A Páscoa dos pobres

Evangelho de acordo com João, capítulo 6:

"4 E a Páscoa, a festa dos judeus, estava próxima.

5 Então, Jesus, levantando os olhos e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem?

6 Mas dizia isso para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer.

7 Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco.

8 E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe:

9 Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isso para tantos?

10 E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil.

11 E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos, pelos que estavam assentados; e igualmente também os peixes, quanto eles queriam.

12 E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca."

Essa é a primeira descrição da participação de Jesus numa Festa de Páscoa dos judeus. Analisando atentamente, é uma celebração da Páscoa de Jesus repartindo o pão com os pobres.

Eis alguns indícios importantes a serem observados neste recorte do relato de João:

• o contexto indica que era o período da Páscoa, além do versículo 4 afirmar isso, no versículo 10 relata a existência de "muita relva", que permitia às pessoas sentarem no chão. Isso revela que o fato aconteceu durante a primavera, época em que ocorria a celebração da Páscoa.

• "pães de cevada" era o tipo de pão de qualidade mais inferior, conhecido como o "pão dos pobres", pois era o mais barato.

• mesmo assim todos ficaram saciados e houve sobra (no reino de Deus não há espaço para desperdício).

Ficaram saciados não por causa do "pão dos pobres", que era de menor qualidade e, portanto, menos nutritivo. Ficaram saciados por que receberam o pão da vida que desceu do céu. E o pão da vida que desceu do céu estava lá celebrando a "Páscoa dos pobres" (v. 48-51)

Assim Jesus celebrou a Páscoa com os pobres. O outro relato mais relevante sobre a Páscoa é a última, na qual ele celebra apenas com os seus discípulos. Era como uma despedida e o pão partido "a favor de muitos" é o seu próprio corpo, que Ele já havia antecipado na Páscoa com os pobres que deveria acontecer (v. 26,31-35).

Que nesta Páscoa de 2024 Jesus seja realmente o centro das celebrações, não pela abundância de comida sobre uma mesa enfeitada, com taças e talheres escolhidos para ocasião, mas que também aqueles que estejam sentados na "relva" ou numa calçada das ruas da cidade sejam saciados pelo Pão da Vida, que desceu do céu e para lá voltou em glória e majestade após ter realizado o que ninguém mais fez nem vai fazer até que os séculos dos séculos se encerrem definitivamente.