PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 19,25-34)(20/5/24)

.

1. "Considerando as estreitas relações de Maria com a Igreja, para a glória da Santa Virgem e para nosso conforto, proclamamos Maria Santíssima Mãe da Igreja, isto é, de todo o povo de Deus, tanto dos fiéis como dos Pastores, que lhe chamam Mãe amorosíssima; e queremos que, com este título suavíssimo, a Mãe de Deus seja doravante ainda mais honrada e invocada por todo o povo cristão." (São Paulo VI).

.

2. Caríssimos, com essas palavras São Paulo VI, começou o discurso de encerramento do Concílio Vaticano II, que culminou com a memória que hoje celebramos, proclamada pelo Papa Francisco: "Maria, Mãe da Igreja."

.

3. Ora, a proclamação desta significativa memória nasce aos pés de Jesus na cruz: "Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa." (Jo 19,26-27).

.

4. Com efeito, todas as palavras e ações de Jesus têm um sentido universal porque dizem respeito à nossa salvação. Por isso, nesse episódio em particular, o Senhor nos ensina que como João, nós fazemos parte de sua família divina, pois, Ele foi enviado pelo Pai para nos divinizar começado por sua mãe à quem deu a missão de ser a mãe de todos os filhos e filhas de Deus nascidos da água e do Espírito Santo no seio da Santa Igreja. 

.

5. Amados irmãos e amadas irmãs, existe uma belíssima canção muito conhecida que proclama este grande mistério que Jesus nos revelou aos pés da cruz: "Se um dia um anjo declarou que tu eras cheia de Deus. Agora penso: Quem sou eu para não te dizer também

Cheia de graça, ó Mãe agraciada? 

.

6. "Se a palavra ensinou

Que todos hão de concordar

E as gerações te proclamar

Agora eu também direi

Tu és bendita, ó Mãe

Bem-aventurada. Surgiu um grande sinal no céu

Uma mulher revestida de sol

A lua debaixo de seus pés

E na cabeça uma coroa. Não há com que se comparar

Perfeito é quem te criou

Se o Criador te coroou

Te coroamos, ó Mãe

Nossa Rainha". (Walmir Alencar).

.

7. Destarte, escutemos esta belíssima reflexão de Santo Anselmo a respeito da maternidade universal de Maria Santíssima: "Ó Nossa Senhora, tu és a Mãe da justificação e dos justificados, da reconciliação e dos reconciliados, da salvação e dos salvos. Feliz certeza e refúgio seguro! 

.

8. A Mãe de Deus é nossa Mãe, a Mãe da nossa única razão de esperança e de temor é nossa Mãe. Ó Mãe bendita e excelsa, não só por ti mas também por nós, que vejo acontecer-nos através de ti? Como és grande e digna de amor! Esta visão encanta-me com uma alegria que não ouso exprimir.

.

9. Se tu, Senhora, és Mãe dele, os teus outros filhos são irmãos dele. Mas que irmãos e de quem? Devo dizer o que encanta o meu coração, ou calar-me com medo de parecer orgulhoso? Mas por que não hei de proclamar em louvor aquilo em que acredito ardentemente? 

.

10. Falarei, pois, não por vaidade, mas por gratidão. Pois Aquele que quis, nascendo de uma Mãe, partilhar a nossa natureza e, dando-nos a vida, fazer de nós filhos de sua Mãe, convida-nos a reconhecermo-nos como seus irmãos. Assim, o nosso Juiz é nosso irmão. O Salvador do mundo é nosso irmão. Em suma, o nosso Deus tornou-Se nosso irmão através de Maria."

Santo Anselmo (1033-1109), monge, bispo, doutor da Igreja - Oração 7).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.