João 17

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

Este capítulo é uma oração, é a oração do Senhor, a oração do Senhor Jesus Cristo. Houve uma oração do Senhor que ele nos ensinou a orar, e não orou ele mesmo, pois ele não precisava orar pelo perdão dos pecados; mas essa era própria e peculiarmente dele, e adequada apenas como um Mediador, e é uma amostra de sua intercessão, e ainda é útil para nós tanto para instrução quanto para encorajamento na oração. Observe,

I. As circunstâncias da oração, v. 1.

II. A própria oração.

1. Ele ora por si mesmo, ver 1-5.

2. Ele ora por aqueles que são dele. E nisto veja,

(1.) Os fundamentos gerais com os quais ele apresenta suas petições para eles, ver 6-10.

(2.) As petições particulares que ele faz para eles

[1.] Para que sejam guardados, ver 11-16.

[2] Para que sejam santificados, ver 17-19.

[3] Para que eles possam ser unidos, ver 11 e 20-23.

[4] Para que sejam glorificados, ver 24-26.

A Oração de Intercessão de Cristo.

1 Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti,

2 assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste.

3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

4 Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer;

5 e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.”

Aqui temos,

I. As circunstâncias desta oração, v. 1. Muitas orações solenes que Cristo fez nos dias de sua carne (às vezes ele continuou a noite toda em oração), mas nenhuma de suas orações é registrada tão completamente quanto esta. Observe,

1. A hora em que ele fez esta oração; quando ele falou essas palavras, deu o adeus anterior a seus discípulos, ele fez essa oração em seus ouvidos; de modo que,

(1.) foi uma oração depois de um sermão; depois de falar da parte de Deus para eles, voltou-se para falar com Deus por eles. Observe que devemos orar por aqueles a quem pregamos. Aquele que deveria profetizar sobre os ossos secos também deveria orar: Venha, ó espírito, e sopre sobre eles. E a palavra pregada deve receber oração, pois Deus dá o crescimento.

(2.) Foi uma oração após o sacramento; depois que Cristo e seus discípulos comeram a páscoa e a ceia do Senhor juntos, e ele lhes deu uma exortação adequada, ele encerrou a solenidade com esta oração, para que Deus preservasse as boas impressões da ordenança sobre eles.

(3.) Foi uma oração familiar. Os discípulos de Cristo eram sua família e, para dar um bom exemplo aos chefes de família, ele não apenas, como filho de Abraão, ensinou sua família (Gn 18:19), mas, como filho de Davi, abençoou sua família (Gn 18:19; 2 Sam 6. 20), orou por eles e com eles.

(4.) Foi uma oração de despedida. Quando nós e nossos amigos nos separamos, é bom nos separarmos com oração, Atos 20. 36. Cristo estava se separando pela morte, e essa separação deveria ser santificada e adoçada pela oração. Morrendo, Jacó abençoou os doze patriarcas, morrendo Moisés, as doze tribos, e assim, aqui, morrendo Jesus, os doze apóstolos.

(5.) Foi uma oração que prefaciou seu sacrifício, que ele estava prestes a oferecer na terra, especificando os favores e bênçãos destinados a serem comprados pelo mérito de sua morte para aqueles que eram dele; como uma ação levando os usos de uma multa, e direcionando para quais intenções e propósitos deve ser cobrado. Cristo orou então como um sacerdote que agora oferece sacrifício, em virtude do qual todas as orações deveriam ser feitas.

(6.) Foi uma oração que foi uma amostra de sua intercessão, que ele vive para fazer por nós dentro do véu. Não que em seu estado exaltado ele se dirija a seu Pai por meio de humilde petição, como quando estava na terra. Não, sua intercessão no céu é uma apresentação de seu mérito a seu Pai, com um processo em benefício disso para todos os seus escolhidos.

2. A expressão externa de desejo fervoroso que ele usou nesta oração: Ele ergueu os olhos ao céu, como antes (cap. 11. 41); não que Cristo precisasse atrair sua própria atenção, mas ele teve o prazer de santificar esse gesto para aqueles que o usam e justificá-lo contra aqueles que o ridicularizam. É significativo da elevação da alma a Deus em oração, Sl 25. 1. Sursum corda era antigamente usado como um chamado à oração, elevem seus corações ao céu; para lá devemos dirigir nossos desejos em oração, e daí devemos esperar receber as coisas boas pelas quais oramos.

II. A primeira parte da própria oração, na qual Cristo ora por si mesmo. Observe aqui,

1. Ele ora a Deus como Pai: Ele levantou os olhos e disse: Pai. Observe que, como a oração deve ser feita apenas a Deus, é nosso dever na oração vê-lo como um Pai e chamá-lo de nosso Pai. Todos os que têm o Espírito de adoção são ensinados a clamar Abba, Pai, v. 25. Pois será de grande utilidade para nós em oração, tanto para orientação quanto para encorajamento, chamar a Deus como esperamos encontrá-lo.

2. Ele orou primeiro por si mesmo. Embora Cristo, como Deus, tenha recebido orações, Cristo, como homem, orou; assim lhe convinha cumprir toda a justiça. Foi-lhe dito, como a nós se diz: Pede, e dar-te-ei, Sl 2. 8. O que ele comprou, ele deve pedir; e devemos esperar ter o que nunca merecemos, mas mil vezes perdido, a menos que oremos por isso? Isso coloca uma honra na oração, que foi o mensageiro que Cristo enviou em seus recados, a maneira pela qual até ele se correspondia com o céu. Da mesma forma, dá grande encorajamento às pessoas que oram e faz esperar que até mesmo a oração do desamparado não será desprezada; houve um tempo em que aquele que é nosso advogado tinha uma causa própria a solicitar, uma grande causa, de cujo sucesso dependia toda a sua honra como Mediador; e isso ele deveria solicitar no mesmo método que nos é prescrito, por orações e súplicas (Hb 5. 7), para que ele conheça o coração de um peticionário (Êxodo 23. 9), ele conhece o caminho. Agora observe, Cristo começou com uma oração por si mesmo e depois orou por seus discípulos; esta caridade deve começar em casa, embora não deva terminar aí. Devemos amar e orar por nosso próximo como a nós mesmos e, portanto, devemos amar e orar de maneira correta por nós mesmos primeiro. Cristo foi muito mais curto em sua oração por si mesmo do que em sua oração por seus discípulos. Nossas orações pela igreja não devem ser colocadas em um canto de nossas orações; ao fazer súplicas por todos os santos, temos espaço suficiente para ampliar e não devemos nos restringir. Agora, aqui estão duas petições que Cristo apresenta para si mesmo, e essas duas são uma - para que ele seja glorificado. Mas esta única petição: Glorifica-me, é colocado duas vezes, porque tem uma referência dupla. Para a acusação de seu empreendimento ainda: Glorifica-me, para que eu te glorifique, fazendo o que foi combinado para ser feito ainda, v. 1-3. E para o desempenho de seu empreendimento até agora: "Glorifica-me, porque eu te glorifiquei. Eu fiz a minha parte, e agora, Senhor, faça a tua", v. 4, 5.

(1) Cristo aqui ora para ser glorificado, a fim de glorificar a Deus (v. 1): Glorifica teu Filho de acordo com tua promessa, para que teu Filho te glorifique de acordo com seu entendimento. Aqui observe,

[1] Pelo que ele ora - para que seja glorificado neste mundo: "Chegou a hora em que todos os poderes das trevas se unirão para difamar teu Filho; agora, Pai, glorifica-o." O Pai glorificou o Filho na terra, primeiro, mesmo em seus sofrimentos, pelos sinais e maravilhas que os acompanharam. Quando os que vieram para prendê-lo ficaram estupefatos com uma palavra - quando Judas o confessou inocente e selou essa confissão com seu próprio sangue culpado - quando a esposa do juiz dormia e o próprio juiz acordado o declarou justo - quando o sol escureceu e o véu do templo se rasgou, então o Pai não apenas justificou, mas glorificou o Filho.

Além disso, em segundo lugar, mesmo por seus sofrimentos; quando ele foi crucificado, ele foi engrandecido, ele foi glorificado, cap. 13. 31. Foi em sua cruz que ele venceu Satanás e a morte; seus espinhos eram uma coroa, e Pilatos na inscrição sobre sua cabeça escreveu mais do que pensava.

Mas, em terceiro lugar, muito mais depois de seus sofrimentos. O Pai glorificou o Filho quando o ressuscitou dentre os mortos, mostrou-o abertamente a testemunhas escolhidas e derramou o Espírito para apoiar e defender sua causa e estabelecer seu reino entre os homens, então ele o glorificou. É por isso que ele ora e insiste.

[2.] O que ele alega para fazer cumprir este pedido.

Primeiro, Ele implora relação: Glorifica teu Filho; teu Filho como Deus, como Mediador. É em consideração a isso que os pagãos lhe são dados por herança; porque tu és meu Filho, Sl 2. 7, 8. O diabo o tentou a renunciar à sua filiação com uma oferta dos reinos deste mundo; mas ele rejeitou a oferta com desdém e dependeu de seu pai para sua preferência, e aqui se aplica a ele por isso. Observe que aqueles que receberam a adoção de filhos podem orar com fé pela herança de filhos; se santificado, então glorificado: Pai, glorifica teu Filho.

Em segundo lugar, Ele invoca o tempo: é chegada a hora; a estação prefixada para uma hora. A hora da paixão de Cristo foi determinada pelo conselho de Deus. Ele costumava dizer que sua hora ainda não havia chegado; mas agora chegou, e ele sabia disso. O homem não conhece o seu tempo (Eclesiastes 9. 12), mas o Filho do homem sim. Ele chama esta hora (cap. 12. 27), e aqui, a hora; compare Marcos 14. 35; cap. 16. 21. Pois a hora da morte do Redentor, que também foi a hora do nascimento do Redentor, foi a hora mais marcante e notável e, sem dúvida, a mais crítica, desde que o relógio do tempo foi definido pela primeira vez. Nunca houve uma hora como essa, nem nenhuma hora desafiou tais expectativas antes, nem tais reflexões sobre ela depois.

1. "Chegou a hora no meio da qual eu preciso ser reconhecido." Agora é a hora em que este grande assunto chega a uma crise; depois de muitas escaramuças, a batalha decisiva entre o céu e o inferno está para ser travada, e aquela grande causa na qual a honra e a felicidade do homem são embarcadas juntas, agora devem ser ganhas ou perdidas para sempre ou para o outro: "Agora glorifica teu Filho, agora dá-lhe a vitória sobre os principados e potestades, agora deixe que a ferida de seu calcanhar seja o quebrar da cabeça da serpente, agora deixe teu Filho ser sustentado para não falhar nem desanimar." Quando Josué foi adiante conquistando e para conquistar, é dito, o Senhor engrandeceu Josué; então ele glorificou seu Filho quando fez da cruz sua carruagem triunfante.

2. "É chegada a hora em que espero ser coroado; é chegada a hora em que devo ser glorificado e colocado à tua direita." Entre ele e aquela glória interveio uma cena sangrenta de sofrimento; mas, sendo curto, ele fala como se fizesse pouco disso: é chegada a hora em que devo ser glorificado; e ele não esperava isso até então. Bons cristãos em uma hora difícil, especialmente na hora da morte, podem alegar assim: "Agora é chegada a hora, fique ao meu lado, apareça para mim, agora ou nunca: agora o tabernáculo terrestre está para ser dissolvido, é chegada a hora em que devo ser glorificado." 2 Cor 5. 1.

Em terceiro lugar, Ele defende o próprio interesse e preocupação do Pai aqui: Para que teu Filho também te glorifique; pois ele havia consagrado todo o seu empreendimento à honra de seu pai. Ele desejou ser levado triunfantemente através de seus sofrimentos para sua glória, para que pudesse glorificar o Pai de duas maneiras:

1. Pela morte de cruz, que ele agora sofreria. Pai, glorifica o teu nome, expressou a grande intenção de seus sofrimentos, que era recuperar a honra ferida de seu Pai entre os homens e, por sua satisfação, subir à glória de Deus, da qual o homem, por seu pecado, ficou aquém: "Pai, reconheça-me em meus sofrimentos, para que eu possa honrá-lo por eles."

2. Pela doutrina da cruz, que em breve seria publicada no mundo, pela qual o reino de Deus seria restabelecido entre os homens. Ele ora para que seu Pai agracie seus sofrimentos e os coroe, não apenas para tirar a ofensa da cruz, mas para torná-la, para aqueles que são salvos, a sabedoria de Deus e o poder de Deus. Se Deus não tivesse glorificado a Cristo crucificado, ressuscitando-o dentre os mortos, todo o seu empreendimento teria sido destruído; portanto glorifica-me, para que eu te glorifique. Agora, assim, ele nos ensinou:

(1.) O que olhar e almejar em nossas orações, em todos os nossos desígnios e desejos - e isso é, a honra de Deus. Sendo nosso objetivo principal glorificar a Deus, outras coisas devem ser buscadas e atendidas em subordinação e subserviência ao Senhor. "Faça isso e o outro por seu servo, para que seu servo possa te glorificar. Dê-me saúde, para que eu possa te glorificar com meu corpo; sucesso, para que eu possa te glorificar com minha propriedade", etc. nossa primeira petição, que deve fixar nosso fim em todas as nossas outras petições, 1 Pedro 4. 11.

(2.) Ele nos ensinou o que esperar. Se sinceramente nos propusemos a glorificar nosso Pai, ele não vai querer fazer por nós o que é necessário para nos colocar na capacidade de glorificá-lo, para nos dar a graça que ele sabe ser suficiente e a oportunidade que ele vê conveniente. Mas, se secretamente nos honramos mais do que a ele, é justo que ele nos deixe nas mãos de nossos próprios conselhos e, então, em vez de nos honrarmos, nos envergonharemos.

