João 15

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

É geralmente aceito que o discurso de Cristo neste e no próximo capítulo ocorreu no final da última ceia, a noite em que ele foi traído, e é um discurso contínuo, não interrompido como foi o do capítulo anterior; e o que ele escolhe discursar é muito pertinente à triste ocasião atual de um sermão de despedida. Agora que ele estava prestes a deixá-los,

I. Eles seriam tentados a deixá-lo e voltar para Moisés novamente; e, portanto, ele lhes diz quão necessário era que eles, pela fé, aderissem a ele e permanecessem nele.

II. Eles seriam tentados a se tornarem estranhos um para o outro; e, portanto, ele pressiona-os a amarem-se uns aos outros e a manterem aquela comunhão quando ele se for, que até então tinha sido seu conforto.

III. Eles seriam tentados a recuar do seu apostolado quando enfrentassem dificuldades; e portanto ele os preparou para suportar o choque da má vontade do mundo. Existem quatro palavras às quais seu discurso neste capítulo pode ser reduzido; 1. Fruta, ver. 1-8. 2. Amor, ver. 9-17. 3. Ódio, ver. 18-25.

IV. O Consolador, ver. 26, 27.

Cristo, a Videira Verdadeira.

1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.

2 Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.

3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;

4 permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.

5 Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.

7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.

8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.

Aqui  Cristo discursa sobre o fruto, os frutos do Espírito, que seus discípulos deveriam produzir, à semelhança de uma videira. Observe aqui,

I. A doutrina desta semelhança; que noção devemos ter disso.

1. Que Jesus Cristo é a videira, a videira verdadeira. É um exemplo da humildade de Cristo que ele tenha prazer em falar de si mesmo sob comparações baixas e humildes. Aquele que é o Sol da justiça e a brilhante Estrela da Manhã, compara-se a uma videira. A igreja, que é Cristo místico, é uma videira (Sl 80. 8), assim como Cristo, que é a igreja seminal. Cristo e sua igreja são assim apresentados.

(1.) Ele é a videira plantada na vinha, e não um produto espontâneo; plantado na terra, porque dele é o Verbo que se fez carne. A videira tem um exterior feio e pouco promissor; e Cristo não tinha forma nem formosura, Is 53. 2. A videira é uma planta que se espalha, e Cristo será conhecido como salvação até os confins da terra. O fruto da videira honra a Deus e alegra o homem (Jz 9.13), assim como o fruto da mediação de Cristo; é melhor que o ouro, Pv 8.19.

(2.) Ele é a videira verdadeira, pois a verdade se opõe ao fingimento e à falsificação; ele é realmente uma planta frutífera, uma planta de renome. Ele não é como aquela videira selvagem que enganou aqueles que dela colheram (2 Reis 4:39), mas uma videira verdadeira. Diz-se que as árvores infrutíferas mentem (Hab 3 17), mas Cristo é uma videira que não engana. Qualquer que seja a excelência que exista em qualquer criatura, útil ao homem, é apenas uma sombra daquela graça que está em Cristo para o bem do seu povo. Ele é aquela videira verdadeira tipificada pela videira de Judá, que o enriqueceu com o sangue da uva (Gn 49.11), pela videira de José, cujos ramos correram por cima do muro (Gn 49.22), pela videira de Israel, sob a qual ele habitou em segurança, 1 Reis 4 25.

2. Que os crentes são ramos desta videira, o que supõe que Cristo é a raiz da videira. A raiz é invisível e nossa vida está escondida com Cristo; a raiz dá origem à árvore (Rm 11.18), difunde-lhe a seiva e contribui para o seu florescimento e fecundidade; e em Cristo estão todos os apoios e suprimentos. Os ramos da videira são muitos, uns de um lado da casa ou do muro, outros do outro; ainda assim, reunidos na raiz, somos todos menos uma videira; assim, todos os bons cristãos, embora distantes uns dos outros em posição e opinião, ainda assim se encontram em Cristo, o centro de sua unidade. Os crentes, como os ramos da videira, são fracos e insuficientes para se sustentarem por si mesmos, mas são sustentados. Veja Ezequiel 15. 2.

3. Que o Pai é o lavrador, georgos - o trabalhador da terra. Embora a terra seja do Senhor, ela não produz frutos a menos que ele a trabalhe. Deus não tem apenas propriedade, mas também cuidado da videira e de todos os ramos. Ele plantou, e regou, e dá o crescimento; pois somos lavoura de Deus, 1 Cor 3. 9. Veja Is 5. 1, 2; 27. 2, 3. Ele estava de olho em Cristo, a raiz, e o sustentou, e o fez florescer em um solo seco. Ele está de olho em todos os galhos, e os poda, e cuida deles, para que nada os machuque. Nunca nenhum lavrador foi tão sábio e tão vigilante com sua vinha, como Deus é com sua igreja, que, portanto, precisa prosperar.

II. O dever que nos é ensinado por esta semelhança é dar frutos e, para isso, permanecer em Cristo.

1. Devemos ser frutíferos. De uma videira procuramos uvas (Is 5.2), e de um cristão procuramos o cristianismo; este é o fruto, um temperamento e disposição cristãos, uma vida e conversação cristãs, devoções cristãs e desígnios cristãos. Devemos honrar a Deus, fazer o bem e exemplificar a pureza e o poder da religião que professamos; e isso está dando frutos. Os discípulos aqui devem ser frutíferos, como cristãos, em todos os frutos da justiça, e como apóstolos, na difusão do aroma do conhecimento de Cristo. Para persuadi-los a isso, ele insiste,

(1.) A condenação dos infrutíferos (v. 2): Eles são lançados fora.

[1.] É aqui sugerido que há muitos que se passam por ramos em Cristo, mas ainda assim não dão frutos. Se estivessem realmente unidos a Cristo pela fé, dariam frutos; mas estando ligados a ele apenas pelo fio de uma profissão externa, embora pareçam ramos, logo serão vistos como ramos secos. Professantes infrutíferos são professantes infiéis; professantes e nada mais. Pode-se ler: Todo ramo que não dá fruto em mim, e chega muito a um; pois aqueles que não dão fruto em Cristo, e no seu Espírito e graça, são como se não dessem fruto algum, Oseias 10. 1.

[2.] Aqui está ameaçado de que eles serão levados embora, em justiça a eles e em bondade ao resto dos ramos. Daquele que não tem união real com Cristo, e fruto produzido por ela, será tirado até mesmo aquilo que ele parecia ter, Lucas 8. 18. Alguns pensam que isto se refere principalmente a Judas.

(2.) A promessa feita aos frutíferos: Ele os purifica, para que produzam mais frutos. Observe,

[1.] A fecundidade adicional é a recompensa abençoada da fecundidade futura. A primeira bênção foi: Seja frutífero; e ainda é uma grande bênção.

[2.] Mesmo os ramos frutíferos, para continuarem a frutificar, precisam de purga ou poda; kathairei - ele tira aquilo que é supérfluo e luxuriante, que impede seu crescimento e fecundidade. Os melhores têm em si aquilo que é pecante, um líquido impuro - algo que deveria ser retirado; algumas noções, paixões ou humores que desejam ser eliminados, o que Cristo prometeu fazer por sua palavra, Espírito e providência; e estes serão retirados gradualmente na estação apropriada.

[3.] A purificação dos ramos frutíferos, para maior fecundidade, é o cuidado e o trabalho do grande lavrador, para sua própria glória.

(3.) Os benefícios que os crentes obtêm pela doutrina de Cristo, cujo poder eles deveriam trabalhar para exemplificar em uma conversa frutífera: Agora você está limpo,

[1.] A sociedade deles estava limpa, agora que Judas foi expulso por aquela palavra de Cristo: O que você faz, faça rapidamente; e até que se livrassem dele, nem todos estavam limpos. A palavra de Cristo é uma palavra distintiva e separa entre o precioso e o vil; purificará a igreja dos primogênitos no grande dia da divisão.

