João 14

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

Este capítulo é uma continuação do discurso de Cristo com seus discípulos após a ceia. Quando ele condenou e descartou Judas, ele se pôs a confortar os demais, que estavam cheios de tristeza pelo que ele havia dito sobre deixá-los, e muitas palavras boas e confortadoras que ele aqui lhes fala. O discurso em interlocução; como Pedro no capítulo anterior, Tomé, Filipe e Judas interpuseram seus pensamentos sobre o que ele disse, de acordo com a liberdade que ele teve o prazer de permitir. As conferências gratuitas são tão instrutivas quanto os discursos solenes, e ainda mais. O escopo geral deste capítulo está no primeiro verso; é projetado para manter os problemas longe de seus corações; agora, para isso, eles devem acreditar: e considerarem:

I. O céu como seu descanso eterno, ver 2, 3.

II. O próprio Cristo como o caminho deles, ver 4-11.

III. O grande poder com o qual serão revestidos pela prevalência de suas orações, vers. 12-14.

IV. A vinda de outro consolador, ver 15-17.

V. O companheirismo e comunhão que deveria haver entre ele e eles após sua partida, ver 18-24.

VI. As instruções que o Espírito Santo deveria dar a eles, ver 25, 26.

VII. A paz que Cristo lhes legou, v. 27.

VIII. A própria alegria de Cristo em sua partida, ver 28-31. E isso que ele disse a eles foi planejado para o conforto de todos os seus fiéis seguidores.

Discurso Consolador de Cristo.

1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.

3 E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.”

Nestes versos temos,

I. Uma advertência geral que Cristo dá a seus discípulos contra problemas de coração (v. 1): Não se turbe o vosso coração. Eles agora começaram a ficar perturbados, estavam entrando nessa tentação. Agora aqui veja,

1. Como Cristo notou isso. Talvez fosse aparente em sua aparência; foi dito (cap. 13. 22): Eles se olharam com ansiedade e preocupação, e Cristo olhou para todos eles e observou isso; pelo menos, era inteligível para o Senhor Jesus, que conhece todas as nossas tristezas secretas não descobertas, com a ferida que sangra interiormente; ele sabe não apenas como somos afligidos, mas como somos afetados por nossas aflições e quão perto elas estão de nossos corações; ele toma conhecimento de todos os problemas com os quais seu povo a qualquer momento corre o risco de ser sobrecarregado; ele conhece nossas almas na adversidade. Muitas coisas coincidiam para perturbar os discípulos agora.

(1.) Cristo acabara de lhes contar sobre a indelicadeza que deveria receber de alguns deles, e isso os perturbou. Pedro, sem dúvida, parecia muito triste com o que Cristo disse a ele, e todos os demais lamentaram por ele e por si mesmos também, sem saber de quem seria a vez de ser informado sobre alguma coisa ruim que eles deveriam fazer. Quanto a isso, Cristo os conforta; embora um ciúme piedoso sobre nós mesmos seja de grande utilidade para nos manter humildes e vigilantes, ainda assim não deve prevalecer para a inquietação de nossos espíritos e o amortecimento de nossa santa alegria.

(2.) Ele acabara de contar a eles sobre sua própria partida deles, que ele não deveria apenas ir embora, mas ir embora em uma nuvem de sofrimentos. Eles devem ouvi-lo em breve carregado de censuras, e estas serão como uma espada em seus ossos; eles devem vê-lo barbaramente abusado e condenado à morte, e isso também será uma espada perfurando suas próprias almas, pois eles o amaram, o escolheram e deixaram tudo para segui-lo. Quando agora olhamos para Cristo transpassado, não podemos deixar de lamentar e ficar em amargura,embora vejamos a gloriosa questão e fruto disso; muito mais dolorosa deve ser a visão para eles, que não podiam olhar mais longe. Se Cristo se afastar deles,

[1] Eles se sentirão vergonhosamente desapontados; pois eles pareciam que este era aquele que deveria ter libertado Israel e deveria ter estabelecido seu reino em poder e glória seculares e, na expectativa disso, haviam perdido tudo para segui-lo.  Agora, se ele deixar o mundo nas mesmas circunstâncias de humildade e pobreza em que viveu, e pior, eles estão completamente derrotados.

[2] Eles se sentirão tristemente abandonados e expostos. Eles sabiam por experiência que pouca presença de espírito eles tinham em emergências difíceis, que eles não poderiam contar com nada além de serem arruinados e atropelados se eles se separassem de seu Mestre. Agora, em referência a tudo isso: Não se perturbe o seu coração. Aqui estão três palavras, em qualquer uma das quais a ênfase pode ser significativamente colocada.

Primeiro, com a palavra perturbado, me tarassestho. Não fique tão perturbado a ponto de se apressar e se confundir, como o mar agitado quando não consegue descansar. Ele não diz: "Não deixe seu coração ser sensível às aflições, ou triste por causa delas", mas: "Não fique confuso e descomposto, não fique abatido e inquieto", Sl 42. 5.

Em segundo lugar, sobre a palavra coração: "Embora a nação e a cidade sejam perturbadas, embora sua pequena família e rebanho sejam perturbados, não deixe seu coração ser perturbado. Mantenham a posse de suas próprias almas quando não puderem manter a posse de mais nada." Não seja ferido.

Em terceiro lugar, sobre a palavra “seu”: "Vocês que são meus discípulos e seguidores, meus redimidos, escolhidos, santificados, no entanto outros estão sobrecarregados com as tristezas deste tempo presente, não sejam vocês, pois vocês sabem melhor; tremam os pecadores de Sião, mas regozijem-se os filhos de Sião em seu rei." Nisto os discípulos de Cristo devem fazer mais do que outros,devem manter suas mentes quietas, quando tudo mais está inquieto.

2. O remédio que ele prescreve contra esse problema mental, que ele viu pronto para prevalecer sobre eles; em geral, acredite - pisteuete.

(1.) Alguns leem em ambas as partes imperativamente: "Acredite em Deus, e em suas perfeições e providência, acredite também em mim,e minha mediação. Construa com confiança sobre os grandes princípios reconhecidos da religião natural: que existe um Deus, que ele é o mais santo, sábio, poderoso e bom; que ele é o governador do mundo e tem a disposição soberana de todos os eventos; e consolem-se igualmente com as doutrinas peculiares daquela santa religião que lhes ensinei e proveria eficazmente contra um dia de tempestade, acredite também em mim." Através de Cristo somos levados a um pacto com Deus, e tornamo-nos interessados ​​em seu favor e promessa, dos quais de outra forma, como pecadores, devemos nos desesperar, e a lembrança de Deus teria sido nosso problema; mas, crendo em Cristo como o Mediador entre Deus e o homem, nossa crença em Deus torna-se confortável; e esta é a vontade de Deus, que todos os homens honrem o Filho como honram o Pai, crendo no Filho como creem no Pai. Aqueles que creem corretamente em Deus acreditarão em Jesus Cristo, a quem ele lhes deu a conhecer; e crer em Deus por meio de Jesus Cristo é um excelente meio de afastar os problemas do coração. A alegria da fé é o melhor remédio contra as tristezas dos sentidos; é um remédio com uma promessa anexada a ela: o justo viverá pela fé; um remédio com um probatum está anexado a ela. Eu desmaiaria a menos que eu acreditasse.

II. Aqui está uma orientação específica para agir com fé na promessa da vida eterna, v. 2, 3. Ele os instruiu a confiar em Deus e confiar nele; mas para que eles devem confiar em Deus e em Cristo? Confie neles para uma felicidade que virá quando este corpo e este mundo não existirem mais, e para uma felicidade que durará tanto quanto a alma imortal e o mundo eterno durarem. Agora, isso é proposto como um consolo soberano sob todos os problemas do tempo presente, para os quais existe aquela felicidade do céu que é admiravelmente adaptada e acomodada. Os santos se encorajaram com isso em seus maiores extremos: Que o céu faria as pazes por tudo. Vejamos como isso é sugerido aqui.

1. Acredite e considere que realmente existe tal felicidade: Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu teria dito a você, v. 2.

(1.) Veja sob que noção a felicidade do céu é aqui representada: como mansões, muitas mansões na casa do Pai de Cristo.

[1] O céu é uma casa, não uma tenda ou tabernáculo; é uma casa não feita por mãos, eterna nos céus.

[2] É a casa de um Pai: a casa de meu Pai; e seu Pai é nosso Pai, a quem ele agora estava subindo; de modo que, por direito de seu irmão mais velho, todos os verdadeiros crentes sejam bem-vindos a essa felicidade como em seu lar. É a sua casa que é Rei dos reis e Senhor dos senhores, habita na luz e habita na eternidade.

[3] Há mansões lá; isto é,

Primeiro, moradias distintas, um apartamento para cada uma. Talvez haja uma alusão aos aposentos dos sacerdotes que ficavam ao redor do templo. No céu há acomodações para determinados santos; embora tudo seja englobado por Deus, nossa individualidade não será perdida lá; todo israelita teve sua sorte em Canaã, e todo ancião um assento, Ap 4. 4.

Em segundo lugar, habitações duráveis. Monai, de mneio, maneo, lugares de permanência. A própria casa é duradoura; nossa propriedade nele não é por um período de anos, mas uma perpetuidade. Aqui estamos como em uma pousada; no céu, obteremos um acordo. Os discípulos deixaram suas casas para atender a Cristo, que não tinha onde reclinar a cabeça, mas as mansões no céu os compensarão.

[4] Existem muitas mansões, pois há muitos filhos a serem levados à glória, e Cristo conhece exatamente o número deles, nem será limitado por espaço pela vinda de mais companhia do que ele espera. Ele disse a Pedro que deveria segui-lo (cap. 13. 36), mas não deixe o resto desanimar, no céu há mansões para todos eles. Reobote, Gn 26. 22.

(2.) Veja que garantia temos da realidade da própria felicidade e da sinceridade da proposta dela  para nós: " Se não fosse assim, eu teria dito a você. Sua boa vontade para conosco é um grande encorajamento para nossa esperança nele. Ele nos ama muito bem, e nos quer muito bem, para desapontar as expectativas de sua própria criação, ou deixar aqueles para serem os mais miseráveis ​​de todos os homens que foram mais observadores dele.

2. Acredite e considere que o objetivo da partida de Cristo era preparar um lugar no céu para seus discípulos. "Você está triste por pensar em minha partida, enquanto eu vou em sua missão, como o precursor; devo entrar para você." Ele foi preparar um lugar para nós; isto é,

(1.) Para tomar posse para nós, como nosso advogado ou procurador, e assim garantir nosso título como não revogável. A libré de seisin foi dada a Cristo, para uso e benefício de todos os que cressem nele.

