Irmão Malaquias

Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, 1Pe 3:15

O irmão Malaquias é filho de pais cristãos o nome já indica isso. Ele leva uma vida modesta sem soberba uma pessoa temente a Deus membro de uma igreja evangélica. Ele não perde tempo na roda dos escarnecedores sua rotina é casa trabalho e igreja. Malaquias é mestre de obras de profissão e na igreja ele é o responsável pelas obras quando tem alguma obra para ser feita na igreja o pastor o convoca juntamente com os homens para executar o trabalho, e as mulheres ficam responsáveis pela comida e assim o trabalho é executado. Já o seu amigo de infância Lucas seguiu uma trajetória completamente diferente da dele. Desde cedo Lucas se tornou escravo da concupiscência da carne dos olhos e da soberba da vida. Não quis nada com os estudos nem com o trabalho de forma alguma e criticava seu amigo Malaquias por trabalhar em obras.

Ele dizia: jamais trabalharei no pesado como você. E Malaquias respondia: diga-me como você pode conseguir se sustentar sem trabalhar? Pra tudo tem um jeito! Não demorou muito ele se envolveu com drogas e passou a andar de moto, de carro roupas chiques e com muito dinheiro. Mas essa ostentação tem um preço que ele ainda não percebeu a falta de paz porque não existe paz quando se deposita a confiança em armas, carro blindado, segurança pessoal.

A paz que ele imagina ter gera desconfiança de tudo e de todos que é a amiga inseparável do medo. Certo dia conversando com Malaquias ele disse: Mano lembra quando eu te falei alguns dias atrás que pra tudo tem um jeito? Sim respondeu Malaquias. Pois é! Veja com os seus próprios olhos hoje eu possuo carro, moto boas roupas e mulheres para eu escolher.

Você é feliz perguntou Malaquias. Ele prontamente respondeu? Sim. Você consegue deitar e dormir sem pensar nas conseqüências que é um preço muito mais alto de pagamento pelo o que você adquiriu do que pagar com o fruto do seu trabalho? Ele disse: eu prefiro viver perigosamente mais abastado do que viver honestamente na miséria. Você é jovem e forte o trabalho dignifica o homem.

Disse Malaquias. E outra coisa se você ficar se revirando na cama como a porta gira em suas dobradiças esperando que caia alguma coisa do céu você não vai conseguir nada. Observe bem as formigas, olhe os seus caminhos e seja sábio. Elas não têm nem supervisor, nem oficial, nem governante para dar ordens, e, mesmo assim, trabalham durante o verão, ajuntando provisão para o inverno.

Agora se você não tivesse ficado como já ficou alimentando o seu desejo ele não se tornaria realidade, mas infelizmente já se tornou e a partir de agora vai ser difícil você dominá-lo. A concupiscência descontrolada é insaciável e parceira da impiedade elas fazem com que você queira sempre mais. E cuidado porque os bens materiais tornam as pessoas insensíveis, egoístas, cegas e surdas a necessidade de seus semelhantes. A minha esperança está em Jesus Cristo disse Malaquias, além de me justificar e mim dar a paz que excede todo entendimento também me proporcionou a vida eterna, portanto eu não troco Jesus Cristo por nada desse mundo.

Em Jo 3:16 está escrito: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Ao concluir sua fala Malaquias o convidou para ir logo mais ao culto de oração da sua igreja, mas ele recusou influenciado pelos bens materiais já adquiridos. Os cuidados desse mundo, a sedução das riquezas, são espinhos que sufoca a palavra e ela se torna infrutífera, a pessoa ouve como o Lucas ouviu tudo calmamente, mas usando os espinhos como escudo protetor das suas prioridades. Só nos resta clamar ao Senhor para que Ele abençoe essa pessoa e que ela reconheça Jesus Cristo como o Senhor e Salvador da sua vida antes que venha perecer precocemente. Em Pv 14:12 diz: Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Amem!!

Antonio Sergipano
Enviado por Antonio Sergipano em 12/03/2024
Código do texto: T8018151
Classificação de conteúdo: seguro