3 ª feira da 2ª semana do Tempo Comum   

 

           ISm 16,1-13Sl88 (89);Mc 2,23-28

 

 

 

Deus encontra a escolhe a Davi através do profeta Samuel que o consagra e o unge rei. É uma escolha surpreendente aos olhos dos homens, aliás do próprio pai que julga pelas aparências, \o contrário de Deus que vê o nosso interior.

O Salmista canta o refrão :”Encontrei e escolhi a Davi, meu Servidor”  confirmando a ação do profeta Samuel..

Aqui no Evangelho a questão é a observância so sábado, prescrita pelo decálogo. Jesus responde com um exemplo bíblico do rei mais ilustre, Davi, o qual mostra que em caso de necessidade suspende-se a obrigação da lei. As leituras sugerem que o dia do Senhor seja respeitado. Aos olhos de Jesus toda lei tem exceção especialmente as que vêem em função do amor e da prática da caridade. Jesus mesmo afirma “O sábado foi feito para o homem”, portanto o homem não deve e nem pode ser escravo do sábado.

Nós, católicos batizados, na maioria, desrespeitamos a determinação do Senhor. O Domingo tem se tornado o dia do lazer. É preciso resgatar nas famílias o costume de participar da missa, visitar doentes, fazer boa ação em favor do irmão.

 Com som em:http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=827767