[2.] Cada um deles estava limpo, isto é, santificado, pela verdade de Cristo (cap. 17. 17); aquela fé pela qual eles receberam a palavra de Cristo purificou seus corações, Atos 15. 9. O Espírito da graça pela palavra os refinou das impurezas do mundo e da carne, e purgou deles o fermento dos escribas e fariseus, do qual, quando viram sua raiva inveterada e inimizade contra seu Mestre, eles estavam agora muito bem limpo. Aplique-o a todos os crentes. A palavra de Cristo é falada a eles; há uma virtude purificadora nessa palavra, pois opera graça e elimina corrupção. Ele limpa como o fogo limpa o ouro de suas impurezas e como o médico limpa o corpo de suas doenças. Evidenciamos então que somos purificados pela palavra quando produzimos frutos para santidade. Talvez aqui esteja uma alusão à lei relativa aos vinhedos em Canaã; o fruto deles era impuro e incircunciso nos primeiros três anos depois de ter sido plantado, e no quarto ano seria santidade de louvor ao Senhor; e então ficou limpo, Levítico 19. 23, 24. Os discípulos já estavam há três anos sob a instrução de Cristo; e agora você está limpo.

(4.) A glória que redundará para Deus pela nossa fecundidade, com o conforto e a honra que advirão a nós mesmos por meio dela, v. Se dermos muito fruto,

[1.] Nisto nosso Pai será glorificado. A fecundidade dos apóstolos, como tais, no diligente desempenho de seu ofício, seria para a glória de Deus na conversão de almas e na oferta delas a ele, Romanos 15.9,16. A fecundidade de todos os cristãos, numa esfera inferior ou mais restrita, é para a glória de Deus. Pelas eminentes boas obras dos cristãos, muitos são levados a glorificar nosso Pai que está nos céus.

[2.] Assim seremos realmente discípulos de Cristo, aprovando-nos assim e fazendo parecer que somos realmente o que chamamos de nós mesmos. Assim, devemos evidenciar nosso discipulado e adorná-lo, e ser para nosso Mestre um nome, um louvor e uma glória, isto é, realmente discípulos, Jer 13.11. Assim seremos propriedade de nosso Mestre no grande dia e teremos a recompensa de discípulos, uma participação na alegria de nosso Senhor. E quanto mais frutos produzimos, mais abundamos naquilo que é bom, mais ele é glorificado.

2. Para a nossa fecundidade, devemos permanecer em Cristo, devemos manter a nossa união com ele pela fé e fazer tudo o que fazemos na religião na virtude dessa união. Aqui está,

(1.) O dever prescrito (v. 4): Permaneça em mim e eu em você. Observe que é a grande preocupação de todos os discípulos de Cristo manter constantemente uma dependência de Cristo e comunhão com ele, aderir habitualmente a ele e, na verdade, obter suprimentos dele. Aqueles que vêm a Cristo devem permanecer nele: "Permaneça em mim, pela fé; e eu em você, pelo meu Espírito; permaneça em mim, e então não tema, mas eu permanecerei em você;" porque a comunhão entre Cristo e os crentes nunca falham do seu lado. Devemos permanecer na palavra de Cristo, considerando-a, e ela em nós como uma luz para os nossos pés. Devemos permanecer no mérito de Cristo como nossa justiça e apelo, e nele em nós como nosso apoio e conforto. O nó do galho permanece na videira, e a seiva da videira permanece no galho, e assim há uma comunicação constante entre eles.

(2.) A necessidade de permanecermos em Cristo, para a nossa fecundidade (v. 4, 5): “Não podeis dar fruto, se não permanecerdes em mim; mas, se o fizerdes, produzireis muito fruto; pois, em suma, sem mim, ou separados de mim, vocês não podem fazer nada." É tão necessário para nosso conforto e felicidade que sejamos frutíferos, que o melhor argumento para nos comprometer a permanecer em Cristo é que, de outra forma, não podemos ser frutíferos.

[1.] Permanecer em Cristo é necessário para fazermos muito bem. Aquele que é constante no exercício da fé em Cristo e do amor a ele, que vive de suas promessas e é guiado por seu Espírito, produz muitos frutos, ele é muito útil para a glória de Deus e para sua própria conta no grande dia. Observe que a União com Cristo é um princípio nobre, produtivo de todo bem. Uma vida de fé no Filho de Deus é incomparavelmente a vida mais excelente que um homem pode viver neste mundo; é regular e uniforme, pura e celestial; é útil e confortável, e tudo isso responde ao fim da vida.

[2.] É necessário para fazermos algum bem. Não é apenas um meio de cultivar e aumentar o que de bom já existe em nós, mas é a raiz e a fonte de todo bem: "Sem mim vocês não podem fazer nada: não apenas nenhuma grande coisa, curar os enfermos ou ressuscitar os mortos, mas nada." Observe que temos uma dependência tão necessária e constante da graça do Mediador para todas as ações da vida espiritual e divina quanto temos da providência do Criador para todas as ações da vida natural; pois, quanto a ambos, é no poder divino que vivemos, nos movemos e existimos. Abstraídos do mérito de Cristo, nada podemos fazer para a nossa justificação; e do Espírito de Cristo nada para a nossa santificação. Sem Cristo não podemos fazer nada certo, nada que seja fruto agradável a Deus ou proveitoso para nós mesmos, 2 Coríntios 3.5. Dependemos de Cristo, não apenas como a videira na parede, para apoio; mas, como o ramo na raiz, para a seiva.

(3.) As consequências fatais de abandonar a Cristo (v. 6): Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo. Esta é uma descrição do terrível estado dos hipócritas que não estão em Cristo e dos apóstatas que não permanecem em Cristo.

[1.] Eles são lançados fora como galhos secos e murchos, que são arrancados porque sobrecarregam a árvore. Acontece que aqueles que pensam que não precisam dele não devem ser beneficiados por Cristo; e que aqueles que o rejeitam sejam rejeitados por ele. Aqueles que não permanecem em Cristo serão abandonados por ele; eles são deixados sozinhos, para cair em pecados escandalosos, e então são justamente expulsos da comunhão dos fiéis.

[2.] Eles estão secos, como um galho quebrado da árvore. Aqueles que não permanecem em Cristo, embora possam florescer por algum tempo em uma profissão plausível, pelo menos aceitável, em pouco tempo murcham e se transformam em nada. Suas partes e dons murcham; seu zelo e devoção murcham; seu crédito e reputação murcham; suas esperanças e confortos murcham, Jó 8. 11-13. Observe que aqueles que não dão frutos, depois de um tempo não darão folhas. Quão rapidamente secou aquela figueira que Cristo amaldiçoou!

[3.] Os homens os reúnem. Os agentes e emissários de Satanás os apanham e fazem deles presas fáceis. Aqueles que se afastam de Cristo atualmente se juntam aos pecadores; e as ovelhas que se desviam do rebanho de Cristo, o diabo está pronto para capturá-las para si. Quando o Espírito do Senhor se retirou de Saul, um espírito maligno o possuiu.

[4.] Eles os lançam no fogo, ou seja, são lançados no fogo; e aqueles que os seduzem e os levam ao pecado, na verdade os lançam lá; pois eles os fazem filhos do inferno. O fogo é o lugar mais adequado para galhos secos, pois eles não servem para mais nada, Ezequiel 15. 2-4.

[5.] Eles são queimados; isso se segue, é claro, mas aqui é acrescentado de forma muito enfática e torna a ameaça muito terrível. Eles não serão consumidos num momento, como espinhos debaixo de uma panela (Ec 7.6), mas kaietai, eles estão queimando para sempre em um fogo, que não apenas não pode ser apagado, mas nunca se esgotará. Isto acontece quando se abandona Cristo, este é o fim das árvores estéreis. Os apóstatas morreram duas vezes (Judas 12), e quando é dito: Eles são lançados no fogo e queimados, fala como se fossem condenados duas vezes. Alguns aplicam a reunião dos homens ao ministério dos anjos no grande dia, quando eles colherão do reino de Cristo todas as coisas que escandalizam e juntarão o joio para o fogo.

(4.) O bendito privilégio que têm aqueles que permanecem em Cristo (v. 7): Se as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis a meu Pai o que quiserdes em meu nome, e isso será feito. Veja aqui,

[1.] Como nossa união com Cristo é mantida - pela palavra: Se você permanecer em mim; ele havia dito antes, e eu em você; aqui ele se explica, e minhas palavras permanecerem em você; pois é na palavra que Cristo é colocado diante de nós e oferecido a nós, Romanos 10.6-8. É na palavra que o recebemos e abraçamos; e assim, onde a palavra de Cristo habita ricamente, Cristo habita. Se a palavra for nosso guia e monitor constante, se estiver em nós como em casa, então permanecemos em Cristo, e ele em nós.

