domínio geral.

2. No entanto, era muito menos importante do que os grandes do mundo costumam ter. Se ele tivesse feito uma entrada pública, de acordo com o estado de um homem de alto grau, ele deveria ter andado em uma carruagem como a de Salomão (Cant 3. 9, 10), com colunas de prata, fundo de ouro e cobertura de púrpura; mas, se julgarmos de acordo com a moda deste mundo, ser apresentado assim era mais uma depreciação do que qualquer honra para o rei de Israel, pois parecia que ele ficaria grande e não sabia como. Seu reino não era deste mundo e, portanto, não veio com pompa externa. Ele agora estava se humilhando, mas em seu estado exaltado, João o vê em uma visão em um cavalo branco, com um arco e uma coroa.

III. O cumprimento da Escritura nisto: Como está escrito: Não temas, filha de Sião, v. 15. Isso é citado em Zc 9. 19. Para ele, todos os profetas testemunharam, e particularmente isso a respeito dele.

1. Foi predito que o rei de Sião viria, viria assim, montado em um jumentinho; mesmo esta circunstância minuciosa foi predita, e Cristo cuidou para que fosse cumprida pontualmente. Observe que

(1.) Cristo é o rei de Sião; o monte sagrado de Sião era antigamente destinado a ser a metrópole ou cidade real do Messias.

(2.) O rei de Sião cuidará dela e virá a ela; embora por um curto período de tempo ele se aposente, no devido tempo ele retorna.

(3.) Embora ele venha lentamente (um burro é lento), ainda assim ele vem com segurança e com expressões de humildade e condescendência que encorajam muito os discursos e expectativas de seus súditos leais. Suplicantes humildes podem tentar falar com ele. Se isso é um desânimo para Sião, que seu rei não apareça em maior estado ou força, deixe-a saber que, embora ele venha até ela montado em um jumentinho, ele sai contra seus inimigos cavalgando nos céus por sua ajuda, Dt 33. 26.

2. A filha de Sião é, portanto, chamada a contemplar seu rei, a notá-lo e a suas abordagens; observe e maravilhe-se, pois ele vem com observação, embora não com exibição externa, Cant 3. 11. Não tema. Na profecia, diz-se a Sião que se regozije muito e grite, mas aqui é traduzido: Não tema. Os medos incrédulos são inimigos das alegrias espirituais; se forem curados, se forem vencidos, é claro que a alegria virá; Cristo vem ao seu povo para silenciar seus medos. Se for o caso de não podermos alcançar as exultações de alegria, ainda assim devemos trabalhar para escapar das opressões do medo. Regozije-se muito; pelo menos, não tema.

4. A observação feita pelo evangelista a respeito dos discípulos (v. 16): Eles não entenderam a princípio por que Cristo fez isso e como a Escritura foi cumprida; mas quando Jesus foi glorificado e o Espírito foi derramado, então eles se lembraram de que essas coisas foram escritas sobre ele no Antigo Testamento, e que eles e outros, em cumprimento disso, fizeram essas coisas com ele.

1. Veja aqui a imperfeição dos discípulos em seu estado infantil; mesmo eles não entenderam essas coisas a princípio. Eles não consideraram, quando pegaram o jumento e o colocaram sobre ele, que estavam realizando a cerimônia de posse do rei de Sião. Agora observe,

(1.) A Escritura é frequentemente cumprida pela agência daqueles que não têm um olho na Escritura no que eles fazem, Isa 45. 4.

(2.) Há muitas coisas excelentes, tanto na palavra quanto na providência de Deus, que os próprios discípulos não entendem a princípio: não em seu primeiro contato com as coisas de Deus, enquanto veem os homens como árvores andando; nem na primeira proposta das coisas para sua visão e consideração. Aquilo que depois é claro foi a princípio escuro e duvidoso.

(3.) Convém aos discípulos de Cristo, quando crescem até a maturidade em conhecimento, refletir frequentemente sobre as loucuras e fraquezas de seu primeiro começo, para que a livre graça possa ter a glória de sua proficiência, e eles possam ter compaixão pelos ignorantes. Quando eu era criança, falava como criança.

2. Veja aqui a melhora dos discípulos em seu estado adulto. Embora tivessem sido crianças, nem sempre o foram, mas progrediram até a perfeição. Observe,

(1.) Quando eles entenderam: Quando Jesus foi glorificado; pois,

[1] Até então, eles não apreenderam corretamente a natureza de seu reino, mas esperavam que ele aparecesse em pompa e poder externos e, portanto, não sabiam como aplicar as Escrituras que falavam dele para significar uma aparência. Observe que o entendimento correto da natureza espiritual do reino de Cristo, de seus poderes, glórias e vitórias, impediria que interpretássemos e aplicássemos mal as Escrituras que falam dele.

[2] Até então não havia sido derramado o Espírito, que os conduziria a toda a verdade. Observe que os discípulos de Cristo são capacitados a entender as Escrituras pelo mesmo Espírito que as indicou. O espírito de revelação é para todos os santos um espírito de sabedoria, Ef 1. 17, 18.

(2.) Como eles entenderam isso; eles compararam a profecia com o evento e os colocaram juntos, para que pudessem receber luz um do outro mutuamente, e assim chegaram a entender ambos: feito a ele. Observe que existe uma harmonia tão admirável entre a palavra e as obras de Deus que a lembrança do que está escrito nos permitirá entender o que está feito, e a observação do que está feito nos ajudará a entender o que está escrito. Como ouvimos, também vimos. A Escritura está se cumprindo todos os dias.

V. A razão que induziu o povo a prestar esse respeito a nosso Senhor Jesus quando ele entrou em Jerusalém, embora o governo estivesse muito contra ele. Foi por causa do ilustre milagre que ele recentemente realizou ao ressuscitar Lázaro.

1. Veja aqui que testemunho e que garantia eles tinham desse milagre; sem dúvida, a cidade tocou, o testemunho disso estava na boca de todas as pessoas. Mas aqueles que consideraram isso como uma prova da missão de Cristo e um fundamento de sua fé nele, para que pudessem ficar bem satisfeitos com o fato, rastrearam o testemunho para aqueles que foram testemunhas oculares dele, para que pudessem saber a certeza disso pela maior evidência de que a coisa era capaz: As pessoas, portanto, que estavam presentes quando ele chamou Lázaro de sua sepultura, sendo encontradas e examinadas, deram testemunho, v. 17. Eles unanimemente afirmaram que a coisa é verdadeira, além de disputa ou contradição, e estavam prontos, se chamados a isso, para depô-la sob juramento, pois tanto está implícito na palavra Emartyrei. Observe que a verdade dos milagres de Cristo foi evidenciada por provas incontestáveis. É provável que aqueles que viram esse milagre não apenas o afirmaram para aqueles que perguntaram por ele, mas o publicaram sem serem solicitados, para que isso pudesse aumentar os triunfos deste dia solene; e a vinda de Cristo agora de Betânia, onde foi feito, os lembraria disso. Observe que aqueles que desejam bem ao reino de Cristo devem estar dispostos a proclamar o que sabem que pode redundar em sua honra.

2. Que melhora eles fizeram e que influência isso teve sobre eles (v. 18): Por esta causa, tanto quanto por qualquer outra, o povo o encontrou.

(1.) Alguns, por curiosidade, desejavam ver alguém que havia feito um trabalho tão maravilhoso. Muitos bons sermões ele pregou em Jerusalém, que não atraíram tantas multidões atrás dele como este único milagre fez. Mas,

(2.) Outros, por consciência, estudaram para honrá-lo, como um enviado de Deus. Este milagre foi reservado para um dos últimos, para que pudesse confirmar aqueles que aconteceram antes, e pudesse ganhar para ele esta honra pouco antes de seus sofrimentos; As obras de Cristo não foram apenas bem feitas (Marcos 7. 7), mas oportunas.

VI. A indignação dos fariseus com tudo isso; alguns deles, provavelmente, viram e logo ouviram falar da entrada pública de Cristo. A comissão designada para descobrir expedientes para esmagá-lo pensou que havia ganhado seu ponto quando ele se retirou para a privacidade e que logo seria esquecido em Jerusalém, mas agora eles se enfurecem e se preocupam quando veem que imaginaram apenas uma coisa vã.

1. Eles reconhecem que não tiveram fundamento contra ele; foi claramente percebido que eles não prevaleceram em nada. Eles não podiam, com todas as suas insinuações, alienar dele as afeições do povo, nem com suas ameaças impedi-los de mostrar sua afeição por ele. Observe que aqueles que se opõem a Cristo e lutam contra seu reino serão levados a perceber que nada prevalecem. Deus realizará seus próprios propósitos apesar deles e dos pequenos esforços de sua malícia impotente. Você não prevalece nada, ouk opheleite - você não lucra nada. Observe que nada se ganha ao se opor a Cristo.

2. Eles reconhecem que ele ganhou terreno: o mundo foi atrás dele; há uma grande multidão atendendo a ele, um mundo de pessoas: uma hipérbole comum na maioria das línguas. No entanto, aqui, como Caifás, antes que eles percebessem, eles profetizaram que o mundo iria atrás dele; alguns de todos os tipos, alguns de todas as partes; nações serão discipuladas. Mas com que intenção isso foi dito?

(1.) Assim, eles expressam sua própria irritação com o crescimento de seu interesse; sua inveja os deixa preocupados. Se o poder do justo é exaltado com honra, os ímpios o veem e se entristecem (Sl 112. 9, 10); considerando o quão grandes esses fariseus eram, e que abundância de respeito lhes era pago, alguém poderia pensar que eles não precisavam ressentir a Cristo por uma honra tão insignificante como agora era feita a ele; mas homens orgulhosos monopolizariam a honra e ninguém compartilharia com eles, como Hamã.

(2.) Assim, eles se excitam e uns aos outros, para uma condução mais vigorosa da guerra contra Cristo. Como se eles devessem dizer: "Faltar e atrasar assim nunca será suficiente. Devemos tomar algum outro caminho mais eficaz, para acabar com esta infecção; é hora de tentar nossa máxima habilidade e força, antes que a queixa cresça além da reparação." Assim, os inimigos da religião tornam-se mais resolutos e ativos ao serem confundidos; e seus amigos ficarão desanimados com cada desapontamento, que sabem que sua causa é justa e finalmente serão vitoriosos?

Certos gregos desejam ver Jesus; A recompensa dos servos de Cristo.

20 Ora, entre os que subiram para adorar durante a festa, havia alguns gregos;

21 estes, pois, se dirigiram a Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e lhe rogaram: Senhor, queremos ver Jesus.

22 Filipe foi dizê-lo a André, e André e Filipe o comunicaram a Jesus.

23 Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem.

24 Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.

25 Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.

26 Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.”

Honra é aqui prestada a Cristo por certos gregos que o questionaram com respeito. Não nos é dito que dia da última semana de Cristo foi esse, provavelmente não no mesmo dia em que ele entrou em Jerusalém (pois aquele dia foi ocupado em trabalho público), mas um ou dois dias depois.