(2.) Para fazer provisões para nós como nosso amigo e pai. A felicidade do céu, embora preparada antes da fundação do mundo, ainda deve ser preparada para o homem em seu estado caído. Consistindo muito na presença de Cristo ali, era, portanto, necessário que ele fosse antes, para entrar naquela glória da qual seus discípulos deveriam compartilhar. O céu seria um lugar despreparado para um cristão se Cristo não estivesse lá. Ele foi preparar uma mesa para eles, preparar tronos para eles, Lucas 22. 30. Assim, Cristo declara a adequação da felicidade do céu para os santos, para quem está preparada.

3. Acredite e considere que, portanto, ele certamente voltaria no devido tempo, para buscá-los naquele lugar abençoado que ele agora possuiria para si e prepararia para eles (v. 3): "Se eu for e preparar um lugar para você, se esta é a missão da minha jornada, pode ter certeza, quando tudo estiver pronto, eu voltarei e o receberei para mim mesmo, para que você me siga no futuro, para que onde eu estiver, você possa estar também." Agora, essas são palavras realmente confortáveis.

(1.) Que Jesus Cristo voltará; erchomai - eu venho, insinuando a certeza disso, que ele virá e que está vindo diariamente. Dizemos: Estamos chegando, quando estamos ocupados nos preparando para nossa vinda, e ele também está; tudo o que ele faz tem uma referência e tendência à sua segunda vinda. Observe que a crença na segunda vinda de Cristo, da qual ele nos deu a garantia, é um excelente conservante contra problemas de coração, Fp 4:5; Tiago 5. 8.

(2.) Que ele voltará para receber todos os seus fiéis seguidores para si mesmo. Ele os envia em particular na morte e os reúne um por um; mas eles devem fazer sua entrada pública em estado solene todos juntos no último dia, e então o próprio Cristo virá para recebê-los, conduzi-los na abundância de sua graça e recebê-los na abundância de seu amor. Ele irá, por meio disto, testemunhar o maior respeito e carinho que se possa imaginar. A vinda de Cristo é para nos reunirmos com ele, 2 Tessalonicenses 2. 1.

(3.) Onde ele estiver, eles também estarão. Isso sugere, o que muitas outras Escrituras declaram, que a quintessência da felicidade do céu é estar com Cristo lá, cap. 17. 24; Fp 1. 23; 1 Tessalonicenses 4. 17. Cristo fala de seu estar lá como agora presente, onde eu estou; onde devo estar em breve, onde devo estar eternamente; lá estarás em breve, lá estarás eternamente: não apenas lá, no mesmo lugar; mas aqui, no mesmo estado: não apenas espectadores de sua glória, como os três discípulos no monte, mas participantes dela.

(4.) Para que isso possa ser inferido de sua ida para preparar um lugar para nós, pois seus preparativos não serão em vão. Ele não construirá e fornecerá alojamentos, e os deixará vazios. Ele será o consumador daquilo de que é o autor. Se ele preparou o lugar para nós, ele nos preparará para isso e, no devido tempo, nos colocará em posse dele. Como a ressurreição de Cristo é a garantia de nossa ressurreição, sua ascensão, vitória e glória são uma garantia da nossa.

Discurso Consolador de Cristo.

4 E vós sabeis o caminho para onde eu vou.

5 Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?

6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

7 Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto.

8 Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.

9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras.

11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.”

Cristo, tendo colocado a felicidade do céu diante deles como o fim, aqui lhes mostra como é o caminho para isso, e diz-lhes que eles estavam mais familiarizados com o fim que deveriam almejar e com a maneira como deveriam andar. Você sabe, isto é,

1. "Você pode saber; não é nenhuma das coisas secretas que não pertencem a você, mas uma das coisas reveladas; você não precisa subir ao céu, nem descer ao abismo, porque a palavra está perto de você” (Rm 10. 6-8).

2. "Você conhece; você sabe o que é o lar e o que é o caminho, embora talvez não como o lar e o caminho. Foi-vos dito, e não podeis deixar de saber, se vos lembrardes e considerardes.” Observe que Jesus Cristo está disposto a fazer o melhor com o conhecimento de seu povo, embora eles sejam fracos e defeituosos nele. Ele conhece o bem que há neles melhor do que eles mesmos, e é certo que eles têm aquele conhecimento, fé e amor, dos quais eles próprios não são sensíveis ou não têm certeza.

Esta palavra de Cristo deu ocasião a dois de seus discípulos para se dirigirem a ele, e ele responde a ambos.

I. Tomé perguntou sobre o caminho (v. 5), sem qualquer desculpa por contradizer seu Mestre.

1. Ele disse: "Senhor, não sabemos para onde vais, para que lugar ou estado, e como podemos saber o caminho pelo qual devemos seguir-te? Não podemos adivinhar, nem investigar, mas devemos ainda estar em uma dúvida." O testemunho de Cristo a respeito de seu conhecimento os tornou mais sensíveis à sua ignorância e mais inquisitivos em busca de mais luz. Tomé aqui mostra mais modéstia do que Pedro, que pensou que poderia seguir a Cristo agora. Pedro foi o mais solícito em saber para onde Cristo iria. Tomé aqui, embora reclame que não sabia disso, ainda parece mais solícito em conhecer o caminho. Agora,

(1.) Sua confissão de sua ignorância foi louvável o suficiente. Se bons homens estão no escuro e sabem apenas em parte, eles estão dispostos a reconhecer seus defeitos. Mas,

(2.) A causa de sua ignorância era culpável. Eles não sabiam para onde Cristo iria, porque sonhavam com um reino temporal em pompa e poder externos, e adoravam isso, apesar do que ele havia dito repetidas vezes em contrário. Por isso, quando Cristo falou em ir embora e segui-lo, a imaginação deles correu para uma cidade notável ou outra, Belém, Nazaré ou Cafarnaum, ou algumas das cidades dos gentios, como Davi para Hebron, para ali ser ungido rei, e para restaurar o reino a Israel; e para que lado ficava esse lugar, onde esses castelos no ar seriam construídos, leste, oeste, norte ou sul, eles não podiam dizer e, portanto, não conheciam o caminho. Assim, ainda pensamos que estamos mais no escuro do que precisamos estar no que diz respeito ao estado futuro da igreja, porque esperamos sua prosperidade mundana, enquanto é para o avanço espiritual que a promessa aponta. Se Tomé tivesse entendido, como poderia ter feito, que Cristo estava indo para o mundo invisível, o mundo dos espíritos, ao qual as coisas espirituais têm apenas uma referência, ele não teria dito: Senhor, não sabemos o caminho.

II. Agora, para esta reclamação de sua ignorância, que incluía o desejo de ser ensinado, Cristo dá uma resposta completa, v. 6, 7. Tomé havia perguntado para onde ele foi e qual era o caminho, e Cristo responde a ambas as perguntas e confirma o que ele havia dito, que eles não precisariam de resposta se tivessem entendido corretamente; porque eles o conheciam, e ele era o caminho; eles conheceram o Pai, e ele era o fim; e, portanto, para onde eu vou, você sabe, e o caminho que você conhece. Acredite em Deus como o fim e em mim como o caminho (v. 1), e você fará tudo o que deve fazer.

(1.) Ele fala de si mesmo como o caminho, v. 6. Você não conhece o caminho? Eu sou o caminho, e somente eu, pois ninguém vem ao Pai senão por mim. Grandes coisas Cristo aqui diz de si mesmo, mostrando-nos,

[1] A natureza de sua mediação: Ele é o caminho, a verdade e a vida.

Em primeiro lugar, vamos primeiro considerá-los distintamente.

1. Cristo é o caminho, a estrada mencionada, Isa 35. 8. Cristo foi o seu próprio caminho, porque pelo seu próprio sangue entrou no santuário (Hb 9:12), e ele é o nosso caminho, porque por ele entramos. Por sua doutrina e exemplo, ele nos ensina nosso dever, por seu mérito e intercessão, ele procura nossa felicidade e, portanto, ele é o caminho. Nele Deus e o homem se encontram e são reunidos. Não poderíamos chegar à árvore da vida no caminho da inocência; mas Cristo é outro caminho para isso. Por Cristo, como o caminho como uma relação é estabelecida e mantida entre o céu e a terra; os anjos de Deus sobem e descem; nossas orações vão para Deus, e suas bênçãos chegam até nós por meio dele; isso éo caminho que leva ao descanso, o bom e velho caminho. Os discípulos o seguiram, e Cristo lhes diz que seguiram o caminho e, enquanto continuassem seguindo-o, nunca se desviariam.

2. Ele é a verdade.

(1.) Como a verdade se opõe à figura e à sombra. Cristo é a substância de todos os tipos do Antigo Testamento, que são, portanto, considerados figuras do verdadeiro, Heb 9. 24. Cristo é o verdadeiro maná (cap. 6. 32), o verdadeiro tabernáculo, Heb 8. 2.

(2.) Como a verdade se opõe à falsidade e ao erro; a doutrina de Cristo é a verdadeira doutrina. Quando indagamos a verdade, não precisamos aprender mais do que a verdade como é em Jesus.

(3.) Como a verdade se opõe à falácia e ao engano; ele é verdadeiro para todos os que confiam nele, tão verdadeiro quanto a própria verdade, 2 Coríntios 1. 20.

3. Ele é a vida; pois estamos vivos para Deus somente em e através de Jesus Cristo, Romanos 6. 11. Cristo formado em nós é para nossas almas o que nossas almas são para nossos corpos. Cristo é a ressurreição e a vida.

Em segundo lugar, vamos considerá-los em conjunto e com referência um ao outro. Cristo é o caminho, a verdade e a vida; isto é,

1. Ele é o começo, o meio e o fim. Nele devemos partir, prosseguir e terminar. Como a verdade, ele é o guia do nosso caminho; como a vida, ele é o fim dela.

2. Ele é o caminho verdadeiro e vivo (Hb 10. 20); há verdade e vida no caminho, assim como no final dele.

3. Ele é o verdadeiro caminho para a vida, o único caminho verdadeiro; outros caminhos podem parecer certos, mas o fim deles é o caminho da morte.

[2] A necessidade de sua mediação: Ninguém vem ao Pai senão por mim. O homem caído deve vir a Deus como Juiz, mas não pode vir a ele como Pai, a não ser por Cristo como Mediador. Não podemos cumprir o dever de vir a Deus, pelo arrependimento e pelos atos de adoração, sem o Espírito e a graça de Cristo, nem obter a felicidade de vir a Deus como nosso Pai sem seu mérito e justiça; ele é o sumo sacerdote de nossa profissão, nosso advogado.