[2.] Como nossa comunhão com Cristo é mantida - pela oração: Você pedirá o que quiser, e isso será feito a você. E o que podemos desejar mais do que ter o que desejamos mediante pedido? Observe que aqueles que permanecem em Cristo como o deleite de seu coração terão, através de Cristo, o desejo de seu coração. Se tivermos Cristo, não teremos falta de nada que seja bom para nós. Duas coisas estão implícitas nesta promessa:

Primeiro, que se permanecermos em Cristo, e sua palavra em nós, não pediremos nada além do que é apropriado que seja feito por nós. As promessas que permanecem em nós estão prontas para serem transformadas em orações; e as orações assim reguladas não podem deixar de vivificar.

Em segundo lugar, que se permanecermos em Cristo e na sua palavra, teremos tal interesse no favor de Deus e na mediação de Cristo que teremos uma resposta de paz a todas as nossas orações.

O amor de Cristo por seus discípulos.

9 Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.

10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.

11 Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.

12 O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

13 Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.

14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.

15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.

16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

17 Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.

Cristo, que é o próprio amor, está aqui discursando sobre o amor, um amor quádruplo.

I. Quanto ao amor do Pai por ele; e a respeito disso ele nos diz aqui:

1. Que o Pai o amou (v. 9): Como o Pai me amou. Ele o amou como Mediador: Este é meu Filho amado. Ele era o Filho do seu amor. Ele o amou e entregou todas as coisas em suas mãos; e ainda assim amou o mundo a ponto de entregá-lo por todos nós. Quando Cristo estava entrando em seus sofrimentos, ele se confortou com isso: seu Pai o amava. Aqueles a quem Deus ama como Pai podem desprezar o ódio de todo o mundo.

2. Que ele permaneceu no amor de seu Pai. Ele amava continuamente seu Pai e era amado por ele. Mesmo quando ele foi feito pecado e maldição por nós, e agradou ao Senhor machucá-lo, ainda assim ele permaneceu no amor de seu Pai. Veja Sal 89. 33. Porque ele continuou a amar o seu Pai, ele passou alegremente pelos seus sofrimentos e, portanto, o seu Pai continuou a amá-lo.

3. Que, portanto, ele permaneceu no amor de seu Pai porque guardou a lei de seu Pai: eu guardei os mandamentos de meu Pai, como Mediador, e assim permaneço em seu amor. Assim ele mostrou que continuava a amar seu Pai, que prosseguiu com seu empreendimento e, portanto, o Pai continuou a amá-lo. Sua alma deleitou-se nele, porque ele não falhou, nem desanimou, Is 42. 1-4. Tendo quebrado a lei da criação e, assim, nos afastado do amor de Deus; Cristo fez satisfação por nós à justiça divina obedecendo à lei da redenção, e assim permaneceu em seu amor e nos restaurou a ele.

II. A respeito de seu próprio amor para com seus discípulos. Embora ele os deixe, ele os ama. E observe aqui,

1. O padrão deste amor: Assim como o Pai me amou, eu também amei você. Uma estranha expressão da graça condescendente de Cristo! Assim como o Pai amou aquele que era mais digno, ele amou aqueles que eram mais indignos. O Pai o amou como seu Filho, e ele os ama como seus filhos. O Pai entregou todas as coisas em suas mãos; assim, consigo mesmo, ele nos dá gratuitamente todas as coisas. O Pai o amou como Mediador, como cabeça da igreja, e o grande depositário da graça e favor divinos, que ele tinha não apenas para si mesmo, mas para o benefício daqueles a quem foi confiado; e, diz ele, “tenho sido um administrador fiel. Assim como o Pai me confiou seu amor, eu o transmito a você”. Portanto o Pai se agradou dele, para que nele se agradasse de nós; e o amou, para que nele, como amado, nos fizesse aceitáveis, Ef 1.6.

2. As provas e produtos deste amor, que são quatro:

 

(1.) Cristo amou seus discípulos, pois deu sua vida por eles (v. 13): Ninguém tem maior prova de amor do que esta, de dar a vida por seu amigo. E este é o amor com que Cristo nos amou, ele é o nosso fiador - fiança para nós, corpo por corpo, vida por vida, embora soubesse da nossa insolvência e previsse quanto o compromisso lhe custaria. Observe aqui,

[1.] A extensão do amor dos filhos dos homens uns pelos outros. A maior prova disso é dar a vida por um amigo, para salvá-lo, e talvez tenha havido algumas dessas conquistas heróicas de amor, mais do que arrancar os próprios olhos, Gal 4. 15. Se um homem dá tudo o que tem pela sua vida, quem dá isso pelo seu amigo dá tudo e não pode dar mais; às vezes este pode ser o nosso dever, 1 João 3. 16. Paulo ambicionava a honra (Fp 2.17); e por um homem bom alguns até ousarão morrer, Romanos 5. 7. É o amor no mais alto grau, que é forte como a morte.

[2.] A excelência do amor de Cristo além de qualquer outro amor. Ele não apenas igualou, mas superou os amantes mais ilustres. Outros deram suas vidas, contentes por serem tiradas deles; mas Cristo entregou a sua, não foi apenas passivo, mas fez dele seu próprio ato e ação. A vida que outros deram foi de igual valor à vida pela qual foi dada, e talvez menos valiosa; mas Cristo vale infinitamente mais do que dez mil de nós. Outros deram assim as suas vidas pelos seus amigos, mas Cristo deu a sua por nós quando éramos inimigos, Rm 5.8,10. Plusquam ferrea aut lapidea corda esse oportet, quæ non emolliet tam incomparabilis divini amoris suavitas - Devem ser mais duros que o ferro ou a pedra aqueles corações que não são suavizados por tão incomparável doçura do amor divino. - Calvino.

(2.) Cristo amou seus discípulos, pois os levou a um pacto de amizade consigo mesmo (v. 14, 15). "Se vocês se aprovarem por sua obediência, meus discípulos, vocês são meus amigos e serão tratados como amigos." Observe que os seguidores de Cristo são amigos de Cristo, e ele tem o prazer de chamá-los e considerá-los assim. Aqueles que cumprem o dever de seus servos são admitidos e promovidos à dignidade de seus amigos. Davi tinha um servo em sua corte, e Salomão um na sua, que era de uma maneira particular amigo do rei (2 Sm 15.37; 1 Rs 4.5); mas esta honra têm todos os servos de Cristo. Podemos, em algum caso específico, fazer amizade com um estranho; mas defendemos todos os interesses de um amigo e nos preocupamos com todos os seus cuidados: assim, Cristo considera os crentes como seus amigos. Ele os visita e conversa com eles como seus amigos, suporta-os e tira o melhor proveito deles, fica aflito em suas aflições e tem prazer em sua prosperidade; ele intercede por eles no céu e cuida de todos os seus interesses lá. Tem amigos, mas uma alma? Aquele que está unido ao Senhor é um só espírito, 1 Cor 6. 17. Embora muitas vezes se mostrem hostis, ele é um amigo que ama em todos os momentos. Observe quão carinhosamente isso é expresso aqui.

[1.] Ele não os chamará de servos, embora o chamem de Mestre e Senhor. Aqueles que desejam ser como Cristo em humildade não devem orgulhar-se de insistir em todas as ocasiões na sua autoridade e superioridade, mas lembrar-se de que os seus servos são seus conservos. Mas,

[2.] Ele os chamará de amigos; ele não apenas os amará, mas fará com que saibam disso; porque na sua língua está a lei da bondade. Após a sua ressurreição, ele parece falar com mais ternura afetuosa e com seus discípulos do que antes. Vá para meus irmãos, cap. 20. 17. Crianças, vocês têm carne? Cap. 21. 5. Mas observe, embora Cristo os chamasse de amigos, eles se autodenominavam seus servos: Pedro, um servo de Cristo (1 Pe 1.1), e assim Tiago, cap. 1.1. Quanto mais honra Cristo coloca sobre nós, mais honra devemos estudar para prestar a ele; quanto mais alto aos olhos dele, mais baixo aos nossos.

(3.) Cristo amava seus discípulos, pois era muito livre em comunicar-lhes sua mente (v. 15): “Doravante, não sereis mais mantidos nas trevas como estivestes, como servos a quem apenas são informados de seus trabalho presente; mas, quando o Espírito for derramado, vocês conhecerão os desígnios de seu Mestre como amigos. Todas as coisas que ouvi de meu Pai, eu lhes declarei." Quanto à vontade secreta de Deus, há muitas coisas que devemos nos contentar em não saber; mas, quanto à vontade revelada de Deus, Jesus Cristo nos entregou fielmente o que recebeu do Pai, cap. 1.18; Mateus 11. 27. As grandes coisas relativas à redenção do homem, Cristo declarou aos seus discípulos, para que eles pudessem declará-las a outros; eles eram os homens de seu conselho, Mateus 13. 11.