I. Somos informados de quem foram os que prestaram esta honra a nosso Senhor Jesus: Certos gregos entre o povo que subiram para adorar na festa, v. 20. Alguns pensam que eram judeus da dispersão, algumas das doze tribos que foram espalhadas entre os gentios e foram chamados de gregos, judeus helenistas; mas outros pensam que eram gentios, aqueles a quem chamavam de prosélitos da porta, como o eunuco e Cornélio. A religião natural pura encontrou a melhor assistência entre os judeus e, portanto, aqueles entre os gentios que eram piedosamente inclinados juntaram-se a eles em suas reuniões solenes, tanto quanto lhes era permitido. Havia devotos adoradores do verdadeiro Deus mesmo entre aqueles que eram estranhos à comunidade de Israel. Foi nos últimos tempos da igreja judaica que houve esse afluxo de gentios ao templo de Jerusalém - um feliz presságio da derrubada da parede divisória entre judeus e gentios. A proibição dos sacerdotes de aceitar qualquer oblação ou sacrifício de um gentio (o que foi feito por Eleazar, filho de Ananias, o sumo sacerdote), diz Josefo, foi uma daquelas coisas que trouxe os romanos sobre eles, (Guerras Judaicas 2. 409-410). Embora esses gregos, se incircuncisos, não fossem admitidos para comer a páscoa, eles vieram adorar na festa. Devemos usar com gratidão os privilégios que temos, embora possa haver outros dos quais estamos excluídos.

II. Qual foi a honra que eles prestaram a ele: eles desejavam conhecê-lo, v. 21. Tendo vindo para adorar na festa, eles desejavam fazer o melhor uso possível de seu tempo e, portanto, dirigiram-se a Filipe, desejando que ele os colocasse de maneira a ter uma conversa pessoal com o Senhor Jesus.

1. Tendo o desejo de ver a Cristo, eles eram diligentes no uso dos meios adequados. Eles não concluíram que era impossível, porque ele estava muito concorrido, conseguir falar com ele, nem descansar em simples desejos, mas resolveram tentar o que poderia ser feito. Observe que aqueles que desejam ter o conhecimento de Cristo devem buscá-lo.

2. Eles fizeram o pedido a Filipe, um de seus discípulos. Alguns pensam que o conheciam anteriormente e que moravam perto de Betsaida, na Galileia dos gentios; e então nos ensina que devemos melhorar nosso conhecimento de pessoas boas, para nosso aumento no conhecimento de Cristo. É bom conhecer aqueles que conhecem o Senhor. Mas se esses gregos estivessem perto da Galileia, é provável que eles tivessem assistido a Cristo lá, onde ele residia principalmente; portanto, acho que eles se candidataram a ele apenas porque o viram um seguidor próximo de Cristo, e ele foi o primeiro com quem puderam falar. Foi um exemplo da veneração que eles tinham por Cristo que eles se interessaram por um de seus discípulos por uma oportunidade de conversar com ele, um sinal de que eles o consideravam um grande, embora ele parecesse humilde. Aqueles que desejam ver Jesus pela fé, agora que ele está no céu, devem recorrer a seus ministros, a quem ele designou para esse fim, para guiar as pobres almas em suas buscas por ele. Paulo deve mandar chamar Ananias e Cornélio chamar Pedro. Levar esses gregos ao conhecimento de Cristo por meio de Filipe significava o arbítrio dos apóstolos e o uso de seu ministério na conversão dos gentios à fé e no discipulado das nações.

3. O endereçamento deles para Filipe foi resumido assim: Senhor, queremos ver Jesus. Deram-lhe um título de respeito, como alguém digno de honra, porque ele estava em relação com Cristo. O negócio deles é que eles veriam Jesus; não apenas ver seu rosto, para que pudessem dizer, quando voltassem para casa, que tivessem visto alguém de quem tanto se falava (é provável que o tivessem visto quando ele apareceu publicamente); mas eles teriam alguma conversa livre com ele e seriam ensinados por ele, para o que não era fácil encontrá-lo no lazer, suas mãos estavam tão ocupadas com o trabalho público. Agora que eles vieram para adorar na festa, eles veriam Jesus. Observe que, em nossa participação nas sagradas ordenanças, e particularmente na páscoa do evangelho, o grande desejo de nossa alma deve ser ver Jesus; ter nosso conhecimento com ele aumentado, nossa dependência dele encorajada, nossa conformidade com ele continuada; vê-lo como nosso, manter a comunhão com ele e obter dele comunicações de graça: perdemos nosso fim ao vir se não virmos Jesus. 4.v. 22. Ele diz a André, que também era de Betsaida e era um membro sênior no colégio dos apóstolos, contemporâneo de Pedro, e o consulta sobre o que deveria ser feito, se ele achava que a moção seria aceitável ou não, porque Cristo às vezes havia dito que não foi enviado senão para a casa de Israel. Eles concordam que isso deve ser feito; mas então ele faria com que André o acompanhasse, lembrando-se da aceitação favorável que Cristo lhes havia prometido, caso dois deles concordassem em qualquer coisa que pedissem, Mateus 18. 19. Observe que os ministros de Cristo devem ajudar uns aos outros e concordar em ajudar as almas para Cristo: Dois são melhores do que um. Deve parecer que André e Filipe trouxeram esta mensagem a Cristo quando ele estava ensinando em público, pois lemos (v. 29) sobre as pessoas que estavam por perto; mas ele raramente estava sozinho.

III. A aceitação dessa honra por Cristo lhe rendeu, significada pelo que ele disse ao povo a seguir, v. 23, etc., onde ele prediz tanto a honra que ele próprio deveria ter ao ser seguido (v. 23, 24) quanto a honra que aqueles que o seguiram deveriam ter, v. 25, 26. Isso foi planejado para a direção e encorajamento desses gregos e de todos os outros que desejavam conhecê-lo.

1. Ele prevê aquela colheita abundante, na conversão dos gentios, da qual isso foi como se fossem as primícias, v. 23. Cristo disse aos dois discípulos que falaram uma boa palavra para esses gregos, mas duvidaram se deveriam apressar ou não: É chegada a hora em que o Filho do homem será glorificado pela adesão dos gentios à igreja e para para isso ele deve ser rejeitado pelos judeus. Observe,

(1.) O fim designado por este meio, que é a glorificação do Redentor: "E é assim? Os gentios começam a perguntar por mim? A estrela da manhã aparece para eles? Sabe também o seu lugar e o seu tempo, será que isso começa a se apoderar dos confins da terra? Então é chegada a hora da glorificação do Filho do homem." Isso não foi surpresa para Cristo, mas um paradoxo para aqueles que o cercam. Observe,

[1.] O chamado, o chamado eficaz, dos gentios para a igreja de Deus redundou grandemente para a glória do Filho do homem. A multiplicação dos remidos foi a magnificação do Redentor.

[2] houve um tempo, um tempo determinado, uma hora, uma hora certa, para a glorificação do Filho do homem, que finalmente veio, quando os dias de sua humilhação foram contados e terminados, e ele fala da aproximação dela com exultação e triunfo: Chegou a hora.

(2.) A estranha maneira pela qual esse fim seria alcançado, e isso foi pela morte de Cristo, sugerida nessa semelhança (v. 24): "Em verdade, em verdade vos digo, vós a quem tenho falado de minha morte e sofrimentos, a menos que um grão de trigo caia não apenas no chão, mas no chão, e morra, seja enterrado e perdido, ele permanece sozinho e você nunca mais o verá; mas se ele morrer de acordo com o curso da natureza (caso contrário, seria um milagre) produz muito fruto, Deus dando a cada semente seu próprio corpo”. Cristo é o grão de trigo, o grão mais valioso e útil. Agora aqui está,

[1] A necessidade da humilhação de Cristo sugerida. Ele nunca teria sido a cabeça e raiz viva e vivificante da igreja se não tivesse descido do céu a esta terra amaldiçoada e ascendido da terra ao madeiro maldito, e assim realizado nossa redenção. Ele deve derramar sua alma até a morte, caso contrário, ele não pode dividir uma porção com os grandes, Isa 53. 12. Ele terá uma semente dada a ele, mas ele deve derramar seu sangue para comprá-los e purificá-los, ganhá-los e usá-los. Era igualmente necessário como uma qualificação para aquela glória que ele deveria ter pela adesão de multidões à sua igreja; pois se ele não tivesse feito satisfação pelo pecado por seus sofrimentos e, assim, trazido uma justiça eterna, ele não teria sido suficientemente provido para o entretenimento daqueles que deveriam vir a ele e, portanto, deveria permanecer sozinho.

[2] A vantagem da humilhação de Cristo ilustrada. Ele caiu por terra em sua encarnação, parecia estar enterrado vivo nesta terra, tanto sua glória foi velada; mas isso não foi tudo: ele morreu. Esta semente imortal submetida às leis da mortalidade, jazia na sepultura como a semente sob os torrões; mas como a semente cresce novamente verde, fresca e florescente, e com um grande aumento, então um Cristo moribundo reuniu para si milhares de cristãos vivos, e ele se tornou sua raiz. A salvação das almas até agora, e doravante até o fim dos tempos, é toda devida à morte deste grão de trigo. Por meio disso, o Pai e o Filho são glorificados, a igreja é reabastecida, o corpo místico é mantido e, por fim, será completado; e, quando não houver mais tempo, o Capitão de nossa salvação, trazendo muitos filhos à glória em virtude de sua morte, e sendo assim aperfeiçoado pelos sofrimentos, será celebrado para sempre com os louvores de santos e anjos, Heb. 2. 10, 13.

2. Ele prediz e promete uma recompensa abundante para aqueles que o abraçarem cordialmente e seu evangelho e interesse, e devem fazer parecer que o fazem por sua fidelidade em sofrer por ele ou em servi-lo.

(1.) Sofrendo por ele (v. 25): Aquele que ama sua vida mais do que a Cristo a perderá; mas aquele que odeia sua vida neste mundo e prefere o favor de Deus e um interesse em Cristo antes do mundo, deve mantê-la para a vida eterna. Cristo insistiu muito nessa doutrina, sendo o grande objetivo de sua religião nos afastar deste mundo, colocando diante de nós outro mundo.

[1] Veja aqui as consequências fatais de um amor desordenado pela vida; muitos homens se abraçam até a morte e perdem a vida por amá-la demais. Aquele que ama tanto sua vida animal a ponto de satisfazer seu apetite e fazer provisão para a carne, para satisfazer suas concupiscências, encurtará seus dias, perderá a vida de que tanto gosta e outra infinitamente melhor. Aquele que ama tanto a vida do corpo, e os ornamentos e deleites dele, que, por medo de expô-lo ou deles, negar a Cristo, ele a perderá, isto é, perderá uma felicidade real no outro mundo, enquanto pensa conseguir uma imaginária neste. Pele por pele um homem pode dar por sua vida e fazer um bom negócio, mas aquele que dá sua alma, seu Deus, seu céu, por isso, compra a vida muito caro e é culpado da tolice daquele que vendeu o direito de primogenitura por um prato de lentilhas.