(2.) Ele fala de seu Pai como o fim (v. 7): "Se vocês me conhecessem corretamente, também teriam conhecido meu Pai; e doravante, pela glória que vocês têm visto em mim e pela doutrina que vocês têm ouvido de mim, você o conhece e o viu." Aqui está,

[1.] Uma repreensão tácita a eles por sua estupidez e descuido em não se familiarizarem com Jesus Cristo, embora tivessem sido seus seguidores e associados constantes: Se você tivesse me conhecido. Eles o conheciam, mas não o conheciam tão bem quanto poderiam e deveriam conhecê-lo. Eles sabiam que ele era o Cristo, mas não prosseguiram para conhecer a Deus nele. Cristo havia dito aos judeus (cap. 8:19): Se vocês me conhecessem, também conheceriam meu Pai; e aqui o mesmo para seus discípulos; pois é difícil dizer o que é mais estranho, a ignorância voluntária daqueles que são inimigos da luz, ou os defeitos e erros dos filhos da luz, que tiveram tais oportunidades de conhecimento. Se eles conhecessem a Cristo corretamente, saberiam que seu reino é espiritual e não deste mundo; que ele desceu do céu e, portanto, deve retornar ao céu; e então eles teriam conhecido seu Pai também, saberiam para onde ele planejou ir, quando ele disse, eu vou para o Pai, para uma glória no outro mundo, não neste. Se conhecêssemos melhor o cristianismo, conheceríamos melhor a religião natural.

[2.] Uma indicação favorável de que ele estava bem satisfeito com a sinceridade deles, apesar da fraqueza de seu entendimento: "E doravante, ao dar-lhe esta dica, que servirá como uma chave para todas as instruções que lhe dei até agora, deixe-me dizer-lhe, você o conhece e o viu, tanto quanto você me conhece e me viu; pois na face de Cristo vemos a glória de Deus, como vemos um pai em seu filho que se assemelha a ele. Cristo diz a seus discípulos que eles não eram tão ignorantes quanto pareciam; porque, embora criancinhas, conheceram o Pai, 1 João 2. 13. Observe que muitos dos discípulos de Cristo têm mais conhecimento e mais graça do que pensam que têm, e Cristo percebe e Se agrada com o bem neles que eles mesmos não estão cientes; pois aqueles que conhecem a Deus não sabem de uma só vez que o conhecem, 1 João 2. 3.

II. Filipe perguntou a respeito do Pai (v. 8), e Cristo respondeu-lhe, v. 9-11, onde observa,

1. O pedido de Filipe para alguma descoberta extraordinária do Pai. Ele não estava tão ansioso para falar como alguns deles estavam, e ainda assim, com um desejo sincero de mais luz, ele clama: Mostra-nos o Pai. Filipe ouviu o que Cristo disse a Tomé e se concentrou nas últimas palavras: Você o viu. "Não", diz Filipe, "isso é o que queremos, é o que teríamos: mostre-nos o Pai e isso nos basta."

(1.) Isso supõe um desejo sincero de conhecimento de Deus como Pai. A petição é: "Mostra-nos o Pai; dá-nos a conhecê-lo nessa relação conosco;" e isso ele implora, não apenas para si mesmo, mas para o resto dos discípulos. O argumento é: basta-nos. Ele não apenas o professa, mas também passará sua palavra para seus condiscípulos. Conceda-nos apenas uma visão do Pai, e teremos o suficiente. Jansenius disse: “Embora Filipe não quisesse dizer isso, ainda assim o Espírito Santo, por sua boca, planejou aqui nos ensinar que a satisfação e a felicidade de uma alma consistem na visão e na fruição de Deus”, Salmos 16. 11; 17. 15. No conhecimento de Deus o entendimento repousa e está no ápice de sua ambição; no conhecimento de Deus como nosso Pai a alma está satisfeita; uma visão do Pai é um céu na terra, nos enche de alegria indescritível.

(2.) Como Filipe fala aqui, dá a entender que ele não estava satisfeito com a descoberta do Pai que Cristo julgou adequada para lhes dar, mas ele iria prescrever a ele e pressioná-lo, algo mais e não menos do que alguma aparência visível da glória de Deus, como aquela para Moisés (Êx 33:22), e para os anciãos de Israel, Êx 24:9-11. "Deixe-nos ver o Pai com nossos olhos corporais, como vemos a ti, e isso nos basta; não te incomodaremos com mais perguntas: Para onde vais?" E assim se manifesta não apenas a fraqueza de sua fé, mas sua ignorância. da maneira evangélica de manifestar o Pai, que é espiritual e não sensível. Tal visão de Deus, ele pensa, seria suficiente para eles, e ainda assim aqueles que o viram assim não foram suficientes, mas logo se corromperam e fizeram uma imagem esculpida. As instituições de Cristo forneceram melhor para a confirmação de nossa fé do que nossas próprias invenções.

2. A resposta de Cristo, referindo-se às descobertas já feitas pelo Pai, v. 9-11.

(1.) Ele o refere ao que ele tinha visto, v. 9. Ele o repreende por sua ignorância e inadvertência: "Há tanto tempo estou convosco, agora há mais de três anos intimamente familiarizado com vocês, e ainda não me conheces, Filipe? Ora, quem me vê, vê o Pai; e como dizes então: Mostra-nos o Pai? Queres pedir o que já tens? Em lugar nenhum,

[1] Ele o reprova por duas coisas: primeiro, por não melhorar seu conhecimento de Cristo, como poderia ter feito, para um conhecimento claro e distinto dele: "Não me conheces, Filipe, a quem tanto seguiste? Com quem andou e conversou por tanto tempo?" Filipe, no primeiro dia em que veio a ele, declarou que sabia que ele era o Messias (cap. 1:45), mas até hoje não conhecia o Pai nele. Muitos que têm bom conhecimento nas Escrituras e nas coisas divinas ficam aquém das realizações justamente esperadas deles, por falta de compor as ideias que têm e prosseguir até a perfeição. Muitos conhecem a Cristo, mas ainda não sabem o que podem saber dele, nem veem o que deveriam ver nele. O que agravou o embotamento de Filipe foi que ele teve uma oportunidade de melhoria por tanto tempo: estou há tanto tempo com você.Observe que, quanto mais desfrutamos dos meios de conhecimento e graça, mais indesculpáveis ​​seremos se formos considerados defeituosos na graça e no conhecimento. Cristo espera que nossa proficiência esteja em certa medida de acordo com nossa posição, que não sejamos sempre bebês. Vamos raciocinar conosco mesmos: "Tenho sido por tanto tempo um ouvinte de sermões, um estudante das Escrituras, um estudioso na escola de Cristo, e ainda assim tão fraco no conhecimento de Cristo e tão inábil na palavra da justiça?"

Em segundo lugar, Ele o reprova por sua fraqueza na oração feita: Mostra-nos o Pai. Observe que aqui aparece muito da fraqueza dos discípulos de Cristo que eles não sabem pelo que orar como deveriam (Rm 8.26), mas muitas vezes pedem mal (Tg 4. 3), por aquilo que não é prometido ou já é concedido no sentido da promessa, como aqui.

[2] Ele o instrui e lhe dá uma máxima que não apenas em geral engrandece a Cristo e nos leva ao conhecimento de Deus nele, mas justifica o que Cristo havia dito (v. 7): Você conhece o Pai e o tem visto; e respondeu à pergunta de Filipe: Mostra-nos o Pai. Ora, diz Cristo, a dificuldade logo acaba, pois quem me vê, vê o Pai.

Primeiro, todos os que viram Cristo na carne poderiam ter visto o Pai nele, se Satanás não tivesse cegado suas mentes e os impedido de ver Cristo, como a imagem de Deus, 2 Coríntios 4. 4.

Em segundo lugar, todos os que viram a Cristo pela fé viram o Pai nele, embora não estivessem repentinamente cientes de que o faziam. À luz da doutrina de Cristo, eles viram Deus como o pai das luzes; nos milagres eles viam Deus como o Deus de poder, o dedo de Deus. A santidade de Deus brilhou na pureza imaculada da vida de Cristo, e sua graça em todos os atos de graça que ele fez.

(2.) Ele o refere ao que ele tinha motivos para acreditar (v. 10, 11): " Não acreditas que eu estou no Pai, e o Pai em mim, e, portanto, vendo-me, viste o Pai?". Você não acreditou nisso? Se não, aceite minha palavra e acredite agora.

[1] Veja aqui no que devemos acreditar: que eu estou no Pai e o Pai em mim; isto é, como ele havia dito (cap. 10. 30), eu e meu Pai somos um. Ele fala do Pai e de si mesmo como duas pessoas, e ainda assim um como nunca dois foram ou podem ser. Conhecendo Cristo como Deus de Deus, luz da luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado, não feito, e como sendo uma só substância com o Pai, por quem todas as coisas foram feitas, conhecemos o Pai; e ao vê-lo assim, vemos o Pai. Em Cristo contemplamos mais da glória de Deus do que Moisés contemplou no Monte Horebe.

[2] Veja aqui quais incentivos temos para acreditar nisso; e eles são dois: - Devemos acreditar, primeiro, por causa de sua palavra: as palavras que eu falo a você, não falo de mim mesmo. Ver cap. 7. 16, Minha doutrina não é minha. O que ele disse parecia-lhes descuidado como a palavra do homem, falando seu próprio pensamento a seu próprio prazer; mas realmente foi a sabedoria de Deus que o indicou e a vontade de Deus que o impôs. Ele falou não apenas de si mesmo, mas da mente de Deus de acordo com os conselhos eternos.

Em segundo lugar, por causa de suas obras: o Pai que habita em mim, ele as faz; e, portanto, acredite em mim por causa delas.Observe,

1. Diz-se que o Pai habita nele ho en emoi menon - ele habita em mim, pela união inseparável da natureza divina e humana: nunca Deus teve um templo para habitar na terra como o corpo do Senhor Jesus, cap. 2. 21. Aqui estava a verdadeira Shequiná, da qual aquela no tabernáculo era apenas um tipo. A plenitude da Divindade habitou nele corporalmente, Colossenses 2:9. O Pai habita em Cristo para que nele ele possa ser encontrado, como um homem onde ele habita. Buscai o Senhor, buscai- o em Cristo, e ele será encontrado, pois nele habita.

2. Ele faz as obras. Muitas palavras de poder e obras de misericórdia, Cristo fez, e o Pai as fez nele; e a obra de redenção em geral foi obra do próprio Deus.

