SOB O PESO DA CRUZ... REFLEXÕES SOBRE A PÁSCOA JUDAICA E A CRISTÃ...🌿🍂

SOB O PESO DA CRUZ.

Quando me vejo alquebrada

Sob o peso da minha cruz,

Sinto que alguém caminha a meu lado,

Guiando todos os meus passos.

Tem o semblante sereno,

Olhos que irradiam paz e luz,

Mas, às vezes, mal O vejo,

Imersa em meu próprio sofrimento.

Sou mais uma na multidão anônima,

Nessa grande procissão humana,

Mas Ele atende aos meus apelos,

Toda vez que eu O chamo.

Vamos juntos, lado a lado,

Companheiro fiel de todas as horas.

Todas às vezes que eu tropeço,

Ele me levanta e me consola.

É Ele que carrega o seu fardo,

O peso de todas as nossas faltas.

É Ele que me acompanha nessa jornada,

Com sua cruz, a mais pesada!.

Poesia escrita pela minha irmã Mari

Watanabe, aqui do RL.

🌿 🍂 🍁 🍃 🌿 🍂 🍁 🍃 🌿 🍂 🍁 🍃 🌿

Minha querida irmã, "SOB O PESO DA CRUZ" nos faz refletir e lembrar de todo sofrimento vivido por Jesus diante da sua morte e sua crucificação, e mesmo assim ELE foi escolhido como o filho unigênito de Deus para a redenção dos nossos pecados.

E a Celebração da Páscoa é uma das principais tradições do Cristianismo celebrando a ressurreição de Jesus, o filho de Deus.

A origem da celebração da Páscoa está na história judaica relatada na Bíblia, em "Êxodo". Êxodo significa saída, e essa passagem relata exatamente a saída dos Judeus do Egito.

Dessa forma, podemos dizer que temos a celebração tanto da PÁSCOA JUDAICA e da PÁSCOA CRISTÃ.

Em Êxodo 12, encontramos na Bíblia a Instituição da PÁSCOA JUDAICA, conhecida pelos judeus como "Pessach", significa "passagem", comemorando a libertação do povo de Israel, culminando com a abertura do Mar Vermelho, onde finalmente eles se vêem livres e diante de uma nova terra que lhes fora prometida.

Ela também representa a "passagem do Anjo da Morte" em alusão às pragas que foram derramadas sobre os Egípcios, para que o povo Judeu pudesse ser liberto.

A história é carregada de simbolismos pois podemos refletir como cada um de nós vive esta experiência da PASSAGEM, visto como um processo interno de renovação, de renascimento, de libertação, o quanto paramos e buscamos viver essa experiência vivida por Cristo em nossas vidas.

O que nos impede, nos bloqueia ou ainda nos aprisiona não apenas o corpo, mas também a nossa alma de viver uma vida mais autêntica e verdadeira, embasada nos valores cristãos?

Sim, é preciso ir nos libertando dos nossos excessos, das nossas impurezas, ir nos depurando, resgatando a essência e a leveza do nosso Ser e os nossos verdadeiros valores, que muitas vezes acabam esquecidos.

Assim como o Povo de Israel que até então tinha a sua identidade negada, chegando a Terra Prometida com direitos que mereciam, podendo a partir daí celebrar a sua independência e os seus próprios ritos religiosos.

A Páscoa vista como renovação lembra as passagens também de uma fase para outra do nosso desenvolvimento. É na infância onde as famílias passam para os filhos através da sua prática a semente do amor, do respeito, da compaixão, da empatia, etc.

A PÁSCOA CRISTÃ relembra a morte e a ressurreição de Jesus na cruz para redimir os pecados do mundo. Lembrando que a Eucaristia é um culto à memória de Jesus, tanto da sua morte bem como da sua ressurreição.

Interessante que a palavra PASSAGEM além de todos esses ensinamentos, também nos faz refletir sobre transpor as nossas próprias barreiras. Muitas vezes, construímos nossos próprios muros, o que nos isola e não nos permite o contato e o acolhimento sincero diante do outro.

Penso ser a PÁSCOA um convite para que todos nós possamos refletir sobre essas transições, para o advir de um novo tempo, e que estejamos abertos para novas buscas e novas direções, ressignificando nossos caminhos sempre que assim for necessário.

Que a nossa PÁSCOA seja vivida dia a dia dentro dos nossos corações, não importa qual seja a sua fé, suas crenças, mas que ela seja reflexiva e vivida através dos caminhos do bem e do amor e não seja apenas mais uma simples celebração!.

Queridos amigos recantistas, desejo a

todos vocês:

UMA FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA!

🌿 🍂 🍁 🍃 🌿 🍂 🍁 🍃 🌿 🍂 🍁 🍃

Lélia Angélica
Enviado por Lélia Angélica em 26/03/2024
Reeditado em 26/03/2024
Código do texto: T8028043
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.