Em quarto lugar, ele pleiteia sua comissão (v. 2, 3); ele deseja glorificar seu Pai, em conformidade com a comissão que lhe foi dada: "Glorifica a teu Filho, como lhe deste poder, glorifica-o na execução dos poderes que lhe deste", assim é relacionados com a petição; ou, para que teu Filho te glorifique de acordo com o poder que lhe foi dado, por isso está conectado com o apelo. Agora veja aqui o poder do Mediador.

a. A origem de seu poder: Tu lhe deste poder; ele o tem de Deus, a quem pertence todo o poder. O homem, em seu estado caído, deve, para sua recuperação, ser colocado sob um novo modelo de governo, que não poderia ser erguido senão por uma comissão especial sob o amplo selo do céu, dirigida ao executor dessa gloriosa obra, e constituindo-o como único árbitro da grande diferença que havia, e única garantia da grande aliança que haveria de ser, entre Deus e o homem; para este ofício, ele recebeu seu poder, que deveria ser executado de maneira distinta de seu poder e governo como Criador. Observe que o rei da igreja não é usurpador, como o príncipe deste mundo; o direito de Cristo de governar é incontestável.

b. A extensão de seu poder: Ele tem poder sobre toda a carne.

(a.) Sobre toda a humanidade. Ele tem poder sobre o mundo dos espíritos, os poderes do mundo superior e invisível estão sujeitos a ele (1 Pedro 3:22); mas, sendo agora mediador entre Deus e o homem, ele aqui invoca seu poder sobre toda a carne. Eles eram homens a quem ele deveria subjugar e salvar; dessa raça ele teve um remanescente dado a ele e, portanto, toda aquela classe de seres foi colocada sob seus pés.

(b.) Sobre a humanidade considerada corrupta e caída, pois assim ele é chamado de carne, Gen 6. 3. Se ele não fosse carne nesse sentido, não precisaria de um Redentor. Sobre esta raça pecaminosa, o Senhor Jesus tem todo o poder; e todo o julgamento, a respeito deles, é confiado a ele; poder para ligar ou desligar, absolver ou condenar; poder na terra para perdoar pecados ou não. Cristo, como Mediador, tem o governo de todo o mundo colocado em suas mãos; ele é o rei das nações, tem poder até mesmo sobre aqueles que não o conhecem, nem obedecem ao seu evangelho; a quem ele não governa, ele domina, Sl 22:28; 72. 8; Mateus 28. 18; cap. 3. 35.

c. A grande intenção e desígnio deste poder: Que ele dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. Aqui está aberto o mistério da nossa salvação.

(a.) Aqui está o Pai transferindo os eleitos para o Redentor, e dando-os a ele como seu encargo e confiança; como a coroa e recompensa de seu empreendimento. Ele tem um poder soberano sobre toda a raça caída, mas um interesse peculiar no remanescente escolhido; todas as coisas foram colocadas debaixo de seus pés, mas foram entregues em suas mãos.

(b.) Aqui está o Filho se comprometendo a garantir a felicidade daqueles que lhe foram dados, para que ele lhes desse a vida eterna. Veja quão grande é a autoridade do Redentor. Ele tem vidas e coroas para dar, vidas eternas que nunca morrem, coroas imortais que nunca desaparecem. Agora considere quão grande é o Senhor Jesus, que tem tais preferências em seu dom; e quão gracioso ele é em dar a vida eterna àqueles a quem ele se compromete a salvar.

[a.] Ele os santifica neste mundo, dá-lhes a vida espiritual que é a vida eterna em botão e embrião, cap. 4. 14. A graça na alma é o paraíso nessa alma.

[b.] Ele os glorificará no outro mundo; sua felicidade será completada na visão e fruição de Deus. Isso só é mencionado, porque supõe todas as outras partes de seu empreendimento, ensinando-os, satisfazendo-os, santificando-os e preparando-os para a vida eterna; e de fato todos os outros foram para isso; somos chamados para o seu reino e glória, e gerados para a herança. O que é o último na execução foi o primeiro na intenção, e isso é a vida eterna.

(c.) Aqui está a subserviência do domínio universal do Redentor a isto: Ele tem poder sobre toda a carne, com o propósito de dar a vida eterna ao número seleto. Observe que o domínio de Cristo sobre os filhos dos homens é para a salvação dos filhos de Deus. Todas as coisas são por causa deles, 2 Coríntios 4. 15. Todas as leis, ordenanças e promessas de Cristo, que são dadas a todos, são projetadas efetivamente para transmitir vida espiritual e garantir a vida eterna a todos os que foram dados a Cristo; ele é o cabeça sobre todas as coisas para a igreja. A administração dos reinos da providência e da graça é colocada na mesma mão, para que todas as coisas concorram para o bem dos chamados.

d. Aqui está uma explicação adicional deste grande desígnio (v. 3): "Esta é a vida eterna, que tenho o poder e me comprometi a dar, esta é a natureza dela, e este é o caminho que conduz a ela, conhecer-te o único Deus verdadeiro, e todas as descobertas e princípios da religião natural, e Jesus Cristo, a quem tu enviaste, como Mediador, e as doutrinas e leis daquela santa religião que ele instituiu para a restauração do homem de seu estado decaído”. Aqui está,

(a.) O grande fim que a religião cristã coloca diante de nós, ou seja, a vida eterna, a felicidade de uma alma imortal na visão e fruição de um Deus eterno. Isso ele deveria revelar a todos e garantir a todos os que lhe foram dados. Pelo evangelho, a vida e a imortalidade são trazidas à luz, são trazidas à mão, uma vida que transcende isso tanto em excelência quanto em duração.

(b.) A maneira segura de atingir esse fim abençoado, que é, pelo conhecimento correto de Deus e de Jesus Cristo: "Esta é a vida eterna, conhecer-te", que pode ser tomado de duas maneiras:

[a.] A vida eterna está no conhecimento de Deus e de Jesus Cristo; o presente princípio desta vida é o conhecimento crente de Deus e de Cristo; a perfeição futura dessa vida será o conhecimento intuitivo de Deus e de Cristo. Aqueles que são trazidos à união com Cristo, e vivem uma vida de comunhão com Deus em Cristo, sabem, em certa medida, por experiência, o que é a vida eterna, e dirão: “Se isto é o céu, o céu é doce”. Veja Sl 17. 15.

[b.] O conhecimento de Deus e de Cristo conduz à vida eterna; esta é a maneira pela qual Cristo dá a vida eterna, pelo conhecimento daquele que nos chamou (2 Pedro 1. 3), e esta é a maneira pela qual passamos a recebê-la. A religião cristã nos mostra o caminho para o céu, primeiro, dirigindo-nos a Deus, como autor e felicidade de nosso ser; pois Cristo morreu para nos levar a Deus. Para conhecê-lo como nosso Criador, e amá-lo, obedecê-lo, submeter-se a ele e confiar nele, como nosso dono, governante e benfeitor, devotar-nos a ele como nosso soberano Senhor, depender dele como nosso principal bem, e direcionar tudo para o seu louvor como nosso fim mais elevado - esta é a vida eterna. Deus é aqui chamado o único Deus verdadeiro, para distingui-lo dos falsos deuses dos pagãos, que eram falsificações e pretendentes, não da pessoa do Filho, de quem é expressamente dito que ele é o verdadeiro Deus e a vida eterna (1 João 5:20), e que em este texto é proposto como objeto da mesma consideração religiosa com o Pai. É certo que existe apenas um Deus vivo e verdadeiro e o Deus que adoramos é ele. Ele é o verdadeiro Deus, e não um mero nome ou noção; o único Deus verdadeiro, e tudo o que já se estabeleceu como rivais com ele é vaidade e mentira; o culto a ele é a única religião verdadeira.

Em segundo lugar, dirigindo-nos a Jesus Cristo, como o Mediador entre Deus e o homem: Jesus Cristo, a quem tu enviaste. Se o homem tivesse continuado inocente, o conhecimento do único Deus verdadeiro teria sido a vida eterna para ele; mas agora que ele caiu deve haver algo mais; agora que estamos sob culpa, conhecer a Deus é conhecê-lo como um justo Juiz, sob cuja maldição estamos; e nada é mais mortal do que saber disso. Estamos, portanto, preocupados em conhecer Cristo como nosso Redentor, por quem somente agora podemos ter acesso a Deus; é a vida eterna crer em Cristo; e isso ele se comprometeu a dar a todos quantos lhe foram dados. Ver cap. 6. 39, 40. Aqueles que estão familiarizados com Deus e Cristo já estão nos subúrbios da vida eterna.

(2.) Cristo aqui ora para ser glorificado em consideração por ter glorificado o Pai até então, v. 4, 5. O significado da petição anterior era: Glorifique-me neste mundo; o significado do último é: Glorifique-me no outro mundo. Eu te glorifiquei na terra, e agora me glorifique. Observe aqui,

[1] Com que consolo Cristo reflete sobre a vida que viveu na terra: Eu te glorifiquei e terminei minha obra; é tão boa quanto acabada. Ele não reclama da pobreza e desgraça em que viveu, que vida cansativa ele teve na terra, como sempre teve qualquer homem de dores. Ele ignora isso e se agrada em revisar o serviço que prestou a seu Pai e o progresso que fez em seu entendimento. Isto é registrado aqui, primeiro, para a honra de Cristo, que sua vida na terra respondeu plenamente em todos os aspectos ao fim de sua vinda ao mundo. Observe,

1. Nosso Senhor Jesus teve uma obra que lhe foi dada por aquele que o enviou; ele não veio ao mundo para viver confortavelmente, mas para fazer o bem e cumprir toda a justiça. Seu Pai lhe deu seu trabalho, seu trabalho na vinha, tanto o designou como o ajudou nisso.

2. O trabalho que lhe foi dado para fazer ele terminou. Embora ele ainda não tivesse passado pela última parte de seu empreendimento, ele estava tão perto de ser aperfeiçoado pelos sofrimentos que poderia dizer: Eu o terminei; estava quase pronto, ele dava o golpe final eteleiosa - terminei. A palavra significa que ele realiza todas as partes de seu empreendimento da maneira mais completa e perfeita.

3. Nisto ele glorificou seu Pai; ele o agradou, ele o elogiou. É a glória de Deus que sua obra seja perfeita, e a mesma é a glória do Redentor; do que ele é o autor, ele será o consumador. Foi uma maneira estranha para o Filho glorificar o Pai humilhando-se (isso parecia mais provável para menosprezá-lo), mas foi planejado que assim ele deveria glorificá-lo: "Eu te glorifiquei na terra, de tal maneira que os homens na terra poderiam suportar a manifestação da tua glória."

Em segundo lugar, é registrado como exemplo para todos, para que possamos seguir seu exemplo.

1. Devemos tornar nosso trabalho fazer o trabalho que Deus nos designou para fazer, de acordo com nossa capacidade e a esfera de nossa atividade; cada um de nós deve fazer todo o bem que puder neste mundo.

2. Devemos visar a glória de Deus em tudo. Devemos glorificá-lo na terra, que ele deu aos filhos dos homens, exigindo apenas esta quitação; na terra, onde estamos em estado de provação e preparação para a eternidade.

3. Devemos perseverar aqui até o fim de nossos dias; não devemos nos sentar até terminarmos nosso trabalho e cumprirmos nosso dia como mercenários.

Em terceiro lugar, é registrado para encorajar todos aqueles que repousam sobre ele. Se ele terminou a obra que lhe foi dada para fazer, então ele é um Salvador completo e não fez sua obra pela metade. E aquele que terminou sua obra por nós a terminará em nós até o dia de Cristo.

[2] Veja com que confiança ele espera a alegria diante dele (v. 5): Agora, ó Pai, glorifica-me tu. É disso que ele depende e não pode ser negado a ele.

Primeiro, veja aqui pelo que ele orou: Glorifica-me, como antes, v. 1. Todas as repetições na oração não devem ser consideradas repetições vãs; Cristo orou, dizendo as mesmas palavras (Mt 26:44), mas orou com mais fervor. O que seu Pai havia prometido a ele, e ele tinha certeza, ainda assim ele deveria orar; as promessas não foram feitas para substituir as orações, mas para ser o guia de nossos desejos e a base de nossas esperanças. O fato de Cristo ser glorificado inclui todas as honras, poderes e alegrias de seu estado exaltado. Veja como é descrito.

1. É uma glória para Deus; não apenas, Glorifique meu nome na terra, mas, Glorifique-me consigo mesmo. Era o paraíso, era o céu, estar com seu Pai, como Prov 8. 30; Dan 7. 13; Heb 8. 1. Observe que as glórias mais brilhantes do exaltado Redentor deveriam ser exibidas dentro do véu, onde o Pai manifesta sua glória. Os louvores do mundo superior são oferecidos àquele que está sentado no trono e ao cordeiro em conjunto (Ap 5:13), e as orações do mundo inferior extraem graça e paz de Deus nosso Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo em conjunção; e assim o Pai o glorificou consigo mesmo.

2. É a glória que ele tinha com Deus antes que o mundo existisse. Com isso parece,

(1.) Que Jesus Cristo, como Deus, existiu antes que o mundo existisse,coeterno com o Pai; nossa religião nos familiariza com aquele que existiu antes de todas as coisas e por quem todas as coisas existem.

(2.) Que sua glória com o Pai é desde a eternidade, assim como sua existência com o Pai; pois ele era desde a eternidade o resplendor da glória de seu Pai, Heb 1. 3. Como Deus fazendo o mundo apenas declarou sua glória, mas não fez acréscimos reais a ela; assim Cristo empreendeu a obra da redenção, não porque precisava de glória, pois tinha uma glória com o Pai antes do mundo, mas porque precisávamos de glória.

(3.) Que Jesus Cristo em seu estado de humilhação se despojou dessa glória e colocou um véu sobre ela; embora ele ainda fosse Deus, ainda assim ele era Deus manifestado na carne, não em sua glória. Ele deu esta glória por um tempo, como penhor de que iria cumprir seu empreendimento, de acordo com a designação de seu Pai.

(4.) Que em seu estado exaltado ele retomou esta glória e se vestiu novamente com seus antigos mantos de luz. Tendo cumprido seu compromisso, ele fez, por assim dizer, reposcere pignus - assuma sua promessa, por esta exigência: Glorifique-me. Ele ora para que até mesmo sua natureza humana seja promovida à mais alta honra de que era capaz, seu corpo um corpo glorioso; e que a glória da Divindade possa agora ser manifestada na pessoa do Mediador, Emanuel, Deus-homem. Ele não ora para ser glorificado com os príncipes e grandes homens da terra: não; aquele que conhecia os dois mundos e podia escolher em qual teria sua preferência, escolheu-o na glória do outro mundo, excedendo em muito toda a glória deste. Ele havia desprezado os reinos deste mundo e a glória deles, quando Satanás os ofereceu a ele e, portanto, poderia reivindicar com mais ousadia as glórias do outro mundo. Que a mesma mente esteja em nós. "Senhor, dá as glórias deste mundo a quem as deres, mas deixa-me ter minha porção de glória no mundo vindouro. Não importa se eu for difamado com os homens; mas, Pai, glorifica-me com teu próprio eu."