3. Somos obrigados a acreditar nisso, por causa das próprias obras. Como devemos acreditar no ser e nas perfeições de Deus por causa das obras da criação, que declaram sua glória; assim devemos crer na revelação de Deus ao homem em Jesus Cristo por causa das obras do Redentor, aquelas obras poderosas que, manifestando-se (Mateus 14. 2), O manifestam, e Deus nele. Observe que os milagres de Cristo são provas de sua missão divina, não apenas para a convicção dos infiéis, mas para a confirmação da fé de seus próprios discípulos, cap. 2. 11; 5. 36; 10. 37.

Discurso Consolador de Cristo.

12 Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.

13 E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.

14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.”

Os discípulos, como estavam cheios de tristeza ao pensar em se separar de seu Mestre, também estavam preocupados com o que aconteceria com eles quando ele se fosse; enquanto ele estava com eles, ele foi um apoio para eles, manteve-os no semblante, manteve-os no coração; mas, se ele os deixar, eles serão como ovelhas sem pastor, uma presa fácil para aqueles que procuram atropelá-los. Agora, para silenciar esses medos, Cristo aqui garante que eles devem ser revestidos de poderes suficientes para suportá-los. Como Cristo tem todo o poder, eles, em seu nome, devem ter grande poder, tanto no céu quanto na terra.

I. Grande poder na terra (v. 12): Aquele que crê em mim (como eu sei que você faz), as obras que eu faço também as fará. Isso não enfraquece o argumento que Cristo havia tirado de suas obras, para provar a si mesmo um com o Pai (que outros deveriam fazer grandes obras), mas o fortalece; pois os milagres que os apóstolos realizaram foram realizados em seu nome e pela fé nele; e isso amplia seu poder mais do que qualquer coisa, que ele não apenas realizou milagres, mas deu poder a outros para fazê-los também.

1. Duas coisas ele lhes assegura:

(1.) Que eles deveriam ser capacitados para fazer as obras que ele havia feito, e que deveriam ter um poder mais amplo para realizá-las do que tinham quando ele os enviou pela primeira vez, Mateus 10. 8. Cristo curou os enfermos, purificou os leprosos, ressuscitou os mortos? Eles também deveriam. Ele convenceu e converteu pecadores e atraiu multidões a ele? Eles também deveriam. Embora ele deva partir, o trabalho não deve cessar, nem cair no chão, mas deve ser realizado com o mesmo vigor e sucesso de sempre; e ainda está em andamento.

(2.) Que eles devem fazer obras maiores do que estas.

[1] No reino da natureza, eles devem operar milagres maiores. Nenhum milagre é pequeno, mas alguns, para nossa apreensão, parecem maiores que outros. Cristo havia curado com a orla de sua veste, mas Pedro com sua sombra (Atos 5. 15), Paulo pelo lenço que o havia tocado, Atos 19. 12. Cristo realizou milagres por dois ou três anos em um país, mas seus seguidores realizaram milagres em seu nome por muitas eras em diversos países. Você fará obras maiores, se houver ocasião, para a glória de Deus. A oração da fé, se em algum momento fosse necessária, teria removido montanhas.

[2.] No reino da graça. Eles devem obter maiores vitórias pelo evangelho do que as obtidas enquanto Cristo estava na Terra. A verdade é que cativar uma parte tão grande do mundo para Cristo, sob tais desvantagens externas, foi o milagre de todos. Acho que isso se refere especialmente ao dom de línguas; este foi o efeito imediato do derramamento do Espírito, que foi um milagre constante na mente, no qual as palavras são moldadas, e que foi feito para servir a uma intenção tão gloriosa como a de espalhar o evangelho a todas as nações na linguagem de seu próprio país. Este foi um sinal maior para aqueles que não acreditaram (1 Coríntios 14. 22), e mais poderoso para sua convicção, do que qualquer outro milagre.

2. A razão que Cristo dá para isso é, porque eu vou para meu Pai,

(1.) "Porque eu vou, será necessário que você tenha tal poder, para que o trabalho não sofra dano por minha ausência."

(2.) "Porque eu vou para o Pai, estarei em condições de fornecer a vocês tal poder, pois eu vou para o Pai, para enviar o Consolador, de quem vocês receberão poder", Atos 1. 8. As obras maravilhosas que eles fizeram em nome de Cristo eram parte das glórias de seu estado exaltado, quando ele ascendeu ao alto, Ef 4. 8.

II. Grande poder no céu: "Tudo o que pedirdes, isso farei (v. 13, 14), como Israel, que era um príncipe com Deus. Portanto, você deve fazer tais obras poderosas, porque você tem tanto interesse em mim, e eu em meu Pai.” Observe,

1. De que maneira eles deveriam manter a comunhão com ele e obter poder dele, quando ele foi para o Pai - pela oração. Quando amigos queridos devem ser afastados um do outro, eles providenciam o estabelecimento de uma correspondência; assim, quando Cristo estava indo para seu Pai, ele diz a seus discípulos como eles poderiam escrever para ele em todas as ocasiões e enviar suas epístolas por um meio de transporte seguro e pronto, sem perigo de abortar ou ficar no caminho: "Deixe Eu ouvir de vocês pela oração, a oração da fé, e vocês ouvirão de mim pelo Espírito”. Este era o antigo modo de comunicação com o Céu, desde que os homens começaram a invocar o nome do Senhor; mas Cristo, por sua morte, o abriu mais, e ainda está aberto para nós. Aqui está,

(1.) Humildade prescrita:Você deve pedir. Embora tivessem desistido de tudo por Cristo, não podiam exigir nada dele como dívida, mas deveriam ser humildes suplicantes, mendigar ou passar fome, mendigar ou perecer.

(2.) A liberdade permitida: "Peça qualquer coisa, qualquer coisa que seja boa e adequada para você; qualquer coisa, desde que você saiba o que está pedindo, você pode pedir; você pode pedir ajuda em seu trabalho, por uma boca e sabedoria, para preservação das mãos de seus inimigos, para poder fazer milagres quando houver ocasião, para o sucesso do ministério na conversão de almas; peça para ser informado, dirigido, vindicado." As ocasiões variam, mas serão bem-vindos ao trono da graça em todas as ocasiões.

2. Em que nome eles deveriam apresentar suas petições: Peça em meu nome. Pedir em nome de Cristo é,

(1.) pleitear seu mérito e intercessão, e depender dessa súplica. Os santos do Antigo Testamento estavam atentos a isso quando oraram por causa do Senhor (Dn 9:17) e por causa dos ungidos (Sl 84:9), mas a mediação de Cristo é trazida a uma luz mais clara pelo evangelho, e portanto, podemos pedir mais expressamente em seu nome. Quando Cristo ditou a oração do Senhor, isso não foi inserido, porque eles não entenderam tão completamente esse assunto quanto depois, quando o Espírito foi derramado. Se pedirmos em nosso próprio nome,não podemos esperar acelerar, pois, sendo estranhos, não temos nome no céu; sendo pecadores, temos má fama ali; mas o nome de Cristo é bom, bem conhecido no céu e muito precioso.

(2.) É visar a sua glória e buscar isso como nosso objetivo mais elevado em todas as nossas orações.

3. Que sucesso eles devem ter em suas orações: "O que vocês pedem, isso farei", v. 13. E novamente (v. 14): "Eu o farei. Você pode ter certeza de que o farei: não apenas isso será feito, eu o farei, ou darei ordens para fazê-lo, mas eu o farei;" pois ele não tem apenas o interesse de um intercessor, mas o poder de um príncipe soberano, que está sentado à direita de Deus, a mão da ação, e faz tudo no reino de Deus. Pela fé em seu nome, podemos ter o que quisermos se pedirmos.

4. Por que motivo suas orações devem correr tão bem: Para que o Pai seja glorificado no Filho. Isto é,

(1.) Isso eles devem almejar e estar de olho ao pedirem. Nisso todos os nossos desejos e orações devem se encontrar como em seu centro; para isso todos devem ser direcionados, para que Deus em Cristo seja honrado por nossos serviços e em nossa salvação. Santificado seja o teu nome é uma oração respondida e é colocada em primeiro lugar, porque, se o coração for sincero nisso, de certa forma consagra todas as outras petições.

(2.) Isto Cristo visará conceder, e por causa disso fará o que eles pedem, para que por meio disso a glória do Pai no Filho possa ser manifestada. A sabedoria, o poder e a bondade de Deus foram ampliados no Redentor quando, por um poder derivado dele e exercido em seu nome e para seu serviço, seus apóstolos e ministros foram capacitados a fazer grandes coisas, tanto nas provas de sua doutrina e nos sucessos dela.

Discurso Consolador de Cristo.

15 Se me amais, guardareis os meus mandamentos.

16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,

17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.”

Cristo não apenas propõe a eles coisas que são o assunto de seu conforto, mas aqui promete enviar o Espírito, cujo ofício deveria ser o Consolador, para impressionar essas coisas sobre eles.

I. Ele dá como premissa uma lembrança do dever (v. 15): Se me amais, guardareis os meus mandamentos. Guardar os mandamentos de Cristo é colocado aqui para a prática da piedade em geral, e para o desempenho fiel e diligente de seu ofício como apóstolos em particular. Agora observe:

1. Quando Cristo os está confortando, ele lhes ordena a guardar seus mandamentos; pois não devemos esperar conforto, senão no caminho do dever. A mesma palavra (parakaleo) significa exortar e confortar.

2. Quando eles estavam preocupados com o que deveriam fazer, agora que seu Mestre os estava deixando, e o que seria deles agora, ele os ordena a guardar seus mandamentos, e então nada poderia dar errado para eles. Em tempos difíceis, nosso cuidado com os acontecimentos do dia deve ser absorvido pelo cuidado com os deveres do dia.

3. Quando eles estavam mostrando seu amor a Cristo por sua tristeza ao pensar em sua partida, e a tristeza que encheu seus corações ao prever isso, ele lhes ordena, se eles mostrarem seu amor a ele, façam isso, não por essas paixões fracas, mas por seu cuidado consciencioso em cumprir sua confiança e por uma obediência universal a seus comandos; isso é melhor do que sacrifício, melhor do que lágrimas. Você me ama? Alimente meus cordeiros.

4. Quando Cristo lhes deu preciosas promessas, da resposta de suas orações e da vinda do Consolador, ele estabelece isso como uma limitação das promessas: "Desde que você guarde meus mandamentos, por um princípio de amor a mim". Cristo não será um advogado para ninguém, exceto para aqueles que serão governados e aconselhados por ele como seu conselho. Siga a conduta do Espírito e você terá o consolo do Espírito.

