FOLHETIM Edição Fev. 2008

A SABEDORIA PRODUZ HARMONIA

Sb 7,15-21

Deus me conceda falar com propriedade e pensar de forma cor-respondente aos dons que me foram dados, porque ele é o guia da sabedoria e o orientador dos sábios. 16Em seu poder estamos nós, as nossas palavras, a nossa inteligência e as nossas habilidades. 17Ele me concedeu o conhecimen-to exato de tudo o que existe, para eu compreender a estrutura do mundo e propriedade dos ele-mentos, o começo, o meio e o fim dos tempos, a alternância dos solstícios e as mudanças das estações, os ciclos do ano e a posição dos astros, a natureza dos animais e o instinto das feras, o poder dos espíritos e o raciocínio dos homens, a variedade das plantas e a propriedade das raízes. Aprendi tudo o que está oculto e tudo o que se pode ver, porque a sabedoria, artífice de todas as coisas, foi quem me ensinou.

__________________ _______________________

Solstício do inverno: dias 22 ou 23 de junho no hemisfério sul.

Solstício do verão: dias 22 ou 23 de dezembro no hemisfério sul. Como as duas estações são opostas nos dois hemisférios, es-sas duas denominações invertem-se no he-misfério norte.

*** ***

PRECE DA SABEDORIA

Texto baseado Sb 7,15-21

Senhor Deus, vou lhe pedir,

Como eu faço todo dia:

Conceda-me hoje e sempre

O dom da sabedoria.

E o dom a mim concedido

Seja pra sempre o meu guia.

Que a luz do Espírito Santo

Venha sobre mim descer.

Que a sabedoria do Pai

Inunde todo o meu ser

E que a minha inteligência

Fique sob o seu poder.

Que eu possa entender

O poder da criação,

As alternâncias do sol,

As mudanças de estação.

O solstício do inverno

E o solstício do verão.

Que neste dia, Senhor,

Eu seja benevolente.

Que eu combata os problemas

Com frases inteligentes.

Que o dom da sabedoria

Esteja sempre presente.

__________________________________________________________

FOLHETIM Pag. 01

ECUMENISMO

Uma história que vem de longe

PROBLEMAS QUE PODERÃO APARECER

Quem não sabe que faz bem ao coração viver em paz, reconciliado, tendo ternura pelos irmãos? Ecumenismo é coisa tão obviamente boa que às vezes a gente se pergunta porque já não estamos mais adiantados nisso.

Alguns começam com o maior entusiasmo e de repente se espantam porque aparecem problemas. Ao falar de ecumenismo na encíclica “Ut Unum Sint” o Papa fala 33 vezes em conversão. E não é conversão dos outros à nos-sa Igreja; é conversão de todos ao projeto de Jesus. Além dessa mudança de coração, nem sempre é fácil, há outros obstáculos que precisam ser vencidos com caridade, prudência, fidelidade ao evangelho e discernimento.

tribuir panfletos contra nós na saída das nossas missas.

Então vem a pergunta: Como ser ecumênico Com gente assim?

É claro que não é por aí que vamos começar.

Ecumenismo supõe reciprocidade. O trabalho ecumênico se desenvolve com aquelas Igrejas que já acordaram para essa exigência do seguimento de Jesus. Permanece, porém, a pergunta: O que fazer quando somos atacados? Talvez fosse melhor dizer o que não fazer: não alimentar a briga, não agredir de volta e, principal-mente, não julgar todos os irmãos de outras Igrejas por essa experi-ência. Quanto mais lenha se põe nessa fogueira, pior. Alguns gru-pos, certamente, gostariam muito que reagíssemos e nos entregás-semos numa “guerra santa” porque assim ganhariam bastante publi-cidade. Talvez o melhor a fazer seja tratar cada pessoa individual-mente tão bem, tão serena e maduramente, que ela tenha a chance de começar a se perguntar se é direito agredir gente tão boa.

Com certeza isso vai exigir de nós paciência, caridade, oração, clareza na fé... coisas que são um excelente caminho de santidade.

FONTE:- O que é Ecumenismo?

Edições Paulinas Pags. 26 / 27

___________________________________________________________

FOLHETIM Pag 02

De:

Para:

*** ***

Ao ler esta mensagem, desligue-se das coisas materiais

e eleve seus pensamentos a Deus

*** ***

MENSAGEM EXCLUSIVA PARA VOCÊ

Peça a Deus todos os dias para que Ele lhe conceda o dom da Sabedoria e com este dom você possa exercitar seus talentos em benefícios de ou-tras pessoas.