Em segundo lugar, veja aqui o que ele implorou: Eu te glorifiquei; e agora, em consideração a isso, glorifique-me. Pois,

1. Havia uma equidade nisso, e um admirável devir, que se Deus fosse glorificado nele, ele deveria glorificá-lo em si mesmo, como ele havia observado, cap. 13. 32. Havia um valor tão infinito no que Cristo fez para glorificar seu Pai que ele mereceu todas as glórias de seu estado exaltado. Se o Pai ganhou em sua glória pela humilhação do Filho, era adequado que o Filho não perdesse por isso a longo prazo, em sua glória.

2. Estava de acordo com a aliança entre eles, que se o Filho fizesse de sua alma uma oferta pelo pecado, ele deveria dividir o despojo com os fortes (Isa 53. 10, 12), e o reino deve ser dele; e isso ele tinha em vista e dependia em seus sofrimentos; foi pela alegria que lhe foi proposta que ele suportou a cruz: e agora em seu estado exaltado ele ainda espera a conclusão de sua exaltação, porque ele aperfeiçoou seu empreendimento, Hebreus 10. 13.

3. Foi a evidência mais apropriada de que seu Pai aceitou e aprovou o trabalho que ele havia concluído. Pela glorificação de Cristo, estamos satisfeitos de que Deus estava satisfeito, e nisso foi dada uma demonstração real de que o Pai estava satisfeito com ele como seu Filho amado.

4. Assim, devemos ser ensinados que aqueles, e somente aqueles, que glorificam a Deus na terra e perseveram na obra que Deus lhes deu para fazer, serão glorificados com o Pai, quando não mais estiverem neste mundo. Não que possamos merecer a glória, como Cristo, mas nosso Deus glorificado é exigido como evidência de nosso interesse em Cristo, por meio de quem a vida eterna é um dom gratuito de Deus.

A Oração de Intercessão de Cristo.

6 Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.

7 Agora, eles reconhecem que todas as coisas que me tens dado provêm de ti;

8 porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste.

9 É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus;

10 ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado.”

Cristo, tendo orado por si mesmo, vem a seguir a orar por aqueles que são dele, e ele os conhecia pelo nome, embora não os nomeasse aqui. Agora observe aqui,

I. Por quem ele não orou (v. 9): Não rogo pelo mundo. Observe que existe um mundo de pessoas pelas quais Jesus Cristo não orou. Não se destina ao mundo da humanidade em geral (ele ora por isso aqui, v. 21, para que o mundo acredite que tu me enviaste); nem se refere aos gentios, em distinção dos judeus; mas o mundo aqui se opõe aos eleitos, que são dados a Cristo fora do mundo. Tome o mundo como um monte de trigo não peneirado no chão, e Deus o ama, Cristo ora por ele e morre por ele, pois uma bênção está nele; mas, o Senhor conhecendo perfeitamente aqueles que são dele, ele olha particularmente aqueles que lhe foram dados fora do mundo, os extrai; e então tome o mundo como a pilha restante de palha rejeitada e sem valor, e Cristo nem ora por isso, nem morre por ele, mas o abandona, e o vento o afasta. Estes são chamados de mundo, porque são governados pelo espírito deste mundo e têm sua porção nele; por estes Cristo não ora; não, mas há algumas coisas pelas quais ele intercede com Deus em seu nome, como o aparador para o indulto da árvore estéril; mas ele não ora por eles nesta oração, que não têm parte nem sorte nas bênçãos aqui oradas. Ele não diz: eu oro contra o mundo, como Elias intercedeu contra Israel; mas, eu não oro por eles, Eu passo por eles e os deixo sozinhos; eles não estão escritos no livro da vida do Cordeiro e, portanto, não no peitoral do grande sumo sacerdote. E miserável é a condição de tal, como era daqueles por quem o profeta foi proibido de orar, e mais ainda, Jer 7:16. Nós que não sabemos quem são os escolhidos e os que foram deixados de lado, devemos orar por todos os homens, 1 Tim 2. 1, 4. Enquanto há vida, há esperança e espaço para oração. Veja 1 Sam 12. 23.

II. Por quem ele orou; não para os anjos, mas para os filhos dos homens.

1. Ele ora por aqueles que lhe foram dados, ou seja, principalmente os discípulos que o acompanharam nesta regeneração; mas, sem dúvida, deve ser estendido ainda mais a todos os que estão sob o mesmo caráter, que recebem e creem nas palavras de Cristo, v. 6, 8.

2. Ele ora por todos os que devem crer nele (v. 20), e não são apenas as petições que se seguem, mas também as anteriores, que devem ser interpretadas como estendidas a todos os crentes, em todos os lugares e em todas as épocas; pois ele se preocupa com todos eles e chama as coisas que não são como se fossem.

III. Que incentivo ele teve para orar por eles e quais são os fundamentos gerais com os quais ele apresenta suas petições por eles e os recomenda ao favor de seu pai; eles são cinco:

1. A acusação que ele havia recebido a respeito deles: Teus eles eram, e tu os deste a mim (v. 6), e novamente (v. 9), Tu, a quem me deste. "Pai, aqueles por quem estou orando agora são os que me confiaste, e o que tenho a dizer por eles é em conformidade com o encargo que recebi a respeito deles." Agora,

(1.) Isso se refere principalmente aos discípulos que então existiam, que foram dados a Cristo como seus alunos para serem educados por ele enquanto ele estava na terra, e seus agentes para serem empregados por ele quando ele fosse para o céu. Eles foram dados a ele para serem os aprendizes de sua doutrina, as testemunhas de sua vida e milagres, e os monumentos de sua graça e favor, a fim de serem os publicadores de seu evangelho e os plantadores de sua igreja. Quando eles deixaram tudo para segui-lo, esta foi a fonte secreta daquela estranha resolução: eles foram dados a ele, caso contrário, eles não se entregariam a ele. Observe que o apostolado e o ministério, que são dom de Cristo para a igreja, foram primeiro dom do Pai para Jesus Cristo. Conforme a lei, os levitas foram dados a Aarão (Nm 3. 9), a ele (o grande sumo sacerdote de nossa profissão) o Pai deu primeiro aos apóstolos e ministros em todas as épocas, para manter seu encargo de toda a congregação, e fazer o serviço do tabernáculo. Veja Ef 4. 8, 11; Sl 68. 18. Cristo recebeu este dom para os homens, para que pudesse dá-lo aos homens. Como isso coloca uma grande honra no ministério do evangelho e magnifica esse ofício, que é tão vilipendiado; portanto, impõe uma poderosa obrigação aos ministros do evangelho de se dedicarem inteiramente ao serviço de Cristo, como sendo dado a ele,

(2.) Mas é projetado para se estender a todos os eleitos, pois em outro lugar é dito que eles foram dados a Cristo (cap. 6:37, 39), e ele frequentemente enfatizou isso, que aqueles que ele deveria salvar eram dados a ele como seu encargo; aos seus cuidados eles foram confiados, de sua mão eles eram esperados, e a respeito deles ele recebeu mandamentos. Ele aqui mostra,

[1] Que o Pai tinha autoridade para dar-lhes: Teus eles eram. Ele não deu o que não era seu, mas fez aliança de que tinha um bom título. Os eleitos, que o Pai deu a Cristo, eram seus de três maneiras:

Primeiro, eles eram criaturas e suas vidas e seres derivavam dele. Quando eles foram dados a Cristo para serem vasos de honra, eles estavam em suas mãos, como barro nas mãos do oleiro, para serem descartados como a sabedoria de Deus viu mais para a glória de Deus.

Em segundo lugar, eles eram criminosos, e suas vidas e seres foram perdidos para ele. Foi um remanescente da humanidade caída que foi dado a Cristo para ser redimido, que poderia ter sido feito sacrifícios à justiça quando foram lançados para serem os monumentos da misericórdia; poderia ter sido justamente entregue aos algozes quando foram entregues ao Salvador.

Em terceiro lugar, eles foram escolhidos, e suas vidas e seres foram projetados para ele; eles foram separados para Deus e foram entregues a Cristo como seu agente. Nisso ele insiste novamente (v. 7): Todas as coisas que me deste são tuas,que, embora possa abranger tudo o que pertence ao seu cargo de Mediador, parece ser especialmente destinado àqueles que lhe foram dados. "Eles são teus, seu ser é teu como o Deus da natureza, seu bem-estar teu como o Deus da graça; eles são todos de ti e, portanto, Pai, eu os trago todos a ti, para que eles possam ser tudo para ti."

[2] Que ele os deu ao Filho. Tu os deste a mim, como ovelhas ao pastor, para serem guardados; como pacientes para o médico, para serem curados; filhos a um tutor, para serem educados; assim ele entregará o seu encargo (Hb 2:13), Os filhos que me deste. Eles foram entregues a Cristo, primeiro, para que a eleição da graça não fosse frustrada, para que nenhum, nenhum dos pequeninos, perecesse. Essa grande preocupação deve ser depositada em uma boa mão, capaz de dar segurança suficiente, para que o propósito de Deus de acordo com a eleição possa permanecer.

Em segundo lugar, para que o empreendimento de Cristo não seja infrutífero; eles eram dados a ele como sua semente, em quem ele deveria ver o trabalho de sua alma e ficar satisfeito (Is 53. 10, 11), e não poderia gastar sua força e derramar seu sangue, por nada e em vão, Is 49. 4. Podemos implorar, como Cristo faz: "Senhor, guarda minhas graças, guarda meus confortos, pois eram teus, e tu os deste a mim".

2. O cuidado que ele teve com eles para ensiná-los (v. 6): Eu lhes manifestei o teu nome. Eu dei a eles as palavras que tu me deste, v. 8. Observe aqui,

(1.) O grande desígnio da doutrina de Cristo, que era manifestar o nome de Deus, declará-lo (cap. 1. 18), instruir os ignorantes e corrigir os erros de um mundo sombrio e tolo a respeito de Deus, para que ele pudesse ser mais amado e adorado.

(2.) Seu cumprimento fiel deste empreendimento: eu o fiz. Sua fidelidade aparece,

[1] Na verdade da doutrina. Concordava exatamente com as instruções que recebia de seu Pai. Ele deu não apenas as coisas, mas as próprias palavras que lhe foram dadas. Os ministros, ao redigir sua mensagem, devem estar atentos às palavras que o Espírito Santo ensina.

[2] Na tendência de sua doutrina, que era manifestar o nome de Deus. Ele não buscou a si mesmo, mas, em tudo o que fez e disse, teve como objetivo engrandecer seu Pai. Observe, em primeiro lugar, que é prerrogativa de Cristo manifestar o nome de Deus às almas dos filhos dos homens. Ninguém conhece o Pai, senão aquele a quem o Filho o revelar, Mateus 11. 27. Ele apenas conhece o Pai e, portanto, é capaz de abrir a verdade; e somente ele tem acesso aos espíritos dos homens e, portanto, é capaz de abrir o entendimento. Os ministros podem publicar o nome do Senhor (como Moisés, Deut 32. 3), mas somente Cristo pode manifestar esse nome. Pela palavra de Cristo, Deus nos é revelado; pelo Espírito de Cristo Deus é revelado em nós. Os ministros podem falar as palavras de Deus para nós, mas Cristo pode nos dar suas palavras, pode colocá-las em nós, como alimento, como tesouro.

Em segundo lugar, mais cedo ou mais tarde, Cristo manifestará o nome de Deus a todos os que lhe foram dados e lhes dará sua palavra, para ser a semente de seu novo nascimento, o apoio de sua vida espiritual e o penhor de sua bem-aventurança eterna.

3. O bom efeito do cuidado que ele teve com eles, e as dores que ele teve com eles, (v. 6): Eles guardaram a palavra (v. 7), eles sabem que todas as coisas são de ti (v. 8); eles receberam tuas palavras e as abraçaram, deram seu assentimento e consentimento a elas e conheceram com certeza que saí de ti e acreditaram que tu me enviaste. Observe aqui,

(1.) Que sucesso a doutrina de Cristo teve entre aqueles que lhe foram dados, em vários detalhes:

[1] "Eles receberam as palavras que lhes dei, como a terra recebe a semente, e a terra bebe da chuva." Eles atenderam às palavras de Cristo, apreenderam em certa medida o significado delas e foram afetados por elas: receberam a impressão delas. A palavra era para eles uma palavra enxertada.

[2] "Eles guardaram a tua palavra, nela permaneceram; eles se conformaram a ela." O mandamento de Cristo só é guardado quando é obedecido. Aqueles que têm de ensinar aos outros os mandamentos de Cristo devem ser eles próprios observadores deles. Era necessário que eles mantivessem o que lhes foi confiado, pois isso deveria ser transmitido por eles a todos os lugares para todas as épocas.

[3] "Eles entenderam a palavra e foram sensíveis em que base eles foram ao recebê-la e guardá-la. Eles estão cientes de que tu és o autor original daquela santa religião que vim instituir, que todas as coisas tudo o que me deste é de ti.” Todos os ofícios e poderes de Cristo, todos os dons do Espírito, todas as suas graças e confortos, que Deus lhe deu sem medida, eram todos de Deus, inventados por sua sabedoria, designados por sua vontade e projetado por sua graça, para sua própria glória na salvação do homem. Observe que é uma grande satisfação para nós, em nossa confiança em Cristo, que ele e tudo o que ele é e tem, tudo o que ele disse e fez, tudo o que ele está fazendo e fará, são de Deus, 1 Coríntios 1. 30. Podemos, portanto, aventurar nossas almas na mediação de Cristo, pois ela tem um bom fundo. Se a justiça for designada por Deus, seremos justificados; se a graça for de sua dispensação, seremos santificados.