(4.) Cristo amou seus discípulos, pois os escolheu e ordenou para serem os principais instrumentos de sua glória e honra no mundo (v. 16): Eu te escolhi e te ordenei, Seu amor por eles apareceu,

[1.] Em sua eleição, sua eleição para seu apostolado (cap. 6. 70): Eu escolhi vocês doze. Não começou do lado deles: você não me escolheu, mas eu primeiro escolhi você. Por que eles foram admitidos em tal intimidade com ele, empregados em tal embaixada para ele e dotados de tal poder do alto? Não foi devido à sabedoria e bondade deles em escolhê-lo para seu Mestre, mas ao seu favor e graça em escolhê-los para seus discípulos. É apropriado que Cristo tenha a escolha de seus próprios ministros; ainda assim ele faz isso por sua providência e Espírito. Embora os ministros façam dessa santa vocação a sua própria escolha, a escolha de Cristo é anterior à deles, dirige-a e determina-a. De todos os que são escolhidos para a graça e a glória, pode-se dizer: Eles não escolheram a Cristo, mas ele os escolheu, Dt 7. 8.

[2.] Na ordenação deles: eu ordenei você; hetheka hymas - “Eu coloquei você no ministério (1 Tim 1.12), coloquei você em comissão”. Com isso, parecia que ele os tomou por amigos quando coroou suas cabeças com tal honra e encheu suas mãos com tal confiança. Foi uma grande confiança que ele depositou neles, quando os tornou seus embaixadores para negociar os assuntos de seu reino neste mundo inferior, e os primeiros-ministros de estado na administração dele. O tesouro do evangelho foi confiado a eles, primeiro, para que pudesse ser propagado: para que você vá, hina hymeis hypagete - "para que você vá como se estivesse sob um jugo ou fardo, pois o ministério é uma obra, e você que vai sobre isso, você deve decidir passar por muito; para que você possa ir de um lugar para outro em todo o mundo e produzir frutos." Eles foram ordenados, não para ficarem parados, mas para andarem, para serem diligentes em seu trabalho, e dedicar-se incansavelmente a fazer o bem. Eles foram ordenados, não para bater no ar, mas para serem instrumentos na mão de Deus para levar as nações à obediência a Cristo, Romanos 1.13. Observe que aqueles a quem Cristo ordena devem e serão frutíferos; devem trabalhar e não trabalharão em vão.

Em segundo lugar, para que possa ser perpetuado; para que o fruto permaneça, para que o bom efeito de seu trabalho continue no mundo de geração em geração, até o fim dos tempos. A igreja de Cristo não deveria ser algo de curta duração, como muitas das seitas dos filósofos, que foram uma maravilha de nove dias; não surgiu numa noite, nem deve perecer numa noite, mas será como os dias do céu. Os sermões e escritos dos apóstolos são transmitidos a nós, e hoje estamos edificados sobre esse fundamento, desde que a igreja cristã foi fundada pelo ministério dos apóstolos e setenta discípulos; à medida que uma geração de ministros e cristãos passou, outra ainda surgiu. Em virtude dessa grande carta (Mateus 28-19), Cristo tem uma igreja no mundo, que, como dizem nossos advogados sobre pessoas coletivas, não morre, mas vive em sucessão; e assim seus frutos permanecem até hoje, e continuarão enquanto a terra durar.

[3.] Seu amor por eles apareceu no interesse que tinham no trono da graça: Tudo o que pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo concederá. Provavelmente, isso se refere, em primeiro lugar, ao poder de operar milagres com o qual os apóstolos estavam vestidos, e que deveria ser extraído pela oração. "Quaisquer dons que sejam necessários para a promoção de seus trabalhos, qualquer ajuda do céu que você tenha necessidade a qualquer momento, é apenas pedir e receber." Três coisas nos são sugeridas aqui para nosso encorajamento na oração, e são muito encorajadoras.

Primeiro, que temos um Deus a quem recorrer, que é Pai; Cristo aqui o chama de Pai, tanto meu quanto seu; e o Espírito na palavra e no coração nos ensina a clamar: Aba, Pai.

Em segundo lugar, que viemos com bom nome. Qualquer que seja a missão que assumamos ao trono da graça de acordo com a vontade de Deus, podemos com humilde ousadia mencionar nela o nome de Cristo e implorar que estejamos relacionados com ele e que ele esteja preocupado conosco.

Em terceiro lugar, que nos é prometida uma resposta de paz. Aquilo a que você veio lhe será dado. Esta grande promessa feita para esse grande dever mantém uma relação confortável e lucrativa entre o céu e a terra.

III. A respeito do amor dos discípulos a Cristo, prescrito em consideração ao grande amor com que ele os amou. Ele os exorta a três coisas:

1. Continuar no seu amor. "Continue no seu amor por mim e no meu por você." Ambos podem ser aceitos. Devemos colocar nossa felicidade na continuação do amor de Cristo por nós, e ter como objetivo dar provas contínuas de nosso amor a Cristo, para que nada possa nos tentar a nos afastar dele, ou provocá-lo a se afastar de nós. Observe que todos que amam a Cristo devem continuar em seu amor por ele, ou seja, estar sempre amando-o, e aproveitando todas as ocasiões para demonstrá-lo, e amar até o fim. Os discípulos deveriam sair em serviço para Cristo, no qual enfrentariam muitos problemas; mas, diz Cristo: "Permaneça no meu amor. Continue seu amor por mim, e então todos os problemas que você encontrar serão fáceis; o amor tornou fácil o serviço duro de sete anos para Jacó. Não deixe os problemas que você encontrar por causa de Cristo apague seu amor por Cristo, mas antes vivifique-o.

2. Deixar que a sua alegria permaneça neles e os preencha. Isso ele projetou naqueles preceitos e promessas que lhes foram dados.

(1.) Para que sua alegria permaneça neles. As palavras estão colocadas de tal forma, no original, que também podem ser lidas:

[1.] Para que minha alegria em você permaneça. Se eles produzirem muitos frutos e continuarem em seu amor, ele continuará a se alegrar com eles como havia feito. Observe que discípulos frutíferos e fiéis são a alegria do Senhor Jesus; ele descansa em seu amor por eles, Sof 3. 17. Assim como há um transporte de alegria no céu na conversão dos pecadores, também há uma alegria remanescente na perseverança dos santos. Ou,

[2.] Para que minha alegria, isto é, sua alegria em mim, possa permanecer. É a vontade de Cristo que seus discípulos se regozijem constante e continuamente nele, Filipenses 4.4. A alegria do hipócrita dura apenas um momento, mas a alegria daqueles que permanecem no amor de Cristo é uma festa contínua. A palavra do Senhor que dura para sempre, as alegrias que dela fluem e nela se baseiam também o fazem.

(2.) Para que sua alegria seja plena; não apenas para que você possa estar cheio de alegria, mas para que sua alegria em mim e em meu amor possa aumentar cada vez mais, até chegar à perfeição, quando você entrar na alegria de seu Senhor. Observe,

[1.] Aqueles e somente aqueles que têm a alegria de Cristo permanecendo neles têm sua alegria plena; as alegrias mundanas são vazias, logo se fartam, mas nunca satisfazem. É somente a alegria da sabedoria que encherá a alma, Sl 36. 8.

[2.] O desígnio de Cristo em seu mundo é preencher a alegria de seu povo; ver 1 João 1.4. Isto e o outro ele disse, para que nossa alegria possa ser cada vez mais plena, e finalmente perfeita.

3. Para evidenciar o seu amor por ele, guardando os seus mandamentos: “Se guardares os meus mandamentos, permanecerás no meu amor, v. 10. Isto será uma evidência da fidelidade e constância do teu amor por mim, e então pode ter certeza da continuidade do meu amor por você." Observe aqui,

(1.) A promessa “Você permanecerá em meu amor como em uma morada, em casa no amor de Cristo; como em um lugar de descanso, tranquilo no amor de Cristo; como em uma fortaleza, seguro nele. permanecerá em meu amor, você terá graça e força para perseverar em me amar." Se a mesma mão que primeiro derramou o amor de Cristo em nossos corações não nos mantivesse nesse amor, não deveríamos permanecer nele por muito tempo, mas, através do amor ao mundo, deveríamos deixar de amar o próprio Cristo.