[2] Veja também a abençoada recompensa de um santo desprezo pela vida. Aquele que odeia a vida do corpo a ponto de arriscá-la para preservar a vida de sua alma, encontrará ambos, com vantagens indescritíveis, na vida eterna. Observe que, em primeiro lugar, é exigido dos discípulos de Cristo que odeiem sua vida neste mundo; uma vida neste mundo supõe uma vida no outro mundo, e esta é odiada quando é menos amada do que isso. Nossa vida neste mundo inclui todos os prazeres de nosso estado atual, riquezas, honras, prazeres e vida longa na posse deles; estes devemos odiar, isto é, desprezá-los como vãos e insuficientes para nos fazer felizes, temer as tentações que estão neles e alegremente nos separarmos deles sempre que entrarem em competição com o serviço de Cristo, Atos 20. 24; 21. 13; Apo 12. 11. Veja aqui muito do poder da piedade - que conquista as afeições naturais mais fortes; e muito do mistério da piedade - que é a maior sabedoria, e ainda faz os homens odiarem suas próprias vidas.

Em segundo lugar, aqueles que, apaixonados por Cristo, odeiam suas próprias vidas neste mundo, serão abundantemente recompensados ​​na ressurreição dos justos. Aquele que odeia a sua vida a conservará; ele a coloca nas mãos de alguém que o manterá para a vida eterna e o restaurará com uma melhoria tão grande quanto a vida celestial pode fazer da terrena.

(2.) Ao servi-lo (v. 26): Se alguém professa servir-me, siga- me, como o servo segue o seu senhor; e onde estou, ekei kai ho diakonos ho emos estai - ali esteja meu servo; então alguns leram, como parte do dever, deixe-o estar, para me atender; lemos como parte da promessa, ele estará feliz comigo. E, para que isso não pareça uma questão pequena, ele acrescenta: Se alguém me servir, meu Pai o honrará; e isso é o suficiente, mais do que suficiente. Os gregos desejavam ver Jesus (v. 21), mas Cristo faz-lhes saber que não basta vê-lo, é preciso servi-lo. Ele não veio ao mundo para ser um espetáculo para contemplarmos, mas um rei para ser governado. E ele diz isso para encorajar aqueles que perguntaram por ele para se tornarem seus servos. Ao contratar criados, é comum fixar tanto o trabalho quanto o salário; Cristo faz as duas coisas aqui.

[1] Aqui está a obra que Cristo espera de seus servos; e é muito fácil e razoável, e é o que lhes convém.

Primeiro, deixe-os atender aos movimentos de seu Mestre: se alguém me servir, siga-me. Os cristãos devem seguir a Cristo, seguir seus métodos e prescrições, fazer as coisas que ele diz, seguir seu exemplo e padrão, andar como ele também andou, seguir sua conduta por sua providência e Espírito. Devemos ir para onde ele nos guia e da maneira que ele nos guia; devemos seguir o Cordeiro aonde quer que ele vá diante de nós. "Se alguém me servir, se ele se colocar nessa relação comigo, que se dedique aos negócios do meu serviço e esteja sempre pronto ao meu chamado." Ou: "Se alguém realmente me serve, faça uma profissão aberta e pública de sua relação comigo, seguindo-me, pois o servo possui seu mestre seguindo-o nas ruas".

Em segundo lugar, deixe-os assistir ao repouso de seu Mestre: onde eu estiver, deixe meu servo estar, para me servir. Cristo está onde está sua igreja, nas assembleias de seus santos, onde suas ordenanças são administradas; e ali estejam seus servos, para se apresentarem a ele e receberem instruções dele. Ou: "Onde devo estar no céu, para onde estou indo agora, ali estejam os pensamentos e afeições de meus servos, ali esteja sua conversa, onde Cristo está assentado." Colossenses 3:1,2.

[2] Aqui estão os salários que Cristo promete a seus servos; e eles são muito ricos e nobres.

Primeiro, eles serão felizes com ele: onde eu estiver, também estará meu servo. Estar com ele, quando ele estava aqui na pobreza e desgraça, pareceria apenas uma preferência pobre e, portanto, sem dúvida, ele significa estar com ele no paraíso, sentado com ele em sua mesa acima, em seu trono ali; é a felicidade do céu estar com Cristo lá, cap. 17. 24. Cristo fala da felicidade do céu como se já estivesse nele: Onde estou; porque ele tinha certeza disso, e perto disso, e ainda estava em seu coração e em seus olhos. E a mesma alegria e glória que ele considerou recompensa suficiente por todos os seus serviços e sofrimentos são propostos a seus servos como a recompensa deles. Aqueles que o seguem no caminho estarão com ele no final.

Em segundo lugar, eles serão honrados por seu Pai; ele os compensará por todas as suas dores e perdas, conferindo-lhes uma honra, como cabe a um grande Deus dar, mas muito além do que esses vermes inúteis da terra poderiam esperar receber. O recompensador é o próprio Deus, que considera os serviços prestados ao Senhor Jesus como prestados a si mesmo. A recompensa é a honra, a verdadeira honra duradoura, a mais alta honra; é a honra que vem de Deus. É dito (Pv 27:18), Aquele que espera em seu Mestre (humilde e diligentemente) será honrado. Aqueles que esperam em Cristo Deus colocarão honra, como serão notados em outro dia, embora agora sob um véu. Aqueles que servem a Cristo devem se humilhar e são comumente difamados pelo mundo, em recompensa de ambos os quais serão exaltados no devido tempo.

Até aqui, o discurso de Cristo refere-se aos gregos que desejavam vê-lo, encorajando-os a servi-lo. O que aconteceu com aqueles gregos não nos é dito, mas estamos dispostos a esperar que aqueles que assim perguntaram pelo caminho para o céu com o rosto voltado para lá, o encontraram e caminharam por ele.

A Atestação Divina de Cristo; Discurso de Cristo com o Povo.

27 Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora.

28 Pai, glorifica o teu nome. Então, veio uma voz do céu: Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei.

29 A multidão, pois, que ali estava, tendo ouvido a voz, dizia ter havido um trovão. Outros diziam: Foi um anjo que lhe falou.

30 Então, explicou Jesus: Não foi por mim que veio esta voz, e sim por vossa causa.

31 Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso.

32 E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo.

33 Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer.

34 Replicou-lhe, pois, a multidão: Nós temos ouvido da lei que o Cristo permanece para sempre, e como dizes tu ser necessário que o Filho do Homem seja levantado? Quem é esse Filho do Homem?

35 Respondeu-lhes Jesus: Ainda por um pouco a luz está convosco. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai.

36 Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Jesus disse estas coisas e, retirando-se, ocultou-se deles.”

Honra é aqui feita a Cristo por seu Pai em uma voz do céu, ocasionada pela parte seguinte de seu discurso, e que deu ocasião a uma nova conferência com o povo. Nestes versos temos,

I. O discurso de Cristo a seu Pai, por ocasião do problema que se apoderou de seu espírito neste momento: Agora minha alma está perturbada, v. 27. Uma palavra estranha vinda da boca de Cristo, e neste momento surpreendente, pois vem em meio a diversas perspectivas agradáveis, nas quais, alguém poderia pensar, ele deveria ter dito: Agora minha alma está satisfeita. Observe que problemas de alma às vezes seguem após grandes expansões de espírito. Neste mundo de mistura e mudança, devemos esperar umedecimento em nossa alegria, e o mais alto grau de conforto para ser o próximo grau de problemas. Quando Paulo estava no terceiro céu, ele tinha um espinho na carne. Observe,

1. O medo de Cristo de seus sofrimentos que se aproximam: Agora minha alma está perturbada. Agora a cena negra e sombria começou, agora foram os primeiros espasmos do trabalho de sua alma, agora sua agonia começou, sua alma começou a ficar extremamente triste. Observe:

(1.) O pecado de nossa alma foi o problema da alma de Cristo, quando ele se comprometeu a nos redimir e salvar, e a fazer de sua alma uma oferta por nossos pecados.

(2.) O problema de sua alma foi projetado para aliviar o problema de nossas almas; pois, depois disso, ele disse a seus discípulos (cap. 14. 1): "Não se turbe o vosso coração; por que o seu deveria ser perturbado e o meu também?" Nosso Senhor Jesus continuou alegremente em seu trabalho, em perspectiva da alegria que lhe foi apresentada, e ainda assim se submeteu a um problema de alma. O luto santo é consistente com a alegria espiritual e o caminho para a alegria eterna. Cristo estava agora perturbado, agora em tristeza, agora com medo, agora por um tempo; mas não seria assim sempre, não demoraria tanto. O mesmo é o conforto dos cristãos em seus problemas; eles são apenas por um momento, e se transformará em alegria.

2. O aperto que ele parece estar a seguir, insinuado nessas palavras: E o que devo dizer? Isso não implica em consultar ninguém, como se precisasse de conselho, mas considerar consigo mesmo o que deveria ser dito agora. Quando nossas almas estão perturbadas, devemos tomar cuidado para não falar imprudentemente, mas debater conosco mesmos o que diremos. Cristo fala como alguém perdido, como se não soubesse o que deveria escolher. Houve uma luta entre o trabalho que ele assumiu, que exigia sofrimentos, e a natureza que ele assumiu, que os temia; entre esses dois, ele faz uma pausa com: O que devo dizer? Ele olhou, e não havia ninguém para ajudar, que o colocou de pé. Calvino observa isso como um grande exemplo da humilhação de Cristo, que ele deveria falar assim como alguém perdido. Quo se magis exinanivit gloriae Dominus, eo luculentius habemus erga nos amoris espécime - Quanto mais inteiramente o Senhor da glória se esvaziou, mais brilhante é a prova do amor que ele nos deu. Assim, ele foi tentado em todos os pontos como nós, para nos encorajar, quando não sabemos o que fazer, a direcionar nossos olhos para ele.

3. Sua oração a Deus neste aperto: Pai, salva-me desta hora, ek tes oras tautes - fora desta hora, orando, não tanto para que não aconteça, mas para que ele possa ser trazido através dela. Salve-me desta hora; esta era a linguagem da natureza inocente, e seus sentimentos derramados em oração. Observe que é dever e interesse das almas atribuladas recorrer a Deus por meio de oração fiel e fervorosa e, em oração, vê-lo como um Pai. Cristo foi voluntário em seus sofrimentos e, no entanto, orou para ser salvo deles. Observe que a oração contra um problema pode muito bem consistir em paciência sob ele e submissão à vontade de Deus nele. Observe, Ele chama seu sofrimento nesta hora,significando os eventos esperados do tempo agora em mãos. Por meio disso, ele sugere que o tempo de seu sofrimento foi:

(1.) Um tempo definido, definido para uma hora, e ele sabia disso. Foi dito duas vezes antes que sua hora ainda não havia chegado, mas agora estava tão perto que ele poderia dizer que havia chegado.

(2.) Um curto período de tempo. Uma hora logo passou, assim como os sofrimentos de Cristo; ele podia ver através deles a alegria diante dele.