II. Ele promete esta grande e indizível bênção a eles, v. 16, 17.

1. É prometido que eles terão outro consolador. Esta é a grande promessa do Novo Testamento (Atos 1.4), como a do Messias era do Antigo Testamento; uma promessa adaptada à angústia atual dos discípulos, que estavam tristes e precisavam de um consolador. Observe aqui,

(1.) A bênção prometida: allon parakleton. A palavra é usada apenas aqui nestes discursos de Cristo e em 1 João 2.1, onde a traduzimos por um advogado. Os remistas e o Dr. Hammond defendem a retenção da palavra grega Paráclito; lemos, Atos 9. 31, da paraklesis tou hagiou pneumatos, o consolo do Espírito Santo, incluindo todo o seu ofício como paracleto.

[1] Você terá outro advogado. O ofício do Espírito era ser o advogado de Cristo com eles e com outros, defender sua causa e cuidar de suas preocupações na terra; ser vicarius Christi - Vigário de Cristo,como um dos antigos o chama; e para ser seu advogado com seus opositores. Quando Cristo estava com eles, ele falava por eles conforme a ocasião; mas agora que ele os está deixando, eles não serão abatidos, o Espírito do Pai falará neles, Mateus 10. 19, 20. E a causa não pode abortar que é pleiteada por tal advogado.

[2] Você terá outro mestre ou professor, outro exortador. Enquanto eles tinham Cristo com eles, ele os exortou e exortou a cumprir seus deveres; mas agora que ele está indo, ele deixa alguém com eles que fará isso com a mesma eficácia, embora silenciosamente. Jansenius acha que a palavra mais adequada para traduzi-lo é patrono, alguém que deve instruir e proteger você.

[3.] Outro consolador. Cristo era esperado como o consolo de Israel. Um dos nomes do Messias entre os judeus era Menahem - o Consolador. O Targum chama os dias do Messias de anos de consolação. Cristo confortou seus discípulos quando estava com eles, e agora que os estava deixando em sua maior necessidade, ele lhes promete outro.

(2.) O doador desta bênção: O Pai o dará, meu Pai e vosso Pai; inclui ambos. O mesmo que deu o Filho para ser nosso Salvador dará seu Espírito para ser nosso consolador, segundo o mesmo desígnio. Diz-se que o Filho envia o Consolador (cap. 15. 26), mas o Pai é o agente principal.

(3.) Como esta bênção é obtida - pela intercessão do Senhor Jesus: eu rogarei ao Pai. Ele disse (v. 14) Eu o farei; aqui ele diz: eu orarei por isso, para mostrar não apenas que ele é Deus e homem, mas que ele é rei e sacerdote. Como sacerdote, ele é ordenado para que os homens façam intercessão, como rei, ele é autorizado pelo Pai a executar o julgamento. Quando Cristo diz: eu rogarei ao Pai, isso não supõe que o Pai não queira ou deva ser importunado a isso, mas apenas que o dom do Espírito é fruto da mediação de Cristo, adquirido por seu mérito e retirado por sua intercessão.

(4.) A continuação desta bênção: Para que ele possa permanecer com você para sempre. Isto é,

[1.] "Com você,contanto que você viva. Você nunca conhecerá a falta de um consolador, nem lamentará sua partida, como agora está lamentando a minha.... Não era conveniente que Cristo estivesse com eles para sempre, pois aqueles que foram designados para o serviço público nem sempre deveriam viver uma vida universitária; eles deveriam se dispersar e, portanto, um consolador que estaria com todos eles, em todos os lugares igualmente, onde quer que dispersos e angustiados, era o único adequado para estar com eles para sempre.

[2] "Com seus sucessores, quando você se for, até o fim dos tempos; seus sucessores no cristianismo, no ministério."

[3.] Se tomarmos para sempre em toda a extensão, a promessa será realizada naquelas consolações de Deus que serão a alegria eterna de todos os santos, prazeres para sempre.

2. Este consolador é o Espírito da verdade, a quem você conhece, v. 16, 17. Eles podem pensar que é impossível ter um consolador equivalente àquele que é o Filho de Deus: "Sim", diz Cristo, "você terá o Espírito de Deus, que é igual em poder e glória ao Filho".

(1.) O consolador prometido é o Espírito, aquele que deve fazer seu trabalho de maneira espiritual, interior e invisivelmente, trabalhando no espírito dos homens.

(2.) "Ele é o Espírito da verdade". Ele será fiel a você e ao seu empreendimento por você, que ele realizará ao máximo. Ele lhes ensinará a verdade, iluminará suas mentes com o conhecimento dela, fortalecerá e confirmará sua crença nela e aumentará seu amor por ela. Os gentios por suas idolatrias e os judeus por suas tradições foram levados a erros e enganos grosseiros; mas o Espírito da verdade não apenas conduzirá você a toda a verdade, mas outros por meio do seu ministério. Cristo é a verdade, e ele é o Espírito de Cristo, o Espírito com o qual ele foi ungido.

(3) Ele é aquele que o mundo não pode receber; mas você o conhece. Portanto, ele permanece com você.

[1] Os discípulos de Cristo são aqui distinguidos do mundo, pois são escolhidos e chamados para fora do mundo que jaz na maldade; eles são filhos e herdeiros de outro mundo, não deste.

[2] É a miséria daqueles que são invencivelmente devotados ao mundo que eles não podem receber o Espírito da verdade. O espírito do mundo e de Deus são mencionados como diretamente contrários um ao outro (1 Cor 2. 12); pois onde o espírito do mundo tem a ascendência, o Espírito de Deus é excluído. Até os príncipes deste mundo, embora, como príncipes, eles tivessem vantagens de conhecimento, ainda assim, como príncipes deste mundo, eles trabalhavam sob preconceitos invencíveis, de modo que não conheciam as coisas do Espírito de Deus, 1 Coríntios 2:8.

[3] Portanto, os homens não podem receber o Espírito da verdade porque não o veem nem o conhecem. Os confortos do Espírito são loucura para eles, tanto quanto a cruz de Cristo sempre foi, e as grandes coisas do evangelho, como as da lei, são consideradas estranhas. Estes são julgamentos muito acima de sua vista. Fale com os filhos deste mundo sobre as operações do Espírito, e você será como um bárbaro para eles.

[4] O melhor conhecimento do Espírito da verdade é aquele que se obtém pela experiência: Você o conhece, pois ele habita com você. Cristo havia habitado com eles e, por conhecê-lo, eles não podiam deixar de conhecer o Espírito da verdade. Eles próprios foram dotados do Espírito em alguma medida. O que os capacitou a deixar tudo para seguir a Cristo e continuar com ele em suas tentações? O que os capacitou a pregar o evangelho e fazer milagres, senão o Espírito habitando neles? As experiências dos santos são as explicações das promessas; paradoxos para os outros são axiomas para eles.

[5.] Aqueles que têm um conhecimento experimental com o Espírito têm uma segurança confortável de sua continuidade: Ele habita com você e estará em você, pois o bendito Espírito não costuma mudar de morada. Quem o conhece sabe valorizá-lo, convidá-lo e dar-lhe as boas-vindas; e, portanto, ele estará neles, como a luz no ar, como a seiva na árvore, como a alma no corpo. Sua comunhão com ele deve ser íntima e sua união com ele inseparável.

[6] O dom do Espírito Santo é um dom peculiar, concedido aos discípulos de Cristo de maneira distinta - eles, e não o mundo; é para eles o maná escondido e a pedra branca. Nenhum conforto comparável àqueles que não aparecem, não fazem barulho. Este é o favor que Deus presta aos seus escolhidos; é a herança daqueles que temem o seu nome.

Discurso Consolador de Cristo.

18 Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.

19 Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis.

20 Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.

21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.

22 Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo?

23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.

24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.”

Quando os amigos estão se separando, é um pedido comum que eles fazem um ao outro: "Ore, deixe-nos ouvi-lo sempre que puder:" este Cristo se comprometeu com seus discípulos, para que fora da vista eles não estivessem fora da mente.

I. Ele promete que continuaria a cuidar deles (v. 18): “Não vos deixarei órfãos”, nem órfãos de pai; Sua partida deles foi o que os entristeceu; mas não foi tão ruim quanto eles apreenderam, pois não era total nem final.

1. Não total. "Embora eu os deixe sem minha presença corporal, ainda assim não os deixo sem conforto." Embora crianças, e deixou pouco, no entanto, eles receberam a adoção de filhos, e seu Pai seria o Pai deles, com quem aqueles que de outra forma seriam órfãos encontrariam misericórdia. Observe que o caso dos verdadeiros crentes, embora às vezes possa ser triste, nunca é sem conforto, porque eles nunca são órfãos: pois Deus é o Pai deles, que é um Pai eterno.

2. Não final: eu irei até você, erchomai - eu venho; isto é,

(1.) "Virei rapidamente a você na minha ressurreição, não estarei muito longe, mas estarei com você novamente em pouco tempo". Ele costumava dizer: No terceiro dia ressuscitarei.

(2.) "Virei diariamente a vocês em meu Espírito;" nas provas de seu amor e nas visitas de sua graça, ele ainda está vindo.

(3.) "Eu certamente irei no fim dos tempos; certamente irei rapidamente para apresentá-lo à alegria do seu Senhor." Observe que a consideração da vinda de Cristo a nós nos salva de sermos desconfortáveis ​​em suas remoções de nós; pois, se ele partir por um tempo, é para que possamos recebê-lo para sempre. Deixe isso moderar nossa dor: O Senhor está próximo.

II. Ele promete que eles devem continuar a conhecê-lo e a se interessar por ele (v. 19, 20): Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, isto é, agora não estou mais no mundo. Depois de sua morte, o mundo não o viu mais, pois, embora ressuscitou, nunca se manifestou a todas as pessoas, Atos 10. 41. O mundo maligno pensou que já o tinham visto o suficiente e gritou: Fora com ele; crucifique-o; e assim será seu destino; eles não o verão mais. Somente aqueles que veem a Cristo com os olhos da fé o verão para sempre. O mundo não o vê mais até sua segunda vinda; mas seus discípulos têm comunhão com ele em sua ausência.

1. Você me vê e continuará a me ver, quando o mundo não me ver mais. Eles o viram com seus olhos corporais após sua ressurreição, pois ele se mostrou a eles por muitas provas infalíveis, Atos 1.8. E então os discípulos ficaram felizes quando viram o Senhor. Eles o viram com os olhos da fé após sua ascensão, sentado à direita de Deus, como Senhor de todos; viu aquilo nele que o mundo não viu.

2. Porque eu vivo, você também viverá. O que os entristecia era que seu Mestre estava morrendo, e eles não contavam com nada além de morrer com ele. Não, diz Cristo,

(1.) eu vivo; nisto o grande Deus se gloria, eu vivo, diz o Senhor, e Cristo diz o mesmo; não apenas viverei, como ele diz deles, mas eu vivo; pois ele tem vida em si mesmo e vive para sempre. Não estamos sem conforto, enquanto sabemos que nosso Redentor vive.