(2.) A condição da promessa: Se você guardar meus mandamentos. Os discípulos deveriam guardar os mandamentos de Cristo, não apenas por uma conformidade constante com eles próprios, mas por uma entrega fiel deles a outros; eles deveriam mantê-los como administradores, em cujas mãos aquele grande depósito estava depositado, pois deveriam ensinar todas as coisas que Cristo havia ordenado, Mateus 28. 20. Este mandamento eles devem guardar imaculado (1 Tim 6.14), e assim devem mostrar que permanecem em seu amor.

Para induzi-los a guardar seus mandamentos, ele exorta a:

[1.] Seu próprio exemplo: Assim como tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço em seu amor. Cristo submeteu-se à lei da mediação, e assim preservou a honra e o conforto dela, para nos ensinar a nos submeter às leis do Mediador, pois de outra forma não podemos preservar a honra e o conforto de nossa relação com ele.

[2.] A necessidade disso para o interesse deles nele (v. 14): “Vocês serão meus amigos se fizerem tudo o que eu lhes ordeno e não de outra forma”. Observe, primeiro, que somente serão considerados amigos fiéis de Cristo aqueles que se aprovarem como seus servos obedientes; pois aqueles que não quiserem que ele reine sobre eles serão tratados como seus inimigos. Idem velle et idem nolle ea demum vera est amicitia – A amizade envolve uma comunhão de aversões e apegos. – Salústio.

Em segundo lugar, é a obediência universal a Cristo que é a única obediência aceitável; obedecê-lo em tudo o que ele nos ordena, sem exceção, muito menos exceção, a qualquer ordem.

4. A respeito do amor dos discípulos uns pelos outros, recomendado como uma evidência de seu amor a Cristo, e uma retribuição grata por seu amor por eles. Devemos guardar os seus mandamentos, e este é o seu mandamento: que amemos uns aos outros, v. 12, e novamente, v. 17. Nenhum dever religioso é inculcado com mais frequência, nem mais pateticamente instado sobre nós, por nosso Senhor Jesus, do que o do amor mútuo, e por boas razões.

1. Aqui é recomendado pelo padrão de Cristo (v. 12): como eu te amei. O amor de Cristo por nós deve direcionar e envolver o nosso amor uns pelos outros; desta maneira, e por este motivo, devemos amar uns aos outros, como e porque Cristo nos amou. Ele aqui especifica algumas das expressões de seu amor por eles; ele os chamou de amigos, comunicou-lhes o que pensava e estava pronto para dar-lhes o que pediam. Vá você e faça o mesmo.

2. É exigido por seu preceito. Ele interpõe sua autoridade, fez dela uma das leis estatutárias de seu reino. Observe como isso é expresso de maneira diferente nesses dois versículos, e ambos são muito enfáticos.

(1.) Este é o meu mandamento (v. 12), como se este fosse o mais necessário de todos os mandamentos. Assim como sob a lei a proibição da idolatria era o mandamento mais insistido do que qualquer outro, prevendo o vício do povo nesse pecado, assim Cristo, prevendo o vício da igreja cristã na falta de amor, deu maior ênfase a este preceito.

(2.) Estas coisas eu te ordeno. Ele fala como se estivesse prestes a dar-lhes muitas coisas a cargo, mas apenas menciona isso: que vocês se amem; não apenas porque isso inclui muitos deveres, mas porque terá uma boa influência sobre todos.

Ódio e perseguição preditos.

18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim.

19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.

20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu Senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.

21 Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou.

22 Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado.

23 Quem me odeia odeia também a meu Pai.

24 Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, pecado não teriam; mas, agora, não somente têm eles visto, mas também odiado, tanto a mim como a meu Pai.

25 Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo.

Aqui Cristo discursa sobre o ódio, que é o caráter e a genialidade do reino do diabo, assim como o amor é do reino de Cristo. Observe aqui,

I. Quem são aqueles em quem se encontra esse ódio - o mundo, os filhos deste mundo, distintos dos filhos de Deus; aqueles que estão no interesse do deus deste mundo, cuja imagem carregam e a cujo poder estão sujeitos; todos aqueles, sejam judeus ou gentios, que não quiseram entrar na igreja de Cristo, que ele chamou de forma audível, e visivelmente separa deste mundo mau. O chamado destes o mundo sugere:

1. Seu número; havia um mundo de pessoas que se opunham a Cristo e ao Cristianismo. Senhor, como aumentaram os que perturbaram o Filho de Davi! Temo que, se colocássemos isso à votação entre Cristo e Satanás, Satanás nos superaria bastante.

2. Sua confederação e combinação; essas numerosas hostes estão corporificadas e são como uma só, Sl 83. 5. Judeus e gentios, que não podiam concordar em mais nada, concordaram em perseguir o ministro de Cristo.

3. Seu espírito e disposição; eles são homens do mundo (Sl 16.13,14), totalmente dedicados a este mundo e às coisas dele, e nunca pensando em outro mundo. O povo de Deus, embora seja ensinado a odiar os pecados dos pecadores, ainda assim não as suas pessoas, mas a amar e fazer o bem a todos os homens. Um espírito malicioso, rancoroso e invejoso não é o espírito de Cristo, mas do mundo.

II. Quem são aqueles contra quem este ódio é dirigido - contra os discípulos de Cristo, contra o próprio Cristo e contra o Pai.

1. O mundo odeia os discípulos de Cristo: O mundo vos odeia (v. 19); e ele fala disso como aquilo com que eles devem esperar e contar, v. 18, como 1 João 3.13.

(1.) Observe como isso acontece aqui.

[1.] Cristo expressou a grande bondade que tinha por eles como amigos; mas, para que não se ufanem com isso, foi-lhes dado, como houve com Paulo, um espinho na carne, isto é, como está explicado ali, injúrias e perseguições por causa de Cristo, 2 Cor 12. 7, 10.

[2.] Ele lhes designou seu trabalho, mas lhes diz quais dificuldades eles deveriam encontrar nele, para que não fosse uma surpresa para eles e para que pudessem se preparar adequadamente.

[3.] Ele os encarregou de amarem uns aos outros, e precisavam o suficiente para amarem uns aos outros, pois o mundo os odiaria; serem gentis uns com os outros, pois sofreriam muita crueldade e má vontade por parte daqueles que estavam de fora. "Mantenham a paz entre vocês, e isso os fortalecerá contra as disputas do mundo com vocês." Aqueles que estão no meio dos inimigos estão preocupados em permanecer unidos.

(2.) Observe o que está incluído aqui.

[1.] A inimizade do mundo contra os seguidores de Cristo: ele os odeia. Observe que a quem Cristo abençoa o mundo amaldiçoa. Os favoritos e herdeiros do céu nunca foram os queridinhos deste mundo, pois a antiga inimizade foi colocada entre a semente da mulher e a da serpente. Por que Caim odiou Abel, senão porque suas obras eram justas? Esaú odiou Jacó por causa da bênção; Os irmãos de José o odiavam porque seu pai o amava; Saul odiava Davi porque o Senhor estava com ele; Acabe odiou Micaías por causa das suas profecias; tais são as causas sem causa do ódio do mundo.

[2.] Os frutos dessa inimizade, dois dos quais temos aqui.

Primeiro, eles te perseguirão, porque te odeiam, pois o ódio é uma paixão inquieta. É comum que aqueles que viverão piedosamente em Cristo Jesus sofram perseguição, 2 Tim 3.12. Cristo previu que maus tratos seus embaixadores encontrariam no mundo, e ainda assim, por causa daqueles poucos que por seu ministério seriam chamados para fora do mundo, ele os enviou como ovelhas no meio de lobos.

Em segundo lugar, outro fruto de sua inimizade está implícito: eles rejeitariam sua doutrina. Quando Cristo diz: Se eles guardaram as minhas palavras, eles guardarão as suas, ele quer dizer: Eles guardarão as suas e respeitarão as suas, não mais do que consideraram e guardaram as minhas. Observe que os pregadores do evangelho não podem deixar de considerar o desprezo pela sua mensagem como o maior dano que pode ser causado a si mesmos; como foi uma grande afronta para Jeremias dizer: Não demos ouvidos a nenhuma de suas palavras, Jer 18.18.

[3.] As causas dessa inimizade. O mundo irá odiá-los,

Primeiro, porque não lhe pertencem (v. 19): “Se fôsseis do mundo, do seu espírito, e no seu interesse, se fôsseis carnais e mundanos, o mundo vos amaria como se fosse seu; porque você foi chamado para fora do mundo, ele te odeia, e sempre o fará." Note:

1. Não devemos nos perguntar se aqueles que são devotados ao mundo são acariciados por ele como se fossem seus amigos; a maioria dos homens abençoa os avarentos, Sl 10.3; 49. 18.