4. Não obstante, sua aquiescência à vontade de seu Pai. Ele atualmente se corrige e, por assim dizer, lembra o que havia dito: Mas por esta causa vim a esta hora. A natureza inocente tem a primeira palavra, mas a sabedoria e o amor divinos têm a última. Observe que aqueles que prosseguiriam regularmente devem pensar duas vezes. O reclamante fala primeiro; mas, se quisermos julgar com retidão, devemos ouvir o outro lado. Com o segundo pensamento, ele se conteve: Por esta causa vim a esta hora; ele não se cala com isso, que não poderia evitar, não havia remédio; mas se satisfaz com isso, que ele não o evitaria, pois era de acordo com seu próprio compromisso voluntário e seria a coroa de todo o seu empreendimento; se ele agora voasse, isso frustraria tudo o que havia sido feito até então. Aqui é feita referência aos conselhos divinos sobre seus sofrimentos, em virtude dos quais cabia a ele se submeter e sofrer. Observe que isso deve nos reconciliar com as horas mais sombrias de nossas vidas, pois sempre fomos projetados para elas; ver 1 Tessalonicenses 3. 3.

5. Sua consideração pela honra de seu pai aqui. Após a retirada de sua petição anterior, ele apresenta outra, que ele cumprirá: Pai, glorifica o teu nome, com o mesmo significado do Pai, seja feita a tua vontade; pois a vontade de Deus é para sua própria glória. Isso expressa mais do que apenas uma submissão à vontade de Deus; é uma consagração de seus sofrimentos para a glória de Deus. Foi uma palavra mediadora e foi dita por ele como nosso fiador, que se comprometeu a satisfazer a justiça divina por nosso pecado. O mal que, pelo pecado, cometemos a Deus está em sua glória, sua glória declarativa; pois em nada mais somos capazes de feri-lo. Nunca fomos capazes de lhe dar satisfação por este mal feito a ele, nem qualquer criatura por nós; nada, portanto, restava, a não ser que Deus o honrasse sobre nós em nossa ruína total. Aqui, portanto, nosso Senhor Jesus se interpôs, comprometeu-se a satisfazer a honra ferida de Deus, e ele o fez por sua humilhação; negou-se e despojou-se das honras devidas ao Filho de Deus encarnado, e submetido à maior censura. Agora aqui ele faz uma oferta dessa satisfação como um equivalente: "Pai, glorifica o teu nome; que tua justiça seja honrada sobre o sacrifício, não sobre o pecador; que a dívida seja cobrada de mim, estou solvente, o principal não." Assim, ele restaurou o que não tirou.

II. A resposta do Pai a este endereçamento; pois ele sempre o ouviu, e ainda o faz. Observe,

1. Como esta resposta foi dada. Por uma voz do céu. Os judeus falam muito de Bath-kôl - a filha de uma voz, como uma daquelas diversas maneiras pelas quais Deus no passado falava aos profetas; mas não encontramos nenhum exemplo dele falando assim a ninguém, exceto ao nosso Senhor Jesus; foi uma honra reservada para ele (Mt 3:17; 17:5), e aqui, provavelmente, esta voz audível foi introduzida por alguma aparência visível, seja de luz ou escuridão, pois ambos foram usados ​​como veículos da glória divina.

2. Qual foi a resposta. Foi um retorno expresso àquela petição, Pai, glorifica o teu nome: eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente. Quando oramos como nos é ensinado, Pai nosso, santificado seja o teu nome, isto é um consolo para nós, isto é, uma oração respondida; respondeu a Cristo aqui, e nele a todos os verdadeiros crentes.

(1.) O nome de Deus foi glorificado na vida de Cristo, em sua doutrina e milagres, e em todos os exemplos que ele deu de santidade e bondade.

(2.) Deve ser ainda mais glorificado na morte e sofrimentos de Cristo. Sua sabedoria e poder, sua justiça e santidade, sua verdade e bondade foram grandemente glorificados; as exigências de uma lei quebrada foram plenamente atendidas; a afronta feita ao governo de Deus satisfeita; e Deus aceitou a satisfação e declarou-se muito satisfeito. O que Deus fez para glorificar seu próprio nome é um incentivo para esperarmos o que ele ainda fará. Aquele que garantiu os interesses de sua própria glória ainda os protegerá.

III. A opinião dos espectadores sobre esta voz, v. 29. Podemos esperar que houvesse alguns entre eles cujas mentes estavam tão bem preparadas para receber uma revelação divina que entenderam o que foi dito e prestaram testemunho disso. Mas aqui se nota a sugestão perversa da multidão: alguns deles disseram que trovejou: outros, que perceberam que havia uma voz claramente articulada e inteligível, disseram que certamente um anjo falou com ele. Agora, isso mostra:

1. Que foi uma coisa real, mesmo no julgamento daqueles que não foram bem afetados por ele.

2. Que eles relutavam em admitir uma prova tão clara da missão divina de Cristo. Eles preferem dizer que foi isso, ou aquilo, ou qualquer coisa, do que Deus falou com ele em resposta à sua oração; e ainda, se trovejou com sons articulados (como Apo 10. 3, 4), não era a voz de Deus? Ou, se os anjos falaram com ele, não são eles os mensageiros de Deus? Mas assim Deus fala uma vez, sim duas vezes, e o homem não percebe.

4. O testemunho que nosso próprio Salvador dá dessa voz.

1. Por que foi enviada (v. 30): "Não veio por minha causa, não apenas para meu encorajamento e satisfação" (então poderia ter sido sussurrado em seu ouvido em particular), " mas por sua causa."

(1.) “Para que todos vocês que ouviram, creiam que o Pai me enviou." O que é dito do céu a respeito de nosso Senhor Jesus, e a glorificação do Pai nele, é dito por nossa causa, para que sejamos levados a nos submeter a ele e descansar sobre ele.

(2.) "Que vocês, meus discípulos, que me seguirão nos sofrimentos, possam ser consolados com os mesmos confortos que me carregam." Que isso os encoraje a se separarem da própria vida por causa dele, se forem chamados a isso, que redundará na honra de Deus. Observe que as promessas e apoios concedidos a nosso Senhor Jesus em seus sofrimentos foram intencionados por nossa causa. Por nossa causa, ele se santificou e se consolou.

2. Qual era o significado disso. Aquele que estava no seio do Pai conhecia sua voz e qual era o significado dela; e duas coisas que Deus pretendia quando disse que glorificaria seu próprio nome:

(1.) Que pela morte de Cristo Satanás deveria ser vencido (v. 31): Agora é o julgamento. Ele fala com exultação e triunfo divinos. "Agora é chegado o ano dos meus remidos, e o tempo prefixado para quebrar a cabeça da serpente e dar uma renda total aos poderes das trevas; agora para essa gloriosa conquista: agora, aquela grande obra a ser feita que tem há tanto tempo pensado nos conselhos divinos, há tanto tempo falado na palavra escrita, que tanto tem sido a esperança dos santos e o pavor dos demônios”. A questão do triunfo é,

[1] Que agora é o julgamento do mundo; krisis, tome isso como um termo médico: "Agora é a crise deste mundo".  Ou melhor, é um termo de lei, como o entendemos: "Agora, o julgamento é feito, a fim de expedir a execução contra o príncipe deste mundo." Observe, a morte de Cristo foi o julgamento deste mundo.

Primeiro, é um julgamento de descoberta e distinção - judicium describeis; então Agostinho. Agora é a provação deste mundo, pois os homens terão seu caráter conforme a cruz de Cristo é para eles; para alguns é tolice e pedra de tropeço, para outros é a sabedoria e o poder de Deus; dos quais havia uma figura nos dois ladrões que foram crucificados com ele. Por isso os homens são julgados, o que eles pensam da morte de Cristo.

Em segundo lugar, é um julgamento de favor e absolvição dos escolhidos que estão no mundo. Cristo na cruz se interpôs entre um Deus justo e um mundo culpado como um sacrifício pelo pecado e uma garantia para os pecadores, de modo que quando ele foi julgado e a iniquidade caiu sobre ele, e ele foi ferido por nossas transgressões, foi como se fosse o julgamento deste mundo, pois uma justiça eterna foi assim trazida, não apenas para os judeus, mas para o mundo inteiro, 1 João 2. 1, 2; Dan 9. 24.

Em terceiro lugar, é um julgamento de condenação dado contra os poderes das trevas; ver cap. 16. 11. O julgamento é feito para vindicação e libertação, a afirmação de um direito invadido. Na morte de Cristo houve um famoso julgamento entre Cristo e Satanás, a serpente e a semente prometida; o julgamento era para o mundo e o domínio dele; o diabo há muito dominava os filhos dos homens, tempos imemoriais; ele agora alega prescrição, fundamentando sua reivindicação também na perda incorrida pelo pecado. Nós o encontramos disposto a chegar a uma composição (Lucas 4. 6, 7); ele teria dado os reinos deste mundo a Cristo, desde que os mantivesse por, de e sob ele. Mas Cristo iria experimentá-lo; ao morrer, ele retira o confisco à justiça divina e, em seguida, contesta o título de maneira justa e o recupera no tribunal do céu. O domínio de Satanás é declarado uma usurpação, e o mundo é atribuído ao Senhor Jesus como seu direito, Sl 2. 6, 8. O julgamento deste mundo é que ele pertence a Cristo, e não a Satanás; para Cristo, portanto, vamos todos virar inquilinos.

[2] Que agora é o príncipe deste mundo expulso. Primeiro, é o diabo que aqui é chamado de príncipe deste mundo, porque ele governa os homens do mundo pelas coisas do mundo; ele é o príncipe das trevas deste mundo, isto é, deste mundo tenebroso, dos que nele andam nas trevas, 2 Cor 4. 4; Ef 4. 12.

Em segundo lugar, diz-se que Ele foi expulso, para ser agora expulso; pois, tudo o que havia sido feito até então para o enfraquecimento do reino do diabo foi feito em virtude de um Cristo que viria e, portanto, é dito ser feito agora. Cristo, reconciliando o mundo com Deus pelo mérito de sua morte, quebrou o poder da morte e expulsou Satanás como destruidor; Cristo, reduzindo o mundo a Deus pela doutrina de sua cruz, quebrou o poder do pecado e expulsou Satanás como enganador. A ferida de seu calcanhar foi o quebrar da cabeça da serpente, Gen 3. 15. Quando seus oráculos foram silenciados, seus templos abandonados, seus ídolos famintos e os reinos do mundo se tornaram os reinos de Cristo, então o príncipe do mundo foi expulso, como aparece comparando isso com a visão de João (Apo 12:8-11), onde é dito ser feito pelo sangue do Cordeiro. A frequente expulsão de demônios de Cristo dos corpos das pessoas era uma indicação do grande desígnio de todo o seu empreendimento. Observe, com que segurança Cristo fala aqui da vitória sobre Satanás; está quase feito, e mesmo quando ele cede à morte, ele triunfa sobre ela.

(2.) Que pela morte de Cristo as almas devem ser convertidas, e isso seria a expulsão de Satanás (v. 32): Se eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim. Aqui observe duas coisas:

[1] O grande desígnio de nosso Senhor Jesus, que era atrair todos os homens a ele, não apenas os judeus, que há muito professavam ser um povo próximo de Deus, mas também os gentios, que estavam longe; pois ele deveria ser o desejado de todas as nações (Ag 2.7), e para ele deve ser a reunião do povo. O que seus inimigos temiam era que o mundo fosse atrás dele; e ele os atrairia para ele, apesar de sua oposição. Observe aqui como o próprio Cristo é tudo na conversão de uma alma.