(2.) Portanto, você também viverá.Observe que a vida dos cristãos está ligada à vida de Cristo; tão certo e enquanto ele viver, aqueles que pela fé estão unidos a ele também viverão; eles viverão espiritualmente, uma vida divina em comunhão com Deus. Esta vida está escondida com Cristo; se a cabeça e a raiz vivem, os membros e ramos também vivem. Eles viverão eternamente; seus corpos ressuscitarão na virtude da ressurreição de Cristo; estará bem com eles no mundo vindouro. Não pode deixar de estar bem com todos os que são dele, Isa 26. 19.

3. Você terá a certeza disso (v. 20): Naquele dia, quando eu for glorificado, quando o Espírito for derramado, você saberá mais clara e certamente do que agora que estou em meu Pai, e você em mim e eu em você.

(1.) Esses gloriosos mistérios serão plenamente conhecidos no céu; Naquele dia, quando eu te receber para mim mesmo, você saberá perfeitamente o que agora você vê através de um espelho obscuro. Agora não parece o que seremos, mas então aparecerá o que éramos.

(2.) Eles foram mais plenamente conhecidos após o derramamento do Espírito sobre os apóstolos; naquele dia a luz divina deveria brilhar, e seus olhos deveriam ver mais claramente, seu conhecimento deveria avançar e aumentar grandemente, tornar-se-ia mais extenso e mais distinto, e como o cego ao segundo toque da mão de Cristo, que a princípio apenas via os homens como árvores andando.

(3.) Eles são conhecidos por todos os que recebem o Espírito da verdade, para sua abundante satisfação, pois no conhecimento disso é fundada sua comunhão com o Pai e seu Filho Jesus Cristo. Eles sabem,

[1] Que Cristo está no Pai, é um com o Pai, por sua experiência do que ele tem feito por eles e neles; eles descobrem que admirável consentimento e harmonia existe entre o cristianismo e a religião natural, que é enxertado nisso, e assim eles sabem que Cristo está no Pai.

[2] Que Cristo está neles; cristãos experientes sabem pelo Espírito que Cristo habita neles, 1 João 3. 24.

[3] Que eles estão em Cristo, pois a relação é mútua e igualmente próxima de ambos os lados, Cristo neles e eles em Cristo, o que expressa uma união íntima e inseparável; em virtude da qual é que, porque ele vive, eles também viverão. Note,

Primeiro, a união com Cristo é a vida dos crentes; e a relação deles com ele, e com Deus através dele, é a felicidade deles.

Em segundo lugar, o conhecimento dessa união é sua alegria e satisfação indescritíveis; eles estavam agora em Cristo, e ele neles, mas ele fala disso como um ato adicional de graça para que eles o conhecessem e tivessem o conforto disso. Um interesse em Cristo e o conhecimento disso às vezes são separados.

III. Ele promete que os amaria e se manifestaria a eles, v. 21-24. Aqui observe,

1. Quem são aqueles a quem Cristo olhará e aceitará como os que o amam; os que têm os seus mandamentos, e os guarda. Com isso, Cristo mostra que as coisas boas que ele disse aqui a seus discípulos não eram destinadas apenas àqueles que agora eram seus seguidores, mas a todos os que deveriam acreditar nele por meio de sua palavra. Aqui está,

(1.) O dever daqueles que reivindicam a dignidade de serem discípulos. Tendo os mandamentos de Cristo, devemos guardá-los; como cristãos de nome e profissão, temos os mandamentos de Cristo, soando em nossos ouvidos, escritos diante de nossos olhos, temos o conhecimento deles; mas isto não é o suficiente; se nos aprovássemos cristãos de fato, devemos mantê-los. Tendo-os em nossas cabeças, devemos mantê-los em nossos corações e vidas.

(2.) A dignidade daqueles que cumprem o dever de discípulos. Eles são considerados por Cristo como os que o amam. Não os que têm o maior juízo e sabem falar por ele, mas os que guardam os seus mandamentos. Observe que a evidência mais segura de nosso amor a Cristo é a obediência às leis de Cristo. Tal é o amor de um súdito ao seu soberano, um amor obediente, respeitoso e obediente, uma conformidade com sua vontade e satisfação em sua sabedoria.

2. Que retorno ele lhes dará por seu amor; retornos ricos; não há amor perdido em Cristo.

(1.) Eles terão o amor do Pai: aquele que me ama será amado por meu Pai. Não poderíamos amar a Deus se ele não primeiro, por sua boa vontade para conosco, não nos desse sua graça para amá-lo; mas há um amor de complacência prometido àqueles que amam a Deus, Provérbios 8:17. Ele os ama e os deixa saber que os ama, sorri para eles e os abraça. Deus ama tanto o Filho a ponto de amar todos aqueles que o amam.

(2.) Eles terão o amor de Cristo: E eu o amarei,como Deus-homem, como Mediador. Deus o amará como a um Pai, e eu o amarei como a um irmão, um irmão mais velho. O Criador o amará e será a felicidade de seu ser; o Redentor o amará e será o protetor de seu bem-estar. Na natureza de Deus, nada brilha mais intensamente do que isso, que Deus é amor. E no empreendimento de Cristo, nada parece mais glorioso do que isso, que ele nos amou. Agora, esses dois amores são a coroa e o conforto, a graça e a glória que serão para todos aqueles que amam o Senhor Jesus Cristo com sinceridade. Cristo agora estava deixando seus discípulos, mas promete continuar seu amor por eles; pois ele não apenas mantém uma bondade para com os crentes, embora ausente, mas está fazendo bondade para eles enquanto ausentes, pois ele os carrega em seu coração e vive sempre intercedendo por eles.

(3.) Eles terão o conforto desse amor: eu me manifestarei a ele. Alguns entendem que Cristo se mostrou vivo a seus discípulos após sua ressurreição; mas, sendo prometido a todos os que o amam e guardam seus mandamentos, deve ser interpretado de modo a se estender a eles. Há uma manifestação espiritual de Cristo e seu amor feito a todos os crentes. Quando ele ilumina suas mentes para conhecer seu amor e as dimensões dele (Ef 3. 18, 19), anima suas graças e os atrai para o exercício e, assim, amplia seus confortos em si mesmo - quando ele esclarece as evidências de seu interesse por ele e lhes dá sinais de seu amor, experiência de sua ternura e penhores de seu reino e glória - então ele se manifesta a eles; e Cristo não se manifesta a ninguém, exceto àqueles a quem ele tem o prazer de se manifestar.

3. O que ocorreu quando Cristo fez esta promessa.

(1.) Um dos discípulos expressa sua admiração e surpresa, v. 22. Observe,

[1] Quem foi que disse isso - Judas, não Iscariotes. Judá, ou Judas, era um nome famoso; a tribo mais famosa de Israel era a de Judá; dois dos discípulos de Cristo tinham esse nome: um deles era o traidor, o outro era irmão de Tiago (Lucas 6. 16), um dos que eram parentes de Cristo, Mateus 13. 55. Ele se chama Lebbeus e Thaddeus, foi o autor da última das epístolas, que em nossa tradução, para fins de distinção, chamamos de epístola de Judas. Foi ele quem falou aqui. Observe,

Primeiro, havia um homem muito bom e um homem muito mau, chamados pelo mesmo nome; pois os nomes não nos recomendam a Deus, nem pioram os homens. Judas, o apóstolo, nunca foi pior, nem Judas, o apóstata, nunca melhor, por serem homônimos. Mas, em segundo lugar, o evangelista distingue cuidadosamente entre eles; quando ele fala desse piedoso Judas, ele acrescenta, não o Iscariotes. Preste atenção para não errar; não confundamos o precioso e o vil.

[2] O que ele disse - Senhor, como é? Que sugere, primeiro, a fraqueza de seu entendimento. Então alguns aceitam. Ele esperava que o reino temporal do Messias aparecesse em pompa e poder externos, como todo o mundo se maravilharia depois. "Como, então", pensa ele, "deveria ser confinado apenas a nós?" ti gegonen - "qual é o problema agora, que tu não te mostras abertamente como é esperado, para que os gentios possam vir à tua luz, e os reis ao brilho da tua ascensão?" Observe, criamos dificuldades para nós mesmos ao confundir a natureza do reino de Cristo, como se fosse deste mundo. Ou, em segundo lugar, como expressando a força de suas afeições e o senso humilde e agradecido que ele tinha dos favores distintivos de Cristo para eles: Senhor, como está? Ele fica maravilhado com as condescendências da graça divina, como Davi, 2 Sam 7. 18. O que há em nós para merecer tão grande favor? Observe,

1. A manifestação de Cristo a seus discípulos é feita de maneira distinta - para eles, e não para o mundo que está em trevas; para a base, e não para os poderosos e nobres; aos pequeninos, e não aos sábios e prudentes. Favores distintivos são muito prestativos; considerando quem é passado e quem é atacado.

2. É justamente maravilhoso aos nossos olhos; pois é inexplicável e deve ser resolvido em graça livre e soberana. Mesmo assim, Pai, porque te pareceu bem.

(2.) Cristo, em resposta a isso, explica e confirma o que havia dito, v. 23, 24. Ele ignora a fraqueza que havia no que Judas falou e continua com seus confortos.

[1] Ele explica ainda mais a condição da promessa, que era amá-lo e guardar seus mandamentos. E, quanto a isso, ele mostra que conexão inseparável existe entre amor e obediência; o amor é a raiz, a obediência é o fruto.

Primeiro, onde um amor sincero a Cristo está no coração, haverá obediência: "Se um homem me ama de fato, esse amor será um princípio de restrição tão dominante nele, que, sem dúvida, ele guardará minhas palavras". Onde há amor verdadeiro a Cristo, há valor por seu favor, veneração por sua autoridade e entrega total de todo o homem à sua direção e governo. Onde está o amor, o dever segue naturalmente, é fácil e natural e flui de um princípio de gratidão.

Em segundo lugar, por outro lado, onde não há amor verdadeiro a Cristo, não haverá cuidado em obedecê-lo: Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras, v. 24. Isso entra aqui como uma descoberta daqueles que não amam a Cristo; o que quer que finjam, certamente não o amam aqueles que não acreditam em suas verdades e não obedecem a suas leis, para quem as palavras de Cristo são apenas histórias ociosas, às quais ele não dá ouvidos, ou palavras duras, das quais ele não gosta. É também uma razão pela qual Cristo não se manifestará ao mundo que não o ama, porque eles colocam essa afronta sobre ele, para não guardar suas palavras; por que Cristo deveria estar familiarizado com aqueles que serão estranhos para ele?