2. Nem devemos nos perguntar se aqueles que são libertados do mundo são difamados por ele como seus inimigos; quando Israel for resgatado do Egito, os egípcios os perseguirão. Observe: A razão pela qual os discípulos de Cristo não são do mundo não é porque eles, por sua própria sabedoria e virtude, se distinguiram do mundo, mas porque Cristo os escolheu para fora dele, para separá-los para si; e esta é a razão pela qual o mundo os odeia; pois,

(1.) A glória para a qual, em virtude dessa escolha, eles foram designados, os coloca acima do mundo e, assim, os torna objetos de sua inveja. Os santos julgarão o mundo, e os justos terão domínio e, portanto, serão odiados.

(2.) A graça com a qual eles são dotados em virtude desta escolha os coloca contra o mundo; nadam contra a corrente do mundo e não se conformam com ela; eles testemunham contra isso e não se conformam com isso. Isto os apoiaria sob todas as calamidades que o ódio do mundo traria sobre eles, pois eram odiados porque eram a escolha e os escolhidos do Senhor Jesus, e não eram do mundo. Agora,

[1.] Esta não foi uma causa justa para o ódio do mundo por eles. Se fizermos alguma coisa que nos torne odiosos, temos motivos para lamentar; mas, se os homens nos odeiam por aquilo pelo que deveriam nos amar e valorizar, temos motivos para ter pena deles, mas não para nos deixar perplexos. Além disso,

[2.] Isso foi motivo justo para sua própria alegria. Aquele que é odiado porque é rico e próspero não se importa com quem sente o aborrecimento disso, enquanto ele tem a satisfação disso.

- Populus me sibilat, at mihi plaudo Ipse domi -Deixe-os sibilar, ele chora, Embora, na minha opinião, seja totalmente abençoado.   -    Timão em Hor.

Muito mais se poderão abraçar aqueles que o mundo odeia, mas que Cristo ama.

Em segundo lugar, “Outra causa do ódio do mundo será porque vocês pertencem a Cristo (v. 21): Por amor do meu nome”. Aqui está o cerne da controvérsia; o que quer que seja fingido, este é o motivo da disputa, eles odeiam os discípulos de Cristo porque levam o seu nome e levam o seu nome no mundo. Observe:

1. É do caráter dos discípulos de Cristo que eles defendam o seu nome. O nome em que foram batizados é aquele pelo qual viverão e morrerão.

2. Geralmente tem sido o destino daqueles que aparecem em nome de Cristo sofrer por isso, sofrer muitas coisas, e coisas difíceis, todas essas coisas. É motivo de conforto para os maiores sofredores se eles sofrem por causa do nome de Cristo. Se vocês são injuriados pelo nome de Cristo, felizes serão vocês (1 Pe 4.14), realmente felizes, considerando não apenas a honra que está impressa nesses sofrimentos (Atos 5.41), mas o conforto que lhes é infundido, e especialmente a coroa de glória a que conduzem esses sofrimentos. Se sofrermos com Cristo e por Cristo, reinaremos com ele.

Em terceiro lugar, afinal, é a ignorância do mundo a verdadeira causa de sua inimizade para com os discípulos de Cristo (v. 21): Porque não conhecem aquele que me enviou.

1. Eles não conhecem a Deus. Se os homens tivessem apenas o devido conhecimento dos primeiros princípios da religião natural, e conhecessem a Deus, embora não abraçassem o Cristianismo, ainda assim não poderiam odiá-lo e persegui-lo. Não têm conhecimento aqueles que devoram o povo de Deus, Sl 14. 4.

2. Eles não conhecem a Deus como aquele que enviou nosso Senhor Jesus e o autorizou a ser o grande Mediador da paz. Não conhecemos a Deus corretamente se não o conhecemos em Cristo, e aqueles que perseguem aqueles a quem ele envia fazem parecer que não sabem que ele foi enviado por Deus. Veja 1 Coríntios 2.8.

2. O mundo odeia o próprio Cristo. E isso é falado aqui para dois fins:

(1.) Para mitigar o problema de seus seguidores, decorrente do ódio do mundo, e para torná-lo menos estranho e menos doloroso  (v. 18): Você sabe que ele me odiou antes de você, próton hymon. Nós lemos isso como significando prioridade de tempo; ele começou no amargo cálice do sofrimento e depois nos deixou para penhorá-lo; mas pode ser lido como uma expressão de sua superioridade sobre eles: "Você sabe que ele me odiou, seu primeiro, seu chefe e capitão, seu líder e comandante."

[1.] Se Cristo, que se destacou na bondade e era perfeitamente inocente e universalmente benéfico, foi odiado, podemos esperar que qualquer virtude ou mérito nosso nos proteja da malícia?

[2.] Se nosso Mestre, o fundador de nossa religião, encontrou tanta oposição ao plantá-la, seus servos e seguidores não podem procurar outra forma de propagá-la e professá-la. Para isso ele os remete (v. 20) à sua própria palavra, quando foram admitidos no discipulado: Lembrai-vos da palavra que vos disse. Ajudar-nos-ia a compreender as últimas palavras de Cristo comparando-as com as suas palavras anteriores. Nada contribuiria mais para nos tornar mais fáceis do que lembrar as palavras de Cristo, que exporão suas providências. Agora, nesta palavra há, em primeiro lugar, uma verdade clara: o servo não é maior do que o seu Senhor. Isso ele havia dito a eles. Mateus 10. 24. Cristo é nosso Senhor e, portanto, devemos atender diligentemente a todos os seus movimentos e concordar pacientemente com todas as suas disposições, pois o servo é inferior ao seu senhor. As verdades mais claras são por vezes os argumentos mais fortes para os deveres mais difíceis; Eliú responde a uma multidão de murmurações de Jó com esta verdade evidente: que Deus é maior que o homem, Jó 33. 12. Então aqui está, em segundo lugar, uma inferência apropriada extraída disso: “Se eles perseguiram os homens, como você viu, e é provável que vejam muito mais, eles também irão perseguir você; você pode esperar isso e contar com isso: pois,"

1. "Você fará o mesmo que eu fiz para provocá-los; você os reprovará por seus pecados, e os chamará ao arrependimento, e lhes dará regras estritas de vida santa, que eles não suportarão."

2. "Você não pode fazer mais do que eu fiz para agradá-los; depois de um caso tão grande, ninguém se pergunte se eles sofrem mal por agirem bem." Ele acrescenta: “Se eles guardaram as minhas palavras, eles também guardarão as suas; assim como houve alguns, e apenas alguns, que foram influenciados pela minha pregação, assim haverá alguns por sua pregação, e apenas alguns." Alguns dão outro sentido a isso, fazendo com que eteresan seja colocado em lugar de pareteresan. "Se eles ficaram à espreita por minhas palavras, com o objetivo de me enredar, da mesma maneira ficarão à espreita para enredar você em sua conversa."

(2.) Para agravar a maldade deste mundo incrédulo e descobrir sua excessiva pecaminosidade; odiar e perseguir os apóstolos já era ruim o suficiente, mas neles odiar e perseguir o próprio Cristo era muito pior. O mundo geralmente tem um nome ruim nas Escrituras, e nada pode colocá-lo em um nome pior do que este, que odiava Jesus Cristo. Existe um mundo de pessoas que odeiam a Cristo. Duas coisas ele insiste para agravar a maldade daqueles que o odiavam:

[1.] Que havia a maior razão imaginável pela qual eles deveriam amá-lo; as boas palavras e as boas obras dos homens geralmente os recomendam; agora, quanto a Cristo,

Primeiro, suas palavras foram tais que mereceram o amor deles (v. 22): “Se eu não lhes tivesse falado para cortejar o seu amor, eles não teriam pecado, a sua oposição não teria chegado a um ódio contra mim, o seu pecado teria comparativamente, não tenho pecado. Mas agora que eu disse tanto a eles para me recomendar às suas melhores afeições, eles não têm pretensão nem desculpa para seus pecados. Observe aqui:

1. A vantagem que aqueles que desfrutam do evangelho têm; Cristo vem e fala com eles; ele falou pessoalmente aos homens daquela geração, e ainda fala conosco por meio de nossas Bíblias e ministros, e como alguém que tem a mais inquestionável autoridade sobre nós e afeição por nós. Cada palavra sua é pura, carrega consigo uma majestade imponente e, ainda assim, uma ternura condescendente, capaz, alguém poderia pensar, de encantar a víbora mais surda.

