Homilia do 4°Dom da Páscoa (Jo 10,11-18)(21/4/24)

.

1. Caríssimos, eis o que nos ensina esta liturgia, a obra da salvação pertence somente a Deus, e ela não é exclusiva; mas, inclusiva; pois, não somos nós que nos salvamos, mas, somos salvos por Jesus, que nos amou à ponto de se rebaixar à nossa miserável condição; bem como Ele mesmo disse: "Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores." (Mc 2,17).

.

2. No Evangelho de hoje o Senhor nos revela quem é e qual a sua missão: «Eu sou o bom Pastor. O bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas» (Jo 10, 11). Por outro lado, Ele também nos mostra que os mercenários são falsos pastores que não cuidam das ovelhas, mas apenas as exploram, por isso, fogem quando o lobo chega, e deixam que o rebanho se perca.

.

3. Diz ele: "O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas." Ou seja, precisamos ficar atentos e identifica-los para não sermos destruídos pelos lobos.

.

4. E como ter tal discernimento? O Senhor mesmo responde: "Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente." (Jo 10,14-15.17).

.

5. Comentando este Evangelho disse o Santo Padre, o Papa Francisco: "Esta auto-apresentação de Jesus não pode ser reduzida a uma sugestão emotiva, sem qualquer efeito concreto! Jesus cura através do seu ser Pastor que dá a vida.

.

6. Oferecendo a sua vida por nós, Jesus diz a cada um: "A tua vida vale tanto para mim, que para a salvar dou-me completamente a mim mesmo". É exatamente este oferecer a sua vida que o torna bom Pastor por excelência, Aquele que cura, Aquele que nos permite levar uma vida boa e fecunda.

.

7. Ele está atento a cada um de nós, conhece profundamente o nosso coração; conhece as nossas qualidades e os nossos defeitos, os projetos que realizamos e as esperanças que foram desiludidas. 

.

8. Mas aceita-nos tal como somos, até com os nossos pecados, para nos curar, para nos perdoar; Ele guia-nos com amor, para podermos percorrer até caminhos difíceis, sem perder o rumo. Ele acompanha-nos. 

.

9. Abramos o coração a Jesus, para que Ele entre em nós. E assim tenhamos uma relação mais vigorosa: Ele ressuscitou! Assim podemos segui-lo durante a vida inteira." (Papa Francisco, trechos do Regina Coeli, 22 de abril de 2018).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.