A VERDADEIRA SABEDORIA - Tiago 3,13-18

A Carta de Tiago, neste dia , leva-nos a uma grande necessidade de prescrutarmos o nosso coração e, entrarmos num momento de muita reflexão; de como estamos caminhando com a nossa vida, segundo os ensinamentos de Jesus e, verificarmos os nossos atos e atitudes perante Deus : no nosso lar, no trabalho, na escola, na rua, em todos os momentos da nossa vida.

Tiago procura dizer àquele povo e, conseqüentemente a nós, também, a respeito da sabedoria que vem de Deus e a que vem do próprio homem. E, começa dizendo que o tipo de sabedoria que usamos, é demonstrada através dos nossos atos e atitudes, em todos os lugares que estivermos. A sabedoria que recebemos é um Dom especial que vem de Deus e nos faz pessoas sérias, ilibadas, equilibradas, cheias de doçura, compreensão, discernimento e, principalmente de alegria. Pessoas que agem com a razão e o coração, tomando atitudes coerentes e demonstradoras de sua ligação com Deus. Nessa pessoa, nunca irá existir um coração com ressentimentos, com sentimentos de vingança, de discórdia, ódio, inveja, ciúme ou rancor. É o equilíbrio, é o respeito por Deus na pessoa de cada irmão.

Uma pessoa com o coração cheio de mentiras, de ódio e de vinganças, nunca conseguirá saber quando a sabedoria é verdadeira ou falsa. Uma cegueira momentânea lhe tira a capacidade de distinguir, acaba cometendo injustiças e maldades, frutos daquele estado em que se encontra . Às vezes sem condições de retorno, de reparos, tal é o “estrago” ocasionado na pessoa atingida. A sua palavra é como o tiro de um revolver que depois do gatilho puxado, a bala irá atingir o alvo buscado, causando muitos danos e, até a morte; assim é a palavra que não contém a sabedoria de Deus. Muitos são aqueles que relegam para Deus um segundo ou terceiro plano na sua vida, sempre estando disponíveis para servirem de instrumentos da falsa sabedoria, que não conseguirá , jamais, ser verdadeira, porque é a sabedoria só do homem, que é limitado e finito.

Tiago nos convida, em sua carta, a praticarmos a sabedoria que vem do alto, que vem de Deus e, que é um Dom especial que Ele outorga àqueles que se dispõem a espalhar o bem, através do Seu Amor e da Sua Misericórdia. Todos, sem exceção , poderão seguir o caminho, a direção, ao receberem esse rico Dom do Senhor, plantando pela vida, só o Bem, através da Fé, da Esperança e da Caridade, que constituem o verdadeiro Tripé, que fortalece todos aqueles que crêem nas palavras do Senhor Jesus.

É muito importante que aprendamos a viver, sempre, na presença de Deus, que tudo sabe, que tudo vê. A Ele é que devemos prestar contas dos nossos atos.. Usando a Verdadeira Sabedoria que o Espírito Santo sopra sobre nós, estaremos livres dos caminhos tortuosos e obscuros que nos roubam a graça e a amizade de Deus.

DEUS É BOM !!!–DEUS É FIEL !!!- Bene-Ctba. – ( b.g. j. ) 12/02/08