Jornada Rumo à Santidade e Integridade: Reflexões e Exortações".

Jornada Rumo à Santidade e Integridade: Reflexões e Exortações".

Bom dia, amigos, da pregação bíblica. Hoje, nesta terça-feira, 26 de março. No finalzinho do mês. Já se aproxima o mês de abril. Felizes por estarmos aqui mais uma manhã de outono. Servindo e colocando o nosso coração à disposição de ouvir o Espírito Santo. percebemos que em I Pedro 1:12 a 17, nos é dada a ordem à santidade. Pedro nos ordena como se fizéssemos um exercício de disciplinar a nossa mente e o nosso coração. Para melhor compreendermos o texto que diz “cingindo os lombos do nosso entendimento” Esses lombos significa: Como se disséssemos atualmente, dentro do nosso contexto, “vamos arregaçar as mangas”, usando uma palavra alegórica no sentido de nos predispor. Há um trabalho a ser feito. É um trabalho que exige uma determinação da nossa volição, esse ímpeto de querer agir.

E há algo bem interativo, que nos orienta o dever de dominar as paixões mundanas. A palavra utilizada no texto é o seguinte: que nós não devemos nos deixar dominar pelas concupiscências. Essa palavrinha concupiscências no seu original da palavra grega, significa desejo descontrolado, que antes existia em mim, aqueles impulsos pecaminosos determinados pelo velho homem.

E ele diz assim: Que antes existia em nós aqueles impulsos pecaminosos determinados pelo velho homem. O ego periférico, aquela coisa que predominava na nossa vida antes do evangelho de Cristo dirigir as nossas vidas, depois ele diz, de forma imperativa, ele faz uma referência explícita por todo o tema, até o versículo 25, mas eu quero chamar a atenção pela forma imperativa quando, como ele exorta à santidade quando diz “ Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós sede Santos, porque eu sou Santo’” Então é uma exortação à santidade. A palavra ‘santidade’ vem da raiz grega, chamada kadosh, ou seja, separado exclusivo para uso Santo. Esta separação. Este kadosh de Deus de forma imperativa. Pedro dá uma referência, propõe uma meta, estabelece um objetivo de uma linha linear de construção espiritual reta de progressão evolutiva. ‘Sede Santos, porque eu sou Santo’.

Ele escreve aqui nos versículos 18 e 17, que é o seguinte: durante o tempo da nossa peregrinação que é uma jornada, a caminhada cristã durante a vida terrena, e ela pauta dentro desta referência de santidade cuja santidade não se refere a um aspecto legalista, apenas de exterioridades; não se refere a um posicionamento legalista de ter a disciplina mecânica, muito além disso; devo seguir princípios regras impositivas? Sim, contudo de forma disciplinada. Está falando de uma atitude comportamental, interiorizada pelo coração, de forma a se purificar-se das paixões, afastar os maus hábitos que pervertem e corroem a alma. E tudo aquilo que impede o ser de viver a vida nova em Cristo.

Hoje pensei, como seria um homem Santo?" Uma mulher santa, de acordo com as referências bíblicas sobre santidade, seria alguém que busca viver de acordo com os princípios divinos, separada para um propósito santo e dedicada a seguir os ensinamentos e os princípios do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A referência bíblica sobre santidade em 1 Pedro 1:18, destaca a ideia de que fomos redimidos não por coisas materiais como ouro ou prata, mas pelo precioso sangue de Jesus Cristo, o Cordeiro imaculado. Essa redenção não apenas nos justifica, mas também nos santifica, nos separa para um propósito santo.

Quanto à reflexão sobre o homem integral, o líder integralizado dinâmico, o texto destaca qualidades como tranquilidade, serenidade, paciência, clareza de pensamento, inteligência, simplicidade, presença no presente sem ansiedades pelo futuro, compaixão, humildade, capacidade de reconhecer erros e pedir desculpas, busca pela verdade, mente madura e coração puro. Essas características refletem um indivíduo que busca viver em harmonia consigo mesmo, com os outros e com Deus, sendo verdadeiro e íntegro em todas as áreas da vida.

O texto destaca a importância de conhecer a si mesmo para evitar a soberba e a incoerência. O homem integral, o líder integralizado dinâmico, é alguém que reconhece sua própria identidade, evitando assim a arrogância e a falta de congruência em suas ações. Apesar de estabelecer um padrão de sinceridade que não tolera a incoerência, ele compreende que conviverá com a incoerência dos outros e deve estar preparado para lidar com isso." A santidade requer disciplina durante nossa jornada espiritual, enquanto buscamos nossas conquistas elevadas na Terra de Canaã, simbolizando as vitórias espirituais que buscamos alcançar, mesmo diante dos desafios representados pelos "gigantes" em nosso caminho. É um convite à reflexão e ao comprometimento com a busca pela santidade, mesmo diante das adversidades que possam surgir.