2. A desculpa que aqueles que não desfrutam do evangelho têm: “Se eu não lhes tivesse falado, se alguma vez tivessem ouvido falar de Cristo e da salvação por ele, não teriam pecado”. Eles não teriam sido acusados ​​de desprezo por Cristo se ele não tivesse vindo e lhes oferecido sua graça. Assim como o pecado não é imputado onde não há lei, a incredulidade não é imputada onde não há evangelho; e, onde é imputado, é até agora o único pecado condenatório, que, sendo um pecado contra o remédio, outro pecado não seria condenado se a culpa deles não estivesse vinculada a este.

(2.) Não existe tal grau de pecado. Se eles não tivessem o evangelho entre eles, seus outros pecados não teriam sido tão graves; para os tempos de ignorância para os quais Deus piscou, Lucas 12. 47, 48. 3. A culpa agravada que estão sob aqueles a quem Cristo veio e falou em vão, a quem ele chamou e convidou em vão, com quem ele argumentou e implorou em vão; Eles não têm cobertura para seus pecados; eles são totalmente indesculpáveis ​​e no dia do julgamento ficarão sem palavras e não terão uma palavra a dizer por si mesmos. Observe que quanto mais claras e completas forem as descobertas que nos são feitas sobre a graça e a verdade de Jesus Cristo, quanto mais nos for dito que seja convincente e cativante, maior será o nosso pecado se não o amarmos e acreditarmos nele. A palavra de Cristo tira o manto do pecado, para que pareça pecado.

Em segundo lugar, suas obras foram tais que mereceram seu amor, assim como suas palavras (v. 24): “Se eu não tivesse feito entre eles, em seu país e diante de seus olhos, obras como nenhum outro homem jamais fez, eles não teriam pecado; sua incredulidade e inimizade eram desculpáveis, e eles poderiam ter tido alguma coragem para dizer que minha palavra não deveria ser creditada, se não fosse confirmada de outra forma;" mas ele produziu provas satisfatórias de sua missão divina, obras que nenhum outro homem fez. Note:

1. Assim como o Criador demonstra seu poder e Divindade por meio de suas obras (Rm 1.20), o mesmo acontece com o Redentor. Seus milagres, suas misericórdias, obras de maravilhas e obras de graça provam que ele foi enviado por Deus e enviado em uma missão gentil.

2. As obras de Cristo foram como nenhum homem jamais fez. Nenhuma pessoa comum que não tivesse uma comissão do céu, e Deus com ele, poderia fazer milagres, cap. 3. 2. E nenhum profeta jamais realizou tais milagres, tantos, tão ilustres. Moisés e Elias realizaram milagres como servos, por meio de um poder derivado; mas Cristo, como Filho, por seu próprio poder. Foi isso que surpreendeu o povo, que com autoridade ele comandasse doenças e demônios (Marcos 1.27); eles confessaram que nunca viram algo assim, Marcos 2. 12. Todas foram boas obras, obras de misericórdia; e isso parece especialmente intencional aqui, pois ele os está repreendendo com isso, que eles o odiavam. Alguém que foi tão universalmente útil, mais do que qualquer homem foi, alguém poderia pensar, deveria ter sido universalmente amado, e ainda assim até ele é odiado.

3. As obras de Cristo aumentam a culpa pela infidelidade e inimizade dos pecadores para com ele, até o último grau de maldade e absurdo. Se eles tivessem apenas ouvido suas palavras e não visto suas obras - se tivéssemos registrado apenas seus sermões, e não seus milagres, a incredulidade poderia ter alegado falta de provas; mas agora não têm desculpa. Além disso, a rejeição de Cristo, tanto por eles quanto por nós, contém o pecado, não apenas da incredulidade obstinada, mas da ingratidão vil. Eles viam que Cristo era muito amável e estudioso em fazer-lhes uma gentileza; ainda assim, eles o odiavam e estudavam fazer-lhe mal. E vemos em sua palavra aquele grande amor com o qual ele nos amou, e ainda assim não somos influenciados por isso.

[2.] Que não havia razão alguma para que eles o odiassem. Alguns que em um momento dirão e farão o que é recomendável, mas em outro momento dirão e farão o que é provocador e desagradável; mas nosso Senhor Jesus não apenas fez muito para merecer a estima e a boa vontade dos homens, mas nunca fez nada para incorrer em seu desagrado; isso ele implora citando uma Escritura para isso (v. 25): “Isto acontece, este ódio irracional de mim e dos meus discípulos por minha causa, para que se cumpra a palavra que está escrita em sua lei” (que é, no Antigo Testamento, que é uma lei, e foi recebida por eles como lei), “Odiaram-me sem causa”; isto Davi fala de si mesmo como um tipo de Cristo, Sl 35. 19; 69. 4. Observe, primeiro, aqueles que odeiam a Cristo o odeiam sem justa causa; inimizade com Cristo é inimizade irracional. Achamos que merecem ser odiados aqueles que são arrogantes e perversos, mas Cristo é manso e humilde, compassivo e terno; aqueles também que sob a aparência da complacência são maliciosos, invejosos e vingativos, mas Cristo se dedicou ao serviço daqueles que o usaram, ou melhor, e daqueles que abusaram dele; trabalhou para a comodidade dos outros e empobreceu-se para nos enriquecer. Aqueles que consideramos odiosos, que prejudicam reis e províncias e perturbam a paz pública; mas Cristo, pelo contrário, foi a maior bênção imaginável para o seu país, e ainda assim foi odiado. Ele testemunhou de fato que suas obras eram más, com o objetivo de torná-las boas, mas odiá-lo por essa causa era odiá-lo sem motivo.

Em segundo lugar, aqui se cumpriu a Escritura, e o antítipo respondeu ao tipo. Saul e seus cortesãos odiaram Davi sem motivo, pois ele lhe havia sido útil com sua harpa e com sua espada; Absalão e seu grupo o odiavam, embora para ele, ele tivesse sido um pai indulgente e para eles um grande benfeitor. Assim foi o Filho de Davi odiado e caçado injustamente. Aqueles que odiavam a Cristo não pretendiam cumprir as Escrituras; mas Deus, ao permitir isso, tinha isso em mente; e confirma nossa fé em Cristo como o Messias que até mesmo isso foi predito a respeito dele e, sendo predito, foi cumprido nele. E não devemos achar estranho ou difícil se isso tiver uma realização adicional em nós. Estamos aptos a justificar nossas queixas de danos causados ​​a nós com isso, que eles são sem causa, ao passo que quanto mais o são, mais se assemelham aos sofrimentos de Cristo e podem ser mais facilmente suportados.

3. Em Cristo o mundo odeia o próprio Deus; isto é dito duas vezes aqui (v. 23): Aquele que me odeia, embora pense que seu ódio não vai mais longe, na verdade ele também odeia meu Pai. E novamente, v. 24, Eles viram e odiaram a mim e a meu Pai. Observe:

(1.) Existem aqueles que odeiam a Deus, apesar da beleza de sua natureza e da generosidade de sua providência; eles estão furiosos com sua justiça, como os demônios que acreditam nele e tremem, ficam irritados com seu domínio e de bom grado romperiam suas cadeias. Aqueles que não conseguem negar que existe um Deus, e ainda assim desejam que não exista, eles o veem e o odeiam.

(2.) O ódio a Cristo será interpretado e considerado ódio a Deus, pois ele é em sua pessoa a imagem expressa de seu Pai, e em seu ofício seu grande agente e embaixador. Deus fará com que todos os homens honrem o Filho como honram o Pai e, portanto, qualquer entretenimento que o Filho tenha, esse terá o Pai. Portanto, é fácil inferir que aqueles que são inimigos da religião cristã, por mais que clamem pela religião natural, são na verdade inimigos de todas as religiões. Os deístas são, na verdade, ateus, e aqueles que ridicularizam a luz do evangelho, se pudessem, extinguiriam até mesmo a luz natural e se livrariam de todas as obrigações de consciência e do temor de Deus. Que um mundo incrédulo e maligno saiba que sua inimizade ao evangelho de Cristo será considerada no grande dia como uma inimizade ao próprio Deus bendito; e que todos os que sofrem por causa da justiça, de acordo com a vontade de Deus, se consolem com isso; se o próprio Deus for odiado por eles e atingido por eles, eles não precisarão se envergonhar de sua causa nem ter medo do problema.