Se o seu talento e para a música: faça com que a sua música seja instrumento de alegria para outras pessoas.

Se tem talento para a oratória: use esse talento para que seus ou-vintes sejam beneficiados com as suas mensagens.

Se você tem talento para a escrita: faça com que seus leitores sintam-se evangelizados através das suas escritas e que essas leituras sejam um bál-samo para as suas dores.

Sabedoria é isso. Transmitir às pessoas através de nossos talentos aquilo que Deus está nos inspirando.

Tudo o que nós fizermos de bom às pessoas, creia meu irmão, é inspiração do Espírito Santo sobre nós.

Portanto, peçamos a Deus todos os dias, para que Ele nos ilumine com a luz do Espírito Santo e que sobre nós, desça o dom da Sabedoria e que, usemos nossos talentos para engrandecer ainda mais e glorificar o nome Deis nosso Pai e Criador de todas as coisas.

*** ***

Obs: Para enviar esta mensagem à uma pessoa amiga insira o seu nome em De: E o nome da pessoa a quem deseja enviar em Para:.

__________________________________________________________

FOLHETIM Pag. 03

MATRIMÔNIO

A mulher e a sociedade

Sem entrar agora a tratar nos seus vários aspectos o amplo e complexo te-ma das relações mulher-sociedade, mas limitando estas considerações a alguns pontos essenciais, não se pode deixar de observar como no campo mais especificamente familiar, uma ampla e difun-dida tradição social e cultural tenha pretendido confiar à mulher só a tarefa de esposa e mãe, sem a estender adequadamente às funções públicas, em geral, reservadas ao homem.

Não há dúvida que a igual dignidade e responsabilidade do homem e da mu-lher justificam plenamente o acesso da mulher às tarefas públicas. Por outro lado, a verdadeira promoção da mulher exige também que seja claramente re-conhecido o valor da sua função materna e familiar em confronto com todas as outras tarefas públicas e com todas as outras profissões. De resto, tais tarefas e profissões devem integrar-se entre si, para que a evolução social e cultural seja verdadeira e plenamente humana.

Isso, conseguir-se-á mais facilmente se, como o desejou o Sínodo, uma re-novada “teologia do trabalho” esclare-cer a aprofundar o significado do traba-lho na vida cristã e determinar o laço fun-damental que existe entre o trabalho e a família, e, portanto, o significado original e insubstituível do trabalho da casa e da educação dos filhos. Portanto a Igreja pode e deve ajudar a sociedade atual pe-dindo insistentemente que seja reconhe-cido por todos e honrado no seu in-substituível valor o trabalho da mulher em casa. Isto é de importância particu-lar na obra educativa: de fato, elimina-se a própria raiz da possível discriminação entre os diversos trabalhos e pro-fissões, logo que se veja claramente como todos, em cada campo, se empenham com idêntico direito e com idêntica responsabilidade. Deste modo apa-recerá mais esplendente a imagem de Deus no homem e na mulher.

Se há que reconhecer às mulheres, como aos homens, o direito de ascen-der às diversas tarefas públicas, a sociedade deve estruturar-se, contudo, de maneira tal que as esposas e as mães não sejam de fato constrangidas a tra-balhar fora de casa e que a família pos-sa dignamente viver e prosperar, mesmo quando elas se dedicam totalmente ao lar próprio.

Deve além disso superar-se a mentalidade segundo a qual a honra da mu-lher deriva mais do trabalho externo do que da atividade familiar. Mas isto exige que se estime e se ame verdadeiramente a mulher com todo o respeito pela sua dignidade pessoal, e que a so-ciedade crie e desenvolva as devidas condições para o trabalho doméstico.

*** ***

FONTE: “ A MISSÃO DA FAMÍLIA CRISTÃ NO MUNDO DE HOJE”

Exortação apostólica de João Paulo ll

Edições Paulinas Páginas 43/44/45

*** ***

__________________________________________________________

JUNTE-SE A NÓS, SEJA UM(A) EVANGERLIZADOR(A) ENVIANDO ESTA MENSAGEM À TODAS AS PESSOAS DO MUNDO INTEIRO.

****************************************************

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 01/02/2008
Reeditado em 01/02/2008
Código do texto: T841863