Primeiro, é Cristo quem atrai: eu atrairei. Às vezes é atribuído ao Pai (cap. 6. 44), mas aqui ao Filho, que é o braço do Senhor. Ele não dirige pela força, mas atrai com as cordas de um homem (Os 11. 4; Jer 31. 3), atrai como a pedra-ímã; a alma está disposta, mas está em um dia de poder.

Em segundo lugar, é para Cristo que somos atraídos: "Eu os atrairei para mim como o centro de sua unidade". A alma que estava distante de Cristo é levada a conhecê-lo, aquele que era tímido e desconfiado dele é levado a amá-lo e a confiar nele - levado a seus termos, em seus braços. Cristo agora estava indo para o céu, e ele atrairia o coração dos homens para lá.

[2] O estranho método que ele adotou para realizar seu desígnio sendo levantado da terra. O que ele quis dizer com isso, para evitar erros, nos é dito (v. 33): Isso ele falou significando de que morte ele deveria morrer, a morte da cruz, embora eles tivessem planejado e tentado apedrejá-lo até a morte. Aquele que foi crucificado foi primeiro pregado na cruz e depois levantado sobre ela. Ele foi levantado como um espetáculo para o mundo; levantado entre o céu e a terra, como indigno de ambos; no entanto, a palavra aqui usada significa um avanço honroso, ean hypsotho – Se eu for exaltado; ele considerou seus sofrimentos sua honra. Seja qual for a morte pela qual morremos, se morrermos em Cristo, seremos elevados desta masmorra, desta cova de leões, para as regiões de luz e amor. Devemos aprender com nosso Mestre a falar de morrer com uma santa amabilidade e a dizer: "Seremos então elevados". Agora, o fato de Cristo atrair todos os homens para ele seguiu-se a sua elevação da terra.

Primeiro, seguiu depois no tempo. O grande aumento da igreja ocorreu após a morte de Cristo; enquanto Cristo viveu, lemos sobre milhares em um sermão alimentados milagrosamente, mas depois de sua morte lemos sobre milhares em um sermão acrescentados à igreja. Israel começou a se multiplicar no Egito após a morte de José.

Em segundo lugar, seguiu-se como uma consequência abençoada disso. Observe que há uma poderosa virtude e eficácia na morte de Cristo para atrair almas a ele. A cruz de Cristo, embora para alguns seja uma pedra de tropeço, é para outros um imã. Alguns fazem uma alusão ao desenho de peixes em uma rede; o levantamento de Cristo foi como a extensão da rede (Mt 13. 47, 48); ou para a criação de um estandarte, que atrai soldados juntos; ou melhor, refere-se ao levantamento da serpente de bronze no deserto, que atraiu todos aqueles que foram picados por serpentes ardentes, assim que se soube que foi levantada, e havia virtude curativa nisto. Oh, que rebanho havia para isso! O mesmo aconteceu com Cristo, quando a salvação por meio dele foi pregada a todas as nações; ver cap. 3. 14, 15. Talvez tenha alguma referência à postura em que Cristo foi crucificado, com os braços estendidos, para convidar todos a ele e abraçar todos os que vierem. Aqueles que levaram Cristo àquela morte ignominiosa pensaram assim em afastar todos os homens dele; mas o diabo foi derrotado em seu próprio arco. Do comedor saiu alimento.

V. A exceção do povo contra o que ele disse, e sua objeção a isso, v. 34. Embora tivessem ouvido a voz do céu e as palavras graciosas que saíram de sua boca, ainda assim eles objetam e brigam com ele. Cristo chamou a si mesmo de Filho do homem (v. 23), que eles sabiam ser um dos títulos do Messias, Dan 7. 13. Ele também disse que o Filho do homem deve ser levantado, o que eles entenderam sobre sua morte, e provavelmente ele se explicou assim, e alguns pensam que ele repetiu o que disse a Nicodemos (cap. 3. 14): Assim também deve o Filho de homem ser levantado. Agora contra isso,

1. Eles alegaram aquelas Escrituras do Antigo Testamento que falam da perpetuidade do Messias, que ele deveria estar tão longe de ser cortado no meio de seus dias que deveria ser um sacerdote para sempre (Sl 110. 4), e um rei para sempre (Sl 89. 29, etc.), para que ele tenha comprimento de dias para todo o sempre, e seus anos como muitas gerações (Sl 21. 4; 61. 6), de tudo o que eles inferiram que o Messias não deveria morrer. Assim, grande conhecimento na letra da Escritura, se o coração não for santificado, pode ser abusado para servir à causa da infidelidade e lutar contra o cristianismo com suas próprias armas. Sua perversidade em se opor ao que Jesus havia dito aparecerá se considerarmos:

(1.) Que, quando eles atestaram a Escritura para provar que o Messias permanece para sempre, eles não deram atenção aos textos que falam da morte do Messias e sofrimentos: eles ouviram da lei que o Messias permanece para sempre; e eles nunca ouviram da lei que o Messias deveria ser cortado (Dn 9:26), e que ele deveria derramar sua alma na morte (Isa 53. 12), e particularmente que suas mãos e pés deveriam ser perfurados? Por que então eles estranham tanto o levantamento do Filho do homem? Observe que muitas vezes cometemos grandes erros e depois os defendemos com argumentos das Escrituras, separando as coisas que Deus em sua palavra uniu e opondo-nos a uma verdade sob o pretexto de apoiar outra. Ouvimos do evangelho o que exalta a graça gratuita, ouvimos também o que ordena o dever, e apenas abraçamos cordialmente ambos, e não os separamos, nem os colocamos em desacordo.

(2.) Que, quando eles se opuseram ao que Cristo disse sobre os sofrimentos do Filho do homem, eles não deram atenção ao que ele havia dito sobre sua glória e exaltação. Eles tinham ouvido da lei que Cristo permanece para sempre; e eles não ouviram nosso Senhor Jesus dizer que ele deveria ser glorificado, que ele deveria produzir muito fruto e atrair todos os homens para ele? Ele não havia acabado de prometer honras imortais a seus seguidores, o que supunha sua permanência para sempre? Mas isso eles ignoraram. Assim, os disputantes injustos se opõem a algumas partes da opinião de um adversário, às quais, se a aceitassem por inteiro, não poderiam deixar de subscrever; e na doutrina de Cristo há paradoxos, que para homens de mentes corruptas são pedras de tropeço - como Cristo crucificado e ainda assim glorificado; levantado da terra, e ainda atraindo todos os homens para ele.

2. Eles perguntaram: Quem é o Filho do homem? Isso eles perguntaram, não com o desejo de serem instruídos, mas com provocação e insulto, como se agora o tivessem confundido e o atropelado. "Tu dizes: O Filho do homem deve morrer; nós provamos que o Messias não deve, e onde está então a tua messianidade? Este Filho do homem, como tu mesmo te chamas, não pode ser o Messias, deves, portanto, pensar em outra coisa para fingir ser." Agora, o que os prejudicou contra Cristo foi sua mesquinhez e pobreza; eles preferem não ter Cristo do que um sofredor.

VI. O que Cristo disse a esta exceção, ou melhor, o que ele disse sobre ela. A objeção era uma cavilação perfeita; eles poderiam, se quisessem, responder por si mesmos: o homem morre, mas é imortal e permanece para sempre, assim como o Filho do homem. Portanto, em vez de responder a esses tolos de acordo com sua tolice, ele lhes dá uma séria cautela para tomar cuidado para não desperdiçar o dia de suas oportunidades em tais cavilações vãs e infrutíferas como estas (v. 35, 36): "Ainda um pouco, e por pouco tempo, a luz está com você; portanto, seja sábio por si mesmo e caminhe enquanto você tem a luz".

1. Em geral, podemos observar aqui,

(1.) A preocupação que Cristo tem pelas almas dos homens e seu desejo pelo bem-estar deles. Com que ternura ele aqui adverte aqueles que olham bem para si mesmos que estavam planejando mal contra ele! Mesmo quando suportou a contradição dos pecadores, buscou a conversão deles. Veja Pv 29. 10.

(2.) O método que ele adota com esses objetores, com mansidão instruindo aqueles que se opõem, 2 Tim 2. 25. Se as consciências dos homens fossem despertadas com a devida preocupação com seu estado eterno, e eles considerassem quão pouco tempo eles têm para gastar, e nenhum para gastar, eles não desperdiçariam pensamentos preciosos e tempo em cavilações insignificantes.

2. Particularmente temos aqui,

(1.) A vantagem que eles desfrutaram em ter Cristo e seu evangelho entre eles, com a brevidade e a incerteza de seu gozo: Ainda por um pouco a luz está com você. Cristo é esta luz; e alguns dos antigos sugerem que, chamando a si mesmo de luz, ele dá uma resposta tácita à objeção deles. Sua morte na cruz foi tão consistente com sua permanência para sempre quanto o pôr do sol todas as noites é com sua perpetuidade. A duração do reino de Cristo é comparada à do sol e da lua, Sl 72:17; 89. 36, 37. As ordenanças do céu são fixadas de forma imutável e, no entanto, o sol e a lua se põem e são eclipsados; assim, Cristo, o Sol da justiça, permanece para sempre e, no entanto, foi eclipsado por seus sofrimentos e ficou apenas um pouco dentro de nosso horizonte. Agora,

[1] Os judeus neste momento tinham a luz com eles; eles tiveram a presença corporal de Cristo, ouviram sua pregação, viram seus milagres. A Escritura é para nós uma luz brilhando em um lugar escuro.

[2] Era para ser, senão um pouco de tempo com eles; Cristo os deixaria em breve, seu estado de igreja visível logo seria dissolvido e o reino de Deus seria tirado deles, e cegueira e dureza aconteceriam a Israel. Observe que é bom que todos nós consideremos o pouco tempo que temos para ter a luz conosco. O tempo é curto e talvez a oportunidade não seja tão longa. O castiçal pode ser removido; pelo menos, devemos ser removidos em breve. Ainda por pouco tempo a luz da vida está conosco; ainda um pouco está conosco a luz do evangelho, o dia da graça, os meios da graça, o Espírito da graça, ainda um pouco.

(2.) O aviso dado a eles para aproveitar ao máximo esse privilégio enquanto o desfrutavam, por causa do perigo que corriam de perdê-lo: Ande enquanto você tem a luz; como viajantes que fazem o melhor caminho a seguir, para que não sejam esquecidos em sua jornada, porque viajar à noite é desconfortável e inseguro. "Venham", dizem eles, "vamos consertar nosso passo e avançar, enquanto temos a luz do dia". Assim devemos ser sábios para nossas almas que estão caminhando para a eternidade. Observe:

[1] É nosso dever caminhar, avançar em direção ao céu e chegar mais perto dele, tornando-nos aptos para ele. Nossa vida é apenas um dia, e temos um dia de jornada pela frente.

[2] A melhor hora para caminhar é enquanto temos luz. O dia é a estação própria para o trabalho, assim como a noite é para o descanso. O momento adequado para obter a graça é quando temos a palavra da graça pregada a nós e o Espírito da graça lutando conosco e, portanto, é a hora de estarmos ocupados.

