PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 12,1-11)(25/3/24)

.

1. Caríssimos, a liturgia de hoje é uma ação preparatória para o grande dia em que Jesus, o Filho de Deus, se entregará livremente nas mãos dos malfeitores para desse modo nos libertar definitivamente do poder do inferno e da morte que subjugou a humanidade por meio do pecado de desobediência dos nossos primeiros pais e também dos demais pecados cometidos em todos os tempos. 

.

2. De fato, esta semana nos remete aos contrastes presentes deste episódio de que a Igreja faz memória e vive neste tempo litúrgico; por um lado relembra a traição, o sofrimento, a dor e a tristeza que resultou na paixão e morte do Senhor crucificado; por outro, transpõe tudo isso com a explosão de alegria pela sua vitoriosa ressurreição.

.

3. Com efeito, o modo operante do Senhor nos revela que para além de todos os limites que o maligno tenta nos impor por suas ações maléficas, nada disso prevalece, uma vez que o Poder de Cristo é infinito e Ele age sempre por meio de Seus atributos divinos, bem como nos ensinou ao exortar São Paulo: "Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força." (2Cor 12,9a).

.

4. Destarte, São Paulo nos exorta que como Ele suportou em seu corpo os sofrimentos de Cristo, nós também podemos suportar os mesmos; mas, sempre com a devida consolação do Senhor. Digamos, então, com Ele: 

 

5. "Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me a não ser na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo." (Gl 6,14; 2Cor 12,9b).

.

6. Meditemos então com estas palavras de Santa Gertrudes a respeito do Evangelho de hoje: "O Senhor [disse a Gertrudes]: Se também queres oferecer-Me o perfume que, segundo a Escritura, esta mulher derramou devotamente sobre a minha cabeça, depois de ter partido o vaso onde o levava (cf Mt 26,7), de modo que "a casa encheu-se com o perfume", fica sabendo que o farás de modo excelente amando a verdade. 

.

7. Sim, aquele que ama a verdade e, para a defender, perde os amigos ou se expõe a outras provações, ou empreende fadigas, esse quebra verdadeiramente o vaso e derrama abundantemente sobre a minha cabeça o perfume precioso, de modo que a casa se enche do seu bom odor. E torna-se ocasião de bom exemplo».

.

8. Ela respondeu: «Senhor, Maria comprou este perfume precioso; como posso eu honrar-Te como se tivesse feito uma compra de valor semelhante?». O Senhor respondeu: «Quem Me oferece a sua boa vontade num assunto que decide realizar por meu amor, por maiores que sejam as dificuldades que tenha de enfrentar, desde que vise a minha glória, está a comprar-Me um perfume preciosíssimo, que Me é muito agradável.

.

9. Pois, ao preferir a minha honra à sua vantagem, expõe-se voluntariamente a mil inconvenientes. Sim ele compra-Me esse perfume, ainda que seja impedido de realizar o seu objetivo» (Santa Gertrudes de Helfta (1256-1301), monja beneditina

«O arauto», Livro IV, SC 255). 

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.