O Espirito Santo

Com esta mensagem estarei ensinado sobre o temo de forma exegética e com firmeza doutrinaria e com aplicação pratica. Então o meu proposto nesta serie de mensagens submisso ao tema O ESPÍRITO SANTO.

Você pode estar pensando ou se perguntando pastor então me explica como a bíblia trata sobre o assunto Espirito Santo?

Então primeiro preciso começar explicando o que o Espirito Santo não é...

1º - O Espirito Santo não é uma força ativa, uma energia, uma influência, ele não o barulho do grito, o pulo, o rodopiar...Mas poderei descrever pelo texto bíblico de fato o que a bíblia revela sobre o Espirito Santo, vejamos nas referencias aqui revelada...

2º - O Espirito Santo é uma pessoa, porque Ele:

a) - Intercede pelos santos escolhidos de Deus; ( Romanos 8.27)

b) - Penetra todas as coisas;(1ª Corintios 2.10)

c) - Ele age com sabedoria e inteligencia; ( Efésios 1.17)

d) - Ele tem emoções e pode ser entristecido, desprezado, magoado;(Efésios 4.30; Isaías 63.10)

e) - Ele toma decisões repartindo dons a cada um como quer; (1ª Corintios 12.11)

f) - Ele é orientador da igreja no passado e continua orientando no presente para o envio para obra missionária; ( atos 13.2; 16.6)

Na narrativa bíblica podemos ter o conhecimento que o Espirito Santo manifestou há homens e mulheres no decrrer da historia do agir e operar do Espirito Santo...

a) - Gideão que tocou a buzina - ( Juízes 6.34)

b) - Sansão matando um leão jovem - ( Juízes 14.6)

c) - Encheu Miquéias de força - ( Mq. 3.8)

d) - Davi matando o gigante golias - ( 1 Samuel 17:41-58)