[3] Para que a escuridão não caia sobre você, para que você não perca suas oportunidades e não possa recuperá-las nem despachar os negócios que precisa fazer sem elas. A situação do pecador descuidado é bastante deplorável; de modo que, se seu trabalho for desfeito então, é provável que seja desfeito para sempre.

 

(3.) A triste condição daqueles que pecaram contra o evangelho e chegaram ao período de seu dia de graça. Andam nas trevas, e não sabem para onde vão, nem para onde vão; nem o caminho em que estão caminhando, nem o fim para o qual estão caminhando. Aquele que é destituído da luz do evangelho e não está familiarizado com suas descobertas e orientações, vagueia infinitamente em enganos e erros e em mil caminhos tortuosos, e não está ciente disso. Deixe de lado as instruções da doutrina cristã e pouco saberemos sobre a diferença entre o bem e o mal. Ele está indo para a destruição e não conhece seu perigo, pois está dormindo ou dançando à beira do poço.

(4.) O grande dever e interesse de cada um de nós inferido de tudo isso (v. 36): Enquanto você tem luz, acredite na luz. Os judeus tinham agora a presença de Cristo com eles, deixe-os melhorá-la; depois eles tiveram as primeiras ofertas do evangelho feitas a eles pelos apóstolos onde quer que eles viessem; agora, isso é uma advertência para eles não se destacarem em seu mercado, mas aceitar a oferta quando foi feita a eles: o mesmo Cristo diz a todos os que desfrutam do evangelho. Observe,

[1] É dever de cada um de nós acreditar na luz do evangelho, recebê-la como uma luz divina, subscrever as verdades que ela descobre, pois é uma luz para nossos olhos, e seguir sua orientação, pois é uma luz para nossos pés. Cristo é a luz, e devemos acreditar nele conforme ele nos é revelado; como uma luz verdadeira que não nos enganará, uma luz segura que não nos desviará.

[2] Estamos preocupados em fazer isso enquanto temos a luz, em nos apegar a Cristo enquanto temos o evangelho para nos mostrar o caminho para ele e nos guiar nesse caminho.

[3] Aqueles que creem na luz serão filhos da luz; eles serão reconhecidos como cristãos, que são chamados filhos da luz (Lucas 16. 8; Ef 5.8) e do dia, 1 Tessalonicenses 5. 5. Os que têm a Deus por Pai são filhos da luz, porque Deus é luz; eles nasceram do alto, e são herdeiros do céu, e filhos da luz, porque o céu é luz.

VII. Cristo está se retirando deles, a seguir: Estas coisas falou Jesus, e não disse mais nada neste momento, mas deixou isso para a consideração deles, e partiu, e se escondeu deles. E isso ele fez,

1. Para sua convicção e despertar. Se eles não considerarem o que ele disse, ele não terá mais nada a dizer a eles. Eles estão ligados à sua infidelidade, como Efraim aos ídolos; deixe-os em paz. Observe que Cristo remove com justiça os meios de graça daqueles que brigam com ele e esconde sua face de uma geração perversa, Dt 32:20.

2. Para sua própria preservação. Ele se escondeu de sua raiva e fúria, recuando, é provável, para Betânia, onde se hospedou. Com isso, parece que o que ele disse os irritou e exasperou, e eles pioraram com o que deveria tê-los tornado melhores.

A incredulidade do povo.

37 E, embora tivesse feito tantos sinais na sua presença, não creram nele,

38 para se cumprir a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?

39 Por isso, não podiam crer, porque Isaías disse ainda:

40 Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos, nem entendam com o coração, e se convertam, e sejam por mim curados.

41 Isto disse Isaías porque viu a glória dele e falou a seu respeito.”

Temos aqui a honra prestada a nosso Senhor Jesus pelos profetas do Antigo Testamento, que predisseram e lamentaram a infidelidade de muitos que não acreditaram nele. Foi realmente uma desonra e tristeza para Cristo que sua doutrina encontrasse tão pouca aceitação e tanta oposição; mas isso tira a admiração e a reprovação, faz com que a ofensa cesse e não desaponte a Cristo, pois aqui as Escrituras foram cumpridas. Duas coisas são ditas aqui a respeito desse povo intratável, e ambas foram preditas pelo profeta evangélico Isaías, que eles não acreditaram e que não podiam acreditar.

I. Eles não acreditaram (v. 37): Embora ele tivesse feito tantos milagres diante deles, o que, alguém poderia pensar, deveria tê-los convencido, ainda assim eles não acreditaram, mas se opuseram a ele. Observe,

1. A abundância dos meios de convicção que Cristo lhes proporcionou: Ele fez milagres, tantos milagres; tosauta semeia significando tantos e tão grandes. Isso se refere a todos os milagres que ele havia realizado anteriormente; além disso, os cegos e coxos foram ter com ele no templo, e ele os curou, Mateus 21. 14. Seus milagres foram a grande prova de sua missão, e na evidência deles ele confiou. Duas coisas a respeito deles ele aqui insiste:

(1.) O número deles; foram muitos, vários e de diversos tipos; numerosos e frequentemente repetidos; e cada novo milagre confirmava a realidade de tudo o que acontecera antes. A multidão de seus milagres não foi apenas uma prova de seu poder inesgotável, mas deu a maior oportunidade de examiná-los; e, se houvesse uma trapaça neles, era moralmente impossível, mas que em algum ou outro deles teria sido descoberto; e, sendo todos milagres de misericórdia, quanto mais havia, mais bem era feito.

(2.) A notoriedade deles. Ele operou esses milagres diante deles, não à distância, nem em um canto, mas diante de muitas testemunhas, aparecendo aos seus próprios olhos.

2. A ineficácia destes meios: No entanto, eles não acreditaram nele. Eles não podiam contradizer as premissas e, ainda assim, não concederiam a conclusão. Observe que os meios mais abundantes e poderosos de convicção não irão, por si mesmos, produzir fé nos corações depravados e preconceituosos dos homens. Estes viram, mas não acreditaram.

3. O cumprimento da Escritura nisto (v. 38): Para que se cumprisse a palavra de Isaías. Não que esses judeus infiéis planejassem o cumprimento da Escritura (eles preferiam imaginar que aquelas Escrituras que falam dos melhores filhos da igreja seriam cumpridas em si mesmas), mas o evento respondeu exatamente à predição, de modo que (ut for ita ut) esta palavra de Isaias foi cumprida. Quanto mais improvável for qualquer evento, mais uma previsão divina aparece na previsão dele. Ninguém poderia imaginar que o reino do Messias, sustentado por tais provas firmes, deveria ter encontrado tanta oposição entre os judeus e, portanto, sua incredulidade é chamada de obra maravilhosa e maravilha, Isaías 29. 14. O próprio Cristo se maravilhou com isso, mas foi o que Isaías predisse (Isaías 53. 1), e agora está cumprido. Observe:

(1.) O evangelho é aqui chamado de testemunho: Quem acreditou, te akon hemon - nossa audição, o que ouvimos de Deus e que você ouviu de nós. Nosso testemunho é o testemunho que trazemos, como o testemunho de um fato ou o testemunho de uma resolução solene no Senado.

(2.) É predito que alguns comparativamente àqueles a quem este testemunho é trazido serão persuadidos a dar crédito a ele. Muitos o ouvem, mas poucos o ouvem e o abraçam: Quem acreditou nisso? Aqui e ali um, mas nenhum para falar; nem o sábio, nem o nobre; é para eles apenas um testemunho que precisa de confirmação.

(3.) É mencionado como algo a ser muito lamentado que tão poucos acreditem no testemunho do evangelho. Senhor é aqui prefixado da LXX, mas não está no hebraico, e sugere um triste testemunho trazido a Deus pelos mensageiros do frio entretenimento que eles e seu testemunho tiveram; quando o servo veio e mostrou a seu senhor todas estas coisas, Lucas 14. 21.

(4.) A razão pela qual os homens não acreditam no testemunho do evangelho é porque o braço do Senhor não é revelado para eles, isto é, porque eles não se familiarizam e se submetem à graça de Deus; eles não conhecem experimentalmente a virtude e a comunhão da morte e ressurreição de Cristo, na qual o braço do Senhor é revelado. Eles viram os milagres de Cristo, mas não viram o braço do Senhor revelado neles.

II. Eles não podiam acreditar e, portanto, não podiam, porque Isaías disse: Ele lhes cegou os olhos. Este é um ditado difícil, quem pode explicá-lo? Temos certeza de que Deus é infinitamente justo e misericordioso e, portanto, não podemos pensar que exista tal impotência para o bem, resultante dos conselhos de Deus, que os coloque sob uma necessidade fatal de serem maus. Deus não condena ninguém por mera soberania; no entanto, é dito: Eles não podiam acreditar. Agostinho, vindo em curso para a exposição dessas palavras, expressa-se com um santo medo de entrar em uma investigação sobre esse mistério. Justa sunt judicia ejus, sed occulta - Seus julgamentos são justos, mas ocultos.

1. Eles não podiam acreditar, isto é, não acreditariam; eles foram obstinadamente resolvidos em sua infidelidade; assim, Crisóstomo e Agostinho se inclinam a entendê-lo; e o primeiro dá diversas instâncias das Escrituras da colocação de uma impotência para significar a recusa invencível da vontade, como Gen 37. 4, eles não podiam falar pacificamente com ele. E cap. 7. 7. Esta é uma impotência moral, como a de quem está acostumado a fazer o mal, Jeremias 13. 23. Mas,

2. Eles não podiam porque Isaías havia dito: Ele cegou seus olhos. Aqui a dificuldade aumenta; é certo que Deus não é o autor do pecado e, no entanto,

(1.) Às vezes, há uma mão justa de Deus a ser reconhecida na cegueira e obstinação daqueles que persistem na impenitência e na incredulidade, pelos quais são justamente punidos por sua antiga resistência à luz divina e rebelião contra a lei divina. Se Deus retém a graça abusada e entrega os homens às concupiscências - se ele permite que o espírito maligno faça sua obra naqueles que resistem ao bom Espírito - e se em sua providência ele coloca pedras de tropeço no caminho dos pecadores, que confirmam seus preconceitos, então ele cega seus olhos e endurece seus corações, e esses são julgamentos espirituais, como a desistência de gentios idólatras a afeições vis e cristãos degenerados a fortes ilusões. Observe o método de conversão implícito aqui e as etapas realizadas nele.

[1] Os pecadores são levados a ver com seus olhos, a discernir a realidade das coisas divinas e a ter algum conhecimento delas.

[2] Para entender com o coração, para aplicar essas coisas a si mesmos; não apenas consentir e aprovar, mas consentir e aceitar.

[3] Ser convertido e efetivamente convertido do pecado para Cristo, do mundo e da carne para Deus, como sua felicidade e porção.

[4] Então Deus os curará, os justificará e os santificará; vai perdoar seus pecados, que são como feridas sangrentas, e mortificam suas corrupções, que são como doenças à espreita. Agora, quando Deus nega sua graça, nada disso é feito; a alienação da mente e sua aversão a Deus e à vida divina crescem em uma antipatia enraizada e invencível, e assim o caso se torna desesperador.