[4] Eles colocaram seu selo nela: Eles certamente conheceram que eu saí de Deus. Veja aqui, primeiro, o que é acreditar; é saber com certeza, saber que é uma verdade. Os discípulos eram muito fracos e defeituosos em conhecimento; no entanto, Cristo, que os conhecia melhor do que eles mesmos, passa sua palavra para eles de que eles acreditaram. Observe que podemos saber com certeza aquilo que não sabemos nem podemos conhecer plenamente; podemos conhecer a certeza das coisas que não são vistas, embora não possamos descrever particularmente a natureza delas. Andamos pela fé, que conhece com certeza, não ainda pela vista, que conhece claramente.

Em segundo lugar, no que devemos acreditar: que Jesus Cristo veio de Deus, como ele é o Filho de Deus, em sua pessoa a imagem do Deus invisível, e que Deus não o enviou; que em seu empreendimento ele é o embaixador do rei eterno: de modo que a religião cristã está no mesmo pé e tem igual autoridade com a religião natural; e, portanto, todas as doutrinas de Cristo devem ser recebidas como verdades divinas, todos os seus mandamentos obedecidos como leis divinas e todas as suas promessas como garantias divinas.

(2.) Como Jesus Cristo aqui fala sobre isso: ele amplia sobre isso,

[1] Como satisfeito com ele mesmo. Embora os muitos casos de embotamento e fraqueza de seus discípulos o tenham entristecido, sua constante adesão a ele, suas melhorias graduais e suas grandes realizações, finalmente, foram sua alegria. Cristo é um Mestre que se deleita na proficiência de seus estudiosos. Ele aceita a sinceridade de sua fé e graciosamente passa por sua fraqueza. Veja como ele está disposto a fazer o melhor de nós e a dizer o melhor de nós, encorajando assim nossa fé nele e ensinando-nos a caridade uns para com os outros,

[2] como suplicando ao Pai. Ele está orando por aqueles que lhe foram dados; e ele alega que eles se entregaram a ele. Observe que o devido aperfeiçoamento da graça recebida é um bom apelo, de acordo com o teor da nova aliança, por mais graça; pois assim funciona a promessa. A quem tem será dado. Aqueles que guardam a palavra de Cristo e acreditam nele, deixam Cristo sozinho para elogiá-los e, o que é mais, recomendá-los a seu Pai.

4. Ele pleiteia o próprio interesse do Pai neles (v. 9): Eu rogo por eles, porque são teus; e isso em virtude de um interesse comum e mútuo, que ele e o Pai têm no que diz respeito a cada um: Todos os meus são teus e os teus são meus. Entre o Pai e o Filho não pode haver disputa (como há entre os filhos dos homens) sobre meum e tuum - meu e teu, pois o assunto foi resolvido desde a eternidade; todos os meus são teus, e os teus são meus. Aqui está,

(1.) O apelo particularmente solicitado a seus discípulos: eles são teus. A entrega dos eleitos a Cristo estava tão longe de torná-los menos do Pai que era para torná-los ainda mais. Observe:

[1] Todos os que recebem a palavra de Cristo e creem nele são levados a uma relação de aliança com o Pai e são considerados dele; Cristo os apresenta a ele, e eles, por meio de Cristo, se apresentam a ele. Cristo nos redimiu, não apenas para si mesmo, mas para Deus, por seu sangue, Ap 5. 9, 10. Eles são as primícias para Deus, Ap 14. 4.

[2] Este é um bom argumento em oração, Cristo aqui o defende: Eles são teus; podemos pleitear por nós mesmos, eu sou teu, salva-me;e para outros (como Moisés, Êxodo 32. 11), "Eles são teu povo. Eles são teus; Não assegurarás teu interesse neles, para que não se afastem de ti? Eles são teus, possui-os como teus."

(2.) O fundamento sobre o qual este fundamento se baseia: Todos os meus são teus e os teus são meus. Isso indica que o Pai e o Filho são,

[1] Um em essência. Toda criatura deve dizer a Deus: Todos os meus são teus; mas ninguém pode dizer a ele: Todos os teus são meus, senão aquele que é o mesmo em substância com ele e igual em poder e glória.

[2.] Um em juros; sem interesses separados ou divididos entre eles.

Primeiro, o que o Pai tem como Criador é entregue ao Filho, para ser usado e disposto em subserviência ao seu grande empreendimento. Todas as coisas são entregues a ele (Mt 11. 27); a concessão é tão geral que nada é excluído, exceto aquele que colocou todas as coisas sob ele.

Em segundo lugar, o que o Filho tem como Redentor é designado para o Pai, e seu reino em breve será entregue a ele. Todos os benefícios da redenção, adquiridos pelo Filho, destinam-se ao louvor do Pai, e em sua glória todas as linhas de seu centro de empreendimento: Tudo o que é meu é teu. O Filho não possui ninguém que não seja dedicado ao serviço do Pai; nem será aceito como serviço à religião cristã nada que se oponha aos ditames e leis da religião natural. Num sentido limitado, todo verdadeiro crente pode dizer: Tudo o que é seu é meu; se Deus é nosso em aliança, tudo o que ele é e tem é tão nosso que será contratado para o nosso bem; e em um sentido ilimitado todo verdadeiro crente diz: Senhor, todos os meus são teus; tudo colocado a seus pés, para ser útil a ele. E o que temos pode ser confortavelmente entregue aos cuidados e bênçãos de Deus quando é alegremente submetido ao seu governo e disposição: "Senhor, cuida do que tenho, pois é tudo teu".

5. Ele alega sua própria preocupação neles: eu sou glorificado neles - dedoxasmai.

(1.) Eu fui glorificado neles. A pouca honra que Cristo teve neste mundo estava entre seus discípulos; ele havia sido glorificado por sua presença e obediência a ele, sua pregação e realização de milagres em seu nome; e, portanto, eu oro por eles. Observe que devem ter interesse na intercessão de Cristo aqueles em e por quem ele é glorificado.

(2.) "Devo ser glorificado neles quando eu for para o céu; eles devem levar o meu nome." Os apóstolos pregaram e realizaram milagres em nome de Cristo; o Espírito neles glorificou a Cristo (cap. 16. 14): "Eu sou glorificado neles, e portanto,”

[1.] “Eu me preocupo com eles.” O pouco interesse que Cristo tem neste mundo degenerado está em sua igreja;

[2.] "Portanto, eu os entrego ao Pai, que se comprometeu a glorificar o Filho, e, por causa disso, terá um olhar gracioso para aqueles em quem ele é glorificado." Aquilo em que Deus e Cristo são glorificados pode, com humilde confiança, ser confiado aos cuidados especiais de Deus.

A Oração de Intercessão de Cristo.

11 Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.

12 Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.

13 Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos.

14 Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou.

15 Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.

16 Eles não são do mundo, como também eu não sou.”

Depois dos apelos gerais com os quais Cristo recomendou seus discípulos aos cuidados de seu Pai, seguem-se as petições particulares que ele faz por eles; e,

1. Todas elas se relacionam com bênçãos espirituais nas coisas celestiais. Ele não ora para que eles sejam ricos e grandes no mundo, para que possam aumentar propriedades e obter preferências, mas para que sejam guardados do pecado, providos para seus deveres e levados com segurança para o céu. Observe que a prosperidade da alma é a melhor prosperidade; pois o que se relaciona a esta Cristo veio para comprar e doar, e assim nos ensina a buscar, em primeiro lugar, tanto para os outros quanto para nós mesmos.

2. São as bênçãos adequadas ao seu estado e caso atuais, e às suas várias exigências e ocasiões. Observe que a intercessão de Cristo é sempre pertinente. Nosso advogado junto ao Pai conhece todas as particularidades de nossos desejos e fardos, nossos perigos e dificuldades, e sabe como acomodar sua intercessão a cada um, quanto ao perigo de Pedro, do qual ele próprio não estava ciente (Lucas 22:32), eu orei por ti.

3. Ele é grande e completo nas petições, ordena-as diante de seu Pai e enche sua boca de argumentos, para nos ensinar fervor e importunação na oração, ser grande em oração e insistir em nossas incumbências no trono da graça, lutando como Jacó, não te deixarei ir, a menos que me abençoes.

Agora, a primeira coisa pela qual Cristo ora, por seus discípulos, é a preservação deles, nesses versículos, a fim de que ele os entregue todos à custódia de seu Pai. Guardar supõe perigo, e o perigo deles surgiu do mundo, o mundo em que eles estavam, o mal disso ele implora que eles possam ser guardados. Agora observe,

I. O pedido em si: mantenha-os longe do mundo. Havia duas maneiras de serem libertados do mundo:

1. Tirando-os dele; e ele não ora para que eles possam ser libertados: não oro para que você os tire do mundo; aquilo é,

(1.) "Não oro para que sejam rapidamente removidos pela morte." Se o mundo for vexatório para eles, a maneira mais fácil de protegê-los seria apressá-los para um mundo melhor, que lhes dará um tratamento melhor. Envie carros e cavalos de fogo para eles, para levá-los ao céu; Jó, Elias, Jonas, Moisés, quando ocorreu aquilo que os preocupou, oraram para que fossem tirados do mundo; mas Cristo não oraria assim por seus discípulos, por duas razões:

[1.] Porque ele veio para conquistar, não para tolerar, aqueles calores e paixões intemperantes que tornam os homens impacientes com a vida e importunam a morte. É sua vontade que tomemos nossa cruz e não a ultrapassemos.

[2] Porque ele tinha um trabalho para eles fazerem no mundo; o mundo, embora farto deles (Atos 22. 22), e, portanto, não digno deles (Hb 11:38), mas mal poderia poupá-los. Com pena, portanto, deste mundo de trevas, Cristo não quis que essas luzes fossem removidas dele, mas continuassem nele, especialmente por causa daqueles no mundo que deveriam acreditar nele por meio de sua palavra. Que eles não sejam tirados do mundo quando seu Mestre é; eles devem cada um em sua própria ordem morrer como mártires, mas não até que tenham terminado seu testemunho. Observe, em primeiro lugar, que tirar pessoas boas do mundo não é algo a ser desejado, mas sim temido e levado a sério, Is 57. 1.

Em segundo lugar, embora Cristo ame seus discípulos, ele não os envia imediatamente para o céu, assim que são efetivamente chamados, mas os deixa por algum tempo neste mundo, para que possam fazer o bem e glorificar a Deus na terra e amadurecer para o céu. Muitas pessoas boas são poupadas para viver, porque mal podem ser poupadas para morrer.

(2.) "Não oro para que sejam totalmente libertos e isentos dos problemas deste mundo, e tirados da labuta e do terror dele para algum lugar de conforto e segurança, para lá viverem imperturbáveis; esta não é a preservação que desejo para eles."  Non ut omni molestia liberati otium et delicias colant, sed ut inter media pericula salvi tamen maneant Dei auxilio - Não que, estando livres de todos os problemas, eles possam desfrutar de uma luxuosa facilidade, mas que pela ajuda de Deus eles possam ser preservados em uma cena de perigo; então Calvino. Não para que sejam afastados de todo conflito com o mundo, mas para que não sejam vencidos por ele; não que, como Jeremias desejava, eles pudessem deixar seu povo e ir embora (Jer 9:2), mas que, como Ezequiel, seus rostos possam ser fortes contra os rostos dos homens maus, Ezequiel 3. 8. É mais uma honra para um soldado cristão vencer o mundo pela fé do que por um voto monástico se retirar dele; e mais pela honra de Cristo servi-lo em uma cidade do que em uma cela de retiro.

2. Outra forma é guardando-os da corrupção que há no mundo; e ele ora para que assim sejam guardados, v. 11, 15. Aqui estão três ramos desta petição:

(1) Pai Santo, guarda aqueles que me deste.

[1] Cristo agora os estava deixando; mas não pensem que sua defesa se afastou deles; não, ele faz aqui, em sua audição, os entrega à custódia de seu Pai e do Pai deles. Observe que é o conforto indescritível de todos os crentes que o próprio Cristo os entregou aos cuidados de Deus. Aqueles a quem o Deus Todo-Poderoso guarda não podem deixar de estar seguros, e ele não pode deixar de guardar aqueles a quem o Filho do seu amor lhe confia, em virtude da qual podemos, pela fé, confiar a guarda de nossas almas a Deus, 1 Pedro 4:19; 2 Tim 1. 12.

Primeiro, Ele aqui os coloca sob a proteção divina, para que não sejam atropelados pela malícia de seus inimigos; para que eles e todas as suas preocupações sejam o cuidado particular da divina Providência: "Guarde suas vidas, até que tenham feito seu trabalho; guarde seus confortos e não os deixem perturbados pelas dificuldades que encontrarem; guarde seu interesse no mundo e não os deixe afundar." A esta oração é devida a maravilhosa preservação do ministério evangélico e da igreja evangélica no mundo até hoje; se Deus não tivesse graciosamente mantido ambos, e guardado ambos, eles teriam sido extintos e perdidos há muito tempo.

Em segundo lugar, Ele os coloca sob a instrução divina, para que eles mesmos não fujam de seus deveres, nem sejam desviados pela traição de seus próprios corações: "Mantenha-os em sua integridade, mantenha-os discípulos, mantenha-os perto de seu dever.” Precisamos do poder de Deus não apenas para nos colocar em um estado de graça, mas para nos manter nele. Veja, cap.10. 28, 29; 1 Ped 1. 5.

[2] Os títulos que ele dá a ele para os quais ele ora, e aqueles pelos quais ele ora, reforçam a petição.

Primeiro, Ele fala com Deus como um Pai santo. Ao comprometer a nós mesmos e aos outros ao cuidado divino, podemos receber encorajamento:

1. Do atributo de sua santidade, pois isso é empregado para a preservação de seus santos; ele jurou por sua santidade, Sl 89. 35. Se ele é um Deus santo e odeia o pecado, ele santificará aqueles que são dele e os manterá longe do pecado, que eles também odeiam e temem como o maior mal.

2. A partir desta relação de um Pai, em que ele permanece conosco por meio de Cristo. Se for Pai, cuidará dos próprios filhos, os ensinará e os guardará; quem mais deveria?

Em segundo lugar, Ele fala deles como aqueles que o Pai lhe deu. O que recebemos como presentes de nosso Pai, podemos confortavelmente remeter aos cuidados de nosso Pai. "Pai, guarda as graças e as consolações que me deste; os filhos que me deste; o ministério que recebi."

(2.) Guarde-os em seu próprio nome. Isto é,

[1] Guarda-os por amor do teu nome; e assim alguns interpretam: "Teu nome e honra estão preocupados com sua preservação, assim como a minha, pois ambos sofrerão com isso se se revoltarem ou afundarem." Os santos do Antigo Testamento frequentemente suplicavam por amor do teu nome; e aqueles podem alegar com conforto que estão realmente mais preocupados com a honra do nome de Deus do que com qualquer interesse próprio.

[2] Guarda-os em teu nome; então outros; o original é assim, en to onomati. "Mantenha-os no conhecimento e no temor do teu nome; mantenha-os na profissão e serviço do teu nome, custe o que custar. Mantenha-nos no interesse do teu nome e que sejam sempre fiéis a isso; mantenha-nos na tua verdade, nas tuas ordenanças, no caminho dos teus mandamentos”.

[3] Guarde-os por ou através do seu nome; então outros. "Mantenha-os por seu próprio poder, em sua própria mão; mantenha-os você mesmo, assuma por eles, deixe-os ser seu próprio cuidado imediato. Guarde-os pelos meios de preservação que você mesmo designou e pelos quais você se deu a conhecer... Guarda-os por tua palavra e ordenanças; que teu nome seja sua torre forte, seu tabernáculo e seu pavilhão."

(3.) Mantenha-os longe do mal, ou fora do mal. Ele os havia ensinado a orar diariamente, Livra-nos do mal, e isso os encorajava a orar.

[1] "Guarde-os do maligno, do diabo e de todos os seus instrumentos; aquele perverso e todos os seus filhos. Guarde-os de Satanás como um tentador, para que ele não tenha permissão para peneirá-los, ou que sua fé não possa falhar. Guarde-os dele como um destruidor, para que ele não os leve ao desespero.

[2] "Guarda-os do mal, que é o pecado; de tudo o que se parece com ele ou leva a ele. Guarda-os, para que não façam mal", 2 Coríntios 13. 7. O pecado é aquele mal que, acima de qualquer outro, devemos temer e depreciar.

[3] "Guarde-os do mal do mundo e de sua tribulação nele, para que não haja ferrão nele, nem malignidade;" não para que possam ser mantidos longe da aflição, mas mantidos através dela, para que a propriedade de suas aflições possa ser tão alterada que não haja mal neles, nada para eles.

II. As razões pelas quais ele impõe esses pedidos de preservação, são cinco:

1. Ele alega que até agora os havia guardado (v. 12): "Enquanto eu estava com eles no mundo, eu os guardei em teu nome, na verdadeira fé do evangelho e no serviço de Deus; aqueles que tu me deste por meus assistentes constantes que mantive, eles estão todos seguros, e nenhum deles está faltando, nenhum deles se revoltou ou se arruinou, senão o filho da perdição; ele está perdido, para que a Escritura possa ser cumprida.” Observe,

(1.) O cumprimento fiel de Cristo de seu compromisso com seus discípulos: enquanto ele estava com eles, ele os guardou, e seu cuidado com eles não foi em vão. Ele os guardou em nome de Deus, preservou-os de cair em quaisquer erros ou pecados perigosos, de atacar os fariseus, que teriam percorrido o mar e a terra para fazer deles prosélitos; ele os impediu de abandoná-lo e retornar ao pouco de tudo o que haviam deixado para ele; ele ainda os tinha sob seus olhos e cuidados quando os enviou para pregar; não foi seu coração com eles? Muitos que o seguiram por algum tempo se ofenderam com uma coisa ou outra e foram embora; mas ele guardou os doze para que não fossem embora. Ele os impediu de cair nas mãos de inimigos perseguidores que buscavam suas vidas; os guardou quando ele se rendeu, cap. 18 9. Enquanto ele estava com eles, ele os guardou de maneira visível por meio de instruções até soar em seus ouvidos, milagres ainda realizados diante de seus olhos; quando ele se foi deles, eles devem ser guardados de uma maneira mais espiritual. Confortos e apoios sensatos às vezes são dados e às vezes negados; mas, quando são retirados, ainda assim não ficam sem conforto. O que Cristo diz aqui de seus seguidores imediatos é verdade para todos os santos enquanto eles estão aqui neste mundo; Cristo os guarda em nome de Deus. Está implícito,

[1] Que eles são fracos e não podem se manter; suas próprias mãos não são suficientes para eles.

[2] Que eles são, na conta de Deus, valiosos e dignos de serem guardados; preciosos aos seus olhos e honrados; seu tesouro, suas joias.

[3] Que a salvação deles é projetada, pois é para isso que eles são guardados, 1 Pedro 1. 5. Assim como os ímpios são reservados para o dia do mal, os justos são preservados para o dia da bem-aventurança.

[4] Que eles são responsabilidade do Senhor Jesus; pois, como seu encargo, ele os guarda e se expõe como o bom pastor para a preservação das ovelhas.

(2.) O testemunho confortável que ele faz de seu empreendimento: nenhum deles está perdido. Observe que Jesus Cristo certamente guardará todos os que lhe foram dados, para que nenhum deles seja total e definitivamente perdido; eles podem pensar que estão perdidos e podem estar quase perdidos (em perigo iminente); mas é a vontade do Pai que ele não perca ninguém, e nenhum ele perderá (cap. 6:39); assim aparecerá quando eles se juntarem, e nenhum deles faltar.

(3.) Uma marca colocada sobre Judas, como nenhum daqueles a quem ele se comprometeu a guardar. Ele estava entre aqueles que foram dados a Cristo, mas não deles. Ele fala de Judas como já perdido, pois havia abandonado a sociedade de seu Mestre e seus condiscípulos, e se abandonou à orientação do diabo, e em pouco tempo iria para seu próprio lugar; ele está praticamente perdido. Mas a apostasia e a ruína de Judas não foram nenhuma reprovação para seu Mestre ou sua família; pois,

[1] Ele era o filho da perdição e, portanto, não um daqueles que foram dados a Cristo para serem guardados. Ele merecia a perdição, e Deus o deixou para se jogar de cabeça nela. Ele era o filho do destruidor, como Caim, que era daquele perverso. Aquele grande inimigo a quem o Senhor consumirá é chamado de filho da perdição, porque é um homem do pecado, 2 Tessalonicenses 2. 3. É uma consideração terrível que um dos apóstolos provou ser um filho da perdição. Nenhum lugar ou nome de homem na igreja, nenhum privilégio ou oportunidade de obter graça, nenhuma profissão de homem ou desempenho externo o protegerá da ruína, se seu coração não estiver correto com Deus; nem é mais provável que se provem finalmente filhos da perdição, depois de um curso plausível de profissão, do que aqueles que, como Judas, amam a bolsa; mas a distinção de Judas por Cristo daqueles que lhe foram dados (pois ei me é adversário, não exceptivo) sugere que a verdade e a verdadeira religião não devem sofrer pela traição daqueles que são falsos a ela, 1 João 2. 19.

[2] A Escritura foi cumprida; o pecado de Judas foi previsto pelo conselho de Deus e predito em sua palavra, e o evento certamente seguiria a predição como um consequente, embora não se possa dizer necessariamente que decorre dela como um efeito. Veja Sl 41. 9; 69. 25; 109. 8. Deveríamos nos surpreender com a traição dos apóstatas, se não tivéssemos sido informados disso antes.

2. Ele alega que agora estava sob a necessidade de deixá-los e não podia mais vigiá-los da maneira que havia feito até então (v. 11): "Guarde-os agora, para que eu não perca o trabalho que dei sobre eles enquanto eu estava com eles. Guarde-os, para que sejam um conosco assim como nós somos um com o outro.” Teremos ocasião de falar sobre isso, v. 21. Mas veja aqui,

(1.) Com que prazer ele fala de sua própria partida. Ele se expressa a respeito disso com um ar de triunfo e exultação, com referência tanto ao mundo que deixou quanto ao mundo para onde se mudou.

[1.] "Agora não estou mais no mundo. Agora, adeus a este mundo perturbador e provocador. Já estou farto dele, e agora é chegada a hora de boas-vindas em que não estarei mais nele. Agora que já terminei o trabalho que eu tinha que fazer nele, eu terminei; nada resta agora, a não ser me apressar o mais rápido que puder”. Observe que deve ser um prazer para aqueles que têm seu lar no outro mundo pensar em não estar mais neste mundo; pois quando tivermos feito o que temos que fazer neste mundo e estivermos preparados para isso, o que há aqui que deveria cortejar nossa permanência? Quando recebemos uma sentença de morte dentro de nós mesmos, com que santo triunfo devemos dizer: "Agora não estou mais neste mundo, este mundo escuro e enganoso, este pobre mundo vazio, este mundo tentador e corruptor; não mais atormentado por seus espinhos. e urzes, não mais ameaçado por suas redes e armadilhas; agora não mais vagarei neste deserto uivante, não serei mais jogado neste mar tempestuoso; agora não estou mais neste mundo, mas posso abandoná-lo alegremente e dar-lhe uma última despedida."

[2] Agora venho a ti. Libertar-se do mundo é apenas a metade do conforto de um Cristo moribundo, de um cristão moribundo; a melhor metade é pensar em ir ao Pai, sentar-se no gozo imediato, ininterrupto e eterno dele. Observe que aqueles que amam a Deus não podem deixar de ter prazer em pensar em ir a ele, mesmo que seja através do vale da sombra da morte. Quando vamos, para estar ausente do corpo, é para estar presente com o Senhor, como crianças trazidas da escola para a casa de seus pais. "Agora venho a ti a quem escolhi e servi, e de quem minha alma tem sede; a ti a fonte de luz e vida, a coroa e o centro de bem-aventurança e alegria; agora meus anseios serão satisfeitos, minhas esperanças realizadas, minha felicidade completada, pois agora venho a ti."

(2.) Com que terna preocupação ele fala daqueles que deixou para trás: "Mas estes estão no mundo. Eu descobri que mundo mau é este, o que será desses queridos pequeninos que devem ficar nele? Pai Santo, guarde-os; eles vão sentir falta da minha presença, deixe-os ter a tua. Eles têm agora mais necessidade do que nunca de serem guardados, pois os estou enviando para mais longe no mundo do que eles já se aventuraram; eles devem se lançar no profundo, e têm negócios a fazer nestas grandes águas, e estarão perdidos se você não os guardar." Observe aqui,

[1] Que, quando nosso Senhor Jesus estava indo para o Pai, ele carregava consigo uma terna preocupação com os seus que estão no mundo; e continuou a compadecer-se deles. Ele carrega seus nomes em seu peito, ou melhor, em seu coração, e os gravou com os pregos de sua cruz nas palmas de suas mãos; e quando ele está fora da vista deles, eles não estão fora dele, muito menos fora de sua mente. Deveríamos ter tanta pena daqueles que estão se lançando no mundo quando quase o superamos, e daqueles que ficam para trás quando os deixamos.

[2] Que, quando Cristo expressaria a maior necessidade que seus discípulos tinham da preservação divina, ele apenas disse: Eles estão no mundo; isso indica perigo suficiente para aqueles que estão destinados ao céu, a quem um mundo lisonjeiro desviaria e seduziria, e um mundo maligno odiaria e perseguiria.

3. Ele alega que satisfação seria para eles saberem que estão seguros, e que satisfação seria para ele vê-los tranquilos: digo isto, para que tenham minha alegria cumprida em si mesmos. Observe,

(1.) Cristo desejava sinceramente a plenitude da alegria de seus discípulos, pois é sua vontade que eles se regozijem cada vez mais. Ele os estava deixando em lágrimas e problemas, e ainda tomou cuidado para cumprir sua alegria. Quando eles pensaram que sua alegria nele havia chegado ao fim, ela avançou mais perto da perfeição do que nunca, e eles ficaram mais cheios dela. Somos ensinados aqui,

[1] Para encontrar nossa alegria em Cristo: "É minha alegria, alegria de minha doação, ou melhor, alegria da qual sou a questão". Cristo é a alegria do cristão, sua principal alegria. A alegria do mundo está murchando com ele; a alegria em Cristo é eterna, como ele.

[2] Para construir nossa alegria com diligência; pois é dever e privilégio de todos os verdadeiros crentes; nenhuma parte da vida cristã é pressionada sobre nós com mais fervor, Fp 3. 1; 4. 4.

[3] Visar a perfeição dessa alegria, para que possamos tê-la cumprida em nós, pois isso Cristo teria.

(2.) Para isso, ele os confiou solenemente aos cuidados e guarda de seu Pai e os tomou como testemunhas de que assim o fez: Estas coisas falo no mundo, enquanto ainda estou com eles no mundo. Sua intercessão no céu pela preservação deles teria sido tão eficaz em si mesma; mas dizer isso no mundo seria uma maior satisfação e encorajamento para eles, e permitiria que eles se regozijassem na tribulação. Observe,

[1] Cristo não apenas entesourou consolos para seu povo, ao prover seu bem-estar futuro, mas deu confortos a eles e disse o que será para sua satisfação presente. Ele aqui condescendeu na presença de seus discípulos em publicar sua última vontade e testamento, e (o que muitos testadores são tímidos) permite que eles saibam quais legados ele havia deixado para eles e quão bem eles foram protegidos, para que pudessem ter forte consolo.

[2] A intercessão de Cristo por nós é suficiente para cumprir ou nos alegrar nele; nada mais eficaz para silenciar todos os nossos medos e desconfianças, e para nos fornecer forte consolo, do que isso, que ele sempre aparece na presença de Deus por nós; portanto, o apóstolo coloca um sim sobre isso, Romanos 8:34. E veja Hb 7. 25.

4. Ele alega o mau uso que eles provavelmente encontrariam no mundo, por causa dele (v. 14): "Eu lhes dei a tua palavra para ser publicada ao mundo, e eles a receberam, eles mesmos acreditaram nela, e aceitaram a confiança de transmiti-lo ao mundo; e, portanto, o mundo os odiou, também porque eles não são do mundo, assim como eu." Aqui temos,

(1.) A inimizade do mundo aos seguidores de Cristo. Enquanto Cristo estava com eles, embora ainda tivessem tido pouca oposição ao mundo, ainda assim os odeia, muito mais o faria quando, por sua pregação mais extensa do evangelho, eles virassem o mundo de cabeça para baixo. "Pai, seja amigo deles", diz Cristo, "pois é provável que tenham muitos inimigos; deixe-os ter o teu amor, pois o ódio do mundo está sobre eles." É honra de Deus participar com o lado mais fraco e ajudar o desamparado. Senhor, tenha misericórdia deles, pois os homens os engoliriam.

