LC.12,1-7 - " O FERMENTO DOS FARISEUS

Entre tantos outros "vícios" observados por Jesus, naquele povo que o perseguia, um deles foi marcante"a Hipocrisia". Os escribas e fariseus se apossaram da história do povo de Deus e, passaram a sentiren-se donos, construindo-a com suas vidas debaixo dos Dez Mandamentos mas...sem observá-los de verdade. Passaram a fazer uso da sua história em proveito próprio, tornando-se o centro das verdades, para criar mais de cinco mil leis, para dominarem as outras classes, estratificando-as em várias camadas, onde as pessoas nasciam e, ali ficavam; não podiam ter acesso às camadas superiores, sendo as últimas consideradas impuras, não podendo, sequer, freqüentarem os templos e nem se dirigirem a eles. E, Jesus, que viera cumprir o Plano do Pai para mudar toda aquela situação; de acordo com a história era esperado como o Messias, o Salvador do povo de Deus, oprimido e perseguido por aquele estado de coisas

E, o povo de Deus esperava um Messias, que chegaria muito forte e poderoso, para acabar com o sofrimento e a escravidão a que eram submetidos desde o Egito, quando Moisés os retirouu a mando de Deus, da situação que ali viviam. E, quando Jesus vem para, agora, salvar de novo aquela humanidade, os escribas e fariseus ficaram preocupados, inicialmente, e, depois só pensavam em eliminá-lO, porque se tornara um perigo para os planos deles. E, Jesus, chega pobre, humilde e doce, para cumprir a sua missão, completamente diferente do que eles esperavam.

Começa, então, a missão de Jesus, procurando ajudar o povo, preparando-os para tudo o que haveria de acontecer e, os escribas e fariseus, começaram a ver em Jesus um perigo para os seus interesses e, começaram a persegui-lo. Aquele povo, os nascidos de famílias comuns, estavam sofrendo injustiças com os usos e costumes que lhes eram impostos, que não lhes davam direitos a voz e nem vez. Tudo era organizado segundo os interesses particulares daquela minoria rica, dominante, usando o nome de Deus e, Jesus começa a lhes chamar a atenção, pela discriminação das leis absurdas com as quais dominavam aquele povo explorado,judiado e humilhado.

Por isso, Jesus começa a sua pregação dirigida diretamente a eles e, muitas são as vezes que os chama de Hipócritas, raça de víboras, "sepulcros caidos, brancos por fora e podres por dentro. Com a mesma boca e mãos louvas a Deus e com elas cometes as mais infames injustiças contra o povo". Daí, começaram a perseguir Jesus, sempre com armadilhas. Constantemente procuravam ouvi-lO para arranjar meios de imputar-lhe algo que o deixasse em má situação com os romanos, que eram poderosos e, conseguirem levá-lO a uma condenação, como conseguiram no final. E, Jesus lhes dizia:"Não adianta fingir, não adianta mentir, nada ficará escondido; tudo o que for falado aos ouvidos, até dentro de um quarto escuro, será proclamado à luz do dia, em cima dos telhados". "Neste mundo tudo passará, mas as minhas palavras não passarão". Palavras duras e verdadeiras; hoje vemos mesmo que nada fica escondido neste mundo. As palavras e atos são os principais documentos de cada pessoa; são a representação clara e evidente do que vai dentro de cada um. Dizia Jesus:-"A boca fala daquilo que o coração está cheio".

Portanto, procuremos, mesmo, ser fiéis, não adianta querermos nos enganar, enganando os outros. -

DEUS É BOM !!!- DEUS É FIEL !!! - (bgj) 14/01/2008- Ctba.