" A CURA DE UM PARALÍTICO " Lc.5,17-26

Jesus,achava-se, um dia em uma reunião com os Escribas e Farisues, em uma casa e, de repente algo incrível começa a acontecer.Ali,várias pessoas trouxeram um paralítico em cima de uma maca, para que Jesus o curasse. Não havendo condições de entrarem no recinto por estar completamente lotado, não existindo outra maneira para cumprirem a sua missão, os quatro homens, decididamente, subiram a maca para cima do telhado e, tirando as telhas abriram um vão e, a passaram, amarrada em cordas, descendo-o à frente de Jesus dentro da casa. Jesus, sensibilizou-se e foi dizendo ao homem :- "Meu amigo, os teus pecados estão perdoados". Os fariseus e escribas começaram a pensar :- quem é este homem que profere tais balasfêmias?". E Jesus, lendo os seus pensamentos lhes disse- "O que é mais fácil dizer, os teus pecados estão perdoados ou... Levanta-te e anda? Para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar os pecados, disse para o paralítico" : - "Levanta-te, pega a tua maca e vai para a tua casa". Imaginemos o que acointeceu, quando o povo viu o paralítico, que vivia há 40 anos numa cama, passar carregando a sua maca nas costas e, gritando sem parar, bendizendo ao Senhor? Claro que aos olhos daquela gente foi um fato muito grandioso e até incompreesível.

Como nós, em nossos dias, se procurarmos seguir os ensinamentos de Jesus,teremos a capacidade, através da graça que recebemos, desde o nosso batismo, perceber a atuação do Espírito Santo de Deus, agindo no meio de nós, em momentos sublimes de sua ação, revelando-se através de acontecimentos iguais ou até maiores do que aquele da cura do paralítico. Este fato, narrado por Lucas, quer nos mostrar que a perseverança, alicerçada na Fé nas palavras de Jesus, nos tornam capazes de presenciar milagres como aquele que os amigos do paralíticios conseguiram provocar, não se intimidando com a dificuldade de introduzir a maca dentro do recinto em que Jesus estava. É essa a missão do cristão que tem fé, que crê em Jesus como filho de Deus, que desceu dos céus para nos salvar. Por isso Ele nos diz :-" Se tiverdes a fé do tamanho de um grão de mostarda, conseguireis fazer coisas maiores das que eu faço".

Hoje, temos liberdade de expressão e de culto religioso; ninguém pode nos impedir ou perseguir, por proclamarmos a nossa fé. Lá, naquele tempo, os cristãos eram perseguidos, presos e assassinados, pelos meios mais absurdos e dolorosos, a fim de desitimular os outros. Mesmo assim, eles permaneceram na fé do Salvador e, a Igreja, fundada por Jesus Cristo, está mais viva do que nunca no mundo inteiro, graças à coragem daqueles que continuaram inspirados na luz do E.Santo. E, muitas vezes achamos difícil seguir as palavras de Jesus, mesmo nada havendo que nos proíba; simplesmente somos impedidos pela nossa própria vontade, quando nos prendemos a uma existência fundamentada em princípios materialistas, visando nas coisas criadas pelos homens, o conforto, o dinheiro, a diversão, a vida "boa"; tudo no sentido de satisfação pessoal, diferente daquela que Jesus nos ensina.

A satisfação verdadeira que tem que ser capaz de atingir uma família, uma vila, um bairro, uma cidade, um Estado, um país... o mundo inteiro até. Jesus morreu por todos, não foi só por aquele povo com o qual conviveu. Foi para a humanidade inteira o Seu sacrifício como Homem, para que pudesse sentir as dores atrozes e sofrer, como Deus, para redimir todos os pecados que poriam a perder todas as criaturas do Criador. Não podemos acomodar a nossa vida só às coisas que gostamos e que queremos; é preciso sabermos aceitar, também, aquilo que não gostamos e não queremos, porque não conseguiremos fazer a vontade do Pai, se só quisermos a nossa... Amém ! Bene - Ctba 22/01/08 - DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL !!! (bgj)