A soberba de um profeta

Miriam e Arão eram profetas, e, em determinado momento, deram lugar à carne e se ensoberbeceram por isso, e falaram contra Moisés, o que resultou no fato de Miriam ter ficado leprosa.

Balaão se jactava de ter visões de Deus, e, para agradar a um rei, ensinou-o como fazer o povo de Israel tropeçar, dizendo que o rei de Midiã convidasse aquele povo para uma festa dedicada aos mortos. Por isso foi morto a mando de Moisés.

Se você é um vaso pelo qual Deus opera, saiba que você é como uma caneta, a qual não faz nada sozinha, pois depende da vontade de alguém para usá-la; e, se Deus quiser usar outra das muitas canetas que existem, você não pode escrever nada, a não ser que um outro também lhe use para fazer o que não convém.

Se guarde de sofrer por causa de soberba. Moisés não pediu a Deus para punir a sua irmã, mas mesmo assim ela foi punida. Ele orou a favor dela para que ela fosse restaurada. Não esqueça que tudo o que dantes foi escrito, para o nosso exemplo foi escrito. A soberba precede a queda. Pronto, falei.

Oli Prestes

Missionário