[2] Ele explica ainda mais a promessa (v. 23): Se um homem assim me ama, eu me manifestarei a ele.

Primeiro, meu Pai o amará; isso ele havia dito antes (v. 21), e aqui o repete para a confirmação de nossa fé; porque é difícil imaginar que o grande Deus deva fazer dos objetos de seu amor aqueles que se tornaram vasos de sua ira. Judas se perguntou se Cristo deveria se manifestar a eles; mas isso responde: "Se meu Pai te ama, por que não devo ser livre com você?"

Em segundo lugar, viremos a ele e faremos nossa morada com ele. Isso explica o significado de Cristo se manifestar a ele e magnifica o favor.

1. Não só, eu irei, mas, nós iremos, eu e o Pai, que, nisto, somos um. Ver v. 9. A luz e o amor de Deus são comunicados ao homem na luz e no amor do Redentor, de modo que, onde quer que Cristo seja formado, a imagem de Deus seja estampada.

2. Não apenas "eu me mostrarei a ele à distância", mas " viremos a ele, para estar perto dele, para estar com ele", tais são as poderosas influências das graças e confortos divinos sobre as almas. daqueles que amam a Cristo com sinceridade.

3. Não apenas "darei  a ele uma visão transitória de mim ou farei uma visita curta e rápida", mas também faremos nossa morada com ele, o que denota complacência nele e constância para ele. Deus não apenas amará os crentes obedientes, mas terá prazer em amá-los, descansará em amor por eles, Sof 3. 17. Ele estará com eles como em sua casa.

[3] Ele dá uma boa razão para nos obrigar a observar a condição e nos encorajar a depender da promessa. A palavra que ouvis não é minha, mas daquele que me enviou, v. 24. Com este propósito ele havia falado muitas vezes (cap. 7. 16; 8. 28; 12. 44), e aqui ele vem de forma muito pertinente.

Primeiro, a ênfase do dever é colocada sobre o preceito de Cristo como nossa regra, e justamente, pois a palavra de Cristo que devemos guardar é a palavra do Pai, e sua vontade é a vontade do Pai.

Em segundo lugar, a ênfase de nosso consolo é colocada na promessa de Cristo. Mas, na medida em que, dependendo dessa promessa, devemos negar a nós mesmos, tomar nossa cruz e desistir de tudo, interessa-nos indagar se a segurança é suficiente para nos aventurarmos  com tudo; e isso nos satisfaz que é, que a promessa não é a palavra nua de Cristo, mas a do Pai que o enviou, na qual, portanto, podemos confiar.

Discurso Consolador de Cristo.

25 Isto vos tenho dito, estando ainda convosco;

26 mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”

Duas coisas com as quais Cristo conforta seus discípulos:

I. Que eles devem estar sob a instrução de seu Espírito, v. 25, 26, onde podemos observar,

1. A reflexão que Cristo queria que eles fizessem sobre as instruções que lhes dera: Estas coisas vos falei (referindo-se a todas as boas lições que ele lhes ensinou, desde que entraram em sua escola), estando ainda presente com você. Isso sugere,

(1.) que o que ele disse não se retratou nem desmentiu, mas ratificou ou manteve. O que ele havia falado, ele havia falado e o cumpriria.

(2.) Que ele havia usado ao máximo a oportunidade de sua presença corporal com eles: "Enquanto ainda estou presente com eles, você sabe que não perdi tempo". Observe que, quando nossos professantes estiverem prestes a ser removidos de nós, devemos lembrar o que eles falaram, estando ainda presentes conosco.

2. O encorajamento dado a eles para esperar outro professor, e que Cristo descobriria uma maneira de falar com eles depois de partir deles, v. 26. Ele havia dito a eles antes que o Pai lhes daria este outro consolador (v. 16), e aqui ele volta para falar sobre isso novamente; pois, como havia sido a promessa do Messias, agora era a promessa do Espírito, o consolo de Israel. Duas coisas ele aqui lhes diz mais sobre o envio do Espírito Santo:

(1.) Por conta de quem ele deve ser enviado: "O Pai o enviará em meu nome; isto é, por minha causa, por minha instância e solicitação especial:" ou "como meu agente e representante". Ele veio em nome de seu Pai, como seu embaixador: o Espírito vem em seu nome, como residente em sua ausência, para continuar seu empreendimento e amadurecer as coisas para sua segunda vinda. Por isso ele é chamado o Espírito de Cristo, pois defende sua causa e faz sua obra.

(2.) Em que missão ele deve ser enviado; duas coisas ele fará:

[1] Ele vos ensinará todas as coisas, como um Espírito de sabedoria e revelação Cristo foi um professor para seus discípulos; se ele os deixar agora que eles fizeram tão pouca proficiência, o que será deles? Ora, o Espírito os ensinará, será seu tutor permanente. Ele deve ensinar-lhes todas as coisas necessárias para que aprendam ou ensinem aos outros. Pois aqueles que querem ensinar as coisas de Deus devem primeiro ser ensinados por Deus; esta é a obra do Espírito. Veja Is 59. 21.

[2] Ele trará todas as coisas à sua lembrança, tudo o que eu disse a você. Muitas boas lições que Cristo lhes ensinou, que eles haviam esquecido e que deveriam buscar quando tivessem ocasião para isso. Muitas coisas eles não retiveram na lembrança, porque não entenderam corretamente o significado delas. O Espírito não lhes ensinará um novo evangelho, mas trará à mente deles o que lhes foi ensinado, levando-os a entendê-lo. Os apóstolos eram todos para pregar, e alguns deles para escrever, as coisas que Jesus fez e ensinou, para transmiti-las a nações distantes e eras futuras; agora, se eles tivessem sido deixados sozinhos aqui, algumas coisas necessárias poderiam ter sido esquecidas, outras deturpadas, pela traição de suas memórias; portanto, o Espírito é prometido para capacitá-los verdadeiramente a relatar e registrar o que Cristo lhes disse.

II. Para que estivessem sob a influência de sua paz (v. 27): Deixo-vos a paz. Quando Cristo estava prestes a deixar o mundo, ele fez sua vontade. Sua alma ele entregou a seu Pai; seu corpo ele legou a José de Arimatéia, para ser enterrado decentemente; suas roupas caíram para os soldados; sua mãe ele deixou aos cuidados de João: mas o que ele deveria deixar para seus pobres discípulos, que deixaram tudo por ele? Prata e ouro ele não tinha; mas deixou-lhes o que era infinitamente melhor, a sua paz. "Deixo você, mas deixo minha paz com você. Não apenas lhe dou um título, mas também o coloco em sua posse." Ele não se separou com raiva, mas com amor; pois esta foi a sua despedida, Deixo-vos a paz, como um pai moribundo deixa porções aos filhos; e esta é uma porção digna. Observe,

1. O legado que aqui fica é a Paz, a minha paz. A paz é colocada para todo o bem, e Cristo nos deixou todos os bens necessários, tudo o que é real e verdadeiramente bom, como todo o bem adquirido e prometido. A paz é colocada para reconciliação e amor; a paz legada é paz com Deus, paz uns com os outros; a paz em nossos próprios seios parece ter um significado especial; uma tranquilidade de espírito decorrente de um senso de nossa justificação diante de Deus. É a contrapartida de nossos perdões e a compostura de nossas mentes. Esta Cristo chama a sua paz, pois ele mesmo é a nossa paz, Ef 2. 14. É a paz que ele comprou para nós e nos pregou, e pela qual os anjos parabenizaram os homens em seu nascimento, Lucas 2. 14.

2. A quem é legado este legado: "A vós, meus discípulos e seguidores, que estais expostos a tribulação e necessitais de paz; a vós que sois filhos da paz e estais qualificados para recebê-la." Este legado foi deixado para eles como representantes da igreja, para eles e seus sucessores, para eles e todos os verdadeiros cristãos de todas as épocas.

3. De que maneira é deixado: Não vo-la dou como o mundo a dá. Isto é,

(1.) "Eu não te cumprimento com a paz esteja com você; não, não é uma mera formalidade, mas uma verdadeira bênção."

(2.) "A paz que dou é de tal natureza que os sorrisos do mundo não podem dá-la, nem as carrancas do mundo podem tirá-la." Ou,

(3.) "Os dons que dou a você não são como os que este mundo dá a seus filhos e devotos, a quem é bom." As dádivas do mundo dizem respeito apenas ao corpo e ao tempo; os dons de Cristo enriquecem a alma para a eternidade; o mundo dá vaidades mentirosas, e aquilo que nos enganará; Cristo dá bênçãos substanciais, que nunca nos faltarão; o mundo dá e tira; Cristo dá uma boa parte que nunca será tirada.

(4.) A paz que Cristo dá é infinitamente mais valiosa do que a que o mundo dá. A paz do mundo começa na ignorância, consiste no pecado e termina em problemas sem fim; a paz de Cristo começa na graça, consiste em nenhum pecado permitido e termina por fim na paz eterna. Como é a diferença entre uma letargia mortal e um sono revigorante, tal é a diferença entre a paz de Cristo e a do mundo.

4. Que uso eles devem fazer disso: Não deixe seu coração ser perturbado, por quaisquer males passados ​​ou presentes, nem deixe que ele tenha medo de qualquer mal por vir. Observe que aqueles que estão interessados ​​no pacto da graça e têm direito à paz que Cristo dá não devem ceder a tristezas e medos esmagadores. Isso entra aqui como a conclusão de todo o assunto; ele havia dito (v. 1): Não se perturbe o seu coração, e aqui ele o repete como aquilo para o qual já havia dado razão suficiente.

Discurso Consolador de Cristo.

28 Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.

29 Disse-vos agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós creiais.

30 Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim;

31 contudo, assim procedo para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.”

Cristo aqui dá a seus discípulos outra razão pela qual seus corações não devem ser perturbados por sua partida; e isto é, porque seu coração não estava. E aqui ele lhes conta o que o capacitou a suportar a cruz e desprezar a vergonha, para que pudessem olhar para ele e correr com paciência. Ele se consolou,

I. Que, embora ele fosse embora, ele deveria voltar: "Você ouviu como eu disse, e agora digo novamente, vou embora e volto." Observe, o que ouvimos sobre a doutrina de Cristo, especialmente no que diz respeito à sua segunda vinda, precisamos ser informados repetidamente. Quando estamos sob o poder de qualquer transporte de paixão, tristeza, medo ou preocupação, esquecemos que Cristo voltará. Ver Filipenses 4. 5. Cristo se encorajou com isso, em seus sofrimentos e morte, para que ele voltasse, e o mesmo deveria nos confortar em nossa partida na morte; vamos embora para voltar; a despedida que fazemos de nossos amigos nessa despedida é apenas um boa noite, não uma despedida final. Ver 1 Tessalonicenses 4. 13, 14.