O Consolador Anunciado.

26 Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;

27 e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.

Tendo Cristo falado da grande oposição que seu evangelho provavelmente encontraria no mundo, e das dificuldades que seriam impostas aos seus pregadores, para que ninguém temesse que eles e o evangelho fossem atropelados por aquela torrente violenta, ele aqui insinua a todos aqueles que eram simpatizantes de sua causa e interesse que provisão eficaz foi feita para apoiá-la, tanto pelo testemunho principal do Espírito (v. 26), como pelo testemunho subordinado dos apóstolos (v. 27), e os testemunhos são os suportes adequados da verdade.

I. É aqui prometido que o Espírito abençoado manterá a causa de Cristo no mundo, apesar da oposição que deverá encontrar. Cristo, quando foi injuriado, entregou sua causa ferida a seu Pai, e não perdeu com seu silêncio, pois o Consolador veio, implorou-a poderosamente e carregou-a triunfantemente. "Quando vier o Consolador ou Advogado, que procede do Pai, e a quem enviarei para suprir a falta da minha presença corporal, ele testemunhará de mim contra aqueles que me odeiam sem causa." Temos mais neste versículo a respeito o Espírito Santo do que em qualquer outro versículo da Bíblia; e, sendo batizados em seu nome, preocupamo-nos em familiarizá-lo na medida em que ele é revelado.

1. Aqui está um testemunho dele em sua essência, ou melhor, em sua subsistência. Ele é o Espírito da verdade, que procede do Pai. Aqui,

(1.) Ele é mencionado como uma pessoa distinta; não uma qualidade ou propriedade, mas uma pessoa sob o nome próprio de um Espírito, e o título apropriado de Espírito da verdade, um título adequadamente dado a ele onde ele é levado a testemunhar.

(2.) Como pessoa divina, que procede do Pai, por meio de atividades que existiam desde a antiguidade, desde a eternidade. O espírito ou sopro do homem, chamado sopro de vida, procede do homem, e por ele modificado ele liberta sua mente, por ele revigorado ele às vezes exerce sua força para soprar o que extinguiria, e explodir o que ele excitaria. Assim, o Espírito abençoado é a emanação da luz divina e a energia do poder divino. Os raios do sol, pelos quais ele dispensa e difunde sua luz, calor e influência, procedem do sol e, ainda assim, são um com ele. O Credo Niceno diz: O Espírito procede do Pai e do Filho, pois ele é chamado o Espírito do Filho, Gal 4. 6. E aqui é dito que o Filho o envia. A igreja grega preferiu dizer, do Pai pelo Filho.

2. Em sua missão.

(1.) Ele virá com uma efusão mais abundante de seus dons, graças e poderes do que nunca. Cristo foi por muito tempo o ho erchomenos – aquele que deveria vir; agora o bendito Espírito é assim.

(2.) Eu o enviarei a você do Pai. Ele havia dito (cap. 14-16): Eu rogarei ao Pai, e ele vos enviará o Consolador, o que indica que o Espírito é o fruto da intercessão que Cristo faz dentro do véu: aqui ele diz, eu o enviarei, o que indica que ele é fruto de seu domínio dentro do véu. O Espírito foi enviado,

[1.] Por Cristo como Mediador, agora ascendido ao alto para dar dons aos homens, e todo o poder sendo dado a ele.

[2.] Do Pai: “Não somente do céu, casa de meu Pai” (o Espírito foi dado em um som do céu, Atos 2.2), “mas de acordo com a vontade e designação de meu Pai, e com seu poder concorrente e autoridade."

[3.] Aos apóstolos para instruí-los em sua pregação, capacitá-los para o trabalho e conduzi-los em seus sofrimentos. Ele foi dado a eles e aos seus sucessores, tanto no cristianismo como no ministério; a eles e à sua semente, e à semente da sua semente, de acordo com aquela promessa, Is 59. 21.

3. Em seu cargo e operações, que são dois:

(1.) Um implícito no título que lhe foi atribuído; ele é o Consolador ou Advogado. Um defensor de Cristo, para manter a sua causa contra a infidelidade do mundo, um consolador para os santos contra o ódio do mundo.

(2.) Outro expressado: Ele testemunhará de mim. Ele não é apenas um defensor, mas uma testemunha de Jesus Cristo; ele é um dos três que dão testemunho no céu e o primeiro dos três que dão testemunho na terra. 1 João 5. 7, 8. Ele instruiu os apóstolos e capacitou-os a realizar milagres; ele indicou as Escrituras, que são as testemunhas permanentes que testificam de Cristo, cap. 5. 39. O poder do ministério deriva do Espírito, pois ele qualifica os ministros; e o poder do Cristianismo também, pois ele santifica os cristãos, e em ambos testifica de Cristo.

II. É aqui prometido que também os apóstolos, com a ajuda do Espírito, teriam a honra de serem testemunhas de Cristo (v. 27): E vós também dareis testemunho de mim, sendo testemunhas competentes, porque estais comigo desde o princípio. do meu ministério. Observe aqui,

1. Que os apóstolos foram designados para serem testemunhas de Cristo no mundo. Quando ele disse: O Espírito testificará, ele acrescenta: E vocês também darão testemunho. Observe que a obra do Espírito não é para substituir, mas para envolver e encorajar a nossa. Embora o Espírito testifique, os ministros também devem prestar o seu testemunho, e as pessoas prestam atenção a ele; pois o Espírito da graça testemunha e opera por meio da graça. Os apóstolos foram as primeiras testemunhas chamadas no famoso julgamento entre Cristo e o príncipe deste mundo, que resultou na expulsão do intruso. Isso sugere:

(1.) O trabalho que está sendo feito para eles; eles deveriam atestar a verdade, toda a verdade, e nada além da verdade, a respeito de Cristo, para a recuperação de seu justo direito e a manutenção de sua coroa e dignidade. Embora os discípulos de Cristo tenham fugido quando deveriam ter sido testemunhas dele no seu julgamento perante o sumo sacerdote e Pilatos, ainda assim, depois de o Espírito ter sido derramado sobre eles, pareceram corajosos na vindicação da causa de Cristo contra as acusações com que ela estava carregada. A verdade da religião cristã deveria ser provada em grande parte pela evidência de fato, especialmente a ressurreição de Cristo, da qual os apóstolos foram de uma maneira particular testemunhas escolhidas (Atos 10.41), e eles prestaram seu testemunho de acordo, Atos 3. 15; 5. 32. Os ministros de Cristo são suas testemunhas.

(2.) A honra colocada sobre eles por meio deste - que eles deveriam ser cooperadores de Deus. "O Espírito testificará de mim e de você também, sob a condução do Espírito e em concordância com o Espírito (que o preservará de se enganar naquilo que você relata com seu próprio conhecimento, e o informará daquilo que você não pode saber senão por revelação), dará testemunho." Isso pode encorajá-los contra o ódio e o desprezo do mundo, que Cristo os honrou e os possuiria.

2. Que eles estavam qualificados para isso: Você está comigo desde o início. Eles não apenas ouviam seus sermões públicos, mas mantinham constantes conversas privadas com ele. Ele andou fazendo o bem e, enquanto outros viram as obras maravilhosas e misericordiosas que ele fez apenas em sua própria cidade e país, aqueles que andaram com ele foram testemunhas de todas elas. Eles também tiveram a oportunidade de observar a pureza imaculada de sua conversa e puderam testemunhar por ela que nunca viram nele, nem ouviram falar dele, qualquer coisa que tivesse o menor traço de fragilidade humana. Observação.

(1.) Temos grandes motivos para receber o testemunho que os apóstolos deram de Cristo, pois eles não falaram por boatos, mas pelo que tinham a maior certeza imaginável, 2 Pedro 1:16; 1 João 1.1, 3.

(2.) São mais capazes de dar testemunho de Cristo aqueles que estiveram com ele, pela fé, esperança e amor, e vivendo uma vida de comunhão com Deus nele. Os ministros devem primeiro aprender a Cristo e depois pregá-lo. Aqueles que falam melhor das coisas de Deus falam experimentalmente. É particularmente uma grande vantagem ter conhecido Cristo desde o início, compreender todas as coisas desde o início, Lucas 1.3. Estar com ele desde o início dos nossos dias. Um conhecimento precoce e uma conversa constante com o evangelho de Cristo farão do homem um bom chefe de família.

 

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 17/02/2024
Código do texto: T8000940
Classificação de conteúdo: seguro