A DISCUSSÃO DEMOCRÁTICA NO CÉU

Marcos Barbosa

La no Céu, de repente surgiu uma discussão entre os anjos que questionavam seriamente a autoridade de Deus. Uns achavam que Deus era muito prepotente, outros, além de taxa-lo de autoritário, criticavam-no porque com sua mania de possuir o poder superior sobre todas as coisas do universo, não permitia aos anjos que participassem das iniciativas criadoras da divindade. Numa certa feita, em discussão acalorada, que na verdade era uma discussão mais diabólica do que celestial, um sábio que morreu sem pecado e viveu para a filosofia, resolveu entrar na discussão dos anjos.

— O Diabo é a sombra de Deus. Assim como a oposição é a sombra do poder. Quem sabe ??? talvez até Deus troque de posição com o Diabo e nós , suas humildes criaturas não ficamos nem sabendo disto... Depois de todos estes anos luz que eu estou morando aqui, após a minha morte lá na terra, mantenho a opinião de que o sistema de dominação do universo é muito antidemocrático.

Neste momento, houve um corre-corre, ou melhor, uma revoada de anjos por todos os lados. Se benziam, se agarravam a crucifixos e formaram um pequeno grupo de dissidentes dentre os descontentes. Mas o sábio continuou sua reflexão:

—'Até entre as criaturas humanas a informação é democraticamente passada quando a oposição alça o poder dentro do sistema. Mas o sistema, nem por isso, ainda deixa de ser um tanto quanto autoritário. Deus também nunca deixou de ser mais autoritário que os homens desde o princípio da criação, por SECULUM SECULORUM. Por isso é importante, meus anjos do Céu, que vocês continuem com esta disposição de luta pela democratização do universo. Contem com o meu apoio e a minha experiência terrestre.'

Ao concluir a discussão, a sábio luciférico foi julgado e condenado ao fogo do inferno por alguns anos. Moral da história: Até no céu existe crime de opinião e quando conselhos e opiniões são forjados só para fazer exercício de retórica, perde-se uma boa oportunidade de ficar calado. O silêncio também é sabedoria.

Ora esta, como é que pode?! Um ex-sábio se metendo a implantar a democracia no céu , se Deus é Aristocrata!...

PASSANDO O CHAPÉU:

Agência 01616

Banco 232 - Bradesco

Conta corrente 0674315-3

Favorecido: Marcos Aurélio Barbosa da Silveira

Agradecemos todas a contribuições depositadas no "chapéu" que foi substituido pela conta bancária acima.

ANTIGAMENTE HAVIA UM MÉTODO SIMPLES DE FINANCIAMENTO POPULAR DA ARTE, PASSANDO O CHAPÉU. ARTISTAS, POETAS E ATÉ ALGUNS ESCRITORES, APÓS A APRESENTAÇÃO DE SUA PRODUÇÃO LITERÁRIA OU ARTÍSTICA PASSAVAM O CHAPÉU PARA OS OUVINTES, QUE OFERTAVAM A SUA CONTRIBUIÇÃO EM PRAÇA PÚBLICA E ATÉ EM FESTAS PARTICULARES.

OS TEMPOS MUDARAM E OS COSTUMES SÃO OUTROS... ENTÃO ESTAMOS TENTANDO ARRECADAR A CONSTRIBUIÇÃO DOS LEITORES QUE GOSTAM DE NOSSOS TEXTOS PARA POSSIBILITAR A PUBLICAÇÃO DE NOSSOS LIVROS NA VERSÃO IMPRESSA.

SABE-SE QUE LIVRO NÃO DÁ LUCRO PARA ESCRITOR INICIANTE, MAS MESMO ASSIM O NOSSO SONHO DE CRIAR UMA FUNDAÇÃO E DEIXAR UM PEQUENO LEGADO CULTURAL PARA AS GERAÇÕES FUTURAS NÃO ACABOU. UM PROJETO QUE PRETENDEMOS FINANCIAR É A PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE UM JORNAL DE CONTEÚDO EDUCATIVO/ CULTURAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS.