Gálatas 1

 

Nota: Traduzido por Silvio Dutra a partir do texto original inglês do Comentário de Matthew Henry  em domínio público.

Neste capítulo, após o prefácio ou introdução (versículos 1-5), o apóstolo reprova severamente essas igrejas por sua deserção da fé (versículos 6-9), e então prova seu próprio apostolado, que seus inimigos os levaram a questionar.

I. Do seu fim e propósito na pregação do evangelho, ver 10.

II. Por tê-lo recebido por revelação imediata, ver 11, 12. Para a prova de que ele os informa,

1. Qual foi sua conversa anterior, ver. 13, 14.

2. Como ele foi convertido e chamado ao apostolado, ver 15, 16.

3. Como ele se comportou depois, ver. 16, até o fim.

A Saudação inicial. (56 DC.)

1 Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos,

2 e todos os irmãos meus companheiros, às igrejas da Galácia,

3 graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do [nosso] Senhor Jesus Cristo,

4 o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

5 a quem seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Nestes versículos temos o prefácio ou introdução à epístola, onde observamos,

I. A pessoa ou pessoas de quem esta epístola foi enviada - de Paulo, um apóstolo, etc., e de todos os irmãos que estavam com ele.

1. A epístola é enviada por Paulo; ele foi apenas o escritor disso. E, porque havia alguns entre os gálatas que se esforçaram para diminuir seu caráter e autoridade, na frente dele ele faz um relato geral tanto de seu cargo quanto da maneira pela qual ele foi chamado para isso, que depois, neste e no capítulo seguinte, ele amplia mais. Quanto ao seu ofício, ele era um apóstolo. Ele não tem medo de se autodenominar assim, embora seus inimigos dificilmente lhe permitam esse título: e, para que vejam que ele não assumiu esse caráter sem justa causa, ele os informa como foi chamado para essa dignidade e cargo, e assegura-lhes que sua comissão foi totalmente divina, pois ele era um apóstolo, não de homem, nem por homem; ele não teve o chamado comum de um ministro comum, mas um chamado extraordinário do céu para este cargo. Ele não recebeu sua qualificação para isso, nem sua designação para isso, pela mediação dos homens, mas teve tanto uma como outra diretamente de cima; pois ele era um apóstolo de Jesus Cristo, ele recebeu suas instruções e comissão imediatamente dele e, consequentemente, de Deus Pai, que era um com ele no que diz respeito à sua natureza divina, e que o designou, como Mediador, para ser o apóstolo e sumo sacerdote da nossa profissão e, como tal, autorizar outros para este cargo. Ele acrescenta: Quem o ressuscitou dentre os mortos, tanto para nos informar que aqui Deus, o Pai, deu um testemunho público de que Cristo era seu Filho e o Messias prometido, e também que, como seu chamado ao apostolado veio imediatamente de Cristo, então é foi depois de sua ressurreição dentre os mortos, e quando ele entrou em seu estado exaltado; de modo que ele tinha motivos para se considerar, não apenas como estando no mesmo nível dos outros apóstolos, mas como de alguma forma preferido acima deles; pois, embora eles tenham sido chamados por ele quando estavam na terra, ele recebeu seu chamado quando estava no céu. Assim, o apóstolo, sendo constrangido a isso por seus adversários, magnifica seu ofício, o que mostra que, embora os homens não devam de forma alguma se orgulhar de qualquer autoridade que possuam, ainda assim, em certos momentos e em certas ocasiões, pode tornar-se necessário afirmar isto. Mas,

2. Ele se junta a todos os irmãos que estavam com ele na inscrição da epístola, e escreve em nome deles e também no seu próprio. Pelos irmãos que estavam com ele pode ser entendido como os cristãos em comum daquele lugar onde ele estava agora, ou aqueles que foram empregados como ministros do evangelho. Estes, apesar de seu caráter e realizações superiores, ele está pronto para reconhecê-los como seus irmãos; e, embora ele tenha escrito a epístola sozinho, ele os une a si mesmo na inscrição dela. Nisto, ao mostrar sua grande modéstia e humildade, e quão distante estava de um temperamento presunçoso, ele poderia fazer isso para dispor essas igrejas a uma maior consideração pelo que ele escreveu, já que, por meio disso, pareceria que ele teve a concordância deles com ele na doutrina que ele havia pregado, e agora estava prestes a confirmar, e que não era outra senão a que foi publicada e professada por outros, bem como por ele mesmo.

II. A quem esta epístola é enviada - às igrejas da Galácia. Havia várias igrejas naquela época neste país, e deveria parecer que todas elas estavam mais ou menos corrompidas pelas artes daqueles sedutores que se infiltraram entre elas; e, portanto, Paulo, a quem vinha diariamente o cuidado de todas as igrejas, profundamente afetado por seu estado e preocupado com sua recuperação na fé e estabelecimento nela, escreve esta epístola para eles. Ele o dirige a todos eles, como estando todos mais ou menos preocupados com isso; e ele lhes dá o nome de igrejas, embora eles tivessem feito o suficiente para perdê-lo, pois nunca é permitido que igrejas corruptas sejam igrejas: sem dúvida havia alguns entre eles que ainda continuavam na fé, e ele não estava sem esperança de que outros pode ser recuperado para ele.

III. A bênção apostólica. Aqui o apóstolo e os irmãos que estavam com ele desejam a estas igrejas graça e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. Esta é a bênção habitual com a qual ele abençoa as igrejas em nome do Senhor – graça e paz. A graça inclui a boa vontade de Deus para conosco e sua boa obra sobre nós; e a paz implica todo aquele conforto interior, ou prosperidade exterior, que é realmente necessário para nós; e eles vêm de Deus Pai como a fonte, através de Jesus Cristo como o canal de transporte. Ambas estas coisas o apóstolo deseja para estes cristãos. Mas podemos observar: primeiro a graça e depois a paz, pois não pode haver paz verdadeira sem graça. Tendo mencionado o Senhor Jesus Cristo, ele não pode passar sem ampliar seu amor; e, portanto, acrescenta (v. 4): Quem se entregou pelos nossos pecados, para poder libertar, etc. Jesus Cristo se entregou pelos nossos pecados, como um grande sacrifício para fazer expiação por nós; isso exigia a justiça de Deus, e a isso ele se submeteu livremente por nossa causa. Um grande objetivo disso foi libertar-nos deste presente mundo mau; não apenas para nos redimir da ira de Deus e da maldição da lei, mas também para nos recuperar da corrupção que está no mundo através da luxúria, e para nos resgatar das práticas e costumes viciosos dela, aos quais nós são naturalmente escravizados; e possivelmente também para nos libertar da constituição mosaica, pois assim é usado aion houtos, 1 Co 2.6,8. Disto podemos notar:

1. Este mundo atual é um mundo mau: tornou-se assim pelo pecado do homem, e é assim por causa do pecado e da tristeza com que abunda e das muitas armadilhas e tentações às quais nós ficamos expostos enquanto continuarmos nele. Mas,

2. Jesus Cristo morreu para nos libertar deste presente mundo mau, não atualmente para remover o seu povo dele, mas para resgatá-los do poder dele, para mantê-los longe do mal dele, e no devido tempo possuí-los de outro e melhor mundo. Isto, informa-nos o apóstolo, ele fez de acordo com a vontade de Deus e nosso Pai. Ao oferecer-se em sacrifício para este fim e propósito, ele agiu por indicação do Pai, bem como com seu próprio consentimento livre; e, portanto, temos maiores motivos para depender da eficácia e aceitabilidade do que ele fez e sofreu por nós; sim, portanto, temos incentivo para considerar Deus como nosso Pai, pois assim o apóstolo aqui o representa: como ele é o Pai de nosso Senhor Jesus, assim nele e através dele ele também é o Pai de todos os verdadeiros crentes, como nosso bendito Redentor. O próprio Salvador nos conhece (João 20:17), quando diz aos seus discípulos que estava ascendendo para seu Pai e Pai deles.

O apóstolo, tendo assim notado o grande amor com que Cristo nos amou, conclui este prefácio com uma solene atribuição de louvor e glória a ele (v. 5): A quem seja glória para todo o sempre. Amém. Insinuando que por esse motivo ele tem direito à nossa mais alta estima e consideração. Ou esta doxologia pode ser considerada como referindo-se tanto a Deus Pai quanto a nosso Senhor Jesus Cristo, de quem ele havia desejado graça e paz. Eles são ambos os objetos próprios de nossa adoração e adoração, e toda honra e glória são perpetuamente devidas a eles, tanto por causa de suas próprias excelências infinitas, quanto por causa das bênçãos que recebemos deles.

A preocupação do apóstolo com sua deserção. (56 DC.)

6 Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho,

7 o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.

8 Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.

9 Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.

Aqui o apóstolo chega ao corpo da epístola; e ele começa com uma reprovação mais geral dessas igrejas por sua instabilidade na fé, que ele posteriormente, em algumas partes seguintes, amplia mais. Aqui podemos observar,

I. O quanto ele estava preocupado com a deserção deles: fico maravilhado, etc. Isso o encheu imediatamente de grande surpresa e tristeza. Seu pecado e insensatez consistiram em não se apegarem firmemente à doutrina do Cristianismo como lhes havia sido pregada, mas permitirem que fossem afastados de sua pureza e simplicidade. E houve várias coisas que agravaram grandemente a sua deserção; como,

 1. Que eles foram removidos daquele que os chamou; não apenas do apóstolo, que foi o instrumento para chamá-los à comunhão do evangelho, mas do próprio Deus, por cuja ordem e direção o evangelho foi pregado a eles, e eles foram convidados a participar dos privilégios dele: de modo que aqui eles foram culpados de um grande abuso de sua bondade e misericórdia para com eles.

2. Que eles foram chamados à graça de Cristo. Como o evangelho que lhes foi pregado foi a mais gloriosa descoberta da graça e misericórdia divina em Cristo Jesus; assim, eles foram chamados a participar das maiores bênçãos e benefícios, como a justificação e a reconciliação com Deus aqui, e a vida eterna e a felicidade no futuro. Estes, nosso Senhor Jesus, comprou para nós às custas de seu precioso sangue, e os concede gratuitamente a todos os que sinceramente o aceitam: e, portanto, em proporção à grandeza do privilégio que desfrutavam, tais eram seus pecados e tolices em abandoná-lo e sofrendo por serem afastados da maneira estabelecida de obter essas bênçãos.

3. Que eles foram removidos tão cedo. Em muito pouco tempo eles perderam aquele gosto e estima pela graça de Cristo que pareciam ter, e facilmente se juntaram àqueles que ensinavam a justificação pelas obras da lei, como fizeram muitos, que foram criados nas opiniões e noções dos fariseus, que eles misturaram com a doutrina de Cristo, e assim a corromperam; e isso, como foi um exemplo de sua fraqueza, foi um agravamento adicional de sua culpa.

4. Que foram removidos para outro evangelho, que ainda não era outro. Assim, o apóstolo representa a doutrina desses professores judaizantes; ele o chama de outro evangelho, porque abriu um caminho de justificação e salvação diferente daquele que foi revelado no evangelho, a saber, pelas obras, e não pela fé em Cristo. E ainda acrescenta: "O que não é outro - você descobrirá que não é nenhum evangelho - não é realmente outro evangelho, mas a perversão do evangelho de Cristo, e a derrubada dos fundamentos dele" - por meio do qual ele sugere que aqueles que pretendem estabelecer qualquer outra maneira de céu do que o que o evangelho de Cristo revelou são culpados de uma perversão grosseira dele, e na questão se encontrarão terrivelmente enganados. Assim, o apóstolo se esforça para impressionar esses gálatas o devido sentimento de sua culpa em abandonar o caminho evangélico de justificação e, no entanto, ao mesmo tempo, ele tempera sua reprovação com brandura e ternura para com eles, e os representa mais como atraídos para isso pelas artes e pela indústria de alguns que os perturbaram, do que como se tivessem entrado nisso por vontade própria, o que, embora fosse não os desculpou, mas houve alguma atenuação de sua culpa. E por meio disso ele nos ensina que, ao reprovar os outros, assim como devemos ser fiéis, também devemos ser gentis e nos esforçar para restaurá-los com espírito de mansidão, cap. 6. 1.

II. Quão confiante ele estava de que o evangelho que ele havia pregado a eles era o único evangelho verdadeiro. Ele estava tão plenamente persuadido disso que pronunciou um anátema sobre aqueles que fingiam pregar qualquer outro evangelho (v. 8) e, para que vissem que isso não provinha de qualquer temeridade ou zelo intemperante nele, ele o repetiu. Isto não justificará os nossos anátemas estrondosos contra aqueles que diferem de nós em coisas menores. É somente contra aqueles que forjam um novo evangelho, que derrubam o fundamento da aliança da graça, estabelecendo as obras da lei no lugar da justiça de Cristo, e corrompendo o Cristianismo com o Judaísmo, que Paulo denuncia isso. Ele expõe o caso: “Suponhamos que pregássemos qualquer outro evangelho; ou melhor, suponhamos que um anjo do céu o fizesse:” não como se fosse possível que um anjo do céu fosse o mensageiro de uma mentira; mas é expresso assim ainda mais para fortalecer o que ele estava prestes a dizer. “Se você tiver qualquer outro evangelho pregado a você por qualquer outra pessoa, sob nosso nome, ou sob a desculpa de tê-lo recebido do próprio anjo, você deve concluir que você foi imposto: e quem prega outro evangelho se coloca sob maldição, e corre o risco de colocar você também."

A integridade do apóstolo. (AD56.)

10 Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.

11 Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem,

12 porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo.

13 Porque ouvistes qual foi o meu proceder outrora no judaísmo, como sobremaneira perseguia eu a igreja de Deus e a devastava.

14 E, na minha nação, quanto ao judaísmo, avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.

15 Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve

16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue,

17 nem subi a Jerusalém para os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para as regiões da Arábia e voltei, outra vez, para Damasco.

18 Decorridos três anos, então, subi a Jerusalém para avistar-me com Cefas e permaneci com ele quinze dias;

19 e não vi outro dos apóstolos, senão Tiago, o irmão do Senhor.

20 Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante de Deus testifico que não minto.

21 Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia.

22 E não era conhecido de vista das igrejas da Judeia, que estavam em Cristo.

23 Ouviam somente dizer: Aquele que, antes, nos perseguia, agora, prega a fé que, outrora, procurava destruir.

24 E glorificavam a Deus a meu respeito.

O que Paulo havia dito de forma mais geral, no prefácio desta epístola, ele agora passa a ampliar mais particularmente. Lá ele se declarou apóstolo de Cristo; e aqui ele vem mais diretamente para apoiar sua reivindicação a esse caráter e cargo. Houve alguns nas igrejas da Galácia que foram persuadidos a questionar isso; pois aqueles que pregaram a lei cerimonial fizeram tudo o que podiam para diminuir a reputação de Paulo, que pregou o puro evangelho de Cristo aos gentios: e, portanto, ele aqui se propõe a provar a divindade tanto de sua missão quanto de sua doutrina, para que assim ele possa apagar e livrar-se das calúnias que seus inimigos lançaram sobre ele e recuperar esses cristãos para uma opinião melhor do evangelho que ele havia pregado a eles. Isso ele dá evidência suficiente,

I. Do escopo e do propósito de seu ministério, que não era persuadir os homens, mas a Deus, etc. O significado disso pode ser que em sua pregação do evangelho ele não agiu em obediência aos homens, mas a Deus, que tinha chamou-o para este trabalho e ofício; ou que seu objetivo era levar as pessoas à obediência, não dos homens, mas de Deus. Como ele professou agir por comissão de Deus; de modo que o que ele pretendia principalmente era promover sua glória, recuperando os pecadores em um estado de sujeição a ele. E como esse era o grande objetivo que ele buscava, então, de acordo com isso, ele não procurou agradar aos homens. Ele não se acomodou, em sua doutrina, ao humor das pessoas, nem para ganhar sua afeição, nem para evitar seu ressentimento; mas seu grande cuidado foi aprovar-se diante de Deus. Os professores judaizantes, pelos quais essas igrejas foram corrompidas, descobriram um temperamento muito diferente; eles misturaram obras com fé, e a lei com o evangelho, apenas para agradar aos judeus, a quem estavam dispostos a cortejar e manter, para que pudessem escapar da perseguição. Mas Paulo era um homem de outro espírito; ele não foi tão solícito em agradá-los, nem em mitigar sua raiva contra ele, a ponto de alterar a doutrina de Cristo, seja para ganhar seu favor ou para evitar sua fúria. E ele dá esta boa razão para isso: que, se ainda agradasse aos homens, não seria servo de Cristo. Ele sabia que estes eram totalmente inconsistentes e que nenhum homem poderia servir a dois senhores assim; e, portanto, embora não desagradasse desnecessariamente a ninguém, ainda assim não ousou permitir-se gratificar os homens às custas de sua fidelidade a Cristo. Assim, pela sinceridade dos seus propósitos e intenções no desempenho do seu ofício, ele prova que foi verdadeiramente um apóstolo de Cristo. E a partir deste temperamento e comportamento podemos notar:

1. Que o grande objetivo que os ministros do evangelho devem almejar é levar os homens a Deus.

2. Que aqueles que são fiéis não procurarão agradar aos homens, mas sim aprovar-se diante de Deus.

3. Que não devem ser solícitos em agradar aos homens, se quiserem se aprovar como servos fiéis de Cristo. Mas, se este argumento não for considerado suficiente, ele prossegue provando seu apostolado,

II. Pela maneira como recebeu o evangelho que lhes pregou, a respeito do qual lhes assegura (v. 11, 12) que o recebeu não por informação de outros, mas por revelação do céu. Uma coisa peculiar no caráter de um apóstolo é que ele foi chamado e instruído para esse ofício imediatamente pelo próprio Cristo. E nisso ele mostra aqui que não era de forma alguma defeituoso, independentemente do que seus inimigos pudessem sugerir em contrário. Ministros comuns, assim como recebem seu chamado para pregar o evangelho pela mediação de outros, é por meio da instrução e assistência de outros que eles são levados ao conhecimento dele. Mas Paulo informa-lhes que ele tinha o conhecimento do evangelho, bem como a autoridade para pregá-lo, diretamente do Senhor Jesus: o evangelho que ele pregou não era segundo o homem; ele não o recebeu do homem, nem foi ensinado pelo homem, mas por inspiração imediata ou revelação do próprio Cristo. Ele estava preocupado em entender isso, em provar que era um apóstolo: e para esse propósito,

1. Ele conta-lhes qual foi a sua educação e, consequentemente, qual foi a sua conversa no passado (v. 13, 14). Particularmente, ele os informa que foi criado na religião judaica e que lucrou com ela acima de muitos iguais em sua própria nação - que ele foi extremamente zeloso com as tradições dos mais velhos, com doutrinas e costumes como foram inventados por seus pais e transmitidos de uma geração para outra; sim, a tal ponto que, em seu zelo por eles, ele perseguiu além da medida a igreja de Deus e a desperdiçou. Ele não apenas rejeitou a religião cristã, apesar das muitas provas evidentes que foram dadas de sua origem divina; mas ele também foi um perseguidor disso, e se aplicou com a maior violência e raiva para destruir os que professavam isso. Paulo frequentemente nota isso, para a magnificação daquela graça livre e rica que operou uma mudança tão maravilhosa nele, por meio da qual de um pecador tão grande ele se tornou um penitente sincero, e de um perseguidor se tornou um apóstolo. E foi muito apropriado mencioná-lo aqui; pois pareceria, portanto, que ele não foi levado ao cristianismo, como muitos outros o são, puramente pela educação, uma vez que foi criado em inimizade e oposição a ele; e eles poderiam razoavelmente supor que deve ser algo muito extraordinário que causou uma mudança tão grande nele, que venceu os preconceitos de sua educação, e o levou não apenas a professar, mas a pregar, aquela doutrina que ele tinha antes tão veementemente contra.

2. De que maneira maravilhosa ele foi desviado do erro dos seus caminhos, levado ao conhecimento e à fé em Cristo, e designado para o ofício de apóstolo (v. 15, 16). Isto não foi feito de maneira comum, nem por meios comuns, mas de maneira extraordinária; pois, (1.) Deus o separou desde o ventre de sua mãe: a mudança que foi operada nele foi em busca de um propósito divino a seu respeito, pelo qual ele foi designado para ser um cristão e um apóstolo, antes de entrar no mundo.