(2.) As razões dessa inimizade, que fortalecem o fundamento.

[1] Está implícito que uma das razões é porque eles receberam a palavra de Deus como lhes foi enviada pela mão de Cristo, quando a maior parte do mundo a rejeitou e se colocou contra aqueles que eram os pregadores e professantes dela. Observe que aqueles que recebem a boa vontade e a boa palavra de Cristo devem esperar a má vontade e a má palavra do mundo. Os ministros do evangelho têm sido odiados pelo mundo de maneira particular, porque chamam os homens para fora do mundo e os separam dele, e os ensinam a não se conformar com ele e, assim, condenam o mundo. "Pai, guarda-os porque é por tua causa que eles são expostos; eles são sofredores por ti." Assim suplica o salmista: Por amor de ti suportei opróbrio, Sl 69. 7. Observe que aqueles que guardam a palavra da paciência de Cristo têm direito a proteção especial na hora da tentação, Apo 3. 10. Aquela causa que faz um mártir pode muito bem fazer um alegre sofredor.

[2] Outra razão é mais expressa; o mundo os odeia, porque não são do mundo. Aqueles a quem a palavra de Cristo vem com poder não são do mundo, pois ela tem esse efeito sobre todos os que a recebem por amor a ela, que os afasta da riqueza do mundo e os volta contra a maldade do mundo e, portanto, o mundo guarda rancor deles.

5. Ele pleiteia a conformidade deles consigo mesmo em uma santa inconformidade com o mundo (v. 16): "Pai, guarda-os, porque eles são do meu espírito e mente, eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo." Aqueles podem, com fé, comprometer-se à custódia de Deus,

(1.) Quem é como Cristo foi neste mundo e segue seus passos. Deus amará aqueles que são como Cristo.

(2.) Que não se engajam no interesse do mundo, nem se dedicam ao seu serviço. Observe,

[1] Que Jesus Cristo não era deste mundo; ele nunca tinha estado lá, e muito menos agora que estava a ponto de deixá-lo. Isso sugere, primeiro, Seu estado; ele não era nenhum dos favoritos nem queridos do mundo, nenhum de seus príncipes ou nobres; posses mundanas ele não tinha, nem mesmo onde reclinar a cabeça; nem poder mundano, ele não era juiz nem repartidor.

Em segundo lugar, Seu Espírito; ele estava perfeitamente morto para o mundo, o príncipe deste mundo não tinha nada nele, as coisas deste mundo não eram nada para ele; nem honra, pois ele se fez sem reputação; nem riquezas, porque por nossa causa ele se tornou pobre; nem prazeres, pois ele se familiarizou com a dor. Ver cap. 8. 23.

[2] Que, portanto, os verdadeiros cristãos não são deste mundo. O Espírito de Cristo neles é oposto ao espírito do mundo.

Primeiro, é seu destino ser desprezado pelo mundo; eles não são mais favorecidos pelo mundo do que seu Mestre antes deles.

Em segundo lugar, é privilégio deles serem libertados do mundo; como Abraão da terra de sua natividade.

Em terceiro lugar, é seu dever e caráter estar morto para o mundo. Sua conversa mais agradável é, e deveria ser, com outro mundo, e sua preocupação predominante com os negócios daquele mundo, não deste. Os discípulos de Cristo eram fracos e tinham muitas fraquezas; ainda assim, ele poderia dizer por eles: eles não eram do mundo, não eram da terra e, portanto, ele os recomenda aos cuidados do céu.

A Oração de Intercessão de Cristo.

17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

19 E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade.”

A próxima coisa pela qual ele orou por eles foi que fossem santificados; não apenas guardados do mal, mas feito bons.

I. Aqui está a petição (v. 17): Santifica-os na tua verdade, na tua palavra, porque a tua palavra é a verdade; é verdade - é a própria verdade. Ele deseja que eles sejam santificados,

1. Como cristãos. Pai, santifica-os, e esta será a sua preservação, 1 Tessalonicenses 5. 23. Observe aqui,

(1.) A graça desejada - santificação. Os discípulos foram santificados, pois não eram do mundo; no entanto, ele ora: Pai, santifique-os, isto é,

[1.] "Confirme a obra de santificação neles, fortaleça sua fé, inflame suas boas afeições, confirme suas boas resoluções".

[2.] "Faça a boa obra neles, e continue; deixe a luz brilhar mais e mais."

[3.] "Complete-o, coroe-o com a perfeição da santidade; " Observe que, em primeiro lugar, é a oração de Cristo por todos os seus, para que sejam santificados; porque ele não pode, por vergonha, possuí-los como seus, nem aqui nem no futuro, nem empregá-los em seu trabalho ou apresentá-los a seu Pai, se eles não forem santificados.

Em segundo lugar, aqueles que pela graça são santificados precisam ser santificados cada vez mais. Até os discípulos devem orar pela graça santificadora; pois, se aquele que foi o autor da boa obra não for o consumador dela, estamos perdidos. Não avançar é retroceder; aquele que é santo deve ser santo ainda, mais santo ainda, avançando, subindo, como aqueles que não alcançaram.

Em terceiro lugar, é Deus que santifica, assim como Deus que justifica, 2 Coríntios 5. 5.

Em quarto lugar, é um encorajamento para nós, em nossas orações pela graça santificante, que é pelo que Cristo intercede por nós.

(2.) Os meios de conferir esta graça - através da tua verdade, a tua palavra é a verdade. Não que o Santo de Israel esteja aqui limitado aos meios, mas no conselho de paz, entre outras coisas, foi estabelecido e acordado,

[1] Que toda verdade necessária deve ser compreendida e resumida na palavra de Deus. A revelação divina, como está agora na palavra escrita, não é apenas pura verdade sem mistura, mas toda a verdade sem deficiência.

[2] Que esta palavra de verdade deve ser o meio externo e comum de nossa santificação; não por si só, pois então sempre santificaria, mas como o instrumento que o Espírito comumente usa para iniciar e realizar essa boa obra; é a semente do novo nascimento (1 Pedro 1. 23), e o alimento da nova vida, 1 Pedro 2. 1,2.

2. Como ministros. "Santifica-os, separa-os para ti e para o teu serviço; que a sua vocação para o apostolado seja ratificada no céu." É dito que os profetas eram santificados, Jer 1.5. Sacerdotes e levitas eram assim. Santifique-os; isto é,

(1.) "Qualifique-os para o ofício, com graças cristãs e dons ministeriais, para torná-los ministros capazes do Novo Testamento".

(2.) "Separe-os para o ofício, Romanos 1. 1. Eu os chamei, eles consentiram; Pai, diga Amém a ele."

(3.) "Possua-os no ofício; deixa tua mão ir junto com eles; santifica-os por ou na tua verdade, pois a verdade se opõe à figura e à sombra; santifique-os realmente, não ritualmente e cerimonialmente, como os sacerdotes levíticos eram, por unção e sacrifício. Santifica-os à tua verdade, à palavra da tua verdade, para serem os pregadores da tua verdade ao mundo; assim como os sacerdotes foram santificados para servirem junto ao altar, assim o sejam para pregar o evangelho.” 1 Cor 9. 13, 14. Observe,

[1] Jesus Cristo intercede por seus ministros com uma preocupação particular e recomenda à graça de seu Pai aquelas estrelas que ele carrega em sua mão direita.

[2] A grande coisa a ser pedida a Deus para os ministros do evangelho é que eles sejam santificados, efetivamente separados do mundo, inteiramente devotados a Deus e familiarizados experimentalmente com a influência dessa palavra em seus próprios corações, à qual eles pregam a outros. Que eles tenham o Urim e o Tumim, luz e integridade.

II. Temos aqui dois fundamentos ou argumentos para impor a petição pela santificação dos discípulos:

1. A missão que eles receberam dele (v. 18): "Assim como me enviaste ao mundo, para ser teu embaixador junto aos filhos dos homens, agora que fui chamado de volta, eu os enviei ao mundo, como meus delegados". Em lugar nenhum,

(1.) Cristo fala com grande segurança de sua própria missão: Tu me enviaste ao mundo. O grande autor da religião cristã recebeu sua comissão e instruções daquele que é a origem e o objetivo de toda religião. Ele foi enviado por Deus Pai para dizer o que disse, fazer o que fez e ser o que é para aqueles que creem nele; que foi seu conforto em seu empreendimento e pode ser nosso abundantemente em nossa dependência dele; seu testemunho estava em alta, pois sua missão era assim.

(2.) Ele fala com grande satisfação da comissão que deu a seus discípulos: "Então, eu os enviei na mesma missão e para levar adiante o mesmo desígnio"; pregar a mesma doutrina que ele pregou e confirmá-la com as mesmas provas, com o encargo de também confiar a outros homens fiéis o que foi confiado a eles. Ele lhes deu sua comissão (cap. 20. 21) com referência à sua própria, e magnifica o ofício deles que vem de Cristo, e que há alguma afinidade entre a comissão dada aos ministros da reconciliação e aquela dada ao Mediador; ele é chamado apóstolo (Hb 3. 1), ministro (Rm 15. 8), mensageiro, Mal 3. 1. Só eles são enviados como servos, ele como Filho. Agora, isso vem aqui como uma razão:

[1] Por que Cristo se preocupou tanto com eles e colocou o caso deles tão perto de seu coração; porque ele próprio os colocou em um cargo difícil, que exigia grandes habilidades para o devido desempenho dele. Observe que a quem Cristo enviar, ele ficará ao lado e se interessará por aqueles que são empregados para ele; para o que ele nos chama, ele nos preparará e nos sustentará.

[2] Por que ele os entregou a seu Pai; porque ele estava preocupado com a causa deles, a missão deles sendo a dele, e como se fosse uma atribuição dela. Cristo recebeu dons para os homens (Sl 68. 18), e então os deu aos homens (Ef 4. 8), e, portanto, ora por ajuda de seu Pai para garantir e guardar esses dons e confirmar sua concessão deles. O Pai o santificou quando o enviou ao mundo, cap. 10. 36. Agora, eles sendo enviados como ele foi, que também sejam santificados.

2. O mérito que ele tinha por eles é outra coisa aqui defendida (v. 19): Por amor deles eu me santifico. Aqui está,

(1.) a designação de Cristo para a obra e ofício de Mediador: Eu me santifiquei. Ele se dedicou inteiramente ao empreendimento, e a todas as partes dele, especialmente ao que ele estava fazendo agora - a oferta de si mesmo sem mancha a Deus, pelo Espírito eterno. Ele, como sacerdote e altar, se santificou como sacrifício. Quando ele disse: Pai, glorifica o teu nome - Pai, seja feita a tua vontade - Pai, entrego meu espírito em tuas mãos,ele pagou a satisfação que havia se comprometido a fazer e assim se santificou. Isso ele implora a seu Pai, pois sua intercessão é feita em virtude de sua satisfação; por seu próprio sangue, ele entrou no lugar santo (Hb 9. 12), como o sumo sacerdote, no dia da expiação, aspergia o sangue do sacrifício ao mesmo tempo em que queimava incenso dentro do véu, Lev 16. 12, 14.

(2.) O desígnio de bondade de Cristo para com seus discípulos aqui; é por causa deles, para que sejam santificados, isto é, para que sejam mártires; interpretam alguns. "Eu me sacrifico, para que sejam sacrificados para a glória de Deus e para o bem da igreja." Paulo fala de sua oferta, Filipenses 2:17; 2 Tim 4. 6. Tudo o que há na morte dos santos que é precioso aos olhos do Senhor, é devido à morte do Senhor Jesus. Mas prefiro considerá-lo mais geral, para que sejam santos e ministros, devidamente qualificados e aceitos por Deus.

[1] O ofício do ministério é a compra do sangue de Cristo, e um dos frutos abençoados de sua satisfação, e deve sua virtude e valor ao mérito de Cristo. Os sacerdotes sob a lei foram consagrados com o sangue de touros e bodes, mas os ministros do evangelho com o sangue de Jesus.

[2] A verdadeira santidade de todos os bons cristãos é fruto da morte de Cristo, pela qual o dom do Espírito Santo foi adquirido; ele se entregou por sua igreja, para santificá-la, Ef 5. 25, 26. E aquele que projetou o fim projetou também os meios, para que fossem santificados pela verdade, a verdade que Cristo veio ao mundo para dar testemunho e morreu para confirmar. A palavra da verdade recebe sua virtude e poder santificadores da morte de Cristo. Alguns o leem, para que sejam santificados na verdade, isto é, verdadeiramente; pois, como Deus deve ser servido, também, para isso, devemos ser santificados, no espírito e na verdade. E isto Cristo orou por todos os que são dele; pois esta é a sua vontade, a saber, a santificação deles, que os encoraja a orar por isso,

A Oração de Intercessão de Cristo.

20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;

21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.

22 Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos;

23 eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.”

Ao lado de sua pureza, ele ora por sua unidade; pois a sabedoria do alto é primeiro pura, depois pacífica; e a amizade é realmente amável quando é como o unguento na cabeça sagrada de Arão e o orvalho no monte sagrado de Sião. Observe,

I. Que estão incluídos nesta oração (v. 20): "Não somente estes, não somente estes que agora são meus discípulos" (os onze, os setenta, com outros, homens e mulheres que o seguiram quando ele estava aqui na terra), "mas também por aqueles que crerão em mim por meio de sua palavra, pregada por eles em seus próprios dias ou escrita por eles para as gerações vindouras; eu oro por todos eles, para que todos sejam um em seu interesse nesta oração, e que todos sejam beneficiados por ela." Observe, aqui,

1. Aqueles, e somente aqueles, que estão interessados ​​na mediação de Cristo, que creem ou crerão nele. É por isso que eles são descritos e compreende todo o caráter e dever de um cristão. Aqueles que viveram então, viram e acreditaram, mas aqueles em séculos posteriores não viram, e ainda creram.

2. É pela palavra que as almas são levadas a crer em Cristo, e é para esse fim que Cristo designou as Escrituras a serem escritas e um ministério permanente para continuar na igreja, enquanto a igreja permanece, isto é, enquanto o mundo representa, para o surgimento de uma semente.