II. Que ele foi para seu Pai: "Se você me amasse, como por sua tristeza diz que ama, você se alegraria em vez de lamentar, porque, embora eu os deixe, ainda assim disse: Vou para o Pai, não só meu, mas o seu, que será o meu avanço e a sua vantagem, pois meu Pai é maior do que eu.” Sua partida teve um lado bom e um lado sombrio. Portanto, ele enviou esta mensagem após sua ressurreição (cap. 20. 17), eu subo para meu Pai e seu Pai, como mais confortável.

2. A razão disso é porque o Pai é maior do que ele, que, se for uma prova adequada daquilo pelo qual é alegado (como sem dúvida é), deve ser entendido assim, que seu estado com seu Pai seria muito mais excelente e glorioso do que seu estado atual; seu retorno a seu pai (então Dr. Hammond) seria o avanço dele para uma condição muito mais elevada do que aquela em que ele estava agora; o fim último de seu empreendimento e, portanto, maior que os meios. Assim, Cristo eleva os pensamentos e expectativas de seus discípulos a algo maior do que aquilo em que agora eles pensavam que toda a sua felicidade estava ligada. O reino do Pai, no qual ele será tudo em todos, será maior que o reino mediador.

3. Os discípulos de Cristo devem mostrar que o amam regozijando-se nas glórias de sua exaltação, em vez de lamentar as tristezas de sua humilhação e regozijar-se por ele ter ido para seu Pai, onde ele estaria e onde estaremos. brevemente com ele. Muitos que amam a Cristo deixam seu amor fluir por um canal errado; eles pensam que, se o amam, devem estar continuamente sofrendo por causa dele; considerando que aqueles que o amam devem habitar tranquilos nele, e devem regozijar-se em Cristo Jesus.

III. Que sua partida, em comparação com as profecias anteriores, seria um meio de confirmar a fé de seus discípulos (v. 29): "Eu lhes disse antes que acontecesse que devo morrer e ressuscitar, e subir ao Pai e enviar o Consolador, para que, quando acontecer, você possa acreditar". Veja esta razão, cap. 13. 19; 16.

IV. Cristo contou a seus discípulos sobre sua morte, embora soubesse que isso os confundiria e os entristeceria, porque depois redundaria na confirmação de sua fé em duas coisas:

1. Que aquele que predisse essas coisas tinha uma presciência divina e sabia de antemão o que o dia traria. Quando Paulo estava indo para Jerusalém, ele não sabia as coisas que o habitavam ali, mas Cristo sim.

2. Que as coisas preditas estavam de acordo com o propósito e designação divinos, não resoluções repentinas, mas as contrapartes de um conselho eterno. Que eles, portanto, não se preocupem com o que seria para a confirmação de sua fé, e assim redundaria em seu benefício real; pois a prova de nossa fé é muito preciosa, embora nos custe o peso atual, por meio de várias tentações, 1 Pedro 1. 6.

4. Que ele estava certo de uma vitória sobre Satanás, com quem ele sabia que teria uma luta em sua partida (v. 30): "De agora em diante não falarei muito com você, não tendo muito a dizer, mas o que pode ser adiado ao derramamento do Espírito”. Ele teve uma boa conversa com eles depois disso (cap. 15 e 16), mas, em comparação com o que ele havia dito, era pouco. Seu tempo agora era curto e, portanto, ele falou amplamente com eles agora, porque a oportunidade logo terminaria. Observe que devemos sempre nos esforçar para falar com propósito, porque talvez não tenhamos muito tempo para falar. Não sabemos em quanto tempo nossa respiração pode ser interrompida e, portanto, devemos estar sempre respirando algo que é bom. Quando adoecemos e morremos, talvez não sejamos capazes de falar muito com aqueles que nos cercam; e, portanto, que bons conselhos temos para dar a eles, vamos dar enquanto estamos com saúde. Uma razão pela qual ele não falava muito com eles era porque agora ele tinha outro trabalho para se dedicar: O príncipe deste mundo vem. Ele chamou o diabo de príncipe deste mundo, cap. 12. 31. Os discípulos sonharam que seu Mestre era o príncipe deste mundo, e eles príncipes mundanos sob ele. Mas Cristo diz a eles que o príncipe deste mundo era seu inimigo, e também os príncipes deste mundo, que foram acionados e governados por ele, 1 Coríntios 2. 8. Mas ele não tem nada em mim. Observe aqui,

1. A perspectiva que Cristo tinha de um conflito que se aproximava, não apenas com os homens, mas com os poderes das trevas. O diabo o atacou com suas tentações (Mt 4), ofereceu-lhe os reinos deste mundo, se ele os considerasse tributários, com um olho para o qual Cristo o chama, com desdém, o príncipe deste mundo. Então o diabo se afastou dele por um tempo; "Mas agora", diz Cristo, "eu o vejo se reunindo novamente, preparando-se para fazer um ataque furioso e, assim, ganhar por terrores o que ele não poderia ganhar por seduções;" assustar de seu empreendimento, quando ele não poderia seduzi-lo. Observe que a previsão de uma tentação nos dá grande vantagem em nossa resistência a ela; pois, sendo avisados, devemos estar preparados. Enquanto estamos aqui, podemos ver Satanás continuamente vindo contra nós e, portanto, devemos estar sempre em guarda.

2. A garantia que ele teve de bom sucesso no conflito: Ele não tem nada em mim, ouk echei ouden - Ele não tem nada.

(1.) Não havia culpa em Cristo para dar autoridade ao príncipe deste mundo em seus terrores. Diz-se que o diabo tem o poder da morte (Hb 2. 14); os judeus o chamavam de anjo da morte, como carrasco. Agora, tendo Cristo feito nenhum mal, Satanás não tinha poder legal contra ele e, portanto, embora prevalecesse para crucificá-lo, não poderia prevalecer para aterrorizá-lo; embora ele o tivesse apressado para a morte, mas não para o desespero. Quando Satanás vem para nos inquietar, ele tem algo em nós para nos deixar perplexos, pois todos nós pecamos; mas, quando ele perturbava a Cristo, não encontrava ocasião contra ele.

(2.) Não houve corrupção em Cristo, para dar vantagem ao príncipe deste mundo em suas tentações. Ele não poderia esmagar seu empreendimento atraindo-o para o pecado, porque não havia nada pecaminoso nele, nada irregular para suas tentações se prenderem, nenhuma isca para ele incendiar; tal era a pureza imaculada de sua natureza que ele estava acima da possibilidade de pecar. Quanto mais o interesse de Satanás em nós é esmagado e decai, mais confortavelmente podemos esperar sofrimentos e morte.

V. Que sua partida foi em cumprimento e obediência a seu Pai. Satanás não poderia forçar sua vida dele, e ainda assim ele morreria: para que o mundo saiba que eu amo o Pai, v. 31. Podemos levar isso,

1. Como confirmação do que ele costumava dizer, que seu compromisso, como Mediador, era uma demonstração para o mundo,

(1.) De sua obediência ao Pai; por meio disso, parecia que ele amava o Pai. Como foi uma evidência de seu amor ao homem que ele morreu por sua salvação, também foi por seu amor a Deus que ele morreu por sua glória e pela realização de seus propósitos. Que o mundo saiba que entre o Pai e o Filho não há amor perdido. Como o Pai amou o Filho e todas as coisas entregou em suas mãos; então o Filho amou o Pai e entregou seu espírito em suas mãos.

(2.) De sua obediência a seu Pai: "Como o Pai me deu mandamento, assim também eu fiz - fiz a coisa que me ordenou da maneira ordenada." Observe: A melhor evidência de nosso amor ao Pai é fazermos o que ele nos deu mandamento. Como Cristo amou o Pai e o obedeceu até a morte, assim devemos amar a Cristo e obedecê-lo. O olhar de Cristo para o mandamento do Pai, obrigando-o a sofrer e morrer, suportou-o com alegria e superou as relutâncias da natureza; isso tirou a ofensa da cruz, que o que ele fez foi por ordem do Pai. O mandamento de Deus é suficiente para nos sustentar naquilo que é mais disputado por outros e, portanto, deve ser suficiente para nos sustentar naquilo que é mais difícil para nós mesmos: Esta é a vontade daquele que me fez, que me enviou.

2. Concluindo o que ele havia dito agora; tendo trazido isso, aqui ele deixa: para que o mundo saiba que eu amo o Pai. Você verá com que alegria posso enfrentar a cruz designada: "Levantem-se, vamos para o jardim"; tão alguns; ou, para Jerusalém. Quando falamos de problemas à distância, é fácil dizer: Senhor, eu te seguirei aonde quer que vás; mas quando chega a hora do aperto, quando uma cruz inevitável está no caminho do dever, então dizer: "Levantem-se, vamos enfrentá-la", em vez de sair de nosso caminho para perdê-la, isso permite que o mundo saiba que amamos o Pai. Se esse discurso foi no final da ceia da páscoa, deve parecer que com essas palavras ele se levantou da mesa e se retirou para a sala de estar, onde poderia mais livremente continuar o discurso com seus discípulos no capítulo seguinte, e orar com eles. A observação do Dr. Goodwin sobre isso é que Cristo, mencionando o grande motivo de seus sofrimentos, o mandamento de seu Pai, estava com toda a pressa de sair para sofrer e morrer, estava com medo de perder o tempo do encontro de Judas com ele: Levanta-te, diz ele, vamos embora, mas ele olha para o espelho, por assim dizer, não o vê completamente e, portanto, senta-se novamente e prega outro sermão. Agora,

(1.) Com essas palavras, ele encoraja seus discípulos a segui-lo. Ele não diz, devo ir; mas, Vamos. Ele os chama para nenhuma dificuldade, mas o que ele mesmo vai diante deles como seu líder. Eles haviam prometido que não o abandonariam: "Venha", diz ele, "vamos então; vejamos como você fará as palavras boas".

(2.) Ele lhes dá um exemplo, ensinando-os em todos os momentos, especialmente em tempos de sofrimento, a se desprender de todas as coisas aqui embaixo, e muitas vezes a pensar e falar em deixá-las. Embora estejamos sentados à vontade e no meio das delícias de uma conversa agradável, não devemos pensar em estar sempre aqui: Levante-se, vamos embora. Se foi no encerramento da ceia pascal e eucarística, ensina-nos que as solenidades da nossa comunhão com Deus não devem ser constantes neste mundo. Quando nos sentamos à sombra de Cristo com prazer, É bom estar aqui; ainda assim, devemos pensar em subir e partir daqui; descendo do monte.

 

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 17/02/2024
Código do texto: T8000938
Classificação de conteúdo: seguro