Festa  Apresentação do Senhor
             Mal 3,1-4;Sl 23 (24) Lc 2,22-40

 

Embora Jesus já tenha nascido consagrado Maria cumpre a legislação de Moisés, conduzindo o filho à casa do Pai. No velho Simeão se alonga o AT para se unir como novo;estica o pescoço para ver a personagem que chega.A esperança alimentou sua vida, a expectativa alimenta sua velhice, não o deixando morrer. A esperança funda-se muitas profecias, na expectativa de uma promessa pessoal do Espírito Santo..Em Simeão se acumulam  os dignificados :ver é ter nos braços , desfrutar, porque a salvação é o Salvador .Certo de um futuro esplendido que começa, pode morrer tranqüilo, como se fosse a alforria de um escravo.Penetrou no NT antes de morrer sua vida .Ana  se u7ne a Simeão”O Resgate de Jerusalém é  expressão única , poderia sugerir o resgate da escrava.Dirigindo-se a matrona Jerusalém , o Senhor lhe atribui o título “Teu Redentor”.

José e Maria estavam agradavelmente surpreendidos de que Simeão estivesse tão bem informado a respeito de Jesus.Ao mesmo tempo ficaram maravilhados, vendo o Espírito Santo e despertando em todos ao que ali se achavam e fé em Jesus.Simeão  usa uma figura poética para expressar que Maria sofreria muito, vendo Jesus ser odiado por tantas pessoas ingratas .

Jesus desde o seu nascimento tinha a sabedoria total. Mas ele a manifestava aos poucos. Deste modo, na consideração dos outros, era como se crescesse em sabedoria.

Com som em :
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=843335