3. É certo e infalivelmente conhecido por Cristo quem acreditará nele. Ele não ora aqui em uma aventura, em uma contingência dependendo da vontade traiçoeira do homem, que finge ser livre, mas por causa do pecado está em cativeiro com seus filhos; não, Cristo sabia muito bem por quem ele orava, o assunto foi reduzido a uma certeza pela presciência e propósito divinos; ele sabia quem lhe foi dado, que sendo ordenado para a vida eterna, foi inscrito no livro do Cordeiro e, sem dúvida, deveria acreditar, Atos 13. 48.

4. Jesus Cristo intercede não apenas pelos grandes e eminentes crentes, mas pelos mais humildes e fracos; não apenas por aqueles que devem ser empregados no mais alto posto de confiança e honra em seu reino, mas por todos, mesmo aqueles que aos olhos do mundo são insignificantes. Assim como a providência divina se estende à criatura mais insignificante, a graça divina também se estende ao cristão mais insignificante. O bom pastor olha até para os pobres do rebanho.

5. Jesus Cristo em sua mediação teve uma consideração real por aqueles do remanescente escolhido que ainda não nasceram, o povo que deveria ser criado (Sl 22. 31), as outras ovelhas que ele ainda deve trazer. Antes de serem formados no ventre, ele os conhece (Jeremias 1. 5), e as orações são arquivadas no céu por eles de antemão, por aquele que declara o fim desde o princípio e chama as coisas que não são como se fossem.

II. O que se pretende com esta oração (v. 21): Que todos sejam um. O mesmo foi dito antes (v. 11), para que sejam um como nós, e novamente, v. 22. O coração de Cristo estava muito nisso. Alguns pensam que a unidade pela oração no v. 11 tem referência especial aos discípulos como ministros e apóstolos, para que possam ser um em seu testemunho de Cristo; e que a harmonia dos evangelistas e a concordância dos primeiros pregadores do evangelho se devem a essa oração. Que eles não sejam apenas um só coração, mas uma só boca, falando a mesma coisa. A unidade dos ministros do evangelho é tanto a beleza quanto a força do interesse do evangelho. Mas é certo que a unidade pela qual se ora no v. 21 diz respeito a todos os crentes. É a oração de Cristo por todos os seus, e podemos ter certeza de que é uma oração respondida - para que todos sejam um, um em nós (v. 21), um como nós somos um (v. 22), aperfeiçoados em um, v. 23. Inclui três coisas:

1. Para que todos possam ser incorporados em um corpo. "Pai, considere todos eles como um, e ratifique aquela grande carta pela qual eles são incorporados como uma igreja. Embora eles vivam em lugares distantes, de um extremo ao outro do céu, e em várias eras, desde o começo até o fim do tempo e, portanto, não podem ter nenhum conhecimento pessoal ou correspondência um com o outro, mas deixe-os estar unidos em mim como sua cabeça comum. Quando Cristo morreu, ele orou, para reuni-los todos em um, cap. 11. 52; Ef 1. 10.

2. Para que todos sejam animados por um Espírito. Isso está claramente implícito nisso - para que eles sejam um em nós. A união com o Pai e o Filho é obtida e mantida somente pelo Espírito Santo. Aquele que se une ao Senhor em um só espírito, 1 Cor 6. 17. Que todos sejam carimbados com a mesma imagem e inscrição e influenciados pelo mesmo poder.

3. Para que todos possam estar unidos no vínculo de amor e caridade, todos de um só coração. Para que todos sejam um,

(1.) Em julgamento e sentimento; não em todas as pequenas coisas - isso não é possível nem necessário, mas nas grandes coisas de Deus, e nelas, em virtude desta oração, todos concordam - que o favor de Deus é melhor que a vida - que o pecado é o pior dos males, Cristo, o melhor dos amigos - que existe outra vida depois desta, e assim por diante.

(2.) Em disposição e inclinação. Todos os que são santificados têm a mesma natureza e imagem divina; todos eles têm um novo coração, e é um só coração.

(3.) Eles são todos um em seus projetos e objetivos. Todo verdadeiro cristão, tanto quanto ele é, vê a glória de Deus como seu fim mais elevado, e a glória do céu como seu bem principal.

(4.) Eles são todos um em seus desejos e orações; embora difiram em palavras e na maneira de se expressar, ainda assim, tendo recebido o mesmo espírito de adoção e observando a mesma regra, eles oram pelas mesmas coisas com efeito.

(5.) Todos unidos em amor e afeição. Todo verdadeiro cristão tem aquilo nele que o inclina a amar todos os verdadeiros cristãos como tais. Aquilo pelo qual Cristo ora é aquela comunhão de santos que professamos crer; a comunhão que todos os crentes têm com Deus, e sua união íntima com todos os santos no céu e na terra, 1 João 1. 3. Mas esta oração de Cristo não terá sua resposta completa até que todos os santos venham para o céu, pois então, e não até então, eles serão perfeitos em um, v. 23; Ef 4. 13.

III. O que é sugerido por meio de fundamento ou argumento para fazer valer esta petição; três coisas:

1. A unidade que existe entre o Pai e o Filho, que é mencionada repetidas vezes, v. 11, 21-23.

(1.) É dado como certo que o Pai e o Filho são um, um em natureza e essência, iguais em poder e glória, um em afetos mútuos. O Pai ama o Filho, e o Filho sempre agradou ao Pai. Eles são um em desígnio e um em operação. A intimidade dessa unidade é expressa nestas palavras, tu em mim e eu em ti. Isso ele frequentemente menciona por seu apoio sob seus sofrimentos atuais, quando seus inimigos estavam prontos para cair sobre ele e seus amigos para cair dele; contudo ele estava no Pai, e o Pai nele.

(2.) Isso é insistido na oração de Cristo pela unidade de seus discípulos,

[1] Como o padrão dessa unidade, mostrando como ele desejava que eles fossem um. Os crentes são um em certa medida como Deus e Cristo são um; pois, primeiro, a união dos crentes é uma união estrita e próxima; eles estão unidos por uma natureza divina, pelo poder da graça divina, em cumprimento aos conselhos divinos.

Em segundo lugar, é uma união santa, no Espírito Santo, para fins santos; não um corpo político para qualquer propósito secular.

Em terceiro lugar, é, e será finalmente, uma união completa. Pai e Filho têm os mesmos atributos, propriedades e perfeições; o mesmo acontece com os crentes agora, na medida em que são santificados, e quando a graça for aperfeiçoada em glória, eles serão exatamente consoantes um com o outro, todos transformados na mesma imagem.

[2] Como o centro dessa unidade; para que sejam um em nós, todos reunidos aqui. Há um só Deus e um só Mediador; e aqui os crentes são um, que todos concordam em depender do favor deste único Deus como sua felicidade e do mérito deste único Mediador como sua justiça. Isso é uma conspiração, não uma união, que não se centraliza em Deus como o fim e em Cristo como o caminho. Todos os que estão verdadeiramente unidos a Deus e a Cristo, que são um, em breve estarão unidos um ao outro.

[3] Como um apelo por essa unidade. O Criador e o Redentor são um em interesse e desígnio; mas para que propósito eles são assim, se todos os crentes não são um corpo com Cristo, e não recebem conjuntamente graça sobre graça dele, como ele recebeu por eles? O desígnio de Cristo era reduzir a humanidade revoltada a Deus: "Pai", diz ele, "que todos os que creem sejam um, para que em um corpo sejam reconciliados" (Ef 2. 15, 16), que fala da união de judeus e Gentios na igreja; grande mistério, que os gentios sejam co-herdeiros e do mesmo corpo (Ef 3. 6), ao qual penso que esta oração de Cristo se refere principalmente, sendo uma grande coisa que ele almejava em sua morte; e eu me pergunto se nenhum dos expositores que encontrei deveria aplicá-lo. "Pai, que os gentios crentes sejam incorporados aos judeus crentes, e façam de dois um novo homem." Essas palavras, eu neles, e tu em mim, mostram o que é essa união que é tão necessária, não apenas para a beleza, mas para o próprio ser, de sua igreja.

Primeiro, união com Cristo: eu neles. Cristo habitando no coração dos crentes é a vida e a alma do novo homem.

Em segundo lugar, união com Deus através dele: Tu em mim, para que por mim esteja neles.

Em terceiro lugar, união um com o outro, resultante disto: para que por este meio sejam aperfeiçoados em um. Somos completos nele.

2. O desígnio de Cristo em todas as suas comunicações de luz e graça para eles (v. 22): "A glória que me deste, como o depositário ou canal de transporte, dei-lhes consequentemente, com esta intenção, que eles possam ser um, como nós somos um; de modo que esses dons serão em vão, se não forem um”. Agora, esses dons são:

(1) Aqueles que foram conferidos aos apóstolos e primeiros plantadores da igreja. A glória de serem embaixadores de Deus no mundo - a glória de operar milagres - a glória de reunir uma igreja do mundo e erguer o trono do reino de Deus entre os homens - essa glória foi dada a Cristo, e parte da honra que ele colocou sobre eles quando os enviou para discipular todas as nações. Ou,

(2.) Aqueles que são dados em comum a todos os crentes. A glória de estar em aliança com o Pai e ser aceito por ele, de ser colocado em seu seio e designado para um lugar à sua direita, foi a glória que o Pai deu ao Redentor, e ele a confirmou ao redimido.

[1] Esta honra ele diz que lhes deu, porque ele a planejou para eles, estabeleceu-a sobre eles e garantiu-a a eles por acreditarem nas promessas de Cristo como dons reais.

[2] Isso foi dado a ele para dar a eles; foi transmitido a ele em confiança para eles, e ele foi fiel àquele que o designou.

[3] Ele deu a eles, para que fossem um.

Primeiro, para habilitá-los ao privilégio da unidade, que em virtude de sua relação comum com um Deus Pai e um Senhor Jesus Cristo, eles possam ser verdadeiramente denominados um. O dom do Espírito, aquela grande glória que o Pai deu ao Filho, por ele para ser dada a todos os crentes, os torna um, pois ele opera tudo em todos, 1 Coríntios 12. 4, etc. Para engajá-los no dever da unidade. Que em consideração ao seu acordo e comunhão em um credo e uma aliança, um Espírito e uma Bíblia - em consideração ao que eles têm em um só Deus e um Cristo, e do que eles esperam em um só céu, eles podem ter uma só mente e uma boca. A glória mundana coloca os homens em desacordo; pois se alguns são avançados, outros são eclipsados ​​e, portanto, enquanto os discípulos sonhavam com um reino temporal, eles estavam sempre brigando; mas honras espirituais sendo conferidas igualmente a todos os súditos de Cristo, sendo todos feitos para nosso Deus reis e sacerdotes, não há ocasião para competição nem emulação. Quanto mais os cristãos são tomados pela glória que Cristo lhes deu, menos desejosos eles serão de vanglória e, consequentemente, menos dispostos a brigar.

3. Ele alega a feliz influência que sua unidade teria sobre os outros, e a promoção que daria ao bem público. Isso é solicitado duas vezes (v. 21): Para que o mundo creia que tu me enviaste. E novamente (v. 23): Para que o mundo o conheça, pois sem conhecimento não pode haver fé verdadeira. Os crentes devem saber no que acreditam, e por que e para que acreditam. Aqueles que acreditam em uma aventura, aventuram-se longe demais. Agora Cristo aqui mostra,

(1.) Sua boa vontade para com o mundo da humanidade em geral. Nisto ele está na mente de seu Pai, como temos certeza de que ele está em tudo, que ele deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade, 1 Tim 2. 4; 2 Ped 3. 9. Portanto, é sua vontade que todos os meios possíveis sejam usados, e nenhuma pedra deixada sobre pedra, para a convicção e conversão do mundo. Não sabemos quem são os escolhidos, mas devemos, em nossos lugares, fazer o máximo para promover a salvação dos homens e tomar cuidado para não fazer nada que a impeça.

(2.) O bom fruto da unidade da igreja; será uma evidência da verdade do cristianismo e um meio de levar muitos a adotá-lo.

[1] Em geral, recomendará o Cristianismo ao mundo e à boa opinião daqueles que estão de fora.

Primeiro, a incorporação de cristãos em uma sociedade pela carta do evangelho promoverá muito o cristianismo. Quando o mundo vir tantos daqueles que foram seus filhos chamados para fora de sua família, distinguidos dos outros e mudados do que eles mesmos às vezes eram - quando eles virem esta sociedade levantada pela tolice da pregação e mantida por milagres da providência e graça divina, e quão admiravelmente bem modelado e constituído, eles estarão prontos para dizer: Iremos com você, pois vemos que Deus está com você.

Em segundo lugar, a união dos cristãos no amor e na caridade é a beleza de sua profissão e convida outros a se unirem a eles, como o amor que existia entre os primeiros cristãos, Atos 2. 42, 43; 4. 32, 33. Quando o Cristianismo, em vez de causar brigas sobre si mesmo, faz cessar todas as outras lutas - quando esfria o ardente, suaviza o áspero e dispõe os homens a serem gentis e amorosos, corteses e beneficentes, para todos os homens, estudiosos para preservar e promover paz em todas as relações e sociedades, isso o recomendará a todos que tenham algo de religião natural ou afeição natural neles.

[2] Em particular, gerará nos homens bons pensamentos,

Primeiro, de Cristo: Eles saberão e acreditarão que tu me enviaste, Por isso parecerá que Cristo foi enviado por Deus, e que sua doutrina era divina, em que sua religião prevalece para unir tantos de diferentes capacidades, temperamentos e interesses em outras coisas, em um corpo pela fé, com um coração pelo amor. Certamente ele foi enviado pelo Deus de poder, que molda igualmente os corações dos homens, e o Deus de amor e paz; quando os adoradores de Deus são um, ele é um, e seu nome é um.

Em segundo lugar, dos cristãos: Eles saberão que você os amou como você me amou. Aqui está,

1. O privilégio dos crentes: o próprio Pai os ama com um amor semelhante ao seu amor por seu Filho, pois eles são amados nele com um amor eterno.

