A Páscoa de Cristo e a nova criação.

Com a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, o homem é redimido e a nova criação inaugura-se com a ressurreição. O homem que havia perdido a amizade de Deus com o pecado dos primeiros pais (Adão e Eva, cf. Gn 3,23), tem em Cristo a restituição dessa amizade (cf. Ef 2,13-22).

Assim, ao ressuscitar no primeiro dia da Semana (cf. Jo 20,1), o Domingo passa a ser um dia especial para os Cristãos, o Dia do Senhor:

“Devido à tradição apostólica que tem origem no próprio dia da ressurreição de Cristo, a Igreja celebra o mistério pascal a cada oitavo dia, no dia chamado com razão o dia do Senhor ou domingo. “ O dia da ressurreição de Cristo é ao mesmo tempo “o primeiro dia da semana”, memorial do primeiro dia da criação, e o “oitavo dia”, em que Cristo, depois de seu “repouso” do grande sábado, inaugura o dia “que O Senhor fez”, o “dia que não conhece ocaso”. (CIC n. 1166)

Uma antiga oração da vigília pascal diz que “o sacrifício de Cristo nossa páscoa, na plenitude dos tempos, ultrapassa em grandeza a criação do mundo, realizada no princípio” (Missal Romano)

Dessa forma, o domingo é chamado de “oitavo dia”, pois a ressurreição de Cristo no Domingo (após o 7º dia, sábado), reinaugura a Criação nos inserindo no grande e eterno dia do Senhor. Diz o Catecismo no n. 2174:

“Jesus ressuscitou dentre os mortos "no primeiro dia da semana" (Mc 16,2). Enquanto "primeiro dia", o dia da Ressurreição de Cristo lembra a primeira criação. Enquanto "oitavo dia", que segue ao sábado, significa a nova criação inaugurada com a Ressurreição de Cristo. Para os cristãos, ele se tomou o primeiro de todos os dias, a primeira de todas as festas, o dia do Senhor ("Hé kyriaké hemera, dies dominica"), o "domingo":

"Reunimo-nos todos no dia do sol, porque é o primeiro dia (após sábado dos judeus, mas também o primeiro dia) em que Deus extraindo a matéria das trevas, criou o mundo e, nesse mesmo dia Jesus Cristo, nosso Salvador, ressuscitou dentre os mortos" (São Justino in Apologia)

“O dia do Senhor, o dia da ressurreição, o dia dos cristãos, é o nosso dia. E por isso que ele se chama dia do Senhor: pois foi nesse dia que o Senhor subiu vitorioso para junto do Pai. Se os pagãos o denominam dia do sol, também nós o confessamos de bom grado: pois hoje levantou-se a luz do mundo, hoje apareceu o sol de justiça cujos raios trazem a salvação. (São Jerônimo in Die Dominica Paschae homilia. – Cf. nota de rodapé n. 108 do CIC).

Assim, ao celebrar a Eucaristia a cada domingo, a Igreja torna presente a Páscoa do Senhor, a nossa redenção! Feliz Pascoa a todos!

Léo Martins.

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 31/03/2024
Código do texto: T8032146
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.