Primeiro Domingo da Quaresma

    Gn2,7-9;3,1-7;Sl 50; RM5,12-19;Mt4,1-11.

 

Deve-se evitar chama-la de tentações, porque  são provações.Como o povo de Israel, passou o mar vermelho e guiado por Moisés, é posto à prova  repetidas vezes no deserto, assim Jesus, depois do batismo, é guiado pelo Espírito Santo e enfrenta provação no deserto.O povo falhou várias vezes, Moisés uma vez Jesus supera todas as provas.

Jesus foi levado ao deserto pelo Espírito pelo qual foi concebido e que desceu sobre ele no batismo.

Jesus jejuou como Moisés e sentiu fome como o povo.

O monte da visão parece reminiscência do de Abraão quando se  detém no país de Canaã e do monte de onde Moisés contempla a terra  antes de morrer; opõe-se ao monte da transfiguração.Os reinos  do mundo com seu  esplendor  se opõem ao reino dos céus com sua glória..

Jesus ordena a satanás: vai-te. Ele está acima dos anjos.

A 1ªleitura fala do paraíso e da queda ( a morte) enquanto a 2ª afirma que Jesus Cristo é o  novo Adão( a Vida) . E o Salmo nos conduz ao reconhecimento das nossas faltas e ao pedido de perdão.

Devemos estar convictos que a vida é dom de Deus e devemos ter por ela respeito, zelo e promovê-la em qualquer situação, seja a humana, a animal ou a vegetal, a vida de um modo geral.

Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=853596