(2.) Cegueira e dureza judicial estão na palavra de Deus ameaçadas contra aqueles que persistem voluntariamente na iniquidade, e foram particularmente preditas com relação à igreja e nação judaica. Conhecidas por Deus são todas as suas obras, e todas as nossas também. Cristo sabia antes quem o trairia e falou sobre isso, cap. 6. 70. Esta é uma confirmação da veracidade das profecias das Escrituras e, portanto, até mesmo a incredulidade dos judeus pode ajudar a fortalecer nossa fé. Também se destina a cautela para pessoas em particular, para que não venham sobre eles o que foi falado nos profetas, Atos 13:40.

(3.) O que Deus predisse certamente acontecerá e, portanto, por uma consequência necessária, a fim de argumentar, pode-se dizer que, portanto, eles não podiam acreditar, porque Deus pelos profetas havia predito que não; pois tal é o conhecimento de Deus que ele não pode ser enganado no que prevê, e tal é a sua verdade que não pode enganar no que prediz, de modo que a Escritura não pode ser quebrada. No entanto, observe-se que a profecia não nomeou pessoas em particular; para que não se diga: "Portanto, tal e tal não podia acreditar, porque Isaías havia dito isso e aquilo;" mas apontou para o corpo da nação judaica, que persistiria em sua infidelidade até que suas cidades fossem devastadas sem habitantes, como segue (Isa 6. 11, 12); ainda assim, reservando um remanescente (v. 13), nele haverá um décimo), cuja reserva foi suficiente para manter uma porta de esperança aberta para pessoas específicas; pois cada um pode dizer: Por que não posso ser desse remanescente?

Por fim, o evangelista, tendo citado a profecia, mostra (v. 41) que se pretendia olhar além dos próprios dias do profeta, e que sua referência principal era aos dias do Messias: Estas coisas disse Isaías quando ele viu sua glória, e falou dele.

1. Lemos na profecia que isso foi dito a Isaías, Isa 6. 8, 9. Mas aqui nos é dito que foi dito por ele para o propósito. Pois nada foi dito por ele como profeta que não tenha sido dito primeiro a ele; nem foi dito a ele que não foi dito depois por ele àqueles a quem ele foi enviado. Veja Is 21. 10.

2. A visão que o profeta teve da glória de Deus é aqui dita ser sua vendo a glória de Jesus Cristo: Ele viu a sua glória. Jesus Cristo, portanto, é igual em poder e glória ao Pai, e seus louvores são igualmente celebrados. Cristo tinha uma glória antes da fundação do mundo, e Isaías viu isso.

3. Diz-se que o profeta ali falou dele. Parece ter sido falado do próprio profeta (pois a ele a comissão e as instruções foram dadas), e ainda assim é dito que foi falado de Cristo, pois, como todos os profetas testemunharam dele, todos o tipificaram. Eles falaram dele que, para muitos, sua vinda seria não apenas infrutífera, mas fatal, um cheiro de morte para morte. Pode-se objetar contra sua doutrina: Se era do céu, por que os judeus não acreditaram? Mas esta é uma resposta para isso; não foi por falta de evidências, mas porque o coração deles inchou e os ouvidos ficaram fechados. Foi falado de Cristo que ele deveria ser glorificado na ruína de uma multidão incrédula, bem como na salvação de um remanescente distinto.

A covardia dos governantes.

42 Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga;

43 porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus.”

Alguma honra foi prestada a Cristo por esses governantes: pois eles acreditaram nele, foram convencidos de que ele foi enviado por Deus e receberam sua doutrina como divina; mas eles não o honraram o suficiente, pois não tiveram coragem de possuir sua fé nele. Muitos professaram mais bondade para com Cristo do que realmente tinham; estes tinham mais bondade para com ele do que estavam dispostos a professar. Veja aqui que luta havia nesses governantes entre suas convicções e suas corrupções.

I. Veja o poder da palavra nas convicções sob as quais muitos deles estavam, que não fecharam voluntariamente os olhos contra a luz. Eles acreditaram nele como Nicodemos, receberam-no como um mestre vindo de Deus. Observe que a verdade do evangelho talvez tenha um interesse maior na consciência dos homens do que imaginamos. Muitos não podem deixar de aprovar em seus corações aquilo de que exteriormente são tímidos. Talvez esses governantes principais fossem verdadeiros crentes, embora muito fracos, e sua fé como pavio fumegante. Observe que pode haver mais pessoas boas do que pensamos. Elias pensou que estava sozinho, quando Deus tinha sete mil adoradores fiéis em Israel. Alguns são realmente melhores do que parecem ser. Suas faltas são conhecidas, mas seu arrependimento não; a bondade de um homem pode ser ocultada por uma fraqueza culpável, mas perdoável, da qual ele mesmo se arrepende verdadeiramente. O reino de Deus não vem com uma observação semelhante; nem todos os que são bons têm a mesma faculdade de aparentar sê-lo.

II. Veja o poder do mundo no sufocamento dessas convicções. Eles acreditaram em Cristo, mas por causa dos fariseus, que tinham o poder de lhes fazer uma maldade, eles não ousaram confessá-lo por medo de serem excomungados. Observe aqui,

1. Onde eles falharam e estavam com defeito; Eles não confessaram a Cristo. Observe que há motivos para questionar a sinceridade daquela fé que tem medo ou vergonha de se mostrar; pois os que creem com o coração devem confessar com a boca, Rom 10. 9.

2. O que eles temiam: serem expulsos da sinagoga, o que eles pensaram que seria uma desgraça e um dano para eles; como se lhes fizesse algum mal serem expulsos de uma sinagoga que se tornara uma sinagoga de Satanás e da qual Deus estava partindo.

3. O que estava por trás desse medo: eles amavam o louvor dos homens, o escolhiam como um bem mais valioso e o perseguiam como um fim mais desejável do que o louvor de Deus; que era uma idolatria implícita, como aquela (Rm 1. 25) de adorar e servir mais a criatura do que o Criador.Eles colocaram esses dois na balança um contra o outro e, depois de pesá-los, procederam de acordo.

(1.) Eles colocaram o elogio dos homens em uma escala e consideraram como era bom elogiar os homens, prestar atenção à opinião dos fariseus e receber elogios dos homens, ser elogiado pelos principais sacerdotes e aplaudidos pelo povo como bons filhos da igreja, a igreja judaica; e eles não confessariam a Cristo, para que não derrogassem a reputação dos fariseus e perdessem a sua própria, e assim impedissem sua própria preferência. E, além disso, os seguidores de Cristo foram colocados em má fama, e eram vistos com desprezo, o que aqueles que estavam acostumados a honrar não podiam suportar. No entanto, talvez se tivessem conhecido a mente um do outro, teriam mais coragem; mas cada um pensou que, se se declarasse a favor de Cristo, deveria ficar sozinho e não ter ninguém para apoiá-lo; ao passo que, se alguém tivesse a resolução de quebrar o gelo, teria mais segundos do que imaginava.

(2.) Eles colocam o louvor a Deus no outro prato da balança. Eles estavam cientes de que, ao confessar a Cristo, deveriam louvar a Deus e receber louvor de Deus, para que ele se agradasse deles e dissesse: Muito bem; mas,

(3.) Eles deram preferência ao elogio dos homens, e isso virou a balança; o sentido prevaleceu sobre a fé e representou como mais desejável permanecer correto na opinião dos fariseus do que ser aceito por Deus. Observe que o amor ao louvor dos homens é um grande prejuízo ao poder e à prática da religião e da piedade. Muitos ficam aquém da glória de Deus por terem em conta o aplauso dos homens, e um valor para isso. O amor ao elogio dos homens, como um complemento daquilo que é bom, fará de um homem um hipócrita quando a religião estiver na moda e o crédito for obtido por ela; e o amor ao louvor dos homens, como um princípio básico naquilo que é mau, fará de um homem um apóstata quando a religião estiver em desgraça, e o crédito será perdido por isso, como aqui. Veja Romanos 2. 29.

O último discurso de Cristo com os judeus.

44 E Jesus clamou, dizendo: Quem crê em mim crê, não em mim, mas naquele que me enviou.

45 E quem me vê a mim vê aquele que me enviou.

46 Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

47 Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo.

48 Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.

49 Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar.

50 E sei que o seu mandamento é a vida eterna. As coisas, pois, que eu falo, como o Pai mo tem dito, assim falo.”

Temos aqui a honra que Cristo não assumiu, mas afirmou, para si mesmo, no testemunho que fez de sua missão no mundo. Provavelmente este discurso não foi ao mesmo tempo que o anterior (para eles ele partiu, v. 36), mas algum tempo depois, quando ele fez outra aparição pública; e, como esse evangelista registra, foi o sermão de despedida de Cristo aos judeus e seu último discurso público; tudo o que se segue foi privado com seus discípulos. Agora observe como nosso Senhor Jesus entregou esta palavra de despedida: ele clamou e disse. A sabedoria não clama (Provérbios 8. 1), clama no exterior? Prov 1. 20. A elevação de sua voz e o clamor íntimo,

1. Sua ousadia ao falar. Embora eles não tivessem coragem de professar abertamente a fé em sua doutrina, ele teve coragem de publicá-la abertamente; se eles tinham vergonha disso, ele não tinha, mas colocou seu rosto como uma pederneira, Isa 50. 7.

2. Sua seriedade ao falar. Ele clamou como alguém que era sério e importuno, e sinceramente no que dizia, e estava disposto a transmitir a eles, não apenas o evangelho de Deus, mas até sua própria alma.

3. Denota seu desejo de que todos possam tomar conhecimento disso. Sendo esta a última vez da publicação de seu evangelho pessoalmente, ele faz a proclamação: "Quem quiser me ouvir, venha agora." Agora, qual é a conclusão de todo o assunto, este resumo final de todos os discursos de Cristo? É muito parecido com o de Moisés (Dt 30. 15): Veja, eu coloquei diante de você a vida e a morte. Então Cristo aqui se despede do templo, com uma declaração solene de três coisas:

I. Os privilégios e dignidades daqueles que acreditam; isso nos dá grande encorajamento para crer em Cristo e professar essa fé. É algo de tal natureza que não precisamos ter vergonha de fazê-lo ou de possuí-lo; porque,

1. Ao crer em Cristo, somos levados a um conhecimento honroso de Deus (v. 44, 45): Aquele que crê em mim e me vê, acredita naquele que me enviou e o vê. Aquele que acredita em Cristo,

(1.) Ele não acredita em um mero homem, como ele parecia ser, e geralmente era considerado, mas ele acredita em alguém que é o Filho de Deus e igual em poder e glória com o Pai. Ou melhor,

(2.) Sua fé não termina em Cristo, mas por meio dele é levada ao Pai, que o enviou, a quem, como nosso fim, viemos por Cristo como nosso caminho. A doutrina de Cristo é crida e recebida como a verdade de Deus. O descanso de uma alma crente está em Deus por meio de Cristo como Mediador; pois sua renúncia a Cristo é para ser apresentada a Deus. O cristianismo é feito não de filosofia nem de política, mas de pura divindade. Isso é ilustrado no v. 45. Aquele que me vê (o que é o mesmo que acreditar nele, porque a fé é o olho da alma) vê aquele que me enviou; ao nos familiarizarmos com Cristo, chegamos ao conhecimento de Deus. Pois,

[1.] Deus se dá a conhecer na face de Cristo (2 Coríntios 4. 6), que é a imagem expressa de sua pessoa, Heb 1. 3.