(2.) ele foi chamado por sua graça. Todos os que são convertidos para a salvação são chamados pela graça de Deus; a conversão deles é o efeito de seu bom prazer em relação a eles e é efetuada por seu poder e graça neles. Mas havia algo peculiar no caso de Paulo, tanto na rapidez quanto na grandeza da mudança operada nele, e também na maneira como ela foi efetuada, que não foi pela mediação de outros, como os instrumentos dela, mas pela aparição pessoal de Cristo a ele e pela operação imediata sobre ele, por meio da qual se tornou um exemplo mais especial e extraordinário de poder e favor divino.

(3.) Ele teve Cristo revelado nele. Ele não foi apenas revelado a ele, mas nele. De pouco nos servirá ter Cristo revelado a nós se ele também não for revelado em nós; mas este não foi o caso de Paulo. Aprouve a Deus revelar seu Filho nele, levá-lo ao conhecimento de Cristo e de seu evangelho por meio de revelação especial e imediata. E,

(4.) Foi com esse desígnio que ele deveria pregá-lo entre os pagãos; não apenas que ele mesmo o abrace, mas o pregue aos outros; de modo que ele era cristão e apóstolo por revelação.

3. Ele os informa sobre como se comportou a partir do v. 16 até o fim. Sendo assim chamado para seu trabalho e ofício, ele não conferenciava com carne e sangue. Isto pode ser entendido de forma mais geral, e assim podemos aprender com isso que, quando Deus nos chama pela sua graça, não devemos consultar a carne e o sangue. Mas o significado disso aqui é que ele não consultou homens; ele não pediu conselho e orientação a nenhum outro; nem ele subiu a Jerusalém, para aqueles que eram apóstolos antes dele, como se precisasse ser aprovado por eles, ou receber quaisquer instruções ou autoridade adicionais deles: mas, em vez disso, ele seguiu outro caminho, e foi para a Arábia, seja como local de retiro adequado para receber novas revelações divinas, ou para pregar o evangelho ali entre os gentios, sendo nomeado apóstolo dos gentios; e daí ele retornou novamente a Damasco, onde havia começado seu ministério, e de onde escapou com dificuldade da fúria de seus inimigos, Atos 9. Só três anos depois de sua conversão é que ele subiu a Jerusalém para ver Pedro; e quando o fez, fez apenas uma estadia muito curta com ele, não mais do que quinze dias; nem, enquanto esteve lá, ele conversou muito; para outros apóstolos ele não viu ninguém, exceto Tiago, irmão do Senhor. De modo que não se poderia fingir que ele estava em dívida com qualquer outro, seja por seu conhecimento do evangelho ou por sua autoridade para pregá-lo; mas parecia que tanto as suas qualificações como o seu chamado para o ofício apostólico eram extraordinários e divinos. Sendo este relato importante, para estabelecer sua reivindicação a este cargo, para remover as censuras injustas de seus adversários e para recuperar os gálatas das impressões que receberam em seu prejuízo, ele o confirma por meio de um juramento solene (v. 20), declarando, como na presença de Deus, que o que ele havia dito era estritamente verdadeiro, e que ele não havia falsificado em nada o que havia relatado, o que, embora não nos justifique em apelos solenes a Deus em todas as ocasiões, mas mostra que, em questões de peso e momentosas, isso às vezes pode não ser apenas lícito, mas também um dever. Depois disso, ele informa que veio para as regiões da Síria e da Cilícia: depois de fazer esta breve visita a Pedro, ele volta ao seu trabalho. Naquela época, ele não tinha comunicação com as igrejas de Cristo na Judéia, elas nem sequer tinham visto seu rosto; mas, tendo ouvido que aquele que os perseguia no passado pregava agora a fé que uma vez destruiu, eles glorificaram a Deus por causa dele; muitas ações de graças foram prestadas a Deus por esse motivo; o próprio relato dessa poderosa mudança nele, ao enchê-los de alegria, os excitou a dar glória a Deus por causa disso.

Matthew Henry
Enviado por Silvio Dutra Alves em 18/02/2024
Código do texto: T8001851
Classificação de conteúdo: seguro