2. A evidência de seu interesse neste privilégio, e isso é o fato de serem um. Com isso parecerá que Deus nos ama, se amarmos uns aos outros com um coração puro; pois onde quer que o amor de Deus seja derramado no coração, ele o transformará na mesma imagem. Veja quanto bem faria ao mundo saber melhor como todos os bons cristãos são queridos por Deus. Os judeus tinham um ditado: Se o mundo conhecesse o valor dos homens bons, eles os protegeriam com pérolas. Aqueles que têm tanto do amor de Deus deveriam ter mais do nosso.

A Oração de Intercessão de Cristo.

24 Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo.

25 Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste.

26 Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja.”

Aqui está,

I. Uma petição para a glorificação de todos aqueles que foram dados a Cristo (v. 24), não apenas estes apóstolos, mas todos os crentes: Pai, eu quero que eles estejam comigo. Observe,

1. A conexão deste pedido com os anteriores. Ele havia orado para que Deus os preservasse, santificasse e os unisse; e agora ele ora para que coroe todos os seus dons com a glorificação deles. Neste método, devemos orar, primeiro pela graça e depois pela glória (Sl 84. 11); pois neste método Deus dá. Longe do único Deus sábio estar sob a imputação daquele construtor tolo que, sem fundamento, construiu sobre a areia, como faria se glorificasse alguém a quem ele não santificou primeiro; ou daquele construtor tolo que começou a construir e não foi capaz de terminar, como faria se santificasse alguém, e não os glorificasse.

2. A forma do pedido: Pai, eu irei. Aqui, como antes, ele se dirige a Deus como Pai, e nisso devemos fazer o mesmo; mas quando ele diz, thelo – eu irei, ele fala uma linguagem peculiar a si mesmo, e tal que não se torna peticionários comuns, mas muito bem se tornou aquele que pagou pelo que orou.

(1.) Isso sugere a autoridade de sua intercessão em geral; sua palavra era com poder no céu, assim como na terra. Ele entrando com seu próprio sangue no lugar santo, sua intercessão ali tem uma eficácia invencível. Ele intercede como rei, pois é um sacerdote em seu trono (como Melquisedeque), um rei-sacerdote.

(2.) Insinua sua autoridade particular neste assunto; ele tinha um poder para dar a vida eterna (v. 2), e, de acordo com esse poder, ele diz: Pai, eu quero. Embora agora ele tenha assumido a forma de um servo, ainda assim esse poder será mais ilustremente exercido quando ele vier pela segunda vez na glória de um juiz, para dizer: Vinde abençoados, tendo isso em seus olhos, ele pode bem dizer, Pai, eu quero.

3. O pedido em si - que todos os eleitos possam finalmente estar com ele no céu, para ver sua glória e compartilharem dela. Agora observe aqui,

(1.) Sob que noção devemos esperar o céu? Em que consiste essa felicidade? Três coisas fazem o céu:

[1] É estar onde Cristo está: Onde estou; no paraíso para onde a alma de Cristo foi na morte; no terceiro céu para onde sua alma e corpo foram em sua ascensão: - Onde estou, devo estar em breve, devo estar eternamente. Neste mundo, estamos apenas in transitu - em nossa passagem; lá estamos verdadeiramente onde devemos estar para sempre; assim Cristo considerou, e nós também devemos.

[2] É estar com ele onde ele estiver; isso não é tautologia, mas sugere que não apenas estaremos no mesmo lugar feliz onde Cristo está, mas que a felicidade do lugar consistirá em sua presença; esta é a plenitude de sua alegria.O próprio céu dos céus é estar com Cristo, ali em companhia e comunhão com ele, Fp 1:23.

[3] É contemplar a sua glória, que o Pai lhe deu. Observe, primeiro, a glória do Redentor é o brilho do céu. Aquela glória diante da qual os anjos cobrem seus rostos era a glória dele, cap. 12. 41. O Cordeiro é a luz da nova Jerusalém, Apo 21. 23. Cristo virá na glória de seu Pai, pois ele é o resplendor de sua glória. Deus mostra sua glória lá, assim como mostra sua graça aqui, por meio de Cristo. "O Pai me deu esta glória," embora ele ainda estivesse em seu estado baixo; mas era muito verdadeiro e muito próximo.

Em segundo lugar, a felicidade dos remidos consiste muito em contemplar esta glória; eles terão a visão imediata de sua pessoa gloriosa.

Eu  verei a Deus em minha carne, Jó 19. 26, 27. Eles terão uma visão clara de seu glorioso empreendimento, como será então realizado; eles verão aquelas fontes de amor de onde fluem todas as correntes da graça; eles devem ter uma visão apropriada da glória de Cristo (Uxor fulget radiis mariti - A esposa brilha com o esplendor de seu marido) e uma visão assimiladora: eles serão transformados na mesma imagem, de glória em glória.

(2.) Em que base devemos esperar pelo céu; nada mais do que puramente a mediação e intercessão de Cristo, porque ele disse: Pai, eu quero. Nossa santificação é nossa evidência, pois aquele que tem esta esperança nele se purifica; mas é a vontade de Cristo que é o nosso título, pela qual somos santificados, Hb 10. 10. Cristo fala aqui como se não considerasse sua própria felicidade completa, a menos que tivesse seus eleitos para compartilhar com ele, pois é o trazer muitos filhos à glória que torna perfeito o capitão de nossa salvação, Hebreus 2:10.

4. O argumento para apoiar este pedido: porque tu me amaste antes da fundação do mundo. Esta é uma razão,

(1.) Por que ele mesmo esperava essa glória. Tu me darás, porque me amaste. A honra e o poder dados ao Filho como Mediador foram fundados no amor do Pai por ele (cap. 5. 20): o Pai ama o Filho, está infinitamente satisfeito com seu empreendimento e, portanto, entregou todas as coisas em suas mãos; e, sendo o assunto concertado nos conselhos divinos desde a eternidade, diz-se que ele o ama como Mediador antes da fundação do mundo. Ou,

(2.) Por que ele esperava que aqueles que lhe foram dados deveriam estar com ele para compartilharem de sua glória: "Tu me amaste, e a eles em mim, e não podes negar-me nada do que peço por eles."

II. A conclusão da oração, que se destina a fazer valer todas as petições pelos discípulos, especialmente a última, para que sejam glorificados. Duas coisas que ele insiste e implora:

1. O respeito que ele tinha por seu Pai, v. 25. Observe,

(1.) O título que ele dá a Deus: Ó Pai justo. Quando ele orou para que eles fossem santificados, ele o chamou de pai santo; quando ele ora para que sejam glorificados, ele o chama de Pai justo; pois é uma coroa de justiça que o justo Juiz dará. A justiça de Deus foi empenhada em dar todo o bem que o Pai havia prometido e o Filho havia comprado.

(2.) O caráter que ele dá ao mundo que jaz na maldade: O mundo não te conheceu. Observe que a ignorância de Deus se espalha pelo mundo da humanidade; esta é a escuridão em que eles se sentam. Agora, isso é instado aqui,

[1] Para mostrar que esses discípulos precisam da ajuda da graça especial, tanto por causa da necessidade de seu trabalho - eles deveriam trazer um mundo que não conhecia a Deus para o conhecimento dele; e também, por causa da dificuldade de seu trabalho - eles devem trazer luz para aqueles que se rebelaram contra a luz; portanto, guarde-os.

[2] Para mostrar que eles foram qualificados para outros favores peculiares, pois eles tinham aquele conhecimento de Deus que o mundo não tinha.

(3.) O apelo que ele insiste para si mesmo: Mas eu te conheço. Cristo conheceu o Pai como ninguém jamais conheceu; sabia em que base ele estava em seu empreendimento, conhecia a mente de seu Pai em tudo e, portanto, nesta oração, veio a ele com confiança, como fazemos com alguém que conhecemos. Cristo está aqui processando bênçãos para aqueles que eram dele; seguindo esta petição, quando ele disse: O mundo não te conheceu, seria de esperar que isso acontecesse, mas eles te conheceram; não, o conhecimento deles não era motivo de orgulho, mas eu te conheço,o que sugere que não há nada em nós que nos recomende ao favor de Deus, mas todo o nosso interesse nele e relacionamento com ele resultam e dependem do interesse e relacionamento de Cristo. Nós somos indignos, mas ele é digno.

(4.) O apelo que ele insiste para seus discípulos: E eles sabem que tu me enviaste; e,

[1] Nisto eles são distinguidos do mundo incrédulo. Quando as multidões a quem Cristo foi enviado, e sua graça oferecida, não acreditaram que Deus o havia enviado, elas sabiam disso e acreditavam nisso, e não tinham vergonha de possuí-lo. Observe que conhecer e crer em Jesus Cristo, em meio a um mundo que persiste na ignorância e na infidelidade, é altamente agradável a Deus e certamente será coroado com glória distinta. A fé singular qualifica-se para favores singulares.

[2] Por meio disso, eles estão interessados ​​na mediação de Cristo e participam do benefício de seu conhecimento do Pai: "Eu te conheço, imediata e perfeitamente; e estes, embora não te conhecessem assim, nem fossem capazes de te conhecer assim, ainda assim souberam que tu me enviaste, conheceram o que era exigido deles saber, conheceram o Criador no Redentor. como enviados por Deus, eles têm, nele, conhecido o Pai, e são apresentados a um conhecimento dele; portanto, "Pai, cuide deles por minha causa".

2. O respeito que ele tinha por seus discípulos (v. 26): "Eu os conduzi ao conhecimento de ti, e o farei cada vez mais; com esta grande e bondosa intenção, que o amor com que me amaste possa estar neles, e eu neles." Observe aqui,

(1.) O que Cristo fez por eles: eu declarei a eles o teu nome.

[1] Isso ele fez por aqueles que eram seus seguidores imediatos. Todo o tempo que ele entrou e saiu entre eles, ele fez questão de declarar o nome de seu Pai a eles e gerar neles uma veneração por ele. A tendência de todos os seus sermões e milagres era promover as honras de seu pai e espalhar o conhecimento dele, cap. 1. 18.

[2] Isso ele fez por todos os que acreditam nele; pois eles não haviam sido levados a acreditar se Cristo não lhes tivesse dado a conhecer o nome de seu Pai. Note,

Primeiro, somos gratos a Cristo por todo o conhecimento que temos do nome do Pai; ele o declara e abre o entendimento para receber essa revelação.

Em segundo lugar, aqueles a quem Cristo recomenda ao favor de Deus, ele primeiro conduz a um conhecimento de Deus.

(2.) O que ele pretendia fazer ainda mais por eles: eu o declararei. Aos discípulos, ele planejou dar mais instruções após sua ressurreição (Atos 1. 3), e levá-los a um conhecimento muito mais íntimo das coisas divinas pelo derramamento do Espírito após sua ascensão; e para todos os crentes, em cujos corações ele brilhou, ele brilha mais e mais. Onde Cristo declarou o nome de seu Pai, ele o declarará; porque ao que tem será dado; e aqueles que conhecem a Deus precisam e desejam conhecê-lo mais. Isso é adequadamente defendido por ele: "Pai, reconheça e favoreça-os, pois eles o reconhecerão e o honrarão".

(3.) O que ele visava em tudo isso; não para encher suas cabeças com especulações curiosas e fornecer-lhes algo para conversar entre os eruditos, mas para garantir e promover sua verdadeira felicidade em duas coisas:

[1] Comunhão com Deus: "Portanto, dei-lhes o conhecimento do teu nome, de tudo aquilo pelo qual te fizeste conhecer, para que o teu amor, sim, aquilo com que me amaste, esteja, não apenas para com eles, mas neles;" isto é, primeiro: "Que eles tenham os frutos desse amor para sua santificação; que o Espírito de amor, com o qual você me encheu, esteja neles." Cristo declara o nome de seu Pai aos crentes, para que com aquela luz divina lançada em suas mentes um amor divino possa ser derramado em seus corações, para ser neles um princípio dominante e constrangedor de santidade, para que possam participar de uma natureza divina. Quando O amor de Deus por nós vem a estar em nós, é como a virtude que a pedra-ímã dá à agulha, inclinando-a a mover-se para o pólo; ela atrai a alma para Deus em afeições piedosas e devotas, que são como os sopros da vida divina na alma.

Em segundo lugar, "Deixe-os provar e saborear esse amor para seu consolo; deixe-os não apenas se interessar pelo amor de Deus, tendo o nome de Deus declarado a eles, mas, por uma declaração adicional disso, deixe-os ter o conforto desse interesse; para que eles não apenas conheçam a Deus, saibam que o conhecem", 1 João 2. 3. É o amor de Deus assim derramado no coração que o enche de alegria, Romanos 5. 3, 5. Isso Deus providenciou, para que possamos não apenas ficar satisfeitos com sua bondade amorosa, mas ficar satisfeitos com isso; e assim poder viver uma vida de complacência em Deus e comunhão com ele; devemos orar por isso, devemos lutar por isso; se o temos, devemos agradecer a Cristo por isso; se nós tivermos falta, podemos agradecer a nós mesmos.

[2] União com Cristo a fim de aqui: E eu neles. Não há como entrar no amor de Deus senão por meio de Cristo, nem podemos nos guardar nesse amor senão permanecendo em Cristo, isto é, tendo-o para permanecer em nós; nem podemos ter o sentido e apreensão desse amor, senão por nossa experiência da habitação de Cristo, isto é, o Espírito de Cristo em nossos corações. É Cristo em nós que é a única esperança da glória que não nos envergonhará, Colossenses 1:27. Toda a nossa comunhão com Deus, a recepção de seu amor por nós com nosso retorno de amor a ele novamente, passa pelas mãos do Senhor Jesus, e o consolo disso é devido exclusivamente a ele. Cristo havia dito um pouco antes, Eu neles (v. 23), e aqui é repetido (embora o sentido fosse completo sem ele), e a oração encerrada com ele, para mostrar quanto o coração de Cristo foi enviado a ele; todas as suas petições se concentram nisso, e com isso as orações de Jesus, o Filho de Davi, terminam: "Eu neles; deixe-me ter isso e não desejo mais". É a glória do Redentor habitar nos remidos: é o seu descanso para sempre, e ele o desejou. Asseguremos, portanto, nossa união com Cristo, e depois recebamos o consolo de sua intercessão. Esta oração teve um fim, mas que ele vive para cumprir.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 17/02/2024
Código do texto: T8000944
Classificação de conteúdo: seguro