[2] Todos os que têm uma visão crente de Cristo são conduzidos por ele ao conhecimento de Deus, a quem Cristo nos revelou por sua palavra e Espírito. Cristo, como Deus, era a imagem da pessoa de seu Pai; mas Cristo, como Mediador, era o representante de seu Pai em sua relação com o homem, a luz, a lei e o amor divinos, sendo comunicados a nós nele e por meio dele; de modo que, ao vê-lo (isto é, ao vê-lo como nosso Salvador, Príncipe e Senhor, no direito de redenção), vemos o Pai como nosso dono, governante e benfeitor, no direito da criação: pois Deus tem o prazer de lidar com o homem caído por procuração.

2. Por meio disso, somos levados a um prazer confortável de nós mesmos (v. 46): Eu vim ao mundo como uma luz, para que todo aquele que crê em mim, judeu ou gentio, não permaneça nas trevas. Observe,

(1.) O caráter de Cristo: eu vim como uma luz ao mundo, para ser uma luz para ele. Isso implica que ele tinha um ser, e um ser como luz, antes de vir ao mundo, como o sol antes de nascer; os profetas e apóstolos foram feitos luzes para o mundo, mas foi somente Cristo que veio como uma luz a este mundo, tendo antes sido uma luz gloriosa no mundo superior, cap. 3. 19.

(2.) O conforto dos cristãos: eles não permanecem nas trevas.

[1] Eles não continuam naquela condição escura em que estavam por natureza; eles são luz no Senhor. Eles estão sem nenhum conforto verdadeiro, alegria ou esperança, mas não continuam nessa condição; a luz é semeada para eles.

[2] Qualquer que seja a escuridão da aflição, inquietação ou medo em que eles possam estar depois, são tomadas providências para que eles não permaneçam nela por muito tempo.

[3] Eles são libertados daquela escuridão que é perpétua e que permanece para sempre, aquela escuridão total onde não há o menor vislumbre de luz nem esperança dela.

II. O perigo daqueles que não acreditam, que dá um aviso justo para tomar cuidado para não persistir na incredulidade (v. 47, 48): "Se alguém ouvir minhas palavras e não acreditar, eu não o julgo, não apenas eu, ou não agora, para que eu não seja considerado injusto por ser juiz em minha própria causa; contudo, que a infidelidade não pense, portanto, em ficar impune, embora eu não o julgue, há quem o julgue pela perdição da incredulidade. Observe,

1. Quem são aqueles cuja incredulidade é aqui condenada: aqueles que ouvem as palavras de Cristo e ainda assim não acreditam nelas. Aqueles que nunca tiveram, nem poderiam ter, o evangelho não serão condenados por sua infidelidade; todo homem será julgado de acordo com a dispensação de luz sob a qual estava: Aqueles que pecaram sem lei serão julgados sem lei. Mas aqueles que ouviram, ou poderiam ter ouvido, e não quiseram, estão abertos a esta condenação.

2. Qual é a malignidade construtiva de sua incredulidade: não receber a palavra de Cristo; é interpretado (v. 48) como uma rejeição de Cristo, ho atheton eme. Denota uma rejeição com escárnio e desprezo. Onde a bandeira do evangelho é exibida, nenhuma neutralidade é admitida; todo homem é um súdito ou um inimigo.

3. A maravilhosa paciência e tolerância de nosso Senhor Jesus, exercida para com aqueles que o menosprezaram quando ele veio aqui na terra: eu não o julgo, não agora. Observe que Cristo não foi rápido ou precipitado em tirar vantagem contra aqueles que recusaram as primeiras ofertas de sua graça, mas continuou esperando para ser gracioso. Ele não golpeou aqueles mudos ou mortos que o contradiziam, nunca fez intercessão contra Israel, como Elias fez; embora tivesse autoridade para julgar, suspendeu a execução da mesma, porque tinha um trabalho de outra natureza a fazer primeiro, que era salvar o mundo.

(1) Para salvar efetivamente aqueles que lhe foram dados antes que ele viesse julgar o corpo degenerado da humanidade.

(2.) Oferecer a salvação a todo o mundo e, até agora, salvá-los de que é sua própria culpa se não forem salvos. Ele deveria afastar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Agora, a execução do poder de um juiz não era congruente com esse empreendimento, Atos 8. 33. Em sua humilhação, seu julgamento foi retirado, foi suspenso por um tempo.

4. O julgamento certo e inevitável dos incrédulos no grande dia, o dia da revelação do justo julgamento de Deus: a incredulidade certamente será um pecado condenatório. Alguns pensam que quando Cristo diz, eu não julgo ninguém, ele quer dizer que eles já estão condenados. Não há necessidade de processo, eles são autojulgados; sem execução, eles são autoarruinados; mas que o julgamento vai contra eles, é claro, Heb 2. 3. Cristo não precisa aparecer contra eles como seu acusador, eles são miseráveis ​​se ele não aparecer por eles como seu advogado; no entanto, ele lhes diz claramente quando e onde prestarão contas.

(1.) Há alguém que os julga. Nada é mais terrível do que a paciência abusada e a graça pisoteada; embora por algum tempo a misericórdia se regozije contra o julgamento, ainda assim haverá julgamento sem misericórdia.

(2.) Seu julgamento final está reservado para o último dia; até aquele dia do julgamento, Cristo aqui vincula todos os incrédulos, para responder então por todos os desprezos que eles colocaram sobre ele. A justiça divina marcou um dia e adiou a sentença para aquele dia, como se vê em Mateus 26:64.

(3) A palavra de Cristo irá julgá-los então: As palavras que eu disse, por mais leves que as tenhas feito, as mesmas julgarão o incrédulo no último dia; como se diz que os apóstolos, os pregadores da palavra de Cristo, julgam, Lucas 22:30. As palavras de Cristo julgarão os incrédulos de duas maneiras:

[1] Como prova de seu crime, eles os condenarão. Cada palavra proferida por Cristo, cada sermão, cada argumento, cada oferta bondosa será apresentada como testemunho contra aqueles que menosprezaram tudo o que ele disse.

[2] Como regra de sua condenação, elas os condenarão; eles serão julgados de acordo com o teor dessa aliança que Cristo adquiriu e publicou. Essa palavra de Cristo, aquele que não crer será condenado, julgará todos os incrédulos para a ruína eterna; e há muitas palavras semelhantes.

III. Uma declaração solene da autoridade que Cristo tinha para exigir nossa fé e exigir que recebêssemos sua doutrina sob pena de condenação, v. 49, 50, onde observamos:

1. A comissão que nosso Senhor Jesus recebeu do Pai para entregar sua doutrina ao mundo (v. 49): Eu não falei por mim mesmo, como um mero homem, muito menos como um homem comum; mas o Pai me deu um mandamento sobre o que devo dizer. Este é o mesmo com o que ele disse cap. 7 16. Minha doutrina é:

(1.) Não é minha, pois não falei de mim mesmo. Cristo, como Filho do homem,não falou o que era de invenção ou compostura humana; como Filho de Deus, ele não agiu separadamente, ou sozinho, mas o que ele disse foi o resultado dos conselhos de paz; como Mediador, sua vinda ao mundo foi voluntária e com seu pleno consentimento, mas não arbitrária e por sua própria cabeça. Mas,

(2.) Foi daquele que o enviou. Deus, o Pai, deu a ele,

[1] Sua comissão. Deus o enviou como seu agente e plenipotenciário, para resolver os assuntos entre ele e o homem, para estabelecer um tratado de paz e resolver os artigos.

[2] Suas instruções, aqui chamadas de mandamento, pois eram como os dados a um embaixador, direcionando-o não apenas ao que ele pode dizer, mas ao que ele deve dizer. Ao mensageiro da aliança foi confiada uma missão que ele deveria entregar. Observe que nosso Senhor Jesus aprendeu a obediência por si mesmo, antes de ensiná-la a nós, embora fosse um Filho. O Senhor Deus ordenou ao primeiro Adão, e ele por sua desobediência nos arruinou; ele comandou o segundo Adão, e ele por sua obediência nos salvou. Deus ordenou-lhe o que deveria dizer e o que deveria falar, duas palavras significando a mesma coisa, para denotar que cada palavra era divina. Os profetas do Antigo Testamento às vezes falavam de si mesmos; mas Cristo falou pelo Espírito em todos os momentos. Alguns fazem esta distinção: Ele foi instruído sobre o que deveria dizer em seus sermões e o que deveria falar em seus discursos familiares. Outros o seguinte: Ele foi instruído sobre o que deveria dizer em sua pregação agora e o que deveria falar em seu julgamento no último dia; pois ele tinha comissão e instrução para ambos.

2. O escopo, desígnio e tendência desta comissão: Eu sei que seu mandamento é a vida eterna, v. 50. A comissão dada a Cristo referia-se ao estado eterno dos filhos dos homens, e visava à sua vida eterna e felicidade nesse estado: as instruções dadas a Cristo como profeta deveriam revelar a vida eterna (1 João 5. 11); o poder, dado a Cristo como rei, era para dar a vida eterna, cap. 17. 2. Assim, o comando dado a ele era a vida eterna. Este Cristo diz que sabia: "Eu sei que é assim", o que sugere com que alegria e com que segurança Cristo prosseguiu em seu empreendimento, sabendo muito bem que ele fez uma boa missão e que produziria frutos para a vida eterna. Da mesma forma, sugere com que justiça perecerão aqueles que rejeitam a Cristo e sua palavra. Os que desobedecem a Cristo desprezam a vida eterna e a ela renunciam; para que não apenas as palavras de Cristo os julguem, mas também as suas próprias; assim será seu destino, eles mesmos o decidiram; e quem pode, excetuar-se contra isso?

3. A exata observância de Cristo da comissão e instruções que lhe foram dadas, e sua ação constante em cumpri-las: Tudo o que eu falo, é como o Pai me disse. Cristo estava intimamente familiarizado com os conselhos de Deus, e foi fiel em revelar tanto deles aos filhos dos homens quanto foi acordado que deveria ser descoberto, e não reteve nada que fosse proveitoso. Assim como a testemunha fiel liberta almas, ele também o fez, e falou a verdade, toda a verdade e nada além da verdade. Observe:

(1.) Este é um grande incentivo à fé; as palavras de Cristo, corretamente compreendidas, são aquilo em que podemos aventurar nossas almas.

(2.) É um grande exemplo de obediência. Cristo disse como ele foi convidado, e nós também, comunicamos o que o Pai havia dito a ele, e nós também devemos. Veja Atos 4. 20. Em meio a todo o respeito que lhe é prestado, esta é a honra que ele valoriza, que o que o Pai lhe disse que ele falou, e da maneira como ele foi instruído assim ele falou. Esta foi a sua glória, que, como Filho, ele foi fiel àquele que o designou; e, por uma crença não fingida de cada palavra de Cristo, e uma inteira sujeição de alma a ela, devemos dar a ele a glória devida ao seu nome.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 17/02/2024
Código do texto: T8000934
Classificação de conteúdo: seguro